VitorMorais Postado Novembro 3, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2025 Seguindo o outro bom tópico do Kid, gostaria de lançar essa aqui no Fórum. Estou em uma tendência de levar cada vez menos coisa para Amazônia, já saio de casa com o "crocs" para nao levar tenis, mala no max 15kg, caixa de iscas no max 3. Conjuntos de pesca eu ainda levo 4. 1 Helice, 1 Zara/Stick "leves" (vara de 20lbs), 1 para meia Agua e 1 exclusivo para Jig. Agora me inventaram as big baits.. e esse é o motivo do tópico. 😅 É algo que realmente proporciona mais capturas? Alguém teve uma experiência em que no grupo todo, só pegou quem estava com a Kono Flat por exemplo? (não vale dizer que pegou porque ela acertou a cabeça do peixe e foi fatal, pelo peso nao duvido). hahaha Claro que uma trabalho "novo" deve atrair mais os peixes mesmo, acho que qdo é trick, eles tem aula para idenfiticar uma t20, sara sara, high roller de tanto que batemos elas na cabeça deles! 😆 O que gostaria de entender melhor é: realmente muda o jogo ou estamos pegando mais nelas porque estamos batendo só elas agora? Eu sempre fico nessa dúvida quando volto da pescaria... "Nossa, isca X foi pegadeira demais" Aí vc para e vê que todos (ou quase todos) os pescadores estavam com ela! oras, se só bate ela, só vai sair nela! hahaahaha Não quero criar outro conjunto só para isso, tem a questão dos preços das big baits tb que pelo amor, ne? Eu entendo os youtubers que são patrocinados e vivem disso e aí tendem e ficar fazendo propagando da isca... já saí dessa fase de ser influenciado por isso hahahahaah Hoje em dia eu assisto so os videos do Jacob, zero patrocínio e com isso "outros interesses em falar bem de algo." Eu sei também que tem uma galera que curte bater esse tipo de isca, o que quero focar é na produtividade além do gosto pessoal. Sem hate aos amantes da big bait! ahahah Abraços! Joao Paulo ML e Silvio Mattar reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Novembro 3, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2025 34 minutos atrás, VitorMorais disse: Seguindo o outro bom tópico do Kid, gostaria de lançar essa aqui no Fórum. Estou em uma tendência de levar cada vez menos coisa para Amazônia, já saio de casa com o "crocs" para nao levar tenis, mala no max 15kg, caixa de iscas no max 3. Conjuntos de pesca eu ainda levo 4. 1 Helice, 1 Zara/Stick "leves" (vara de 20lbs), 1 para meia Agua e 1 exclusivo para Jig. Agora me inventaram as big baits.. e esse é o motivo do tópico. 😅 É algo que realmente proporciona mais capturas? Alguém teve uma experiência em que no grupo todo, só pegou quem estava com a Kono Flat por exemplo? (não vale dizer que pegou porque ela acertou a cabeça do peixe e foi fatal, pelo peso nao duvido). hahaha Claro que uma trabalho "novo" deve atrair mais os peixes mesmo, acho que qdo é trick, eles tem aula para idenfiticar uma t20, sara sara, high roller de tanto que batemos elas na cabeça deles! 😆 O que gostaria de entender melhor é: realmente muda o jogo ou estamos pegando mais nelas porque estamos batendo só elas agora? Eu sempre fico nessa dúvida quando volto da pescaria... "Nossa, isca X foi pegadeira demais" Aí vc para e vê que todos (ou quase todos) os pescadores estavam com ela! oras, se só bate ela, só vai sair nela! hahaahaha Não quero criar outro conjunto só para isso, tem a questão dos preços das big baits tb que pelo amor, ne? Eu entendo os youtubers que são patrocinados e vivem disso e aí tendem e ficar fazendo propagando da isca... já saí dessa fase de ser influenciado por isso hahahahaah Hoje em dia eu assisto so os videos do Jacob, zero patrocínio e com isso "outros interesses em falar bem de algo." Eu sei também que tem uma galera que curte bater esse tipo de isca, o que quero focar é na produtividade além do gosto pessoal. Sem hate aos amantes da big bait! ahahah Abraços! Eu tenho acompanhado um canal de um rapaz que pesca na represa de Igaratá-SP e esta promovendo o uso desses equipamentos. Produtividade de fato não deve ser o objetivo, emoção da pancada na superficie também não deve ser, já que me parece que são todas as iscas de sub superficie pra baixo. Esse rapaz até foi pra AM esse ano, não sei o rio, mas as pacadas mais bonitas eram na hélice do parceiro do lado, ele até pegou alguns peixes. Tinha uma isca que parecia uma tábua de passar roupa, acho que até o boto foje dela. rs.. Me arrisco a dizer que deve ser mais por gosto pessoal mesmo, e pelo visto gera mais desvantagem do que vantagem, já que não temos muitos equipamentos disponiveis pra tal modalidade. Eu não achei uma vara "normal" que tem um casting de pelo menos 50grs para usar as iscas twitchbait da YoZuri. BFS e UL eu ainda vejo que elas tem sentido e vantagens em cada modalidade. Uma coisa não descordo, o nado da isca é bem legal, e pelo tamanho seleciona o peixe. Segue indicação do canal do rapaz, https://www.youtube.com/@bigbaitbrasil é bem didático e tem com excelente qualidade de audio e vídeo. Silvio Mattar e Joao Paulo ML reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Novembro 3, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2025 Fala Vitor, blz ? Pois é rapaz, tenho acompanhado essa sucessão de iscas cada vez maiores e não me convenci dessa eficácia esperada. Não tenho qualquer dúvida que ajuda selecionar os predadores, mas chegam a ser exaustivas de serem trabalhadas. Num passado nem tão remoto assim, admirávamos a excelência de atração das colheres, das iscas de meia água, jigs e algumas de superfície. Hoje chega a ser difícil acompanhar o ritmo desses lançamentos, cada vez mais pesados e grandes, impondo mudança de conjuntos. Dificilmente se irá encontrar alguém pescando sem que tenha 3 conjuntos para escolher (não acho isso errado), até por conta