Ir para conteúdo

O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

VitorMorais

Membro
  • Total de itens

    165
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Histórico de Reputação

  1. Like
    VitorMorais deu reputação a Francisco Jr em TURMA DO CHICÃO EM SIRN OUTUBRO 2019   
    Muito Obrigado Vitor.
     
    Quando quiser será muito bem vindo na nossa Turma.
     
    Abração
  2. Thanks
    VitorMorais recebeu reputação de Francisco Jr em TURMA DO CHICÃO EM SIRN OUTUBRO 2019   
    Muito bom Chicão! ainda vamos juntos em uma!
  3. Thanks
    VitorMorais deu reputação a Marcel Werner em Passo-a-passo para planejar pescaria amazônica   
    Ao planejar uma pescaria na Amazônia, há muito mais a ser feito do que a escolha da operação de pesca e a compra das passagens aéreas. Resolvi fazer esse passo-a-passo para que todos que vierem procurar essas informações no fórum possam se orientar. Será um texto longo, mas não dá para economizar em conhecimento.
     
    Onde ir?
     
    Sim, o primeiro passo é decidir sobre a operação de pesca. A primeira grande dificuldade é conseguir descobrir quais operações são idôneas e confiáveis. O melhor indicativo, na minha opinião, é saber o histórico recente. Relatos de pessoas que foram na última temporada (tá no plural para você procurar mais de 1 referência, não se acomode), programas de pesca que foram gravados há pouco tempo, etc. Desconsidere tudo que faz estardalhaço, ou que é pago, ou ainda comentários pautados em "essa operação é do meu amigo gente boa fulano", afinal de contas, é um negócio, a amizade poderá acontecer se o negócio entre pescador e operador der certo.
     
    A segunda coisa importante é não ter pium no local. O operador não pode mentir sobre isso, porque você vai descobrir. Nunca vá a um local que tenha pium. Eu já fui, e não volto nem pago. Não acredite na história de passar loção cremosa, óleo de árvore, repelentes potentes, tudo isso só vai temperar você pro pium devorar. Pium é inaceitável, mas isso é só minha opinião.
     
    Por fim, um terceiro fator, e esse é muito importante, mas poucos se dão conta: quem é o pescador ou guia profissional que está PRESENTE nessa operação, dando a vida para que você pegue peixes? Pode parecer algo supérfluo, mas há consequências aqui. Quando tem alguém que, para sobreviver, depende de você pegar peixes, o esforço é completamente diferente. Precisa ter alguém com essa responsabilidade. A operação tende a evoluir, as pescarias tenderão a melhorar a cada vez e os serviços adicionais (todo o conforto da estrutura, a comida maravilhosa do Chef de cozinha, os refinamentos) serão apenas um cenário que valoriza a sua PESCARIA, e não o contrário. Meu grande amigo @Kid M que me desculpe, mas discordo totalmente da frase "peixe é consequência". O peixe é o motivo da pescaria. O cenário do serviço é consequência de um cuidado a mais, mas pegar o peixe é o principal. Nesse contexto de operação, então, nem se fala, aqui que o resto é consequência MESMO! Vejo muitas desculpas sobre como a natureza não propiciou uma boa pescaria, mas bons pescadores/orientadores/guias conseguem contornar a situação e salvar a pescaria em grande parte das vezes que a natureza "não coopera"(ela não é obrigada). Buscar soluções para problemas que o cliente não tem experiência para resolver é, para mim, obrigação da operação.
     
    Passagens para Manaus
     
    As passagens para Manaus são compradas pelo cliente, não estão inclusas no pacote porque cada cliente vem de um local diferente. Sim, é possível que algum operador ofereça essa comodidade, mas é mais prático e rápido que o próprio pescador o faça - não demora nem 5 minutos no celular.
     
