Ir para conteúdo

VC Deixa o Piloteiro Pescar ??? sim ou não ???


Posts Recomendados

Amigos, eu faço só mais uma pergunta:

Quando vc vai no seu restaurante preferido com um amigo, parente ou com a esposa, o garçom senta com vc e janta?

Profissionalismo, que já temos nas demais áreas de serviços, é isso que queremos no ramo da pesca, mas ao mesmo tempo temos muita resistência a isso, ficamos dando jeitinhos, permitindo pequenas transgressões. Como disse o Ricardo, esta é uma cultura antiga, do tempo em que tudo era na base da camaradagem, quando não havia profissionais, quando os piloteiros não viviam do seu trabalho, que é pilotar, e precisavam reforçar a despensa com peixes.

Tomo o exemplo da Argentina, que está anos-luz à nossa frente em termos de profissionalismo, lá não tem essa de piloteiro pescar. Se quisermos ser tratados como turistas da pesca, como pessoas que merecem respeito e profissionalismo, tanto das pousadas quanto dos guias, não devemos permitir a mistura das coisas. Estamos pagando, e muito bem por sinal, por um serviço, podemos e devemos exigir que seja bem prestado ::tudo::

PS: Me desculpe meu amigo Wellington, mas reconhecer que o sistema é ruim, que nós pescadores somos tratados como lixo, e aceitar isso numa boa? Não é assim que se muda a situação das coisas. Hoje os guias argentinos brigam entre si para pegar os maiores troféus, pq sabem que isso traz clientes, traz gorjetas, traz trabalho. Vibram com a tua captura como se fosse deles. Essa é uma mentalidade que deve ser implantada aqui, e em alguns lugares já existe, mas isso passa pela cabeça do dono do negócio, do usuário do serviçõ, até chegar na ponta, no funcionário que te atende.

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Meus amigos Wellington e Lusardo, parceiros de algumas jornadas passadas e muitas outras que virão, para a da SM espero que vocês cheguem a uma acordo, mas a de setembro, em Barcelos, vamos estabelecer que cada macaco no seu galho será a política.

As concessões indevidas feitas a funcionários em nada contribui para a sua elevação profissional. Subornar, de qualquer forma ou meio, não é uma boa política para o futuro.

Já fui condescendente em algumas ocasiões mas não estou mais disposto a isso. A canoa é alugada para dois pescadores, então teremos apenas duas iscas sendo arremessadas.

Se acaso o parceiro achar importante o guia arremessar, me avise antes. Prefiro não embarcar. Fico em casa.

É melhor passar a semana arremessando hélice para fantasmas do que se submeter a chantagens deste nível.

Os guias sabem que estão sendo pagos para trabalhar e isto inclui te levar ao peixe.

Abraços e vamos pescar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, eu faço só mais uma pergunta:

Quando vc vai no seu restaurante preferido com um amigo, parente ou com a esposa, o garçom senta com vc e janta?

Profissionalismo, que já temos nas demais áreas de serviços, é isso que queremos no ramo da pesca, mas ao mesmo tempo temos muita resistência a isso, ficamos dando jeitinhos, permitindo pequenas transgressões. Como disse o Ricardo, esta é uma cultura antiga, do tempo em que tudo era na base da camaradagem, quando não havia profissionais, quando os piloteiros não viviam do seu trabalho, que é pilotar, e precisavam reforçar a despensa com peixes.

Tomo o exemplo da Argentina, que está anos-luz à nossa frente em termos de profissionalismo, lá não tem essa de piloteiro pescar. Se quisermos ser tratados como turistas da pesca, como pessoas que merecem respeito e profissionalismo, tanto das pousadas quanto dos guias, não devemos permitir a mistura das coisas. Estamos pagando, e muito bem por sinal, por um serviço, podemos e devemos exigir que seja bem prestado ::tudo::

PS: Me desculpe meu amigo Wellington, mas reconhecer que o sistema é ruim, que nós pescadores somos tratados como lixo, e aceitar isso numa boa? Não é assim que se muda a situação das coisas. Hoje os guias argentinos brigam entre si para pegar os maiores troféus, pq sabem que isso traz clientes, traz gorjetas, traz trabalho. Vibram com a tua captura como se fosse deles. Essa é uma mentalidade que deve ser implantada aqui, e em alguns lugares já existe, mas isso passa pela cabeça do dono do negócio, do usuário do serviçõ, até chegar na ponta, no funcionário que te atende.

