Ir para conteúdo

Tudo sobre Arrais Amador. Clique Aqui


Posts Recomendados

Eu fiz minha prova no sabado dia 19/05/2012 em São Jose dos Campos, fui buscar minha Arrais agora e o pessoal do escritório que organizou a prova avisou que arrumaram mais uma data para a prova antes da mudança da lei.

Atenção pq a aula não obrigatoria será em S.J.C. e a Prova será na CIDADE DE PARATY estado R.J.

Quem tiver interesse manda MP que passo o telefone do pessoal

AULA DIA 09/06/2012 em SJC e não obrigadoria (mas recomendo assistir)

PROVA DIA 15/06/2012 será na cidade de Paraty - RJ

Não tenho nenhum vinculo com o pessoal, sou somente cliente deles e isso é apenas uma ajuda pra quem quer tirar Arais antes de julho/2012

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal...

Fiz minha incrição para a prova de Arrais, e será dia 17/06, gostaria se possivel que me mandassem alguns materiais..

O email é felvendrametto@hotmail.com

Abraço!

e-mail enviado

Tbm mandei.

Boa sorte

Valeu Sone....

Estou me acabando de estudar... hahahahhaha

Obrigado...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei na captania aqui de brasilia, só vão voltar a marcar provas a partir de julho quando estiver valendo a nova norma, me disse o cabo que atendeu o telefone que estão credenciando os locais para fazer as aulas praticas desmentindo que qualquer abilitado poderia dar a tal declaração, agora é aguardar pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginava que não seria qualquer pessoa habilitada a certificar as aulas práticas. Pelo menos a Capitania já sabe informar melhor como serão essas novas regras.

Parece que nesta feira de pesca aqui de Brasília, junho-junho/2012 haverá realização de prova para Arrais. Acredito que será na regra atual. Para o pessoal que quer tirar antes da mudança, vale a pena conferir direito.

Abraxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginava que não seria qualquer pessoa habilitada a certificar as aulas práticas. Pelo menos a Capitania já sabe informar melhor como serão essas novas regras.

Parece que nesta feira de pesca aqui de Brasília, junho-junho/2012 haverá realização de prova para Arrais. Acredito que será na regra atual. Para o pessoal que quer tirar antes da mudança, vale a pena conferir direito.

Abraxx

Edu

Eduardo, só se tiver algum esquema "quente" pois através do método convencional foram categóricos em dizer que não tem inscrições abertas por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não forem aceitar a declaração de embarque para arrais amador assinada por outro amador vão ter que alterar a normam03. Que, no capítulo 05 é clara e direta quanto a isso:

"8) Para a categoria de Arrais-Amador, o interessado deverá apresentar à

CP/DL/AG declaração de marina, de entidade desportiva náutica, de associação

náutica, de clube náutico ou de escola náutica cadastradas, ou ainda de Amador,

atestando que possui, no mínimo dez horas de embarque, acompanhado de pessoal

qualificado, em embarcações de esporte e/ou recreio. O modelo de declaração consta

no Anexo 5-F"

Ainda neste anexo 5-F está explícito o campo "nome do Amador que acompanhou o candidato" para preenchimento.

Gostaria de saber baseados em que eles vão se negar a aceitar a declaração assinada por um amador se a norma é clara quanto a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas veja, Tiago, que no transcorrer do texto da NORMAN diz: "acompanhado de pessoal

qualificado, em embarcações de esporte e/ou recreio". O que seria "pessoal qualificado"?

Talvez você tenha razão. Quando estiver vigorando, talvez caiba um mandado de segurança. Mas por ora....

Não sei qual será o desencadear dessa história, mas eu irei acompanhar joia:::

Um forte abraço!

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O texto é ambíguo quanto a isso... mas da forma como está escrito, admite a possibilidade de um amador declarar que outro está apto a conduzir uma embarcação após, no mínimo, 10 horas de "supervisão". Afinal, se eles concederam o arrais amador a uma pessoa, pressupõe-se que essa pessoa é qualificada para conduzir uma embarcação. Eles não especificam o tipo de "qualificação" que o instrutor deve possuir.

Realmente não vejo sentido em terem colocado essa hipótese na norma sem que tivessem a intenção de aceitá-la na prática. Como eu duvido que alterem a Normam03 até o início de sua vigência, dia 02 de julho vou à capitania com a declaração assinada por um amador e registrada em cartório, com as 10 horas de "supervisão" documentadas e quero ver que tipo de argumento vão usar pra negar a minha inscrição.

Lembrando que a minha intenção não é a de fraudar o processo, mas sim a de fazer com que se cumpra o que está escrito.

Sugiro a todos os interessados que façam o mesmo.

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal...

Fiz minha incrição para a prova de Arrais, e será dia 17/06, gostaria se possivel que me mandassem alguns materiais..

O email é felvendrametto@hotmail.com

Abraço!

e-mail enviado

Ola Wagner, poderia me mandar tbm, junior@dinamicaequip.com.br.

Obrigado!

Enviado.

no meu exame eu tive 30 perguntas que estavam nessa apostila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A discussão é boa.

Estou aguardando resposta da Marinha para saber se o Amador poderá ministrar aulas práticas, em princípio parece que sim, estando o instrutor uma categoria acima.

Ocorrerão muitos Mandados de Segurança.

