Ir para conteúdo

Joao Paulo ML

Membro
  • Postagens

    126
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    3

Histórico de Reputação

  1. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Fabrício Biguá em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Q show de estrutura...
     
    E li os vários comentários do tópico...rsrs....Acho q podemos criar tb um nome em inglês para quem tem opinião pra tudo. Fico até imaginando o cara num sexshop vendo aquele monte de rôla de borracha, tudo q é tamanho, formato, dando opinião e tentando imaginar pra que serve aquele tanto de negócio...kkkkkkkk. Deixem o povo ser feliz, moçada.
    Em tempo: não sou usuário...kkkkk
     
    Mas tb não quero desvirtuar o tópico....Quanto ao flutuante, fantástico...Acho q ainda estamos evoluindo como pescadores esportivos. Na verdade, antes tinha peixe. E digo q há 50 anos atrás, talvez um pouco mais, ouvíamos histórias de pequenos córregos pelo interior do País onde era possível capturar enormes surubins, dourados e por aí vai...ou seja, bastava jogar uma linha água para se divertir muito.
    Os tempos mudaram, os peixes sumiram, e hoje temos q arrumar locais exclusivos para capturar bons troféus, e as empresas tem q arrumar outras formas de prender o pescador e de agregar valor ao negócio delas.
    Todos os dias saem de casa um bobo e um esperto e, quando eles se encontra, dá negócio.
     
    Infelizmente não tenho dinheiro para ser bobo neste caso do flutuante...rsrsrs...pois iria fácil curtir uma semana de pesca a bordo dele...
  2. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Kid M em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Amigo João Paulo,
    Você conseguiu de forma compacta explicitar os fatos como eles são.
    Quem está disposto a buscar por algo acima de uma normalidade cada vez mais difícil de ser encontrada no rio Negro com tantas embarcações e/ou operações, precisa "refazer suas contas" para ver com clareza onde quer se aventurar ! 
    Essa exclusividade custa uma grana e somente com o sucesso de temporadas para ter continuidade em novos anos futuros, pode-se resgatar os investimentos realizados... Pode ser que para alguns ditos "mais raízes", o puxar hélices é o básico, mas é preciso que existam os troféus para justificar tamanho esforço.
    Tanto em Barcelos como em SIRN existem esses troféus, ainda que cada vez mais escassos pela quantidade de pescadores, mas isso não deve ser (ou funcionar) como justificativa para quem investiu um nota alta para ir se divertir... 
  3. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Kid M em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Pessoal, vamos lá... (se me permitem)
     O objetivo desse tipo de postagem não é criar posicionamentos antagônicos, e sim mostrar realidades existentes.
     Alguns de vocês julgaram essa possibilidade como algo absurdamente caro, e certamente assim deve ser.
     Para outros (em menor número), essa é uma oportunidade para aqueles que podem se dar ao privilégio desse desfrute.
     Lhes confesso que já "experimentei" as duas extremidades focadas (a mais "glamurosa" e a mais "rústica"), ou seja, vi ambos os cenários.  
     Circunstancialmente (quem sabe talvez em função disso), as pescarias raízes, aquelas de acampar, torcer para os botes e seus motores mais que sofridos não quebrassem, comida ao pé do fogo, dor de barriga no mato, dificuldades para encontrar os pontos de pesca, entre outras situações acontecem (na maior parte da vezes) para gente com espírito jovem e disposta à tudo...
     Com o passar dos anos e das frequentes incursões amazônicas, o corpo mais frágil dos aventureiros começa a clamar por "luxos" que podem ser simples, como água quente, cerveja gelada, ar condicionado, cama e não rede, uma comidinha mais bem cuidada, mesmo que seja simples, mais tempo de pesca e menos de deslocamento nos botes, etc...
     Antes que existam dúvidas, não estou advogando o que seja efetivamente a opção a ser escolhida, até porque entendo que isso é uma priorização pessoal, mas tão somente apresentando (como já mencionei antes) opções & oportunidades de algo bastante diferenciado, dentro do segmento de pesca na Amazônia...
     Lembrar também que já houve (ou há) um tempo em que grande "chatas flutuantes" operavam no Pantanal, com "luxos" assemelhados e próprios para seus clientes. Me parece que com o retorno dos peixes por lá (MT e MS), essas operações da região pantaneira estão voltando - ainda que de maneira tímida...
     Concluindo essas observações, lembro que os investimentos em estruturas de suporte à pesca esportiva só acontecessem após o investidor se sentir confiante de que os resultados serão viáveis. Nos dias de hoje, esses empreendimentos são tratados de forma profissional ! Na verdade, como forma de continuidade da operação. São feitas ações complementares de exclusividade de locais de pesca, mas também de corresponsabilidade aos ribeirinhos dessas regiões !
     Por fim, no que pese essa argumentação que lhes ofereço, torna-se importante destacar que "só luxa" quem pode, por maior que seja a vontade. 
     No meu caso pessoal, entendi que distante de ser uma má oportunidade, dispendiosa, etc, não se encaixa naquilo que me permita participar.
     Sucesso portanto, aos que irão. 
     
