Ir para conteúdo

Motor de popa 15hp + potência!


Posts Recomendados

Bom dia, tenho um Yamaha 15hp ano 2004, e eu não estou gostando do desempenho desse meu 15hp! Já troquei hélice e deixe regulado quanto a altura do barco e tal, mas mesmo assim queria ele mais potente!! Ele sendo velhinho queria fuçar nele um pouco...  queria saber se tem como ou se alguém já mexeu no motor dele para gerar mais potência, tipo... Abrir as camisas e aumentar os pistões e tal, igual fazem com motos para gerar mais potência. Será que isso funcionaria? Será que fica bom?

Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Rafael Ratti disse:

Bom dia, tenho um Yamaha 15hp ano 2004, e eu não estou gostando do desempenho desse meu 15hp! Já troquei hélice e deixe regulado quanto a altura do barco e tal, mas mesmo assim queria ele mais potente!! Ele sendo velhinho queria fuçar nele um pouco...  queria saber se tem como ou se alguém já mexeu no motor dele para gerar mais potência, tipo... Abrir as camisas e aumentar os pistões e tal, igual fazem com motos para gerar mais potência. Será que isso funcionaria? Será que fica bom?

Obrigado! 

Pegue um maior fica mais barato e seguro. Fuçar vai ser dificil alguém que faça,  vai gastar muito, fora risco de deixar a deriva.  Vende ele , yamaha 15 tem um mercado bom, se quer um pouco mais desempenho sem carregar peso, pegue um Mercury Super ou Tohatsu 18  ou parta pra um 25/30hp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada te impede, muita gente faz la fora , mas normalmente o fazem para motores que irao competir, rebaixar o cabecote, 1.5mm, altera as velas, polimento da camara de exaustao, limpeza de todo escape ate virar espelho, aumento de 10 a 20% dos gicles, redesenho do sistema de carburacao (especialmente, flautas , venturi e possivelmente palhetas de torque), pode-se inclusive alterar todo o escape, diminuicao da rabeta e instalacao de helice de superficie. voa la, vc tera um canhao zumbindo pelos rios.

 

so que ha uma enorme dferenca de uso, em competicao, vc tem todo o trajeto monitorado, gravado e dezenas de embarcacoes de apoio, normalmente em trechos sem declive ou correnteza. ou seja, assim como nas motos, se o motor quebrar (e ele vai quebrar!), vc simplesmente é resgatado em poucos instantes....

 

agora se teu motor de popa quebra, no meio de lago ou rio, pode começar a rezar e escrever um belíssimo livro de romance, pq se tiver sorte, demorará horas ou até dias para ser resgatado. Se tiver sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rafael Ratti disse:

Eu já tenho um Mercury 25hp, novo, excelente motor! Por isso pensei em mexer no 15 antigo, rebaixar o cabeçote sei lá... 

Então deixa quieto, kkkkkkkkkk.  Como Astra disse lá fora eles fuçam pra fazer competição, usando barcos bem mais leves fora que o Yamaha 15 não é muito usado pra esse fim, normalmente os motores alterados lá para competição sao o Yamaha 30 3cil e o Tohatsu 50hp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 rafael amigao    ; c/ essse 15 yamaha   =  oq tinha p/ ser feito ;  vç ja´fez  ;  nos acertos espelho popa ;  e helice  como citou ....joia:::

ñ tem como investir $$$$  nesse motor  ;   p/ ganho  de potencia ;  e desempenho   ; sem gastar   muito  .....  

interessante é  reformar   esse motor se tiver  precisando  ; caso contrario  = mude de motor  se quer mais potencia  ...

 tambem  ñ fica bom ;   nem viavel  ;   como guto ;  astra citou ai ....   ::nada::

esse motor  ñ   é p/ preparo   ; mas se quiser tentar  = nada impossivel ok  .... da p/ fazer  .....

vai jogar fora seu $$$  = os resultados depois do gasto ;  e trabalho  =  vao te deixar mais nervoso;  e irritado ;  pode crer amigao ....

p/ seu caso  = pescarias  ; ñ se prepara  motor  ok  ;   motor preparado tem que sempre estar mexendo ;   examinando ;  e tals  .... ñ é seu caso  ok / 

poderia tentar  depois de rever a carga total ;  e casco  =  o tohatsu 18  hp   ;

 tambem ñ sei ;  no seu caso ;  se tem muita vantagem ; sendo que tem um motor  25hp  ok ....

abraço ;  boas pescas  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa blz! É eu ja fiz o que tinha de ser feito....

Regulei a altura do espelho de popa.

