Ir para conteúdo

Testes de linhas. As informações.


Eloy Fonseca

Posts Recomendados

Confio nesse material não só testando para saber mas já vou com o pé atras.

Opa Edimilson...

Minerim dus baum, desconfia de tudo. E como minerim que sou, montei um sarilho para ver a resistência e comprei um paquímetro para medir diâmetros.

Sou devoto de São Tomé. rindo3:: rindo3:: rindo3::

Das veis, nem enfiando u dedo, eu num aquerdito... dai estiquei muita linha sem nó.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Amigos!

Grato pelas considerações...

Gusso, não é que eu tenha ódio pelos nós, eles são necessários, porém, se aparece uma possibilidade de melhoria, temos que explorá-la.

Se este sistema do Beto Caranha se mostrar efetivo, volto a fazer nós.

Mas tudo isso é apenas uma teimosia: me recuso a ficar velho!

Na minha opinião, velho é aquele que só olha para trás. Tipo: ah! o Pelé é que era bom! Ah! já não se faz mais ...pn... como antigamente!

Ou melhor dizendo: Catando piolho! (Esta senhora é uma sábia!) palmas:: palmas:: palmas::

Concordo com você: pescar é uma bela e ampla terapia. Abrange o planejamento da data, a organização da tralha, os amigos, etc... e até chegar ao relato.

Mas a pergunta que fica é: É possível evoluir dentro desta terapia?

Creio que sim, tanto material quanto socialmente.

Agradeço a todos, mais uma vez, pela consideração de ler estes textos e colaborarem para a formação do banco de dados em prol dos usuários deste Forum.

Eu uso, e neste caso o split é que abriu o bico... a foto é do Fabricio Bigua.

Imagem Postada

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eloy, nada como aprender coisas novas, muito bom saber desses testes que você faz.

Agora, a amostra de linha que o André Santos lhe enviou, foi eu quem mandou pra ele, trata-se de um lançamento da Spiderwire, Stealth Code Red Braid, feita em micro-fibras de polietileno com tratamento em Teflon. Já andei usando a linha por aqui, gostei muito dela, não enxarca de jeito nenhum. Mas, o que mais me chamou atenção fora suas características, o qual vem escrito na embalagem: 0.35mm, 51.2Kg, 100lbs. Que a linha é forte ela é, pois andei pescando uns macacos rsrsrsrs, pendurei na linha e não arrebentou, a isca soltou-se do galho só deformou um pouco o snap. Mas 51.2Kg??? Achei demais.

Como foram os resultados ai???

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Léo...

Já usei uma spider invisivel... branca... não se saiu bem nos testes, ficou muito longe das promessas. Troquei por uma camuflada (65libras e 0,38) esta se saiu melhor.

A que o André me entregou, também ficou muito longe das promessas:

"Resistência:

Nó Palomar: melhor marca=> 32 libras

Snap sem nó: melhor marca => 45 libras"

Veja que mesmo com o snap ela fica com um índice de 45%.

Agora não é qualquer linha deste diâmetro que chega a 45 libras...

A Samurai 0,35 mm promete só 55 e chegou a 44...

Ainda estou à procura de um fabricante que fale a verdade...

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Amigos!

Grato pelas considerações...

Gusso, não é que eu tenha ódio pelos nós, eles são necessários, porém, se aparece uma possibilidade de melhoria, temos que explorá-la.

Se este sistema do Beto Caranha se mostrar efetivo, volto a fazer nós.

Mas tudo isso é apenas uma teimosia: me recuso a ficar velho!

Na minha opinião, velho é aquele que só olha para trás. Tipo: ah! o Pelé é que era bom! Ah! já não se faz mais ...pn... como antigamente!

Ou melhor dizendo: Catando piolho! (Esta senhora é uma sábia!) palmas:: palmas:: palmas::

Concordo com você: pescar é uma bela e ampla terapia. Abrange o planejamento da data, a organização da tralha, os amigos, etc... e até chegar ao relato.

Mas a pergunta que fica é: É possível evoluir dentro desta terapia?

Creio que sim, tanto material quanto socialmente.

Agradeço a todos, mais uma vez, pela consideração de ler estes textos e colaborarem para a formação do banco de dados em prol dos usuários deste Forum.

Eu uso, e neste caso o split é que abriu o bico... a foto é do Fabricio Bigua.

Imagem Postada

Abraços

Parece que mesmo com o girador a linha tá mais torcida que as tranças da Rapunzel. Rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal Airton.

Como já disse em outros posts, desconheço uma slim que não torça a linha.

Neste caso era umas 15:00h do último dia de uma pescaria de duas semanas, sem distorcer nenhuma vez.

Achei que se a gente colocasse o girador não acontecia isso.

Bom, em outubro vou aprender um pouco dos acontecimentos amazônicos.

Amanhã te mando uns snaps pra testar. Eita...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal Airton.

Como já disse em outros posts, desconheço uma slim que não torça a linha.

Neste caso era umas 15:00h do último dia de uma pescaria de duas semanas, sem distorcer nenhuma vez.

