Ir para conteúdo

Botos no Araguaia


Edson

Posts Recomendados

Sempre que se fala de pescaria no araguaia vem a tona os botos atrapalhando muito a pescaria, que tem boto d+++ etc. 

Vou no araguaia todo ano desde sempre rsrsrs, como todo bom goiano lá é a nossa praia, tenho casa em bandeirantes então pode se dizer que conheço razoavelmente o araguaia, verdade que de um tempo para cá os botos estão dificultando a pescaria cada vez mais por lá. Será que existe uma superpopulação?? O boto é inimigo do pescador esportivo?? doeu::

Bem irei falar minha opinião. Acredito que não existe isso de que tem boto d+++, que existe superpopulação e tal, para se estimar a população de uma espécie apenas com estudos complexos, acho bem difícil estimar isso. Pelo contrário acho que a população dos botos bem provável que esteja em declínio. 

Então porque estamos vendo boto toda hora e que atrapalha tanto, atacando nossas iscas e roubando nossos peixes, mais uma vez minha opinião é que os botos aprenderam que pessoas = alimento fácil, e isso acredito que é passado para gerações, ensinado aos filhotes e por ai vai. Aumentando o nº de botos que aprenderam que pessoas = alimento fácil. Por isso essa PERCEPÇÃO de uma superpopulação de botos.

O que é realidade hoje é o aumento de mortalidade desses animais por pessoas (incluindo aqueles que se diz pescadores esportivos e guias de pesca). Sempre escuto histórias de pessoas e principalmente de guias de pesca especializados em piraíbas matando esses animais por atrapalhar a pescaria, sempre falo para eles não fazerem isso ai eles falam que o turista vem aqui para pegar piraíba e não para boto ficar roubando iscas, e estou vendo com frequência botos mortos ao longo do rio, não sou ecochato pelo contrário sou a favor da caça com critérios e a favor de comer peixe na pescaria e até de levar algum para a família em casa, mas matar um animal apenas por estar atrapalhando a pescaria é uma put@ sacanagem. 

O boto acredito que é um "defensor" de peixes principalmente a piraíba, sei que o boto ataca piraíba quando esta fisgada durante a briga a ponto de matá-la que é esporádico a morte da piraíba foi causado pelo pescador que fisgou o peixe entra na conta dos % de peixes que morrem no pesque e solte, mas se o boto atrapalha nós pescadores esportivos imagina o quanto atrapalha os pescadores ilegais que solta dezenas de boias no rio para capturar as piraíbas para vender a sua carne. Se não fosse os botos roubando as iscas dessas boias como seria a eficiência desse tipo de pescaria ilegal. E redes de pesca, o quanto os botos estragam as redes e roubam os peixes nela, dificultando a pescaria com redes.

Caso a se pensar quando estiver lá no araguaia e o boto não deixou vc capturar a sua tão sonhada piraíba pense nisso, estamos na casa dos botos nossa obrigação e respeitar esses belíssimos animais, o boto no araguaia faz parte do ambiente e da pescaria vamos respeitá-los.:good::good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edson disse:

Sempre que se fala de pescaria no araguaia vem a tona os botos atrapalhando muito a pescaria, que tem boto d+++ etc. 

Vou no araguaia todo ano desde sempre rsrsrs, como todo bom goiano lá é a nossa praia, tenho casa em bandeirantes então pode se dizer que conheço razoavelmente o araguaia, verdade que de um tempo para cá os botos estão dificultando a pescaria cada vez mais por lá. Será que existe uma superpopulação?? O boto é inimigo do pescador esportivo?? doeu::

Bem irei falar minha opinião. Acredito que não existe isso de que tem boto d+++, que existe superpopulação e tal, para se estimar a população de uma espécie apenas com estudos complexos, acho bem difícil estimar isso. Pelo contrário acho que a população dos botos bem provável que esteja em declínio. 

