Ir para conteúdo

Normando

Membro
  • Postagens

    29
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Normando postou

  1. Comprei lanterna de cabeça e tática aqui http://www.lanternaecia.com.br/lanternas-mergulho/Lanterna-de-Mergulho-HY-6011 Os produtos são de muito boa qualidade e a empresa séria.
  2. Todas as informações a respeito da licença de pesca no MS, você encontra aqui: http://www.imasul.ms.gov.br/index.php?inside=1&tp=3&comp=&show=5349 http://www.imasul.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=110688
  3. Tem esta corretora aqui http://www.mhmseguros.com.br/default.aspx
  4. O jornalista Antônio Lopes da Silva, o editor da revista "ARUANÃ" mantem um blog onde publica o conteúdo daquela revista. Para aqueles que quiserem reviver aqueles tempos, o endereço é este: http://revistaaruana.blogspot.com.br/
  5. Parabéns!! Em poucas palavras disse tudo desse malfadado ano que se finda! mestre:: legal:: Obrigado pelos votos de um 2015 mais digno os quais retribuímos extensivos aos demais colegas do Forum! ::bemvindo::
  6. O grande problema dos geradores é a questão da autonomia, pescaria de 10 dias tem que se pensar em torno de 200 l de gasolina e a logística de se transportar isso em constantes deslocamentos é meio complicado. Some-se a isto o peso do equipamento ja que para virar um freezer um gerador pesa em torno de 45 kg com o tanque vazio. Os geradores a diesel são mais econômicos, porém mais pesados. O ideal é que no planejamento se pensasse na possibilidade de abastecimento de combustível e gelo a partir de embarcações contratadas para tal fim. Se a opção for por abastecimento de gelo, pode se estudar a possibilidade de iluminação ou mesmo abastecimento de água através de placas solares. Existem alguns kits no mercado que atendem a um acampamento de pesca sem necessidade de grandes investimentos e bastante compactos. O importante é um bom planejamento. Acampamento selvagem de longa duração exige uma configuração bastante diferente do que passar um final de semana num camping organizado.
  7. Na verdade comprei duas. Uma foi este modelo de cabeça: http://www.lanternaecia.com.br/lanternas-de-cabeca/lanterna-de-cabeca-150w420-lumens-HY6658 A outra foi esta: http://www.lanternaecia.com.br/lanternas-taticas?product_id=84 Já faz mais de um ano e tem me atendido satisfatoriamente. O que eu achei interessante é que são bastante econômicas no que se refere à autonomia da bateria.
  8. Já comprei algumas lanternas aqui http://www.lanternaecia.com.br/index.php?route=common/home Apesar de se encontrar no ML modelos similares e até com preços mais em conta, a vantagem de se comprar nesta loja é que vem com nota fiscal e certificado de garantia.
  9. O último grande exemplar que tive a oportunidade de ver foi capturado no Rio São Francisco, na fazenda da Agroceres, região de Itacarambi. Foi capturado em pesca apoitado, vara de fibra e carretilha, isca de minhocuçu, mais ou menos oito horas da noite. Isto foi em setembro de 1986, pesou 58 kg. A captura foi realizada por um dos amigos que fazia parte da turma.
  10. Esta foto foi publicada pela antiga "Revista de Pesca" do falecido Oswaldo Venceslau Silva.
  11. Parece que começaram a tomar algumas providências. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1495052-governo-afasta-servidores-que-usaram-lancha-oficial-para-passeio.shtml
  12. O problema da lona é que por ser impermeável, no caso de uma chuva a água que desce do teto vai se acumular debaixo da barraca. Se for uma barraca já muito usada, o piso pode conter microfuros aí a água vai parar dentro da barraca. Mesmo que o piso esteja em perfeitas condições, a água acumulada embaixo enche o saco. O ideal é usar um material não impermeável. Eu uso um "pano" de ráfia que é bem resistente e não é impermeável. Você pode encontrar em lojas de produtos agropecuários, procure por "pano de colher café", vem na medida de 6m x 3 m. Se quiser um material mais durável e resistente você pode fazer um "piso ecológico" com tela mosquiteiro. Tenho uma barraca Colemam também a mais de dez anos, já enfrentou tudo, montanha, caatinga, chuva, poeira e continua perfeita. Abraços.
  13. Portaria IBAMA 04/2009 ainda em vigor .............................. Art. 7º Estão dispensados da Licença para Pesca Amadora: I - Aposentados; II - Maiores de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres); III- Os pescadores amadores desembarcados que utilizarem, individualmente, linha de mão ou vara, linha e anzol; IV - Os Menores de 18 anos, sem direito à cota de captura e transporte de pescado. § 1° Para ter direito à cota de captura e transporte de pescado, os menores de 18 anos deverão pagar a taxa de licença para pesca amadora. ....................................................................................... Isto é regra geral, mas os estados podem ter legislação mais restritiva. Interessante consultar a página do orgão ambiental de seu estado para verificar se não existe regras específicas. Aqui em MG tem.
  14. Para começar a entender as razões dos conflitos na região amazônica.... http://www.anppas.org.br/encontro4/cd/A ... 160845.pdf
