Fiedler Postado Maio 26, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Maio 26, 2016 Srs. Sou novo no forum e tenho uma duvidas com este motor Jonson 50 hp modelo VJ50TLETF bom tentei Tirar a Rabeta para trocar o rotor da bomba d agua porem nao consegui tired os 4 parafusos que Solta a Rabeta Mais nao sei se tem Mais alguma trava porocurei Mais nao achei estero que algum me ajude obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Blumenau Postado Maio 26, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Maio 26, 2016 É para ter um dentro do anodo, aquele direcional e tem que soltar a vareta do cambio por cima se não me engano. Fis isso há mais ou menos 20 anos atrás e não me lembro muito bem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fiedler Postado Maio 26, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 26, 2016 Boa noite Renato eu sou leigo nesse assunto no caso esse anodo seria oque ? teria como mandar fotos se vc puder....tirei a tampa do motor e por cima nao encontrei nenhum porca ou coisa parecida que poderia soltar para liberar a vareta do cambio...outra duvida esse estou tentando retirar essa rabeta para chegar até o rotor ou aranha pois ao colocar o orelhão com a mangueira a água fica saindo momento que eu engato a ré para de sair água..... hoje coloquei o motor no tambor com água porém notei que a água não circula ou seja não sai água..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Maio 26, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Maio 26, 2016 1 hora atrás, Fiedler disse: Boa noite Renato eu sou leigo nesse assunto no caso esse anodo seria oque ? teria como mandar fotos se vc puder....tirei a tampa do motor e por cima nao encontrei nenhum porca ou coisa parecida que poderia soltar para liberar a vareta do cambio...outra duvida esse estou tentando retirar essa rabeta para chegar até o rotor ou aranha pois ao colocar o orelhão com a mangueira a água fica saindo momento que eu engato a ré para de sair água..... hoje coloquei o motor no tambor com água porém notei que a água não circula ou seja não sai água..... Pelo visto , como não entende muito das partes do motor , é melhor leva-lo para um bom mecânico , pois para estragar tentando arrumar é facím facím ... Elias Neto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Maio 27, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2016 leve num mecanico... dependendo de como for o varao, eh bem complicado retirar, alguns sao simples ao extremo outros nao.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fiedler Postado Maio 27, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2016 ok obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fiedler Postado Maio 27, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2016 1 hora atrás, Anderson luis ribeiro blas disse: Pelo visto , como não entende muito das partes do motor , é melhor leva-lo para um bom mecânico , pois para estragar tentando arrumar é facím facím ... ok obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Maio 27, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2016 fiedler = se eu fosse vç amigão = escutava a turma ai viu = vç ñ tem muita noção de mecânica parece né = então leva p/ um profissional de sua confiança ok = se ñ tá conseguindo desmontar = fica pior depois p/ montar corretamente ok = outra coisa tem motores jonsohn q é meio chato essa parte e diferente dos outros motores ok e conforme o motor e ano a alavanca de cambio é ligada por pino elástico e ñ porca nem parafuso ñ tenho certeza mais é diferente e mais complicado doq em outros motores ok // abraço // Anderson Luis Ribeiro Blas reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fiedler Postado Maio 27, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2016 22 horas atrás, Fiedler disse: Srs. Sou novo no forum e tenho uma duvidas com este motor Jonson 50 hp modelo VJ50TLETF bom tentei Tirar a Rabeta para trocar o rotor da bomba d agua porem nao consegui tired os 4 parafusos que Solta a Rabeta Mais nao sei se tem Mais alguma trava porocurei Mais nao achei estero que algum me ajude obrigado Srs. Obrigado pela orientaçao e preocupaçao reference ao meu motor com certeza vou fazer oque os senhores falaram vou procurar um mecanico até me familiarizar mais com o motor obrigado. Só a titulo de curiosidade achei na YouTube Como desmonta o varäo do cambio Para aqueles que ten mais habilidade em mexer com este motor o link 1996 WATER PUMP JONHSON aparecera varios Hps de motores...onde ele esplica detalhadamente Como remover a rabeta Como desconectar o varao do cambio ...acredito que nao estava encontrando aqui devido o motor ser importado do USA ...espero ter retribuido o favor...E de is Srs que moram na regiao de SAO PAULO que possa me indicar um mecanico EU agradeceria de possivel que a revisao fosse abaixo de 500,00 reais pois nesse valor encontrei dois mad achei Caro POR ser uma revisao que iria trocar oleo de rabeta e limpeza de carburador caso fosse trocar rotor ou aranha a peça seria aparte.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Maio 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Maio 28, 2016 Em 27/05/2016 at 15:24, Fiedler disse: Srs. Obrigado pela orientaçao e preocupaçao reference ao meu motor com certeza vou fazer oque os senhores falaram vou procurar um mecanico até me familiarizar mais com o motor obrigado. Só a titulo de curiosidade achei na YouTube Como desmonta o varäo do cambio Para aqueles que ten mais habilidade em mexer com este motor o link 1996 WATER PUMP JONHSON aparecera varios Hps de motores...onde ele esplica detalhadamente Como remover a rabeta Como desconectar o varao do cambio ...acredito que nao estava encontrando aqui devido o motor ser importado do USA ...espero ter retribuido o favor...E de is Srs que moram na regiao de SAO PAULO que possa me indicar um mecanico EU agradeceria de possivel que a revisao fosse abaixo de 500,00 reais pois nesse valor encontrei dois mad achei Caro POR ser uma revisao que iria trocar oleo de rabeta e limpeza de carburador caso fosse trocar rotor ou aranha a peça seria aparte.. Grande Fieldler , esses videos do You tube são muito bons , dá para aprender muita coisa com esses vídeos . No caso da limpeza do carburador e troca de óleo da rabeta , não se assuste , mecânico de oficina náutica é assim mesmo metem a faca . Aqui um mecânico de motosserras (Não tem oficina náutica aqui) me pediu 120 conto a limpeza de carburador do Yamaha 15HP , ainda bem que não preciso limpar o carburador , pois perguntei por curiosidade . O óleo da rabeta eu mesmo troquei e me custou 18 reais ,é muito fácil de trocar o óleo da rabeta , tem vários vídeos explicando como fazer . Já a troca do rotor da bomba da água não tenho nem ideia do valor de mão de obra , não deve ser barato . O importante é levar o motor em um mecânico de confiança , colocar peças originais , fuja das paralelas principalmente o rotor , e pence que o barato pode sair muito caro , pois um rotor de bamba da água que apresente defeito prematuro pode causar muito transtorno , alem do financeiro , te deixar na mão no meio do rio . Leve o seu motor em um mecânico e acompanhe o serviço , assim você já vai se familiarizando com a mecânica podendo você mesmo no futuro praticar as manutenções se estiver seguro para isso ok ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fiedler Postado Maio 28, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 28, 2016 Ok vou fazer isso vou mandar em um mecânico grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 2, 2016 sr. fieldler = de inicio como foi mencionado no tópico vç deve levar p/ um técnico de confiança = mas se vç ficar perguntando e olhando bem como ele procede o serviço e a revisão = certas coisas se tornam simples e o sr. msmo pode fazer em sua casa se tiver umas ferrramentas boas e o conhecimento = como troca de velas / troca de