Ir para conteúdo

Mario Filho

Membro
  • Postagens

    24
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Beto Caranha em Equipe IRAÇU em Barcelos- 2017 - Operação Ney Pesca e Aventura   
    Equipe IRAÇU em Barcelos- 2017 - Operação Ney Pesca e Aventura
    * por Beto Caranha
     
    Este é o relato de uma viagem de pesca anual de um grupo de amigos que se conheceram graças a um fórum de pesca (Fórum Turma do Biguá-FTB). 
    O nome IRAÇU surgiu de uma brincadeira, "iríamos pescar irados contra o "perverso" tucunaré açu"... Isso por conta da fama deste tucunaré de romper linhas, abrir garatéias, quebrar varas e etc...
     
    O grupo que viajou esse ano com destino à cidade de Barcelos-AM foi composto por:
    Beto Caranha- Betão- Beto Panema (panema significa azarado na linguagem amazônica kkk) -Bahia
    Teodoro Japa- Japinha- Polaroid - Distrito Federal
    Rogério Catarina- Catarina- Roger In Love - Mato Grosso do Sul 99%/Santa Catarina 1%
    Eduardo Sone- Sone- Sone Creminho do Verão - Distrito Federal
    Edu Gurjão - Edu - Barriga Azul - Paraiba
    Marcello- Cello- Marcelo Marisco - Paraiba
    * Não viajaram esse ano por conta de compromissos familiares mas fazem parte do grupo o Cristiano Julio e o Amâncio, ambos do Distrito Federal.
     
    Toda a programação da pescaria começou há um ano atrás quando fizemos contato com o Operador Ney Pesca. Fechamos com o Ney, um pacote bem alternativo... 10 dias de pesca ao invés dos 7 tradicionais, gasolina e diesel extra para atingir cabeceiras de afluentes, cervejas Heineken/Budweiser no lugar das comuns, picanhas, vodca Absolut, Campari... até Gatorade estava na lista de extras... Coisas que não se encontra em pacotes "normais"!

    Nosso "pequeno" estoque de cerveja para a pescaria
     Falando um pouco sobre o nosso destino... 2 cidades se destacam como polos de pesca esportiva com foco no tucunaré açu. A cidade de Barcelos, que por experiência, digo que seu forte é a quantidade de peixe, podendo ainda assim sair alguns peixes bem grandes. Seria uma pescaria mais "segura" ou "conservadora" digamos assim... esse foi o nosso destino!  E a cidade de Santa Isabel do Rio Nergro "SIRN" que se destaca pelo porte avantajado dos peixes, porém com um indicie de captura/pescador/dia menor. Barcelos fica a 1 hora de voo de Manaus e SIRN 2 horas.
     
    Uma vez definido o destino, acertado operador e etc, quem já tem experiência na região pode fazer algumas coisas extras na etapa pré-pescaria que ajudam no sucesso da mesma. Duas coisas são muito importantes! Estudar o regime de chuvas na região e os mapas satelitais (Google Earth) do local onde você irá pescar. Ao longo dos anos, percebi que olhar previsão de tempo não adianta nada... A Amazônia é uma região conhecida internacionalmente como Rainforest...(floresta úmida ou algo ao pé da letra como floresta chuvosa) Então, sempre chove e ponto final! Não adianta você olhar em sites de meteorologia os nos jornais: "daqui uma semana vai chover na Amazônia". O que você tem que olhar é: "onde choveu e quanto choveu"... nada de previsão! Busque fatos confirmados! Para isso recomendo olhar bons sites que tenham mapas com acumulados de chuvas dos últimos 7-15 dias
     

    Nessa foto está um gráfico com o acumulado de chuvas dos últimos 7 dias. Eu olho 1 vez por semana, toda semana faltando 1 mês para a pescaria
    Pela foto podemos ver muita chuva na cabeceira do Aracá e do Preto também. Caurés não houve chuvas e Alegria com pouca chuva

    Nessa foto tem o gráfico do acumulado juntamente com as nuvens de chuva diárias. Dessa forma eu olho faltando uma semana para a pescaria.
    Foi justamente essa foto que nos indicou que teríamos uma pescaria difícil! Chuva no Negro acima de SIRN e em praticamente todos os afluentes. Preto e Aracá foram completamente descartados. Caurés parecia melhor opção, porém sabíamos que já tinha uma empresa explorando bem o rio com acampamento na cabeceira do mesmo e etc... Nos pareceu então sensato subir o Cuiuni com destino ao rio Alegria.
     
    O estudo das fotos dos satelites já é uma coisa mais delicada...mas posso dar boas dicas: Estude as distancias! Meça todo o curso do rio que você deseja pescar; meça a distancia da boca do rio até o lago mais distante ou até os lagos em posições intermediárias... veja o que o rio lhe oferece, se são ressacas(enseadas) ou lagos... enumere cada um deles, se você souber quantos pontos de pesca um rio tem, sua programação fica mais fácil. Ex: o Rio Preto acima da Cachoeira do Malalaha possui 17 ressacas pescáveis... Essa informação vai no meu gps para o "campo"! Assim chegando lá, sei se posso continuar subindo o rio ou se não vale mais a pena. Outra dica boa é olhar o tamanho dos lagos... se na foto o lago tiver largura menor que o curso normal do rio, este não é um bom lago para pescar... já se ele tiver o dobro da largura, com certeza será um lago bastante promissor! Alguns bons dados: Um barco hotel subindo rio com destino à sua cabeceira, percorre aproximadamente 70km por dia, uma "voadeira" atinge velocidade máxima em torno dos 38km/h em situação normal de pesca e velocidade média de cruzeiro 30km/h

     
    Chegada em Manaus
    Chegamos eu, Japa, Sone e o Catarina em Manaus por volta das 14:00.  Edu e Cello só chegariam a noite. Como de praxe, fomos visitar a loja de pesca Sucuri e a Cachaçaria do Dedé (esquema básico quase que obrigatório de quem vai pra Manaus pernoitar para pescar.



    No dia seguinte, logo cedo estávamos no aeroporto para pegar o vôo da Map com destino a Barcelos. Foi muito legal encontrar com amigos do fórum no mesmo voo! Encontrei com um camarada gente finíssima, o Marcos Vinicius, que até então só conhecia virtualmente... Ele e sua equipe toda uniformizada... Galera toda muito simpática! O melhor do fórum de pesca, sem sombra de dúvida, são as amizades que fazemos!

    Da esquerda pra direita: Japa, Beto, Edu, Cello, Roger, Sone
     
    Chegada em Barcelos
    Chegando em Barcelos, enquanto nosso barco terminava de carregar o gelo e alguns itens para nossa jornada de 10 dias, fomos caminhar pela cidade...


    Como todo bom pescador viciado que se preza, fui pessoalmente conferir o nível do rio Negro nas escadarias da Igreja!

    Olha ai que dica "mamão com açúcar"
     

    Ainda deu tempo pra esse gesto de amizade que pode ser claramente confundido com "boiolagem"...kkkk
    A essa altura, as resenhas e risadas já estavam a mil por hora...
     
    Primeiro dia de pesca
    Entramos no rio Cuiuni e começamos a pescar logo após as comunidades da boca do rio. Tive meu melhor primeiro dia de pesca dos últimos anos... fisgamos eu e meu parceiro nesse dia, Sone, mais de 40 peixes e todos em iscas de superfície! Ou hélices ou zaras... pensei:"caramba, vamos arrebentar durante a semana!" Maior peixe nesse dia para a dupla foi um paca de 10lbs do Sone. Ao retornar no barco hotel, as outras 2 duplas relataram a mesma coisa... muito peixe! Estávamos muito animados!
    Vale chamar atenção a um detalhe que fará mais sentido à frente. A maioria dos peixes eram tucunarés pacas fisgados em bicos próximos a agua corrente... em estruturas no próprio rio( do jeito que eles gostam)

     
    Segundo dia de pesca
    Nesse dia partimos para uma pescaria típica de quem busca grandes açus... A pescaria dentro de lagos e o uso quase que exclusivo de iscas de hélice.
    Incrivelmente, a produção despencou de vez... Os lagos pareciam desertos! Nem uma ação sequer... nem um rebojo... nem sinal dos açus... Para não ficar sem ação, vez por outra tentávamos os bicos de agua corrente atrás dos pacas, mas até esses pareciam mais difíceis que no primeiro dia.
    Outro fato complicou bastante nossa pescaria... A Excessiva pressão de pesca! Na mesma altura do curso do afluente, estávamos nós e mais outros 3 barco hoteis! A pescaria virou uma verdadeira regata! Um barco hotel que estava ancorado com os clientes almoçando, ao ver nosso barco passar, recolheu rapidamente a ancora e acelerou forte ao nosso lado... Falei para o gerente do nosso barco, o meu grande amigo "Barata": "Não adianta entrar nessa competição... podem deixar eles subirem o afluente na frente"
    A noite o "Barata" deu o troco... kkkk como nosso pratico é exímio conhecedor do rio, navegamos durante a noite, enquanto os outros estavam parados já pra dormir! Não sou muito fã de competição em hobby... Mas adorei a resenha!kkk No dia seguinte, amanhecemos sozinhos... ( ou quase)



    Grande Marcelo, fera nas hélices!