  15. Por problemas técnicos. alicença definitiva do MPA está sendo disponibilizada em trinta dias e não sete dias como estava previsto. Até lá, vale a provisória.
  16. A idéia de se fazer alguma coisa, mobilizar a classe, é uma iniciativa elogiável e necessária. No entanto, depois de mais de tres décadas trabalhando com comunidades, implantando programas, projetos etc..., uma lição aprendi: Por mais nobres, necessárias e vantajosas que as idéias da turma de "Cá" tenham, não surtirão nenhum efeito, não haverá nenhum resultado se a turma de "Lá" também não estiver engajada no projeto. O que quero dizer é que qualquer mudança só trará resultados se contar com a participação efetiva(como atores também e não como figurantes) das comunidades envolvidas, ou seja a população da região.
  17. Olhem a "estrutura" do Ministério da Pesca em MG: 02 funcionários. 01 pick up ano 98. Queriam nomear o Deputado Padre João(PT) para superintendente aqui em MG. Quando ele viu o "presente", recusou.
  18. Kruel Obrigado pelas explicações. Não é novidade prá mim o stress com relação a um entendimento final. Vivo participando de grupos de trabalho muitas das vezes formados por maioria de pessoas realmente com conhecimento e vontade de contribuir. A m... é que sempre aparecem os engravatados, sem conhecimento de causa e com propostas mirabolantes e absurdas, mas como tem o poder nas mãos, já viu nè! Apesar das incoerências e alguns absurdos da nova diretriz(no meu entendimento), vejo alguns avanços: - Foi a primeira vez que setores interessados tiveram oportunidade de se manifestar e apresentar sugestões. - Embora de maneira tímida, conseguiu-se cravar uma cunha dentro do sistema. Se esta cunha for bem trabalhada, se o segmento da pesca amadora abrir mão das vaidades pessoais, se entender que só se organizando e falando a mesma lingua teremos voz e seremos respeitados, esta cunha será a nossa sopa de pedras(lembra da história hehehe). No mais só tenho que render mais uma vez minhas homenagens em reconhecimento à sua luta, sua dedicação e seu entusiasmo. Embora em determinados momentos sintas vontade de chutar o balde, devemos lembrar que a tarefa inglória de enxugar gelo faz parte daqueles que se dedicam à luta por um meio ambiente sustentável e equilibrado. Finalmente, devo esclarecer que seus escritos, pareceres e colocações nos mais diversos foruns e publicações, tem sido avidamente lidos por este humilde pescador e isto só me faz aumentar o respeito e admiração por sua pessoa e por sua luta. mestre:: mestre::
  19. Kruel, Me desculpe a colocação, mas é que estou tentando entender melhor o processo. Mas é o seguinte, não se estaria tentando reformar uma casa com as estruturas abaladas a partir do telhado? Digo isso porque nenhuma portaria, IN, resolução ou outra norma não pode contrariar a lei maior. Dentro deste princípio o sensato não seria começar pela reforma, revogação ou outro termo adequado que infelizmente não sei, do Código de Pesca? Afinal todo ordenamento subsequente deriva obrigatoriamente deste instrumento. Obrigado!
  20. Outro artigo que acho que vai dar confusão, é atribuir aos estados o ordenamento pesqueiro em seus territórios. Imagino a salada daqui a pouco e a chuva de ações judiciais.
  21. O que me deixa indignado é que para dirigir um automóvel de um milhão de reais basta a carteira de habilitação e o certificado de registro do veículo. Para pilotar um barquinho de quatro mil reais tem que portar carteira de arrais, cartão de inscrição na marinha, comprovante de pagamento do seguro, termo de responsabilidade e agora mais este "documento". Será que o iluminado dono da idéia não sabe que no cartão de inscrição da marinha já consta a classe da embarcação? Só no Brasil mesmo, viu!
  22. Olá! Meu nome é Normando. Técnico em Agropecuária, mineiro de Pompéu MG e residindo em Inhapim MG. Como nasci num município cercado por grandes rios(Pará, São Francisco, paraopeba, Represa de Três Marias), a pesca já passou a fazer parte da minha vida desde pequeno. Minha atividade profissional, em contato íntimo com a natureza, ajudou-me a aprimorar meus conhecimentos e fazer parte daqueles que lutam por um meio ambiente equilibrado e sustentável. Me sinto muito alegre e honrado em ser aceito no seio deste grupo, que já no primeiro contato me fez se sentir em casa. Espero aprender muito com vocês!
  23. Nome: Normando. Cidade: Natural de Pompéu MG, moro em Inhapim e Trabalho em Caratinga, ambos no Vale do Rio Doce em MG. Profissão: Técnico em Agropecuária. Aprendi a pescar no Rio Pará onde minha família até hoje possui propriedade rural. Cresci pescando no Rio Pará, São Francisco, Paraopeba e represa de Tres Marias. Hoje alem dos locais já citados, pesco nos rios da bacia do Rio Doce, nas lagoas que formam o sistema lacustre do Rio Doce e também no São Francisco no estado da Bahia. Tenho 54 anos, fui extensionista da ACAR/Emater e atualmente ocupo o cargo de diretor de abastecimento da secretaria municipal de agricultura de Caratinga -MG, faço parte também da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Sou casado pai de tres filhos e membro da A.R.L.M "Virtude Ciência e Trabalho". Espero aprender muito com os novos amigos.
×
×
  • Criar Novo...