Ir para conteúdo

CUIDADO COM A ARRAIA ELÉTRICA DE ÁGUA SALGADA


Newton Oliveira

Posts Recomendados

 

A algum tempo atrás estava tomando banho em uma piscina natural perto da praia de bicanga no ES, ao lado da Praia de Carapebus - ES. Vi um par de olhos enterrado na areia. Já sabia que era uma arraia. De início pensei ser um cação viola de cerca de 50 cm, arraia inofensiva e sem ferrão, só me esqueci que a arraia torpedo elétrico tem a forma muito parecida do cação viola. Comecei a enfiar o dedão do pé na areia para levantar o peixe, mas ele não quis, passei um pedaço de pau em cima dele e nada. Ai deixei ele de lado e fui nadar. Quando estava saindo da piscina natural, com a água na altura da cintura duas fortes ondas de choque me atingiram, fazendo eu dar um grande salto e romper parte da musculatura da perna. As ondas de choque subiram por uma perna e desceram pela outra arrebentando vários vasos sanguíneos, ao fechar o terra. A musculatura das duas pernas sofreram fortes espasmos musculares, fazendo eu cair no chão sem sentir as pernas. Depois de algum tempo fui caminhando pela praia por cerca de 1,5 Km até a minha hospedagem. No final da tarde uma perna estava bem recuperada, enquanto a outra que fechou o terra ficou do tamanho de uma pata de elefante, me obrigando a passar 24 horas de hospital por risco de trombose, uma licença de um mês do serviço para tratamento da musculatura da perna que ficou dura igual a uma pedra e com forte dor. Se esta corrente tivesse passado pelo meu coração eu não estaria aqui, hoje, para contar esta história. A Arraia elétrica é um animal inofensivo, mas se provocada descarrega uma forte corrente elétrica. Se o choque fosse fora da água eu teria sentido um forte tremor, mas dentro d`água a coisa muda de figura, onde a resistência elétrica do seu corpo vai a quase zero.

tremelga.jpg

Arraia elétrica _ foto.docx

arraia elétrica do ES.docx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos verdes anos da minha infância meu pai pegou uma dessas no litoral aqui do RS, na tarrafa. pra minha sorte não era muito grande, lembro que fiquei "brincando" de tomar choque na barriga dela... encostava de propósito só pra levar o tranco na mão... devia ter uns 10 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...