Ir para conteúdo

BARCOS X FLUTUAÇAO


Posts Recomendados

Giovanoni, bom dia!!

Vão ser o banco do bico, o segundo banco, (o terceiro não pois geralmente é viveiro) e o banco da popa. Contudo, o banco da popa, se for fazer com porta tanque tem algumas ressalvas. O último barco que eu mandei fazer agora no inicio do ano, pedi com porta tanque central, e os dos lados (espaços) que sobraram do espaço do tanque, fiz caixa fechada com flutuador.

Os flutuadores mais comuns nos barcos nacionais são blocos de isopor, e garrafa PET. Há a possibilidade de fazer com poliuretano expandido, porém desconheço fábrica de barco de alumínio no Brasil que use, pois é bem mais caro que os demais flutuadores.

Este último barco pedi para colocar garrafa PET, pois a longo prazo percebi que o bloco de isopor pode ficar se encharcando (formando peso extra), e pode sofrer por exemplo se um pouco de gasolina cair sobre o mesmo, ele derrete perdendo sua função. Alem dos ratos que podem entrar dentro dos bancos ou plataforma, roer o isopor e fazer ninhos.

Abraço!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande mestre rennó  =

parceiro  sobre  o isopor  = ponto fraco concordando c/ vç  -  ratos   / encharca c/ tempo  e gasolina derrete  e também  cupins   ok

sobre poliuretano expandido  =  atinge todos os lugares  q a garrafa pet e o isopor ñ chega  /  mas derrete c/ gasolina também  ??

então sobrou as garrafas  pet ??? =    será  q ñ vai fazer barulho  c/ as dilatações /  já vi uns caras colacando as garrafas dentro de sacos plásticos  de lixo p/ ñ fazer barulho ??   = no momento  é o melhor  q temos  a fazer  =  são as garrafas ??? 

agora no ultimo casco q contruiu ai rennó  =  oq achou de fazer o tank de fuel  no banco do meio  ???  fica melhor q no banco do piloto ??  quais  diferenças  tipo  = peso arrasto  e tals  muda muito ??

 // obrigado pela atenção / grato // 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok amigão  = era´ uma foto dessa q eu qria te  mostrar rennó  ??  que casco é esse ??  ate já tinha comentado  c/ vç anteriormente  de tentar fazer 1  porta tank p/ 2 tanks  no msmo local ai da foto /  só q no caso as mãos francesas  do espelho d agua= popa  = seria  travando junto c/ o banco  e colocaria um terceiro reforço;  como já sabe p/ motor  40/50 hp ok /  nesse caso alongava um pouco o banco p/ traz  e nas caixas laterais  = entre banco e travessas do espelho d agua/ popa motor = fazia os flutuadores  ok //  do msmo jeito q vç fez o porta tank ai  nesse casco  ;  só q os flutuadores ficariam atrás ; ;   do lado interno espelho / banco e laterais  ok // agora curti esse banco  e popa  viu rennó  ficou da hora  ok   = gosto do seu profissionalismo  e seriedade ;  parabéns  //

outra coisa parceiro  = preferiu  porta tank fuel aberto  porq ??  fácil limpeza ? pratico ??

também qro aproveitar  p/ mais uma questão =  oq acha de fundo 1.8 naquele sargo  q comentamos c/  banco e popa desse jeito  ai  q te expliquei  ?? 

abraço /

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse casco é uma fábrica nova, UAI Náutica, de São Sebastião do Paraíso!!

O dono era gerente da Pantanaltica, Giovanni, que saiu e montou a fábrica. E como aqui na minha cidade tem uma revenda deles, resolvi dar uma força pra ele, barco simples, mas muito bem acabado. Giovanni ta fazendo com muito carinho os barcos, e com bons preços, barcos com fundo, bordos e popa soldados.

O meu é o Surubim 600, barco de bico tipo Squalus. Mandei fazer com borda 47 cm (original é 52 cm), e coloquei quebra ondas.

Este barco é para uso aqui pertinho, rio Sapucaí, pescaria de Piaparas. Tinha que ser um barco relativamente leve, já que aqui não tem rampa, e que tivesse espaço para toda tralha de pesca, e para o meu motor nissan 18 hp, então esse foi o escolhido.

Segue algumas fotos para você conhecer:

 

IMG-20160422-WA0048.jpg

IMG-20160423-WA0026.jpeg

IMG-20160422-WA0097.jpeg

Este borrachão na popa fui eu que coloquei.

