Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Beto-BH

Sobre os cupins nas fêmeas de tucunaré.

Posts Recomendados

Bom galera, para mim ficou esclarecida a questão. Eu sou um dos que já abriu um tucunaré com cupim e achou uma ovada bacana por dentro. Tinham falado que eu poderia estar confundindo o aparelho reprodutor masculino com as ovas, mas achei muito pouco provável. Não sou biologo mas tenho uma grande vivência em pesca e tenho certeza que não confundiria a ova ( com os ovocitos bem nítidos) com o epidídimio ou testículos que ficam cheios de esperma (branco leitoso).

Conversando como Gabriel Alckimin, pescador e biologo ictiologo,o mesmo que sempre aparece nos relatos do Felipe Moraes com o maior tucunaré da pescaria, e ele me explicou que os Ciclídios, e em particular os Tucunas, tem uma taxa relativamente alta ( perguntei o que seria esse relativamente alta e ele me disse que não saberia informar números mas seria tipo 1 a 2% dos indivíduos) de hermafroditismo, ou seja, características masculinas e femininas no mesmo indivíduo ( inclusive aparelhos reprodutivos masculino e feminino juntos, no mesmo corpo).

Fui mais a fundo e perguntei se todos os tucunas com cupim seriam machos ou hermafroditas ou se uma fêmea pura podria apresentar o cupim. a resposta foi que , mesmo as fêmeas, embora não seja comun, podem apresentar o cupim, mas que nos machos estes são mais proeminentes.

Na verdade, como a maioria sabe, o cupim é uma reserva de energia....uma gordurinha localizada.

Na raça humana, por exemplo, as mulheres tem uma maior tendência a acumular gordura nas nádegas e culotes, o que não impede de um homen ter culote ou bundão se for muito gordo.

Ele me disse que tem um cientista, que não me lembro o nome, que é um dos maiores entendidos de ciclídios do mundo e tem um trabalho bublicado justamente sobre este assunto. se alguém interessar posso tentar maiores informações com ele.

Então pra mim tá explicado

Abraços

Beto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aeh garotinho esclarecido a questão hein!!! Então podemos considerar que nem todos tucunarés com cupim são machos, show de informação.

Bração!! :bompost:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Credo Deus pai... Tucunas hermafroditas... eu heim.

Agora quando fisgar um, vou ver se ele tem gogó e se a fala é = das mininas de tromba e quando encontrar algum amigo de grupo Tucunas vou perguntar se o cupim é de verdade... hehehehe... amigo, amigo.

Mas a explicação tirou aquela velha duvida, mandou muito bem Beto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flávio pra ver se é de verdade tem que pegar, ta afim ???

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Amigo amigo :amigo:

Bração por trás! gorfei::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de Bola Betão, realmente essa explicação tem sentido.. e vindo do Gabrielzinho, com certeza é verdade...

ps.: eu acho que pela lógica da natureza, as femeas que deveriam ter esses "chifres"...hehehe... zueira..rs

bração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade, eu já lí que tem um monte de peixes que mudam de sexo, quando na falta de um dos dois. A garoupa por exemplo eu sei que é capaz de mudar de sexo quando tem um faltando. E tem alguns colegas de pesca se parecem muito com esses peixes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×