  4. Upvote
    Joao Paulo ML recebeu reputação de Kid M em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Essa operações de SIRN ou mesmo São Gabriel da Cachoeira ou Curicuriari
     
    A logística já é cara; o aéreo (este novo) é cerca de 4 mil reais; para chegar os mantimentos lá já é caro; para ter exclusividade do Rio etc
     
    Logo, o operador, imbuído dessa exclusividade, acaba agregando esse luxo todo 
     
    Porém quem for lá terá que acampar para chegar na cabeceira, terá que bater isca do mesmo jeito, será braçal, ou seja vai usufruir desse luxo quando não estiver pescando
     
    Agora já em Barcelos, sem exclusividade de Rio, com um monte de operação, você ter esses mesmos valores de SIRN para ter uma churrascaria dentro da pousada, uma cama gigante que faz massagem, bass boat etc,  eu acho um luxo bem desnecessário, aliás até prejudicial, podendo tirar o foco de pescar
     
    A não ser o cara que vai levar família, o foco não é a pescaria em si....
     
    Enfim, o ponto é que eu até encararia uma dessas de SIRN pela real possibilidade de encontrar os gigantes com mais frequência (e nas horas vagas usufruir do luxo) - claro, exclusividade, preservação, águas mais escuras etc; eu sopesaria isso com a necessidade de talvez "pular" um ano para tanto, ou optar por fazer duas pescarias mais baratas pelo preço de uma (Barcelos X SIRN, por exemplo)
     
    Então o "investimento" exorbitante seria pelo peixe em si, sendo o luxo um "plus"
     
    Agora em rios comuns sem exclusividade, não me pega 
     
     
  5. Thanks
    Joao Paulo ML recebeu reputação de Ricardo SK em Hélice high roller 5.25   
    Buenas!
     
    Eu uso somente a high roller 5.25 praticamente a pescaria toda (Açu), lá para o quinto dia se o braço cansou eu mudo para a tormenta 135, mais leve, só que a desvantagem é justamente ter garateia bem menor.
     
    Para mim uma das vantagens da HR é comportar garateia grande, VMC 3x 3/0, quando fisga não escapa, tipo um anzol ou jig.
     
    Ou seja eu uso ela original mesmo e se precisar trocar mantenho a especificação. Também vai do jeito de pescar. Eu deixo a fricção mais apertada (nunca 100%!) na fisgada e para tirar da estrutura, depois solto um pouco para brigar. Garateia nunca abriu. 
     
    Agora caso você prefira uma owner ou BKK, eu testaria a 2/0, não deve desbalancear. A BKK vem nas Tucunarex 140, porém tamanho 1; comparada às VMC mais afiada e com curvatura do gap maior. 
     
    Por ser uma isca grande e de madeira, com boa flutuabilidade, HR difícil desbalancear. 
     
    Quanto a argola também mantenho a original, para eventual substituição poderia usar Capella tamanho 5.5 ou a Celta Super Split SW CT 3010 tamanho 9. 
     
    Caso alguém pense de modo diferente, posta aí para discutirmos esse assunto tão importante na iminência da Temporada dos Açus.  
     
    Nessa foto eu coloquei HR, tormenta, tucunarex para comparar, com um pacote de VMC 3/0. As argolas, essa Capella é 5 e a Celta 8, vejam que são menores, por isso sugeri um tamanho acima de cada qual. 
     
    Abç. 


