Ir para conteúdo

Protetor de hélices


Posts Recomendados

e na hora de vender o motor gilbertinho ??????  

minha opiniao aqui   =   ñ se fura ;  nem solda  ; ou  outra coisa do tipo  na rabeta ou motor de popa ok  joia:::

agora =  gosto e de cada um ok  =  e no seu motor vç faz oq bem entnende /

agora;  se vç usa msmo o motor apenas em aguas rasas sempre = compre   um motor jet  ok  = p/ uso especialmente  em aguas rasas /

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Fabio Giovanoni disse:

e na hora de vender o motor gilbertinho ??????  

minha opiniao aqui   =   ñ se fura ;  nem solda  ; ou  outra coisa do tipo  na rabeta ou motor de popa ok  joia:::

agora =  gosto e de cada um ok  =  e no seu motor vç faz oq bem entnende /

agora;  se vç usa msmo o motor apenas em aguas rasas sempre = compre   um motor jet  ok  = p/ uso especialmente  em aguas rasas /

abraço :good:

Onde tem motor Jet pra comprar aqui no Brasil?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fernando  = eu importo tudo  oq preciso   ;  mas tá fodaaa  viu  parceiro  $$$$$$  ;   tudo preço dolar ;  ou euro;  se for europa ok  / 

 gutao deve saber melhor  oq dizer p/ vç   ok  = sobre essas importaçoes  = mercury ; evinrude ; tohatsu  = que ao meu ver sao top  ok/

minha  opiniao  = vç vai ter que encomendar  em  alguma conssecionaria ;  q  vai importar o motor  ok / 

pelo menos é oq faço.;  qto aos   motores;  e peças  importadas  ok  /

agora  =  prepare  $$$$     ......  pois vai ser como trazer=  uma moto;  ou carro  importado ;  e especial ok  /

depois  quem sabe  trabalhar  c/ ele  e peças  ok  /

agora  isso se vç realmente usa  profissionalmente  esse motor  né  ??/  

caso contrario =  acho besteira  = coloca um protetor  helice descente ;  bem projetado ;  e  boa  né ??

abraço  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Gilbertinho disse:

Turma, esse tema merece ser bem discutido, e já que há mais de uma alternativa disponível para obter-se a proteção da rabeta do motor, ofereço a que uso: mando soldar uma aleta na parte final da quilha, uma espécie de barbatana de tubarão, confeccionada com uma chapa de alumínio de 5 ou 6 mm de espessura, capaz de aguentar bem o solavanco que ergue a popa quando da topada numa pedra ou tronco. É bem simples e barato de fazer: basta um pedaço de chapa da liga naval 5052 com comprimento em torno de 1 metro e largura na medida do fundo do barco (quilha) ao final da rabeta do motor, cortada na forma triangular (pode ter a face inferior suavizada).  Solde na quilha de modo que a extremidade mais larga fique rente à popa, alinhada com a canela da rabeta. Em casos excepcionais, pode ter o hélice amassado, mas a rabeta é preservada. 

Se alguém quiser aderir, bem-vindo.  

Gilbertinho   

Eae Gilbertinho, você já havia citado essa "barbatana" uma vez, até o Guto já pediu e eu também vou pedir, bate umas fotos para que a gente possa ver |!!!! toda informação é útil e valiosa ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

e na hora de vender o motor gilbertinho ??????  

minha opiniao aqui   =   ñ se fura ;  nem solda  ; ou  outra coisa do tipo  na rabeta ou motor de popa ok  joia:::

agora =  gosto e de cada um ok  =  e no seu motor vç faz oq bem entnende /

agora;  se vç usa msmo o motor apenas em aguas rasas sempre = compre   um motor jet  ok  = p/ uso especialmente  em aguas rasas /

abraço 

Fábio, não vejo problema, já que nenhuma alteração é feita no motor, só no barco. E se vender o barco, o novo dono pode manter ou retirar a proteção, o trabalho é mínimo.

Quanto a comprar um Jet para navegar em águas rasas, informo que além das 3 lanchas que possuo (amanhã postarei a popa da que tem a proteção, tenho também um Jet Boat Yamaha com 2 motores zero de 135 HP. Água rasa não me preocupa.

 Meu medo, e acho que todos tem, é de bater a rabeta num tronco boiando ou submerso, ou ainda numa pedra, e a proteção que uso me deixa bem tranquilo.

Veja o tópico amanhã, por favor.

Abraços,

Gilbertinho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gilbertinho  = agora sim que fiquei;  sem entnender mais nada kkkkkk  ????  doeu::

pelo que vç disse ai  em cima  = eu entnendi que vç soldava  um tipo de barbatana de tubarao  no final da rabeta do motor  ok  ??? 

