Ir para conteúdo

Veja Transformação Do 40 Mercury P/ 50hp. Rápido e Econômico.


Posts Recomendados

  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Olá Dirk,

Ligue no 17-3631-5100 e fale direto com o Júlio que fica mais fácil para a gente saber mais alguns detalhes.

Abs

 

Acabei de ligar e conversei com o Sr. Roberto. Tive um atendimento excelente. Realmente essa empresa possui um diferencial.

 

Gostaria de parabenizar a você, Reginaldo, e aos seus funcionários.

 

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, no caso meu motor ja eh 50hp. comprei com vcs. Minha pergunta é: qualquer mecanico esta capacitado a fazer a revisao? ou ele precisa estar preparado para fazer a revisao o 50hp, sei que para a transformaçao necessita do curso, e para a revisao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Reginaldo !

É que faz parte de seu negócio fazer manutenção de motores de popa, tal como a limpeza de carburador, principalmente.

Mas se um dia disponibilizasse um curso dessa natureza, eu seria o primeiro a me candidatar.

Abraço.

Olá Thiago,

Não tenho nenhum problema quanto a isso. Na minha opinião quanto mais fácil o acesso a manutenção, mais satisfação e aumento de usuários.

Nós ainda estamos engatinhando em relação ao mercado Americano, por exemplo.

Deixe eu entender melhor. Seria um curso básico para amadores realizarem pequenos serviços que não dependem de ferramentas especiais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente Reginaldo !

Se eu soubesse como (ai entra o aprendizado de um curso por exemplo), faria eu mesmo a limpeza do meu carburador. Poderia fazer isso ao final de cada pescaria, em primeiro lugar, porque pra eu levar meu motor fazer manutenção em uma autorizada (onde comprei meu motor por exemplo), tenho que me deslocar por 300 Km. Em segundo, porque não há nada nesse mundo que me deixa mais feliz que estar em contato com o mundo náutico e da pesca. Seria um prazer poder fazer a própria manutenção do meu motor.

 

Por exemplo, a limpeza do carburador que citei acima. É um serviço não muito demorado, cujo custo, também não é muito alto. O deslocamento até o local da mais da metade do custo do serviço de limpeza.

 

Trocar o óleo da rabeta, trocar o rotor da bomba de água e qq outra coisa mais que tenha que ser feita e que dá pra fazer em casa. Ainda assim, teríamos que comprar as peças, óleo, o que fazemos de vocês, empresários do setor.

 

Na limpeza do carburador, por exemplo, senão me engano, vai uma chave de fenda usada pra desmontar, um líquido que senão me engano é gasolina mesmo pra limpar, deixa secar e montar novamente. Algo simples que nós, pra quem gosta, pelo menos, poderia fazer em sua própria casa. Tenho certeza que com isso melhoraria o desempenho do meu Sea Pro, pois hoje ele está bem devagar, quando levo pra limpar o carburador, ele fica 10.

 

É isso meu amigo Reginaldo... grande abraço e parabéns pelo trabalho que faz, vejo que faz com bastante carinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente Reginaldo !

Se eu soubesse como (ai entra o aprendizado de um curso por exemplo), faria eu mesmo a limpeza do meu carburador. Poderia fazer isso ao final de cada pescaria, em primeiro lugar, porque pra eu levar meu motor fazer manutenção em uma autorizada (onde comprei meu motor por exemplo), tenho que me deslocar por 300 Km. Em segundo, porque não há nada nesse mundo que me deixa mais feliz que estar em contato com o mundo náutico e da pesca. Seria um prazer poder fazer a própria manutenção do meu motor.

 

Por exemplo, a limpeza do carburador que citei acima. É um serviço não muito demorado, cujo custo, também não é muito alto. O deslocamento até o local da mais da metade do custo do serviço de limpeza.

