Ir para conteúdo

Rodrigo Pontara

Membro
  • Postagens

    110
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Rodrigo Pontara postou

  1. Rapaz estive lá em Morada Nova no final de semana 29 - 30 e 31. A represa subiu muito, coisa maravilhosa, pena que a água esta cheirando azedo por conta da quantidade de capim fermentando e os peixes não estão fáceis de achar. Consegui só três ações. Mas o lugar é fantástico mesmo. Parabéns pela pescaria.
  2. Moçada, muito boa tarde! Alguém tem notícias de como esta a represa do Rio Paranã em Santa Rosa - GO. Valeu.
  3. Afonso, já temos vários vídeos de pescadores pescando pintados de grande porte em nossa região, todos, capturados com pinda, tarrafão, arrastão e outros meios nada esportivos, pois o intuito é matar. E somente isso. Digo e provo, pois sou da região e pesco aqui desde menino. Eu mesmo já peguei muito surubim grande na pinda quando adolescente. E digo já faz uns vinte anos que não pego um peixe desse, pois deixei de praticar esse tipo de pescaria por perceber que os grandes surubins e dourados estão desaparecendo do velho chico. principalmente aqui nesta região. No mais tenho certeza, que este peixe foi pego na pinda. Por conhecer o rio e saber que hoje em dia para se encontrar um peixe desse aqui, somente nesta modalidade ou tarrafão, arrastão e bomba.
  4. Claro, como disse, pesco a muitos anos no rio e para as Piranhas terem atacado o peixe com certeza foi pego na pinda! Ou você acha que elas atacariam um peixe pego em vara de carretilha com plena força. Eu nunca vi e te garanto o São Francisco não tem tanta piranha assim para tal. Ainda mais aqui na região de Iguatama, Lagoa da Prata, Moema, Bambuí, Arcos, Piumhi, Doresópolis. Conheço todo o trecho do rio nesses locais e pesco muito aqui. Acho que conheço o suficiente para afirmar isso. E o pescador que postou também sabe que falo a verdade.
  5. Bom sou da região aqui e pesco aqui desde pequeno. posso garantir que o peixe engoliu o anzol porque foi capturado na pinda. E não de vara de mão com carretilha/molinete. Nesta situação não há intenção de soltura do peixe e sim de abate mesmo. Só reparar que relatou o fato do peixe ter sido atacado por piranhas. Quando mais novo peguei muito monstro desses no velho chico, também na pinda, e olha tinha muitos viu. Hoje é raríssimo ver exemplares de surubins devido a pesca predatória e a quantidade de pinda que tem no rio. Além de matarem tudo o que pegam, tudo mesmo, e pior não respeitam nem as medidas dos peixes. Mas fazer o que né, os próprios pescadores da região estão acabando com o rio, e em breve não terão mais onde pescar, principalmente peixes como este da foto. Valeu.
  6. Leandro, essa chatinha ficou show viu! Tenho uma dessa ai, cara é meu xodó. Também reformei ela e fiz algumas alterações, mas mantive o banco removível e não fiz plataforma, pois achei melhor manter um pouco as características originais dela. Olha pesco com ela nas represas da minha região, com vento e marola realmente é complicado principalmente por ela ser borda baixa, mas navegando tranquilamente vai bem até. E anda essa danada viu.
  7. Meu amigo esta informação já não se lhe passar, mas vou tentar fazer essa medição e te falo, percebo que ele é muito econômico pelo tanto que ando e sempre sobre bastante gasolina no tanque. Por exemplo, nesse evento que participei, abasteci o tanque dele com cerca de 16 litros de combustível, após a pescaria e olha andei muito, sobraram ainda uns 7 litros. Mas a média de consumo ainda não fiz, mas vou tentar fazer e te falo. Já vi alguns vídeos dele fazendo testes junto ao Toyatsu 18, ele anda menos que este motor sitado mas não tão menos assim, fica pouco coisa atrás. Algo realmente bom. O mercuri 15 super transformado não anda com o suzuki 15 isso também já pude ver em vídeos. Grande abraço.