IMG-20160423-WA0048.jpeg

IMG-20160422-WA0111.jpeg

IMG-20160423-WA0032.jpeg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Giovanonni...

Sobre o porta tanques, é de série em alguns modelos UAI nautica, inclusive o meu. Aberto é bom pois não tem tampa para quebrar. Muitos fabricantes ficam economizando em chapa fina até nas tampas, e acaba quebrando na dobradiça rapidinho. Este porta tanque é fácil de limpar sim...

Com relação aos flutuadores na popa como você falou, um amigo tinha um Squalus assim, banco do piloto tinha porta tanque e la nos dois cantos da popa fechado com flutuador, da pra fazer tranquilamente.

Já com o fundo 1,8 mm, eu acho que você tem que pensar no motor que vai usar. Não adianta fazer um tanque de guerra e usar motor 15 hp, pois o casco vai ficar pesado, o motor vai acabar ficando fraco, e você não satisfeito. Da mesma forma fazer um barco leve, sem estrutura e com chapa fina e colocar um 40, provavelmente vai rachar o casco em pouco tempo. Por isso tem que haver uma simetria. Ou seja, para motor 15hp, um barco com chapa 1,2 mm, e poucas cavernas dão conta do recado, fica leve, fácil de carregar no braço e vai ter um bom desempenho com um 15 hp. Já um 25 hp, da pra fazer com chapa de 1,2mm mais travadinho com cavernas e estrutura, ou fundo 1,5mm que ainda fica no padrão para um 25 hp empurrar. Eu só usaria chapa mais grossa do que 1,5 mm no fundo se fosse usar direto um 40 hp, ou se fosse para uso em pousadas, do contrário não.

Lembre que fundo mais grosso, mais reforços, (travessas e cavernas) tem um custo significativo, não fica tão barato assim para mudar. E na hora da revenda poucas pessoas dão valor a este investimento. 

Essa é minha humilde opinião, ok!!

Abraço!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exelente  aula mestre rennó  = entendido  e compreendido ; sem duvidas  ok /  grato  pela atenção  a respeito das minhas duvidas  /

sobre  a embarcação  nova fabrica  =  UAI NAUTICA  =  GOSTEI  DO CASCO  :good:

bom q vç pode fazer as mudanças q quiser   ;  o castelo de proa  é minha cara  curti /

SOBRE A SOLDA = solda  bem feita e manual  c/ deposito de material  processo =  TIG   corrente alternada + alta frequência + gás argônio ou hélio  -  o resto é c/ o profissional  /   já vi cada =  BOSTA DE MINHOCA POR AI  ???  kkkkkk......

acabamento  muito bom pelo que vi também /

e uma boa opção  ai na sua cidade e região  p/  todos  ok 

obrigado  rennó 

e parabéns e felicidades  p/ nosso amigo giovanni  c/ fabrica nova e muita batalha p/ servir a todos c/ mais uma fabrica e conceitos de embarcações  = bacana msmo  // abraço //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende de cada fabricante, a maioria só tem na ponta da embarcação, para a embarcação flutuar sem afundar é necessário ter pontos na ponta, no meio e na traseira do barco ou seja no banco traseiro. ai e só testar que o mesmo não afunda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre lamana  = mais uma dica valida  opcional  outra ideia  boa também , bacana / obrigado / 

danil amigão = sabemos q o ideal p/ flutuação e´= proa / centro ( traves ) / popa  -  mas ai vç quer viveiro tem um gosto p/ aquele casco e tals  = fazer do seu gosto de sua preferencia ou p/ sua nessecidade  ok  = temos q dar os pulos amigão .....

abraço turma / 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

voltando  c/  a ultima duvida  sobre flutuaçao  turma ???

alguem tem ideia  =   q  material  é ideal   p/  flutuar  ( locais de enchimentos  flutuantes no cascos  ) 

a duvida é  =  isopor = absoleto e já foi descartado  /

garrafa pet  usado nos dias  atuais  =  mas  a duvida  aqui  é =  elas ficam fazendo barulho c/  as dilataçoes  e temperaturas  né ???? 

oq fazer  entao ??? =  enche- las  de poliuretano expandido  ????  será  que vira  = fica bom ???? 

ou alguem já testou algo melhor  ?????   alguem pode me ajudar  por gentileza ??/

obrigado / abraço turma /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a espuma expandida vendida ao consumidor final no BR, nao é igual as dos EUA que vao nos bass...