  6. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Ricardo SK em Hélice high roller 5.25   
    Bom dia.
    Tenho uma dúvida sobre quais modelos, marcas e tamanho de garateias são boas pra high roller 5.25.
    Alguns dizem que o tamanho 2/0 é grande e outro dizem ser a certa. Uns dizem que 1/0 da certo.
    Minha dúvida é: qual marca e tamanho fica top pra por e não correr o risco de abrir e desbalancear a isca.
    As BKk Viper 1/0 da certo? E as owner Treble ST66 4x 1/0 da certo?
  7. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a João_Medeiros em Hélice high roller 5.25   
    Ricardo
     
    Uso a original que é a vmc 9626 3x tamanho 3/0. Se quiser trocar pode colocar a 2/0 8527 6x mas é muito grossa, perde um pouco na fisgada, e gap menor, eu prefiro não trocar. Já usei a owner st66 2/0 também, quando o valor dela era acessível, hoje em dia sem chance. muito afiada mas perde o fio fácil, minha visão. Valeu
  8. Like
    Joao Paulo ML recebeu reputação de Francisco Jr em KIT PITÃO E HÉLICE DO CHICÃO p/ iscas Grandes e Médias.   
    Uso e recomendo, o melhor! uso nas High roller e CCM tormenta 135, o G.
  9. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Tenho usado Kaiju e Crow!! O tamanho depende da isca. Para os açus geralmente uso 2/0 e 3/0!! O ideal é quanto maior melhor, desde que a isca não perca a ação, e que o anzol não " lace" o corpo da isca ou o outro anzol!!
  10. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Moço de Deus, abandona essa tal de garatéia e passa a usar anzol inline, sua felicidade será outra!!😂😂😂😂
     
       
     
  11. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Edmar Alves em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Aoh Sr. Kid! 
     
    Eu poderia simplesmente dizer que: Reunir o conteúdo relatado em seu comentario, em uma pescaria não tem 80Up que pague!! Esse é o desafio hehe... (Metafora)
     
    Gratidão mestre!
  12. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Marcelo Pupim em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Bom assunto! irei compartilhar minha experiência! Já vou a 9 anos na Amazônia em busca do 80up, meu maior até o momento foi 76 cm no rio Branco. Ainda estou na esperança de sair o bruto. Enquanto isso vou trocando tralha e tentando melhorar a forma de pesca.
    De acordo com vários guias guias, todos os peixes que perdi são os 80up kkkkkkkk
    Salvo brincadeiras, tiver nestes anos vários ataques muito bons que provavelmente seria o bruto, porém não tiver sorte e talvez competência para finalizar a captura, ou por garateia abrir, ou por não fisgar firme (outra coisa que os guias falaram).
    Este ano vou de novo e já melhorei o equipamento para ter uma fisgada mais firme, com uma vara 30lbs do @Custom by Marco, vamos ver no que dá.
     
    Grande abraços a todos.
  13. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Kid M em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Caro Edmar,  
    Muito oportunas suas observações.
    Há muito venho tentando passar aos grupos de pesca com quem me relaciono que ir pescar não é pegar o peixe, e sim uma consequência natural da programação. Antes de me lançarem "pedras" ou me considerarem um "velho broco", torna-se importante um esclarecimento dessa questão.
    Claro que os níveis de adrenalina e expectativa sempre estarão presentes nessas pescarias amazônicas, tamanha é a vontade das "coisas" acontecerem...
    Não há porque "renunciar" o conceito de viajar para buscar os troféus, mas não se pode "abrir mão" do que está no entorno e quase sempre não percebido.
    Conviver com outras pessoas ansiosas e cheias de energia é sempre uma forma de ir "deduzindo" aquela parcela de pagamento mensal que foi feita antecipadamente. Bebidas adequadas e geladas são sempre assertivas, mas por que não buscar novos sabores originados nas redondezas ?
    Com relação à alimentação é ainda maior essa oportunidade, trazendo sempre um pouco do regional misturado com o tradicional...
    Já finalizando, avaliar as pessoas da operação que estão na preocupação para que tudo esteja dentro das expectativas dos clientes (esqueçam a parte da gorjeta) 
    E o mais importante (às vezes até do embarcar o peixe) são as condições da natureza que nos envolve, sejam de fauna e/ou flora, mas de uma energia sinistra que ajuda sempre a restabelecer o equilíbrio interior dos que encontram essa sensação de paz serena que é o cenário, os odores e as alegrias (pode ser peixe )
     
