Ir para conteúdo

Qual tamanho da vara que utilizam para Baitcasting (pesca de pincho com artificial) para os tucunas ?


Brunodepieri

Posts Recomendados

Apenas para não deixar de participar...  ::fish2

 

Como não deve ser surpresa para muitos, sou pescador de molinete, o que me oferece algumas "vantagens" nessa questão de dimensionamento...

 

Já testei diversos tamanhos de conjuntos, e minha conclusão é uma das que li num tópico já postado anteriormente.

arrow:: Usar aquela que melhor conforto me oferece !

Por conta disso, rearrumei minhas tralhas para somente usar 6'.

 

Isso gera alguns aspectos interessantes (que me parecem ter passado despercebidos).

Dificilmente se pesca com apenas um conjunto, sendo mais comum dois e até mesmo três...

Trocar de conjunto no decorrer da pescaria significa "recalibrar o braço" para aquela nova situação, que não acontece se o tamanho do conjunto se mantiver inalterado !

Em outras palavras, não entrou na isca de superfície, rebojou, e precisou trocar de conjunto para meia água ou jig, é pegar e usar a outra sem qualquer adaptação !

 

Também (no meu caso pessoal) tem a questão da precisão e distância do lançamento, que com uma maior envergadura possibilita mais conforto !

arrow:: Por fim, e dentro dessa mesma compreensão, busco sempre usar longos cabos (sempre de cortiça) para ajudarem nas brigas (eles se escoram melhor no antebraço).

arrow:: Pescadores de varas "Fast" (ou "Extra Fast"), precisam sempre estar consciente que o papel de flexibilidade do conjunto é menor, daí trabalhar melhor com o freio do carretel...

 

Acabei me estendendo, mas essa seria uma contribuição de molinetes junto a tantas carretilhas...  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim o ideal é 5'8", onde consigo aliar precisão com distância. Não sei se altura influência, mas tenho 1.75m

O problema é que é mais difícil achar nessa medida, então normalmente vou de Custom ou de Shimano Scorpion.

A Major Craft também tem algumas nessa medida,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que o tipo de isca influencia bastante esta escolha, prefiro varas com 5'3 a 5,8 pés pois gosto bastante de iscas de superficie, vara acima de 6 pés da sim para fazer o trabalho, porem exige, ao meu ver uma maior adaptação. para um pincho longo, não adianta somente a vara ser maior, tudo influencia, linha, carretilha e enfim as iscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava 5,6 e foi assim durante muito tempo, depois com a necessidade da pescaria eu mudei, hoje tenho desde 5,3 até 6,6.

Quando em local com muita pauleira onde fica difícil usar varas maiores uso as 5,3 ação media

Quando preciso de precisão mas com espaço para lançar vai de 5,6 a 5,8 ação média cabo longo com 8 ou 9 passadores.

Quando uso iscas muito leves até 5 gramas prefiro as 6,0 até 6,3 ação media lenta

Para jig, varas até 5,6 ação lenta ou media lenta.

Para jig head varas entre 6,0 e 6,6 de ação rápida.

Além dos tamanho das varas o tamanho do cabo o numero de passadores e principalmente a ação da vara influenciam pra mim.

Eu que sou meio descoordenado, por isso tenho usar pra cada tipo de pesca a vara que melhor se adapta, pois isto me ajuda tanto em conforto como em resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...