Então porque estamos vendo boto toda hora e que atrapalha tanto, atacando nossas iscas e roubando nossos peixes, mais uma vez minha opinião é que os botos aprenderam que pessoas = alimento fácil, e isso acredito que é passado para gerações, ensinado aos filhotes e por ai vai. Aumentando o nº de botos que aprenderam que pessoas = alimento fácil. Por isso essa PERCEPÇÃO de uma superpopulação de botos.

O que é realidade hoje é o aumento de mortalidade desses animais por pessoas (incluindo aqueles que se diz pescadores esportivos e guias de pesca). Sempre escuto histórias de pessoas e principalmente de guias de pesca especializados em piraíbas matando esses animais por atrapalhar a pescaria, sempre falo para eles não fazerem isso ai eles falam que o turista vem aqui para pegar piraíba e não para boto ficar roubando iscas, e estou vendo com frequência botos mortos ao longo do rio, não sou ecochato pelo contrário sou a favor da caça com critérios e a favor de comer um peixe pescado e até de levar algum para a família em casa, mas matar um animal apenas por estar atrapalhando a pescaria é uma put@ sacanagem. 

O boto acredito que é um "defensor" de peixes principalmente a piraíba, sei que o boto ataca piraíba quando esta fisgada durante a briga a ponto de matá-la que é esporádico a morte da piraíba foi causado pelo pescador que fisgou o peixe entra na conta dos % de peixes que morrem no pesque e solte, mas se o boto atrapalha nós pescadores esportivos imagina o quanto atrapalha os pescadores ilegais que solta dezenas de boias no rio para capturar as piraíbas para vender a sua carne. Se não fosse os botos roubando as iscas dessas boias como seria a eficiência desse tipo de pescaria ilegal. E redes de pesca, o quanto os botos estragam as redes e roubam os peixes nela, dificultando a pescaria com redes.

Caso a se pensar quando estiver lá no araguaia e o boto não deixou vc capturar a sua tão sonhada piraíba pense nisso, estamos na casa dos botos nossa obrigação e respeitar esses belíssimos animais, o boto no araguaia faz parte do ambiente e da pescaria vamos respeitá-los.:good::good:

 

Edson,você tem razão.

Pode ser mesmo que a população de botos não tenha aumentado como parece,pois o motivo maior deles atrapalharem a pescaria é quem sem dúvida nenhuma eles aprenderam que onde há pescador,há comida fácil.E parece que cada vez mais eles sabem disso.

Taí o motivo deles atrapalharem tanto a pescaria.

ATRAPALHAM SIM,MAS NÃO IMPOSSIBILITAM!

Na verdade,acredito que a população de piraíbas cresceu bastante no Araguaia nos últimos anos,mas o fator que mais impede mesmo de se fisgar elas,sem dúvida é o boto.

Esse é um motivo à mais pra quem quer pegar uma piraíba por lá,jamais desistir,pois com certeza,irá passar muita raiva com eles sim.

O que fazer então?

Realmente só há uma coisa,insistir,insistir e insistir.Se a população deles aumentou e isso pode afetar o Araguaia,não sabemos.Isso só um estudo muito detalhado por biólogos pode dizer.

Talvez não,afinal eles sempre estiveram por lá.

O fato é que quem vai ao Araguaia pela primeira vez pra pescar piraíba,tem que ir ciente que os botos irão atrapalhar sim.Pois muita gente que não conhece aquele rio nem sabe da existência desses animais.

Cabe ao pescador,como já disse e repito,não desanimar,tentar driblar ao máximo o boto e tentar fisgar seus peixes.

Abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz 3 pescarias no Araguaia sendo 2010 2012 e 2016.  E os botos sim aumentaram muito.  Dois pontos que observei e conversei com o pessoal lá e é bom analisar:

Nos ultimos dois anos o Rio ficou muito baixo, pode ser que por isso ele começou a dividir mais o espaço com os pescadores, outro ponto será que a lei de cota zero há 4 anos  não houve um um aumento significaivo de peixes e consequentemente de botos?   Visto que pra baixo de Goiás onde não existe cota zero a incidência de botos é bem menor, pode ser uma migração devido a maior quantidade de alimento.    E ouvi muitas histórias  como na região de Tocantins devido a pouca fiscalizaçao os botos chegam perto do barco e já levam bala , nem se for de 22, e com isso ficaram "veiacos", já na Região de Goiás eles veem barco já é sinal de janta, kkkkk, bom não sei se é verdade  ou mito essa entre outras estórias mais anda acredito na teoria da seca e do aumento da população de peixes e migração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu fiz 3 pescarias no Araguaia sendo 2010 2012 e 2016.  E os botos sim aumentaram muito.  Dois pontos que observei e conversei com o pessoal lá e é bom analisar:

Nos ultimos dois anos o Rio ficou muito baixo, pode ser que por isso ele começou a dividir mais o espaço com os pescadores, outro ponto será que a lei de cota zero há 4 anos  não houve um um aumento significaivo de peixes e consequentemente de botos?   Visto que pra baixo de Goiás onde não existe cota zero a incidência de botos é bem menor, pode ser uma migração devido a maior quantidade de alimento.    E ouvi muitas histórias  como na região de Tocantins devido a pouca fiscalizaçao os botos chegam perto do barco e já levam bala , nem se for de 22, e com isso ficaram "veiacos", já na Região de Goiás eles veem barco já é sinal de janta, kkkkk, bom não sei se é verdade  ou mito essa entre outras estórias mais anda acredito na teoria da seca e do aumento da população de peixes e migração. 

Barco no Araguaia em Goiás não é só sinal de janta pra eles,é sinal de café da manhã,almoço,café da tarde,janta e aperitivos kkkkk.....

Mas não tem como negar,esse bicho passa muita raiva na gente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente meu parceiro ! isso está demais ! lembra aquela do Band ? estávamos navegando e vimos uma movimentação em uma raseira bem no meio do rio, devia estar com uns 70 cm de água e uma família inteira de botos caçando, adultos grandes e filhotes, guando eu me virei para pegar minha câmera , o FDP do piloteiro encheu o motor e cortou o grupo no meio passando a hélice em vários indivíduos...quando olhei para trás vi uma mancha de sangue...não acreditei...fiquei muito puto ! até chorei de raiva ! depois ele veio pedir desculpas , disse que não ia fazer mais...duvido! se a voadeira pega um adulto grande na proa podia ter matado não só os botos ! muito despreparados Vamos pensar assim...quem chegou primeiro ao Araguaia ? então...a casa é de quem ? quem chegou primeiro ao Mato Grosso ? a onça ou o gado ? e por aí vai...defender o controle destes animais é legislar em causa própria ! não sou criador de gado nem pescador profissional mas defender o abate destes animais é um verdadeiro absurdo ! fora Sucuri ! Fora onça Parda ! Fora Cascavel ! vocês estão atrapalhando...é a cara do Brasil ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cristiano Rochinha disse:

Barco no Araguaia em Goiás não é só sinal de janta pra eles,é sinal de café da manhã,almoço,café da tarde,janta e aperitivos kkkkk.....

Mas não tem como negar,esse bicho passa muita raiva na gente!!!

Ano passado no primeiro dia fisguei um Boto pelas costas, o guia ficou desesperado pra trazer ele perto do barco, ficamos 1h brigando com ele, e eu não entendendo nada , o cara tava com a faca na mão pra dar no bicho,  uma raiva que nunca vi,  acabei cortando a linha. Eu sempre achei um animal bonito e nas duas outras vezes que fui era até "legal" quando um puxava, dava uma emoção, mas no terceiro dia de pesca eu mesmo tava querendo pular na água e dar uma facada naquele capeta,  eles literalmente acabaram com pescaria nossa, a população aumentou muito sem duvida.  Outra coisa que vi que aumentou muito foram as tartarugas, não só em quantidade mas em tamanho tb fisgamos algumas de mais 40kg, ou seja Isca pra Piraíba o  Boto pegava, isca  pra pegar  Curvina e Mandubé que usavamos de isca pra Piraíba eram as Tartarugas, ô pescaria lazarenta