Coloquei um hélice 9 1/4 x 9.5 

Gasolina boa, temperada na medida exata.

Troquei as velas, coloquei novas de Iridium.

Agora Quinta feira vou fazer uma ceva e vou testa-lo, depois conto o resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael ; amigao   joia  =  tamo no aguardo ...... joia:::

  por =  fotos  ; videos ;   testes etc....  de qualquer tipo ok ; tudo é valido  ;  qto a iniciativa   palmas::

bom ;  p/ todos =   noçao  ;   base   ; troca de conheçimentos ; duvidas ; perguntas  ; respostas  ; e tals  ....

abraço ; força no manche   ;;;;;::bassboat::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rafael Ratti disse:

Opa blz! É eu ja fiz o que tinha de ser feito....

Regulei a altura do espelho de popa.

Coloquei um hélice 9 1/4 x 9.5 

Gasolina boa, temperada na medida exata.

Troquei as velas, coloquei novas de Iridium.

Agora Quinta feira vou fazer uma ceva e vou testa-lo, depois conto o resultado!

Velas de Irídium? Qual a marca e o modelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael  ; amigao  = CUIDADO  c/ essas velas  de substuiçao  ;  que vendem por ai....  ::nada::

ja comentamos sobre  velas falsas / paralelas  ; e  que dizem poder usar no lugar da original = ou substitutas  ok joia:::

velas iridiun  x  velas convecionais   x  velas especificadas =   p/ seu motor   pela fabricante  ok  

cuidado c/ oq dizem por ai  amigao = olho vivo  ;  e  faro fino  ;;;;;::bassboat::

abraço ;  boa sort  na ceva  .... :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi uso de vela iridium em motor de popa.   Mas como havíamos comentado, nessa potência não tem muito oque mudar, uma adaptação de hélice  regulagem trim, etc no máximo melhorará em 10% o rendimento, restando acostumar com o desempenho,  trocar o motor ou a embarcação.   Relatos de velocidades surpreendentes só em barcos muito leves,  veja meu exemplo que atingi 47km no meu tohatsu 18, mas estava sem nada e descendo uma corredeira, em uso normal 3 pescadores e tralhas na represa fica em 34 a 35km/h.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

velas de igniçao    iridium   ; sao usadas  amplamente em motores motos  ; carros ; nautica ;  e outros  racing tambem   ok 

que  sei ;  sao usadas em motores de popa acima de 40 hp  ;   e  motores grandes ;   e  mais modernos  ..... nada impede  de usar  ( dentro das especificaçoes do motor x fabricante )  

por isso  que eu disse p/ nosso amigo  rafael ficar esperto ;   c/ as especificaçao  da vela original  do motor  x  substituta ...

sendo que o motor dele é um 15hp  yamaha  ...... 

vamos esperar rafael    ??

  e oq a turma tem a dizer    ????

fiquei sabendo de caso   mercado  livre =  cliente  deu orelha p/ o vendedor  =   velas iridiun   p/ motor de popa  (  o motor  começou  bater e bomba2  )  deu  zica ....::nada::

ñ tem magica  ; nem milagres   cuidado turma  :help:

   boa sorte ; abraço :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal, quanto a vela um mecânico da Yamaha me falou que essas velas são mais confiáveis e trabalham melhor, não que vá gerar mais potencia, não é isso.

Bom, fiz o teste hoje e fiquei contente.

No meu barco, 6 metros borda alta, chapa de 1,5, popa reforçada, tanque cheio, piloto e mais um pescador pesando aproximadamente 100 kg cada um e mais um tambor de "comida" pra peixe que pesava uns 40 kg, Hélice 9 1/4 X 9.5, espelho de popa regulada na altura certa, gasolina de boa qualidade, temperada exatamente na medida de 40 por 01, com marolas o barco navegou de 29 km/h a 33 km/h o que na minha opinião esta excelente, não é que ele atingiu 33 km/h ele navegou nessa velocidade! Atingir ele atingiu 35 km/h mas ja voltou pro 33 km /h e com muito mais rotação, perceptível pelo audição! 

Antes eu estava navegando de 26 km/h a 29 km/h 

Então tive um ganho de mais ou menos 4 km/h o que da muita diferença e a arrancada também melhorou! 