     
    Terceiro dia de pesca
    Acordamos cedo, tomamos café e já estávamos prontos pra partir rumo a um trecho muito piscoso do Cuiuni, que é a região da antiga pista de pouso, quando aparece um  barco hotel que havíamos deixado pra trás... Os "felas" no bom sentido, adotaram a estratégia de navegar bastante ao alvorecer do dia... devem ter começado a navegar a partir das 4 da manhã! Que competição heim!? Corremos para as nossas voadeiras e formos pescar...
    Nesse dia aconteceu um fato interessantíssimo! Uma das voadeiras ao retornar para o barco hotel para o almoço recebeu uma dica de ouro! Seu Domingos que faz parte de tripulação do barco hotel que estávamos, O Gloria de Deus-Ney Pesca, viu o piloteiro sair de um local muito bom sem pescar... Seu Domingos tem sítio no rio Cuiuni e é um profundo conhecedor do rio ... Seu Domingos então fala: "Aquele canto ali onde vcs sairam, é um "choqueiro" de tucunaré! Sempre sai peixe grande dali... vcs deveriam voltar lá!" E assim, a dupla "lapada na rachada"kkkk composta pelo Edu e o Japa fizeram... Não deu outra! O japa engata um bitelo... um cavaaaaaalooooo como ele próprio diz! Pra completar a festa, eu ia passando bem na hora da briga em outra voadeira... só fiz pegar a camera e botar o Japa pra tomar banho e fazer uma sessão de fotos! Fotos ficaram massa!


    Animallllllll

    Pra cada peixe uma cerveja! Digo...2 cervejas! kkkk



    Pesque, fotografe e solte!


     
    Dias seguintes:
     
    Apesar do monstro fisgado pelo Japa, a coisa não estava fácil... peixe só saia com muito esforço... Barata, gerente do nosso barco chegou a ficar preocupado com a situação... Me chamou e perguntou o que é que eu achava... se valia a pena continuar subindo...
    La se vai em plena pescaria, a gente fazer reunião em clima sério! Putz, estamos lascados... lembra na hora dos problemas do trabalho que ficaram pra trás! A reunião era pra votar kkk se deveríamos continuar subindo ou abortar e tentar correr para o Negro de volta.
    O Negro subindo lento em repiquete e cheio de barco hotel... a turma não pensou 2x... vamos pra cima, nada de voltar! lascados... lascados e meio!
    Acertamos com o Barata de irmos com o barco hotel até o Lago da Anta no Alegria...
     

    Japa acerta esse paca lindíssimo... "Tá aqui o bicho!!!"

    Só borboletão!

    Edu "perverso" com suas rips 6.5 com "rodas" de owner 4x 2/0 acerta essa nave

    "Só pega peixe quem pesca! ÊEEEEERRRRRAAAAAA!"
     

    kkkkkk não achei como colocar a tarja de censura!
     

     
    No Rio Alegria
     
    Chegamos no Alegria, e incrivelmente ele estava mais alagado que o Cuiuni... A área de igapó(agua que invade a mata) era definitivamente bem maior... o que dificulta demais a pescaria do tucunaré, pois esse fica se alimentando dentro da mata... inacessível às iscas artificiais! Pra piorar ainda vinha grande quantidade de espuma branca descendo com a correnteza, denunciando a vinda de água nova... O que deixa o peixe inativo! O famoso repiquete... e esse era dos bravos.... uma verdadeira "cabeça dágua"!
    Fomos subindo o Alegria, pescamos no lago da anta... em seguida no lago azul... na saida do lago azul, reunimos as 3 voadeiras... ninguém tinha pego nada... alguns borboletas salteados apenas! Piloteiros e pescadores foram unânimes... "vamos sair daqui"!
    A ideia era tocar de volta pro barco hotel e pedir pra ele retornar! Eis que me surge uma ideia... Eu sabia que estávamos perto de um lago muito famoso de peixe grande, o Lago dos Patos! Olho no GPS e calculo por alto que 10 a 15min de voadeira, estaríamos lá! Como o lago é bem grande, pescaríamos todos juntos... cada voadeira pega uma margem e uma vai lá pro final do lago... mesmo com muita agua, passando um "pente fino", poderia sair um peixe bom pra algum dos 6!
    Todos topam, e rumamos ao lago dos patos!
    Entramos no lago, e a voadeira que pega a margem da direita acerta o bitelo!
    Um monte de palavrão em tom de felicidade plena ecoa no lago! Por fim, escuto uma voz tremula baixinha vindo da tal voadeira:"Cara eu estou com as penas tremendo!"
    Rogério Catarina acabava de embarcar seu troféu! Foi emocionante! Caramba, que demais!
     

    "Esse é do Boné virado!"  (apesar de não ter virado kkkk)
    Quando ví as fotos não entendi pq ele tirou sentando, mas escrevendo o relato lembrei... as penas tremiam!
    Top demais! Parabéns meu amigo Rogério!
     
    Plano B
    Após a festa no lagos dos patos, retornamos ao nosso barco hotel que vinha subindo o Alegria a todo vapor! Conversei com o Barata, e pedi para retornássemos de imediato ao repartimento.
    Repartimento é a confluência dos rios Cuiuni, Alegria e o pequeno e modesto Cuiunizinho.
    Fosse outro operador, iria se chatear... iria dizer "Esses caras não sabem o que quer"... Porém o Barata e a tripulação toda do Gloria de Deus é 100% e faz tudo para agradar o cliente! O pratico deu meia volta no barco e tocamos ainda a noite de volta para o repartimento.
    Minha ideia era no dia seguinte pescar no rio Cuiunizinho. Havia chance de ele não estar pegando agua igual ao Alegria, pois sua cabeceira aponta para o lado oposto!
    Amanhecemos na boca do Cuiunizinho, e tocamos as 3 voadeiras pra cima... E não é que o riozinho estava incrivelmente secando?! Ao passo, que o Alegria estava enchendo... Amazônia é mesmo muito louca!
    Foram fortes emoções nesse rio... não sei nem por onde começar...
    Começar logo pelo cavalo com cara de mau do meu parceiro do dia Edu!
     
    Tocamos pra um dos lagos marcados em meu GPS como promissor, cerca de 1:30h de voadeira rio acima... antes disso foram inúmeros tucunarés borboletas... o rio estava infestado deles!
    Chegamos no lago, logo na entrada, no primeiro arremesso pra um bico de jarazal com molongó tb. Edu levanta o peixe! Sabem aqueles peixes que chamamos de "vigia de lago" pois fica guardando a entrada do lago bem na esquina? Pois bem, esse peixe veio atacando a a Rip 6.5 do Edu desde que ela caiu na agua... Edu chegou a gritar "socorrooooo Betão" kkkkk juro! Eu pra socorrer, não sabia se olhava pro peixe atacando a isca, ou se pegava a vara com jig que tava do lado... tudo deve ter durado uns 5 segundos mas parecia uma eternidade... Quando eu consigo catar a vara com o jig,que era pra cobrir se precisasse, o peixe acerta a isca do Edu ao lado do barco, dando um banho de agua na gente! Que cena! Peixe bota a linha nas costas, vejo a vara do Edu trepidar parecendo que ia arrancar os passadores! Nossa, que top! Peixe enrosca um pouco no jarazal, mas com calma conseguimos fazer ele sair por sí só! Peixe embarcado... Edu desembarcado! Lá vai o Edu pulando no meio do lago pra comemorar o peixe...sensacional!
    Fotos do bicho:



     

    O amor é lindo! rsrs
     


    Os caras não deixam passar nada... vc acerta 100 arremessos, basta 1 dar errado que tem um "fela" pra tirar foto! kkkk
     
    Segundo dia no Cuiunizinho

     
    É um Borboleta, não é um Açu.... mas merece história... Vimos um peixe grande num espraiado meio choqueiro antigo... Só que tiramos o motor popa bem em cima e fez muito barulho..Tentamos alguns arremessos sem sucesso. Marquei o ponto no gps e no dia seguinte, fomos em silêncio ... Arremessei de longe uma T20, a onda se formou atrás....pensei "se ferrou açuzão". Peixe entrou, brigou... mas não foi aqueeeeeela briga... Quando olho, retruco "borboleta?"... e o piloteiro:"não, açu"... pronto, quando embarco vejo que é uma lapa de um borboleta! Um borboleçu!kkkk
    4kg esse danado!

     
    Agora vou tentar contar uma das histórias mais emocionantes que já ví na pesca...
    Todos sabem, que a pescaria na Amazônia é um turbilhão de emoções! Esse ano então foi muito difícil para todos do grupo...
    Com essa crise financeira que enfrenta todo o pais, ficou bem difícil para todos quitarmos o pacote... Mas isso é o de menos... Nosso amigo Sone quase não embarca conosco por conta de problemas na sua coluna... além disso deixou sua esposa amada em casa só numa batalha contra uma atrite reumatoide. Sone, é aquele cara 100% correto... um gentleman como costumo dizer!
    Na noite anterior, o Sone meio que desabafou comigo no quarto antes de dormir! Ele me disse mais ou menos assim: a pescaria está muito difícil, estamos tendo que dar duro... minha vida toda ta sendo assim... Estou nessa batalha atrás de um tucunaré que bata meu recorde pessoal... mas quer saber? Eu enfrento toda dificuldade possível em troca da cura de minha esposa!
    Eu fiquei sem saber o que dizer... deu aquele nó na garganta! Tentei algumas palavras de consolo pela situação delicada...mas não sei se ajudou!
     
    No dia seguinte, senti o Sone determinado a fisgar um peixão! Acho que ele queria provar pra si mesmo que é mais forte que qualquer dificuldade e vai vencer tanto a batalha contra um grande tucunaré quanto a batalha contra as dificuldades da vida!
     
