Ir para conteúdo

Tacômetro motor de popa pequeno


Posts Recomendados

Os motores de popa até 40hp não vem com tacômetro( conta giros) . Muitos pensam que é caro ou difícil instalar.  Com o tacometo dá pra ter uma noção do RPM que o motor trabalha, dando pra diagnosticar falhas, selecionar uma hélice melhor e normalmente  eles vem com horimetro ajudando a saber a hora de fazer revisões ou trocar componentes.

Essa semana comprei um tacometro pela net, custo de R$90,00.  E fiz os testes, levei até outra hélice pra ver se dava diferença.

13343043_1031230540308070_46301338826999

Pra instalar é simples .  Pegue o cabo que vem no tacometro, dê 3 voltas no cabo de vela do motor de popa e puxe o cabo por dentro do motor cuidado pra não colocar perto de partes onde ele pode atrapalhar como engrenagens de aceleração etc.   

13428575_1031230346974756_71101462993823

Passe o cabo e feche o capô, sem problemas. 

Depois coloque onde quiser, eu coloquei no manche com fita dupla face 3m.

13418841_1031230730308051_18658549153584

 

 

Testando :

 Esse modelo meu tem um botão atrás q regula em 0.5, 1x ou 2x. Ele vem com bateria interna, o horímetro não reseta, o RPM entra automaticamente, o horímetro fica ligado sempre.  Testei em marcha lenta estava dando o dobro do esperado de RPM na posição 1x, coloquei na 0.5 ficou compatível

 

Agora testando na água: 

12122442_902507969846995_580116807961705

Condiçoes:  Mercury 25hp Seapro já convertido pra 30hp,  Barco Semichata 6m, 1.35m de boca, 1m de fundo, 52cm borda, 1.2mm de espessura e 85kg.  1 Ocupante mais gasolina ,bateria, poita totalizando 160kg sem o motor.  

Teste em represa , altitude de 680m.  

Velocidades:   51km/h com RPM de 5.500 usando hélice 9.9 x 12 paralela e 50 Km/h  com RPM de 5.100 e hélice 9.9 x 13 original.   A 4.500 RPM helice 12 ficava em 45km/h e a 13 a 40km/h.

-Motor em marcha lenta variando de 900 a 1050

 Bom galera é um experimento amador mais dá pra ajudar.  E percebe- se que pelo menos nessas condiçoes a hélice passo 12 funcionou melhor atingndo RPM máximo, com barco mais pesado eu já tinha essa certeza. Além da menor  velocidade de planeio . 

Video do funcionamento

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana  srs /   parabéns guto  = mais um tópico chikiiiiiii

gostei =  teste  simples  e  real 

p/ todo pessoal ver  e tirar duvidas / obrigado //

 

tenho certeza q vçs conhecem / oq mata é $$$$$  =  tacômetro  sem fio  - ideal p/ motores pequenos  =  fabrica  ECHO / JAPAN   =  motores  2t e 4t

c/ giro de 100  a 19.980 rpm  p/ motores  de = 1 a 8 cilindros  / bateria lítiun  e solar /relógio e tals // abraço //

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 09/06/2016 at 19:40, Guto Pinto disse:

Os motores de popa até 40hp não vem com tacômetro( conta giros) . Muitos pensam que é caro ou difícil instalar.  Com o tacometo dá pra ter uma noção do RPM que o motor trabalha, dando pra diagnosticar falhas, selecionar uma hélice melhor e normalmente  eles vem com horimetro ajudando a saber a hora de fazer revisões ou trocar componentes.

Essa semana comprei um tacometro pela net, custo de R$90,00.  E fiz os testes, levei até outra hélice pra ver se dava diferença.

13343043_1031230540308070_46301338826999

Pra instalar é simples .  Pegue o cabo que vem no tacometro, dê 3 voltas no cabo de vela do motor de popa e puxe o cabo por dentro do motor cuidado pra não colocar perto de partes onde ele pode atrapalhar como engrenagens de aceleração etc.   

13428575_1031230346974756_71101462993823

Passe o cabo e feche o capô, sem problemas. 

Depois coloque onde quiser, eu coloquei no manche com fita dupla face 3m.

13418841_1031230730308051_18658549153584

 

 

Testando :

 Esse modelo meu tem um botão atrás q regula em 0.5, 1x ou 2x. Ele vem com bateria interna, o horímetro não reseta, o RPM entra automaticamente, o horímetro fica ligado sempre.  Testei em marcha lenta estava dando o dobro do esperado de RPM na posição 1x, coloquei na 0.5 ficou compatível

 

Agora testando na água: 

12122442_902507969846995_580116807961705

Condiçoes:  Mercury 25hp Seapro já convertido pra 30hp,  Barco Semichata 6m, 1.35m de boca, 1m de fundo, 52cm borda, 1.2mm de espessura e 85kg.  1 Ocupante mais gasolina ,bateria, poita totalizando 160kg sem o motor.  