    Devem ser compradas com antecedência, isso é óbvio. A atitude mais precavida é chegar a Manaus um dia antes da partida para a pescaria. Chega a ser fundamental no caso das operações que fretam um voo da capital para o local de pesca - mas não se aplica, necessariamente, às pescarias perto de Manaus (Maçarico, Juma etc), pois o transfer acontece diretamente do aeroporto para a pousada (durante o dia, à noite não). A volta também deve considerar a hora de chegada do fretado em Manaus, com a ressalva de que podem acontecer muitas e muitas horas de atraso. O ideal - que raramente pode ser aplicado - seria guardar um dia de folga, ficando mais um dia hospedado em Manaus. Fica a critério - e risco - de cada um. O operador pode e deve ser muito claro quanto a isto. Recomendo aqui um mínimo de 4 horas entre a previsão de chegada em Manaus e o horário do check-in do próximo voo.
     
    Hotéis em Manaus
     
    Quase sempre necessários, estão disponíveis para todos os bolsos e gostos. Mesmo um Hostel poderá te satisfazer, dependendo do seu perfil. Se o seu pacote de pesca não inclui hotel em Manaus, faça como eu, use o site Booking, prestando atenção nas notas dos hotéis, elas são muito importantes, mas só são bons indicativos quando tem mais de 100 avaliações. 
     
    Licenças e taxas de pesca
     
    Eu não gosto das licenças e você também não. Mas vamos pagar todas! A consequência de não pagarmos é ficarmos sujeitos a aborrecimentos. O fiscal pode fazer o que ele bem entender, por mais errado que ele esteja, as consequências do erro dele sempre serão zero. A licença federal é válida em todo o território nacional, mas o Amazonas resolveu que vai cobrar e pronto, então tire a licença do Ipaam também. O preço das licenças é o valor que você paga para não ser considerado criminoso, mesmo que não tenha cometido crime nenhum. 
     
    E aqui vai uma dica valiosa: frequentemente, os sistemas do governo estão com problemas de funcionamento. Até a parte da cobrança, opera tudo bem e eles recebem o dinheiro. A parte final, que só interessa ao pescador, essa não tem muita importância , daí estão quase sempre sem funcionar. Ocorre que o fiscal só aceita o comprovante se tiver menos de 30 dias, o que faz sentido nenhum, mas é suficiente para você ter problemas. Saiba usar a regra do jogo: tire sua licença faltando 30 dias para o término da sua pescaria.
     
    Equipamentos de pesca
     
    Eis um dos maiores custos de uma pescaria amazônica, tanto que resolvi incluir a tralha completa em meus pacotes. Eu abordei este assunto de forma mais detalhada e orientada em outro tópico: 
     
    Treinamento de pesca
     
    Este item pode ser surpreender. Mas porque você iria pescar sem saber o básico? Ou ainda, porque você gastaria preciosas - e caras! -  horas de pesca na Amazônia apenas aprendendo a arremessar, lidar com tralha pesada, trabalhar aquelas iscas grandes? Pense: se você pudesse comprar um pacote de 15 minutos andando em um carro de F1, você acharia legal ter que ficar fechando aquela roupa complicada sozinho, entrar no carro com o volante na mão e descobrir sozinho como encaixa, onde está cada comando, como o câmbio, a marcha, o sistema de comunicação... com os 15 minutos contando? olha lá se você vai conseguir terminar uma volta antes do seu tempo estourar. Você precisa aprender o básico, antes de entrar num F1, mesmo que já saiba dirigir um carro normal. É a mesma relação entre pescar tucunarés na Amazônia e fora dela. Eu me ocupo de ensinar os meus clientes - e os de outras operações - técnicas de arremesso, trabalhos de iscas amazônicas e mais um monte de dicas, pessoalmente! Claro que não dá para encontrar todos, mas sempre que possível, coloco no meu roteiro de viagens aqueles destinos onde estão concentrados meus cliente e vou lá. Já introduzo o conhecimento para a pescaria no Amazonas e, se possível, também contribuo tecnicamente para um melhor aproveitamento da pescaria do cotidiano do meu cliente.
     
    E aqui posso dar um exemplo do que fiz este ano, em que viajei muito pouco, infelizmente. Pude pescar em São Paulo os pequenos tucunarés amarelos de Igaratá com meu cliente Vitor. Em apenas um dia, pude demonstrar a eficiência dos anzóis Inline frente às garatéias (proibidas no Vazzoleri Camp), contribuí com técnicas de arremessos, trabalhos de isca, posturas. Também reservamos um pequeno período para um primeiro contato do Vitor com o material amazônico. Tenho certeza que ele está mais preparado para iniciar a pescaria já aproveitando cada ponto.
     