das suas escolhas. Refiro-me contudo ao tempo em que uma "boa vara" era quase que suficiente para se encarar alguns dias de pesca com ótimos resultados. Isso, como já foi dito anteriormente, é algo de cada pescador ! Quanto mais "minucioso" no conjunto a ser usado, maior será sua quantidade de tralhas Lembro-me (aí já faz tempo) de que o encontro com pescadores americanos na AM, surpreendíamo-nos com as "enormes iscas de hélice" usadas. Passou o tempo e também nós brasileiros desenvolvemos esse procedimento de pesca que praticamente "engessa o pescador" nessa opção. Acredito que as opções (cada vez maiores) farão com que essas seleções do que ter e usar (não é a mesma coisa) acabarão por acontecer. Joao Paulo ML, VitorMorais e TiagoAsa reagiu a isso 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Bragatto Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 Fala Vitor, Bão? Cara, eu acho que isca boa é a que vai pra água. Cada pescador tem sua preferencia e não adianta você dar uma isca de qualidade para ele se o mesmo não gostar do seu trabalho. As vezes compramos um monte de plug apenas por impulso e eles acabam tendo a única função de lotar a caixa. Conforme mencionado pelo Tiago, salvo algumas exceções, geralmente essas iscas grandes não são 100% floating e trabalham na meia agua. Isso já aumenta a probabilidade de capturas se comparada a uma isca 100% superfície. Eu acredito que esse aumento de iscas grande tem crescido graças a ajuda das redes sociais, pois hoje os youtubers querem testar de tudo. Temos até isca em formato de ROLA (Jig e Plug). Isca boa é a que vai pra água. O @Adalberto Magrao acabou de ter uma experiência com isca pequena nessa temporada. Após encerrar a pescaria na amazônia, alguns dias depois o piloteiro dele saiu pra pescar e pegou um oitentão numa isca de 8 cm do Nakamura. (posta foto da isca aqui pra nós Magrão). Não sou a favor e nem contra o uso das big baits, mas na minha opinião, são iscas pesadas para se trabalhar (imagina dar toques de ponta de vara com uma isca grande) e iscas que demandam uma vara específica. Eu gostaria de saber se alguém aqui do fórum usa a isca WIDE GLIDE da river2sea (20cm/142g.). Se tem alguém alguém aqui, conta pra nós qual a libragem da vara para lançar um torpedo desses. Abraço. G. Bragatto. VitorMorais e Fabrício Biguá reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 19 minutos atrás, Gabriel Bragatto disse: Não sou a favor e nem contra o uso das big baits, mas na minha opinião, são iscas pesadas para se trabalhar (imagina dar toques de ponta de vara com uma isca grande) e iscas que demandam uma vara específica. Resumindo é isso, pra mim, eu não uso simplesmente por isso, idependente de produção de peixe ou não. Rapaz para trabalhar rápido uma Bonnie 128mm já é sacrificante, coisa que faz a diferença em determinadas situações....puxar Hélices grandes então é super sacrificante, mas ainda vale a pena pelas explosões sem igual! Mesmo assim ainda não consegui montar um conjunto para trabalhar com conforme nem por um hora direto kkkkk ai me chega essa nova ai...ce ta doido! Até arrisquei comprar uma isca sinking de meia agua de 40g para situações especificas, mas o trabalho é so recolher então e mais de boas...mas essa moda ai de Big bait não me pega não... Joao Paulo ML reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VitorMorais Postado Novembro 4, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 17 horas atrás, TiagoAsa disse: Eu tenho acompanhado um canal de um rapaz que pesca na represa de Igaratá-SP e esta promovendo o uso desses equipamentos. Produtividade de fato não deve ser o objetivo, emoção da pancada na superficie também não deve ser, já que me parece que são todas as iscas de sub superficie pra baixo. Esse rapaz até foi pra AM esse ano, não sei o rio, mas as pacadas mais bonitas eram na hélice do parceiro do lado, ele até pegou alguns peixes. Tinha uma isca que parecia uma tábua de passar roupa, acho que até o boto foje dela. rs.. Me arrisco a dizer que deve ser mais por gosto pessoal mesmo, e pelo visto gera mais desvantagem do que vantagem, já que não temos muitos equipamentos disponiveis pra tal modalidade. Eu não achei uma vara "normal" que tem um casting de pelo menos 50grs para usar as iscas twitchbait da YoZuri. BFS e UL eu ainda vejo que elas tem sentido e vantagens em cada modalidade. Uma coisa não descordo, o nado da isca é bem legal, e pelo tamanho seleciona o peixe. Segue indicação do canal do rapaz, https://www.youtube.com/@bigbaitbrasil é bem didático e tem com excelente qualidade de audio e vídeo. Fala Tiago, bao? Pois é rapaz, se for mais uma modalidade, não vou aderir. Mais um cojunto, mais peso para a bagagem.. haha tô fora. Meus 3 80ups até hoje foram na superfície, todos com iscas "pequenas" Bonnie 107, Vaprax e Po Qeen 105. Eu entendo a questão da indústria ter que renovar a "moda" para vender, por isso abri o tópico. Por enquanto, estou reforçando minha ideia inicial rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VitorMorais Postado Novembro 4, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 15 horas atrás, Kid M disse: Fala Vitor, blz ? Pois é rapaz, tenho acompanhado essa sucessão de iscas cada vez maiores e não me convenci dessa eficácia esperada. Não tenho qualquer dúvida que ajuda selecionar os predadores, mas chegam a ser exaustivas de serem trabalhadas. Num passado nem tão remoto assim, admirávamos a excelência de atração das colheres, das iscas de meia água, jigs e algumas de superfície. Hoje chega a ser difícil acompanhar o ritmo desses lançamentos, cada vez mais pesados e grandes, impondo mudança de conjuntos. Dificilmente se irá encontrar alguém pescando sem que tenha 3 conjuntos para escolher (não acho isso