Ir para conteúdo

Testes de linhas. As informações.


Eloy Fonseca

Posts Recomendados

Poxa Eloy, 56lb para a linha que promete 65 tá bom demais ... pelo menos na minha visão..

Qual sua opinião a respeito?

Negócio é usar esse snap sem nó mesmo hein.. pelo que eu vi aumenta consideravelmente a resistencia final.. pelo menos em se tratando desse ultimo teste.

Pena que coube só 50m de linha na carreta..

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Parrillo!

Sem dúvida foi um bom índice! 86%. Até então o melhor havia sido da samurai 55lb com 78%.

A linha é bruta. Arrochei um pouco mais a parte de baixo e adicionei mais cinco metros, indo a 55. A scorpion 1501 comportou 75m.

O snap colabora em muitos casos, mas não é solução para tudo.

Vamos ver como a linha se sai na AM, em termos de arremesso e desgaste.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria, humildemente expressar minha opinião. Que é nada mais do que um impressão disso tudo.

Acho que os nós de pesca não deveriam ser vistos como um "vilão", rompendo nossas chances contra os implacáveis açus!

Na verdade dar um nó de pesca é uma arte e me lembro bem dos momentos que passei na minha infância quebrando a cabeça para aprendê-los e fico fascinado com novos e desafiantes nós.

Esse novo sistema está, brilhantemente comprovado pelo Eloy, acima dos nós em resistência. No entanto, atrapalha a troca de iscas. Será que esse aumento na resistência vai resultar em aumento na produtividade?

com certeza essa discussão é muito válida, mas será que com um nó e snap não obteríamos mais ações... perdendo, de forma justa, alguns exemplares, mas conseguindo mais batalhas na ponta da linha?

O bonito de pescar é isso... por mais que nós tentamos buscar alternativas, na hora do "vamos ver" a ciência vai passear longe

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse novo sistema está, brilhantemente comprovado pelo Eloy, acima dos nós em resistência. No entanto, atrapalha a troca de iscas. Será que esse aumento na resistência vai resultar em aumento na produtividade?

Abraço a todos

joia::: joia::: joia::: joia::: joia:::

Tambem acho que a praticidade na troca da isca eh muito importante,por isso soh uso os Glico.

Tenho acompanhado os testes de resistencia do mestre Eloy,"O Carrasco das Linhas", mas tambem acho importante uma avaliacao quanto a resistencia a abrasao delas.

P pesca de tucunare isso tem que ser levado em consideracao pois eh uma situacao muito comum.Eh muito mais comum o peixe estourar a linha pelo fato dela jah estar poida pela abrasao ou rocando em paus submersos(alguns iguais a lixa)do que por outra situacao. ::tudo:: ::tudo::

Eloy,eh possivel este tipo de teste?

Abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Neco!

É uma satisfação ver sua opinião por aqui.

Concordo com você em que o nó é arte e ciência, mas continuo vendo-o como o vilão da linha. Dependemos dele para as conecções e em se tratando das multis, quanto mais fina, mais afetada é a resistência proposta e/ou informada pelo fabricante.

As monos são menos afetadas.

Quanto ao binômio resistênciaXprodutividade, não tenho elementos de convicção para atestar algo. Mas como já informei a alguns companheiros, estou melhor servido com uma linha 55lb atada com snap sem nó que com uma 65lb atada a seco.

Se falarmos em snap+nó, prefiro snap-nó.

O problema é quando inserimos o fator "girador". Todas as minhas iscas com hélice slim requerem girador. Ainda não vi como montar o snap sem nó com girador.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Celso!

Espero encontrá-lo novamente aí pelas pescarias da vida.

A troca da isca é importante para alguns pescadores, que creio eu, sejam dotados de uma sensibilidade privilegiada e um poder de observação muito aguçado que vêem diferença entre água na sombra e água no sol, eu como sou um tosco pescando um peixe tosco, só acredito na porrada das hélices. Quando muito abro uma janela para uma zara. Acredito pouco em cores para tucuna. Então estando limitado a dois esquemas, monto um em cada conjunto esquecendo as trocas. Não creio que enrolar e desenrolar a linha seja dificultar trocas.

Reviso constantemente a linha em busca dos puídos, porém as vezes eles se escondem longe da isca, daí...

Quanto ao teste, fiz este quando voltei do Negro em outubro... a que apresentou maior desgaste foi a mais fina e mais usada, daí a comparação fica injusta.

"""""The day afther...

Retornando do Negrão, estiquei as linhas usadas...