    A dupla do dia é Sone e o Catarina.
    Logo cedo o Sone levanta um peixe na hélice( olha que por conta dos problemas de coluna, Sone nem era pra esta usando iscas de hélice), o peixe fica só rebojando... Sone manda o Catarina jogar a Jumping Minnow... E o peixão entra na isca do Catarina...
    Não sei como foi para o Sone, mas imagino que deva ter sido difícil... As dificuldades da vida se materializando na pescaria...
    Por sorte, nosso grupo, é um grupo de pessoas do bem! Amizade acima de tudo! Catarina encorajou o Sone a seguir na luta, e pouco depois veio a GRANDE vitória!
     

    Catarina e o primeiro peixão do dia!
     
    O peixe que viria para o Sone, claro que não seria fácil! Sone engata um borboleta numa isca de hélice e o enorme açu aparece para tentar tomar a isca do borboleta! Forma aquela confusão na água...
    Sone manda o Catarina arremessar novamente a Jumping Minnow... Catarina hesita por alguns segundos... tempo suficiente para o Sone jogar a vara com o borboleta para o piloteiro e pegar uma segunda que está com um Jig de bucktail atado pelo próprio pescador. Sone arremessa no meio da bagunça e o peixão entra! Meu Deus, pensem ai que emoção! Tanta dificuldade e depois fisgar um peixe com uma isca de fabricação própria! Que VITÓRIA!
     

    Sone e piloteiro emocionados! (reparem que até o piloteiro está segurando as lágrimas)

    Recorde pessoal batido!
     

    "Tá aqui o bicho!"
     

    A noite foi só cana...

    Olhei pra essa praia antes... "Sone, o peixe que a gente pegar vamos tirar foto nela..." e o borboletinha virou astro kkkk
     



     

    Olhem pra esse guloso... nem engoliu o Jaraqui todo e ainda ataca isca artificial...

    Jaraqui

    Gringo pescador de Black Bass da zorra! kkkkk
     

    Na famosa Sura Six do mestre Eloy! Pensem numa isca top!

    Outro borboletão

    Caipirosca com jig... um um kkkk



     
    Na volta, o "ruivinho barriga azul" acerta outra nave! Tava demais esse Edu!

    Cavaloooo!

    Nem adianta que essa caçapa de boca desse tucuna, vc não vai conseguir imitar com a sua!

    Os irmãos Edu e Marcello pescando juntos e curtindo cada momento da captura e liberação do peixão!


     

    Edu Barriga Azul! kkkk Pelo menos garantiu todas as fisgadas! Valeu a pena!
     

    O rei dos peixes grandes, o piloteiro "Cueca" e seus súditos!
     

    A Equipe toda junta

    "Cueca" piloteiro, nosso Pratico fera, "Negão" piloteiro, Japa, Edu e o "Moreno" piloteiro

    O grupo junto com o gerente Barata

    Pescadores e piloteiros

     
    Material utilizado
    Varas 25lbs
    Linhas 65lbs
    Iscas mais efetivas: Helices Rip 6.5, 5.5, Caribe Lures, Yara, T20, Bonnie 128, Duo Realis 110 e Jigs by Sone
     

     
    AGRADECIMENTOS
    Todo o grupo agradece ao serviço impecável do Ney Pesca. À toda tripulação do Barco Glória de Deus! Foram dias maravilhosos que passamos juntos!
    Recomendamos com louvor os serviços deste operador! Fantástico!
    ...e que venha 2018!
     
     
  2. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Carlos Dini em Carlos Dini-Tucunares da Serra do Mar-Juquia-SP-maio17   
    Amigos há muito tempo venho tentando marcar uma pescaria na UHE Serraria, próximo a cidade de Juquia-SP, famosa por estar saindo amarelos de bom porte e azuis.
    Um pouco da historia, há mais de 40 anos o Grupo Votorantim construiu um complexo de represas, para produção de energia, no meio da Serra do Mar, próximo aos municípios de Tapirai, Juquia e Miracatu. Sendo elas, UHE Fumaça, França( famosas no passado pelos BlackBass),  Porto Raso, Alecrim e Serraria. Por muitos anos ia pescar na UHE Alecrim, mas pessoal mata demais e acabou com o peixe lá. Sempre tive curiosidade em conhecer a UHE Serraria, mas sempre ouvi falar que o acesso era impossível mesmo para um jipe.

    No local existem os tucunares azuis e amarelos, também tilápias, jacundas, trairás, Trairuçus(muito raros), e o Sr Raul soltos milhares de pacus e matrinchas, que estão atualmente muito gdes.
    Mas como diz o ditado "chegou estrada, acaba o peixe", isto foi bom para a UHE Serraria, no local só existe um acesso e o dono da pousada, incetiva o pesque e solte. E como o único jeito de chegar é pela pousada do Sr Raul, o lago vira que uma pescaria particular. Dista da minha cidade, Sorocaba-SP uns 100km, de São Paulo capital uns 130km e de Curitiba uns 300km.
    Para chegar lá, depois de alguns km de estrada de terra boa, paramos e entramos em um carro traçado com pneu de jipe do Sr Raul, são 4km de estrada,nem dá para chamar de estrada...kkkkk




    Resolvi conhecer o local, marquei com o gde Guia Luis Latorre, e fomos no fim de abril conhecer o local, choveu nos dois dias anteriores e muito frio. Pescaria foi bem difícil, mas deu para ver gdes cardumes de amarelos e azuis, pequenos, mas de bom porte para nossa região, e o melhor batiam nas iscas de superfície.

     
    Deste sai as dezenas

    A beleza da Serra do Mar

     

    Fim de tarde na Serra

     
    Resolvi que queria volta, e na semana passada, apos forte frente fria, vi que teria alguns dias de sol, e marquei a pescaria, pois o que importa é estar pescando.

    Recepção simples e caseira, quer melhor? Café caipira de coador.

    Então, bora pescar.

     O dia amanheceu frio pelo outono, 15º, saímos pescar, com poucas ações, víamos eles seguindo a isca sem atacar. Mudo para um jig de 10g, ai vira festa, muito peixinhos de um palmo, diversão garantida.


    Destes eram muitos, pareciam em cardumes

    Foi melhorando a qualidade


    Esquentou, tem que gelar a goela...

    Paramos para almoçar. Sr Raul tem uma gde plantação de palmito Pupunha, ele corta na hora. 
    Imagina, que trem bom, palmito assado no forno com azeite e sal?


     
    Depois deste belo almoço, voltamos pescar, dia foi esquentando e as ações aumentando, saíram alguns na superfície. mas mantendo o padrão muitos tricks e alguns melhores.


    No fim do dia, arremessei um jig abaixo de uma gde arvore, batida dura e um descarregar de linha, muita linha, pensei peguei um açu... Pula uma Matrincha gigantesca, 4kgs fácil, mas acabou por escapar, virá historia.
    Dia muito show, mas tudo que é bom acaba...
    Fim de tarde show

    Como é muito isolado, a natureza é exuberante, muitos pássaros. Noitinha entrando aos pios no Inhambu de fundo e assobio das rãs.

     
    Na volta um pouco do rally, mas não vendo a hora de voltar...

     
    A pousada do Sr Raul, é muito legal, conta com bons quartos, barcos, guias. Compensa passar dois ou três dias.

     
    Contatos com o Guia Luis Latorre:
    https://www.facebook.com/luiseduardo.latorre
    11-995932678
     
    Material utilizado
    Varas de 12lbs
    Carretilha-Curado 51E
    Linha Multi 20lbs
    Iscas mais usadas-Jig brancos de 10g, Bomber 13A, Cultiva, zigzarinha e Bonnie85.
     
    Agradeço a Deus e minha família, por poder viver esta vida maravilhosa.
     
    Abs 
     
    Dini
    Para quem quiser acompanhar minhas pescarias:
    facebook https://www.facebook.com/dini.dini.90260
    Instagram  @pescadini
    #pesca_dini
  3. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Jansen F. irioda em Redai Custom R1 12lb...muito leve...67g   
    Diego,
    Esse blank possui ação rápida, porém com capacidade de carregar(arremessar) iscas bastante leves...
    Abs!
  4. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Luiz Mello em Qual o item de pesca vc se deu ou ganhou neste Natal?!?!   
    Eu em 2016 fiz minha primeira pescaria de Açu no rio Mutuca. Em 2017 espero manter a frequência de duas viagens, uma para o Tocantins e outra para Amazônia.
    Ainda estou avaliando se em 2017 eu compro um barco, pelas contas não vale a pena gastar, mas deve ser muito legal ter um barquinho em casa e ir pescar quando quiser kk
  5. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Marcel Werner em Cichla Vazzoleri, uma questão para os entendidos   
    Dini,
    Você está certo em relação à distribuição dos peixes. O único erro é que esse peixe do Ramon não é Vazzoleri. É Temensis sem dúvida.
    O Temensis é o único que tem a mancha opercular tipo um mapa. As outras espécies terão pontos circulares ou amorfos com esse brilho ao redor. Algumas nem terão.
    As três barras muito bem definidas também não deixam dúvidas de que é Temensis.
    Os outros 2 de cima são Vazzoleri, têm manchas operculares circulares e amorfas, três listras com contornos brilhantes e margens bem distorcidas.
    A principal característica do Vazzoleri para diferenciar do Pinima e Thyrorus é a separação da parte superior das barras, formando quase um ocelo.
    No começo é bem difícil, mas quando vier a Manaus, me avise. A gente senta no bar e aprende rapidinho. Kkkk
    Obs. Não sou biólogo, mas tenho estudado e treinado tanto o olho que já diferencio várias espécies de tucunaré, e olha que esse trio Vazzoleri, Pinima e Thyrorus tá longe de ser o mais difícil.
    Obs2. só mesmo os tarados por tucunaré e caçadores de recordes pra ficar ligados nessas coisas. Kkkkk o formato da mancha... Kkkkk
    Abraço.
  6. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Hayderson Batista em mutucalodge, alguem recomenda   
    pensando em ir atras dos acus, alguem conhece a pousada do mutuca e a piscosidade do rio mutuca, favor informar
  7. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Cristiano Rochinha em PESCARIA RIO MUTUCA JAN/2017   
    Lugar de bons tucunas e preços acessíveis,porém é bom confirmar muito bem com os operadores do local sobre o nível de água nessa época.
    Nesse mês de novembro mesmo eu já sei de pessoas que tiveram que cancelar pescaria por lá devido a seca.
  8. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Fabrício Biguá em "- Semana passada estava pegando". Quem já ouviu isso?   
    Amigos...entendo perfeitamente o ponto de vista apresentado....Agora, tem vários dono de pousada/barcos hotéis e etc...q falam sim, q a pescaria "da semana passada foi fraca".
    Agora nos coloquemos no lado contrário?!?!? 
    Geralmente é o próprio pescador que pergunta pra quem está do outro lado como foi a pescaria da semana passada.
    Mas não tem nada pior q se sentir enganado por informações inverídicas...Se sou enganado por algum operador, dificilmente retorno.

  9. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Carlos Dini em Rio Negro-Barcelos-Carlos Dini- Secando...kkkk   
    Com certeza
    abs
  10. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Carlos Dini em Rio Sucunduri-out16-Carlos Dini- Tucunare era mato-mais de mil   
    Amigos, agora na terceira semana de outubro, voltei a um dos lugares que mais gosto de pescar no Brasil, o Rio Sucunduri, famoso por grandes tucunarés, mas principalmente pela fartura, comum pegarmos mais de 100 peixes ao dia. Esta seria minha quinta viagem a este rio.
    O rio Sucunduri, nasce na divisa do Amazonas com o Mato Grosso, unindo se ao Rio Acari formando o gigantesco Rio Canuma(infelizmente uma reserva indígena), que por sua vez vai se juntar a uma infinidade de outros rios (Abacaxis, Mari-mari, Igarape Açu, Paracuni, Aracu e outros, desaguando em um grande delta no Rio Amazonas próximo da cidade de Maues. Nele habitam, cachorras, bicudas, piranhas, aruanas(as maiores do Brasil), cacharas, pirararas e os tucunarés de 2 especies o Popoca e o Pinima.

    O tucunare Pinima, habita esta bacia e tb a do rio Marmelos e Aripuana/roosevelt, é um dos três tipos de açu( temensis{o maior- o zoio vermelho}, vazzoleri e o pinima), pode chegar aos 10kgs, mas peixes de 5kgs já são considerados bem grandes, tem cor ouro vivo, com barbatanas azuis. É dos mais fortes dos tucunares, briga muito, ele tende ser mais robusto que o açu.
    Embarcamos no sábado rumo a Manaus, mas a pescaria começa uma semana antes na montagem do equipamento.
    Meu material tem a minha cara...

    Grupo de feras, Eu, meu pai, Roberto, Marcão, Arimatea, Alfio, Bento e Ari. Time espetacular.

    Chegando em Manaus, já fomos direto ao agradável restaurante Choupana, recomendadíssimo, e começa a bebedeira...

    Pato no tucupi

     
    De lá fomos curtir a piscina do Tropical, onde o gde Amigo e proprietário da operação no Sucunduri, Victor Vilanova, nos aguardava.

    A noite fomos reabastecer o tanque na Cachaçaria da Dedé e o arsenal na Sucuri.

    Domingo, fomos ao Eduardinho e embarcamos em um hidroavião rumo ao Rio Sucunduri, uma hora de voo e pousamos ao lado do nosso barco hotel que já nos esperava no ponto de pesca, mordomia...


     
    Nossa casa

    Como chegamos cedo, foi arrumar tudo, almoçar e já cair na água. São 6 dias e meio de pescaria.(SHOWWWW)
    As noticias não eram boas, Rio Madeira esta em uma das suas piores secas, e o Rio Sucunduri segue o mesmo regime de águas. Então estava esturricado, lagos secos, estruturas fora da agua, peixe muito manhoso. Mas como vou mesmo pela cerveja e ela esta estava no gelo, já estava resolvido. Não bebo água para não enferrujar.
    Curiosidade lá não existe repiquete.
    Na primeira saída a tarde, descemos rumo ao Lago do Iranduba, muito seco, todas galhadas fora da agua, comecei obvio que com helice, mas devido a falta de ação fui diminuindo até chegar na firestick... Ai começaram as ações, foram uns 20 tucunas, o maior de 8lbs e um aruana de 7lbs.
     
     


    No segundo dia descemos pescando até a foz do rio Acari, pescamos inicialmente em lagoas (muito secas), poucos peixes. a tarde batemos mais pedrais e praias e as ações aumentaram pegamos por volta de 40 tucunarés. Neste dia minha principal isca foi a T20 osso esticada. Mas o que mais bateu foi cerveja, pois o sol estava de rachar. "to bebendo mas to pagando"
     
     


    No terceiro dia, entramos em um lago fechado, do tamanho de 2 campos de futebol de salão, ai arrebentamos, troquei por iscas de toque e meia água. Foram mais de 40 tucunas e 2 aruanas .  o maior tucuna de 8lbs
    O destaque ficou para este aruana, no sol das onze, vejo boiado duas grandes manchas marrons, uma é gigantesca a outra era menor. Estava na mão com uma isca papa Black, não pensei, só joguei um metro a frente, por sorte a maior mancha explodiu como um foguete, e já saltou.
    No primeiro pulo, já falei "este é o maior aruana que eu já vi", briga passada, encosta o monstro no barco, e faço a medição e pesagem 10lbs e 86cm.
    Alegria total, pois sabia, que o recorde mundial era de 84cm. Fotos todas realizadas e peixe devolvido(como manda a regra)


    O recorde anterior

    A tarde fomos ao famoso Lago do Colombiano que de tão seco, esta mais para poça do Colombiano, mas este lugar sempre me surpreende, ferve de tucunas. Nesta hora mudo a historia de toda pescaria, comecei jogar jig, ai foi covardia, cada arremesso um peixe, foram mais outros 60 tucunas e um aruana, o  maior 11lbs.



    11lbs-isca jig Flavio Extreme





    Deste ponto em diante pesquei de jig 90% do tempo.

    Neste dia tentei um couro e saiu uma micropirarara

    No quarto dia, resolvemos subir o rio Capinarana, rio impar, lindo, agua cristalina, molongozal sem fim. Problema, boca muito seca, a perna enterrava até o joelho na lama, foram 1:30hs para passar pela raseira e muita cerveja para dar energia. O rio é raso e quase não tem lagos, pesca-se normalmente nos drops. Logo no primeiro drop, jogo o jig e sinto o tranco, briga de gente gde, e no final 14lbs de ouro puro. Duro que era 7:30-tive que abrir uma exceção e abrir o bar mais cedo... No mesmo drop perdi um outro jumento no visual, descemos pescando, foram em torno de 15 tucunas, o maior 6lbs. A tarde voltamos ao Colombiano e mais farra com os tucunas, milhões...
    14lbs-isca jig flavio extreme

    a briga
     



    tome cerveja para tirar o calor

    No quinto dia entramos em um lago fechado de nome Lago da pedra, agora com o aprendizado do jig, virou festa, ficávamos dando volta, deu meio dia, marcavamaos 60 tucunas, o maior 8lbs. A tarde pescamos nas praias, e saíram muitos, mas em menor quantidade pois voltei para t20.

     
    Entardecer na floresta

    No sexto dia pescamos no rio, foi o dia mais fraco. Pegamos uns 50 tucunares. Nenhum grande.






    Belezas da amazonia


    No sétimo dia, pescamos na região do colombiano e seus lagos, muito, mas muito tucuna, e a surpresa estava para vir. Jogo o jig em um drop do lago. vejo, como se fosse um boto passar atras do jig, dou mais uma puxada, e engolhe o jig, corrida louca para o meio, briga de gente gde, no final o peixe de ouro 16lbs 73cm(meu maior pinima até hoje) . A Tarde pescamos nos pedrais, tava até covardia, era mato. Neste dia pegamos 118 tucunares.
    16lbs 73cm-jig Flavio extreme




    Como diria meu bom amigo Ramon, duro é a hora de cortar o Snap...
    A Amazonia é sempre show
    Saldo da pescaria mais de 400 tucunas. Considerando a turma(8 integrantes) toda, pegamos mais de 1500 tucunares. Muita cachaça, sol, cerveja, e risada.
    Algumas fotos dos amigos



























     
     
    A operação Vilanova, não tem o que falar, é muito show, in e out de hidro... Barco espetacular, confortável, comida boa, guias excelentes. O Victor, proprietário, é um cara serio, e preocupado para que tudo de certo. e os dois gerentes, o Juliano e o Rodrigo dão um toque especial a receita.
    Sempre comento, não ganho um centavo, nem desconto, graças a Deus meu ganha pão é outro e tenho o privilegio de poder pagar por esta maravilhosa vida, e só falo bem qdo acho que merece.
    Contato do Vilanova:
    (42) 32721807/91260500/91220016/32721723
    https://www.facebook.com/victorvilanovamazon?fref=ts
    https://www.facebook.com/vilanovamazon/?pnref=lhc
    http://www.vilanovamazon.com.br/
    Material utilizado:

    Varas
    -Saint Croix SCIII 25lbs 5'7" by Waka Custom
    -Saint Croix SCIII 17lbs 5'7" by Waka Custom
    -F3 20lbs 5'7" by Waka Custom
    Carretilhas: Daiwa Tatula type R- Mão normal(Esquerda...kkk)
    Linha-Multi PP 65lbs
    Leader-50lbs
    Snap capella G
    Iscas mais utilizadas- Jigs do Flavio da Extreme(mais funcionou , foi no branco), T20, e Firestick
    Fato curioso, um dos integrantes da equipe, na hora do almoço sentiu um mosquito pousar no ouvido, tentou tirar e em dois minutos o saiu sozinho, em um dia sangrou, no quinto dia com tanto desconforto, para nossa surpresa, havia centenas de larvas. Agora ele já foi medicado e esta bem, mas ela chegaram comer até próximo a cartilagem. coisas da rain forest.

    Agradeço A Deus e a minha amada esposa e filhos, por mais esta oportunidade.Minha família é tudo

    Agradeço tb a todos integrantes da do grupo, tripulação e a Amazônia, por este espetaculo.
     
    Abs
     
    Dini-Voltando em alguns dias ao negão
     
    Para quem quiser me acompanhar:
    facebook https://www.facebook.com/dini.dini.90260
    Instagram  @pescadini
    #pesca_dini
     
     
  11. Upvote
    Mario Filho recebeu reputação de Anderson Lopes em Abertura de temporada. Pescaria realizada em SIRN setembro 2016   
    Parabéns! Bela pescaria! Monstros!
  12. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Anderson Lopes em Abertura de temporada. Pescaria realizada em SIRN setembro 2016   
    Boa noite amigos!
    Acompanho o Forum a algum tempo e hoje resolvi compartilhar com vcs esta aventura que é pescar na Amazonia.
    Ansiedade sempre a mil, sempre com várias informações positivas e negativas, felizmente todos do grupo sempre bem animados, várias contagens regressivas e várias expectativas, bem próximo da pescaria as informações que nos chegava que o nível da água ainda estava alto, noticias um pouco desanimadoras, mas como sempre ouvi falar muito bem do Panga (joelson), hoje meu amigo e proprietário da embarcação Tauá,  sempre  nos passando confiança que sua tripulação iria caçar os tucunarés sem medir esforços custe o que custar, e claro foi o que realmente nosso amigo o fez.
     
    Chegando o dia da pescaria nós os pescadores nos reunimos em Manaus para o entrosamento de todos integrantes pois o grupo era composto de vários lugares do Brasil. Finalmente hora de pegar o avião e voarmos direto para a tão sonhada pescaria.
    Chegando em Santa Isabel nos encontramos com com Panga, Aline e seus guias que nos recepcionaram muito bem, bora colocar as malas no caminhão tomar um otimo café regional  na cidade e correr para o Tauá, embarcação que seria nossa casa por uma semana.
    Conhecemos na chegada todos da tripulação que posso falar todos são  nota 1.000% desde cozinheira, camareira, garçom  inclusive seus guias que estavam focados realmente em caçar os tucunas.
     
    Decidimos subir o rio Uneuxi.
     
    Pescaria começou muito boa várias explosões na hélice alguns peixes já capturados, já havia saído peixes de 17lbs 19lbs e um gigante de 21lbs e vários menores  isso  o primeiro dia,  já imaginamos... essa pescaria vamos pegar muitos peixes grandes,   mas a medida que subíamos as  ações foram diminuído para nossa tristeza, constatamos que  se tratava de repiquete.
     
    Mais como ja disse mais acima nosso amigo Panga rapidamente arrumou uma solução para o problema, reuniu todos da turma e nos explicou que iriamos navegar a noite toda da quarta feira e que amanheceríamos na boca do Uneuxi, para tentar explorar outros locais.
    Chegando na boca do Rio Uneuxi consegui fisgar mais um gigante esse de 20lbs que resultou em uma vara quebrada, o bicho pegou minha isca tão forte que esse foi o resultado.
    Esse ai foi a criança que destruiu minha vara.

     
    Pescamos os demais dias no Rio Negro, que por sinal estava secando muito rápido, lá também nossa turma conseguiu fisgar bons peixes, saiu mais alguns peixes de 15lbs à 20lbs, fora algumas linhas quebradas e outras surpresas que o rio Negro com suas lindas praias  e seus maravilhosos lagos centrais nos proporcionaram. 
     
    Integrantes
     
     
     Eu 🎣 Anderson – Caveira
     Breno
    Haroldo – Ninja
    Leandro – Mil Homens
    Sergio – Toni Ramos
    Alex -
    Aline
    Arildo -
    Joelson – Pangueta
    Rafael 
    Jaiminho- ursinho 
     
    Fizemos uma ótima pescaria para as condições encontradas, a equipe do Tauá soube lidar com a situação climática encontrada e nos proporcionou uma excelente  pescaria..
     
    Mas vamos a o que interessa!!!
    Manaus- SIRN

     
     
    Chegada em Santa Isabel 


    Café regional top!!!
    Chegada na nossa moradia semanal


    escolha dos quartos



    Acomodações da embarcação 

     



    Alguns de nossos peixes🎣📷🐟🐟🐟






     


     




     





     



     









    Parceira de pesca, também conosco valeu a companhia Aline 🎣🎣🎣

    Premiação da semana nosso amigo Haroldo ganhou duas iscas feitas especialmente para a equipe do Tauá.


    Luau que encanta qualquer pescador.
    Faltam algumas fotos do nosso companheiro  Arildo que  dobrou a semana fominha ele viu kkkkkk. E as fotos do nosso parceiro Haroldo que se encontra na maquina do Arildo.
    Enfim espero que tenham gostado. Mesmo com as adversidades climáticas  foi uma pescaria top, e conseguimos tirar bons exemplares.
    Gostaria de agradecer a todos meus novos amigos que dividiram essa semana maravilhosa comigo em mais uma semana de pescaria e sem esquecer da família Tauá Adventurex que nos acolheu como se fossemos irmãos .
    Até a próxima.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

  13. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Joao Simon em LOJA PESCA ALTERNATIVA - APROVADA E RECOMENDADA   
    Ola amigos,
      Houve um tremendo mau entendido, em relação ao pagamento via boleto bancário, a vista.
     Agora esta td ok, e minha compra já esta disponível par retirada.
     Agradeço a todos q responderam ao meu questionamento e retiro meu desagravo.
     
     
      
     
  14. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Jonas Castilhos Mendes em ABERTURA DE TEMPORADA RECANTO NO MAÇARICO   
    Grupo do Sr. Young vindo de São Paulo para Recanto do Maçarico
    Pescaria realizada de 04/09/2016 até 07/09/2016.
    Esse resultado isso porque ainda tem bastante água.
    Ainda dar tempo de fechar seu pacote com algumas vagas outubro e novembro.
    www.recantodomacarico.com.br
     









  15. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Fabrício Biguá em LINHA POWER PRO MAXCUATRO PARA OS AÇUS   
    Mario...é isso aí.
    Usar uma linha 50lbs de boa marca (mesmo q fina), pescando de jummping minnow é show. Se o bicho engatar, não será fácil estourar.
    Agora, arremessar uma isca de quase 50g, isca essa q geralmente torce a linha sempre, mas arremessar essa isca em média 3x a cada minuto durante todo o dia, vai desgastar muito facilmente uma linha mais macia e fina.
    Outra coisa...se a espessura da linha atrapalhasse a minha pescaria, certamente eu trocaria para uma mais fina para melhorar o desempenho....mas na prática isso não ocorre.
    Uso PP4 65lbs sem o menor problema. Mesmo o carretel pegando pouco linha, esse pouco é suficiente.
    E outra...meus amigos q usam PP4 80lbs tb pescam perfeitamente com ela...rsrs..
    Uma carga de PP4 65lbs aguenta perfeitamente 1 semana de AM, pescando o dia todo com hélices pesadas. O máximo q faço é inverter a linha...Então, pra q mudar em time q tá dando certo?!?! hehee 
  16. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Fernando_Oliveira em ECOLODGE DA BARRA - AGO/2016   
    Desde o primeiro semestre de 2015 já havíamos definido nosso destino para meados de 2016, seria o famoso Ecolodge da Barra, uma espécie de pousada de luxo para pesca, construída em cima de um flutuante e estacionado nas confluências dos Rios Teles Pires (ou Rio São Manoel) com o Rio Juruena, formando o Rio Tapajós.
    Nosso grupo era composto por 10 pescadores: Humberto, Osmar, Germano, Zacarias, Rogério, Luís Mário, Luiz Cláudio, João Manoel, João Pedro e Fernando. Partimos de Curitiba no dia 19/08/16 com destino a Manaus, onde ficamos hospedados no Hotel Mercure, reservado pelo próprio lodge. Fizemos nosso tradicional almoço de costelas de tambaqui no restaurante Canto da Peixada e à noite fomos ao Shopping Manauara (duas quadras do hotel) para a compra de iscas, remédios, repelente,..., além de um aperitivo na Cachaçaria da Dedé.