errado), até por conta das suas escolhas. Refiro-me contudo ao tempo em que uma "boa vara" era quase que suficiente para se encarar alguns dias de pesca com ótimos resultados. Isso, como já foi dito anteriormente, é algo de cada pescador ! Quanto mais "minucioso" no conjunto a ser usado, maior será sua quantidade de tralhas Lembro-me (aí já faz tempo) de que o encontro com pescadores americanos na AM, surpreendíamo-nos com as "enormes iscas de hélice" usadas. Passou o tempo e também nós brasileiros desenvolvemos esse procedimento de pesca que praticamente "engessa o pescador" nessa opção. Acredito que as opções (cada vez maiores) farão com que essas seleções do que ter e usar (não é a mesma coisa) acabarão por acontecer. Pois é, Kid. Pescamos com um grupo que vai para Amazônia ha 20 anos, a tralha deles é bemmm reduzida... em conversa, eles falaram: já vimos todas as modas possíveis e nada pega mais que peixe ativo hahaha... ali eu já peguei a mensagem. Eu sempre compro 1 ou 2 iscas a mais de uma temporada para a outra, mas minha tralha é praticamente a mesma desde de que comecei a me aventurar na Amazonia em 2016. Kid M reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VitorMorais Postado Novembro 4, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 29 minutos atrás, Gabriel Bragatto disse: Fala Vitor, Bão? Cara, eu acho que isca boa é a que vai pra água. Cada pescador tem sua preferencia e não adianta você dar uma isca de qualidade para ele se o mesmo não gostar do seu trabalho. As vezes compramos um monte de plug apenas por impulso e eles acabam tendo a única função de lotar a caixa. Conforme mencionado pelo Tiago, salvo algumas exceções, geralmente essas iscas grandes não são 100% floating e trabalham na meia agua. Isso já aumenta a probabilidade de capturas se comparada a uma isca 100% superfície. Eu acredito que esse aumento de iscas grande tem crescido graças a ajuda das redes sociais, pois hoje os youtubers querem testar de tudo. Temos até isca em formato de ROLA (Jig e Plug). Isca boa é a que vai pra água. O @Adalberto Magrao acabou de ter uma experiência com isca pequena nessa temporada. Após encerrar a pescaria na amazônia, alguns dias depois o piloteiro dele saiu pra pescar e pegou um oitentão numa isca de 8 cm do Nakamura. (posta foto da isca aqui pra nós Magrão). Não sou a favor e nem contra o uso das big baits, mas na minha opinião, são iscas pesadas para se trabalhar (imagina dar toques de ponta de vara com uma isca grande) e iscas que demandam uma vara específica. Eu gostaria de saber se alguém aqui do fórum usa a isca WIDE GLIDE da river2sea (20cm/142g.). Se tem alguém alguém aqui, conta pra nós qual a libragem da vara para lançar um torpedo desses. Abraço. G. Bragatto. Fala amigo, pois é! a ideia do tópico não é debater preferências pessoais mas sim verificar a eficácia dessa modalidade em um grupo grande de pessoas pescando, sabe? É aquilo que você disse, vale mais a confiança da isca. meu primeiro peixe na artificial foi uma traíra na Inna 70 verde limão. pergunta qual a cor que eu gosto? Verde limao! talvez, se ela fosse rosa, minha preferencia seria na rosa. as coisas vao dando certo que vamos repetindo o mesmo comportamento depois. Minha maior isca de superficie hoje é a Mahi Pen 127, bonnie 128, nao passa de 13cm. olha a pop queen onde foi parar haha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VitorMorais Postado Novembro 4, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 11 minutos atrás, Edmar Alves disse: Resumindo é isso, pra mim, eu não uso simplesmente por isso, idependente de produção de peixe ou não. Rapaz para trabalhar rápido uma Bonnie 128mm já é sacrificante, coisa que faz a diferença em determinadas situações....puxar Hélices grandes então é super sacrificante, mas ainda vale a pena pelas explosões sem igual! Mesmo assim ainda não consegui montar um conjunto para trabalhar com conforme nem por um hora direto kkkkk ai me chega essa nova ai...ce ta doido! Até arrisquei comprar uma isca sinking de meia agua de 40g para situações especificas, mas o trabalho é so recolher então e mais de boas...mas essa moda ai de Big bait não me pega não... verdade! eu no 5 dia to moído.! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 Pelo que tenho visto, é uma isca que tem trazido resultados em situações específicas de repiquete ou em afluentes/regiões que ainda estão com muita água. E não abre muito leque de situações, é arremessar no meio dos lagos ou paralelo ao barranco e trabalhar. Creio que faça sentido pra quem é patrocinado e/ou não tenha dó de gastar $$$ e monta 6 conjuntos pra levar. Eu sempre pesquei com 2 conjuntos, um pra hélice e outro pra plug. Estou montando mais um pra plug, pra ter uma 20 libras e outra 25 libras pra essa modalidade que é minha preferida, mas não cogito montar um conjunto pra big baits. Em situações difíceis eu raramente uso jig ou shad, inclusive da última vez que fui nem levei esses dois tipos de isca. Prefiro focar em alternar hélice e zaras/sticks e vez ou outra pescar um pouco de meia água pra descansar o braço, fazer uma fumaça e tomar uns goles. Além disso, geralmente pesco com parceiros que gostam de shad, jig, etc e eles acabam se beneficiando da bagunça que eu faço na superfície hahaha. VitorMorais reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 42 minutos atrás, VitorMorais disse: a ideia do tópico não é debater preferências pessoais Bom dia Vitor, Esse é um comentário mais que procedente. Existem as convicções pessoais (a pescaria é feita com base nelas) e os comentários com alguma isenção... Claro que nunca é fácil buscar uma visão neutra de um tema como esse, já que o aprendizado nos faz ter preferências... Da mesma forma, observo que "nossas escolhas" passam sempre por alguma motivação de "algo que deu certo" nessa experiência. Estou me referindo aos tamanhos das iscas, pesos, cores, formas de nado e mais que tudo, na crença de que funcionará. Já observou que "nossa crença" faz com que exista mais tempo de insistência em determinadas iscas, quando lançadas nos pontos de pesca. Como exemplo, iscas de hélice dificilmente são substituídas por outras opções, como zaras, poppers, sitick... pois há crença que num momento, funcionarão. Parte do "encanto" em pescar com as iscas artificiais passa pela "disputa" do pescador consigo próprio na escolha (ou insistência) do que usar... Certamente que pescadores com maior experiência podem fazer isso de forma mais presente, ou até mesmo seguirem a "dica" do guia... Em determinado momento, aprendemos algumas regras básicas a não serem desprezadas, dentre elas a "função do guia" na pescaria... VitorMorais e Edmar Alves reagiu a isso 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Magrao Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 Como o @Gabriel Bragatto, disse. Pesquei 8 dias maior foi de 76 cm. Batemos helice dia inteiro....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk 2 dias depois o Guia manda essa foto de uma isca...toda detonada com um 80 UP que tinha batido na minha helice no ultimo dia... dificil..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gabriel Bragatto e VitorMorais reagiu a isso 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Bragatto Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 2 horas atrás, Edmar Alves disse: Rapaz para trabalhar rápido uma Bonnie 128mm já é sacrificante, coisa que faz a diferença em determinadas situações....puxar Hélices grandes então é super sacrificante, mas ainda vale a pena pelas explosões sem igual! Mesmo assim ainda não consegui montar um conjunto para trabalhar com conforme nem por um hora direto kkkkk ai me chega essa nova ai...ce ta doido! Edmar, Pra você ver como isso é pessoal, pois prefiro trabalhar iscas de superfície do que meia água e fundo. Adoro trabalhar zaras/sticks e não acho nenhum pouco desgastante. A hélice desgasta o pescador, mas ainda assim acho que é mais costume do que força, sem contar que é muito mais prazeroso. Quanto a meia-água e fundo, eu ODEIO. Odeio porque enrosca em tudo e odeio porque eu não consigo trazer a isca só enrolando. Eu fico dando toques de ponta de vara e "pra mim" isso cansa mil vezes mais (devido o maior contato da isca com a água) do que uma isca de superfície. Eu fico dando toques de ponta de vara porque na minha mente só enrolar não é tão eficiente. Já tentei só recolher a isca, mas a ansiedade não respeita a minha mente e pra não me cansar mais acabo desistindo. Se tiver que trabalhar uma isca de meia água pequena (até 08 cm) eu trabalho sem problemas, mas as 110, 120... eu nem tento mais. Podem dizer que eu sou um pescador limitado, ruim, que não sei me adaptar... mas eu não ligo e não largo a superfície. Eu quero pescar com tranquilidade e do jeitinho que me agrada. Afinal, meu resultado de capturas no final do dia será o mesmo. NADA!!!! Como o Vitor falou, ele tem a cor preferida dele e eu as minhas manias de louco preferidas. Abraço. G. Bragatto. Silvio Mattar, Fabrício Biguá, Edmar Alves e 1 outro reagiu a isso 1 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Bragatto Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 27 minutos atrás, Adalberto Magrao disse: 2 dias depois o Guia manda essa foto de uma isca...toda detonada com um 80 UP que tinha batido na minha helice no ultimo dia... Magrão, Bom dia meu amigo. Nas próximas pecarias que você for não esquece de me avisar, porque eu quero ir na semana posterior a sua, só pro Isaias me levar nos pontos de pesca que os grandões bateram na sua isca e você não pegou. Ainda que eu tenha que usar lambari ou passar a rede pra pegá-los, eu farei. Ai depois eu coloco uma isca na boca deles e te mando a foto com uma legenda. "Olha ai Magrão o que que você deixou para trás. peguei no PRIMEIRO ARREMESSO." Abraço. G. Bragatto. VitorMorais e Edmar Alves reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Magrao Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 1 hora atrás, Gabriel Bragatto disse: Magrão, Bom dia meu amigo. Nas próximas pecarias que você for não esquece de me avisar, porque eu quero ir na semana posterior a sua, só pro Isaias me levar nos pontos de pesca que os grandões bateram na sua isca e você não pegou. Ainda que eu tenha que usar lambari ou passar a rede pra pegá-los, eu farei. Ai depois eu coloco uma isca na boca deles e te mando a foto com uma legenda. "Olha ai Magrão o que que você deixou para trás. peguei no PRIMEIRO ARREMESSO." Abraço. G. Bragatto. Realmente vc é um Lixo........de tranqueira...🤣 Gabriel Bragatto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Paulo ML Postado Novembro 4, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2025 tem um outro detalhes meus amigos a oferta e marketing são muito intensos e atrativos, paralelamente à nossa tendência em reduzir a tralha com o passar dos anos a gente acaba achando motivo para gastar: -minhas carretilhas estão obsoletas? -vou migrar para vara quatro partes para não despachar (vi obrigarem um pescador a despachar por agora na Azul, ficou muito frustrado e com razão) -vou montar um conjunto para big baits confesso que até gosto de comprar uma tralha com moderação; comprei algumas iscas japonesas na Sucuri mês passado que virarão chaveiros outras valem a pena: adorei testar a Vaprax, sensacional! e high roller sempre cabe mais uma, aquelas cores maravilhosas então no balanço, ok... tomando aquela heineken na Sucuri voltando e concluindo, não vou ceder a essa tendência em pauta kkk