 

Trocar o óleo da rabeta, trocar o rotor da bomba de água e qq outra coisa mais que tenha que ser feita e que dá pra fazer em casa. Ainda assim, teríamos que comprar as peças, óleo, o que fazemos de vocês, empresários do setor.

 

Na limpeza do carburador, por exemplo, senão me engano, vai uma chave de fenda usada pra desmontar, um líquido que senão me engano é gasolina mesmo pra limpar, deixa secar e montar novamente. Algo simples que nós, pra quem gosta, pelo menos, poderia fazer em sua própria casa. Tenho certeza que com isso melhoraria o desempenho do meu Sea Pro, pois hoje ele está bem devagar, quando levo pra limpar o carburador, ele fica 10.

 

É isso meu amigo Reginaldo... grande abraço e parabéns pelo trabalho que faz, vejo que faz com bastante carinho.

Valeu Thiago. Te garanto que vamos pensar com carinho.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Thiago. Te garanto que vamos pensar com carinho.

Abs.

 

Excelente idéia do amigo Thiago. Aproveito o ensejo para sugerir um mini-curso (coisa de uma manhã de sábado, por exemplo) para dar essas dicas básicas de conservação do equipamento. Estes cursos poderiam ser feitos em módulos. Se eu morasse aí por perto, seria o segundo na lista de espera, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk... boa tarde !

Para facilitar a vida de todos, o curso pode ser on-line mesmo. Hoje em dia se faz até uma faculdade pela Internet. Assim, qq um de nós pode fazer. Ele pode gravar em vídeo a execução desses serviços em um motor de algum cliente e disponibilizar isso, claro, acredito, por um determinado custo.

 

Assim, estando a 300 ou 3.000 Kms, todos podem fazer !

 

Vamos aguardar... quem sabe !!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk... boa tarde !

Para facilitar a vida de todos, o curso pode ser on-line mesmo. Hoje em dia se faz até uma faculdade pela Internet. Assim, qq um de nós pode fazer. Ele pode gravar em vídeo a execução desses serviços em um motor de algum cliente e disponibilizar isso, claro, acredito, por um determinado custo.

 

Assim, estando a 300 ou 3.000 Kms, todos podem fazer !

 

Vamos aguardar... quem sabe !!

 

Abraço.

 

Concordo!! Vamos esperar esse curso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal, faz muito tempo que não ando por aqui !! :blush:, mas sou devoto do FTB pois aqui aprendi inúmeras coisas boas ,,,  " Revivendo " o tópico, parece mais que óbvio os pontos positivos da modificação do 40ho p/ o 50hp Merc.  ! ! !

Não desmerecendo o profissionalismo e as muitas dicas do caro colega Reginaldo,,, não vejo o " segredo " da transformação sendo exclusivo da Ti Naútica, sinceramente, gostaria muito que alguém pudesse nos guiar, de maneira mais simples o passo á passo da transformação; muitos como o Dirk e o Thiago não se  sentem tão confidentes na auto mecânica, mas posso lhes garantir que é um prazer imenso "trabalhar" em seu próprio motor,,, é so começar com os menorezinhos, Mobilette, 5hp, 8hp e vai sempre carregar contigo a confiança de que, se um dia lááááááááááá no rio, algo acontecer, vç terá a capacidade de consertar sózinho, óbvio sempre lembrando a necessidade de portar contigo algumas peças e ferramentas necessárias para tals; MANUTENÇÂO simples não é nenhum bicho de 7 cabeças,  e aqui mesmo no FTB existem muiiiiitos tópicos explicando como fazê-los joia:::

Mais uma vez, NÂO desmerecendo nem tão pouco rebaixando, a idoneidade e o profissionalismo da TI Náutica, mas aqui tbm temos o " Mestre Chicão" que por sua vez, já gastou centenas de horas postando, escrevendo e pondo fotos, de dúzias e dúzias de trabalhos, e resolvendo problemas de nossos amigos deste círculo tão bonito !