É isso, pessoal, Obrigado pelas dicas e logo postamos mais dúvidas kkkkkkk 

Forte Abraço! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 rafael  ; amigao    =  qto aas velas trabalham melhor   ; sem duvidas  ; c/ o motor afinado   ; se percebe já na lenta joia:::

os caras  usam tambem em motores  racing ou preparados  ;   em conjunto c/ cachimbina   de igniçao     x  cabeçote   REBAIXADO   no toco  bomba2 :gorfei:

fodaaaa  é   o preço  das velas  $$$$$$   

mas ....tá pesado  carga total  do conjunto seu  ;  em rapaz  ..... 

  faça qualquer dia um teste    =   apenas vç  ;  e combustivel  ;  remo ;  colete salva vidas  ;;;;::bassboat::

ve oq acha  ; mas acerte o helice  p/ essa configuraçao de carga joia:::

mas afinal  .... rafael  =  qual vela  é  essa  ??

 qual especificaçao  ???  

  qual  marca e modelo ??    p/   YAMAHA  15HP  ???  

se possivel posta fotos p/ galera ; a turma agradeçe   ; ok amigao  joia:::

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc trocou a helice?

 

a vela de iridium  tem uma queima bem mais eficiente, ou seja, o centelhamento ocorre com mais forca e com menos perdas gerando uma queima muito melhor. na pratica a vela de iridium tenta eliminar as falhas naturais do motor. nao que ganha potencia, mas otimiza. no final o resultado pode ser melhor ou nao, depende de cada motor, estado geral, sistema eletrico etc. 

é diferente de vc aumentar potencia, onde qqr q sejam esses fatores, vai melhorar em detrimento de algum ponto.

mas legal que deu certo, nao esperava uma melhora tao significativa (nao mesmo!), especialmente num motor tao pqno, realmente, o ganho foi consideravel! mas acredito q tb foi um amontoado de fatores, limpeza do bura, revisao, oleo da rabeta, etc... td com ganhos marginais juntos geral um resultado onde a vela ajudou tb ! parabens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   rafael  to c/ guto  ; exatamente   joia::: 

  helice x peso  ; altura ideal espelho popa   =  tudo  ;;;;::bassboat::   

mais   ;  os  detalhes que astra citou   =   acerto  bacana  ; amigao  palmas::

qual o valor  ??   dessas velas ;   onde comprou  ?? 

e  a ceva   ??   virou  ??  

denso ( japan  )    = ao meu ver pioneira   = velas de iridium

abraço ; boas pescas  :good:

IMG03181.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos... 

Sobre a vela eu comprei no Paraguai, moro a 200 km da fronteira então aqui compensa ir e é muito mais barato! 

Como passei a fronteira com elas no bolso eu joguei a caixa fora, mas a Marca eu lembro que é NGK, modelo não lembro, tenho que ver lá no motor se tá escrito nela, mas eu vejo e falo aqui...

Valor eu paguei 30 dólares cada vela! Não é barata não!

Concordo com vcs foi um conjunto de coisas (aperfeiçoamento) que que levaram a esse ganho de 4 km/h, tbm me surpreendi, achei que não ia ganhar tanto desempenho assim! 

A Ceva eu fiz hoje de manhã, vou pescar amanhã atarde e domingo, aí se pegar algo posto fotos hehehe 

E sim, vou testar sozinho pra ver o que da!

Abraços amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande rafael  :drinks:  ; bacana o relato amigao  ....

 

ñ deixa de postar os resultados  sobre   ; as velas  igniçao  ;  e a ceva  .....

 a turma vai gostar pode crer ....se possivel fotos ; comparativos  ;  e testes  ; pescas  ; e derivados ok  amigao  joia:::

 

  a vela que está usando = de 30  dolares   = por acaso  ñ é  =  

NGK - BR7HIX-10  C/ GAP  DE  1 M/M   amigao  ???  

original  gap   é  =  0,7   m/m   ok  

   calibra  de 0,7     =    p/    1m/m    ;    e  usa  no    yamaha   15/ 25 hp     /    mercury japan  o msmo  ok  

 

NO   YAMAHA 40 HP  = mantem a gap  = original   0,7   

 

depois conta direitinho p/ pessoal  ter  uma base   palmas::

força na ceva camarada   ; boa sorte   ;;;;;::bassboat::

grato pela sua atençao  :good:

IMG05625.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba pagou caro! Aki em ribeirao loja mais confiavel , uma das maiores do pais, custa de 43 a 58 reais cada uma ngk..

a iridium naturalmente tem um gap maior, mas o eletrodo externo fica na medida correta 0,7 ou 0,8... o q na verdade ocorre eh q o eletrodo interno vem rebaixado de fabrica, justamente por causa do iridium que facilita a centelha, assim a vela gera uma faisca maior e mais forte sem comprometer a distancia pro pistao. Por isso a queima eh melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...