Ir para conteúdo

Primeiras falas da nova Ministra da Pesca e Aquicultura


Posts Recomendados

Fala retirada do site Uol: http://www1.folha.uol.com.br/poder/854149-nova-ministra-da-pesca-quer-peixe-na-merenda-escolar.shtml

A nova ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, pretende colocar mais peixes na merenda escolar, como forma de aumentar o consumo de pescado no Brasil, ainda pequeno se comparado ao tamanho da área oceânica e de rios do país.

"É um desafio fazer o brasileiro consumir mais peixe. Vamos fazer campanhas de divulgação e colocar o pescado merenda escolar, porque aí vamos preparando as novas gerações. É um trabalho de convencimento e educação", disse a ministra.

'Não aguento mais ouvir perguntas sobre quantos peixes pesquei', diz ministra da Pesca

A ministra comparou o consumo de pescado pelos brasileiros, de 9 kg por ano, enquanto na Espanha é de 35 kg.

Segundo Ideli Salvatti, o ministério pretende equiparar a produção de pescado com a agricultura.

"De todas as proteínas animais, o pescado é a proteína mais saudável. O Brasil pode ser um grande produtor de pescado, como é de carne bovina", disse.

A ministra, no entanto, admitiu que a verba orçamentária para investir na aqüicultura ainda é pequena.

"É um ministério bíblico, de multiplicar os peixes. Vamos ter que fazer o milagre de fazer mais com menos", disse.

Após tomar posse, Ideli disse que o trabalho será de continuidade e não anunciou novas medidas.

"Será um trabalho de continuidade, o Plano Mais Pesca e Aquicultura vai até 2011 e vamos cumprir o calendário. A presidente Dilma pediu para aumentar a industrialização e produção, sem deixar de lado a pesca artesanal", afirmou a nova ministra.

Tirem suas conclusões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou seja..... "vou falar um monte de coisas bonitas, vou enrolar à beça, pouco ou nada fazer, mas tá bom demais, afinal a minha boquinha está garantida!"

Neste e em vários outros ministérios (37 ?!?!?) não há gente com conhecimento das pastas, mas sim um bando de chupins que estão se

ajeitando ou continuam nas mamatas. Resultados práticos? Nem precisa!

Para quê? ...o povinho daqui é bobinho mesmo!

O quê se pode esperar de quem deve ter dificuldade de compreender a diferença entre um peixe e um rinoceronte e que o conhecimento de peixe

se extende apenas ao salmão dos finos restaurantes que frequenta sendo sustentada pelos otários que ralam forte para uma cambada só desfrutar?

Perdoem a forma um tanto quanto forte, mas eu - de verdade - não creio que haverá sinais de mudanças ou de esperança no que hoje vemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não se esqueçam, ela é a Ideli Salvati, aquela mesma que pilotou a tropa de choque do PT destacada para defender o mensalão e mensaleiros.

Caso não se lembrem, pesquisem no youtube, no Blog do Noblat (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/), ou em qualquer outro site.

Para mim, essa senhora compõe a escória da escória do PT, o asco mais nojento que existe na política brasileira, o que tem de mais sujo, fisiológico e contraditório no país.

Não acredito que ela vá fazer absolutamente nada descente para a pesca esportiva.

A Espanha consome 35 kg por pessoa por ano. A que custo? Vocês sabiam que existem barcos pesqueiros espanhois pescando ilegalmente em nossa costa?

Vamos cosumir 35 kg de pescado por ano? A que custo? Detonando nossos estoques pesqueiros, principalmente de água doce, sem nenhum tipo de pesquisa, de informação séria e assim acabar com o ecossistema mais rico do mundo. Não duvidem que isso será feito! Os incentivos para aquisição de câmaras frias, máquinas de gelo, barcos de pesca estão aí! O preço do pescado cai, a massa passa a comer peixe em maior quantidade, e o brasileiro reelege essa corja aí, para continuar com o desmonte do nosso parque industrial, das universidades, dos centros de pesquisa, e de tudo mais que nos permitiria ser algo além de exportadores de grãos e carnes.

E os incetivo à operação turística da pesca esportiva? Esperem sentados!!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Concordo com quase tudo que disseste !

Minha sugestão ( quanta pretensão de minha parte... ) seria a de implementar essa "vontade", através de incentivos para os criadores de peixe !

arrow:: Nada de coleta silvestre e sim em granjas como se fazem com os frangos !

arrow:: Não falta lugar, nem possibilidades disso dar certo !

Falta mesmo é vontade política de "fazer acontecer"...

