Ir para conteúdo

TABELA DE ISCAS x GARATEIAS - SUBSTITUIÇÃO


Denisson

Posts Recomendados

Olá a todos!!!

Pesquisando no Fórum quanto a informações sobre substituição de garateias originais por mais reforçadas, percebi que havia várias dúvidas, por parte de muitos, sobre qual garateia mais adequada a ser usada. Em muitos casos, eram as mesmas dúvidas. Inclusive minhas.

Assim, decidi compilar em uma tabela as principais iscas mais usadas na Amazônia (PESCA DOS AÇUS) com as argolas e garateias compatíveis. 

Todas as informações encontradas na tabela ISCAS x GARATEIAS (ISCA AMAZÔNIA) são de autoria do nosso colega Wellington BSB , que ao longo do tempo as publicou no Fórum.

Foi, também, criada uma tabela de peso  das garateias WMC 8527 6X  e OWNER ST-66 4X , com a intenção de ajudar os colegas na escolha da garateia. de seu gosto.

Um exemplo prático de escolha a ser feita é: uma isca que vá sofrer a substituição das garateias originais por uma VMC 8527 6X #1 também pode usar uma OWNER ST-66 4X #1, pois possuem pesos idênticos. Com isso, basta usar o peso de uma como referência para escolha da outra.      

A tabela que segue anexa (arquivo PDF) foi revisada pelo Wellington.

Espero e que este post  fique permanente no Fórum e possa ajudar a muitos. 

Forte abraço a todos.

 

TABELA ISCAS x GARATEIA (ISCAS AMAZÔNIA).pdf 

 

Captura de Tela 2016-11-13 às 18.13.07.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

o wellington bsb,me ajudou demais qndo fiz minha primeira viagem a Barcelos,respondendo minhas mensagens e tudo......... so a sara-sara que NAO aceita garateias tao grandes,ela da uma afundada e perde um pouco o trabalho de stick,gostei muito na sara-sara 120 garateia nº#2,ficou leve stick fica rapido bem sedutora ,so o nelson nakamura que podia melhorar pq ja vi diversos relatos do pitao traseiro soltar... fora isso essa tabela ai é show

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá!!!

No site das Iscas Yara a recomendação é usar VMC ou OWNER #1/0, mas pelo peso da isca ela deve aguentar uma 2/0 mole-mole...

Um coisa é certa, garateias da VMC 8527 6x a partir de #1/0 são mais leves que as OWNER ST-66 4X.

No mais, tem que fazer testes com a isca para ver até que ponto ela suporta uma garateia maior.

Quanto ao Lago do Peixe,  acredito ser bem grande para o tipo de pescaria que você vai realizar. Eu particularmente a usaria na Amazônia pra pescar trairão.

Tem outras popper's menores como a Mambinha da Yara ou a STICK POPPER DA BORBOLETA. Essa ultima já ouvi bons relatos dela e não é tão cara.

No site da Iscas e Companhia tem seis avaliações 5 estrelas da STICK POPPER. O Pescador Eduardo Monteiro fala muito bem dela. Claro que ele é patrocinado pela Borboleta.

No mais, recomento antes de qualquer coisa fazer uma pesquisa aqui no Fórum ou pergunte ao Wellington BSB. Ele é muito bacana, prestativo e sabe muito.

Espero ter ajudado.

Abraços. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
Em 07/05/2017 em 06:48, Gustavo Petrocchi disse:

bom dia amigos pescadores, ainda sou leigo no assunto, mas todas as iscas tem que trocar as garateias pra pesca na Amazônia? essas grandes helices tbem? 

no caso das helices ,algumas marcas nao precisa a nao ser as argolas que eu prefiro usar ccm 130lbs com trava, mas no restante das iscas sim eu troco todas....na sua grande maioria nao aguentam a porrada de um grande açu e la temos que estar preparados para o recorde nao é verdade?! nao vale a pena arriscar perder o trofeu da pescaria e talvez da sua vida!!!. Geralmente (mas nao todas) as garateias das helices ja vem a mais reforçada ,pra mim a vergonha fica por conta da garateia da JET120 do nelson ,as que vem se eu for palitar o dente ela entorta rsrsrsr..... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2017 em 06:48, Gustavo Petrocchi disse:

bom dia amigos pescadores, ainda sou leigo no assunto, mas todas as iscas tem que trocar as garateias pra pesca na Amazônia? essas grandes helices tbem? 

