Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Kid M

Você é dos que planeja a pescaria, ou "vai"...

Posts Recomendados

 thcomedy.gif

 

Esse é um tema bastante controvertido, ou se preferirem, "menos consciente" do que deveria, por muitos de nós pescadores...

Ir pescar sem fazer um planejamento prévio é "correr riscos" de forma inconsequente e sem qualquer sentido...

Nos dias de hoje, com operadores fazendo grande parte desse serviço, aparentemente "ele passa despercebido", mas não é bem assim...

 

Um dos principais problemas de quem "planeja & organiza" é com os próprios integrantes do Grupo ! Incrível né, mas verdadeiro...

Algum "abnegado" passa um tempão se precavendo contra as dificuldades e logística necessária para tudo funcionar dentro do esperado, mas haverá sempre os que não distinguem isso, e mais até, reclamam bastante de fatos ou ações que não seriam de competência de quem coordena... (até falta de peixe, repiquete, etc...).

 

Trabalhar no planejamento prévio, é buscar a redução de coisas que podem "dar errado", tentando prever alternativas se isso acontecer !

Via de regra, o esforço (financeiro e logístico) de realizar uma pescaria é sempre uma preocupação da maioria ! Dessas de uma semana então...  suici::

 

Planejamento que se preza, começa com um ano de antecedência com coisas bastante simples, abaixo elencadas...

  • Onde será feita a pescaria, e em que época é a desejada. 
  • Quem (quantos) irão participar do esquema ? Isso é básico na pré-definição... (todo Grupo tem um tamanho)
  • Definição das opções de estadia no local desejado (Pousada, Barco Hotel, Acampamento, etc...) e cotação de preços
  • Fechamento da data escolhida (se houver disponibilidade) com o local escolhido, de preferência com um sinal financeiro.
  • Providenciar esquema de voo (programa de milhagem, ofertas, pontos de cartão, etc...) para ir e voltar sem problemas
  • Dependendo do local escolhido, estabelecer um recolhimento mensal de cada um dos integrantes, levando em conta :
    • Parcelamento do custo do pacote a ser pago pela estadia (pousada, barco hotel, guias, etc...)
    • Participação em despesas conjuntas estabelecidas como prioritárias/praticadas pelo Grupo, tais como:
    • Brindes, troféus, camisetas, iscas comemorativas e todos esses "mimos" que sempre animam as pescarias em Grupo.
    • Aquisição de mantimentos (água, cerveja, refris + comida) para uso durante a pescaria - se não estiver incluso no "pacote" (UM SACO)
    • Refeições feitas pelo Grupo no decorrer do trajeto até o ponto de pesca / hospedagem (eventualmente não inclusas no "pacote")
    • Traslados aéreos (fretamento) ou terrestres (quase sempre obrigatórios) até a chegada ao ponto de pesca / hospedagem 
    • Traslados do Grupo (quase sempre obrigatórios) da cidade mais próxima ao ponto de pesca atendida por voo comercial (se for o caso)
    • Gorjetas (faz parte da renda mensal dos guias/piloteiros/etc... essa remuneração - base hoje de R$20/25,00 / dia)
  • Processo de informativos (pelo Coordenador) do andamento das providências via e-mail, zap zap, ou qualquer meio de comunicação
  • Pelo menos uma reunião antes da partida (mais de 1 mês de antecedência) com os que puderem participar... (isso é importante para rever pontos).

Esses são alguns dos muitos detalhes que "envolvem" o processo de "preparar a pescaria" - vista sob o ângulo de ações comuns... longe de serem só essas...

Cada Grupo (ou Turma) tem suas próprias características e "nível de exigência", pois o "estágio de vida, experiência e ambição" sempre se fará presente !

O importante - SEMPRE - é saber (TODOS SEM EXCEÇÃO) que "a pescaria" é um local (ou uma ação) que busca a harmonia entre os integrantes e amigos !

É preciso desfrutar todos os momentos, e muitos deles se iniciam exatamente pela "preparação" do que será (ou deverá ser) encontrado !

Pesquisar, perguntar, buscar respostas, trocar informações, entre outras coisas, são ações naturais e inteiramente desejáveis no planejamento...

E ainda digo mais, quanto maior for a participação dos integrantes com o Coordenador, mais afinado será o resultado encontrado e muito a celebrar !