  14. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Edmar Alves em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Olha para você ver como são as coisas...rsrs... não foi uma pescaria fácil de peixe, sairam alguns peixes grandes acima de 80 e proximo, mas não foi aquela pescaria que a gente têm ação o tempo todo sabe...foi uma pescaria dificil e pouco produtiva no sentido de quantidade. Rodamos muito, saimos de Barcelos e subimos Rio Negor, depois entramos no Cuiuni até depois do entrocamento do Cuiunizinho com Alegria...mas pegamos os 80up na maioria no Rio Negro e proximo ali...foi na primeira semana de Setembro de 2023.
    O interessante que quiz passar é que nessa pescaria teve vários fatos mencionados nos comentários e que todos eles tiveram influência nos resultados, seja de peixes, seja da pescaria como um todo, seja da satisfação de cada um.
     
    Acredito que se a gente for levar determinado padrão de pesca como sinônimo de sucesso e principalmente de felicidade é certo que iremos passar maior parte da nossa vida tristes e frustados.
     
    Mas o que que isso tem a ver com o tópico? O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?
     
    Tem tudo a ver já que essa conta que fazemos: A palavra, Sonhado (Cocriação) + difícil (Apego) = 80up (espectativa) pode ser uma crença limitante, já que o processo (Cada instante da pescaria) é muito mais importante que o resultado (Conseguência).
     
    Essa conta pode ser feita com vários dados, mas os resultados serão sempre conseguência e não causa. Mas o sentimento de "Acreditar" tem que ser o dado determinante nessa conta e soltar os resultados, pois esse mesmo com todos os dados não temos controle.
     
    Treinar a mente para isso que é o desafio...kkkkk esse é o desafio, mas com muita humildade eu treinei isso o ano inteiro, mesmo 
     
    Se gostar de assistir videos amadores e descontraidos de pescaria, segue link abaixo da playlist dessa pescaria que fizemos:  
     
     
  15. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Edmar Alves em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Adoro ler os comentários, cada qual com sua experiência, angulo de visão diferente, dados cientificos e também achismos...tudo é valido né para contarmos nossas historias de pescador hehe...
     
    Determinado fator vai fazer diferença para um, mais que para outro, não tenho dúvidas...do pouco de Amazônia já presenciei tanta coisa imagino aos mais experientes rsrs...
     
    Uma das coisas relacionadas mais inusitadas, na ultima turma que fui, o pescador que voltou mais reclamando foi o que pegou o maior peixe, um 83cm, pego com um toco (pedaço) de shad jogando no meio da filhoteira no meio do lago...
    Meu companheiro de barco pegou dois açus lindos de 79cm na Helice, explosões fascinantes! Na insistência demais...memoraveis, mas não parava de falar do 80up que havia pego no primeiro dia, no stick onde o peixe só sugou a isca e brigou também, mas nem pulou...sem dúvida um duelo memoravel, mas não esqueço das duas pancadas que tomei na hélice, uma debaixo de chuva forte e outro que foi pro mato, mas foi embora...no ultimo dia pescamos com o melhor guia, o guia "salvou" dois peixes (Um 79 e outro 76 cm que eu não conseguiria tirar e dificilmente outro guia pularia no lugar que foi para busca-los). A isca tambémn fez a diferença nesse dia e lugar, bonnie 128mm trabalhando rapido....braço ardia de dor kkkk...
    Por fim, talvez o melhor dia de pesca foi um dia que saimos para pescar tempo todo aberto, peixes sumiram, dali a pouco tempo fechou de uma vez, caiu um toro dagua, 15 minutos tempo abriu de novo, entramos numa lagoa e fizemos a festa com cardumes de popocas e borboletas estourando na superficie a manhã toda nessa lagoa....sem nenhum peixe acima de 50cm...
    Outro barco com dois amigos mais velhos, pescaram pedaços de dia descontraidos, dormiam, nadavam, comiam e bebiam bastante...pegaram um 80up também e alguns na casa dos 70, mas nem pescaram o ultimo dia...voltaram felizes da vida...
     
