Ir para conteúdo

O Seu Piloteiro (guia) pesca???


Posts Recomendados

comigo nunca pesca ::tudo::

Obrigado pela contribuição Ramon!

Mas...por curiosidade....salvo Manaus...não há lugares em que o próprio guia já vem com a varinha pronta e sem exitar já vai jogando a isquinha na água, como quem não quér nada???

PS: Não sou contra quem deixa ou não os caras pescarem, respeito todas as opiniões... Só queria entender se sou só eu que não tenho escolha?!?!?!KKKKKK

Abraço.

caro Willian,principalmente na amazõnia,uma semana tão esperada a espera de um trófeu,mas nem morto!! :gorfei: trato o piloteiro com respeito e dou boas gorjetas e tento ficar amigo converso muito,mas pescar jaméé :gorfei: ,tenho um guia em SM,construímos uma amizade e ele quando junta com meu filho parecem até crianças,certa vez num fim de tarde um silêncio danado agua paradinha eu atrás do azulão trófeu ele começou a bater um samba na chapa do barco,parei de pinchar e olhei feio pra cara dele,me perguntou porque tinha parado eu disse to esperando o senhor parar de fazer barulho,dái em diante entendeu o recado e ficou afiado!!!! ::tudo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

A galera já disse tudo, porém tenho amigos que são guias de pesca e realmente o trabalho é diferenciado...educação, conhecimento técnico, segurança, confiança, postura!!! Um diferencial de alguns guias de pesca é que são excelentes fotógrafos, vc tem que se preocupar somente em pescar...como exemplos cito: Alex (TO), Eribert e o Mariozan que sempre exibem suas "obras de arte" (fotografias) pelos fóruns de pesca.

Voltando ao assunto principal do post: nunca tive problemas com piloteiro pescando...

Abraços e valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se está batendo peixe, vc deixa de pegar ou pega só pequenos com o cara paradinho ali no elétrico?

Eles ainda te dão as dicas de como pescar os maiores(ou poderiam ficar quietinhos por não estar pescando).

E... Se não está batendo, ele procura mais e pesca bem menos pela preocupação em achar os bichos. Enquanto isso, vc pesca mais que ele (mesmo assim, não tem peixe. Adianta alguma coisa?)

Mas.... Isso eu digo sem contar na AM, que é gasto MUUUUITO mais grana e tem que valer cada minuto o tanto que foi investido. (nunca fui pra lá, mas acho que se não infuenciasse na MINHA pescaria, ele pode até dançar O Tcham no barco)

Em resumo de meus pensamentos sobre tudo lido por aki:

Acho que ESSA questão não tem nada com a pescaria, e sim com a personalidade de cada um. Uns são cuidadosos com seus materiais, outros não; uns gostam de Meia-agua, outros de hélices; um pescam sem beber e outros bêbados; uns parecem estar trabalhando quando pescam... se estressam e tudo.. Outros, estão lá para se desestressar.....

Acho que é mais de posicionamentos subjetivos que de consenso quanto ser benéfico ou não joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não gosto quando os guias pescam.... Naonao:: , mas como dito acima, gosto de conversar antes com o guia e explicar e ver se o mesmo não vai ficar meio `cismado`ou chateado..rsrsr

Na minha opinião eles estão ali para nos guiarem, se possível passar algumas dicas , posicionar o barco da melhor maneira possivel, etc e etc...e estão sendo pagos para isso !! Mas já surgiram várias situações dos guias pedirem para pescar e eu aceitar numa boa também.. ::fish2 .

Depende muito de como anda a pescaria !!! heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!!! ::tudo:: ::tudo::

Minhas pescarias são de bait e apoitado.

Eu penso assim, de bait sem chances. ::nada::

Qdo é apoitado, pescando peixes de couro, nao vejo motivos p nao deixar ele pescar. ::tudo:: ::tudo:: Com ele pescando sobe as chances de ver um troféu. :gorfei:

Grande abçooo... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bota polêmica nisso hein pessoal...rs

Já passei por diversas situações, desde o cara ficar com a vara na mão esperando e qdo estamos pegando bastante o cara com educação perguntar se pode dar uns pinchos...sou de boa mas já estressei muito com isso...

Na AM eles pescam? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já deixo uma tralha com eles, como gostam de curado :gorfei:. Nunca tive problemas, pescam na boa, apenas levantam peixe, mas se pegarem não me importo, procuro ter um bom ambiente a bordo. Melhorei muito meu trabalho de hélice pescando com o Pilolo, e o Kelson deu boas dicas na pop queen. Este ano pesquei com o Genivaldo, como de costume já deixei a tralha com ele, mas arremessou poucas vezes, bom piloteiro legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grandes Companheiros

O assunto deste tópico fica mais fácil de analisar se nos colocarmos sob determinadas óticas. Concordo com muito do que foi postado, principalmente pelo Ramon. Minha conduta é muito simples. Em primeiro lugar, companheiro, amigo, parceiro é aquele que entrou no barco comigo, vindo das mais diversas regiões do país. Piloteiro é um sujeito (nada pejorativo na palavra) contratado para trabalho específico! E qual este trabalho? É de levar o barco ao melhores pontos de pesca, de manobrá-lo com eficiência, de trabalhar corretamente o elétrico para posicioná-lo para que o “cliente” pesque com facilidade. Seu trabalho é, também, ajudar ao pescador, as vezes inexperiente, tratar as cabeleiras, as iscas que macaquearam num arremesso, regular hélices (muitos são extremamente eficientes neste mister, pois fazem com constância) e outros quesitos próprios da pescaria. Também, estes piloteiros tem seu papel de garçom e nos servem nossos refrigerantes, águas, sandwiches e até nos preparam, quando solicitamos, excelente peixe na brasa nas margens do rio ou lago. Esses piloteiros são contratados pelo operador do barco o qual lhe cabe pagar a remuneração. Se o salário é digno ou não é outro assunto que não cabe aqui. Certamente, os usuários desses barcos devem ter o mesmo comportamento de quando estão em seu happy hour, em seu bar preferido, onde tem seu garçom preferido que lhe serve bem e que, por esta razão, receberá generosa gorjeta. Entretanto, dentro de um barquinho, num calor infernal, onde temos sede e fome, este piloteiro deve ser tratado do mesmo modo que nos tratamos, pois temos as mesmas necessidades; aqui não se trata de relação patronal mas de relacionamento entre pessoas civilizadas. Quantas vezes vi piloteiro servindo salaminho na pá do remo no melhor estilo do melhor garçom do melhor bar de Curitiba, S. Paulo, Rio de Janeiro, etc! E as cervejas geladas? E preparando drinks com vodka importada para aqueles que, muitas vezes, estão ali mais para encher a cara do que pescar! Estes piloteiros, com o tempo, criam uma relação de amizade com muitos de nós pescadores e continuam e mantem firmes em seu trabalho sem avançarem neste relacionamento; fazem seu trabalho muito bem feito, nos colocam nos melhores pontos de pesca que conhecem, são extremamente corteses e, logicamente, são merecedores de um bela gorjeta, mas não pescam.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o dia está muito ruim de peixe, n deixo pesca para ter mais chances de eu engatar um.

Abraço!

Valeu Gabriel!!!

Se o dia tá bom de peixe também não, pra gente ter mais chances de engatar um "monte". fome:: fome:: hehehhehehee

Brincadeira....Mas e sem garatéia...será que vale à pena???

Abraços

Ta certo, o piloteiro(guia) n deveria pescar, n é o papel dele, se ele é guia, é porque ja tem experiencia, portanto, ja pescou muito e n tem q fica se entrometendo na pescada dos outros, que gastam, a maioria das vezes, mais de uns R$ 1300,00 pra pescar durante 3 dias.

Se eles tem tanta vontade de pescar, juntem os guias dividam a grana e paguem alguns litros de combustíveis e vão fazer uma pescada noturna. Pois nesse horário n precisam guiar ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antigamente, nas várias vezes que fui para o Pantanal, o piloteiro pescava e, quase sempre, pegava mais peixes que os clientes.

Nas represas do interior e São Paulo é difícil achar um piloteiro que não pesque... e se vc pedir pra não pescar eles ficam com cara de c..´.. e não te levam em bons locais. Isso é culpa dos donos de pousada que tinham que ter postura e impor isso aos piloteiros

Eu já desisti de achar bons piloteiros por aqui. Por isso, se deus quiser em breve estarei adquirindo meu motor e dando minhas cabeçadas por aí

Na amazônia... como eles já estão acostumados a isso nunca tive problemas

Na verdade prefiro que nem iscas sem garatéia eles joguem, pq qdo o fazem, ocupam espaço do barco que nós poderíamos usar

abs

Mais um motivo aos pescadores comprarem um barco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Piloteiro nunca pesca, sempre onde vou.

A não ser em caso extremo.

Mas 99 % dos casos eu me concentro no que ele navegue, e pilote o eletrico

Os caras se deixar vão querer pescar mais que eu. . .

Então eu vou para me divertir, e o piloteiro esta lá para me servir...

Estou pagando caro para pescar e o piloteiro esta trabalhando para pilotar e não para pescar

é minha opinião e o que normalmente eu faço

abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo não pesca...

Em locais com estrutura mais profissional Amazonia, Angical, SM - não precisa nem pedir- eles cumprem exatamente o que o nome da profissão diz- Guia de pesca.

Guia de pesca tem que guiar- lembro qdo pescava Black bass com o guia proficional Denis garbo, que não pescava uma vez, somente ia te orientando sobre tecnica e local de arremesso- no melhor molde americano de guia de pesca. Satisfação do cliente em primeiro lugar. Ele falava" gosto de pescar, mas qdo saio com um cliente não pesco, pois peixe predador como black , tucuna e robalo, eles estão na espera de um peixinho, se eu jogar antes, mato a chance do meu cliente brincar com o peixe, e com certeza ele não me pagou p ver eu pescar"

No sudeste ainda existem poucos guias profissionais, o que existem são pirangueiros- ao velho estilo Pantanal- onde interessava pegar muito peixe para completar cota, e o cliente queria que o pirangueiro pescasse p pegar mais peixe ::nada:: .

Lembrar que normalmente o eletrico é colocado na proa do barco e quem esta na proa tem a prioridade do arremesso, melhor visão e logicamente pega mais peixe. Motivo que nos EUA em campeonatos existem 2 divisões diferentes para o Angler(proa) e o Co Angler(popa). Então guia em Epitacio fica na proa e jogando na sua frente antes de vc arremessar(isto vale para todas represas do estado). Logo que chego na pousada já converso com o dono, guia comigo guia, não pesca.

Um exemplo que eu transmito até para parceiros de pesca, eu quando vou a Amazonia revezo a proa com o parceiro, pois quem esta na proa tem sim mais chance de pegar mais peixe. Mas qdo pesco com alguem que tem pouca habilidade com iscas artificiais, até me ofereço para ficar no meio.

O verdadeiro turismo da pesca esportiva no Brasil ainda engatinha, é por este detalhe que surge discussões como esta. Se vc for em locais um pouco mais profissional(Pousada mantega), vc vê o que realmente é turismo de pesca. Mas cada vez tem melhorado mais

bora pescar. ::fishing

Abs

Carlos Dini-agora papai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bota polêmica nisso hein pessoal...rs

Já passei por diversas situações, desde o cara ficar com a vara na mão esperando e qdo estamos pegando bastante o cara com educação perguntar se pode dar uns pinchos...sou de boa mas já estressei muito com isso...

Na AM eles pescam? rs

Quase sempre não....

Vai da liberdade que o pescador da....

abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo não, porém respeito a opinião do parceiro de barco. Já pesquei com o Lamana (parceirão classe AAA) e como ele disse, já leva um conjunto para o Guia. Já pesquei com outros que fazem algo parecido ( emprestam material ou autorizam) não me incomoda, mas não está correto.

Profissionais de primeira linha (em todas as áreas) se limitam a executar suas tarefas, e as do Piloteiro são muitas, sendo que dentre elas destaco a atenção com o TURISTA DE PESCA, seja tirando um macaco, servindo as geladas, fotografando, etc...

Atenção e respeito com o cidadão que presta o serviço eu tenho, mas nunca convidei um garçon para beber ou participar das minhas conversas em um bar (ele está trabalhando, eu não).

Por aqui sempre posto fotos como estas:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

... mas não confundam, prestigio o Guia, tirando com ele, fotos dos peixes que ele colocou na minha linha.

De material meu que põem a mão, só os alicates ou em emergências... mesmo assim, sou partidário de que Guia classe A, tem que ter seus próprios alicates, assim como devem ter um kit ferramenta para reparo de emergência nos motores.

O clima dentro do barco deve nascer da urbanidade reinante entre cidadãos de bem. As latinhas de refri que abro, sempre divido com o piloteiro. 300ml acabam esquentando, então é melhor dividir...não abro uma água sem colocar outra na mão deles.

Resumindo: Cada macaco em seu galho. Quer pescar? Fumar? Beber? Banque o vício!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior do que o guia pescar, é ele pescar com o elétrico na proa... ai é o fim.

