Ir para conteúdo

Taxa de Compressão


Posts Recomendados

Em 16/07/2016 at 09:33, Chicão disse:

                                                                                      AMIGOS

A medição deve ser feita com motor aquecido porque frio DIMINUI AS FOLGAS e QUENTE ELAS AUMENTAM TENDE EM VISTA A DILATAÇAO DE MATERIAL DOS PISTÕES, ANÉIS  E CAMISA!  (ex; frio 120 psi quenta 90 psi) ABRAÇO A TODOS

Pois é, baixou qdo refiz o teste com o motor quente doeu:: imaginei isso antes de ler a explicação do Chicão ... percebi outro dia com teste na água que, após umas boas esticadas o motor AMARROU !, não gostei nada daquilo, o motor estava com gasolina velha !!!  drenei o tanque e coloquei gasolina PODIUM ,,, preciso refazer o teste na água  !   sei não, acho que a vida útil do 40tão tá é indo pro saco ! ! ! suici::

Mais uma pergunta :  Posso colocar um filtro de gasolina de carro na linha ? ?  Prejudicaria o FLUXO ? ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lairto disse:

Bom dia Ricardo

Só uma curiosidade, seu motor está com quantas horas de uso?

Olá Lairto, olha difícil saber corretamente, sendo que comprei usado, meu Horímetro está na marca de 40.8, mas como eu disse antes é impossível ter certeza; o primeiro motor deste conjunto era um Yamaha,,, esse meu Mercury é 2011...

Bom refiz teste na água,, abaixei o motor e levantei o trim para o 4° pino, o motor rendeu muiiiiiiito mais,,, porém o Giro (RPM) continua abaixo do esperado, acho que vou ter que comprar mais um daqueles do mercado livre para comparar,,,,,, qdo empurro o manche até o final percebo que ele não empurra a vareta dos carburadores até o fim ! com certeza a gasolina nova ajudou também .......

Vou levar meu medidor de compressão para comparar com o de um amigo mecânico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae Gutão,  então, consegui alcançar 50 km/h, barco vazio, 2 pessoas ... o giro ficou no esquecimento, devia ter tirado uma foto, mas acredito não ter passado dos 3 mil ! ! !

passei em uma nática no sábado e NÃO TEM COMO  pagar ( sim eu disse nem pagando !) e testar uma hélice nova, tinha hora que eu queria conversar com o "dono", oooo bando de empregados ruins ! mas não teve jeito ... ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Um Marfim Clx mesmo o seu mais estreito 50km H ( 29milhas) com esse motor tá muito bom, lembre-se que num barco com manche e 2 pessoas um 40 é 52 a 55 km h.  

O RPM nessa velocidade não deve estar a 3000 rpm não o tacometro deve estar na posisão errada.  Primeiro veja a regulagem do tacometro depois veja o passo da hélice. As vezes dá pra tirar umas 3 milhas a mais  com helice e altura do motor.     Agora "passar" pra 50 só com quem sabe como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/07/2016 at 09:36, Astra-Taranis disse:

proximo passo eh diminuir o helice novamente, ver oq ue vira.... se nada der certo só o 25 mesmo.. ql teu barco?

Meu barco é um Beira Rio , modelo Tibagi 600 . Chapa 1.2 , 5,90 metros . joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

estranho era p andar mais...

Não anda não , e pelo que sinto navegando , o motor está dando tudo o que ele pode e funcionando como um relógio . Então cheguei a conclusão que para render melhor esse meu barco , só o 25 mesmo . Mas daí já é outra história , o bolço chora  chorei:: kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse:

Não anda não , e pelo que sinto navegando , o motor está dando tudo o que ele pode e funcionando como um relógio . Então cheguei a conclusão que para render melhor esse meu barco , só o 25 mesmo . Mas daí já é outra história , o bolço chora  chorei:: kkkkkkkk

Anderson teu motor tá rendendo muito bem na minha opinião.   Eu tenho 2 15hp, já tive outros  4 ou 5 .  Velocidade de 15hp em 3 pessoas médias e um pouco de tralha é 28 a 32km\h, não sai disso, mesmo em barcos mais velozes com hidrodinamica melhor.  Veja o teste do Reginaldo Herrera com o 15 Super transformado que é um motor que anda mais fica em 34km h em 3.    Vc tá correto se quer mais velocidade é motor maior.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Anderson teu motor tá rendendo muito bem na minha opinião.   Eu tenho 2 15hp, já tive outros  4 ou 5 .  Velocidade de 15hp em 3 pessoas médias e um pouco de tralha é 28 a 32km\h, não sai disso, mesmo em barcos mais velozes com hidrodinamica melhor.  Veja o teste do Reginaldo Herrera com o 15 Super transformado que é um motor que anda mais fica em 34km h em 3.    Vc tá correto se quer mais velocidade é motor maior.    