    Enfim, o Açu de 80Up é diferenciado, sem dúvida, mas tem muita coisa na pescaria que nos pode fazer felizes, dependendo de nossas escolhas e prioridades.
    O 80Up é a cereja do bolo, mas acho que precisamos saborear cada pedaço do bolo em cada ingrediante...isso faz toda a diferença né...com ou sem cereja do bolo, afinal já estaremos saciamos de barriguinha cheia hehe... 
     
    Claro que quero mais 80Ups, muito mais, mas principalmente não vejo a hora de estar lá no meio da floresta pescando naqueles rios....lugar maravilhoso...ce ta doido...
     
    Inclusive tenho uma saudade do lago do Juma, lugar maravilhoso demais, mas "não pega peixe" facil, contudo não pretendo voltar lá tão cedo...olha como é a cabeça da gente né....kkkk 
     
    Enfim, quem puder e tiver oportunidade de ir pescar seja onde for, que vá e aproveite cada instante pescadores! 
     
    Ps.: Com os meus 5 anos de terapia uma das coisas que minha terapeuta mais fala é para não criar Expectativas com coisas que não temos controle e também para não ter Apego a padrões que a civilização tenta nos implantar...sentimento é tudo então sinta cada processo!
     
     
     
  16. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Concordo com o Kid! Sou um tarado nas hélices, e se o peixe estiver subindo nas danadas passo a semana inteira sem utilizar outra isca! Acontece que as vezes a natureza não contribuiu, então o negócio é divertir com a " criançada"!!
    Quanto ao material, cheguei a conclusão que não precisa mais do q vara de 25 lbs e linha de 50 lbs( uso essa configuração p hélices, e vara de 20 lbs e linha 40 lbs p o resto das iscas)!! Vai de gosto é claro, mas nunca perdi um peixe por linha estourada ou vara quebrada!!😂😂😂😂
     
    Pois é Bruno, estou também nessa direção, com o "agravante" de só pescar de molinete !
    Acho importante o material ser qualificado, para dar maior tranquilidade...
    Conjunto para os brutos é composto por vara customizada (CBM) de 20 lb 6 pés com flexibilidade medium heavy.
    Molinete Ryobi Zauber 4.000 com linha Power Pro Slick 50 lb - nem sempre uso líder... (depende do local) - snap Capela 80 lb  
    No caso do material intermediário, a vara é de 6 pés, 20 lb com flexibilidade medium (mais suave) também da CBM
    Molinete Ryobi Zauber 2.500 com linha Power Pro Slick 30 ou 40 lb e snaps Capela menos rígidos... 
    Também não me lembro de ter perdido peixes no uso desse material ! Uma vez fisgados, é o tempo para embarca-los...  
  17. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Kid M em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?   
    Fala João Paulo, blz ?
    Acho que suas "ponderações" são bastante adequadas e oportunas.
    Entendo contudo que parte dessa equação depende exclusivamente das preferências do pescador.
    O considerado como "adequado" é aquele conjunto dimensionado para a captura do troféu !
    Nada a discordar, e sim perguntar ! E se o troféu não aparecer, como ficam os "braços e costas" de tanto puxar as iscas de maior tamanho / peso ?
    No meu caso, valho-me sempre do que considero "bom senso", usando uma tralha que me permita ter eficiência em exemplares maiores, mas que também me permitam ter diversão nos "peixes em crescimento"... Insisto que esse procedimento (escolha do porte do conjunto) é de cada um !
  18. Like
    Joao Paulo ML recebeu reputação de Guilherme Stival em Operação Asa Branca Amazon - Desaprovado   
    Bom dia pessoal
     
    Eu estive agora pescando nessa referida chalana, Asa Branca Amazon, retornei dia 01 de novembro
     
    Eu tinha contratado a chalana menor, dona socorro, quase 1 ano atrás
     
    aí poucos meses antes de pesca me remanejaram para o Asa Branca
     
    Parece que o dona socorro não mais irá operar
     
    Fiquei sabendo que remanejaram alguns para o flultuante, outros para a chalana
     
    A chalana ficou o tempo todo parada por causa da seca, só navegamos de voadeira, limitando bem os pontos de pesca
     
    Ano retrasado pesquei no dona socorro e foi melhor, mesma época, creio que pelo calado baixo navega melhor (óbvio também que não estava essa seca toda, estava até acima da caixa, e a chalana conseguiu chegar no porto de Caracaraí)
     
    Também notei umas mudanças contratuais, principalmente a trajetória e os pontos de pesca.. com dona socorro era Anauá, com Asa "boca do Anauá"... tiraram mata mata.. parece que alguns lugares se tornaram proibidos, mas não sei se houve total transparência quanto a ter perdido licença para algum ponto (o Carlinhos e o Eden "desconversaram", minimizaram essas alterações contratuais)
     
    Mas o atendimento, comida e bebida espetaculares, sem nada a reclamar
     
    Mas quanto ao tamanho do peixe realmente, comparado a Barcelos (porém muito batido e difícil achar os grandes).. 76, 74, 73, 72, 71, vários 70..
     