 

Insisto que esse é um "tema" como outro qualquer, e se o posto é por achar (ou presenciar mesmo virtualmente) experiências negativas nessas ações... (por falta de um melhor ou adequado planejamento prévio...). Coisa que pescador mais gosta de fazer (além de pescar) é conversar sobre o assunto, daí a facilidade de equacionar o tema... 

 

thcartoon-1.gif

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que sempre dou valor para quem planeja tudo isso.

Fico pensando o trabalho que da para fazer uma pescaria organizada e com grandes emoções.

Uma vez organizei uma pescaria aqui para nossos amigos e vi o trabalho que dá. 

Isso que iriamos apenas para o Araguaia. 

 

Por isso dê valor ao amigo que organiza a pescaria, e aproveite a pescaria e nunca vá de dúvida com o organizador pq ele passou tempo pesquisando a melhor forma acredito eu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando era solteiro era do " VAI", ia pra qualquer canto e tinha a vantagem de  poder "errar", se fosse ruim, a próxima já tava perto ,  depois de casado só planejando com muita antecedêcia porém escolhendo melhores lugares, mais confortáveis e com menos chance de "errar", ou seja virei um chato.  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz se planejar eu vou senão , vou tb , kkkkk

Pescar vou de qualquer jeito , o problema do planejar é que a maioria acaba desistindo , marcam no ímpeto de depois qualquer problema vira desculpa , eu se tiver de boa , convidar e for dentro dos custos momentâneos estou dentro.

O bom é que tralha tenho de sobra aqui , na verdade ando com alguma coisa no porta malas do carro né , kkkk , vai que tem um laguinho aonde vai visitar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedi a ajuda do pessoal daqui do fórum porque me propus a montar um grupo de amigos para ir a Argentina. Muitas dicas foram dadas e meti a cara a fazer.

 

Comecei em Nov/14, escolhemos o local, pousada, época.

 

Abri uma conta em meu nome e de outro amigo. Desde então, temos depositado os valores mensalmente, uns mais, outros menos. A pescaria acontecerá em Mar/16 e tem alguns que já estão com 80% do valor pago, outros com 10%.

 

Começamos em 6, como nos reunimos toda semana no bar de um amigo esse assunto sempre surge e eis que os outros começaram a ficar assanhados.

 

Hoje, 5 meses antes da pescaria, estamos em 22. Ou seja, fechamos um ônibus somente com a nossa turma. A ansiedade vai aumentando e digo, nem tanto pela pescaria em si, mas porque tenho certeza que provavelmente será a unica vez que vamos conseguir reunir todos de uma vez e com certeza, deverá ser a melhor de nossas vidas.

 

 Fico imaginando tudo esse povo junto num lugar confraternizando... zoação, risada... vai ser muito bom.

 

Tudo planejado. Redigi um contratinho onde todos assinaram e lá tá escrito tudo o que pode e não pode, principalmente em relação ao dinheiro.

 

Tem dado certo até agora... vamos ver daqui pra frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente programo minhas pescarias com 8 a 10 meses de antecedência , porém, já realizai algumas em curto prazo e que deram certo, acho que um pouco pela experiencia adquirida ao longo dos anos ( mas não sou tão velho assim KKKKK). Ja organizei grupos para amazônia em barcos hoteis e aki no MT em pousadas e acampamento no bruto barraca etc... Poucos imprevistos......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Turma grande é legal, mas é muito arriscado, já vi muitas amizades de anos se acabarem em pescarias, e sempre por motivos bestas.

Nós cada dia mais estamos ficando intolerantes e individualistas, toda turma vai ter o mão de vaca, o preguiçoso, o cachaceiro, o puteiro, o sistemático,  se não tivermos um pouco de paciência,  lógico dentro dos limites,   nenhuma turma dará certo.  

Nossa turma é bem restrita, uns 8 no máximo mas fomos criados juntos então é mais fácil, mas tenho saudades daquela época de acampamentos, mil planejamentos e pescarias com mais de 10 dias que meu Véio fazia antigamente e me levava, pescarias que não tinha hora  pra chegar em pra voltar, apenas íamos pescar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui sempre no final de cada pescaria planejamos a próxima, pra daqui 15 dias  :gorfei: e tem dado muuuito certo  ::tudo::  alegre::  danca::  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

Tenho intensão de pescar e conhecer outros destinos, más minhas pescarias se resumem ao nosso "quintal". O maior motivo de não planejar algo para fora é o fato de estar juntando $$$ para uma embarcação top  ::bassboat:: e por enquanto nosso Tietê vem suprindo a vontade de esticar as linhas...