abç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VitorMorais Postado Novembro 5, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2025 15 horas atrás, Joao Paulo ML disse: tem um outro detalhes meus amigos a oferta e marketing são muito intensos e atrativos, paralelamente à nossa tendência em reduzir a tralha com o passar dos anos a gente acaba achando motivo para gastar: -minhas carretilhas estão obsoletas? -vou migrar para vara quatro partes para não despachar (vi obrigarem um pescador a despachar por agora na Azul, ficou muito frustrado e com razão) -vou montar um conjunto para big baits confesso que até gosto de comprar uma tralha com moderação; comprei algumas iscas japonesas na Sucuri mês passado que virarão chaveiros outras valem a pena: adorei testar a Vaprax, sensacional! e high roller sempre cabe mais uma, aquelas cores maravilhosas então no balanço, ok... tomando aquela heineken na Sucuri voltando e concluindo, não vou ceder a essa tendência em pauta kkk abç To nessa pegada tb! Quanto à bagagem, a Azul nao cobra mais o despacho das varas como “especial”. O que fiz foi aderir ao cartao Itau/Azul, mudando para diamante. Com isso, 3 malas inclusas de graça! Joao Paulo ML reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Paulo ML Postado Novembro 5, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2025 1 hora atrás, VitorMorais disse: To nessa pegada tb! Quanto à bagagem, a Azul nao cobra mais o despacho das varas como “especial”. O que fiz foi aderir ao cartao Itau/Azul, mudando para diamante. Com isso, 3 malas inclusas de graça! kkk tenho este mesmo cartão faz uns anos além de espaço azul ilimitado só é fraquinho de sala vip mas suficiente para a pescaria um detalhe muito interessante é que diamante te da preferência de embarque até em remanejamento isso pode te salvar na pesca, pq sempre tem furo na ponte aérea: eu peguei o eduardo magalhaes fechado por nevoeiro este ano, tive que pousar em Belém abç VitorMorais reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Gomes de Almeida Postado Novembro 6, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2025 Bom dia Senhores! Vou relatar minha experiência ocorrida a menos de uma semana na região de Barcelos. Foram utilizadas algumas iscas que estão na boca do povo, quanto ao tipo e modelo! Estávamos em 8 pescadores, sendo que meu irmão investiu neste ano em uma Konoflat 160 ( 48 g) e um outro amigo em uma konoflat 190 ( 84 g), tendo em vista terem escutado relatos de ótimo aproveitamento delas lá no rio Preto. Eu, acabei levando 5 iscas do tipo Glide Bait, sendo que 3 delas eu tinha comprado na Bass Pro já há uns 2 anos atrás e 2 novas adquiridas para esta temporada, todas com pesos variando entre 50 g e 58 g, com uma aposta especial (pura fé) na NESSIE 9" da Berkley ! Esta isca é um tipo de soft robusto articulado (bem diferente do material softs que temos aqui no Brasil), muito bem construída, realista e que nada demais !!! Embora pareça grande, 21 cm contando o rabo, na mão ela tem um tamanho muito bem ajustado para os tucunarés já a partir dos azuis. Reforcei as garateias e splits com a certeza que iria sair um 80tão em algumas delas!! Nenhum de nós que iríamos testar estas grandes iscas. investimos em varas para big baits, que diga-se, são caríssimas! Como era nossa primeira experiência com este tipo de isca, não justificaria investir em um equipamento tão especifico! Como exemplo, eu utilizei uma vara de 6´3 de 20 lbs que usava nos dourados e uma outra 5´8 de 25 lbs, ambas já aposentas e que estavam encostada em casa! Minha lógica era que se estourasse no arremesso em função do peso, não iria doer tanto, pois elas não pertenciam aos meu set de titulares kkkk ! DA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA DAS GLIDE BAITS/BIG BAITS - Feedback do meu amigo que utilizou a KonoFlat 190 - Isca extremamente pesada para se arremessar e trabalhar. Utilizou uma vara de 30 lb ! Acho que mesmo com uma vara mais potente, longos arremessos sempre ficarão comprometido ! O pescador precisa ter disposição para trabalhar esta isca. Ela é grande e volumosa, que mesmo no simples recolhimento ( faz um s bem longo) cansa bastante devido ao peso do arrasto. Trabalhar com toques de ponta de vara então, acho que deve ser doído ! O parceiro do pescador que testou esta isca, brincava que quanto o monstrengo caia na agua, todos os peixes saiam do lago assustados, pois a onda do impacto causava um tsunami KKKK Foi motivo de muitas risadas no deck do barco hotel ! Por outro lado, deve sim pegar bons peixes, pois ela nada bem e tem um formato realista ! De todo modo, pelos relatos deste meu amigo, não é uma isca que eu investiria tão somente pelo tamanho exagerado.... OBS - Não saiu peixe nela. - Kono flat 160 - Entre a 160 e a 190, a menor é infinitamente mais utilizável! Roubei do meu irmão em alguns momentos para ver como era. Com certeza não é uma isca que agradará a todos os pescadores devido ao peso! Meu irmão utilizou muito pouco no decorrer da semana por ser uma isca que cansa demais, principalmente se quiser trabalhar com toques de ponta de vara ( muito atrativo - zara na sub superfície de forma errática ). Achei uma boa isca para ser utilizada mais para aqueles longos arremesso no meio do lago. Consigo pesca quase que o dia todo com uma hélice, mas com a Kono 160, depois de uns 30 min já pedi arrego kkkk! Nos momentos que pesquei com ela, utilizei uma vara 5`8 de 25 lbs e foi de boa, conseguindo depois de algum tempo de adaptação, longos arremessos ! Não pegamos nada com ela, mas também não insistimos o necessário principalmente pelas condições de pesca ! Compraria esta isca, mas por enquanto vou continuar "roubando" da caixa do meu irmão! - Glide Baits - Embora sejam iscas (as minhas pelos menos) com 50 e poucas g e entre 17 e 21 cm, são mais fáceis de trabalhar inclusive que a Kono de 160 ! Deslizam com mais facilidade e cansam menos! Por serem articuladas, uma simples manivelada ou um sutil toque de ponta de vara, ja é o suficiente para dar vida as danadas. Utilizei no primeiro dia uma vara de 6`3 de 20 lb sem problemas, trabalhando mais na manivela. A partir do segundo dia, troquei por uma vara 5`8 de 25 lbs e trabalhei mais com toques de ponta de vara variando a velocidade de recolhimento. Gostei mais desta segunda opção. Com cuidado e depois de um certo tempo, consegui longos arremesso e com precisão mas sempre com cuidado para não estourar a vara ! Infelizmente não peguei peixe com elas, mas tive alguns bons ataques na NESSIE 9", mas por azar acabaram escapando! Assim como com a KONO 160, não insisti tanto também pelas condições de pesca, mas deu para ver que em determinadas situações, ou seja, em um repiquete bravo ou com peixes bem ativos, este tipo de isca pode salvar a pescaria (repiquete) ou proporcionar ataques memoráveis de peixe grande no visual , pois geralmente estas iscas são slow sinking que nadam a um ou dois palmos da superfície! Por fim, entendo que este tipo de isca, que atualmente são tratadas até como uma modalidade de pesca, pode ser mais uma opção dentre as inúmeras que temos disponíveis, porém não substitui as isca já consagradas e "normais" que temos no mercado. Acho até legal ter uma ou duas boas iscas deste tipo na caixa, pois pegam peixes e dependendo da situação poderão ser bem interessantes! CONCLUSÃO Todas as iscas ( Bigbaits/glidebaits) citadas tem suas vantagens e desvantagens mas todas pegam peixes com toda certeza! Vai muito da insistência, situação de pesca e principalmente da fé de cada pescador kkkk Como dito por alguns amigos do forum, isca boa é a que vai para água e geralmente é a que mais temos fé pelos resultados próprios passados. Inicio minhas pescarias com cinco conjuntos montados, sendo que quatro deles sempre estarão com minhas iscas de fé ( hélice RR ou Rocket, T20, Bonnie 107 e Vaprax) e o quinto conjunto com iscas novas em teste e ou iscas para cobrir rebojos, que neste ano foram as glides! Ai durante a pescaria, vou efetuado as trocas conforme a situação encontrada! Na semana passada, fiz uma boa pescaria com peixes bem manhosos mas com boas ações durante todos os dias. Mais uma vez minhas iscas de Fé fizeram a minha alegria. Meus 3 maiores tucunas saíram na T20, Bonnie 107 e Vaprax. Na hélice, principalmente na Rocket peguei alguns bons pacas e perdi um gigante que somente o ataque que ficou gravado na memória, minimizou aquela sensação de frustração da perda! Finalizando, cabe a cada um de nós filtrar o que é somente marketing das grande marcas e o que realmente pode ser efetivo para sua pescaria levando-se sempre em conta o estilo e preferências de cada pescador! Meu irmão por exemplo, definitivamente não se adaptou a iscas pesadas ou que tenham mais de 13 cm. No caso dele, depois da Konoflat, acho que será muito difícil ele comprar qualquer outra isca que seja pesada, mesmo que seja um plug de sucesso comprovado. Para outros pescadores, o fator peso e ou tamanho nunca foi ou será um empecilho, fazendo todo o sentido esta última tendência de iscas enormes!! Particularmente, não sou muito de agir por impulso na aquisição de materiais, mas sempre acabo adquirindo momentos antes da minha pescaria uma ou outra isca que na minha imaginação salvará aquele dia que nada está pegando kkkkk Estas aquisições não são pautadas em nada por modismo ou lançamentos do ano por ex. Em 2023 comprei uma única isca já lá em Manaus na loja Sucuri. Uma Bomber long 16A, antiga pra cassete, tida como pegadeira, que por um acaso nunca havia entrado no meu radar. Dois ou três dias depois esta isca me rendeu um belo 76 cm lá na boca do rio Cuiuni !! Agora estou na fase de tentar diminuir a quantidade excessiva de iscas que levo para amazônia.... Coloquei como meta, me desfazer de algumas (varias) iscas compradas no impulso na minha primeira vez com os açus em 2014 e que nunca foram para água. Também estou me condicionando que para cada nova isca adquirida, uma velha terá que sair do estojo! Vamos ver se consigo kkkkkk Vi uma ideia bem legal que segue a linha daquelas caixas que o pessoal coloca as rolhas de vinho..... em vez de colocar rolhas, os pescadores colocam as iscas aposentadas !! Um grande abraço a todos!! Anderson Caldana, VitorMorais, Kid M e 2 outros reagiu a isso 2 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Merino Postado Novembro 7, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 7, 2025 Boa noite, Utilizei em 90% do tempo iscas grandes e volumosas em uma pescaria na Colômbia, semana difícil rio enchendo todos os dias, o famoso repiquete. Nessa experiência o que notei é que esse tipo de isca não vai gerar produtividade nas capturas, mas seleciona os peixes grandes. Os maiores peixes bateram nelas. Em outros momentos ao utilizar iscas menores e mais tradicionais o volume de capturas aumentava muito, porém de peixes pequenos. A impressão que tenho é que esse tipo de isca ao cair na água realmente faz um grande barulho e assusta os peixes pequenos, mas os grandes tem a curiosidade de conferir se um outro predador está se alimentando. Sem contar que dão um tempo maior para os gigantes atacarem as iscas, visto que os pequenos tendem a refugar. Uma outra questão que fiquei pensando a respeito, será que alguns peixes irão atacá-las por entender que apenas aquela isca irá nutri-lo por um período maior, sem contar que ele gastará energia em apenas um único ataque. É claro que cada pescaria temos que avaliar o comportamento do peixe e tentarmos identificar o tipo de trabalho e iscas que irão gerar mais produtividade. Nenhuma isca será 100% eficiente em todas as situações, mas acredito que as iscas grandes com certeza irão fazer parte das nossas pescarias. Em relação ao trabalho o ideal é utilizarmos um conjunto condizente com o tipo de pescaria, então uma vara com casting e potência indicada, irão facilitar e muito a pescaria, pois exigem menos esforço físico. De forma geral para essas iscas podemos efetuar um trabalho mais cadenciado de toques de ponta de vara, e algumas apenas recolhimento contínuo Iscas utilizadas R2S Wide Glide 200, Duo Konoflat 160, Duo MakiFlat 155, Rapalas Subwalk 15, Rapala Glidin Rap 15 espero ter contribuído de alguma forma abraços VitorMorais reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado Novembro 7, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 7, 2025 Em 04/11/2025 em 11:52, Gabriel Bragatto disse: Edmar, Pra você ver como isso é pessoal, pois prefiro trabalhar iscas de superfície do que meia água e fundo. Adoro trabalhar zaras/sticks e não acho nenhum pouco desgastante. A hélice desgasta o pescador, mas ainda assim acho que é mais costume do que força, sem contar que é muito mais prazeroso. Quanto a meia-água e fundo, eu ODEIO. Odeio porque enrosca em tudo e odeio porque eu não consigo trazer a isca só enrolando. Eu fico dando toques de ponta de vara e "pra mim" isso cansa mil vezes mais (devido o maior contato da isca com a água) do que uma isca de superfície. Eu fico dando toques de ponta de vara porque na minha mente só enrolar não é tão eficiente. Já tentei só recolher a isca, mas a ansiedade não respeita a minha mente e pra não me cansar mais acabo desistindo. Se tiver que trabalhar uma isca de meia água pequena (até 08 cm) eu trabalho sem problemas, mas as 110, 120... eu nem tento mais. Podem dizer que eu sou um pescador limitado, ruim, que não sei me adaptar... mas eu não ligo e não largo a superfície. Eu quero pescar com tranquilidade e do jeitinho que me agrada. Afinal, meu resultado de capturas no final do dia será o mesmo. NADA!!!! Como o Vitor falou, ele tem a cor preferida dele e eu as minhas manias de louco preferidas. Abraço. G. Bragatto. Gabriel, isso é pescar da forma mais "integra" possivel. Tento praticar a pesca de maneira bem assimilada viu Camarada! E boa observação essa sua das iscas de meia agua grandes...realmente trabalha-las com ponta de vara a munheca arde que só rsrs... Talvez por essas e outras que a T20 é ainda a isca mais famosa para amazônia....rs Delicia de trabalhar e produtiva né... Agora esse lance de saber trabalhar Hélice sem cansar eu aindo preciso aprender muuuuuuito! kkkkk Tenho inveja quando escuto isso e já vi na prática sim...mas é um desafio para mim a ser superado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edmar Alves Postado Novembro 7, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 7, 2025 Em 04/11/2025 em 11:26, Adalberto Magrao disse: Como o @Gabriel Bragatto, disse. Pesquei 8 dias maior foi de 76 cm. Batemos helice dia inteiro....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk 2 dias depois o Guia manda essa foto de uma isca...toda detonada com um 80 UP que tinha batido na minha helice no ultimo dia... dificil..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É danado né...mas faz parte..rs.. Uma enorme provocação ao nossos olhos... É um conjunto de fatores e crenças que a cabeça "buga" legal...mas no final está tudo relacionado e não só um fator né... Por um lado ele tem todo mérito de ter pegado o peixe, claro, acho que o ponto principal são as tecnicas aperfeiçoadas das praticas recorrentes e experiência de todo dia está ali vendo comportamento do peixe e um jeitinho de trabalhar a isca (seja qual for) o peixe é provocado corretamente e entra... Por outro lado, se não fosse você bater hélice lá o peixe não tinha subido e ele nem sabia desse peixe lá até um dia antes (talvez)...e você pescou com a isca que gosta e acredita. Trabalho em conjunto! Hehe... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Paulo ML Postado Novembro 7, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 7, 2025 O cara que pesca com muita frequência e em lugar de peixe grande, dono do Zaltana por exemplo, pode se dar ao luxo de tentar selecionar o peixe grande eu que pesco uma vez por ano não posso, muito menos em Barcelos ou Roraima, e ainda mais com peixe extremamente inativo como peguei esse ano se eu fosse para Venezuela/Colombia ou Curicuriari ou SIRN talvez montasse um conjunto para isca grande e usaria se estivesse muito ativo e eu já tivesse “brincado” o suficiente por enquanto quem sabe um meio termo, uma Safada ou Biruta 130 na caixa pq é osso ter uma semana com dedão atolado como tive esse ano kk, ainda mais se tivesse insistido numa Konoflat da vida ia achar que esse foi o motivo kk VitorMorais reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Novembro 8, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2025 17 horas atrás, Joao Paulo ML disse: eu que pesco uma vez por ano João, Concordo integralmente com seu comentário. Para nós, que reservamos toda a adrenalina para uma pescaria anual, não dá para ficar nessa de "só perseguir o troféu". Respeitando aqueles que entendem diferente, as pescarias precisam combinar uma forma de exigir uma maior qualidade do pescador Melhor dizendo, é preciso ter um conjunto que permita a diversão tanto dos peixes maiores, quanto aos candidatos à troféus. Ganhar e perder é a essência da pescaria, principalmente sabendo que o peixe será devolvido à vida. Pescar com equipamento mais leve, permite associar uma necessidade de maior técnica no embarque da presa. Acredito muito nisso, mesmo que precise arriscar a perda da fisgada, mas justifica a emoção. Gosto sempre de defender