óleo rabeta / qdo aprender os macetes da troca do rotor da bomba d agua q também vç msmo pode fazer . e c/ mais pratica ainda ate limpeza e regulagem do carburador = já da p/ economizar um bom dinheiro né ??? agora se o sr acha q ñ é p/ vç parte mecânica = ñ poe a mao se ñ piora e fica muito mais caro doq ia economizar ok = só meche no motor se o sr. tem certeza de como desmonta e monta corretamente = sempre assim = outra coisa = sempre qdo for fazer algo no motor = vai tirando fotos das etapas de desmontar / fica mais fácil p/ montar depois e aprender corretamente / abraço // Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fiedler Postado Outubro 10, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 10, 2016 ok pessoal obrigado pelas dicas e recomedações de todos um grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 10, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 10, 2016 fiedler amigao ; o seu motor é = 1996 o ano ?? conceguiu algo a respeito ??? deu certo ??/ resolveu ?? abraçao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Outubro 10, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 10, 2016 Em 28/05/2016 at 08:51, Fiedler disse: Ok vou fazer isso vou mandar em um mecânico grande abraço. Eu faria eu mesmo ! ! ! ! ! já apanhei bastante "mexendo" nos meus motores, mas é extremamente agradável qdo nós mesmos o fazemos, existem sim muitos serviços que eu não me meteria a besta de "fuçar" mas na grande maioria vç consegue sim ! - lembre-se sempre de ter um "CHÃO LIMPO", para que não perca peças que possam vir a cair e "Desaparecer", se possível coloque um PANO logo abaixo do motor ...... - Tire fotos do processo e vá "deitando" as partes na mesma ordem em que ás retirou ! ! ! - Use vídeos do Youtube sim, procure "PESQUISAR" em Inglês, pois aparecem muito mais opções, apesar da dificuldade de muitos para entender a língua, somente pelo "Visual" já da para saber onde fica aquela "Travinha" maldita que parece estar tornando impossível o desmonte ! ! ! !! Ás vezes demoramos 4,5,ou até 6 horas parar abrirmos e consertarmos pela primeira vez, já na segunda vez, MEIA hora e pronto, se torna muito mais fácil qdo sabemos, e é este o valor cobrado pelos mecânicos, sabedoria vale muito ! ! ! mas qdo se tem tempo, pode-se economizar vários Temers com paciência e boas ferramentas ! Só meus 2 centavos ! Abraços . . . . . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 10, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 10, 2016 conforme = o ano ; e modelo = esses motores 50hp johnson = tem motores que sao = PROPULSAO JET tamnbem ok / abraço turma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fiedler Postado Outubro 12, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2016 Sr. Boa noite o meu motor deve estar com algum problema ele é um Jonson 50hp ano 91 antes o problema estava no rotor foi trocado e estava jogando água que era uma maravilha ...bom resolvi colocá-lo na água o barco não engatava a vante porém a ré estava perfeita....porém para engatar a vante tinha que dar algumas aceleradas então entrava dando um tranco,e navegava normal,até uma nova parada .. assim que desengatava era a mesma luta tenha que dar algumas aceleradas e engatava ...onde decidi trocar a vareta do câmbio por uma nova após trocado foi regulado mas o problema persiste procurei um mecânico o mesmo disse que pode ser a engrenagem do câmbio !!!! .....mas como a engrenagem do câmbio vante se após que ele engata o barco desenvolve normal sem dar tranco ..O mecanico me cobrou 300 reais para desmontar o câmbio fora as peças que serão trocadas caso for o caso Em 10/10/2016 at 15:50, Fabio Giovanoni disse: conforme = o ano ; e modelo = esses motores 50hp johnson = tem motores que sao = PROPULSAO JET tamnbem ok / abraço turma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Outubro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2016 ,sei não (aliás tenho uma idéia) mas vou esperar o fobio resonder kkkkkkkkkkkkkkkkk, isso claro, depois que alguém que saiba, der uma resposta a altura Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2016 nossa sr fiedler = que chato a situaçao c/ seu motor viu ... amigao minha opiniao aqui = se antes de desmontar ; a rabeta superior estava engatando perfeito as marchas = ñ é cambio ( a ñ ser que fizeram algo errado ) / tem jeito certo p/ desmontar e montar c/ folgas e ajustes ok / revisaram = a regulagem correta= da vareta de engate da alavanca / cambio ?? é alavanca original do motor ??