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Ano passado no primeiro dia fisguei um Boto pelas costas, o guia ficou desesperado pra trazer ele perto do barco, ficamos 1h brigando com ele, e eu não entendendo nada , o cara tava com a faca na mão pra dar no bicho,  uma raiva que nunca vi,  acabei cortando a linha. Eu sempre achei um animal bonito e nas duas outras vezes que fui era até "legal" quando um puxava, dava uma emoção, mas no terceiro dia de pesca eu mesmo tava querendo pular na água e dar uma facada naquele capeta,  eles literalmente acabaram com pescaria nossa, a população aumentou muito sem duvida.  Outra coisa que vi que aumentou muito foram as tartarugas, não só em quantidade mas em tamanho tb fisgamos algumas de mais 40kg, ou seja Isca pra Piraíba o  Boto pegava, isca  pra pegar  Curvina e Mandubé que usavamos de isca pra Piraíba eram as Tartarugas, ô pescaria lazarenta

 

kkkkkkkkkkkkk,rachei kkkkkk.....

Mas é embassado mesmo,a gente cria uma baita expectativa pra ir pescar naquele lugar,e ao chegar lá,o boto acaba com tudo...Em agosto de 2014,quando estive lá pela última vez,também não consegui pescar.Nem eu,nem ninguém do grupo.Rio super seco,boto aos milhões.Mas mesmo assim,considero o Araguaia um dos melhores rios do Brasil,já peguei peixe demais lá,e peixe grande...E lá é assim,tem peixe demais,peixes gigantes,lugar maravilhoso,adoro aquele lugar........Mas tem boto pra carai......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Tb acho um Rio Fenomenal, uma diversividade imensa de peixe, pescaria não são extremamente caras, lugar é top, mas vou demorar a voltar lá, rodar 1300km pra pegar boto foi dose, kkkkkkk

Verdade,é complicado mesmo.Na próxima vez tente na região do Cristalino,pelo menos dentro dos lagos tem muito tucuna,aruanã e pirarucu e nesse tipo de pescaria o boto não atrapalha muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Edson abriu o tópico com a seguinte mensagem:

Nós estamos errados em querer modificar o meio ambiente para acomodá-lo ao nosso interesse. (me corrija se eu entendi errado)

É isso !!!

Se a população aumentou ou não, ou se ficaram mais espertos, nada disso importa.

O ser humano querer moldar a natureza para que ela lhe sirva, está equivocado.

Pesca esportiva também não deveria ser essa comunhão com a natureza?

Se tem peixe blz. Se não tem, deixa pra próxima.

 

O guia de pesca quer matar o boto porque este lhe atrapalha o trabalho. Resumindo, DINHEIRO.

Quem sabe se o rio não tiver tantos pescadores , os botos migrem paulatinamente para outras regioes !?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo concordo, mas temos que pensar tb o seguinte , a população humana já está lá e buscam  sustento($$)  como qualquer outro lugar .  O Aumento dos botos pode levar a  diminuição de turistas consequentemente pousadas fechando,  guias e ribeirinhos desempregados, liberação da pesca profissional e matança como era antes lá, pois a população tem que viver do rio seja turisticamente seja vendendo peixe, trabalho naquela região não tem pra todo mundo,  a realidade pode partir pra esse lado apesar que acredito andia que isso seja sazonal .

 Não estou falando que se deva matar os botos, mas que tenha um estudo por que esse aumento rápido, descobrir a causa e se achar um modo do ambiente entrar em equilibrio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim,tanto no Araguaia como em qualquer outro rio brasileiro existem "pirangueiros" e "guias de pesca".

Conheci um dos melhores profissionais da pesca esportiva até hoje lá,o guia Valdimar...

Quando o boto nos atrapalhava,era visível a raiva na cara dele.Frustração por estar trabalhando duro pra ver a alegria de seus clientes pegarem um peixe grande e por vezes não conseguir.Mas quando não tinha jeito,ele mesmo falava: VAMOS PROCURAR OUTRO CANTO,TENTAR FUGIR DO BOTO...O BOTO SEMPRE ESTEVE NO ARAGUAIA,NASCI AQUI E VEJO ESSES BICHOS DESDE CRIANÇA.

Porém a raiva não o levava jamais a perder a razão.É um verdadeiro respeitador da natureza,e ao mesmo tempo grande profissional.E ele me disse que muitos piloteiros de vez em quando matavam alguns botos pra ver se conseguiam pescar melhor.Quem mata qualquer animal silvestre que seja apenas por motivos como ele está me atrapalhando,não passa de um criminoso.

Acho que pra matar um animal silvestre só mesmo se for comprovado que esse se impestiou e ameaça tudo ao seu redor,o que não é o caso dos botos.Sua população deve ter aumentado,mas a população de peixes também.

Estou apenas querendo distinguir os profissionais daquela região,e é muito óbvio que o boto faz parte daquele ecossistema.O animal jamais deve ser ameaçado,mas ainda penso que deveria ser feito uma pesquisa melhor sobre eles....Ou o Araguaia pode começar a perder turistas pescadores por isso.

Pois lá é e sempre foi a casa dele,todos sabem disso.Mas o pescador tem que estar ciente de todas as dificuldades que irá encontrar em sua pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Abreu Isso ai parça, se os caras fazem isso com o turista ao lado imagina eles sozinhos por lá. 

@Rodrigo Yamaki Captou a mensagem do tópico amigo o importante é respeitar o animal, vou ao araguaia 7 vezes por ano desde que nasci, já passei 40 dias seguidos no araguaia, quando era criança/adolescente víamos por percepção a mesma qtde de botos que hj em dia, mas estes não atacavam as iscas, hj é fato que o boto atrapalha a pescaria isso não tem dúvida mas afirmar que a qtde aumentou é achismo puro, não tem como afirmar isso sem um estudo sério mesmo assim é complicado, o boto do araguaia é endêmico só existe lá, e foi reconhecido em 2014 a espécie se não me engano, imagina afirmar que existe uma superpopulação de um animal que gera um filhote por vez a cada não sei qts anos!!! 

O que eu acredito é que o boto protege a piraíba, se extinguirmos o boto do araguaia em poucos anos acredito que não existirá mais piraíba, pois será dizimada pela pesca predatória com boias.   

Abri esse tópico devido a essas atitudes de pessoas xingando o animal pra todo lado estimulando os guias a abater todos os botos que tiverem oportunidade, ano passado a qtde de botos que vi morto no rio me assustou. 

O Araguaia sem os botos não é o araguaia então mais uma vez por favor vamos respeitar o animal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar em declínio uma espécie como o boto do araguaia que é endêmico e que só existe lá naquela ínfima região, em uma bacia que população inteira foi dizimadas e isoladas pela construções de barragens do rio tocantins, é rápido e irreparável. Lembro da faculdade o termo erosão genética, a matança de animais que gera um filhote por vez em uma espécie endêmica de uma pequena região diminui drasticamente a variabilidade genética, um estudo interessante seria verificar isso, pelas características da espécie acho que é possível que o boto no araguaia já está em processo de erosão genética. A extinção dessa espécie pode ocorrer antes que imaginamos.

Pesquisando rápido aqui no google já tem estudos com estimativas que a população de botos no araguaia esta entre 900 a 1500 animais.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/7/13/especie-de-botos-descoberta-em-2014-comeca-a-ser-monitorada-no-parque-estadual-do-cantao/ 

Imagina daqui alguns anos, digitaremos boto no araguaia no google aí aparece: "Espécie extinta devido a matança desenfreada, pois estes animais eram contumazes empecilhos na pesca de recreação" !!! suici::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois eu li a matéria inteira da estimativa da população de botos vi que essa estimativa é apenas na região do cantão, lógico que em todo o araguaia esse numero é infimo então desconsidere essa estimativa e o estudo ainda está inconclusivo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIm Guto, entendo esse viés social das comunidades e guias. Contudo sempre há outra opção na vida.