 

lingua2::

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que na hora de planejar não precisa de "alvará", ai todo mundo vai kkk, mulher ruim não é a que não deixa o cara ir pescar, ruim mesmo são aquelas que cassão alvarás já expedito rss, esses dias um amigo meu ficou macho tava tudo planejado pra pescaria com o parceiro ai o cara vem e diz que a mulher cassou o alvará kkkkk

 

Jorel, verdades universais , kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui com a minha turma é diferente. Todas as nossas pescarias são de acampamento, umas mais longes precisam de mais preparo; outras de 1/2 dias, é só juntar as tralhas e sair, geralmente quando os rios menores estão cheios e quase sempre de barranco.

Ja as de semana, 10 dias, geralmente em um lugar mais longe no Rio Xingu, com um grupo que varia de 8 a 6 caboclos, é mais trabalhoso, mas como a turma já ta bem entrosada, sai de boa...pescaria de pobre né, um tem a canoa, eu tenho um rabeta, o outro tem as baterias com as luzes e tal, e a turma se revessa como cuca...cada dia um faz a bóia .

Tenho vontade de um dia, ainda poder ir a uma pousada, lá no Rio Negro de preferência mais por enquanto falta $tempo$ !!!!

Ficar uma semana no Xingu, da trabalho , a patroa as vezes reclama, mas aqui em casa eu tenho que "pagar" ela, acompanhando ela na igreja por uns dias...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A nossa turminha PNC já tem um planejamento "padrão" para pescarias distantes.Praticamente, um manual.Geralmente é em busca do tucunaré azul.São viagens em torno de 5 a 6 dias. Os contratempos foram sendo corrigidos após cada viagem.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que na hora de planejar não precisa de "alvará", ai todo mundo vai kkk, mulher ruim não é a que não deixa o cara ir pescar, ruim mesmo são aquelas que cassão alvarás já expedito rss, esses dias um amigo meu ficou macho tava tudo planejado pra pescaria com o parceiro ai o cara vem e diz que a mulher cassou o alvará kkkkk

E quando em vez de cassar o alvará, a mulher quer ir junto kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sou destes que se planejar a pescaria e a esposa não estiver nem começo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Véio fala que a minha geração é muito mimada e estressada.   "  Vc se estressam só pq  um Pneu furou, um piloteiro faltou, a comida não tava boa"  " eu ia na década de 70  de Cuiabá a Cáceres em estrada de terra , ficava atolado 2 dias, acabava comida , motor quebrava, e tudo era festa"  " E vcs por causa que de um piloteiro ruim fazem esse alvoroço"( vendo o relatos dos guias ruins na ultima pescaria)  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei: 

As vezes mesmo tudo mto bem planejado algumas coisas podem sair fora do normal e temos que  ter psicológico pra lidar senão vai td pro brejo, e uma pescaria ruim pode se tornar péssima

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Véio fala que a minha geração é muito mimada e estressada.   "  Vc se estressam só pq  um Pneu furou, um piloteiro faltou, a comida não tava boa"  " eu ia na década de 70  de Cuiabá a Cáceres em estrada de terra , ficava atolado 2 dias, acabava comida , motor quebrava, e tudo era festa"  " E vcs por causa que de um piloteiro ruim fazem esse alvoroço"( vendo o relatos dos guias ruins na ultima pescaria)  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

As vezes mesmo tudo mto bem planejado algumas coisas podem sair fora do normal e temos que  ter psicológico pra lidar senão vai td pro brejo, e uma pescaria ruim pode se tornar péssima

 

Pois é guto ouço muito isso que antes o pessoal ia pescar para não ficar estressado e hoje as vezes acontece durante a pescaria. Acho que isso acontece muito por estarmos cansados do dia-a-dia em que vivemos, são muitos problemas, afazeres, contas a pagar e quando saimos deste mundo e partimos para uma pescaria vislumbramos tudo da forma perfeita o que quase sempre não acontece e acabamos nos frustrando com pequenas coisas como as que você citou, mesmo tudo estando tudo planejado nos mínimos detalhes.

De certa forma é melhor um dia ruim de pesca do que um bom dia de trabalho.