Abs. :amigo:

joia::: joia::: joia:::

::fisherman ::fisherman ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magrão,

A coisa é simples assim: O piloteiro esta lá para TRABALHAR e eu e o meu parceiro para PESCAR.

A cultura do piloteiro pescar foi adotada ha tempos, para que pudessem pegar mais peixes para levar pra casa.

Abrx

Ricardo

Ricardo, de pleno acordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, procurei no que escrevi algo sobre subornar, fazer concessões e as outras sinecuras (?) mencionadas ... e nada achei ...

A única coisa que eu citei foi a regra universal de convivência: "Trate o outro (piloteiro) como gostaria de ser tratado E não trate como não gostaria de ser tratado"!

Meus posts estão sem editar; leiam, por favor.

Meu Grande Amigo Lusardo, sobre os garçons, se houver oportunidade, mostrarei como tratá-los, sem nenhum suborno, para que o cliente seja muito melhor atendido.

Sobre a Argentina, tente tratar mal algum guia que descobrirá como Rio nenhum tem peixe.

Não tenho nenhum problema em abrir mão do que penso; basta conversar com o parceiro de barco e não me esquento com nada, embora continue tratando o piloteiro pela regra universal. Mas não aceito imposição alguma. Já tenho que engolir muita m e r d a diariamente da minha mulher,

Bem, quanto às observações do Meu Grande Amigo Eloy, Irmão do peito, sem dúvida ele interpretou mal alguma passagem, assim, não me posiciono nem a pau ...

Bem, aqui me despeço deste tópico e acho que agora só falo de futebol ... iiiihhhhhh, dá não ... rapaz, vou é ficar mudo!!

Forte abraço, Irmãos, e que tratemos uns aos outros como gostaríamos de ser tratados e que não tratemos ninguém da forma que não gostaríamos de ser tratados ... "Esta é a Lei e os Profetas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Tiago, eu também trato os guias, camareiros, pilotos, garçons, qualquer pessoa que me presta qualquer serviço como um ser humano merece ser tratado, com o máximo respeito, consideração e, se for o caso (se já existe afinidade ou se surgir no andar da pescaria) com amizade. Mas daí a um guia pescar no barco tem uma looooonga diferença. Penso que eu exigir que ele faça o trabalho dele, que é guiar, com toda a educação do mundo, não é "tratar mal", é apenas exigir educadamente o serviço que eu paguei para ter. Na Argentina meus guias não pescam comigo, mas bebem refrigerante, comem lanche junto, conversam, riem, passamos ótimos momentos (até pq o meu guia de sempre é um grande amigo (Sapito), baita parceiro e super profissional) e eles me levam aos peixes grandes, tudo numa "nice".

E vale o mesmo pro garçom, ele me presta o serviço (que eu espero seja de qualidade), eu sou super educado, cortês, simpático, deixo uma bela gorjeta, mas na minha mesa quem senta e janta somos eu e meus convidados rindo3:: rindo3::

Mas sem stress joia::: Sou totalmente contra stress no fórum, na pescaria, no restaurante, em qualquer lugar ::tudo::

PS: Acho, mas só acho, que o Mestre Eloy quis referir ao suborno de o guia só te levar ao peixe se ele tiver a oportunidade de pescar junto, usando o exemplo do garçom, como se ele só te servisse o bife se pudesse comer um pedacinho junto rindo3::

Amigos,

Não deixo piloteiro pescar, jamais. Naonao::

______________________________________________

Mas trato os caras como verdadeiros parceiros. :amigo:

Boas pescarias.

A hora está chegando. HELICE NELES.........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Comigo eles sempre pescam!!! Inclusive, ofereço meus próprios equipamentos e insisto para que pesquem.

Ademais, acredito que o guia que está pescando tem um ímpeto maior de "encontrar os peixes", afinal de contas, tanto ele quanto eu, aproveitaremos disso.

Forte abraço a todos,

Eduardo

Concordo com o amigo aqui!