    A vantagem lá era a grande produtividade, mas isso não ocorreu com a seca, o peixe ficou bem manhoso - assim NÃO RECOMENDO
     
    Agora minha turma resolveu conhecer Xeruini como próximo destino, pq já fomos muito a Barcelos e erramos muito lá, tá bem batido e difícil achar os grande e tem ainda mais influência da água que RR.. penso ser um bom custo benefício pela exclusividade, comparado a Itapará e SIRN que estão muito mais caros
     
    abç
     
     
  19. Upvote
    Joao Paulo ML recebeu reputação de Arcer em Diferença entre Curado 201XG e Curado MGL 151XG?   
    aí me pegou, não sei dizer
  20. Upvote
    Joao Paulo ML recebeu reputação de Arcer em Diferença entre Curado 201XG e Curado MGL 151XG?   
    Bom dia
     
    MGL é o carretel com peso reduzido, com aqueles furos, em tese reduzindo a inércia na hora do lançamento, sendo mais longo
     
    Vem em quase todas Shimano ultimamente
     
    Que eu sei a SLX não tem
     
    É criticado por Eduardo Chedid como sendo uma fragilidade
     
    Se for usar para iscas artificiais a 151 é recomendada, não a 201, muito grande e pesada
  21. Upvote
    Joao Paulo ML recebeu reputação de Arcer em Vara liger 12 lbs 6'3" marine sports   
    kkkkkk bem isso!
  22. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Arcer em Vara liger 12 lbs 6'3" marine sports   
    É usada por 700 conto? Talvez esse preço elevado seja pq o vendedor a vê como uma peça de colecionador, é isso? Que uma Venator que sucedeu a Liger com essas configurações NOVA no plastiquinho se acha por 500 conto
  23. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Kid M em A eficácia das iscas sub superfícies nas pescarias...   
    Pois é João Paulo, acabamos reconhecendo diversas preferências "comunitárias", o que indica que chegam próximas de uma unanimidade (menas... menas...). A "Perversa" sempre teve a escolha daqueles pescadores que não tinham muita paciência com as iscas de superfície... Já a Sub Walk ocupou seu espaço e dificilmente deixa de estar presente (9) num dos conjuntos preparados dentro do bote. A Curisco é uma isca que (talvez por nadar mais na profundidade - se assemelhando a uma meia água) se torna muito produtiva. Não usei a RedBull embora já tenha ficado com uma nas mãos (tenho na caixa), mas me parece ser excelente, principalmente para as estruturas de pedra com seu bico mais resistente. A Zagaia Prima sempre andou comigo (passeou muito pela amazônia), mas é uma dessas que funcionam quando "todo o resto" não deu certo. Isca de excelente qualidade e garatéias muito boas (5X). A Rei do Rio nunca usei (parei de comprar iscas há dois anos , agora só com alguma "escorregadinha" ...). Já a Biruta é uma isca sensacional para os momentos de "calmaria aquática", onde o peixe está manhoso. 
  24. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Guilherme Stival em A eficácia das iscas sub superfícies nas pescarias...   
    Na última pescaria que fiz em Barcelos, meu companheiro de canoa não estava pegando nada, até que eu emprestei pra ele uma PERVERSA. A partir do momento que colocou a PERVERSA na água, começou a pegar um peixe atrás do outro. 

    E detalhe, ele pegou peixes de todos os tamanhos. Desde um "popóca" de 20cm até um Açu de 76cm com a mesma isca 😂.

