Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Irineu

Casting da vara X Peso da isca

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Tenho 2 varas de 17 lb, 01 The Flash SUMAX e 01 Thunder Mix Fleming e necessito saber se é possível arremessar iscas de 18 gramas, tipo Zig Zarinha 110 (18 g), visto que o máximo que casting destas varas é 18 gramas.

Grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc está no limite da vara. Qualquer vacilo pode ser fatal. Tome cuidado para não enrolar a linha na ponta da vara, começe com arremessos moderados e vá aumentando a força gradativamnte. Não tente fazer aqueles arremesso ultra longos... opte em aproximar mais o barco do local onde vai pinchar e boa sorte hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Dourado,

O "casting" é uma informação que geralmente vem impressa no blank ( vara ), e serve para indicar qual a característica extrema de utilização de equipamento, seja ele da linha ( expresso em libras ) e de peso ( expresso em onças - oz ).

Melhor dizendo, uma das características de melhor funcionamento do conjunto é informado pelo fabricante da vara, ou seja, as combinações de melhor ação...

Apenas como exemplo :

Veja a da linha ( 8 à 17 lb ) arrow:: melhor diâmetro - linha de monofilamento - a ser usada é dentro desses parâmetros...

Quanto a isca ( 1/8 à 1 oz ) arrow:: até esse peso ( 1 oz = 28 g ) a vara suporta bem, e acima disso, já corre risco de quebrar a ponta !

Claro que não é uma coisa 100% "fatal", mas pode acontecer dependendo de como essa isca ( fora do padrão ) venha ser arremessada...

Espero ter ajudado com essa explicação bem sucinta... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Olá para todos,

Grato pelas respostas de todos. Normalmente eu pesco muito na praia e se o casting da vara é 200 gramas, eu utilizo chumbo de 100 g + iscas que dará por volta de 115 gramas. No entanto eu não tinha a experiência com iscas artificiais e por isso recorri a vocês e ver a opinião de todos, visto que, tenho visto alguns comentários sobre arremessar a trairão com varas de 17 lb e fiquei pensando sobre o assunto.

Vou arremessar mais de perto até sentir um pouco mais de confiança no material, mas sem exagerar.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

O Akira mandou trairão mesmo, eu tava lá... rs

Não se atente à libragem da vara no quesito isca. O que manda é o casting mesmo. Eu tenho duas varas de 17lbs, uma delas é 7-21g e a outra é 10-28g. Ou seja, mesma libragem, casting diferentes...

No seu caso ainda, que a isca está dentro do casting (mesmo que na raspa), pode mandar a mão que não vai acontecer nada não...

Abraço,

Edu Nakiri

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tenho uma opinião bem diferente a respeito disso.

Atualmente as empresas tem investido pesado na confecção de novos materias/componentes...mas eles inserem determinados valores de casting e libragem q atraem determinados públicos, e não, o q realmente a vara suporta.

Querem ver um exemplo??!?!?

As varas Raju...

Rola por toda a internet um vídeo com varas Raju de 17lb q suportam 15Kg de peso, ou algo em torno das 35lb...mas lá, nas especificações da vara, conta 17lb.

Caso a empresa colocasse as 35lb nas especificações, estaria fora do mercado mais "consumidor" (publico q consome mais no mercado atualmente).

Outra vara é a Sumax Hillux...Na loja, quando vc vai comprá-las, o vendedor amarra uma linha mono de 80lb no pé dela, passa pelos passadores, e pede pra vc segurar a vara. O vendedor segurando uns 2m de linha sai te rebocando por dentro da loja, ou seja, uma vara de 25lb q arrasta 100lb facilmente...hehee

Atualmente eu arremesso uma isca Trairão com uma vara Cavalier III de 14lb...hehee...Admito q é um pouquinho arriscado, já q estou arremessando uma isca bem mais pesada q o recomendado pela fábrica, mas q dá pra pesca tranquilo, isso dá.

Na amazônia nós arremessamos iscas de 45g com varas de 25lb...E eu nunca vi uma vara quebrar a ponta.

A libragem da linha tb é um tema sempre polêmico.

Muitos dizem...."mas se a vara só suporta 17lb, é burrice colocar uma linha com libragem acima disso." blink::

E o pior é q muitos pescadores acreditam nisso...hehee...

Atualmente as linhas estão cada vez mais finas e resistentes, permitindo q se use uma linha extremamente resistente com varas super leves e sensíveis.

Claro q o segredo está balanceamento de tudo....Se usar mal, vai quebrar...mas com cuidados dá para se abrir um verdadeiro leque de opções de pesca... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Fabricio mandou bem... hoje as especificações valem para o publico consumidor, mas nem sempre condiz com o valor indicado (resistencia e peso de arremesso).

Outro detalhe importante é o tipo de arremesso...

Nos arremessos onde usamos a ação da vara, são chamados de "positivo", e os demais que carregamos as iscas sem usar a ação da vara, é chamado de negativo, um exemplo é o pithing.

Eu arremesso iscas ultrapassando até 60% do inicado pelo cast da vara, usando arremessos negativos, tanto no over head, quando side e flipping (este ultimo um pouco mais complicado).

O importante é conhecer seu equipamento, assim conseguirá extrair o maximo que ele oferece.

O negativo é gradativo, menos explosão no cast e mais carregada. No seu caso Irineu (que está acostumado em praticar o surf cast, vc entenderá bem a parte da carregada, já que usam esse tipo de arremesso na praia) fica mais facil entender a fisica do arremesso de iscas pesadas.

Boas pescarias..

bração

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

gostei da pergunta do colega Marcio_Meca! Fiquei com a mesma dúvida! ::fishing

Abs, Maneco!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso