Ir para conteúdo

Comprimento ideal de varas para hélices amazônicas


Posts Recomendados

Boa noite biguazada, com o intuito de aprimorar a pescaria com hélices ( na verdade isso é desculpa, o motivo da compra é vício mesmo kkkk) estou a procura de uma nova vara. Na opinião de vcs, qual o comprimento ideal da vara  para puxar hélices amazônicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bruno, Tranquilo ? 

Rapaz acredito que esse assunto seja muito pessoal, o tamanho ideal é aquele que mais se encaixa pra vc.

Eu por exemplo, gosto muito de varas 5´8, e sempre procuro deixar o conjunto de hélice o mais próximo possível dos outros conjuntos, para evitar aquele atrito quando se faz a troca de um equipamento para outro.

Se pudesse dar uma opinião, diria para pegar ou customizar uma vara que seja próximo à sua altura, ou então no mesmo tamanho das suas outras varas.

Mas como disse anteriormente isso vai de pescador para pescador, se possível procure pescar com tamanhos diferentes e ver qual se adequa mais pra vc.

Um abraço e espero ter ajudado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia lido muitas teorias, decidi fazer uma 6,6", 25 libras, ajudou em umas coisas, mas não ficou tão confortável como eu desejava....ai fiz uma 6", ficou melhor, e assimilado ao que o Rafael falou ai acima, na mesma medida de minhas outras varas... preciso fazer mais testes e ver adaptação...

 

Acho que abaixo disso vai perder eficiência ficando mais cansativo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fabrício Biguá changed the title to Comprimento ideal de varas para hélices amazônicas

Rapaz, dificil dizer viu!! Minha experiencia:

 

Tenho 1.78, fiz um F3 (aquelas antigas) de 6', não gostei.. vendi para um amigo que é mais baixo que eu.. ele adorou! aí fiz uma SC III 5'8 e é a vara que uso hoje... além do comprimento, tem a ação! eu não gosto de MTOOO parruda.. por isso passei a F3.. ele gosta... enfim, tem q ir testando e ver qual vc gosta mais. uma dica é vc pegar alguma de um amigo e ir testar em alguma lagoa... eu fiz isso algumas vezes, meti hélice em um açude aqui de Sorocaba.. o povo me olhando... o que sera q esse cara pensa que vai pegar com essa porcaria??? HAHAHAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, VitorMorais disse:

povo me olhando... o que sera q esse cara pensa que vai pegar com essa porcaria??? HAHAHAHAHA

Um dia um conhecido falou que ficava testando as iscas na piscina do condomínio e a Senhora que morava do lado sempre ficava observando até que um dia ela falou, "Seu" João o Sr acredita mesmo que vai pegar um peixe nessa piscina?

Kkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Por isso criei esse tópico. Já usei 5.6, 6.0 e 6.6, mas confesso que cada uma tem qualidades e defeitos!! Agora estou tentando comprar uma 6.2 ou 6.3 p ver se consigo chegar na perfeição!! Kkkk

Vou incrementar essas teorias...rs...

 

Só mais um exemplo bem "fora do padrão"....Um amigo montou um conjunto com vara 7 pés e carretilha Abu garcia de 300 gramas...e disse ter ficado espetaculo....

 

Mas vamos as analises:

 

Alinhado aos comentários e dentro de um raciocínio equiparado, antes de mais nada é preciso ter equilíbrio entre peso e recolhimento da carretilha x comprimento e peso da vara x altura do pescador, agora a equação exata para chegar no resultado ideal da vara é que tá! kkkkkkk

 

Alguns dados para essa equação até aqui:

 

-  Comprimento da vara talvez seria o primeiro item a ser escolhido e depois aperfeiçoar varias outras características para chegar mais próximo ao ideal. Vejo teorias de considerar o mínimo altura do pescador, outra seria a altura do pescador com o braço esticado para cima, outra ainda que me faz mais logica seria a metade dessa razão, altura do pescador com braço esticado menos a altura do pescador, divide por dois e soma a altura do pescador. (A minha por exemplo seria: 2,17 metros (Altura com braço esticado) - 1,74 metros (Altura total do corpo) = 0,43 cm / 2 = 0,215 cm + 1,74  = 1,955 metros. Esse número encontrado assimilando projeção do raio de movimento na puxada de hélice perante outros dados levantados.