A maioria das pescarias q faço os piloteiros pescam. Pesco 1 vez ao ano no Araguaia cm um piloteiro que pesco desde os 8 anos de idade e acho bom que ele pesque (até pq os peixes q entram na vara dele ele me da pra tirar :gorfei: joia::: danca:: ). Vou mt em tupaciguara atras dos bocudos e tenho um piloteiro fixo de longa data, parceirão mesmo, e geralmente ele usa apenas iscas com rattlin bem forte e SEM GARATEIAS pra subir o peixe pra mim, mas algumas vezes eu mesmo falo pra ele que pode utilizar iscas com garateia, acho bacana, até utilizo isso como uma forma de "competição" com ele. Esse ano estive no teles pires e achei mt profissional por parte das pousadas, onde la é extremamente proibido que o piloteiro pesque, e foi mt bom e mt interessante. Mas vou continuar deixando que os meus guias que possuo maior intimidade continue pescando, aqueles de primeira viagem prefiro que apenas pilotem pra mim.

abraços,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ùnico guia que eu autorizo e faço questão de que pesque comigo, além do que o seu conjunto principal de pesca foi eu quem deu:

Imagem Postada

Simplesmente porque com ele nunca errei uma pescaria em Epitácio, sempre pegando os azulões, sou muito grato a esse cara! Já é mais parceiro do que guia, Repolho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Tiago, eu também trato os guias, camareiros, pilotos, garçons, qualquer pessoa que me presta qualquer serviço como um ser humano merece ser tratado, com o máximo respeito, consideração e, se for o caso (se já existe afinidade ou se surgir no andar da pescaria) com amizade. Mas daí a um guia pescar no barco tem uma looooonga diferença. Penso que eu exigir que ele faça o trabalho dele, que é guiar, com toda a educação do mundo, não é "tratar mal", é apenas exigir educadamente o serviço que eu paguei para ter. Na Argentina meus guias não pescam comigo, mas bebem refrigerante, comem lanche junto, conversam, riem, passamos ótimos momentos (até pq o meu guia de sempre é um grande amigo (Sapito), baita parceiro e super profissional) e eles me levam aos peixes grandes, tudo numa "nice".

E vale o mesmo pro garçom, ele me presta o serviço (que eu espero seja de qualidade), eu sou super educado, cortês, simpático, deixo uma bela gorjeta, mas na minha mesa quem senta e janta somos eu e meus convidados rindo3:: rindo3::

Mas sem stress joia::: Sou totalmente contra stress no fórum, na pescaria, no restaurante, em qualquer lugar ::tudo::

PS: Acho, mas só acho, que o Mestre Eloy quis referir ao suborno de o guia só te levar ao peixe se ele tiver a oportunidade de pescar junto, usando o exemplo do garçom, como se ele só te servisse o bife se pudesse comer um pedacinho junto rindo3::

Amigos,

Não deixo piloteiro pescar, jamais. Naonao::

______________________________________________

Mas trato os caras como verdadeiros parceiros. :amigo:

Boas pescarias.

A hora está chegando. HELICE NELES.........

Opa Lusardo,

Está inspirado em amigo. kkkkkk

Completou minhas palavras. joia:::

"Mas só para citar um exemplo, certa vez meu parceiro passou uma vara para o guia, eu na frante da voadeira, percebi, e como era a primeira vez que pescava com o parceiro, fiquei na minha, e não deu 5 min, aconteceu um grande rebojo na minha isca, mas o peixe bagunçou com a isca, imediatamente fui pegar a vara reserva para não perder tempo, mas o guia meteu a isca em cima do rebojo. Pô que sacanagem, o cara engatou o tucuna.

Boas pescarias e Helice Neles.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lusardo e Mestre Eloy escreveram tudo e mais um pouco.

Não podemos confundir as coisas. É mais que necessário a profissionalização dos nossos guias de pesca, que em muitos casos confundem dever com oportunismo.

Estive pescando a pouco tempo na Costa Rica... Meu Deus, os guias tem o maior orgulho em te largar num cardume de tarpons e correm de uma vara de pesca igual o diábo de uma cruz.

Assim como o garçom do Lusardo, tem o mecânico do meu carro.. quem bota a mão no voltante sou eu...

Ralei muito para fazer uma pescaria desse porte.. deixando minha família e meu emprego pra trás... tudo isso para bater foto de piloteiro????

Alguem sabe a quantidade de peixe que um piloteiro já pegou na vida??? Muito mais que 100 vidas nossas...

São pessoas que precisam de emprego e trabalho.. e isso nós estamos dando a eles indo lá pescar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo que uma coisa é ser cordial e tratar bem do pilongueiro e outra é ele pescar.