  8. Astra, meu motor é ano 2008. Olha não tenho nada a reclamar dele, além de econômico anda muito e manutenção praticamente nada até hoje, somente preventiva mesmo, ou seja troca de óleo de rabeta, lubrificação, limpeza, e troquei uma vez o rotor da bomba. Peça aqui na minha região é difícil encontrar mas compro através da internet. Ele esta muito conservado pois sou chato pra caramba nesse sentido, chego de uma pescaria lavo ele todinho, lubrifico, passo até sera nele. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr E sempre que ele vai fica muito tempo sem uso, retiro as velas, lubrifico com WD40 e também faço isso nos pistões para que os mesmos fiquem sempre lubrificados. Olha nunca tive problema nenhum com ele, é só bater e ele pega, funcionamento impecável. Na minha humilde opinião o melhor motor do mercado. Mas todos são muito bons, e depende muito do dono né. Valeu!
  9. Guto realmente ela hoje esta pesando 112kg, pois após a reforma que fiz nela ficou mais pesada que de fábrica que era de 98kg. Me surpreendi com o motor ele realmente é muito bom, e com essa oportunidade que tive de marcar a velocidade foi realmente gratificante. Mas vou filmar da próxima vez se Deus quiser, pois a chuva desta vez não deixou rsrsrsrsrsrsrsrsr. Valeu, grande abraço.
  10. Parabéns pela pescaria, show mesmo. Três Marias se fosse mais preservada com certeza seria hoje no Brasil o Point da pesca do Tucunaré azul no Brasil. Se não for proibido o abate e transporte de pescado no estado a exemplo do mato grasso, teremos sérios problemas com nosso esporte aqui em Minas nos próximos anos. De qualquer forma excelente relato.
  11. Moçada estive participando de um encontro de pesca em Furnas no final de semana passado. Levei meu GPS para poder conferir a velocidade da embarcação e tive alguns questões interessantes que quero compartilhar com vocês. Bom eu estava sozinho na embarcação, com equipamento de pesca 40 litros de gasolina, motor elétrico e mais alguns petrechos de pesca. A situação de navegação em primeiro momento foi de muita marola e vento e chuva (esta o dia todo), por isso não filmei a marcação. Da primeira leva consegui 37,2km (com marola), depois tornei fazer outra marcação desta vez só com chuva, sem vento e sem marola consegui 42km. Reparei que uma coisa que teve influência nisto também foi a regulagem do trim, pois na posição adequada para a minha embarcação o máximo conseguido foi os 37,2km mas colocando o motor na última posição o danado andou muito , mas o barco fica com a proa muito alta, o que na situação que estava a represa achei perigoso. Bom é isso, acho que realmente o conjunto voa baixo. Vou em Três Marias no próximo mês e ai tento filmar a medição e falo sobre as condições e tudo. Grande abraço para todos.
  12. Cristiano, Show de bola viu, parabéns mesmo. Nossa nunca consegui pescar um Surubim Pintado no Rio Grande. Só barbado mesmo e Dourado. Fico muito feliz em saber que o rio esta com lindos exemplares desse peixe que vem sumindo dos Estados de Minas e São Paulo. uma pena viu. Parabéns mesmo!
  13. Cara isso ai é Phodis viu, sair para pescar e ser assaltado no meio do rio. E pior ter sua tralha levada por vagabundos. Pena que não podemos sentar o dedo nesses vagabundos. Mas o jeito é fazer BO mesmo e ver no que dá né! Até lá vamos divulgando para a moçada ir vendo o que se pode ser feito a respeito, pois os donos de pousada são os que mais podem ajudar nessa questão.
  14. Eu uso uma F1.000, ano 1991. Mas não dá nem para comparar, pois meu conjunto carregado com todos os petrechos de pesca pesa 500kg. Ai dá para andar beleza. rsrsrsrsrsrsr
  15. Opa a conversa esta ficando boa. Realmente são duas espécies diferentes. Posso lincar algumas diferenças que pude perceber, a Corvina do Rio São Francisco não possui dentes, tem coloração amarelo prateado e o formato do corpo é estreito, diferente da Corvina dos rios amazônicos, do prata/Paraguai, Araguaia/Tocantins que além de possuírem dentes, tem coloração cinza prateada, a cabeça mais achatada e o corpo mais largo. Se tem mais alguma diferença que alguém tenha notado informa ai. De qualquer forma já valeu as informações que estamos colhendo. Grande abraço moçada.
  16. Meus amigos não sou muito entendido sobre catalogo espécies e coloco abaixo fotos das espécies de Corvina que já tive oportunidade de capturar. As primeiras foram nas águas da represa de serra da mesa onde sei que também são encontradas nas bacias do Amazonas, Araguaia/Tocantins, Prata/Paraguai e as demais da espécie encontrada aqui na Bacia do Rio São Francisco. Quem puder colaborar para a identificação e esclarecimentos sobre as diferenças das espécies em questão agradecemos muito. Grande abraço para todos.