- Peso de carretilha deve ser proporcional ao peso da vara, um método que já li e testei é com a carretilha montada na vara, vire o conjunto para baixo, coloque o dedo reto apoiando embaixo da vara logo atrás da carretilha e tente equilibrar o conjunto ali no dedo, quanto mais reto e equilibrado ficar mais balanceado está o conjunto. Nesse sentido quanto mais longa a vara mais pesada deve ser a carretilha, e vice versa.

- Velocidade de Carretilha, o ponto perfeito é a cada puxada ser sincronizada com uma manivela, sem espaço para linha bamba ou folga na manivelada a cada ciclo. Nesse sentido a maioria vai ficar ali na casa entre 8.0 a 9.0  

 

- Já vi gente usar de vara desde 5.3 com ações mais moderadas até 7 pés ação extra rápida, entendo que isso tende a ser progressivo (Quanto maior a vara, mais rápida a ação do blank e vice versa) e é uma logica que faz sentido matemático/físico.

 

Isso tudo me faz sentido e me ajudou bem até aqui e se puder ajudar você faça os testes, se não enxergar lógica e não fizer sentido para você desconsidere as informações;

Espero poder ter ajudado.

 

Ainda não cheguei no cociente ideal, mas levo essa teoria como prioridade, mas agora terminando de fazer a vara de 6" 25 libras, com uma zillion 8.5, ai vamos testar para ver como vai ficar esse equilíbrio e praticar para sentir o conforto e eficiência...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Edmar Alves disse:

Vou incrementar essas teorias...rs...

 

Só mais um exemplo bem "fora do padrão"....Um amigo montou um conjunto com vara 7 pés e carretilha Abu garcia de 300 gramas...e disse ter ficado espetaculo....

 

Mas vamos as analises:

 

Alinhado aos comentários e dentro de um raciocínio equiparado, antes de mais nada é preciso ter equilíbrio entre peso e recolhimento da carretilha x comprimento e peso da vara x altura do pescador, agora a equação exata para chegar no resultado ideal da vara é que tá! kkkkkkk

 

Alguns dados para essa equação até aqui:

 

-  Comprimento da vara talvez seria o primeiro item a ser escolhido e depois aperfeiçoar varias outras características para chegar mais próximo ao ideal. Vejo teorias de considerar o mínimo altura do pescador, outra seria a altura do pescador com o braço esticado para cima, outra ainda que me faz mais logica seria a metade dessa razão, altura do pescador com braço esticado menos a altura do pescador, divide por dois e soma a altura do pescador. (A minha por exemplo seria: 2,17 metros (Altura com braço esticado) - 1,74 metros (Altura total do corpo) = 0,43 cm / 2 = 0,215 cm + 1,74  = 1,955 metros. Esse número encontrado assimilando projeção do raio de movimento na puxada de hélice perante outros dados levantados.

- Peso de carretilha deve ser proporcional ao peso da vara, um método que já li e testei é com a carretilha montada na vara, vire o conjunto para baixo, coloque o dedo reto apoiando embaixo da vara logo atrás da carretilha e tente equilibrar o conjunto ali no dedo, quanto mais reto e equilibrado ficar mais balanceado está o conjunto. Nesse sentido quanto mais longa a vara mais pesada deve ser a carretilha, e vice versa.

- Velocidade de Carretilha, o ponto perfeito é a cada puxada ser sincronizada com uma manivela, sem espaço para linha bamba ou folga na manivelada a cada ciclo. Nesse sentido a maioria vai ficar ali na casa entre 8.0 a 9.0  

 

- Já vi gente usar de vara desde 5.3 com ações mais moderadas até 7 pés ação extra rápida, entendo que isso tende a ser progressivo (Quanto maior a vara, mais rápida a ação do blank e vice versa) e é uma logica que faz sentido matemático/físico.

 

Isso tudo me faz sentido e me ajudou bem até aqui e se puder ajudar você faça os testes, se não enxergar lógica e não fizer sentido para você desconsidere as informações;

Espero poder ter ajudado.