     
    Meus clientes e amigos baianos também puderam ter esse suporte presencial, antes da pescaria. E todos que quiserem, podem, mesmo que pesquem na Amazônia em outras operações. Eu quero que todos façam boas pescarias. Quando outra operação falha em proporcionar um boa pescaria, o cliente sai com uma impressão ruim da Amazônia, e não do operador como deveria. E isso me prejudica, indiretamente. Imagina os comentários de "Amazônia não é lá essas coisas", "fui para a Amazônia e não passei de 3 quilos", isso desestimula muita gente e eu perco negócios que preciso para sobreviver. Então, tudo que eu puder contribuir para que a Amazônia seja melhor aproveitada (enquanto ainda existe), farei.
     
    E quem oferece tudo isso no pacote?
     
    Eu, é claro. "Meu tópico, meu jabá", como bem diagnosticou o Fabrício.
     
    Nos meus pacote para 2020 estão inclusos hotel e transfers em Manaus, hidroavião, todas as licenças e taxas, equipamentos de pesca, tudinho. All inclusive mesmo! Só se paga o que perder ou quebrar, e as ligações particulares via telefone satelital.
     
    A ideia é que o meu cliente possa fechar o pacote, comprar a passagem e ficar livre. Vai se ocupar apenas de arrumar uma mochila ou mala de mão com as roupas de pesca e pertences pessoais. Tudo isso por 9.000, duvido achar preço melhor.
     
    Mas o conhecimento está aí, à disposição de todos, inclusive a possibilidade de me contratar para suprir essas carências em outras operações.
     
    Forte abraço a todos e bom proveito.
     
     
     