Como o Carlos Dini falou... suas chances diminuem.. e MUITO... Até porque o guia é muito mais experiente que você. Nem sempre na habilidade, mas sim na localização e comportamento dos peixes daquele lugar.

Assunto complicado... ainda não sei como falar NÃO, preciso aprender..

Agora uma coisa que eu acho PÉSSIMO, é ele não compartilhar comigo aquele tira gosto, aquela cervejinha gelada, aquela água, refri... Eu sempre ofereço e insisto muito... Mesmo assim muitas vezes não tem acordo... acabo ficando sem graça, pois se eu estivesse no lugar dele.. estaria morrendo de vontade.. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Mas alguns são assim, fazer oq...

Eu achava que conhecia guias RUINS e BONS .. mas depois que fui pescar em SM com o Eribert, vi que dá para contar nos dedos os ÓTIMOS guias.. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

O Ideal mesmo é que nenhum guia pesque, ou que pesquem pouco (sem garatéia)..

Mas prefiro um bom clima no barco e ele pescando (e que muito provavelmente sairá peixes).. do que uma baita clima chato e sem ir a bons pontos de pesca....(e sair dedão)..

Mas respeito todas as opiniões.

Gde Abs

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou absolutamente contra o guia pescar junto com os clientes, acho totalmente antiprofissional, mas respeito os que assim aceitam ou até mesmo preferem, cada um com a sua verdade joia:::

Sou contra por uma série de motivos, a começar pelo fato de que estou pagando pelo serviço do guia, o qual não será corretamente prestado se ele ficar pescando em lugar de manobrar o elétrico, auxiliar o pescador, analisar os pontos de pesca, etc.. Também acho que aumenta e muito o risco de um acidente dentro do barco, Certa vez eu pescava com um parceiro no Rio Uruguai, atrás dos dourados, o guia inventou de pescar e pegou uma vara minha, sem nem pedir, no terceiro arremesso arrancou o chapéu do meu colega com a garatéia da isca, mais tarde, ainda, o meu colega fisgou o chapéu do guia, que insistia em pescar, apesar das nossas reclamações e caras feias ::nada:: Tivemos de falar com o dono da pousada para avisar os guias que não deviam pescar, a partir daí esse é um ponto que eu já costumo tratar com o operador ou com a pousada antes mesmo de marcar a pescaria joia:::

Acho que uma canoa de 5 ou 6 mts com 3 pescando e arremessando pra tudo que é lado é pedir para dar um problema, para alguém acabar com uma garatéia fincada lacou:: Por isso não gosto em nada que o guia invente de pescar com os seus clientes Naonao:: Como disse o mestre Eloy, cada macaco no seu galho, acho que temos de ser gentis com os piloteiros, oferecendo as bebidas etc..., eles são seres humanos, merecem toda a consideração, mas isso não inclui permitir que pesquem com os clientes joia:::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos filosofando em torno de um tema que foi muito bem aboradado por alguns amigos, que é o aspecto de profissionalismo da função do piloteiro !

Na verdade, esse nosso estilo brasileiro de ser, fazendo amizades onde quer que se vá, termina gerando a oportunidade disso ! Nada contra quem quer que seja, principalmente os piloteiros, quase sempre os grandes responsáveis por lhe colocar junto aos troféus desejados, mas é preciso ter bem claro os papeis dentro do bote !

arrow:: Quem paga e quem recebe dentro do processo em curso !

Em locais onde já existe uma maior / melhor consciência dos ( das ) operadores, o piloteiro é orientado a não pescar e sim, estar atento e prestativo a qualquer coisa para viabilizar a pesca do seu cliente ! Via de regra, "pegar peixe" para piloteiro é quase uma rotina cotidiana e para os clientes é um objetivo a ser alcançado, e que gera ( comumente ) uma bela gorgeta / gratificação !

Estamos em processo evolutivo para que isso venha acontecer cada vez mais em nossas áreas de pesca, a exemplo do que ja acontece hoje com a liberação dos exemplares embarcados ! Tudo isso está interligado a questão do benefício e reciprocidade que as partes possam acordar e praticar ! Não é "por acaso" que justamente aqueles que terminam sendo os mais bem "qualificados" se tornam os mais procurados nas temporadas ! A cada ano, eles estão se tornando mais observadores de ações que justificam maiores gratificações, e a maior parte deles ( pelo menos destes ) já descobriu que pescar "concorrendo" com o cliente não é uma boa...

Não pensem que nossos atos como pescadores passam desapercebidos dos piloteiros, pois é exatamente o inverso o que termina acontecendo ! Respeito se adquire, e não se impõe !