Certa vez arremessei num buraquinho próximo a margem porque o local me pareceu promissor. Mal a isca bateu na agua o Tocuna fisgou, na hora falei pro companheiro, arremessa que você pega outro; não deu outra o pilongueiro prontamente arremessou na frente do meu companheiro e pegou outro Tocuna...é pra acabar Naonao:: Naonao:: Naonao:: r...ora...entendo que tem que haver profissionalismo do pilongueiro e ele fazer sua função que é dar condições para que o pescador possa pescar. palmas::

Após esse fato passei a rever essa questão deles pescarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Cordialidade com o pirangueiro SEMPRE. Não porque vc depende dele, mas pela simples educação que devemos ter com todos.

2- Ele Não deve pescar.

3- Se a situação estiver muito ruim, pode-se emprestar um conjunto pra ele erguer os peixes , usando iscas artificiais SEM as garatéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magrão,

O assunto é muito bom, muito pertinente. joia:::

Eu particularmente nunca me deparei com o guia pescando sem pedir autorização, e olha que não pesco menos do que 10 vezes por ano. E principalmente, nunca tive um guia competindo o peixe. Todas as vezes que fui solicitado pelo guia foi para que o mesmo preparasse o equipamento para pegar isca ou um peixe específico para comer, quanto fazíamos nossos pinchos e/ou espera.

Até mesmo para levantar peixe, organizo com meu parceiro, um SEMPRE tem que estar com superfície para isso mesmo.

Vou polemizar agora:

Conheço bem os dois lados deste balcão das pousadas e barcos-hotéis, da região centro-oeste e norte do Brasil, pelo menos. Me parece que para as pousadas do sudeste (pelos relatos acima) os hábitos são um pouco diferentes (desconheço).

Na grande maioria das vezes o guia só se arrisca a pescar quando está de saco cheio de ter que aguentar turista que não sabe pescar (e acha que sabe) falar que não tem peixe.

Lógico, estou generalizando, em toda profissão tem mala. Mas este trabalhador de turismo de pesca em geral, principalmente no norte do país é uma pessoa muito humilde e que encara o trabalho com uma satisfação enorme. Fora o retorno financeiro, a riqueza de conhecimento que os turistas trazem (trocam), as farras na canoa, o bom clima de trabalho (em geral), com a equipe é uma coisa muito maior do que se pensa.

Imagina se um guia não dá trela de rir do Beto Caranha fazendo filme da Kazla com Pinguim. Ou o Marquinhos pescando de cueca. E por aí vai cada história mais engraçada que a outra de pescadores/turistas.

Não é nada incomum ver a equipe com saudades de uma boa turma. Não é nada incomum os guias competirem pela eficiência de seus turistas. Não é nada incomum, guias, garçons, funcionários em geral criarem amizade com turistas e passarem e se comunicar eventualmente.

Entrar no barco cagando regras para o seu guia e/ou oferecendo grana de cara é O PIOR QUE O PESCADOR PODE FAZER PARA GANHAR A CONFIANÇA DO SEU "COMPANHEIRO" DE BARCO DA PRÓXIMA SEMANA INTEIRA".

Não acho que o guia deva pescar não, mas se você tiver que falar isso para ele, acredite, 99% de chances de você estar fazendo merda. O bom pescador turista consegue corrigir um guia fraco, mas um bom guia nem sempre consegue ensinar um turista cabeça-dura a pescar.

Ganhar a confiança e proporcionar uma semana descontraída pro seu guia é a maior gorjeta que o pescador pode dar, e a maior garantia de que o guia vai ralar muito pelo amigo de barco que ele acabou de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende!!!! Variaveis sempre!!!

Sempre levo um conjunto extra pro barqueiro pescar... axo muito chato, você pescar e o car ficar igual cachorro olhando pros frangos giratorios!! rindo3::

Na amazonia ano passado, eu emprestei um equipamento meu pro barqueiro pescar, pois ele não tinha nenhum, não me atrapalhou em nada, e pelo contrario acho até q ajudou....

O problema é q tem uns barqueiros muito fominhas e sem noção, q esquecem q estam sendo pagos pra pilotar e não pra pescar... ai q estraga a amizade...

Ontem fui pescar tucunaré e aconteceu algo muito desagradavel, O barqueiro posicionava o barco pra ele pescar e esquecia da gente, tinha hora q o barco ficava de bunda pro cardume, e agente arremessa como?? Conada Conada

fiquei tão puto com a historia q agora axo q vou até compra um barco pra mim. bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...