  4. Thanks
    VitorMorais recebeu reputação de Bernardo Cassaro em Aldebaran Mgl 30 ou Aldebaran BFS XG mod 2016?!   
    Eu uso multi, 15lbs.
  5. Like
    VitorMorais deu reputação a Marcel Werner em Iscas diversas, algumas amazônicas.   
    Já enviei, Vitor! Ele até já me avisou que recebeu. 👍🏻👍🏻👍🏻
  6. Like
    VitorMorais deu reputação a Odirlei Borin em 4 varas para os Tucunarés Açus.   
    Obrigado. 
    Se fizer a M1 não irá se arrepender.  
    Abraços 
  7. Upvote
    VitorMorais recebeu reputação de Marcel Werner em Scorpion Xt 1001 ou nova liger?   
    Amigo, eu não usaria Liger nem XT 1000 na AM. essas carretilhas eu uso para Azul e Amarelo. (capacidade de linha, drag, etc.)
    Eu já tive Marine, está com uma qualidade muito boa, mas nada supera a Shimano ainda... isso é muito pessoal, você virá aqui várias opiniões a respeito disso. É muito de gosto e quanto você está disposto a desembolsar. 
    O que chama atenção na liger nova é o peso, eu não gosto de velocidade alta para isca pequena, não me adapto muito bem. XT1000 já é consagrada!!! usei por muito tempo... só troquei por uma aldebaran mg7.
  8. Like
    VitorMorais recebeu reputação de Edson C. Martins (CAPITÃO) em Qualidade Vídeo Go Pro (tamanho x qualidade imagem)   
    Oi, 
    uso 1080p 30fps. gravo apago, gravo apago, do contrario fica gigante. viu que nao pegou nada em 30min, pausa e apaga.
  9. Like
    VitorMorais deu reputação a Murilo Fernandes em Varas e Carretilhas para Amazônia   
    Agradeço demais sua ajuda, mano!
  10. Like
    VitorMorais deu reputação a Junior Grossi em Isca high roller   
    Muito obrigado, vou entrar no site da sucuri 
  11. Like
    VitorMorais deu reputação a RFerro em Vara de 20 lb   
    Pelos relatos aqui mesmo do fórum a viking e uma ótima vara. Posso está enganado mas parece que o diferente para a Black mamba são os passadores.
  12. Upvote
    VitorMorais recebeu reputação de Rogério Araujo Pinheiro em O que usar nos pés durante a pescaria ????   
    Crocs!! 
    feio pra cacete, deixa bolinhas no pé (sol) mas é: leve, lava rapido, nao escorrega, não fede, confortável.
  13. Like
    VitorMorais recebeu reputação de Adalberto Magrao em O que usar nos pés durante a pescaria ????   
    Crocs!! 
    feio pra cacete, deixa bolinhas no pé (sol) mas é: leve, lava rapido, nao escorrega, não fede, confortável.
  14. Like
    VitorMorais deu reputação a Matheus Bartelli em Ajuda na escolha da carretilha   
    Eita parceiro pra mim tem que ser lado esquerdo 
  15. Like
    VitorMorais deu reputação a Kid M em Amazônia: outubro ou fevereiro?   
    Amigos,
    Depois de diversas idas à região amazônica, a certeza que existe é de que "não há certeza" quando falamos em fatores climáticos !
    Historicamente falando da bacia do rio Negro, a partir de Setembro as águas começam a baixar com força e aparecem os primeiros pontos de praias...
    Lembrando sempre que as cabeceiras de qualquer dos afluentes se situam em pontos mais elevados do que o Negro, forçando o rumo das águas para o leito maior...
    Nas imediações de Barcelos existem muitos lagos e igarapés que terminam gerando um enorme berçário de todas as espécies.
    Há uma combinação de temperatura da água, ph, oxigenação, condições de procriação e auto-defesa dos alevinos absolutamente insuperável !
    Essas lagoas, igarapés e até mesmo outros rios se interligam ao Negro, e geram uma enorme explosão de cardumes com o nível das águas quando estas estão abaixo dos 4 metros...
    Como já foi dito antes, em SIRN, local mais acima de Barcelos, a pescaria já passa ser diferenciada, pois os cardumes são em menor número (quantitativamente) e os peixes maiores...
    A combinação mais desejada e aparentemente profícua, é quando as águas não interrompem sua marcha em direção à foz (no caso o rio Amazonas em Manaus)
    Nem precisam estar aceleradas, bastando não deixarem de descer ! Qualquer coisa diferente disso é crítico para o peixe parar de comer... (chamada água boa ou nova)
    Isso normalmente acontece em função de grandes volumes de chuva nas diversas cabeceiras e suas influências no descer das águas... 
    Quando isso acontece, o peixe fica "manhoso" pois "entende" ser um sinal da mãe natureza de estação de chuvas, ou seja, época de procriação... e não raramente vemos os casais com suas proles...
    Depois de tudo isso, desculpem pelo tamanho do texto, me pergunto como querer arriscar um "sucesso programado" com um ano de antecedência ?
    Pode parecer exagero, mas dificilmente seu "investimento" numa operação de pesca referendada será viável com uma disponibilidade de reserva inferior à um ano às vezes mais até...!
    Fechando o raciocínio iniciado ao indicar Setembro como um começo de época promissora, neste mesmo aspecto, a segunda quinzena de novembro já é sujeita às chuvas tropicais, cujos efeitos já foram mencionados anteriormente...
    Claro que existem "janelas de tempo" onde esse comportamento climático não é exatamente assim, e por conta disso, as pescarias se tornam fantásticas experiências...
    Também no início do ano (Jan - Mar), há um pequeno período ("veranico") onde o movimento de descida das águas permite que o peixe volte a comer forte, mas isso é imprevisível ! 
    Depois de tudo isso relatado, não perca seu propósito de ir pescar naquela região fantástica ! NUNCA é ruim, bastando que se motive com o que está no seu entorno, e não apenas com os cobiçados troféus que são "caçados" ! A parte gastronômica é excepcional, bem como a convivência com seus parceiros de pesca (frustrados ou não). A Amazônia é única e como tal pode nos oferecer cenas e situações que nos acompanharão pelo resto de nossas vidas... Não é por acaso que quem vai só pensa em voltar...(independente do peixe, que nada mais é que uma "mera consequência") 
  16. Like
    VitorMorais recebeu reputação de Joao Manoel Leonello Lucas em Equipamento Lago do Peixe   
    Bom dia!
    já estive duas vezes lá e as iscas que mais gostei foram:
    Bonnie 95 : Cor osso e Sakura (peguei meu trofeu nelas)
    Firestick : cor prata com a azul, tropical, osso
    Biruta 90 : rosa com branco e verde, salvou minha ultima pescaria!
    Maria de first 90: ajuda quando ta manhoso
    JIG JIG JIG JIG : leve alguns, vai pegar cardume para caramba! gosto de pena branca com vermelho

    Depois conte para nos como foi.
     