a utilização de iscas menores (máximo de 12 cm), que nos casos de peixes maiores permitem um "encharutamento"... VitorMorais e Joao Paulo ML reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Gomes de Almeida Postado Novembro 10, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2025 Em 07/11/2025 em 18:30, Joao Paulo ML disse: O cara que pesca com muita frequência e em lugar de peixe grande, dono do Zaltana por exemplo, pode se dar ao luxo de tentar selecionar o peixe grande eu que pesco uma vez por ano não posso, muito menos em Barcelos ou Roraima, e ainda mais com peixe extremamente inativo como peguei esse ano se eu fosse para Venezuela/Colombia ou Curicuriari ou SIRN talvez montasse um conjunto para isca grande e usaria se estivesse muito ativo e eu já tivesse “brincado” o suficiente por enquanto quem sabe um meio termo, uma Safada ou Biruta 130 na caixa pq é osso ter uma semana com dedão atolado como tive esse ano kk, ainda mais se tivesse insistido numa Konoflat da vida ia achar que esse foi o motivo kk Opa João !! Estou também nesta mesma pegada em minhas pescarias!! Pesco uma vez por ano o tucunaré açu, e sendo assim, tenho que aproveitar ao máximo esta jornada, independentemente de qual região lá de cima estarei pescado! Como escrevi anteriormente, não abro mão das minhas iscas convencionais de FÉ, pegadeiras dos pequenos e dos grandes também, mas também gosto de fazer alguns testes com iscas novas! De todo modo, meu foco esta relacionado mais com os números de ações de peixes que tenho em um dia de pesca do que no tamanho dos danados ! O troféu ou o 80tão será mera consequência do meu esforço de bater isca durante um dia inteiro ou a semana inteira de pesca. Penso que uma hora ou outra o bichão irá entrar..... Se não entrar, esta tudo bem também !!!! Se ao final de um dia inteiro de pesca, tiver capturado um bom volume de tucunarés tidos como pequenos, já estarei extremamente satisfeito e feliz. Analisando de forma macro, ou seja, uma semana inteira de pesca, acho que sairei muito mais satisfeito em ter estes 6 dias recheados de capturas de peixes pequenos do que ter apenas uma ou outra captura dos grandes , mesmo que seja os 80tões! Minha pescaria na semana passada foi assim........ Extremamente prazerosa!! Média de 32 peixes embarcados por dia (dupla) entre paquinhas e borboletas (um deles de 59 cm) distribuídos nas quase 12 horas que ficávamos na voadeira pescando! Perdi na semana ao menos uns 4 monstros em ataques de superfície daqueles de cinema, gerando inevitavelmente aquela decepção momentânea, mas que logo depois e analisando o filme gravado em minha memória, transformava-se a sensação de "vamos que vai sair um grande".... Aquela gasolina que todos aqui conhecem! No meu caso, tenho certeza que todo este animo, esta gasolina e a sensação de que estava tudo bem em perder aquele ou aqueles gigantes, vieram das capturas dos peixes pequenos, da quantidade de ações que tínhamos durante todo o dia, que geravam aquele gás para continuar pescado naquele calor e cansaço que inevitavelmente nos acomete !! Não que eu tenha tido aquele tipo de pescaria dos sonhos, de ataque de tudo quanto é lado, muito pelo contrário, foi uma pescaria muito complicada, mas que com muito esforço, conseguíamos sacar uma certa quantidade de peixes (a maioria pequenos) de forma espalhada durante o dia todo ! Isto preenchia o nosso tempo e não víamos a hora passar! Exatamente o que eu procuro.....o resto será o bônus de uma semana mais que perfeita !!! Esta narrativa foi exatamente o que aconteceu no meu ultimo dia de pescaria! Embora já tivesse pego umas 3 lepas de 70 alto nos dias anteriores, escapou o peixe da minha semana exatamente no 6º e ultimo dias, por volta das 12:00. As perdas anteriores eram prováveis 80tões, mas este ultimo era com certeza um 80 alto!!!! ..... Perdi até o apetite para o almoço KKKK..... Massss - não mais que 30 minutos depois, fui presenteado com um gigante da foto abaixo !!! Aquela gasolina, a paciência, a persistência e a leveza de espírito proporcionada pelos peixes pequenos, foram ao meu ver a alma do negócio! Talvez se eu estivesse tentando só os monstros com aquelas iscas gigantes, não teria tido força e animo para pescar na mesma intensidade durante todos os dias, tendo em vista que para todo o nosso o grupo, os bitelos estavam se escondendo!! E onde fica as grandes iscas nesta história? Quase sempre que eu pegava um peixe mesmo que pequeno, e já com o tanque de gasolina cheio novamente, acabava investindo um pouco do meu tempo nas iscas que eu havia levado para testes. Assim, sem aquela pressão de capturar ao menos um peixe ( qualquer um que seja), conseguia analisar, dentre as iscas grandes (glide baits) que levei, o que fazia ou não sentido para mim, a forma de trabalho de cada uma delas e quais irão retornar para a Amazônia na próxima temporada! Tenho certeza que um dia pegarei um monstro em alguma destas bigs baits..... Não foi desta vez, mas pela qualidade das mesmas, são ótimas opções que temos disponíveis no mercados, que diga-se, não substituem em nada as nossas já conhecidas iscas velhas de guerra como as T20, bonnie, rover, vaprax, sara sara, curiscos, biruta, destroyers, hélices, etc........... Finalizando, há uma série de variáveis em uma pescaria, principalmente na amazonia, que poderão impactar na utilização ou não de novas técnicas e iscas. Para meu estilo, mesmo em uma semana relativamente boa, não foi possível insistir da forma que gostaria e havia planejado, sob pena comprometer a efetividade da minha única semana de pesca que tenho alvará devidamente concedido pela minha esposa !!!!!!! um grande abraço VitorMorais, Kid M e Joao Paulo ML reagiu a isso 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.