Teste de desgaste, em libras

Fiz dez tentativas e eliminei os dois melhores e os dois piores...

spider samurai whiplash

1 -33,00 -0,00 - 0,00

2 -34,00 -0,00 -38,00

3 -33,00 -33,00 -0,00

4 -0,00 -0,00 -39,00

5 -0,00 -34,00 -38,00

6 -0,00 - 36,00 -0,00

7 -0,00 -36,00 - 0,00

8 -33,00 -34,00 - 39,00

9 -34,00 -35,00 -39,00

10 -30,00 -0,00 - 41,00

média -32,83 -34,67 - 39,00

A spider foi usada com o snap sem nó(zaras, trairão e miss carna).

Samurai e whiplash foram usadas com líder(hélices pesadas).

A que mais molha a carreta é a whiplash.""""

Lembrando que a spider prometia 30kg, a samurai 55lb e a whiplash 65lb

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Neco!

É uma satisfação ver sua opinião por aqui.

Concordo com você em que o nó é arte e ciência, mas continuo vendo-o como o vilão da linha. Dependemos dele para as conecções e em se tratando das multis, quanto mais fina, mais afetada é a resistência proposta e/ou informada pelo fabricante.

As monos são menos afetadas.

Quanto ao binômio resistênciaXprodutividade, não tenho elementos de convicção para atestar algo. Mas como já informei a alguns companheiros, estou melhor servido com uma linha 55lb atada com snap sem nó que com uma 65lb atada a seco.

Se falarmos em snap+nó, prefiro snap-nó.

O problema é quando inserimos o fator "girador". Todas as minhas iscas com hélice slim requerem girador. Ainda não vi como montar o snap sem nó com girador.

Abraços

Só uma coisa que náo entendi direito:

-A troca de isca só é possível soltando desenrolando a linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Eloy,dia 5 de Marco estarei lah de novo,talvez nos encontremos. ::tudo::

Interessante teu teste,comprovou meu ponto e vista apos a ultima pescaria.Usei Varivas 50 lb,Samurai 70 lb,Whiplash 65 lb e testei pela primeira vez a Spyder Crystal 65 lb.Nota:nao uso lider.Apesar de usa-la num conjunto p iscas leves,essa ultima deixou um pouco a desejar,eh uma linha boa p arremessar mas desfia muito,tem que cortar a ponta constantemente.Isso vai de encontro aos testes que vc fez. joia::: joia:::

Fiquei com vontade de experimentar esse snap,onde consigo?

Abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso, o snap é fabricado pela Gigafish, encontrei em uma loja perdida por aqui. Na sua área não tenho a menor idéia.

Sugestão: faça você mesmo.

Dicas:

Imagem Postada

Este primeiro é fio de aço 0,9mm. Abre com 12kg.

O Giga (2°) aguentou 35kg com uma mono. Com hélices pequenas apresentou o inconveniente de enroscar a linha nos ganchos.

Daí introduzi umas melhorias de uso e fabriquei os seguintes em fio bem mais fino... é só cuidar para que os terminais sejam adequados ao olhal da isca. Cuidar também para que o olhal do snap (onde prende a linha) não fique justo d+ (senão a linha não passa), ou folgado d+ (senão a ponta da alinha sai).

Todos eles têm cerca de 5cm de fio. Com o fio mais fino(0,6 ou 0,7mm) fica mais leve e aguenta o tranco.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Capturei uns metros da power 65 libras do Fabrício Biguá e levei ao sarilho...

Nova, atada com o snap sem nó, atingiu a marca de 64 libras. Percentual record no quesito promessa de fabricante X sarilho.

Usada, retornando de SI, atada da mesma forma, atingiu 44 libras. Este valor foi superado em uma libra pela Spider 65 citada acima e pela Samurai 70 que são mais macias, conseqüentemente se desgastam menos.

Para quem quiser analisar o desgaste, considere como fatores predominantes o atrito nos passadores e na água. As varas que utilizei são de série, a do Fabrício é uma customizada. As minhas foram utilizadas alternadamente, a spider na hélice e a samurai na zara. Creio que o Fabrício utilizou a mesma linha para hélices e zaras.

Considere ainda que a Power tem espessura de 0,50mm X 0,38mm das demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A pedido dos amigos, João Luiz Lusardo e André Santos, testei um micro girador e mais uma Spider invisível.

Diâmetro:

a: Na linha => 0,37mm

b: sobre o nó Nail => 1,00 mm

Resistência:

Nó Palomar: melhor marca=> 32 libras

Snap sem nó: melhor marca => 45 libras

deixei de testar os outros nós pq a amostra da linha, conseguida pelo André, era muito pouca.

Girador:

Ao esticar a spider invisivel com um girador comum (30lb), ele se deformou durante o uso do snap sem nó.

Imagem Postada

O micro girador aguentou o tranco.