A Portaria nº 263 de dez/2011, que alterou a NORMAM-3, no item 0504 - “PROCEDIMENTOS PARA HABILITAÇÃO”:

8) Para a categoria de Arrais-Amador, o interessado deverá apresentar à CP/DL/AG declaração de marina, de entidade desportiva náutica, de associação náutica, de clube náutico ou de escola náutica cadastradas, ou ainda de Amador, atestando que possui, no mínimo dez horas de embarque, acompanhado de pessoal qualificado, em embarcações de esporte e/ou recreio. O modelo de declaração consta do Anexo 5-F.”;

A Portaria não menciona a ministração das aulas práticas para Jet-ski, se poderão ser ministradas pelos habilitados como Arrais-Amador.

Quanto ao Anexo 5F, consta que o habilitado, pessoa física, poderá atestar as aulas.

Visitem o site: http://www.costanautica.com.br/portal lá tem muitas informações.

Visitem o blog: http://costanautica.com.br/blog e participem. É um blog novo.

Sigam-nos no Twitter: @nauticabr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal, tudo bem?

Tambem fiz minha inscrição. Alguem poderia enviar a apostila para nicola.azevedo@gmail.com? Obrigado.

Seja bem vindo pescadô, aqui a galara é tudo gente boa.... kkkkkkk

E-mail.. encaminhado. ::tudo:: ::tudo::

espero que te sirva, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em relação ao que o amigo Eduardo Sone disse, o curso sera de 10hs pilotando barco com alguém já com arrais e no jet quem vais expedir este certificado é o pessoal de clubes e lojas náuticas, pelo menos foi isso que entendi.

tenho uma apostila de arrais, quem quiser me passe o email, que mando em anexo ::fishing

Boa noite!

Amigo estou me preparando para fazer a prova, me envie a apostila.

Agradeço a força.

marcio.1969@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O simulador não funcionou quando instalei, então deletei e fui procurar a solução...

O esquema é o seguinte...

- Baixe o simulador ( http://www.turmadobigua.com.br/diversos/arrais.zip ), mas não instale, ou seja, não clique nele depois de tê-lo baixado, primeiro siga os passos abaixo...

- Baixe o arquivo: http://joaovasconcelos.com.br/suporte/msjet35.dll

- Salve o arquivo na área de trabalho (algum outro lugar que você consiga achar depois)...

- Clique no menu "Iniciar" a esquerda baixa da tela do computador, escreva em Pesquisa programas e arquivos "C:\WINDOWS\SYSTEM ou C:\WINDOWS\SYSTEM", dependendo seu sistema operacional, veja abaixo )

C:\WINDOWS\SYSTEM se seu sistema operacional for WINDOWS 95, 98 ou 98SE.

OU

C:\WINDOWS\SYSTEM32 se seu sistema operacional for WINDOWS NT, 2000, ME, XP, VISTA ou Seven

- Se estiver usando o Windows Seven, que é o meu caso, clique e abra a pasta System32 e deixe aberta.

- Vá até o local onde salvou o arquivo "msjet35.dll" e copie ou recorte

- Vá até a pasta System32 e cole o arquivo "msjet35.dll" (detalhe: o arquivo tem de ficar na pasta System32, não dentro de uma das subpastas que estão ali)

- Pronto, é só instalar o simulador e treinar para a prova de arrais... (para instalar o simulador, abra a pasta Arrais e depois clique em SETUP.EXE)

Obs. Se der algum erro durante a instalação, clique ignorar, comigo o simulador funcionou mesmo assim.

_____________________________________________________________________________

Comentário... Não adianta querer estudar só pelo simulador, tem que dar pelo menos uma lida boa no polígrafo... Estou fazendo média de 70~75% de acerto tendo lido o polígrafo uma vez antes...

Abraços,

Ricardo

Valeu amigo aqui deu certo!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estão bloqueadas até registro de barco.

Eu já tenho arrais amador, porém venceu em março passado. Pelo que entendi, a alteração para renovação é que se eu desejar pilotar moto aquática ( jet ski?) , terei que fazer o curso. Correto?

Caso apenas para motor de popa não precisará de curso algum nessas novas regras, apenas atestado médico e etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estão bloqueadas até registro de barco.

Eu já tenho arrais amador, porém venceu em março passado. Pelo que entendi, a alteração para renovação é que se eu desejar pilotar moto aquática ( jet ski?) , terei que fazer o curso. Correto?

Caso apenas para motor de popa não precisará de curso algum nessas novas regras, apenas atestado médico e etc?

A carteira arrais não permite mais pilotar motos aquáticas. Você terá de optar mesmo.

Para renovar (mesmo só optando pela arrais), creio que terás de fazer as aulas práticas para arrais, conforme novas regras de habilitação.

Como a sua carteira venceu, creio que terás de providenciar toda documentação novamente e fazer as provas, teórica e pratica.

Mas de qq forma, sugiro que consulte diretamente a marinha. Não tenho certeza de nada rs.

Boa sorte!

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Toda essa mudança é para que o candidato a habilitação tenha um mínimo de prática ao conduzir uma embarcação, atitude louvável por parte da Marinha.

Mas e quem como eu, que tirei o meu arrais a mais de 20 anos, época em que era OBRIGATÓRIA A PROVA PRÁTICA EM EMBARCAÇÃO, sob supervisão de oficiais da Marinha, também vou ter que provar que fiz aulinhas? A Marinha não vai estar me exigindo isso pela segunda vez?

Naonao:: Naonao:: Naonao::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...