Então aqui vai : " - Quem sabe como ?  fazer a transformação do Mercury 40hp para 50hp ??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo  não sei como é a transformação feita pelo Reginaldo Herrera, mas no exterior existe, os passos.  Muda muita coisa, se for deixar o motor exatamente como é o 50hp original, e não apenas troca de giglê e  regulagem pra abertura total das borboletas como alguns e até eu imaginava.  Olha relato :  

Well I completed the conversion of my Nissan 40hp NS40D2 to a 50 hp NS50D2 and I thought others might want to know how it was done.

I purchased a parts catalog on eBay that detailed the NS40D2 and NS50D2. After reviewing the catalog in detail the NS40D2 is a detuned NS50D2 block and the only difference between the two models is:
1) Carburetors (larger barrel and jets and butterfly opens fully on the 50 hp model)
2) Intake manifold (larger holes to match larger carburetor barrels)
3) Reed valve assemblies (turns out the only difference here is the plates that limit how far the reeds can open - plates allow reeds to open farther on 50 hp model)
4) Air silencer (larger holes to match larger carburetor barrels)
5) Throttle cam (different shape to open butterfly fully on 50 hp model)
6) Spark plugs (BR8HS-10 for 50 hp model vs BR7HS-10 for 40 hp model)
7) Timing link length adjustment (same part but adjusted shorter for 50 hp model and thus timing is more advanced compared to the 40 hp model)

I had concern that the engine block porting might be different between the NS50D2 and NS40D2; however, I confirmed with Tohatsu directly that the blocks are the same between the two models and that the only differences were in fact 1 thru 7 above

It costs about $800 to purchase the parts from Tohatsu; however, I got lucky and found them used locally for $300. I also purchased a carburetor rebuild kit for $100 so my total cost was $400 - about half price and not bad for a 25% power upgrade.

The old carburetors cleaned up really nice and the project was pretty straight forward. Once I had all of the new parts installed I re-adjusted everything to factory NS50D2 specifications (carb synchronization, timing link, throttle link, oil mixer link, idle mixture, and idle screw settings).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto desculpe ñ entendo inglês  ; mas pelo q entendi  =  tem q mecher muito né ?? 

parece q tem q acertar  ate válvula red c/ palhetas  venturi e gigles / borboletas  e tals /  mesa ponto / ignição  e mais ainda ???

estou certo guto  ???  mas repito ñ traduzi e ñ entendo inglês  ok / abraço /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peutz,,, Gutoooo, como vai meu amigo !?!? joia:::

Então essa conversão que vç postou, parece ser digna e perfeita, mas á um custo muito mais alto do que o oferecido pelo nosso amigo Reginaldo...

Eu tbm pesquiso muito lá no exterior, sendo que morei por lá 15 anos de minha vida,  e é obvio que eles fazem parecer fácil, porêm somente devido á fácil predisposição de peças e conselhos pertinentes dos fabricantes e distribuidores,,, 

O Brasileiro tem uma RAÇA inigualável que faz muitas vezes uma gambiarra parecer tópico de estudo da NASA, digo, fazemos milagres com o que temos á mão :tease:

Mas, se o processo fosse similar (òbvio q é mais complicado) aos de 25hp p/ 30hp, não vejo o por que ainda não foi difundido entre nós pobres mortais...

De qualquer forma muito obrigado Guto, esta conversão (acima), com certeza seria a mais correta,,, mas a idéia de economizar e conseguir alcançar o que o Reginaldo alcançou seria muito bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Fabio Giovanoni disse:

guto desculpe ñ entendo inglês  ; mas pelo q entendi  =  tem q mecher muito né ?? 

parece q tem q acertar  ate válvula red c/ palhetas  venturi e gigles / borboletas  e tals /  mesa ponto / ignição  e mais ainda ???

