Ir para conteúdo

Lancha de Mar


Posts Recomendados

Boa tarde pessoal, vou publicar aqui uma experiência que tive onde pegamos uma lancha de mar muito mal cuidada em um negócio.

Não vou citar valores, pois são bem altos.

Trata-se de uma lancha Colunna 325 Sport com uma parelha de motores Mercruiser 2.8 turbo diesel com rabeta duoprop.

Tinha visto a lancha uns 6 meses antes de entrar no negócio e ela estava funcionando perfeitamente. Ficava na água, isto é, marina molhada e o dono dela durante esses 6 meses não fez manutenção alguma, nem a troca dos anodos de sacrifício, que é de vital importância para manter as partes de metal das rabetas e motores intactos. Cada jogo de anodo custa cerca de 380 reais aqui no Brasil, e ele não trocou.

Resumindo, tive que reformar a lancha toda.

Quando veio do litoral pra cá, veio junto um orçamento de uma náutica de Itajaí-Sc no valor de 98 mil reais para concerta-la.

 

Veja como a lancha chegou a mim:

 

wpurlKu.jpg

 

f4lydiN.jpg

 

1Ld6G1K.jpg

 

JAsu1ot.jpg

 

Bx4xOdu.jpg

1T2rGLB.jpg

 

 

Era de chorar!!

Uma lancha de 32,5 pés ano 2007 chegar nesse estado!

Como desde que me conheço por gente sou apaixonado por náutica e resolvi por conta fazer o serviço.

Levei a lancha na oficina de um amigo meu que é meio Macgyver e iniciamos os trabalhos.

Vocês não tem ideia como um motor desse é complexo, desde a parte de refrigeração, injeção eletrônica e tudo mais.

Resumindo, depois de 5 meses trabalhando em cima dela e 50 mil reais gastos ela ficou pronta.

Fiz inteira, desde estofamentos, portas de acrílico, fechamento total, tudo!

 

Outro grande problema que enfrentei foram os motores de partida dela, o mar corroeu tudo!

Achei 2 no Brasil, um em Itajaí e outro em São Paulo, no valor de 6 mil reais cada um!!

Isso mesmo!

Tivemos que fabricar 2 motores com base nos originais.

 

kItcyU4.jpg

 

WV2xdkv.jpg

 

9cHmJI0.jpg

 

Ioje0VY.jpg

 

uAtkjt1.jpg

 

DMOD7Z7.jpg

 

RHvJJVi.jpg

 

yB155Gp.jpg

 

4fI8zJO.jpg

 

4kBM9T5.jpg

 

 

 

Essa é a lancha pronta!

 

Um prazer imenso navegar com ela, sem igual!

 

Mas o motivo do tópico não é esse, e sim mostrar como o mar pode acabar com um equipamento.

Tenho 2 motores que eram do mar, um 115 Ficth Ram e um 175 Ficth também.

Foram muito bem cuidados e quando comprei eles fiz uma inspeção meticulosa.

 

Vamos aos passos:

Olhe os anodos de sacrifício, se foram trocados ou o estado deles, pois quando chegam em 50% de corrosão tem de ser trocados.

Tire o capô do motor e verifique se tem marcas de sal e parafusos enferrujados.

Tire as carenagens laterais e olhe como esta a pintura da rabeta, pois do limite da carenagem até a cabeça de força do motor fica difícil você "adoçar" ele e normalmente tem corrosão ali.

 

E sempre que for comprar um motor usado, nunca confie no horímetro dele. Pague pra um mecânico passar o computador nele e assim você vai ter um relatório completo do motor, das suas panes, como foi usado, quanto tempo em cada faixa de rpm e tudo mais. Até se ele foi superaquecido.

 

Vou dar um exemplo do meu jet ski. Desde novo ele ficou na Jet Point em Balneário Camboriú, onde você paga uma mensalidade para deixar ele guardado e uma taxa de rampa no valor de 200 reais toda vez que colocar ele na água. Vale muito a pena, pois quando retiram eles lavam o jet inteiro, motor com água quente e tudo mais, depois tem a lubrificação dele desde bobinas de vela e tudo mais. Meu jet é 2009 e ficou a vida inteira no mar. Está como eu tirei da loja.

 

Espero ter matado a curiosidade e qualquer dúvida estou a disposição!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará, meu avó tinha um barco da Levefort 21 pés, motor de centro Yanmar 7,5hp, nós neto apelidamos a embarcação de Tototó, por causa do barulho do motor.

 

Ele me deu o barco, mas só para levá-lo ao destino final ficaria 2,8 mil. Tinha mato crescendo no interior. Enfim, o barco estava todo arrebentado.

 

Dá uma dó ver coisa boa assim jogado às traças. Coloquei na ponta do lápis e vi que era melhor comprar um barco de 5m + carretinha e um Super 15.

 

Phodis viu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nego relaxado destroi com td.... tenho um conhecido q se vc der uma barra de ferro p ele ,  te garanto em meia hora  a barra volta torta batida com ferrugem e uma trinca e ele nem percebe...

 

essa lancha deve custar zero uns 220 mil, usada uns 120 mil, o cara detona a ponto de ser viavel o conserto apenas por qm ama mesmo...

 

soh uma dica, mesmo os gel coat novos, nao podem ficar mais que alguns dias em contato com a agua, penetra dentro da fibra, portanto, o correto seria deixar muitos dias secando, lixar ate chegar na fibra e refazer a pintura..

 

a NAUTICA desse mes fala bem sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que nada Astra, vendi ela por 250 paus.

Para você ter uma ideia cada conjunto de motor e rabeta hoje sai em torno de 130 paus. São duas hehehehe

Fora casco e acessórios.

Achei uma 2013 no ML com a mesma motorização por 439!!

 

A brincadeira é forte ali. Tem muito acessório caro. Você tem a opção de colocar desde boiler de água quente até ar condicionado.

Tem 2 camas de casal na parte inferior.

Uma casa heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, realmente não é nada barato.

A taxa de marina dela é por pé. Fica em torno de 3500 por mês.

Cada abastecida pra encher o tanque fica em torno de 1300, depende o posto. Por serem flutuantes eles abusam no preço do diesel. Ae tem também os mais cuidadosos que só abastecem o diesel verana, que é  como a gasolina poddium do diesel.

Fora a manutenção dela.

Se você usa bastante até que vale o investimento, principalmente no mar. 

Tenho um amigo que tem casa em Ubatuba-Sp que tem uma Phantom 300 e com ela ja fomos até Paraty-Rj. Coisa de louco a paisagem.

 

hWbGC1n.jpg

 

Essa é uma prainha que fica nos fundos da ilha Anchieta. Só chega de lancha. Praticamente uma praia particular heheheh

 

u51b6HT.jpg

 

Essa lancha tem uma parelha de Volvo 200Hp Duoprop

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em relaxo , um mecanico aqui de motosserra me contou que chegou um motor de popa Evinrude 15hp em sua oficia , o mesmo estava com o capo todo riscado em cima , o dono do motor chegou ao ponto de cortar isca em cima do capo com faca ::nada:: . Cara como pode ser tão relaxado assim ? Isso é coisa que custa caro para comprar e manter !!! To indiguinado com isso ::nada::  ::nada::  ::nada::

 

A e desculpe Diego , ficou um belo trabalho a sua lancha ::tudo::

Editado por AndersonLuis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...