Engatei uma spider camuflada de 65 libras...

Imagem Postada

... o split ring de 50 libras abriu o bico e ele estava lá, firme e forte...

Este é dos bons, só falta o Toa Toa mostrar o mapa da mina e vou incluí-lo na bagagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, eu ví uma dica muito louca para aumentar consideravelmente a resistencia da linha no nó.

Normalmente a gente perde algumas lbs de resistencia com o nó, mas segundo essa dica aó inves de perder vc ganha.

É o seguinte: Se vc vai usar uma multi de 50lbs atada diretamente a um terminal(girador, snap, etc), vc pega um um pedaço de dacron 80lbs(linha parecida com multi, só que oca), passa a multi por dentro do dacron , dá um nó simples envolvendo os dois para quem não escapem e procede com o nó no terminal.

Segundo o que lí, fica bem fino, não fica grosseiro, e a resistencia da linha que normalmente cai cera de 20% no nó, vai para 130% usando essa tecnica. ou seja, a linha arrebenta em qualquer outro ponto menos no nó...

Como eu ato o pitão da isca de helice diretamente na linha e já estourei no nó algumas vezes, estou na batalha pra conseguir um pedacinho de dacron 80 ou 90lbs pra proxima pescaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy, o girador é da marca Sasame, japonesa, eu comprei em Porto Alegre na Macedo Pesca, mas tbém tem na pesca Pinheiros, esse é o numero 5, que aguentaria até 55 kgs (e não libras), é bruto mesmo... E o melhor é o tamanho, micro, dá pra colocar nos snaps sem atrapalhar em nada o trabalho da isca.

Na proxima pescaria eu levo uns pacotinhos dele pra vc.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eloy, eu ví uma dica muito louca para aumentar consideravelmente a resistencia da linha no nó.

Normalmente a gente perde algumas lbs de resistencia com o nó, mas segundo essa dica aó inves de perder vc ganha.

É o seguinte: Se vc vai usar uma multi de 50lbs atada diretamente a um terminal(girador, snap, etc), vc pega um um pedaço de dacron 80lbs(linha parecida com multi, só que oca), passa a multi por dentro do dacron , dá um nó simples envolvendo os dois para quem não escapem e procede com o nó no terminal.

Segundo o que lí, fica bem fino, não fica grosseiro, e a resistencia da linha que normalmente cai cera de 20% no nó, vai para 130% usando essa tecnica. ou seja, a linha arrebenta em qualquer outro ponto menos no nó...

Como eu ato o pitão da isca de helice diretamente na linha e já estourei no nó algumas vezes, estou na batalha pra conseguir um pedacinho de dacron 80 ou 90lbs pra proxima pescaria...

Oi Beto...

Estas novas técnicas é o que queremos.

Quando você conseguir este Dacron mostre as diretrizes, estando ao meu alcance faço uns testes nele.

O snap sem nó minimiza o ponto de tensão mas não consegue eliminá-lo.

Poucas vezes obtive rupturas ao longo das linhas. Sendo que a de maior incidência foi a Spider branca.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy, o girador é da marca Sasame, japonesa, eu comprei em Porto Alegre na Macedo Pesca, mas tbém tem na pesca Pinheiros, esse é o numero 5, que aguentaria até 55 kgs (e não libras), é bruto mesmo... E o melhor é o tamanho, micro, dá pra colocar nos snaps sem atrapalhar em nada o trabalho da isca.

Na proxima pescaria eu levo uns pacotinhos dele pra vc.

Abs.

Falow Gaúcho!

Muito obrigado!

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Celso, o snap é fabricado pela Gigafish, encontrei em uma loja perdida por aqui. Na sua área não tenho a menor idéia.

Sugestão: faça você mesmo.

Dicas:

Imagem Postada

Este primeiro é fio de aço 0,9mm. Abre com 12kg.

O Giga (2°) aguentou 35kg com uma mono. Com hélices pequenas apresentou o inconveniente de enroscar a linha nos ganchos.

Daí introduzi umas melhorias de uso e fabriquei os seguintes em fio bem mais fino... é só cuidar para que os terminais sejam adequados ao olhal da isca. Cuidar também para que o olhal do snap (onde prende a linha) não fique justo d+ (senão a linha não passa), ou folgado d+ (senão a ponta da alinha sai).

Todos eles têm cerca de 5cm de fio. Com o fio mais fino(0,6 ou 0,7mm) fica mais leve e aguenta o tranco.

Abrax

Legal... lá vou entortar uns arames pra ver se consigo copiar a idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, eu ví uma dica muito louca para aumentar consideravelmente a resistencia da linha no nó.