Teste em represa , altitude de 680m.  

Velocidades:   51km/h com RPM de 5.500 usando hélice 9.9 x 12 paralela e 50 Km/h  com RPM de 5.100 e hélice 9.9 x 13 original.   A 4.500 RPM helice 12 ficava em 45km/h e a 13 a 40km/h.

-Motor em marcha lenta variando de 900 a 1050

 Bom galera é um experimento amador mais dá pra ajudar.  E percebe- se que pelo menos nessas condiçoes a hélice passo 12 funcionou melhor atingndo RPM máximo, com barco mais pesado eu já tinha essa certeza. Além da menor  velocidade de planeio . 

Video do funcionamento

 

Fala Guto....

Pela experiencia que voce fez, em aceleracao maxima, a 13 teve 1km a menos somente, porem com 400rpm a menos tambem. Seria menor esforco para quase mesma velocidade, correto?

Entao para aceleracao maxima, a 13 seria melhor...

Voce levou em conta que a 12 teve melhor desempenho a 4500 do que a 13 para escolher? 

Ou voce deve pensar nao somente na aceleracao maxima, mas no TIPO DE USO que voce fara? Por exemplo...

"eu vou navegar no maximo a 40km por hora entao vou ver qual helice tem menos esforco para alcancar essa velocidade..."

Seria isso?

So perguntando pq nao entendo nada... rsrsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lenio eu escolhi a helice 12 pois com ela o barco planeia mais rápido e com peso ela se dá melhor.   Eu testei a helice 12 com 250kg de peso sem o motor e o giro fica em 5.250rpm com a 13  cair pra menos de 5000rpm com isso o motor anda menos e bebe mais pois começa a fica fora do RPM ideal, é mesma coisa subir uma ladeira em quanta ou quarta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pimenta amigão =  no manual técnico do seu motor fala  =   tem que ver os rpm  =  baixa ( lenta )  e alta ( giro max em que ele pode trabalhar  sem danos  ) por ex .=

motor Yamaha de 40 hp  de dois modelos  no caso aqui =

modelo fehds  =   que tem 3 cilindros ; trabalha c/ 5500/6000 rpm    na máxima  /

já o Yamaha  40 hp de 2 cilindros = o novo de faixa amarela do modelo amhs  trabalha c/ 4500 /5500  rpm na máxima  /

então siga o modelo de seu motor ;  siga o manual e as especificações técnicas dele sem erro  /

na minha opinião = quem tem motor tem; que  ter um tacômetro  e horimetro  ok =  apenas assim vai saber c/ exatidão  qto seu motor esta virando em lenta e  máxima ;  e o  limite ideal de trabalho ok / 

e no caso do horimetro  =  saberá também qntas horas seu motor já virou  = sempre tem essa base  = p/ revisão e manutenção preventiva e garantia e tals ok abraço /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse:

pimenta amigão =  no manual técnico do seu motor fala  =   tem que ver os rpm  =  baixa ( lenta )  e alta ( giro max em que ele pode trabalhar  sem danos  ) por ex .=

motor Yamaha de 40 hp  de dois modelos  no caso aqui =

modelo fehds  =   que tem 3 cilindros ; trabalha c/ 5500/6000 rpm    na máxima  /

já o Yamaha  40 hp de 2 cilindros = o novo de faixa amarela do modelo amhs  trabalha c/ 4500 /5500  rpm na máxima  /

então siga o modelo de seu motor ;  siga o manual e as especificações técnicas dele sem erro  /

na minha opinião = quem tem motor tem; que  ter um tacômetro  e horimetro  ok =  apenas assim vai saber c/ exatidão  qto seu motor esta virando em lenta e  máxima ;  e o  limite ideal de trabalho ok / 

e no caso do horimetro  =  saberá também qntas horas seu motor já virou  = sempre tem essa base  = p/ revisão e manutenção preventiva e garantia e tals ok abraço /

fala fabio... beleza?

o meu é o XMHS 2013, vou olhar o manual pra ter ideia.. Eu tinha um horimetro... Comprei por indicacao do Fabricio porem o horimetro quebrou e depois nao lembrei de comprar outro.

Estou adaptando o meu barco pra console e ai vou colocar um relogio bacana fixo no painel... Melhor ne? 