 

Ainda não cheguei no cociente ideal, mas levo essa teoria como prioridade, mas agora terminando de fazer a vara de 6" 25 libras, com uma zillion 8.5, ai vamos testar para ver como vai ficar esse equilíbrio e praticar para sentir o conforto e eficiência...

 

Rapaz, que aula!! Também não cheguei nesse " cociente ideal", mas pelo arremesso mais longo e maior arrasto na puxada diria que uma 6.6 é mais " prática( não sei nem se essa é a palavra) do que os demais comprimentos. O negócio é que a 6.6 fica batendo a ponteira na água (e tenho 1,82 de altura), e por isso estou na "captura " de uma um pouquinho menor(6.2,6.3,6.4)!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Rapaz, que aula!! Também não cheguei nesse " cociente ideal", mas pelo arremesso mais longo e maior arrasto na puxada diria que uma 6.6 é mais " prática( não sei nem se essa é a palavra) do que os demais comprimentos. O negócio é que a 6.6 fica batendo a ponteira na água (e tenho 1,82 de altura), e por isso estou na "captura " de uma um pouquinho menor(6.2,6.3,6.4)!!

Fiz uma 6,6 e tive esse problema também além de sentir o punho no arrasto da isca, como tenho 1,74 cm, uma vara de 6" (alinhado a conta acima) a vara vai ficar mais inclinada no arrasto facilitando esse movimento e diminuindo o atrito...

Se aplicar essa mesma teoria (e conta) proporcional a sua altura, esse comprimento de vara (Entre 6.2 a 6.4) deve ficar ideal mesmo... com carretilha na casa das 200 a 220 gramas acho que vai ficar mais confortável ainda...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Partamos de alguns princípios: hélices são iscas pesadas, grandes.  Logo, não necessitam e varas muito grandes para serem lançadas longe; a questão da ponta da vara bater na água atrapalha muito (vamos considerar altura média de 1.78m do pescador, nem me referindo a mim, que tenho 1.83m). Sem polemizar e levando em consideração apenas estes dois aspectos, gosto das 5.6 a 6 pés.

 

Abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2023 em 22:29, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Boa noite biguazada, com o intuito de aprimorar a pescaria com hélices ( na verdade isso é desculpa, o motivo da compra é vício mesmo kkkk) estou a procura de uma nova vara. Na opinião de vcs, qual o comprimento ideal da vara  para puxar hélices amazônicas?

Falai seu Tranqueira..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk      

Olha considero que depende da altura da pessoa. .......eu tenho 1,87 mts.

se a pessoa for baixa e pegar uma vara muito alta, não vai conseguir puxar e ficar batendo na borda do barco toda hora.

enfim....cada qual deve se encaixar naquilo que vai utilizar. como se fosse um sapato.kkkkkkkkkk

 

abrçs parceiro. Fica em paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Adalberto Magrao disse:

Falai seu Tranqueira..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk      

Olha considero que depende da altura da pessoa. .......eu tenho 1,87 mts.

se a pessoa for baixa e pegar uma vara muito alta, não vai conseguir puxar e ficar batendo na borda do barco toda hora.

enfim....cada qual deve se encaixar naquilo que vai utilizar. como se fosse um sapato.kkkkkkkkkk

 

abrçs parceiro. Fica em paz

Bão demais Magrão, só contando os dias p iniciar a temporada amazônica! 😂😂😂😂

Por isso estou atrás de uma 6.2 a 6.4, mas não está fácil achar não!! A 6.6 é com certeza a mais fácil de arrastar hélices, porém aquela batidinha de ponta na água me dá agonia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2023 em 15:43, VitorMorais disse:

Rapaz, dificil dizer viu!! Minha experiencia:

 

Tenho 1.78, fiz um F3 (aquelas antigas) de 6', não gostei.. vendi para um amigo que é mais baixo que eu.. ele adorou! aí fiz uma SC III 5'8 e é a vara que uso hoje... além do comprimento, tem a ação! eu não gosto de MTOOO parruda.. por isso passei a F3.. ele gosta... enfim, tem q ir testando e ver qual vc gosta mais. uma dica é vc pegar alguma de um amigo e ir testar em alguma lagoa... eu fiz isso algumas vezes, meti hélice em um açude aqui de Sorocaba.. o povo me olhando... o que sera q esse cara pensa que vai pegar com essa porcaria??? HAHAHAHAHA

Quanto ao tamanho, pra mim a 5,8 se adequa melhor.