Achei que se a gente colocasse o girador não acontecia isso.

Bom, em outubro vou aprender um pouco dos acontecimentos amazônicos.

Amanhã te mando uns snaps pra testar. Eita...

Abraço.

Airton,

Pode colocar uns 10 giradores, um depois do outro, que mesmo assim não adianta... A melhor solução para iscas de hélice é amarrar a linha direto no pitão da isca. Eu só não faço isso porque troco demais de isca e tenho preguiça de ficar dando nó toda hora... Além disso, cada nó que eu dou é um metro de linha que eu jogo fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Macedâo...!

Eu o tenho usado em diversas pescarias. Não sou muito de trocar a isca, então não sei qual é o padrão de rapidez que o pessoal quer.

Prefiro perder 20segundos enrolando a linha que me preocupar com um nó cortante ou escorregadio...

Na Serra não vamos chegar aos extremo do corte, mas no Rio Negro sabemos que o sistema é bruto...

Quando é preciso, corto uns dez cm, me livrando da parte que mais desgasta: a proximidade do nó(snap) e o ponto de arremesso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Eloy Fonseca, andei dando uma lida em todo o tópico achei interessante os testes muito bacana, achei interessante também o tal do snap se nó vou fazer um e testar para ver se presta.

Queria dar uma opinião, é meio loucura mas para que o testes tenham mais confiabilidade é necessário ter mais amostragem do mesmo material vou te dar um exemplo, a um tempo atrás comprei um carretel de uma linha chamada spectra só de eu apertar o nó ela estourava era uma linha 0,31 mm achei um absurdo e fui reclamar com o vendedor ai ele trocou o carretel e ai sim a linha "respeitou" a libragem ou seja uma mesma marca de linha com um carretel defeituoso, isso acontece com qualquer produto um lote pode sair defeituoso sei que com as linhas de 1ª é mais difícil mas é um ponto a se considerar.

No mais fantástico o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com você, Edimilson.

É por isso que estou sempre incentivando o pessoal a me mandar amostras...

Acabei de receber três do Beto Caranha. Em breve estarão no banco de dados.

Não condeno e nem recomendo linhas pelo resultado dos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

As do Beto Caranha...

Começando pela novidade, a IGK...

Imagem Postada

Imagem Postada

Demorei, mas estão aí...

Impressão: Tecnologia e resultados semelhantes à Spider. A linha é até mais fina que o prometido mas em termos de resistência fica longe da promessa.

É mais fina que a Samurai55 e obteve resultados melhores.

Aparentemente Bate a Samurai em termos de trazer água pra carreta. Coisa a ser observada pelo amigo Beto, assim como o desgaste, que creio, também vai se sair melhor que as concorrentes.

Tuf 65 lb usada...

Linha semelhante à Power.

Bruta no diâmetro 0,45mm X 0,50 da Power 65

Imagem Postada

Conseguiu resultados semelhantes no desgaste, com 55lb fora de série...

diâmetro de 1,20mm medido sobre o nó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, você está dando luz a alguns conceitos que utilizamos na pesca esportiva do tucunaré-açú. Principalmente, está esclarecendo para todos nós por que utilizamos linhas de 50, 65, 80 lbs para pescar um peixe que pesa, no máximo 30 lbs.

Está claro para todos agora!

Abraço e parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Gustavo...!

Vamos vivendo este meio e as dúvidas aparecem...

Você já pensou no fato de que são libras demais, em linha, split ring, garatéias, pitões, etc.. para carretas com drag de apenas 10 libras? E ainda assim nos deixam na mão?!

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aê pessoal...

Navegando pela parte alta do rio Bagagem...

Imagem Postada

... encontrei com os irmãos Peres que usam estas linhas aí...

Imagem Postada

...é claro que pedi uns metros...

Imagem Postada

Esta azul é oito fios... muito boa! A vermelha estava sendo usada.

Imagem Postada

Esta amarela tem espessura semelhante à azul, porém é mais dura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A MultiPower segue os passos da PowerPro... engomada e áspera.

A resistência, testada com o snap sem nó, ficou entre 47 e 54 libras.

Com o nó Palomar, ficou entre 31 e 37 libras.

A resistência prometida é de 45 libras. Foi superada, porém...

Diâmetro sobre a linha apontou 0,40mm no paquímetro.

E sobre o nó Nail ficou com 1,10mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, seu tópico está belissimo..

Poderia colocar uma lista (do melhor para o pior) de linhas de SUA preferencia que levaria (ou vá levar) para AM ?

Vi o vído do snap, parece ser bem facil de fazer.. vou tentar... Qual tipo de fio é utilizado ? Onde encontrar?

Grande Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, seu tópico está belissimo..

Vi o vído do snap, parece ser bem facil de fazer.. vou tentar... Qual tipo de fio é utilizado ? Onde encontrar?

Grande Abs.

Parrillo

Pelo que sei Eloy usa fio e mãos odontológicas, hehehehe

Eu usei vareta de inox (1mm) usada para solda TIG, que sempre sobra uns pedaços na indústria onde trabalho. Deve ter à venda em loja de ferramentas.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...