 

 

 

Agora sobre o assunto do tópico gosto de planejar as coisas e ir para a pescaria com o pé no chão, afinal o $$ está difícil, todas as viagens que faço são planejadas de acordo com a distância, ano que vem vou conhecer e pescar a primeira vez na amazônia e já está combinado com o grupo desde o mes 8 deste ano, já estamos guardando o dinheiro e ansiosos para o dia do embarque!

kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou pegar um gancho com o Guto, "Virei um chato". Julgo o planejamento uma das partes mais prazerosas da pescaria. Levar as coisas certas, acertar nas quantidades, correr conforme o previsto são coisas que me afagam o ego. Nos últimos anos mudei o perfil de minhas pescarias, pesco com a patroa, procurava um lugar onde pudesse ir de caminhonete, levar minhas coisas como bebida, gasolina, carnes e meu barco. Adotei o Araguaia e ele me adotou. Pescamos a cinco anos na mesma data, lugar, hotel, piloteiro. A  caminhonete ficou pequena, tenho que puxar uma carretínha, comprei um barco que mora lá, levo o motor, sei qto gasto exatamente de cada item por dia de pesca, Toda esta logística me permite um custo de menos de 50% de uma pescaria pacote fecha do, mas se o planejamento não for correto, sai mais caro. Nada contra pescar com uma boa turma e deixar tudo por conta do operador, mas qdo vou numa desta, fico perguntando qto gasta disso, qto gasta daqulo, a potência do gerador, a marco do motor :gorfei:

Acho que é TOC suici::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ainda to na idade (34) de que tudo pra mim serve.... nas pescarias de acampamento que fazemos aqui... nada me incomoda.

 

Fazemos um planejamento e seguimos em frente sem se preocupar muito... se esqueceu daquilo, dá um jeito de contornar de outra forma.

 

Essa última, inventei de levar só um colchonete fino, resultado: errei no planejamento. Não conseguia dormir de jeito nenhum, acordava de meia em meia hora com dor nas costas.

 

Quando não dava mais, levantava as 03:00 da manhã, sentava numa cadeira na beira do barranco e ficava ali sozinho olhando aquela imensidão de água.

 

Acabou a água (muito calor), entramos mato a dentro e achamos uns pés de coco, e vai água de coco pro bucho.

 

Tem alguns do grupo que são meio sistemáticos sim... tem que ser tudo certinho, eu não to nem aí... qualquer coisa me serve.

 

Se o companheiro me acordar as 02:00 da manhã e me chamar pra pescar, to dentro, junto as traia e vazo.

 

Pode ser que quando a idade avançar, tudo isso mude. Por enquanto, é o que há.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Ninguém Planeja Falhar .... mas se Falha por não Planejar"

As minhas sempre sao planejadas .... sempre grupos pequenos ....6 ou 8 no máximo. .... ninca tivemos problema

O que define o sucesso é o GRUPO ..... por isso só vamos com quem ja conhecemos e sabemos que se enquadra no nosso ritmo

Tenho outros ótimos amigos que sao fantásticos, mas sei que daria rolo se colocasse numas empreitadas dessas

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Quando me mudei para Minas Gerais e queria conhecer os pontos bons de pesca comecei a aceitar convites de todos os pescadores que ia conhecendo, más não me adaptava a falta de planejamento de alguns grupos com os quais fui pescar, aquela coisa do "vamos e lá a gente vai se adaptando", hum!, foram uns apertos danados, más a gente vai conhecendo pessoas e acaba se juntando aos que pensam de forma similar e assim acabamos formando uma turma muito bacana de pescadores e foram a partir dai muitas pescarias divertidas e com bem menos sofrimento, digo menos porque penso que não exista pescaria de barranco sem sofrimento, bom, más a partir dai passamos a planejar melhor as nossa idas ao São Francisco, ai surgiu uma lista básica de itens e uma divisão de tarefas, ai tinha quem se encarregava das iscas, quem fazia as compras e por ai vai e uns dias antes da viagem nos reuníamos na casa de um dos membros do grupo para repassar tudo, ai era só alegria, não se esquecendo é claro daquela parte sofrida inerente ao processo rsrsr.

 Quando comecei a vir de minas pescar aqui em Goiás já foi utilizando a prática de pensar antes de fazer e assim fomos reduzindo os contratempos  que ia surgindo a cada viagem, eu fazia os cálculos dos custos e nós discutíamos tudo, havia uma lista de itens a verificar que ia desde a revisão do motor de popa e do carro até o protetor solar, e assim foram muitas vindas a Serra da Mesa que nos trouxeram muitas alegrias, agora que me mudei para Goiás e vou com frequência semanal a Serra da Mesa ainda tenho a prática de checar uma lista de itens antes de sair rsrsrs, força do habito!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...