  17. Fábio, esses foram devidamente soltos, o que fiquei triste foi em ver a dificuldade em encontrar esses peixes nas águas do APA naquele ano. De qualquer forma nossa parte foi feita e sempre que um peixe desse porte encontrar minha isca na aguá e resolver brincar comigo terá assegurado o direito de continuar procriando e crescendo. Estamos juntos. Grande abraço e valeu.
  18. É Rodolfo, nesta pescaria tivemos sorte mas o rio já mostrava sinal bem acentuado de degradação devido à pesca predatória. Para ter uma ideia pescamos 7 dias e só conseguimos pegar dois peixes iguais a esse. Pegamos uma infinidade de armau, mas os grandes jaús, surubins e dourados, nada. Não sei como esta agora, mas acredito que por conta de ser um rio de divisa e no Paraguai não existe fiscalização acho que a situação não mudou muito. Mas vale a pena conferir pois é um rio bonito e o cachoeirão é algo indescritível com palavras. Valeu.
  19. É Guto, eu também participei de muita matança a anos atrás, e infelizmente hoje mudei meu conceito e pratico o pesque e solte nas minhas pescarias. Não sou contra trazer exemplares para casa, dentro dos cinco quilos e mais um exemplar, sendo que sempre o exemplar o mais próximo possível da medida mínima, afim de garantir que as grandes matrizes continuem em nossos rios. Mas ainda temos muito que continuam com a mentalidade antiga e matam com certeza tudo que pegam. E isso precisamos lutar contra e fazer o possível para que essa realidade seja alterada. Para o bem das gerações futuras e nossa mesmo.
  20. Moçada, a coisa esta complicada para todo lado, mas de todos os rios que tive oportunidade de conhecer com certeza o velho chico é o mais depredado do país. Esse com certeza não terá chance alguma pois segundo estudos, já esta tarde para se tentar alguma coisa. Mas mesmo assim diante de todos os indícios de morte do rio, temos a obrigação de continuar fazendo nossa parte, para salvar o que ainda resta. Podemos mudar a nós mesmos e dar bons exemplos aos outros, mas não podemos mudar o mundo se não mudamos a nós mesmos. O pesque e solte é realidade e vem crescendo a cada dia, mas precisamos mais, não somente pescar e soltar mas também saber pescar e soltar. Vejo a pesca como algo a ser aprimorado todos os dias e os recursos naturais necessitam deste aprimoramento para continuarem a existir, porém estamos utilizando de maneira errada e descontrolada os recursos o que num curto espaço de tempo trará sérias consequências para a humanidade e muitas delas irreversíveis. Peço ao nosso Pai Celestial que tenha misericórdia de nós, pois a coisa vai ficar muito complicado nos próximos anos, a ai não haverá quantidade de recursos financeiros, suficientes para arrumar a bagunça que esta sendo feita. Acho que ou mudamos de atitude agora ou já esta tarde demais para fazermos algo a respeito.
  21. É Fabrício, infelizmente a realidade do velho chico é triste. E o pior é que vai falar com pescadores que frequentam a bacia os caras são malas sem alça, acham que estão certos e pronto. Não sei se a situação terá mudanças, mas o fato é que diante de tudo o que vem acontecendo e as previsões para o rio são as piores possíveis, inclusive com sua morte já anunciada por pesquisadores para os próximos cinco anos. Então o que podemos fazer é somente lamentar e praticar o pesque solte para ver se Deus tem piedade de nós e muda a situação. Mas como diz um pescador profissional daqui de Iguatama, só vai mudar quando todos eles morrerem. Lamentável. Não sou contra levar um peixe para casa, eu mesmo levo dentro da cota de cinco quilos, mas o exemplar sempre dentro do padrão de medida e o mais próximo possível, para que as grandes matrizes continuem no rio. Mas faço isso apenas uma vez por ano, pois nas demais pescarias sempre o pesque e solte. E olha pesco umas quatro vezes por ano sem contar os finais de semana! Valeu e vamos lutando para melhorar nossos rios e principalmente o velho chico. Grande abraço.
  22. Valeu Fábio, pena que o rio além de estar com pouca água, cada vez menos peixe se encontra em suas águas. Neste ano poderemos ver algo jamais imaginado por nossa geração, poderemos ver o velho chico secando vários trechos de seu leito ao longo de Minas Gerais e Bahia. espero que Nosso Pai Celestial tenha piedade de nós. Grande abraço.
×
×
  • Criar Novo...