 

Gostaria de apresentar uma outra maneira de olhar.

Imagine se esse fenomeno dos botos ocorresse nos rios do USA.

Eles com certeza iriam estudar aquele ambiente e prontamente estabelecer uma forma de turismo com os botos.

Criariam hotéis e resorts para que pessoas do mundo inteiro pudessem interagir com esses animais fantásticos e inteligentíssimos, que inclusive aprenderam a roubar as iscas dos pescadores sem serem fisgados. Criariam um logo/mascote e fabricariam botos de pelúcia. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o turismo com o boto seria mais viável que a pesca da piraíba pois é facil de avistar e abrange um público bem maior, e a questão é essa sensação que tem boto d+++ que para mim é falsa.

Tem essa sensação pois é um animal que procura as canoas e barulho de pessoas, tem um lago que gosto de pescar tucunas que o boto atrapalha muito às vezes impossibilitando a pescaria nesse lago, como é lago é fácil de observar o que ocorre, é um lago de uns 14km de extensão, todo lugar que vc para ta lá o boto te atrapalhando que dá uma sensação de que tem boto d++++ nesse lago, mas se vc observar é uma familia de uns 5 botos no máx em td o lago, ele te segue para td lado, parece que ele até sabe que vc está em um bom ponto que vai sair peixe rsrsrs, pois se vc parar em um ponto morto eles não ficam perto, agora se parar em um ponto top eles ficam ao lado da canoa esperando para roubar seu peixe, qd você muda de ponto se olhar para trás enquando pilota o barco vc vê os botos te seguindo, a manha lá é vc tentar confundi os botos para dar tempo de pegar algum peixe e rapidamente ir mudando de ponto não tem como. Têm época que eles roubam até lambari que vc usa para pescar iscas impressionante como um animal daquele tamanho roubam seu lambari rsrsrs. E têm semanas principalmente qd tem gdes cardumes na região que vc está que os botos somem, ficam apenas próximos ao cardume onde vc consegue contar ai no máx 30 botos, passei uma semana pescando nessa situação não tive uma isca sequer roubada pelos botos, vc nem via eles fora do cardumes eles ficava apenas na região do cardume e eram poucos.  

Continuo afirmando que não tem muito boto no araguaia e sim que eles estão mais especializados em seguir as pessoas por onde elas vão!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

É com certeza o turismo seria explorado por lado, mas estamos no Brasil, eu fui em ano passado em Agosto logo depois dos acampamentos, nunca vi Araguaia tão sujo, garrafas latas, uma porqueira, população não tem educação.   

Outro problema Guto é isso, em agosto é Phodis, mas melhorou bastante o pessoal está mais consciente que antes, antigamente era bem pior, a sujeira pós temporada no araguaia era muito maior, as praias eram praticamente lixões a céu aberto após a temporada, isso melhorou bastante mas ainda tem muitoooo para melhorar. Já participei e patrocino como posso o amigos do araguaia que o pessoal monta um mutirão que passam nas praias retirando os lixos que se encontra ao longo do rio, iniciativas como essa devem ser incentivadas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Aproveitando o gancho e fazendo uma pergunta que reputo interessante: Se o boto está viciado em pegar iscas nas proximidades dos barcos, ajuda deixar uns 300 metros de linha na água (isca bem longe, portanto, do barco)? Já li que até a Piraíba está mais "experta" e, portanto, qto mais longe do barco estiver a isca, melhor. Procede? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alexandre Barbieri Junior disse:

Aproveitando o gancho e fazendo uma pergunta que reputo interessante: Se o boto está viciado em pegar iscas nas proximidades dos barcos, ajuda deixar uns 300 metros de linha na água (isca bem longe, portanto, do barco)? Já li que até a Piraíba está mais "experta" e, portanto, qto mais longe do barco estiver a isca, melhor. Procede? 