Realmente Guto , você está correto , meu motor está andando muito bem sim , e isso se deve ao acerto que fiz no barco junto com a hélice menor que coloquei . É como foi falado , melhor que isso só motor maior mesmo joia:::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/07/2016 at 12:00, Ricardo Arrais disse:

 

Mais uma pergunta :  Posso colocar um filtro de gasolina de carro na linha ? ?  Prejudicaria o FLUXO ? ?

 

 

Eu coloquei um filtro de gasolina que é usado em moto na linha do meu motor (é daqueles filtros pequenos tipo universal ) , já está com umas 10 horas e sem problemas . 

Eu coloquei esse filtro logo depois da saída do tanque de gasolina , uns 20 cm . Assim a gasolina passa por ele na descida , a gasolina sai do tanque , passa pelo filtro que esta mais baixo descendo e depois fazendo a curva subindo , para depois ir para o bulbo da mangueira e o motor . Se o filtro ficar na mangueira subindo , tipo mais alto que o tanque ,  também não vejo problema pois testei assim e vai de boa . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

 Um Marfim Clx mesmo o seu mais estreito 50km H ( 29milhas) com esse motor tá muito bom, lembre-se que num barco com manche e 2 pessoas um 40 é 52 a 55 km h.  

O RPM nessa velocidade não deve estar a 3000 rpm não o tacometro deve estar na posisão errada.  Primeiro veja a regulagem do tacometro depois veja o passo da hélice. As vezes dá pra tirar umas 3 milhas a mais  com helice e altura do motor.     Agora "passar" pra 50 só com quem sabe como fazer.

Sério Guto, achei que poderia ter uma velocidade final bem maior que a do meu Big Fish 5016 com um 25 Americano, mas realmente, o peso da Barca é muito maior  kkkkkkk

Bem lembrado, eu me recordo ter visto algo desse tipo em outro tópico (ajustando a posição atrás do relógio), pois é, ainda não desmontei quase nada da parte elétrica, próximas etapas ! vou verificar o relógio de conta giros e volto postar o resultado ...

Obrigado a todos ! ! !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

talvez nao me expressei bem, quis dizer que andar a 22kmh em apenas duas pessoas, sendo um barco de 6 metros tradicional , leve etc e tal, tinha que andar mais sem tantas tunagens... isso que eu quis dizer...

Sim , agora entendi . Nessa velocidade de 22kmh é com o barco original carregado , tipo três , quatro pessoas e tralhas . Motor baixo e hélice grande , o motor vai urrando nesses 22km sofridos . 

Foi para isso que tunei o barco como diz você hehe , para melhorar esse desempenho estando carregado , assim o barco está planando melhor e andando mais ok .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo perguntei, das horas de uso por curiosidade mesmo. Tenho dois amigos que tem conjunto de 40 Mercury com squalus cada um 2012, eles usam todos os fds . Mês passado foram pescar no MS rio Cuiabá um deles afundou parado com a popa do barco, esqueceram a válvula de drenagem aberta kkk.

La mesmo tiraram as velas e deram algumas partidas para tirar a água, depois jogaram um spray lubrificante e deixaram parado. 

Quando voltaram, levaram ao Mecanico, ele fez a limpeza correta e agora só alegria novamente. Com certeza esses motores já passaram das 100 horas e estão muito bons ainda e te falo mais, esse que bebeu água rrrssss é o que mais usam e também é o que mais anda.

Na minha opinião seu motor está muito bom ainda é só uma questão de acerto mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lairto  um motor de popa 2 T bem cuidado aguenta 1mil horas tranquilo.   Eu tenho um Mariner 15hp ano 93 tirado zero,  não tem horímetro portanto o numero de horas é chutometro , mas pelas pescarias que e uso aqui que fiz com ele com certeza passou das 500h fácil , e até hoje pega de primeira, funciona redondinho e anda bem.   Segredo de motor de popa é rotor bom , carburador regulado , combustível d qualidade e principalmente ter um uso regular. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto, nao sabia que um motor aguentava tantas horas assim. Fiquei surpreso e feliz ao mesmo tempo.

Entao meu yamaha 15 2013 que so tem 10 hs vai durar muuuuuito na minha mao, pois uso pouco e tenho 

muito cuidado com ele, levo todo ano fazer revisao na Campesca em Bauru, consecionaria yamaha no 

mesmo lugar que tirei zero.