Boa dica do Vitor. Eu também tenho essa mania de testar os materiais. Acho que na vara para hélice o tamanho do cabo, entre outros itens como o peso da avara, podem ajudar ou atrapalhar a puxada.

E essas dúvidas eu só consegui sanar testando. 

O problema é comprar um material, testa-lo e descobrir que o mesmo não atende suas expectativas... $$$$

Mas ainda acho melhor descobrir que o material não presta enquanto estamos em casa! 😁😬

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Não está fácil arrumar uma vara de 25lbs do tamanho que quero, alguém com alguma dica( moro em Goiânia)?

Manda fazer uma;

 

Tem um amigo que faz para mim, ótimo custo beneficio;

 

Se quiser me chamar no zap (31)996907438, envio fotos e vídeos relacionados;

 

Ou faça contato direto com ele, Renato (31)996088060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Manda fazer uma;

 

Tem um amigo que faz para mim, ótimo custo beneficio;

 

Se quiser me chamar no zap (31)996907438, envio fotos e vídeos relacionados;

 

Ou faça contato direto com ele, Renato (31)996088060

Ótimo, vou add o contato aqui!! Obrigadão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mauricio Rossetim disse:

Quanto ao tamanho, pra mim a 5,8 se adequa melhor.

Boa dica do Vitor. Eu também tenho essa mania de testar os materiais. Acho que na vara para hélice o tamanho do cabo, entre outros itens como o peso da avara, podem ajudar ou atrapalhar a puxada.

E essas dúvidas eu só consegui sanar testando. 

O problema é comprar um material, testa-lo e descobrir que o mesmo não atende suas expectativas... $$$$

Mas ainda acho melhor descobrir que o material não presta enquanto estamos em casa! 😁😬

 

Exato!! qdo chegamos na amazônia temos que estar com tudo refinadinho... cerol fininhoooo afinal, não podemos desperdiçar o tempo! empreste de amigos... as vezes ajuda! boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante

 

Eu já testei 5.6, 5.8. 6.0 e 6.6 para hélice

 

As duas mais curtas, tenho que movimentar ou flexionar o corpo, não apenas os braços

 

já a 6.6 tenho que arremessar com as duas mãos, mas prefiro com uma

 

A 6.0 para mim é perfeita, tenho 1,90 metros e minha hélice de escolha não é tão pesada: CCM tormenta 135, com 30 gramas. Assim bato 6 dias de hélice na AM

 

Minhas varas 6.0 , 25 lbs de escolha são sumax scorpion e gladius, não ligo para ser o cabo bi-partido ou inteiriço, e compro no Paraguai

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Também demorei a achar o tamanho ideal para o meu uso, comecei usando 5’6 e finalmente me adaptei no tamanho 6’6, tenho 1.83 de altura. E também percebi que para o meu uso a ação de vara não pode ser muito rápida, assim não faço muito esforço. Hoje meu equipamento principal para hélice é uma vara falcon americana 20lb 6’6 ação moderada pesando 133g + zillion 100shla pesando 250g ( o primeiro modelo) e fica extremamente balanceada! Bato hélices o dia inteiro sem cansar e o principal faço o mínimo de esforço!  Devido o conjunto ter ficado balanceado eu não acho pesado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2023 em 11:07, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Não está fácil arrumar uma vara de 25lbs do tamanho que quero, alguém com alguma dica( moro em Goiânia)?

Fala, Bruno! Beleza?

 

Conhece a loja Savage na Av. Anhanguera?

Em minhas últimas compras sempre achei os preços de lá excelentes e também com bastante opções de varas para os tucunas Amazônicos.

 

Abraço 

42D5B65E-4936-47B4-8129-FB2466F610E9.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...