    Eu particularmente sou fã de todas as iscas citadas acima e não deixo de levá-las nas minhas pescarias de tucunarés, independente da espécie.
  25. Like
    Joao Paulo ML deu reputação a Kid M em A eficácia das iscas sub superfícies nas pescarias...   
    Uma realidade que cada vez mais recebe adeptos da pesca com iscas de superfície. Não estamos fazendo julgamentos de "melhor ou pior" e sim na crescente opção dos pescadores em usarem esse tipo de isca, principalmente quando o peixe demora de surgir.
    Claro que "o susto" de um ataque em iscas de superfície proporciona é insuperável, principalmente através das iscas de hélice, mas a eficácia dessas iscas de nado errático bem próximo na lâmina da superfície assume um resultado bastante expressivo.
    São muitas ofertas desse gênero, sendo muito difícil que os fabricantes não as incluam nas suas unidades e/ou conjuntos de pesca.
    Relacionar algumas delas é um exercício de repetição, certamente conhecido pela grande maioria de pescadores esportivos.  
     
            
     
    Claro que existem diversas outras, mas para meu uso (e recomendação) essas são muito efetivas e dão resultados em qualquer cenário onde haja peixe. A simplicidade como funcionam dentro d'água e a forma de seu nado errático, quase sempre visual com a utilização dos óculos polarizados, são indicações mais que convenientes de serem testadas. Um rápido comentário sobre essas indicações;  
     
       Sendo RAPALA (matriz na Suécia), já há garantia de qualidade e acabamento. Afunda até uns 40 cm (superfície) e  tem na sua composição uma aletas laterais que permitem um nado bem mais interessante. Fatores negativos são as garateias usadas pela versão internacional. Soube que as direcionadas para o mercado tropical já trazem melhores garatéias. Também têm uma versão direcionada ao mar que apresenta anzóis "in line" em substituição às garatéias ! No mar trabalham um pouco mais profundas e funcionam muito bem. Existem modelos maiores, mas o de 9 cm é o recomendado. Cores diversas.
     
        Isca desenvolvida e fabricada pela Borboleta, sempre fez muito sucesso nas águas amazônicas, mesmo tendo apenas 10 cm de comprimento. Seu nado é bastante errático e provocante a qualquer predador. Boas garatéias completam suas características de utilização. Tem irmãs menores (Tan Tan - 9,5 cm, Lelé - 7,5 cm) e uma amior (Safada - 12 cm). Nas versões mais recentes, podem ter nado Suspending e serem uma versão silenciosa sem o rattlin (chocalho) - Inúmeras opções de cores   
     
        A Deconto também saiu em busca de surpreender o mercado (concorrência) e também lançou sua sub superfície, que tem um trabalho submerso um pouco diferenciado das demais, pois tem como característica a possibilidade de ficar quase que parada na profundidade em que deixar de ser tracionada. Feita para uso no Brasil, já está devidamente ajustada para nossos predadores. Tem diversos tamanhos e derivações (hélice, sem rattlin, suspending, etc...) mas a de 11 cm é muito top  
     
        fabricada pelo Lucky (leia-se Nelson Nakamura) essa isca é mais usadas para locais onde o peixe se encontra mais ao fundo (em relação à superfície), tem um nado sensacional, boas garatéias e uma efetividade impressionante. Também tem "família" com versões e tamanhos diferenciados (60, 70, 80, 110 e 130 cm) sendo algo a ser incluído na caixa (ou sacola) de pesca. Minha opção ainda é a de 110 cm, branca com a cabeça vermelha, mas padrões de cores é o que não faltam.
     
       Por fim essa isca da Marine Sports que atende os usuários da "bravinha 7,7 cm" (não menos boa) e que apresenta uma superfície maior dentro d'água, embora apresente um ótimo trabalho de isca de nado errático. Tem um pouco mais de peso, que lhe confere longos lançamentos. Gosto muito dessa versão transparente, que somada ao seu rattlin, gera um grande potencial de sucesso. Com o tamanho de 10 cm, é uma isca versátil para ser utilizada em locais onde há enrosco.
     
      Essas iscas foram listadas em torno de minhas preferências e como tal, certamente existirão outras opções com que o pescador poderá ter se "apegado" (e acreditado no potencial da isca) de forma diferente do que indiquei. Há uma quantidade bastante grande desse tipo de isca no mercado. Gosto muito de dizer que "não há nada melhor numa isca, do que a crença de quem a usa que é ótima". Acreditar no potencial da isca usada (independentemente de qual seja) é o básico para o sucesso.    
×
×
  • Criar Novo...