Diante de seu posicionamento ao longo do dia, o piloteiro saberá - cada vez mais - respeitar, até para ser respeitado... ( lembra da turma que começa às seis da amtina e quer levar noite a fora, pois é, não chega a ser um sinal de respeito, não é mesmo... ).

A idade vai trazendo um pouco de experiência, assim como de exigências cada vez maiores ! Para mim é impensável ( hoje ) pensar em discutir com um piloteiro se ele pode ( ou não ) pescar conjuntamente... Nem mais me passa pela cabeça uma coisa dessas !

Em compensação, meu grau de exigência me faz gastar bem mais em buscar sempre uma qualidade cada vez maior a cada pescaria... ( descer do padrão alcançado sempre é problema ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo nada contra, ele pode até passar a vara para você se ele pegar o peixe :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Agora a coisa complica se vocês estiverem em duas ou mais pessoas além do piloteiro, pescando com artificiais. Aí a coisa não funciona Naonao:: Naonao:: Naonao::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos filosofando em torno de um tema que foi muito bem aboradado por alguns amigos, que é o aspecto de profissionalismo da função do piloteiro !

Na verdade, esse nosso estilo brasileiro de ser, fazendo amizades onde quer que se vá, termina gerando a oportunidade disso ! Nada contra quem quer que seja, principalmente os piloteiros, quase sempre os grandes responsáveis por lhe colocar junto aos troféus desejados, mas é preciso ter bem claro os papeis dentro do bote !

arrow:: Quem paga e quem recebe dentro do processo em curso !

Em locais onde já existe uma maior / melhor consciência dos ( das ) operadores, o piloteiro é orientado a não pescar e sim, estar atento e prestativo a qualquer coisa para viabilizar a pesca do seu cliente ! Via de regra, "pegar peixe" para piloteiro é quase uma rotina cotidiana e para os clientes é um objetivo a ser alcançado, e que gera ( comumente ) uma bela gorgeta / gratificação !

Estamos em processo evolutivo para que isso venha acontecer cada vez mais em nossas áreas de pesca, a exemplo do que ja acontece hoje com a liberação dos exemplares embarcados ! Tudo isso está interligado a questão do benefício e reciprocidade que as partes possam acordar e praticar ! Não é "por acaso" que justamente aqueles que terminam sendo os mais bem "qualificados" se tornam os mais procurados nas temporadas ! A cada ano, eles estão se tornando mais observadores de ações que justificam maiores gratificações, e a maior parte deles ( pelo menos destes ) já descobriu que pescar "concorrendo" com o cliente não é uma boa...

Não pensem que nossos atos como pescadores passam desapercebidos dos piloteiros, pois é exatamente o inverso o que termina acontecendo ! Respeito se adquire, e não se impõe !

Diante de seu posicionamento ao longo do dia, o piloteiro saberá - cada vez mais - respeitar, até para ser respeitado... ( lembra da turma que começa às seis da amtina e quer levar noite a fora, pois é, não chega a ser um sinal de respeito, não é mesmo... ).

A idade vai trazendo um pouco de experiência, assim como de exigências cada vez maiores ! Para mim é impensável ( hoje ) pensar em discutir com um piloteiro se ele pode ( ou não ) pescar conjuntamente... Nem mais me passa pela cabeça uma coisa dessas !

Em compensação, meu grau de exigência me faz gastar bem mais em buscar sempre uma qualidade cada vez maior a cada pescaria... ( descer do padrão alcançado sempre é problema ).

palmas:: mestre:: mestre::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado à todos os amigos por compartilharem suas opiniões e experiências .

Como já imaginava, o assunto é beeem polêmico...

Na minha opinião todos os guias deveriam se reservar à fazer o seu trabalho, deixando à cargo do turista a opção de solicitar (ou não) que eles pesquem também, pois como vimos nos posts acima, tem gente que aceita, tem gente que não. Sendo assim, um pouco de consciência da parte dos guias resolveria muitos conflitos, que ao meu ver, o cara que está pagando não merece passar.

PS: Respeito toda e qualquer opinião.

Um abraço à todos!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, aqui no Araguaia, eles só pescam se for autorizado pelo turista, sem ele pedir é claro, mas eu acho que deva ter bom senso de ambos os lados, o turista tá pagando p ele pilotar e fazer um bom trabalho, e ele sabe disso, ficando só na expectativa de um convite. Um abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...