/ tem muitas variaveis ( tem que saber fazer e ser bem feito ) / caso de cambio e engrenagens = $$$$$$$ choraa ...... e ñ vira peças paralelas ok / dentro do cambio = tem calços de engrenagens e pinos ; esferas; e molas + as engrenagens ( ñ é simples assim ) / pode ser a vareta ; e montagem que vç disse que trocou ou = a peça que faz; o eixo carda do motor = engatar frente e re = que é o seletor o ( seletor de mudanças ) / agora falando assim sem ver o defeito é fodaa né kkkk .... ( desta forma sem ver sem mecher ao vivo ; temos uma noçao apenas de onde pode ser o defeito ok ) e ñ podemos dizer c/ toda razao e certeza onde esta o defeito ok ) = sabemos onde pode ser onde devemos verificar e tals / e se ñ for a vareta ou regulagens que citou ai em cima = só abrindo o cambio msmo ; p/ examinar / agora pelo que eu saiba = todas engrenagens ; seletor calços e tals = tem tolerançia de folgas; e ajustes ok / tem cambio c/ sistema rotativo ; deslizante ; c/ came ; deslizante c/ 2 ou 4 esferas e tals = varios tipos de cambio e sistemas de engate de marchas ok / ñ tive tempo de pesquisar seu motor e cambio ; mas o sistema desse seu 50hp é basicamente esse da foto = agora tem que examinar c/ experiencia e c/ calma por alguem que entnende e sabe oq faz ok = $$$$$$$$ muita calma nessa hora ....... dificil encontrar profissional c/ tecnica e c/ pratica hj em dia ????? e ai = só joga $$$$$ e ñ tem soluçao ;;;;;; ou resolve mais ou menos ????/ sei como funciona ???? se eu fosse o sr = antes de abrir cambio = leva esse motor p/ um mecanico que manja = de johnson e tem experiencia ok / porq alem das peças serem caras = se ñ souber mecher c/ esse cambio = ñ vai ficar bom ok / e tem que ter ferramentas especiais alem disso p/ fazer o serviço ok / cambio tem ajustes e tolerancias de folga e ñ é simples como todos acham ok olha a foto do cambio do johnson 50hp original 1991 = tirei do catalogo do motor ok = tamos nessa sr fiedler = sempre na intençao de colaborar ; e ajudar da maneira do possivel ; ok tem muitos aqui do forum que sabem muito mais doq eu = que podem tambem contribuir c/ as duvidas = EM VEZ DE FICAR QUESTIONANDO ; OU CRITICANDO NÉ = massss ;;;;;;;; ????? espero ter colaborado ; e vamos que vamos ...... sempre ao dispor ...... fazendo nossa parte; da melhor maneira possivel ; e trabalhando serio ; tentando ajudar ok / sr. fiedler olha ai = p/ ter noçao do cambio do seu motor = abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2016 outra coisa sr fiedler = a vista da = rabeta ai em cima ; é do motor johnson 1991 original 50hp / mas seguindo = o codigo e ; numero ; modelo ; serie que vç citou = VJ50 TLETF = c/ esse serial = AQUI O ANO DO MOTOR = É 1993 ???/ mas olha ai ; a vista do = VJ50 TLETF ANO 1993 = vamos ver oq a turma TEM P/ DIZER ?????? entendo que aqui P/ MIM é um = NAVIO ESCOLA ; UM LABORATORIO DE EXPERIENCIAS ; TEORICAS ; E PRATICAS = ONDE APRENDEMOS ; E AJUDAMOS ; CONSTANTEMENTE = NOSSOS AMIGOS ; E OS TRIPULANTES ; DESTA COMUNIDADE FLUTUANTE = tudo é valido p/ mim = sao trocas de conheçimentos ; e aprendizagem = somando c/ uma amizade ; real e; saudavel tamos nessa pessoal = tentando colaborar sempre ; da melhor maneira possivel e c/ HUMILDADE OK ; abraço turma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Outubro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2016 nao li o topico inteiro e sinceramente, me