4 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Lenio em motor de popa o ideal é conseguir que o motor e barco atinjam a máxima velocidade no máximo rpm que conseguir, isso se consegue selecionando helice e regulagens de altura e trim

Gutao...

Negocio é ir testando entao... Regulagens chatas essas viu... Eu so tenho a helice standard que veio no motor... Nao troquei...

Geralmente, como comentado em outro topico, nao lembro qual, as helices que vem nos motores ja sao as que atenderiam maior parte das pessoas.

Eu consegui fazer um teste com o motor e deu 52km/h com 3 pessoas, 3 tralhas, caixa termica, 2 baterias, tanque cheio, e mais alguns badulaques... No topico de comparacao de motoroes feito pela calaça, se me recordo bem, voce comentou que esta boa a velocidade... 

Acho que negocio é conferir os rpm pra ver se bate ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo beleza pimenta ; tamos ai amigão /

´minha opinião aqui = bom como vç disse  que está mudando  p/ console e tals  = vai ter mais peso ok = o motor  vai sentir  ;  então  certeza ; c/ carga e mais o console e tals = vai ter que mexer no hélice  /

sobre hélice = qdo tiver navegando como citado = se o giro passar do rpm máximo do seu motor = o hélice está pequeno

caso ñ atingir o rpm máximo = seu hélice tá grande  ; qto maor o diâmetro do hélice = maior é o tork do motor /

sobre o passo do hélice = qto maior o ângulo das  pás  do hélice = maior velocidade final /

e qdo menor o ângulo = maior arrank e menor final  ok /

isso  é uma simples base  de como funciona  ; mas  na pratica  =  é como mestre guto disse  =  tem que ir testando  = qual se adpta melhor  p/ seu conjunto /  mas como eu disse ai em cima  =  sua  referencia é o rpm  do seu motor  e  o tacômetro  certo /  ( no caso do tacômetro  tem que acompanhar os números de cilindro  ok )  agora relógio no console  ñ sei nem entendo /

horimetro p/ vç ter certeza = qto seu motor navegou ate o momento  =  p/ ñ se perder    c/ manutenção preventivas   ou como manda sua garantia e  ñ danificar seu motor /

apenas uma base  e noção  aqui  ok pimenta / abraço / 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Fabio... obrigado pela mini aula kkkk

Ajudou demais pq nao sei nada disso...

O numero do passo do helice é quanto maior o numero, maior o passo (angulo)? Ou é invertido, quanto maior o numero menor o passo?

Porque agora o que falta é esperar terminar a adaptacao pra testar... mas a teoria ja fica ne rsrs

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pimenta o melhor que tem a fazer  é  =  tem muito a respeito  aqui no fórum e ;  vç msmo  tem que ver  principalmente os desenhos  c/ as medidas / ângulos / diâmetro /  tem tabelas especificas   ate c/ hélice c/ menos pás e mais pás e tals / de uma pesquisada  =  porq     na pratica  é outra  coisa te garanto  /

vai ter que testar  medir no tacômetro rpm p/ acerto do hélice ;   e outras tantas  regulagens  = altura de popa / trim /  peso/  carga  /  AGORA SEU BARCO C/  NOVA ADPTAÇOES CONSOLE E TALS /   teste e teste e teste = vai ser um acerto  exclusivo p seu conjunto  ;  cada conjunto tem um acerto  e suas variantes   / entao testar e acertar sempre seu conjunto antes de navegar ;  e ter certeza doq tem em mãos ; e que estado se encontra  = assim navega tranquilo sem problemas ; e ciente sobre seu motor e conjunto  ok /

   pimenta  obrigado   =  kkkkk  sobre a mini  aula  kkkk  =  obrigado = mais sou marujo ainda né kkkkk///  mestre  guto   e outros mestres que temos aqui no FTB =   pode explicar  melhor  p/ vç sobre o assunto hélice e acertos  conjunto   ok / abraço  /

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma outra coisa importante que esqueci  =

pimenta = muito cuidado em comprar hélices ok

sempre preferindo original e   da fabricante  / cuidado tem um monte de lixo no mercado  /

tem vários tipos  de hélices e fabricantes por ai ;  e  vç sabe que tem hélices de inox e alumínio =  que também faz diferença/ 

entao  procura falar c/ a turma que sabe msmo do assunto ;  e depois  vç ñ vai ter que comprar varias hélices né ??? 

se vç  calcular ;  e tiver ajuda de um cara legal;  que manja na real =  na primeira hélice vç já acerta ok =  ai fica c/  2 hélice ;  ou se ñ tiver jeito =  uma 3  hélice  p/ acerto final e tira duvidas ;  no seu caso  aqui  /  abraço /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...