Gustavo, o Marcos já esclareceu bem, só gostaria de acrescentar que dá para vc ter uma noção a partir da análise da isca, pegando ela vc já percebe se ela vem com materiais muito fracos, as nacionais vêm  com garatéias e argolas de média resistência, as De Conto vêm com garatéias VMC 9626 3X, as KV vêm com garatéias inferiores, não sei a marca, as Nakamura parecem vir com garatéias kenzaki, que não me agradam, eu geralmente troco as argolas por outras mais reforçadas e garatéias eu uso as Marine Sports MSXH 4x, owner ST66 4x, gamakatsu 4x e VMC 8527 6X (também chamadas de Gladiator). Mas eu sempre testo a isca num balde com agua ou num pesqueiro, para ver se a substituição não muda muito o trabalho dela, o ideal é testar no pesqueiro fazendo a isca trabalhar, mas no mínimo teste no balde para ver se a combinação não deixou a isca muito pesada. Nas iscas de hélice da High Roller eu sempre troco as garatéias originais (VMC 9626 3x), assim como nas Yara, Yakima (essas vem com garatéias péssimas) e nas Caribe Lures.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

Gustavo, o Marcos já esclareceu bem, só gostaria de acrescentar que dá para vc ter uma noção a partir da análise da isca, pegando ela vc já percebe se ela vem com materiais muito fracos, as nacionais vêm  com garatéias e argolas de média resistência, as De Conto vêm com garatéias VMC 9626 3X, as KV vêm com garatéias inferiores, não sei a marca, as Nakamura parecem vir com garatéias kenzaki, que não me agradam, eu geralmente troco as argolas por outras mais reforçadas e garatéias eu uso as Marine Sports MSXH 4x, owner ST66 4x, gamakatsu 4x e VMC 8527 6X (também chamadas de Gladiator). Mas eu sempre testo a isca num balde com agua ou num pesqueiro, para ver se a substituição não muda muito o trabalho dela, o ideal é testar no pesqueiro fazendo a isca trabalhar, mas no mínimo teste no balde para ver se a combinação não deixou a isca muito pesada. Nas iscas de hélice da High Roller eu sempre troco as garatéias originais (VMC 9626 3x), assim como nas Yara, Yakima (essas vem com garatéias péssimas) e nas Caribe Lures.

abs.

João,

certeza que as Yaras (Devassa, por exemplo) vem com garateias e splits ruins ?

Nunca troquei, acho as garateias bem reforçadas e os splits idem... eu tenho uma devassa de 14 cm que uso a 2 anos, nunca tive um problema se quer, e já entraram alguns peixes grandes que deram trabalho..

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Octávio Justo do amaral disse:

João,

certeza que as Yaras (Devassa, por exemplo) vem com garateias e splits ruins ?

Nunca troquei, acho as garateias bem reforçadas e os splits idem... eu tenho uma devassa de 14 cm que uso a 2 anos, nunca tive um problema se quer, e já entraram alguns peixes grandes que deram trabalho..

Abraços,

Octavio, eu tenho duas Yara devassa que ganhei quando elas eram protótipos ainda, tenho elas há uns 4 anos, nelas eu uso splits capela 4x número 7 e garatéias VMC 8527 3/0, nas atuais eu não sei quais garatéias estão vindo, mas se vc as está usando e elas estão aguentando bem, então talvez não seja necessário trocar.

Olha só, existe muita lenda acerca do material para pesca de tucunarés amazônicos, óbvio que não dá pra usar garatéias fraquinhas como as que vêm nas iscas importadas, mas tbm não é necessário, a meu ver, usar âncoras de bote como garatéias. Eu uso desde sempre, nas zig zaras 110, splits CCM 80 lb com trava e garatéias Owner ST66 e VMC 8527 n. 02, nunca tive esse material aberto e já peguei com essas iscas açus de 18/19 lbs. Falam que pode entrar o recorde e vc o perder, olha, pela minha experiência (que é pouca, admito, só fui pescar 5 vezes em AM) os açus mais fortes e briguentos são os de 17 a 20 lbs, um recorde já será um peixe mais velho, manhoso, mas não no auge da sua forma. Na minha penultima ida a Barcelos, peguei um açu de 20 lbs numa Corisco 110 com esses splits CCM citados e garatéias Owner ST66 02, as quais não abriram, estão até agora na isca, como novas, veja mas fotos abaixo. Vamos lembrar que até pouco tempo nem se sabia dos materiais 4x, e os pescadores que iam pra AM pegavam horrores de peixes brutos com as Rip Roller com splits e garatéias originais, estas VMC 3x. Às vezes acontecia de abrir, mas nesses casos específicos não adianta muito usar garatéias 6x, em determinadas situações um açu de porte vai fazer com que algo do equipamento estoure, seja a isca em si, split, garatéias, snap, líder ou mesmo a linha, afinal na maioria dos casos uma linha de 60 lb vai estourar antes de uma garatéia super resistente abrir. A se considerar que é necessário usar equipamentos infalíveis, vamos ter de usar linhas de 100 lbs, splits enormes, garatéias 6x 4/0 e 5/0,  e ainda assim, mesmo não usando snaps ou líder, a linha pode estourar no nó que a prende à isca, como sabemos a multifilamento quando atada, se corta a si mesma, ou seja, não existe 100% de garantia. E usar equipamentos tão pesados tira muito da esportividade da pesca, faz parte do esporte dar um pouco de chance ao nosso adversário. Já decidi que na minha próxima pescaria lá vou usar linhas de 50 lbs e seguirei com minhas iscas com garatéias e splits já considerados subdimensionados.

Abs. 👍🏻

 

IMG_1375.JPG

IMG_1377.JPG

IMG_1378.JPG

IMG_1380.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai ... treim isquisito ...

 

O cara que mais pesca na AM, mais de 70 dias por temporada, faz o seguinte:

- só usa rip halloween 5.25

- cola com poxipol os pitões da barriga e da frente

- usa argola ccm 130 lbs com trava 

- usa vmc 6X #2/0

- usa power pro 80 lbs

- acho que usa snap capella G ou algo assim

 

Sobre as Devassas, já estourou garateia ... use owner 4X 2/0 com ccm 130 lbs

 

As caribes 15 cm vão muito bem com hélice das rip ... melhor ainda com hélice e pitão da Yara (mais leves) ... garateia a partir de vmc 6X 2/0 ...

 

Vc tira peixe com equipamento fraco, temos peixes com mais de 10 kg com classe 20 lbs ... e tira muito palito tb (serve pro tiragosto) ... especialmente palito de owner abaixo de 2/0 ...

 

cuidado as lendas ... ou faça de sua viagem uma lenda ...

 

Ah! Sobre linhas 100 lbs ... já foram testadas e estouradas ...

 

Dá uma passada no tópico de tralhas estouradas ... tem muita lenda lá ...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um escolhe as lendas em que quer acreditar 😉

Sinceramente náo sei do cara que pesca 70, 150 ou 300 dias na Amazônia, não pesco com ele, então só falo a partir da minha própria experiência e com base nelas, eu firmei as minhas crenças, as quais me permitiram fazer algumas boas pescarias em AM e ter o prazer de capturar e soltar meu recorde pessoal, um belo e forte açu de 22 lbs 👍🏻

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2017 em 20:06, João Luiz Lusardo disse:

Cada um escolhe as lendas em que quer acreditar 😉

Sinceramente náo sei do cara que pesca 70, 150 ou 300 dias na Amazônia, não pesco com ele, então só falo a partir da minha própria experiência e com base nelas, eu firmei as minhas crenças, as quais me permitiram fazer algumas boas pescarias em AM e ter o prazer de capturar e soltar meu recorde pessoal, um belo e forte açu de 22 lbs 👍🏻

Abs.

Exato! Só respeite as lendas dos outros ... ah! Eu sei quem pesca mais ou menos ... e vejo relatos, inclusive os seus ... lembra Duel Aile 125 com Gamakatsu 4X?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria não é uma ciência exata, nem em questão de equipamentos e muito menos do peixe...

Então, como os amigos disseram acima, cada um com suas crenças...

Eu tenho minhas humildes convicções e testei na pratica, tem coisa que não arrisco, outras já arrisco.

Vamos pescar e pronto! rs

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2017 em 21:04, Wellington BSB disse:

Exato! Só respeite as lendas dos outros ... ah! Eu sei quem pesca mais ou menos ... e vejo relatos, inclusive os seus ... lembra Duel Aile 125 com Gamakatsu 4X?

Não vi desrespeito de minha parte, só manifestação de uma opinião baseada na minha experiência pessoal, como bem falou o Octávio, não é ciência exata, nao existe cálculo que garanta sucesso diante dos açus, são bichos brutos e, como eu disse, em determinada situação nem cabo de aço segura o bitelo.

Ah, de fato o açu de umas 15 lb abriu um pouco a garatéia Gamakatsu 4x da Duel, mas saiu pra foto 😉

Abs. !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
Em 29/07/2019 em 22:35, Marcos Juliano disse:

Amigos 

duo realis 130

qual argola e garanteia usam ??

obrigado 

Amigo,

A Realis 130 é uma isca grande e tem boa flutuabilidade...

Como você gosta da isca?  Zara? Stick?

Eu arriscaria a mesma configuração que eu utilizo na Rover128... N1 atrás e N2 no primeiro pitão... Garateias Decoy S81.

Se tiver oportunidade.. leve a isca + as garateias para um lago e teste o trabalho... eu acertei varias iscas minhas dessa forma... 

Caso não tenha possibilidade, tente essa configuração que te passei... na hora da pescaria se a isca não tiver trabalhando como você gosta, troca ali na hora...

Sobre as argolas, para esse tamanho de isca eu uso as CCM 130lbs com trava. Para as iscas menores, CCM 80lbs com trava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...