calo quando alguns falam... mas nao vou deixar de ajudar o rapaz ai... nao sei como é o sistema de engate de marchas do 50 hp, mas nos portateis, o jonson tem um probleminha cronico qdo desgasta, a marcha nao engata, ela trava as vezes. Abra o capo e olhando de frente pro motor (vc sentado no barco olhando pro motor), ha do lado direito uma peça vermelha sobre uma cremalheira, ela sobe e desce qdo vc da a fieirada, so que as vezes ela sobe e nao desce, isso prende o cambio, a intencao disso é evitar que o barco ligue com o cambio engatado e vc leve um tranco. Quebra essa peça no braço dela. Essa peça vive dando defeito, vc troca e ela prende de novo. Se nao for aí, olhe para o lado esquerdo e com o motor desligado acelere e desacelere varias vezes, tente engatar e desengatar pra neutro, re e frente, vc vai perceber que tem uma peça (nos portateis é de plastico) que bate no limitador que esta na horizontal. Esse bate bate acaba desgastando a ponta desse plastico e isso as vezes impede de que o cambio entre pra FRENTE (mas pra ré não tem esse problema). Nao estou com o motor por perto, senao filmava pra vc, mas leia com calma, sem receio, é bem basico, o motor 50 deve ter algo parecido (nao igual), entao vai la, acelere com ele desligado, perceba as travas do motor e entao analise se ha alguns lascadinho, comido, desgaste nas peças. No caso dos portáteis, basca ligar com o acelerador totalmente abaixado ou se emperrar de vez, engate, tire a aceleracao por completo, ligue o motor , seja feliz. pq a peça vai desgastar mesmo. Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2016 grande parceiro astra = obrigado por concluir ; sobre o tema ok como eu disse = se foi feito tudo oq astra citou ; e troca da vareta do de acionamento das marchas do cambio ; e todas as regulagens ; e revisao nos itens citados = ñ erá p/ dar poblema né ??? msmo porq .; antes do defeito c/ a bomba dagua = estava tudo normal sobre as marchas ok / o poblema de ñ engatar a marcha = foi depois da desmontagem p/ manuntençao da bomba d agua né ??? só se for muita coisidencia msmo ??? ter feito a bomba ; e depois = esse defeito ; la no cambio né ?? mas é como vç disse = será que fizeram tudo certinho = antes de checar o cambio ??? por isso que eu disse tambem = antes de abrir o cambio = verificar exatamente a vareta de mudança marchas = suas buchas e regulagens e ajustes = bem regulados ok / abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Elias Neto Postado Outubro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2016 @Fiedler Creio que você precise de outro mecânico. Se o problema for muito simples e seu mecânico não conseguiu detectar na oficina em testes (deve-se testar o funcionamento completo do motor no tanque) pode sair fora! Se o problema for grave (peças caras como corrediça ou engrenagens) deve-se trocar sob a técnica de um mecânico de confiança. Se não entender de mecânica nunca tente se envolver com rabeta de motor de popa, rotor de bomba d´água e câmbio são itens fundamentais e poderão ocasionar problemas caríssimos para se corrigir fora a possibilidade de te deixar no meio de um rio qualquer... Se levar em um bom mecânico ele vai cobrar mas vai te resolver o problema, pode apostar! Forte abraço! Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2016 PAULISTA = FALOU TUDO = C/ POUCAS ; E BOAS PALAVRAS; DE QUEM SABE OQ DIZ VALEU PARCEIRO ABRAÇO DR Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 14, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2016 Pode ser a regulagem do varão, as vezes o curso não tá dando pra engatar marcha avante, isso é simples . Ou pode ser o garfo que faz a seleção de engate lá dentro da rabeta, nisso já é dificil mexer, meu tio teve um problema nesse garfo num Johnson 15 no caso a marcha espapava e não engatava deu pouco de trabalho. Elias Neto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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