    No dia seguinte fizemos o checkout às 07h00 e seguimos para o Aeroporto de Flores para pegar nossos aviões para Barra de São Manoel. Ao nosso grupo juntaram-se mais dois grupos, um de Fortaleza e outro de Londrina, e um total de 23 pescadores foram divididos em 3 aviões da CTA Táxi Aéreo, sendo dois Gran Caravan e um Bimotor Piper Seneca.  O nosso voo durou cerca de 1h45 de muita tranquilidade e expectativa com a nossa casa pelos próximos 7 dias.
    Aproveitamos esta viagem para inaugurar nossas novas camisas, feitas em parceria com a Faca na Rede e com 100% de aprovação.

     
    Estrutura do Ecolodge.
    Descemos na vila de Barra de São Manoel e em menos de meia hora já estávamos no Ecolodge da Barra. A estrutura é das melhores do Brasil em termos de pesca amazônica. São 14 suítes amplas com varanda, ar condicionado tipo split, frigobar e um eficiente serviço de lavanderia 24 horas. A área de convivência compreende um grande salão onde estão a TV via satélite, o bar e onde são realizadas as refeições. O segundo salão é de trabalho, pois é onde armazenamos as varas de pesca e carretilhas/molinetes de forma muito organizada e onde também ocorre a reunião matinal para determinar o destino de cada barco. Esta prática evita grande pressão de pesca em poucos lugares e garante maior segurança aos pescadores. Todos estes detalhes são afixados em um quadro para que todos saibam onde irão pescar e onde seus amigos estarão pescando. Nota: algumas das bebidas que podem aparecer nas fotos foram enviadas antecipadamente por nós, mas o Lodge fornece vinhos e destilados de boa qualidade sem custo adicional.





    Para nosso grupo foram destacados 5 piloteiros, a saber: Rogério, Dedê, Rosi, João e Pelado. Parte dos piloteiros são registrados pela pousada e tem trabalho garantido o ano inteiro, parte é contratada na base de diárias, dependendo de boas ocupações na pousada para garantia do trabalho. Conversando com moradores da Barra de São Manoel e com alguns índios Munducurus é fácil perceber a importância deste tipo de empreendimento para a economia sustentável da região.
    A comida no lodge é boa, mas falta um pouco de sofisticação (especialmente nos jantares) para a qualidade pretendida pelo projeto. Os almoços são, via de regra, feitos na margem do rio e na beira dos lagos, sendo composto por arroz branco, farofa com bacon, vinagrete e peixe fresco assado (perfeito!). Os piloteiros também levam redes com mosquiteiro para garantir uma soneca com qualidade para nós "turistas".


    A pesca.
    A seca foi especialmente forte este ano, talvez a pior dos últimos 20 anos, trazendo maior dificuldade e desafio para a nossa pescaria e alterando o comportamento dos peixes, cabendo a nós identificar os novos padrões. Para piorar, no final do primeiro dia caiu uma verdadeira tempestade amazônica e as temperaturas alcançaram inacreditáveis 15 graus na manhã do segundo dia, recuperando-se ao longo da semana. Este tipo de infortúnio climático é cada vez mais comum e me pergunto até quando ainda poderemos nos dedicar ao nosso esporte preferido.
    Os barcos são todos de alumínio com motores de 40 Hps e também equipados com motores elétricos. A pesca ocorre num raio de 60 kilometros do lodge nos leitos e lagoas dos rios Juruena, Bararati, Tapajós e Teles Pires. Nós não fomos pescar no Rio Teles Pires, pois parece haver uma falta de acordo com uma tribo local, mas que estaria em vias de solução.
    Não percebemos a presença de pernilongos ou butucas, mas os piuns foram nossos companheiros de pesca todos os dias. A "vantagem" do pium é que é só não deixar partes do corpo expostas que eles não te morderão por cima da roupa, como ocorre com seus primos pernilongos do Pantanal.
    Algumas lagoas são numeradas e um barco de apoio a remo já está posicionado nelas, bastando uma pequena caminhada na mata para iniciar os trabalhos. Pela nossa experiência nesta semana, não valia a pena chegar muito cedo nas lagoas, pois os Tucunarés só se mostravam ativos com o sol mais quente. Por causa da seca, para alcançar a trilha de alguns lagos era necessário posicionar escadas ou fazer pequenas escaladas de até 6 metros de altura no barranco do rio.  A movimentação em áreas de pouca água era feita na base do braço.


    A técnica de pesca e o tipo de equipamento utilizado variou bastante, em função do tipo de peixe que se buscava e da experiência e preferência de cada pescador. Em geral, cada pescador portava 3 conjuntos: um com vara de 20-25 libras e 5.6" com carretilha rápida para tucunarés, um com varas de 30-45 libras e carretilha ou molinete compatível para força e boa quantidade de linha para Capararis e um terceiro mais robusto com 60-100 libras e carretilhas pesadas para as Pirararas.
    Os Tucunarés, Capararis e Pirararas eram nossos objetivos principais de pesca, mas a região possui uma grande variedade de peixes, tendo sido capturados mais de 20 espécies diferentes (bicudas, cachorras, cacharas, traíras, jaús, corvinas, barbados, jundiás, jacundás, arraias,...) nesta região de fauna fluvial tão rica e diversificada. Os piloteiros fazem um relatório diário de capturas, sendo totalizado ao final da semana e entregue a cada pescador.





     








    Para a pesca dos tucunarés (foram capturados exemplares de até 5 Kg) eram escolhidos os horários de sol mais quente (10h00 - 16h00) e utilizadas iscas artificiais de superfície e sub-superfície. As iscas mais produtivas foram pequenas hélices, zaras, T20s e poppers (especialmente nas cores branca com cabeça vermelha e osso). No caso da meia água utilizamos vários modelos, mas os de maior resultado foram as Bravas 90 da Marine Sports na cor verde limão, as Papa Black, em diversas cores, e as iscas Shad Monster de silicone (cores chá e escuras) iscadas no jig head. Nas horas em que o bicho não aparecia de jeito nenhum também eram utilizadas tuviras, iscadas sem chumbada ou com pesos muito leves e mostrando ótimos resultados.










     












    Os Capararis eram buscados no início e final da tarde em áreas rasas e de fundo arenoso, geralmente vizinhas a praias fluviais, utilizando-se tuviras como iscas. Este peixes são muito bonitos e elegantes, até quando são capturados, pois deixam a briga maior para o final. Eles também são conhecidos como Surubins de Cama, por ficarem muito tempo parados no fundo, como se estivessem deitados. Os Capararis são relativamente raros (algumas tribos os consideram até peixes sagrados) e demandam muita paciência por parte do pescador, desta forma nosso grupo conseguiu capturar alguns exemplares, fotografá-los e soltá-los rapidamente para a natureza.
    Esta reserva de energia destes peixes para dar a arrancada quando chegavam próximo ao barco levou a algumas situações quase desesperadoras, daquelas em que o pescador tem vontade de jogar a vara na água. O colega Luiz Cláudio fisgou um dos maiores Capararis da semana, mas ele deu a última mergulhada ao lado do barco não voltando mais para nos visitar. Para falar a verdade, talvez haja uma vara de pesca perdida no leito do rio...




    As Pirararas também eram nosso foco no início e final de tarde em poços profundos e utilizando principalmente cabeças de piranha e de tucunarés como isca, visto serem mais resistentes ao ataque das piranhas, em anzóis de 10/0 a 12/0 . Um dos momentos de maior ação desta semana foi quando os pescadores Rogério e Fernando fisgaram um doublé de belas Pirararas, tendo que trabalhar com bastante calma para evitar que durante o balé da captura as linhas se cruzassem e os troféus fossem perdidos.






    Definitivamente, o Ecolodge da Barra é um lugar para se conhecer. A estrutura do lodge e a beleza da região são impressionantes. Aproveitamos para agradecer nossos anfitriões Thiago, Wilson (Mick Jagger) e Jô, além de toda a sua equipe, pelo atendimento sempre simpático e profissional nesta inesquecível semana de pesca.
    Agradeço também a todos os integrantes dos grupos ÉNóisNaLinha e Pescadores de Verdade, todos grandes companheiros e Amigos de Verdade.


     
     
     
     
     
  17. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Carlos Dini em Tucunares aos montes em Formoso do Araguaia-Carlos Dini   
    Amigos, agora neste fim de semana fui conhecer a região do Formoso do Araguaia-TO, lugar fera demais para pesca esportiva. Possui diversas opções de locais de pesca, lagos naturais, reservatórios(do projeto de irrigação do local), o Rio Formoso, o rio Javaes. Grande diversidade de especies, Tucunarés da especie azul e amarelo(pitanga), aruanas, pirarucus, apaiaris, trairas, jacundas, piranhas, cachorras, apapas e com sorte pirararas. Conta tb com hotéis e guias especializados em pesca esportiva.
    Como tem que pagar as pescarias, kkkk, trabalhei até as 6 da tarde da sexta feira...