  17. Thanks
    VitorMorais recebeu reputação de Guilherme Lima em Amazônia: outubro ou fevereiro?   
    Rapaz... essa questão tortura qualquer pescador, ainda mais no seu caso que é a primeira vez. Fiquei assim ano passado (que foi minha primeira vez também por lá.. rs)
    Olhando os relatos, optei por outubro (5 a 13), acontece que ano passado demorou d+ para secar. um amigo mesmo foi 15 dias antes e praticamente perdeu a pescaria, rio estava com 8~9m +- sendo que o ideal é 3m. Ou seja, dei "azar", peguei o rio com cota de 6m, mesmo assim deu para curtir bastante e ate mesmo tirar um bonito peixe (esse da foto).
    Esse ano pretendo ir final de outubro começo de nov, acho que é mais "coringa" mas não da para prever nada... tem gente que vai 3 a 4x no ano, aí acaba acertando pois vai acompanhando o fluxo da agua, não é meu caso (mero assalariado com 1 férias no ano rs).
    Vá e curta, se der sorte de pegar na cota ideal bom, se nao der aproveita a experiencia! rs
  18. Like
    VitorMorais deu reputação a Odirlei Borin em Redai R1 14lb   
    valeu Vitor...gostei desse blank...muito leve...vou ter q montar uma para mim...
  19. Like
    VitorMorais deu reputação a Preto Barcellos em Barcelos 18/19 - Primeira Vez! Barco Explorer XX (Ramon Paz)   
    Tenho o filme de quase uma hora durante toda a subida da cachoeira arrastando os barcos... Vou editar e postar aqui... Abraços
  20. Upvote
    VitorMorais recebeu reputação de Francisco Colla em Equipamento otimizado para pesca de traíras   
    Eu prefiro vara rapida de 6'0 para traíras e de 16lbs por ser necessário uma fisgada potente (isso pescando com frog). Frog nao precisa de muita ação da vara, é toque de baixo para cima... como se fosse jig. Eu pesco em lugar mto sujo, por isso gosto assim. 14lbs só se for em lugar limpo, iria de lubina, so que 6 pes
  21. Like
    VitorMorais deu reputação a Beto Caranha em Amazônia 2018 Rio Padauari   
    Eta que esse camarada manja muito! Parabéns pela pescaria meu amigo! Top demais! Ainda não pesquei acima da cachoeira... só fui até ela!
    C pescou naquele lago de agua preta a esquerda de quem sobe, perto do Ig do Tabaco ? Dizem que antigamente se fisgava açus enormes ali... porém eu não tive nem ação neste lago e pra mim virou "lenda urbana"... kkkk
     
    Parabéns pelo relato!
    Ah! E o barco do Ramon ta se tornando especialista em achar esses peixes lá... segunda pescaria que sei que mandam muito bem!
  22. Like
    VitorMorais deu reputação a Ramon Paz em Barcelos 18/19 - Primeira Vez! Barco Explorer XX (Ramon Paz)   
    Bacana Vítor, cadê as fotos das cachoeiras? com o meu mergulho kkk perdi todas, Parabéns e Obrigado.
  23. Like
  24. Like
    VitorMorais deu reputação a Renato Abreu em Barcelos 18/19 - Primeira Vez! Barco Explorer XX (Ramon Paz)   
    Mais um contaminado com o vírus " Amazônia" !!! rsrsr, bem vindo ao grupo parceiro ! foi um ótimo começo e agora todo ano vai ser aquela fissura...valeu !
  25. Like
    VitorMorais deu reputação a Beto Caranha em Barcelos 18/19 - Primeira Vez! Barco Explorer XX (Ramon Paz)   
    Parabéns pelo relato e pescaria! Bacana demais! Preciso conhecer esse barco do Ramon... sempre muito elogiado!
×
×
  • Criar Novo...