Ir para conteúdo

Dublê


Posts Recomendados

O Dublê é conhecido quando dois pescadores pegam peixe juntos , no mesmo momento!

O Dublê é o "aportuguezamento" da palavra Double , duplo ou dobro em inglês.

Mas para mim, o dublê era o fato de pegar 02 peixes na MESMA isca. "Uma dupla de peixes"

Me lembro das antigas revistas ARUANÃ, as quais eu colecionava quando jovem, e era essa a descrição! Lembro claramente de uma foto com 02 tucunarés pegos na mesma isca, Faria se não me engano, fotografados no Mato grosso.

Será que não desvalorizamos este feito , que não é corriqueiro, e BANALIZAMOS a coisa um pouco???

ME AJUDA AI MESTRE KID DA VELHA GUARDA!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Rodrigo,

Tenho pouco a acrescentar ao que já foi dito, mesmo "representando" a "velha guarda"... :gorfei:

Na descrição "ao pé da letra", o coerente seria mesmo "dedicar" o termo doublê às ações em que dois peixes sejam pegos simultaneamente por uma isca.

Imagem Postada

No entanto, junto com a "corruptela" adotada ao fato de dois peixes serem embarcados num mesmo instante, mas já em iscas distintas, essa situação passou a ser usada até como uma forma de entusiasmo - por parte dos pescadores envolvidos - em celebrar o feito, e isso não parou por aí, já que também se adaptou ao rol das "invenções" - e seguindo a mesma linha de raciocínio - o menos famoso "triple"... (esse mais raro, pelo fato de usualmente apenas pescarem duas pessoas por bote - nas iscas artificiais).

arrow:: Mas já pensou nas pescarias de iscas naturais múltiplas (praia e mesmo de fundo - no mar) ? Pois é...

Acredito que a razão maior por essa denominação (doublê) seja mesmo pela espontaneidade da alegria dos dois pescadores envolvidos obterem sucesso de forma simultânea !

arrow:: Nas pescarias feitas em dupla, principalmente se tratando de pesca esportiva com iscas artificiais, há sempre um compartilhamento e uma autoajuda entre os pescadores, até pelo objetivo comum de superar as dificuldades de atração ao predador procurado. Assim sendo, nada mais natural haver essa "explosão de júbilo" quando o sucesso ocorre ao mesmo tempo, brindando a ambos com seus "oponentes" subjugados.

Claro que todas essas "teses" não passam de teorias e observações, mas não deixam de ter alguma lógica, não acha ?

:amigo:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ponto de vista quando o correto seria o dublê quando fisgado 2 peixes na mesma isca, mas nessa hora a emoção fala mais alto e poder esta pescando com um parceiro ou parceira que vc gosta e cada um pegar um peixe ao mesmo tempo também tem sua relevância.

::fishing ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já presenciei a cena de 5 pescadores de uma lancha (4+capitão) pescando com Jig acharem um cardume de Olhetes. Quatro foram embarcados. Mas se fossem os 5 ? Seria um "Quimplê" blink:: ? "Quimblê" blink:: ? rsrsrsrs lacou::

Creio que a rápida movimentação de informações e das expressões formam um novo vocabulário.

Isso acontece naturalmente com nossa língua que vai perdendo sua riqueza e essa difusão de informações constroem confusões e essas confusões se tornam usuais.

Assim tb temos “Chicote”; “Pernada”; “Empate”; “Líder”... Que em muitas vezes, apenas um desses termos é usado para todas as aplicações, como se fosse uma mesma coisa lacou:: (muito mais para pescadores de P&P).

Sei lá... É tudo culpa da Nina! rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ponto de visto, o Correto é de qualquer jeito, mesma isca, dois pescadores embarcarem no mesmo momento, tripLê, quadriplê, quintuplê no meio de um cardume, o que vale é a pescaria e a alegria, o resto não me importa! ::tudo::

aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...