 

a nossa com o tempo resseca, mofa, trinca, se despedaça, enfim, nao é igual. tem uma marca daquelas de spray que ja usei e em alguns anos ela pegou muita umidade (ar condicionado) e comecou a ficar com alguns pontos encharcados ( o que num barco vai causar mal cheiro, baratas etc).

 

mas provavelmente é a melhor solucao atualmente (as tipo americanas, de calafetar paredes etc). 

 

mas nao me pergunte sobre essas ai q nao entendo nada dessas espumas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

espuma expandida tambem derrete c/ gasolina   ok  ????  por isso pençei encher as garrafas c/ ela  =   sera que fica mais pesada  ???   da certo ????

como disse  = já vi uns caras colocando as garrafas dentro de saco de lixo preto antes  =  mas ñ gostei nem um pouco ok / ????

vamos ver  se alguem fala  algo =  c/ qualidade e garantia né ; ja´comprovado e testado  ok / abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio meu pai fez uma chalana, com 3 torpedos sendo que cada torpedo possui uns 8 tambores de 200litros.  A principio foram vedados e encapados com fibra de vidro, com o tempo começaram a entrar agua.  Retirou os tambores e preencheu com garrafas pet( aquelas pequenas antes de expandir) , com o tempo denovo começou a entrar agua e algumas garrafas pet tb entraram agua pela tampa.  Da ultima vez há 3 anos ele retirou os tambores e colocou as garrafas pet e isopor moido dentro de sacos de lixo, nunca mais incomodou. 

10641017_669166656524469_416582160688724

10522154_258441781030843_635379610534563

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

guto mas saco de lixo rasga e com o tempo se dissolve, ai o isopor vaza na hora... nao eh? 

estranho ter entrado agua pelas tampinhas ... q trabalhao hein?!

Pode ser Astra mas por enquanto nenhum tambor pegou mais agua.  Garrafa pet submersa com a pressão da agua acaba entrando, o que não é o caso de um barco de aluminio.  Tinha garrafa com mais da metade com agua . Deu trabalho, mas pro meu pai é Hobby, kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal a chalana do seu pai guto ; curti  ; bacana msmo viu / 

bacana guto  = aqui o povo usa muito tambor tambem  de lata e plasticos   e garrafas  ; e como vç disse =  fica submerssas  ok / entra agua c/ o tempo  = ñ tem jeito ???

legal a ideia  de seu pai;   sobre as garrafas ; e o isopor ;   as garrafas  tem que usar antes de expandir  p/ caber nos lugres pequenos ???  onde as garrafas expandidas ñ cabem ???  é isso gutao ??

agora no caso aqui=   vai ser usado dentro do casco;   ñ vai estar submerssa  ou na agua  ; e ñ sabemos se existe algum material gringo =  que usam p/ está finalidade que aguente o pega ; e o tempo como comentamos   aqui no topico  /

já pençei  sobre os sacos  mais no meu caso ñ vira né ??/  os lugares  que tenho que prencher =  no caso sao pequenos  = e tenho que aproveitar toda a area por completa   ( poucas opçoes de pontos de flutuaçao  nesse casco  ok )  

o  poblema de todas as formas =   é  um material  flutuante ;   q aguente o tempo  ; gasolina  e 100 % flutuaçao  e que prencha os pequenos espaços  ???????e que ñ faça barulho ( fique estralando c/ dilataçoes e tals / 

abraço  /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkk   tá no sangue  de familia  =  como   eu te disse  palmas::bacana =  admiro muito isso  guto joia::: joiaaaaaaa.........  

e vejam só quem é o = MOTOR    ?????    que toca a chalana e familia   danca::      CHIKEEEEE......     gutao  / abraço parceiro / 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Guto Pinto disse:

Isso Fábio as garrafas pequenas é pra passar na tampa do tambor. Além de ser  mais resistente.  Essa chalana botamos motor de popa nela e andamos pra represa inteira. Tem até banheiro, kkkkkkk

10984237_750912238349910_521020825386024

 

10294295_590449527729516_454536407283411

E gutão vc é o cara mesmo!! Chiq d+ essa chalana aí parceiro! palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza rodrigao  =  boa dica  parceiro  = bolinhas de ping pong  kkkkk  =  será  que aguenta a gasolina ; será que ñ vai fazer barulho ???   bom que entra em todos pequenos espaços  /  

mas  exelente ideia;  curti  viu....   ; o video    tambem  ok /

temos que fazer testes experiencia =   como no video né ??  

bacana e  obrigado pela atençao   ;   abraço  rodrigao /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...