    Levei um agrado para esposa para ganhar o alvará, kkkkk, e fui para o aeroporto.
    Para comemorar o dia de folga, já na saída lá vai ela:


    Cheguei em Palmas a 1 da manha onde o parceiro e amigo Jose bento aguardava, junto com nosso trasfer a lendária "Helene do Taxi", figura impar, quem conhece sabe, alto astral, alegre, contadora de causos, viagem regada a muita risada, nem vimos passar o tempo. São 300km até a cidade de Formoso do Araguaia, chegamos por voltas das 5 da manha. onde o Guia Higor Radar já nos esperava. Nos instalamos e o guia opinou que nossa pescaria seria em um dos lagos do projeto de irrigação, o Calumbi1, pois estavam saindo bons azuis neste lago. Borá lá, vim aqui mesmo só para beber...kkkkk De cafe da manha latinha de skol gelada.

    Muito interessante o projeto de irrigação da cidade, eles represaram o Rio Taboca, formando 3 gdes reservatórios, que levam água as plantações de soja e melancia do cerrado da cidade. O lugar é muito rico em fauna, diversos pássaros, cervos, tartarugas, tamanduás, mas jacaré, chega ser até impressionante a quantidade, o guia imitava um filhote e vários jacarés respondiam.
    Lago Calumbi


    Chegamos ao lago, navegamos 30 segundos e nos olhamos e o guia falou "é aqui", olhei com aquela cara de desconfiança, mas já no segundo arremesso peixe na linha, e foi assim o dia inteiro. Muita ação, faz tempo que eu não via algo igual, era uma media de 100 ações ao dia, com 40 peixes embarcados, a maioria pequenos amarelos, que por sinal lá é mato... Nós íamos ao meio do lago para fugir deles, e focar atras dos azulões.






     
    Ventou muito até a hora do almoço,por sinal ventava todo dia até a o inicio da tarde. 

    Faziamos todo dia uma pausa para um excelente churrasco e dar aquela deitadinha na rede e tome mais cerveja.Nosso melhor peixe do dia marcou 8lbs.

    No segundo dia, foi nosso melhor, não pela quantidade, pois foi parecida, mas pelo tamanho dos peixes. Chegamos no fim do dia pescados. E tudo na superfície, showwwwwwwwwwwwwww. Nosso melhor peixe do dia-  8,5lbs 61cm. No rancho, tucunaré frito,  churrasco, musica sertaneja e gelada na goela.







    Terceiro dia, a mesma rotina muitos amarelos, mas foi o dia mais fracos de azulões. Destaque para o tucunaré na brasa fantástico que o guia Higor fez. O melhor azul do dia, foi um peixe de 7lbs








    Tem até vida mais cara, mas não compensa não...




    Como tudo que é bom dura pouco, depois do terceiro dia encerramos a pescaria.


     
    Pesque e solte sempre

    O guia Higor Radar, recomendadíssimo, sabe tudo e mais um pouco. Atencioso e prestativo.
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100010715821401&fref=ts
    63-984035418

    O rancho que nos hospedamos é muito bom, bem simples sem luxos, mas pescador não tem frescura, cama macia, ar condicionado, água quente, comida quente e o som dos pássaros para embalar a noite.

    Para quem precisar de transfer na região, sem pensar duas vezes, fala com a Helena do Taxi, 2 Hilux e 1 Sw4 novas , viagem segura e tranquila.
    63-984449409/63-33128734
     
    Material utilizado:
    -Varas- SaintCroix SCIII by Waka 5'7" 17lbs, Enzo 5'6" 17bs, Enzo 5'6" 20lbs
    -Carretilhas- Core 51mg7 e Aldebaram Mg7
    -Linha Multi PP 40lbs
    -Leader-Fluor Absorber 40lbs
    -Snap-Capella G
    -Iscas-Só usei duas   -Firestick e Zigzara
     
    O bom de viajar é poder voltar aos braços de nossa família, alegria impagável. Agradeço a Deus e minha esposa e filhos que amo.
    Meu futuro pescador

    Agradeço tb ao guia Higor por todo profissionalismo.
     
    Abs
     
    Dini
     
    "Faltam 15 dias para bater de frente com os açus"
     
  18. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Wellington BSB em Venator Lite   
    Johnny, sou seu fã ... tenho os materiais assinados por vc, inclusive as duas Venator maiores ... já quase saí no tapa para defender a primeira Lubina by JH ...
    Relax ... "migué" é sacanagem, coisa de pescador ... foi mal ... desculpa aê ...
    Abração ...
  19. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Guto Pinto em Venator Lite   
    A Venator ,  BW  não são cópias da Shimano ou Daiwa, são carretilhas produzidas pela Doyo na Coréia, fábrica que produz pra Lews e Abu garcia tb.  Projeto da Doyo com customização para o Brasil, do jeito que a maioria dos pescadores de que utilizam isca artificial pra  tucunaré nossos gostam , peso leve, drag alto e recolhimento rápido, e com preço acessível.  Visto que uma carretilha da Daiwa, Abu ou Shimano com essas caracteristicas da Venator ou BW  custam por volta de R$2000 ou mais.   Lógico muitos não ligam pra peso, mas maioria sim, muitos não pescam com isca artificial.  Tralha é gosto ,  vontade, tipo de peixe,  temos vários tipos de peixes e estilo de pesca aqui, não existe material bom pra tudo.  
  20. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Kid M em Cor de Isca - Transparência da Água - Incidência do Sol   
    Essa é uma das questões que sempre geram pontos de vista diferentes...
    Cor de isca ! Será que são precisas tantas assim para o peixe ? Para o pescador já sei da resposta...
    O equilíbrio criado na natureza permite que presas e predadores convivam num mesmo espaço de forma harmônica !
    Quando existe algum tipo de situação onde esse equilíbrio se desfaz, acontecem os ataques oportunistas !
    A tendência a ser procurada (como tonalidade a ser usada) é aquela que mais pareça com "as presas" do lugar onde se pesca !
    Dessa forma, as iscas claras, osso, branca com cabeça vermelha, pérola, são quase sempre efetivas em águas claras !
    Não devemos nos esquecer que também as transparentes desencubem seu papel de "mimetismo" dentro da água, o que imita a natureza !
    Pessoalmente entendo que mais do que cor, os ataques dos vorazes predadores são pouco influenciados por esse quesito !
    Acredito que a forma de nado, as eventuais vibrações que geram, e até mesmo o barulho interno das esferas usadas, faz diferença !
    As máximas de cores claras em ambientes claros, e escuros/brilhantes em ambientes escuros me parecem mais um apelo comercial !  
    A verdade maior, e isso falo por mim próprio, é que a "coleção de variedades e cores" que possuímos, tendem a nos satisfazer, e não aos peixes... 
  21. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Wellington BSB em Iscas de hélice vs. linha torcida   
    Para não torcer a linha, além do girador:
     
    1. Pitão dianteiro bem alinhado com o corpo da isca ...
     
    2. Pitão traseiro não pode estar torto
     
    3. A palheta da hélice deve estar com os dois lados o mais parecido possível, se possível idêntico ... parecido na no alinhamento das pás em relação ao eixo e na dobra da pontada da pá
     
    4. Apertar o pitão traseiro até que a palheta da hélice gire praticamente sem sair do lugar, tendo como batentes o cup entre o pitão e a hélice e o outro cup entre a hélice e a traseira da isca
     
    5. A hélice do Charles da CCM com a bucha seria a melhor para não torcer
     
    6. As minhas não torcem nada ... zero mesmo.
     
    Sobre abrir o pitão para colocar o girador, é muito difícil abrir e fechar sem entortar pelo menos um pouco do olhal do pitão dianteiro. O melhor seria usar um snap com girador.
     
     
    PPPSSSSSSTTTTTT
     
    Não conta pra ninguém ...
     
    Abração ...
  22. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Renato Barreto em Snap   
    Para a região Amazônica tem que ser snap reforçado...o jogo é bruto por lá...como citei antes, um bastante confiável é o da marca Capella, pode ser o GG ou GG Master.  http://www.juninhopesca.com.br/produto/pesca/iscas-artificiais-snaps-e-argolas/2412-snap-capella
     
    Em iscas de hélices p/ a AM muitos não usam snap, amarram a multi direto no pitão...mas para diminuir a torção da linha vc pode colocar um girador direto no pitão...é só abrir um pouquinho o olho do pitão da frente da isca, e colocar o girador direto no pitão.....Depois vc aperta o olho do pitão novamente....assim, vc amarra a linha direto no girador, sem uso de snap.
  23. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Eduardo Crepaldi em Linhas¨mutifilamento,monofilamento e fluocarbono¨   
    Bruno,
     
    Seu tópico é muito interessante e a discussão sobre este assunto é sempre válida. Contudo, algumas das informações não batem com a nossa experiência. Sou químico industrial e trabalhei durante minha vida com vários polímeros. Não vou opinar sobre o uso das linhas de fluorocarbono em outra aplicação que não seja leader, pois nunca usei.
     
    Vou apenas complementar as informações já muito bem colocadas pelo Marcel. Nós aplicamos linhas de Fluorocarbono para leader pelas seguintes propriedades: dureza, baixa elongação, invisibilidade (ou baixa visibilidade), e menor perda de resistência quando avariadas, tudo em relação às linhas monofilamento de nylon.
     
    O nylon ainda absorve água (pode ser 3-10%), que age como um "plastificante", o que aumenta a elongação e reduz a dureza, ficando ainda mais suscetível à abrasão. Neste ponto, o Fluorocarbono absorve quase nada de água, normalmente menos de 0,04%. Por este motivo eu fico muito surpreso de vc ter linhas deste polímero "esbranquiçadas". As que eu utilizo normalmente, como Absorber, Triumph, e mesmo as Maruri, nunca ficaram, mesmo no mar, e após vários dias de uso.
     