ñ entnendi bem ;  oq  quis  dizer c/ soldar  na rabeta  ok  ???   pençei que vç prolongou a rabeta c/ um pedaço de aluminio ; soldado na rabeta ok / 

vamos esperar  as fotos    amigao ;   e mais detalhes =   desculpe  se me enganei ;  a respeito  do motor ; rabeta /

se possivel posta as fotos  do q vç falou  amigao  ??? 

abraço  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mandei fazer um protetor de helice para meu tohatsu 18 vo tirar uma foto e posto hj ! 100 % funcional kkkk fds fui pescar e deci uma corredeira boca escura bem rasa e agua forte dei umas porrada na pedras e nao fez nada a nao ser aguns  riscos na protecao !

medi a velocidade no gps sem a protecao e com a protecao perdeu 3 km hora ! motor nao vibra anda file pra por e tirar e so com um parafuso e nao precisa solda nada e nem furar nada e a questao desse protetor q a genti usa aqui nao e so rabeta e o helice tambem oq adianta nao riscar ou quebrar o leme e destruir o helice ? kkkkk pra motor ate 40 hp e file  pq na onde ando riodeu uma baaxada e correr risco mesmo conhecendo bem os pontos vou postar a foto mais tarde !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Ricardo Arrais disse:

Eae Gilbertinho, você já havia citado essa "barbatana" uma vez, até o Guto já pediu e eu também vou pedir, bate umas fotos para que a gente possa ver |!!!! toda informação é útil e valiosa ! joia:::

Caros Ricardo e Guto: Aí vão fotos da proteção que uso. Notem que ela está um pouco torta, preciso endireitar. Subi num pedral recentemente, dando um pinote danado, mas o importante é que nenhum dano foi causado à rabela e o hélice. Podem olhar na canela do 115 (não estranhem o motor estar sem o hélice, eu retiro para funcioná-lo no tambor).  Ah, essa curvatura no casco não tem a ver com a proteção, serve para evitar que a lanchinha cavite, já que o espelho de popa é um pouco alto.

IMG_20161025_081641977.jpg

IMG_20161025_081531289.jpg

IMG_20161025_081554904.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Top como proteção parece bem util. mas não atrabalha em curvas ou refrigeração visto que deve causar uma turbulência

Guto, não há prejuízo à refrigeração. Navego aqui na Amazônia por até 12 horas seguidas no pau, vencendo distâncias de 300 a 400 quilômetros numa só tacada. A barbatana ou aleta me dá muita tranquilidade, porque se bater a rabeta já é ruim, imagine em alta velocidade. Nunca houve problemas com a refrigeração, confiro de minuto a minuto, até estendi uma mangueira da saída de água do motor até a região do manche, pra não ficar com torcicolo no final do dia.

Há diferença no comportamento do barco, que não mais fará curvas secas devido ao arrasto da aleta, e como já disse anteriormente, acho até bom, porque reduz o risco de uma capotagem. Dependendo da largura do rio, você precisa se comportar como um carreteiro: abre pra entrar na curva e fecha no rumo do bico oposto, saindo de novo bem aberto. A gente acostuma depressinha, é até legal fazer isso numa velocidade de 30 ou 40 nós. Veja que tal qual um veleiro ou um caiaque moderno, a aleta reduz a tendência de rolagem do barco, não há como negar.

Olha, estou reformando uma Marajó 17 e construindo uma cabinada de 24 pés (tenho em casa todos os equipamentos e máquinas, inclusive inversora para soldagem de alumínio, náutica é meu hobby), logo vou postar fotos delas e também do Jet Boat Yamaha, que não precisa de tal proteção. Ambas receberão o mesmo tipo de proteção da rabeta e do hélice, sem medo de ser feliz.

Vai um abração.

Gilbertinho, (o pescador de Lobó Graúdo da Amazônia).  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se o propósito lhe serve então nota 10,,,,,,,,,, o que vale mesmo é a experiência, e a funcionalidade sendo provada e atestada, é o que interessa,, por mim está de parabéns palmas::

Essa "curvatura" que você disse também é chamada de "Tunnel Hull"  Muito usada em embarcações com motores de Centro,,, eu trabalhei por quase um ano na Ilha de Sanibel, Flórida ... na "Shamrock Boats " ( https://www.facebook.com/ShamrockBoats/ ) 

63850d1321643431-pocket-drive-ala-shamrock-pocket.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Proteja seu motor com protetor Collet

Não gera arrasto e nem consumo.

Não fura seu motor.

Aprovado por órgãos públicos.

Atua como estabilizador submerso e estabilização gera economia de combustivel.

Todo impacto na helice danifica TODO seu motor, são trancos que a fricção não impede que chegue até em cima.

Empena até o eixo cardan, que depois de empenado, o motor fica igual um vibrador.

Portanto amigo pescador, não é uma simples hélice que está em jogo, mas seu motor.

Saiba mais em Colletprotetores.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...