estou certo guto  ???  mas repito ñ traduzi e ñ entendo inglês  ok / abraço /

Então Fabio, exatamente, se o Sr. Reginaldo fizesse tudo isso que o Guto achou no exterior, literalmente transformando seu 40tão em 50hp,,, aqui no Brasil, ficaria mais viável vender o seu e comprar logo o 50 ! ! ! :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a mesma coisa da transformação do Mercury Super,  o que se faz aqui é apenas arrombar giglê.  Na verdade o carburador do Super é diferente do 18hp Tohatsu, um tem 20mm de Venturi e o outro 22mm, e o came do avanço da aceleração é diferente tb.   A unica transformação real que ocorre é  do Seapro onde se troca a junta que já vem no kit do motor e mudança do ponto de ignição

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio resumindo: 

Tem que trocar os 3 carburadores por modelos com maior venturi e giglês. Trocar o escapamento por um mais largo, trocar o coletor de admissão por um maior,  palhetas de admissão, hastes do carburador pra abrir 100% as borboletas, trocar as velas e avançar o ponto.   Ou seja mudanças praticamente inviaveis de se realizar aqui no Brasil, seja por custo seja por peças como disse o Ricardo.   O que li muito no exterior é que o povo muda o giglê , as hastes do carburador  e o ponto .   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que essa "tunagem" que nós fazemos nos Mercurys 15 Super e 40  acredito que não tenha problemas, pois esses motores tem bloco e cilindradas de 18hp e 50hp. Bem diferente de pegar um 15 normal e fuçar, com certeza acarretará em danos ou diminuição da vida útil.  Usamos motores de popa para nos levar aos peixes e não apostar corrida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo  e guto =  antes que eu perguntasse algo p/ mestre guto  =  principalmente porq sou novato  e ñ sei inglês e ao menos traduzi;   os quesitos da tabela que guto postou  = que na minha opinião e c/ toda certeza é  correta    e  real /  é  a transformação ideal  p/ que se torne um 50 hp  real  msmo ok /

já imaginava q seria como o super 15   ; mas aqui no caso desse 40  é pior ainda ok  =  quase fazer a metade do motor  p/ mudar p/ 50 hp   p/ que  ??/ então compra um 50 hp  ou 60 hp   já´ original   como Ricardo disse  né ??

 resumindo =  como já debatemos  muito sobre o 15 super  =  ñ é viável  fazendo  na risca como deve ser;  feito  tecnicamente ok  =  já´imaginava  que tinha q tomar esse caminho e todas essas mudanças  = inviável  nem pençar uma coisa assim aqui no brasil  ok /

guto muito obrigado  pela atenção  parceiro  ;   sabe oq o povo esquece e se deixa enganar  ?? e vç já disse em vários tópicos gutao =  e eu sou da msma opinião sua  ; pois   tenho noção  como é  os motores importados =  posso  reforçar oq vç sempre diz  = ESTAMOS NO BRASIL  ////   NEM COMBUSTIVELLLL   DESCENTE TEMOSSSS  ???    imagina  fazer uma transformação dessas  ?? 

é Ricardo  ñ é fácil amigão  //  força no manche turma /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje já acha o Tohatsu 50hp com manche e rabeta 15 polegadas aqui , visto que os outros 50 já são 20 polegas para  a comando a distância, mas quem tem um 40 Mercury 3 cil. e quiser tunar não vejo problema, eu mesmo faria se tivesse um assim como fiz com meu Seapro e com meu 18 XD.   Os testes do Reginaldo estão aí pra provar que as mudanças tem um bom efeito, e não aumentando demais o consumo

 

Editado por Guto Pinto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, exatamente, essa tunada/envenenada que o Sr Reginaldo sabe fazer,,, possa dar extra velocidade quase que no mesmo consumo seria muito apreciada, somente queria que fosse um pouco mais explanatória, eu pagaria tranquilamente a TI Naútica os R$250,00 se fosse aqui por perto, como não é, eu gostaria de poder fazer eu mesmo, só isso ...

O sonho não muito distante, de adquirir um Mrfim CLX 5.0 com um 40tão Mecury, me fez repensar o assunto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...