Obrigado pelas informaçoes guto, estou aprendendo muito com veis aqui no ftb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

motor 2 tempos ñ gosta de ficar parado nem andar em lenta  =  principalmente  os carburados c/ a nossa gasolina ok/  

e ainda mais se Ñ  fizer os procedimentos =   antes ;  durante ;  e depois que  ;todos  já sabem /

resistente e duravel como  uma moto  ; dependendo fabricante  e produto / 

uso correto  = e manutençoes preventivas  /  

e claro  = zelo  ; xodo  / abraço /

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lairto,, "pouco uso" as vezes é muito pouco, motor de popa tem que ser usado mesmo, kkkkkkkkkk

O Guto é uma enciclopédia de sabedoria, confio e muito em seus conselhos e dicas e ele esta absolutamente correto,,, veja : combustível de qualidade tem que ser CAÇADA pela cidade hoje em dia !!! mesmo assim use um filtro para evitar um carburador falhando ! ! !, isso por causa de nosso próprio descuido de deixar cair sujeiras no tanque  :tease:   .......... ahhhhhhh, e JOGUE FORA a gasolina velha . . . . . . . .

oleo de boa qualidade : paga-se mais caro numa embalagem maior de marca reconhecida mas vale a pena (aí vç não tem que comprar daquelas marcas que nunca viu na vida, no meio de uma pescaria) !!! 

Quanto a "Revisões" aproveite um tempo livre para fazer vç mesmo (existem MILHARES de videos no youtube e inúmeros tópicos por aqui,  ensinando "como fazer" você mesmo, é muito gratificante e te traz uma parcela de confiança qdo for necessário "mexer" em "seu" motor quando esta longe de casa (PS: sempre leve consigo partes/peças e ferramentas essenciais) ! ! !    À meu ver, adoro arrumar um Maverick ou um Fusca, mas quando abro o capo do Citroën descubro o "porque" vou ter que tirar a carteira do bolso $$$$$ ! ! !   

Sobre o motor que caiu na água, fizeram o procedimento correto, eu mesmo nem levaria ao mecânico (oque é o mais correto) mas se fizer tudo certinho e rapidamente, dar tempo ao motor secar suas partes elétricas  e lubrificar suas partes mecânicas, não tem problema algum, o maior risco é o resfriamento rápido (CHOQUE TÉRMICO), que se ocorrer pode causar um dano enorme !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo qto a enciclopédia , bem menos, kkkkkk, aqui tem um pessoal muito mais experiente pena que andam sumidos.  Só procuro ajudar pelo que vivi um pouco de experiência,  não só por relato de internet, internet é muito bom pra pesquisa mas não dá pra tirar conclusão só por opiniões ou meia duzia de relatos.  Eu ganhei meu primeiro motor com 11 anos e aprendi a pilotar com 6, kkkkkkk.    Já passei alguns perrengues com motor.  Uma coisa é fato, tirando o imponderável , como uma colisão , uma queima de componente eletrico como CDI ou Bobina, se o usuário fizer revisão periodica, ou seja trocar rotor da bomba ( original) , oleo da rabeta , velas , limpeza do carburador, usar combustível bom , usar o motor pelo menos 1 vez ao mês  terá motor pra 20 anos.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera seguinte, só para dar o ar da graça e dizer Muito Obrigado á todos !

Visitei um amigo mecânico de Jet Sky e constatei que meu Relógio de medir compressão estava DESREGULADO ! 😫

O cara mediu um Jet com o dele é bateu 110, qdo mediu com o meu bateu 55, amanhã vou testar o RPM com a nova mudança do ajuste para " 3 "

Volto logo ! 👍👍👍👍

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, meu Yamaha 15 2013 veio com hélice passo 11. Troquei por uma 9.5 sorabo. A princípio achei que o giro passaria de 5500 que é  o máximo para  esse motor, mas me enganei ficou em 5450 com 2 pescadores e barco sem carga.

Fiquei muito satisfeito, pois melhorou em planeio, consumo e velocidade.

Não sei dizer a velocidade  final ainda não medi. Meu barco é uma semi chata da Sanautica 6m com 110 kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lairto disse:

Anderson, meu Yamaha 15 2013 veio com hélice passo 11. Troquei por uma 9.5 sorabo. A princípio achei que o giro passaria de 5500 que é  o máximo para  esse motor, mas me enganei ficou em 5450 com 2 pescadores e barco sem carga.

Fiquei muito satisfeito, pois melhorou em planeio, consumo e velocidade.

Não sei dizer a velocidade  final ainda não medi. Meu barco é uma semi chata da Sanautica 6m com 110 kg.

Bom relato Lairto, nos barcos que costumamos andar no Brasil um 15hp não se dá bem com helice longa.   Meu Mariner  15 tb tenho duas passo 9 , a 10.5 até vendi.  Provavelmente a "fama" do Yamaha 15 bolinha ser bebedor e não tão bom pra andar  provavelmente é o passo 11 , a Yamaha poderia diminuir esse passo na fábrica,  são poucos que se interessam a ver rpm e a maioria nem sabe a helice que usa.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...