Lembre-se que em laboratório, o índice de perda nas eclosões é próximo de zero, e a criação de alevinos em escala, faz com que seu preço despenque e possibilite o fornecimento aos criadores de baixa renda, cuja principal ação hoje é o "bolsa família"...

Pensem nisso... lingua2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

Estive em BSB quinta, pois fui convidado a fazer parte do GT da Pesca Amadora (Fabrício: cheguei às 9 e voltei às 5 da tarde, por isso não deu a cervejinha).

Vocês não tem idéia de como tudo funciona! Está e é muito difícil quebrar os paradigmas contra a pesca esportiva. Nem imaginem que estas coisas que vocês falam não foram ditas!

Ocorre que a pessoa do MPA, reponsável pelas discussões sobre a pesca amadora é contra a pesca esportiva... Ele é contra, mas não ficará no cargo por muito tempo, dado que o Hélcio Honda (ANEPE) esteve com a Ideli (ele ficou em BSB) e conversou com ela.

Para contar tudo o que vem acontecendo vou precisar de vários tópicos, pois a conversa é muiiitttto comprida. Qual a melhor forma??

Sinceramente não sei como postar o assunto uma vez que só de argumentos da APEGO encaminhei a eles 9 páginas mais 4 versando sobre esporte x desporto...

Para iniciar os esclarecimentos vamos fazer o seguinte (preciso de ajuda de como postar a matéria):

Quem tiver interesse em saber exatamente como está a discussão, me envie um e-mail, que eu retorno enviando o encaminhamento que a APEGO deu para iniciar a discussão com eles. (As 13 páginas com os dois trabalhos)

É possível que vocês cheguem a duvidar do que irão ler sobre a memória da reunião anterior (nesta eu não pude ir dado que estava viajando), mas pelo menos vocês poderão ter idéia de quem participa nos representando e o que eles falam nestas oportunidades...

Há muito o que fazer e há muito o que mudar. Creio que as opiniões sobre a Ideli são precipitadas e é preciso dar um tempo para ela. Na verdade ela abriu a nossa reunião e o que falou, não tem nada a ver com o que foi dito aqui!

Ela esteve com a Presidenta (?) Dilma Roussef, conversaram 1 1/2 horas sobre o MPA e a pesca no Brasil, mas a maior parte da conversa versou sobre a cadeia produtiva da pesca amadora, do número de pessoas que a praticam (não somos 25 milhões?) e a Dilma não só se interessou sobre o tema como autorizou medidas que a médio prazo irão atender algumas das nossas postulações.

Está sendo muito difícil para mim participar disso tudo, pois tenho feito enorme esfoço para me comportar à altura dos meus representados (APEGO) uma vez que o ambiente não é a favor da pesca esportiva.

Nào dizem por que, não apresentam alternativas e lá dentro ainda não vi pessoas que conheçam a pesca amadora, dado que são oriundos ou do sindicalismo pesqueiro de S. Catarina ou são pessoas com forte vinculação política com a missão de viabilizar a pesca profissional.

Nas reuniões tenho colaborado no que posso, mas do outro lado encontro uma enorme inexperiência e uma grande vontade de legislar via IN e Portarias.

Se eu falhar e não tiver a competência de coibir os abusos que poderão advir no ordenamento pesqueiro, o conflito judicial será inevitável e de consequências imprevisíveis, dado que o cumprimento da Lei 11.959 e do decreto que a regulamenta, por enquanto é impossível.

Negociar vai ser preciso, mas não consigo participar só para aplaudir e fazer claque para o governo... Neste universo estão presentes o Bracony (Pres. da CBPDS) e um representante da pesca sub... Sequer vou dar a minha opinião sobre a contribuição deles: vou deixar para que cada um de voces formem a própria opinião.

Não está nada fácil, mas pelo menos pude conhecer o Hélcio Honda e como ele trabalha (é o Pres. da ANEPE) e nestes 20 anos de lutas é uma das poucas coisas novas e positivas (para o nosso lado) que tive oportunidade de ver. Guardem este nome pois ainda ficaremos devendo muito a ele.

Um grande abraço

Kruel (jckruel@yahoo.com.br)

P.s. mandem o email de vocês pelo meu yahoo que é mais fácil para mim anexar os arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora, apenas o Airton e o Marcão (Réia) me pediram o material...

Já mandei para eles e quero lembrar a vocês que o futuro da pesca amadora brasileira vai sair destas reuniões...Sem a pesca esportiva!!!

Talvez a culpa seja minha, pois não tenho conseguido convencê-los de que a nossa modalidade precisa ser regulamentada e é a única alternativa de um manejo sustentável nos locais críticos, em relação aos estoques pesqueiros.

abs

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...