    A tal da "invisibilidade" eu acredito que nem seja tão importante. É realmente menos visível se comparada às linhas multifilamento, mas entre as fluoro e as mono, eu não acredito em uma grande diferença. A diferença de índice de refração (1,42 fluoro e 1,53-1,62 nylon) por si só não é suficiente para causar um impacto muito grande.
     
    Outras propriedades, como a dureza e a baixa elongação, acho que são obvias. As linhas de nylon tem maior resistência à tração que as linhas de fluorocarbono na mesma bitola, isto é fato. Mas isto é válido apenas para as linhas intactas. O que o Marcel colocou, que linhas puídas de nylon perdem muito da sua resistência, eu assino embaixo. Fiz vários testes caseiros com linhas diversas, e as de fluorocarbono sempre foram muito melhor neste ponto. Também, pelos meus testes, as linhas de nylon (pelo menos das marcas que usei) perdem mais resistência no nó (palomar, único, etc.), o que pode ser atribuído a sua menor dureza e maior deformação.
     
    Para qualquer polímero, qualquer dano, mesmo um risco, diminui a sua resistência. Para visualizar isto, por exemplo, pegue uma embalagem de plástico de biscoitos, aquelas metalizadas, que são fabricadas em BOPP (polipropileno biorientado). Tente rasgar uma aresta intacta. Vc vai ver que é muito resistente. Agora faça, como uma tesoura, um pequeno corte na aresta, e tente rasgar novamente. A resistência despenca. Repita a operação agora com um filme de polietileno de baixa densidade (aqueles transparentes, que não fazem barulho quando amassados, como os sacos de lixo azuis). Intacto o polietileno é menos resistente, mas a perda de resistência pelo rasgo não é tão grande. Os dois perdem, mas um perde menos que o outro. Isso depende do material e da forma de processamento. Neste caso, o Fluorocarbono parece reagir melhor que o Nylon. Esta é uma das grandes vantagens da linha multi. Se vc cortar alguns filamentos, e os outros permanecerem intactos, eles vão conservar a resistência original. Assim, se vc cortar exatamente a metade dos filamentos de uma linha de 50 lbs, ela deve ficar com aproximadamente 25 lbs, o que não acontece com as mono, sejam de Nylon ou de Fluorocarbono.
     
    Para finalizar, conto resultados que tivemos na prática. Na pescaria que fizemos em Barcelos em Outubro/2013, meu parceiro resolveu que não usaria leader no material para puxar hélices. Duas vezes, ao enroscar em um tipo de planta, uma "palmeirinha", cheia de cantos serrilhados, a linha multi Power Pro 65 lbs foi cortada como se fosse com uma navalha. Imagina se fosse o troféu, e a linha fosse nesta planta. Dai em diante, só com leader! Em Barcelos usamos Power Pro 65 lbs de 4 fios com Fluorocarbon 60 lbs (0.70 mm). Em três pescarias lá, nunca tivemos uma linha estourada. Também uso, em outros lugares, multi 40 lbs ou 30 lbs, com Fluorocarbon 0.55 mm ou 0.45 mm, com ótimos resultados.
     
    Na última pescaria em Barcelos, peguei um açu de 6 kg, que charutou o jig, e causou estrago em uns 10-15 cm do leader. Na sequência, uns 15 minutos depois, entrou um outro açu, de 8 kg, no mesmo jig, que foi embarcado. Acho que isso ilustra bem o que disse o Marcel: a Fluorocarbono, mesmo puída, mantém bem sua resistência.
     
    Espero ter contribuído.
     
    Abraços
  24. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Wellington BSB em [Bonnie, Jump e Firestick] Quais argolas e garatéias? Wellington, ajuda nessa.   
    :amigo: :amigo: :amigo:
     
    Tudo bem, Rafael?
     
    Para achar, pede para o Tio Google que ele acha pra você ... tipo usando a chave "garateia vmc 6x" ... aí, vai garimpando os resultados ...
    Se tiver dificuldades, pergunta de novo que acho pra vc.
    Da #6 até a #2 o melhor lugar é iscaecompanhia ...
     
    Sobre 6X, estas só são necessárias pra peixes maiores ... então, as VMC 4X 9626 suprem muito bem qualquer isca ... por exemplo, a VMC 4X #1 pesa 1,74 g ... quase o mesmo que a 6X #2, com 1,63 g ... pra vc ter uma ideia, vi azulão de quase 4 kg saindo na garateia original da Rapala Shad Shalow 6 ... que é um cabelinho ...
     
    Sugiro as MSH 3X, metade do preço das Owner 3X e iguaizinhas ... ou Celta ...
     
    O JH usa nas iscas dele em regra Owner 2X ... só vi ele tomando um pega de um tucunão paraense de 5kg ... abriu uma das garateias, mas o bichão ficou na outra ...
     
    Sobre as Decoy ...
     
    As Y-81, até #1/0, são comparadas às Owner ST-46 2X ... são tb 2X ... a #1 abriu na AM montada numa T20 ...
    Se vc quer garateias 2X, vai fundo ...
     
    As Y-82, de #2/0 em diante, comparam-se às Owner 4X ST66 ... a #2/0 foi pra AM temporada passada, mas não encarou um teste à altura ... vai de novo este ano ...
    Uso-as basicamente no intervalo de peso entre a VMC 6X #2/0 e a Owner 4X #2/0 ...
    As #3/0 já pesam praticamente igual às VMC 6X #4/0 ... não compensa ...
     
    É isso!
     
    Qualquer coisa, é só chamar ...
     
    Abração,
     
    Wellington ...
  25. Upvote
    Mario Filho deu reputação a Wellington BSB em [Bonnie, Jump e Firestick] Quais argolas e garatéias? Wellington, ajuda nessa.   
    Mano Velho ... sinto falta das cantorias ... sdd de vcs todos, Pai, Vc Fabiano ...
     
    Vamo lá.
     
     Bonnie 128:
    Pra AM
    - Garatéia = VMC 6X #1 na frente e atrás
    - Argola = CCM 130 lbs com trava
     
    - muitas variações, sempre com argolas CCM 130 lbs com trava:
    * 3 VMC 6X #2
    * VMC 6X #1 na frente e atrás e #2 no meio ...
    * tem um pescador que usa VMC 6X #1/0 na frente e atrás ...
     
    Fora da AM
    - argolas CCM 80 lbs com trava
    - Owner 2X #2 nas três
    - Owner 3X #2 (ou MS 3X #2) nas três
     
     
    arrow:: Bonnie 95:
    - Garatéia = VMC 4X #4 ou Owner 3X #4 (MS 3X #4) ou
    Owner 2X #3 ou VMC 6X #4
    - Argola = CCM 45 lbs
     
     
    arrow:: Bonnie 85: nunca peguei em uma, mas, pelo tamanho:
    - Garatéia = Owner 3X #6 (MS 3X #6) ou VMC 6X #6 ou Zagaia 5X #8
    - Argola = CCM 45 lbs
     
     
    arrow:: Jummping Minnow T20 osso:
    - Garatéia = VMC 6X #2 na frente e atrás
    * quem quiser, dá pra usar VMC 6X #1 atrás ou na frente, ou nas duas ... depende da finalidade ...
    - Argola = CCM 130 lbs
     
    arrow:: Jummping Minnow T20 metálica:
    - Garatéia = VMC 6X #1 na frente e atrás ou
    #1/0 na frente e atrás (peso original) ou variações destas ...
    - Argola = CCM 130 lbs
     
    arrow:: Jummping Minnow T10:
    - Garatéia = Owner 3X #6 (MS 3X #6) ou VMC 6X #6 ou Zagaia 5X #8 (pesos similares)
    - ou VMC 4X #6 - montagem mais leve
    - ou VMC 4X #4 - montagem mais pesada
    - Argola = CCM 45 lbs
     
    arrow:: Firestick:
    - Garatéia = Owner 2X #3 (garateia que um cliente do Maninho Eriba sacou uma caranha gigante na SM)
    - Argola = CCM 45 lbs
    Antigamente, a original vinha com Owner 2X #3, com cerca de 0,98 gramas cada ... ficava mais cara ...
    Depois, o preço caiu bastante, pois passou a usar VMC 9626PS 4X #4, com cerca de 0,90 gramas ... é a usada até hj ...
    As argolas são bem leves, na faixa de 0,10/0,12 g ... mas acho fracas ...
    Usando os dois modelos, com Owner e VMC, verifiquei que a diferença de 0,09 gramas nenhuma diferença fez no jumping dela ... ou seja, os pulinhos fatais eram os mesmos ...
    Parando de enrolar ...
    Tenho firestick com Owner 3X #6, 0,68 g, até com VMC 6X #4, com 1,06 g ... com garateias iguais ou diferentes ... depende a finalidade ...
    Stick without jumping ... traduzindo, mais peso atrás, siticka mais ... mais peso na frente, zara melhor ... muito mais peso atrás ... ver abaixo ...
    Tenho tb algumas com garateias Owner 3X #2 atrás, pra aquele stick meia hora ... Em todas, uso as argolas CCM 45 lbs, com 0,09/0,10 gramas ...
    Taí, Mano Velho ...
     
    Abração ... tb no Pai e no Fabiano ...
     
    Wellington ...
     
    PS: sem um blá-blá-blazinho num tem graça ... hehehehe
×
×
  • Criar Novo...