Carlos.Neves 0 Denunciar post Postado Abril 23, 2013 Olá amigos(as) pescadores(as), Hoje quero falar com os amigos um assunto muito importante que as vezes passa desapercebido em nossas pescarias, o planejamento. Na vontade por dar os primeiros pinchos e esperar aquele grande ataque, muitas vezes deixamos de lado coisas simples que podem em muito melhorar nossas pescarias e não dar lugar para aquele sentimento pós pescaria "gastei demais". O planejamento é algo simples de fazer, mas nem sempre simples de seguir, para auxiliar o amigo pescador, disponibilizo para download a planilha que nós do Melhor da Pesca utilizamos para planejar nossas pescarias, mas lembre-se nenhuma planilha é milagrosa para você economizar na pescaria, no fim você e seus parceiros são os únicos responsáveis para segui-la. Para facilitar criamos alguns agrupadores de despesas para efetuarmos a análise: Hospedagem, Pescaria e Alimentação, abaixo de cada um destes itens o amigo pode informar detalhado a descrição e o custo planejado(antes da execução), o custo real (valor realmente gasto) e a diferença entre eles será cálculado automaticamente, e nas primeiras linhas existe o espaço para informar a quantidade de pescadores e será efetuado o cálculo de rateio da pescaria entre essa quantidade de pescadores. Para encerrar, a planilha é bem simples, mas pode em muito nos ajudar em nossas pescarias e a fazer a divisão dos valores de maneira justa. E a cada pescaria sempre tenha algum valor disponível para o caso de emergências, avise sempre um amigo ou familiar sobre onde você vai pescar e com que irá, nunca sabemos as necessidades que podem ocorrer. Bom é isso ai amigos, deixem um comentário com sugestões para a planilha e relate como você planeja sua pescaria. Abraços e até a próxima. Planilha http://www.melhordapesca.com.br/downloads/orcpescas.xlsx Materia original http://www.melhordapesca.com.br/index.php/artigos/dicas/158-planejamento-pescaria Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Pulicia 3 Denunciar post Postado Abril 23, 2013 Que legal, muito bom Carlos. Cada dia estamos ficando mais organizados e mais "profissionais". esse tal do Excel é muito bom, uma ferramenta fantástica, também uso muito. Grande abraço e parabéns pela iniciativa. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Carlos.Neves 0 Denunciar post Postado Abril 23, 2013 Isso Rafael, tudo para otimizar o recursos $$$, isso pode significar mais pescarias com recursos melhor aplicados... Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Léo 2 Denunciar post Postado Abril 23, 2013 Opa !!!!! Show de bola!!!! Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Walther Volpini 3 Denunciar post Postado Abril 23, 2013 Devidamente salvo. Valeu. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Carlos.Neves 0 Denunciar post Postado Abril 23, 2013 Léo e Walther que bom que gostaram, que seja de valia para vocês. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kid M 470 Denunciar post Postado Abril 24, 2013 Parabéns Carlos, arrow:: Esse é um ponto da maior importância que precisa ser (SEMPRE) alvo de preocupação prévia a qualquer pescaria ! arrow:: Na verdade, para alguns (dentre os quais me incluo), fazer o planejamento, já é iniciar a pescaria... arrow:: Há muito mais a ser agregado, embora essas coisas venham acontecer (com maior intensidade) de pescaria a pescaria. arrow:: Mais do que a forma de registro (planilha excel é um bom começo), imaginar a possibilidade de "cobrir todos os pontos previsíveis" é um excelente meio de minimizar o insucesso para o imponderável, como são as questões da natureza e os repiquetes indesejados. arrow:: Fora isso, quase tudo dá para ser previamente pensado... (já fui bom nisso...). arrow:: Num outro momento posto um exemplo disso... (tudo na sua hora devida) ! :amigo: Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Carlos.Neves 0 Denunciar post Postado Abril 24, 2013 Parabéns Carlos, arrow:: Esse é um ponto da maior importância que precisa ser (SEMPRE) alvo de preocupação prévia a qualquer pescaria ! arrow:: Na verdade, para alguns (dentre os quais me incluo), fazer o planejamento, já é iniciar a pescaria... arrow:: Há muito mais a ser agregado, embora essas coisas venham acontecer (com maior intensidade) de pescaria a pescaria. arrow:: Mais do que a forma de registro (planilha excel é um bom começo), imaginar a possibilidade de "cobrir todos os pontos previsíveis" é um excelente meio de minimizar o insucesso para o imponderável, como são as questões da natureza e os repiquetes indesejados. arrow:: Fora isso, quase tudo dá para ser previamente pensado... (já fui bom nisso...). arrow:: Num outro momento posto um exemplo disso... (tudo na sua hora devida) ! :amigo: Olá Kid, também me incluo nesses que fazem o planejamento, já fiz pescarias de sair na cara e na coragem... E tomei a descisão de não mais o fazer. Mas sentar, planejar os detalhes é muito 10, acho que o financeiro da pescaria é um ponto bom para quem não planeja nada ainda começar. Hoje com a facilidade que temos em relação a tecnologia conseguimos ter uma previsão boa do tempo e até mesmo de velocidade de vento, isso ajuda em muito a escolha de pontos de pesca, isso sem falar no auxilio do Google Maps e do Google Earth, e vamos planejando. Tem muita coisa boa para fazer e como você disse, podemos começar muito antes a "pescaria" basta querermos. Obrigado pelos comentários e aguardo o seu exemplo amigo. Abraços. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alfredo Dias - Godô 13 Denunciar post Postado Abril 24, 2013 Carlos, também sou do time que gosta de planejar, para minimizar as surpresas $$$, já aconteceu de ir em pescaria que um outro pescador estava promovendo para um lugar que eu não conhecia ainda, ele disse que gastaria uns R$ 350,00, no final foi 500,00, agora sempre faço o orçamento da pesca tentando incluir tudo, até o cafezinho na estrada kkkk, mas usava uma planilha beeem simples, obrigado por compartilhar a sua. abraço Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Celso Mendonca 12 Denunciar post Postado Abril 24, 2013 Bom tópico Carlos. joia::: Acho que não é só o lado financeiro que importa,o sucesso da pescaria também está ligado a um bom planejamento. ::tudo:: Para o tipo de pescaria que tenho feito na Amazônia(acampamento),o planejamento é indispensável. A primeira providência é medir as distâncias do rio alvo no Google Earth.Kilometragem definida,parto para a escolha do barco de alumínio e motor,eles determinarão o tempo para alcançar os pontos,o consumo e a capacidade de carga.Os quantitativos de gasolina,óleo,água potável,alimentos e etc. dependem dessa escolha.Nessas pescarias andamos até 1.200 km de voadeira,portanto,se não for tudo calculado no detalhe,vira uma roubada amazônica... :gorfei: :gorfei:Feito esse levantamento,passo para o orçamento da aventura. No meu caso específico,tenho que fazer a listagem de todos os ítens,até remo e facão é relacionado.Com uma semana de antecedência,esse check list é passado para o guia que se encarrega de tudo.Na hora de sair tudo é checado novamente. Abs. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
TiWillian 94 Denunciar post Postado Abril 24, 2013 Valeu Carlos, ter uma noção do que vai ser gasto é sempre bom principalmente depois da pescaria! Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cícero do Val 1 Denunciar post Postado Abril 24, 2013 Putz, ajudou demais! Já salvei. ::tudo:: Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Carlos.Neves 0 Denunciar post Postado Abril 25, 2013 Bom dia senhores, É Alfredo é bem por ai mesmo, fazer o orçamento não garante que o financeiro estará tudo certo, mas com certeza minimiza os erros e os esquecimentos o que pode com certeza significar economia, mesmo que seja nas próximas pescarias. Seu Celso o senhor tem razão, acedito que o financeiro é só uma ponta do planejamento da pescaria, acho também que é um boa maneira e digamos isca, para quem ainda não coloca no papel o planejamento da sua pescaria, hoje com os recursos disponíveis como o Google Earth e as previsões de tempo, dá para programar bem os deslocamentos, os pontos abrigados de vento e tudo mais. Essa modalidade de pescaria que o senhor realiza na Amazôzia então o planejamento criterioso que o senhor faz, com certeza é a diferença até mesmo em relação a segurança, já pensou navegar 1200 km e no km 500 no retorno de voadeira acaba o combustível? Meu Deus... Se o senhor quiser falar um pouco sobre o seu planejamento acredito que auxiliará muitos e se me der permissão publico no http://www.melhordapesca.com.br também. TiWillian no depois da pescaria da para ver aonde o planejamento falhou e corrigir nas próximas e claro deixar de maneira bem visível aos amigos e ratear o custo. rsrsrsrs Cícero que bom que te ajudou meu amigo. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Edin 2 Denunciar post Postado Abril 25, 2013 Show de tópico Carlos , vlw por disponibilizar para a galera do fórum ... palmas:: palmas:: palmas:: Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Carlos.Neves 0 Denunciar post Postado Abril 25, 2013 Valeu Edin, tomara que auxilie a galera. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Celso Mendonca 12 Denunciar post Postado Abril 26, 2013 Bom dia senhores, Seu Celso o senhor tem razão, acedito que o financeiro é só uma ponta do planejamento da pescaria, acho também que é um boa maneira e digamos isca, para quem ainda não coloca no papel o planejamento da sua pescaria, hoje com os recursos disponíveis como o Google Earth e as previsões de tempo, dá para programar bem os deslocamentos, os pontos abrigados de vento e tudo mais. Essa modalidade de pescaria que o senhor realiza na Amazôzia então o planejamento criterioso que o senhor faz, com certeza é a diferença até mesmo em relação a segurança, já pensou navegar 1200 km e no km 500 no retorno de voadeira acaba o combustível? Meu Deus... Se o senhor quiser falar um pouco sobre o seu planejamento acredito que auxiliará muitos e se me der permissão publico no http://www.melhordapesca.com.br também. Opa Carlos.Para com esse negócio de sr. rapaz...............SR. está no céu........ :gorfei: Vou fazer um tópico sobre acampamento,fique livre para usá-lo como quiser. Abs. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Yamaki 34 Denunciar post Postado Abril 29, 2013 para mim , o ponto mais importante do planejamento, é a idoneidade. Desta forma, com planejamento, os participantes podem ter a real dimensão do custo da pescaria. Sendo assim, evita-se maiores imprevistos e qualquer dúvida sobre quem organiza. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Adhemar 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2013 Parabéns garoto, ótima planilha já salvei aqui na minha maquina, vamos agregando melhorias, e muito útil. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites