João Otavio,
Já estive diversas vezes pescando no Cristalino.
Inicialmente a partir de Luiz Alves (distante), mas depois fui me aproximando e ficando em diversos locais, até chegar ao Asa Branca do Carlinhos do Araguaia.
As lagoas e lagos existentes nessa região de foz com o rio Araguaia já seria o suficiente para garantir a diversão, principalmente com o rio na caixa.
A diversidade é boa, e não raramente se consegue encontrar os "dourados" (são outra espécie) nas corredeiras de águas douradas...
Local de bastante piranhas caju, os cardumes aparecem em maior frequência nas águas mais paradas, e já tive tucunarés fisgados "estraçalhados" no recolhimento.
Mas o visual na região é belíssimo, com muita fauna presente ! Usar um "guia de pesca local" facilita bastante na chegada aos melhores pontos...
Equipamento leve e esportivo é uma quase "obrigatoriedade", já que dificilmente irá encontrar exemplares acima de 5 quilos (mas terá os de 3 kg)
Varas de 17 lb são mais que suficiente (principalmente se for de qualidade), com linha multi de 30 lb (reserva a de 40 lb), lider de 1 m de extensão.
Iscas de tamanho menor (até 10 cm), com ações de superfície, sub-superfície, meia água floating, além de peninhas e shads.
Coloração que sempre funcionou comigo foi a osso, RH (cabeça vermelha), transparente, metalizada para dias de muito sol e águas transparentes.
Iscas que nunca deixam de produzir bons resultados são as Rapala Sub-Walk (7 cm), Lelé, zaras diversas, peninhas branca (pindocar na areia), etc...
Mas não deixe de levar um conjuntinho de pesca de fundo, pois essa região no Araguaia tem muito peixe para ser encontrado...
Época mais adequada é no início do 2º semestre, tipo Agosto e/ou Setembro, quando as águas não secaram os acessos e o peixe começa a comer.