Sim, sem duvida, o boto fica mais perdido. Ano passado pescamos em 3 , meu primo com uma Okuma 55 com 200m de 0.82, meu irmao com uma 345 com 250 de 0.91 e eu com a Seanotor 9/0 com 450m de 0.91,  a minha aguentava uma meia hora até o boto pegar, kkkkkk, as outras nem 15 minutos, vi alguns pescadores pescando Pirarara arremessando, els já pegava a iscas deles no ar, kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2017 at 15:58, Edson disse:

Sempre que se fala de pescaria no araguaia vem a tona os botos atrapalhando muito a pescaria, que tem boto d+++ etc. 

Vou no araguaia todo ano desde sempre rsrsrs, como todo bom goiano lá é a nossa praia, tenho casa em bandeirantes então pode se dizer que conheço razoavelmente o araguaia, verdade que de um tempo para cá os botos estão dificultando a pescaria cada vez mais por lá. Será que existe uma superpopulação?? O boto é inimigo do pescador esportivo?? doeu::

Bem irei falar minha opinião. Acredito que não existe isso de que tem boto d+++, que existe superpopulação e tal, para se estimar a população de uma espécie apenas com estudos complexos, acho bem difícil estimar isso. Pelo contrário acho que a população dos botos bem provável que esteja em declínio. 

Então porque estamos vendo boto toda hora e que atrapalha tanto, atacando nossas iscas e roubando nossos peixes, mais uma vez minha opinião é que os botos aprenderam que pessoas = alimento fácil, e isso acredito que é passado para gerações, ensinado aos filhotes e por ai vai. Aumentando o nº de botos que aprenderam que pessoas = alimento fácil. Por isso essa PERCEPÇÃO de uma superpopulação de botos.

O que é realidade hoje é o aumento de mortalidade desses animais por pessoas (incluindo aqueles que se diz pescadores esportivos e guias de pesca). Sempre escuto histórias de pessoas e principalmente de guias de pesca especializados em piraíbas matando esses animais por atrapalhar a pescaria, sempre falo para eles não fazerem isso ai eles falam que o turista vem aqui para pegar piraíba e não para boto ficar roubando iscas, e estou vendo com frequência botos mortos ao longo do rio, não sou ecochato pelo contrário sou a favor da caça com critérios e a favor de comer peixe na pescaria e até de levar algum para a família em casa, mas matar um animal apenas por estar atrapalhando a pescaria é uma put@ sacanagem. 

O boto acredito que é um "defensor" de peixes principalmente a piraíba, sei que o boto ataca piraíba quando esta fisgada durante a briga a ponto de matá-la que é esporádico a morte da piraíba foi causado pelo pescador que fisgou o peixe entra na conta dos % de peixes que morrem no pesque e solte, mas se o boto atrapalha nós pescadores esportivos imagina o quanto atrapalha os pescadores ilegais que solta dezenas de boias no rio para capturar as piraíbas para vender a sua carne. Se não fosse os botos roubando as iscas dessas boias como seria a eficiência desse tipo de pescaria ilegal. E redes de pesca, o quanto os botos estragam as redes e roubam os peixes nela, dificultando a pescaria com redes.

Caso a se pensar quando estiver lá no araguaia e o boto não deixou vc capturar a sua tão sonhada piraíba pense nisso, estamos na casa dos botos nossa obrigação e respeitar esses belíssimos animais, o boto no araguaia faz parte do ambiente e da pescaria vamos respeitá-los.:good::good:

 

Tenho o mesmo raciocínio e concordo plenamente com o amigo, essa questão dos botos atrapalhar as pescarias não é motivo dos pescadores quererem dizimar a espécie para resolver o incomodo...não se esqueçam que a natureza sem a intervenção do ser humano está sempre equilibrada e em harmonia, somos nós q fodemos com tudo e depois queremos achar um bode expiatório.  O pescador esportivo tem que respeitar e interagir com a natureza como um todo, e não só se preocupar com o peixe na linha. legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...