Normalmente a gente perde algumas lbs de resistencia com o nó, mas segundo essa dica aó inves de perder vc ganha.

É o seguinte: Se vc vai usar uma multi de 50lbs atada diretamente a um terminal(girador, snap, etc), vc pega um um pedaço de dacron 80lbs(linha parecida com multi, só que oca), passa a multi por dentro do dacron , dá um nó simples envolvendo os dois para quem não escapem e procede com o nó no terminal.

Segundo o que lí, fica bem fino, não fica grosseiro, e a resistencia da linha que normalmente cai cera de 20% no nó, vai para 130% usando essa tecnica. ou seja, a linha arrebenta em qualquer outro ponto menos no nó...

Como eu ato o pitão da isca de helice diretamente na linha e já estourei no nó algumas vezes, estou na batalha pra conseguir um pedacinho de dacron 80 ou 90lbs pra proxima pescaria...

Fala Beto! E aí? Conseguiu o tal Dacron???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, eu ví uma dica muito louca para aumentar consideravelmente a resistencia da linha no nó.

Normalmente a gente perde algumas lbs de resistencia com o nó, mas segundo essa dica aó inves de perder vc ganha.

É o seguinte: Se vc vai usar uma multi de 50lbs atada diretamente a um terminal(girador, snap, etc), vc pega um um pedaço de dacron 80lbs(linha parecida com multi, só que oca), passa a multi por dentro do dacron , dá um nó simples envolvendo os dois para quem não escapem e procede com o nó no terminal.

Segundo o que lí, fica bem fino, não fica grosseiro, e a resistencia da linha que normalmente cai cera de 20% no nó, vai para 130% usando essa tecnica. ou seja, a linha arrebenta em qualquer outro ponto menos no nó...

Como eu ato o pitão da isca de helice diretamente na linha e já estourei no nó algumas vezes, estou na batalha pra conseguir um pedacinho de dacron 80 ou 90lbs pra proxima pescaria...

Fala Beto! E aí? Conseguiu o tal Dacron???

Rapaz, achei duas opções. Não comprei nenhuma delas ainda mas com certeza irei comprar pois gostei muito da teoria na materia que lí... e eu estourei a linha no nó no arremesso algumas vezes(foram poucas mas indica que tava sem resistencia) e perdi 1 peixe por estouro no nó tb.

As opções foram:

Dacron a metro

http://www.boaisca.com.br/detalheprod.a ... po_cat=119

Porém nunca ví ninguem que tenha comprado nesse site, e o Dacron tb é branco preferia que fosse cor escura pra camuflar mais... O que eu gostei foi de ver que o Dacron é baratinho.

A outra opção foi essa linha pra confeccionar assist hook para Jumping Jig

http://www.pescapinheiros.com.br/-sp/Va ... _4415.html

Em algum site lí que era Dacron, porém pela foto que tá na Pesca Pinheiros a linha tem alma(miolo). Então teria que retirar a alma, aí não sei se a resistencia continuará 80lbs ou se protejeria direito minha multi...

Em lojas de material nautico acho que tem Dacron, pq as velas de barco, windsurf etc são tudo atadas com dacron... Como moro no interior da Bahia, as coisas são mais dificeis... fico só com lojas virtuais...

Se alguem achar alguma coisa por favor me fale tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo teste Eloy :bompost:

Já usei esse clip sem nó... o maior defeito para mim é as vezes que prende nas fateixas da amostra ...e como uso leader 90% das vezes, fico pelos speed clips da Norman lures (5* até 20lbs) ou spinlink clips da Breakaway para 35lbs ou 50lbs (tamanhos SL2 ou SL1) e clinch melhorado como nó. (estes clips aguentam até lançamentos em groundcast com chumbadas de 180gr...em surcasting evidentemente)

No que toca a nós com multi: "espalmar"previamente o multi passando entre a unha e o dedo indicador 4 ou 5x ajuda muito a melhorar a execução do nó evitando que escorregue ou corte na sobreposição...experimentem ;)

Cumps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo...

Este problema de prender onde não deve, é multiplicado quando se faz a pesca de arremesso com hélices. Isto motivou a inserção de melhorias para evitá-los.

A maior vantagem do sistema é que não se tem linha cortando linha.

No teste com a Power Pro 65 libras, por ela ter 0,50mm de diâmetro, não ocorreu cortes, ficando os resultados (snapXnó) muito próximos, o que não é o caso das linhas mais finas.

Ao utilizar lider, elimina-se o problema do corte também. Visto que as monos são sempre de diâmetro mais elevado. Ocorreu, sim, de a multi cortar o fluor no SF.

Observe que no sarilho é condições extremas... alguém tem que ceder.

Abraços e grato pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...