Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Irineu

Casting da vara X Peso da isca

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Tenho 2 varas de 17 lb, 01 The Flash SUMAX e 01 Thunder Mix Fleming e necessito saber se é possível arremessar iscas de 18 gramas, tipo Zig Zarinha 110 (18 g), visto que o máximo que casting destas varas é 18 gramas.

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc está no limite da vara. Qualquer vacilo pode ser fatal. Tome cuidado para não enrolar a linha na ponta da vara, começe com arremessos moderados e vá aumentando a força gradativamnte. Não tente fazer aqueles arremesso ultra longos... opte em aproximar mais o barco do local onde vai pinchar e boa sorte hehehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dourado,

O "casting" é uma informação que geralmente vem impressa no blank ( vara ), e serve para indicar qual a característica extrema de utilização de equipamento, seja ele da linha ( expresso em libras ) e de peso ( expresso em onças - oz ).

Melhor dizendo, uma das características de melhor funcionamento do conjunto é informado pelo fabricante da vara, ou seja, as combinações de melhor ação...

Apenas como exemplo :

Veja a da linha ( 8 à 17 lb ) arrow:: melhor diâmetro - linha de monofilamento - a ser usada é dentro desses parâmetros...

Quanto a isca ( 1/8 à 1 oz ) arrow:: até esse peso ( 1 oz = 28 g ) a vara suporta bem, e acima disso, já corre risco de quebrar a ponta !

Claro que não é uma coisa 100% "fatal", mas pode acontecer dependendo de como essa isca ( fora do padrão ) venha ser arremessada...

Espero ter ajudado com essa explicação bem sucinta... joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá para todos,

Grato pelas respostas de todos. Normalmente eu pesco muito na praia e se o casting da vara é 200 gramas, eu utilizo chumbo de 100 g + iscas que dará por volta de 115 gramas. No entanto eu não tinha a experiência com iscas artificiais e por isso recorri a vocês e ver a opinião de todos, visto que, tenho visto alguns comentários sobre arremessar a trairão com varas de 17 lb e fiquei pensando sobre o assunto.

Vou arremessar mais de perto até sentir um pouco mais de confiança no material, mas sem exagerar.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Akira mandou trairão mesmo, eu tava lá... rs

Não se atente à libragem da vara no quesito isca. O que manda é o casting mesmo. Eu tenho duas varas de 17lbs, uma delas é 7-21g e a outra é 10-28g. Ou seja, mesma libragem, casting diferentes...

No seu caso ainda, que a isca está dentro do casting (mesmo que na raspa), pode mandar a mão que não vai acontecer nada não...

Abraço,

Edu Nakiri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tenho uma opinião bem diferente a respeito disso.

Atualmente as empresas tem investido pesado na confecção de novos materias/componentes...mas eles inserem determinados valores de casting e libragem q atraem determinados públicos, e não, o q realmente a vara suporta.

Querem ver um exemplo??!?!?

As varas Raju...

Rola por toda a internet um vídeo com varas Raju de 17lb q suportam 15Kg de peso, ou algo em torno das 35lb...mas lá, nas especificações da vara, conta 17lb.

Caso a empresa colocasse as 35lb nas especificações, estaria fora do mercado mais "consumidor" (publico q consome mais no mercado atualmente).

Outra vara é a Sumax Hillux...Na loja, quando vc vai comprá-las, o vendedor amarra uma linha mono de 80lb no pé dela, passa pelos passadores, e pede pra vc segurar a vara. O vendedor segurando uns 2m de linha sai te rebocando por dentro da loja, ou seja, uma vara de 25lb q arrasta 100lb facilmente...hehee

Atualmente eu arremesso uma isca Trairão com uma vara Cavalier III de 14lb...hehee...Admito q é um pouquinho arriscado, já q estou arremessando uma isca bem mais pesada q o recomendado pela fábrica, mas q dá pra pesca tranquilo, isso dá.

Na amazônia nós arremessamos iscas de 45g com varas de 25lb...E eu nunca vi uma vara quebrar a ponta.

A libragem da linha tb é um tema sempre polêmico.

Muitos dizem...."mas se a vara só suporta 17lb, é burrice colocar uma linha com libragem acima disso." blink::

E o pior é q muitos pescadores acreditam nisso...hehee...

Atualmente as linhas estão cada vez mais finas e resistentes, permitindo q se use uma linha extremamente resistente com varas super leves e sensíveis.

Claro q o segredo está balanceamento de tudo....Se usar mal, vai quebrar...mas com cuidados dá para se abrir um verdadeiro leque de opções de pesca... joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabricio mandou bem... hoje as especificações valem para o publico consumidor, mas nem sempre condiz com o valor indicado (resistencia e peso de arremesso).

Outro detalhe importante é o tipo de arremesso...

Nos arremessos onde usamos a ação da vara, são chamados de "positivo", e os demais que carregamos as iscas sem usar a ação da vara, é chamado de negativo, um exemplo é o pithing.

Eu arremesso iscas ultrapassando até 60% do inicado pelo cast da vara, usando arremessos negativos, tanto no over head, quando side e flipping (este ultimo um pouco mais complicado).

O importante é conhecer seu equipamento, assim conseguirá extrair o maximo que ele oferece.

O negativo é gradativo, menos explosão no cast e mais carregada. No seu caso Irineu (que está acostumado em praticar o surf cast, vc entenderá bem a parte da carregada, já que usam esse tipo de arremesso na praia) fica mais facil entender a fisica do arremesso de iscas pesadas.

Boas pescarias..

bração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

gostei da pergunta do colega Marcio_Meca! Fiquei com a mesma dúvida! ::fishing

Abs, Maneco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×