Ir para conteúdo
luiz augusto oliveira vale

Mercury 25Hp. Como soltar a rabeta?

Posts Recomendados

Boa tarde amigos.

Tenho um motor de popa citado acima, um Mercury 25 hp, que a muito não coloco na água e, por conta disto, muitas coisas aconteceram e uma delas foi a deterioração do rotor da bomba d´água. Acredito, pois, quando liguei o mesmo a água não circulou.

Bom, retirei os parafusos da rabeta e quando fui sacar o eixo para ter acesso a bomba d´água o mesmo não saiu, procurei em todos os locais e não encontrei como sacar esse cara.

 

Pergunta:

Alguém poderia me informar se existe alguma """"" grampoleta da parafuzeta""" que não estou achando?

Muito obrigado desde já.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luis vc tem que soltar o varão do motor ( peça que liga o cambio a rabeta)  , se teu motor for o Seapro vc tem que desconectar na rabeta, tem dois pinos que unem as duas partes, se for o Americano tem que soltar a chaveta dentro do motor pois é uma peça só, fica logo abaixo do carburador, mas aconselho levar no mecanico pra fazer isso.

Foto do Seapro :

11825100_876278279136631_601949668232546

 

Foto do americano:

11828744_876278605803265_708634331137092

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto, onde acho esse rotor do Sea Pro pra comprar na Net ? Conhece alguma loja ?

O meu eu não troquei , é original só foi verificado na revisão, o do 18hp americano meu mecânico pediu vou ver se falo com ele onde  compra.  Nunca compre o paralelo é ruim e esfarela rapido, por 2 x estragaram comigo, e não precisa trocar tem que abrir e ver se não está ressecado, ou avariado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caramba nem sei se o meu johnson ja trocou isso alguma vez... quebra facil isso mesmo?

Ele resseca Astra e com isso as pás quebram, no Evinrude do meu tio tive que trocar.  E o maior problema é se elas moerem em pedaços pequenos eles podem entrar no sistema de arrefecimento entupindo.  A do Meu mariner o original durou uns 15 anos depois troquei por um paralelo e em um ano  tive que trocar denovo, comprei o original é já faz 5 anos sem problema.     O mais interessante que o meu mecanico tem um Mariner 28hp da década de 80 e o rotor é de bronze, dificilmente vai dar problema. 

E se motor tá "mijando" normalmente não quer dizer que o rotor tá ótimo, pode ser que as pás estejam quebradas mas girando, é questão de tempo elas se soltarem

Um rotor novo e um com as pás quebradas.

20120311_203829.jpg

 

 

E outro que as pás se soltaram

IMG_3568.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 O Guto disse tudo!! ::tudo::

  Apenas para completar...ao tirar o rotor, se o mesmo tiver quebrado, conte os pedacinhos e tente montar no rotor quebrado, como se fosse um quebra cabeça, para ter certeza que não falta nenhum pedaço, pois como o Guto falou, estes pedacinhos podem entupir a galeria que circula agua na refrigeração, e mesmo com rotor novo, se a galeria estiver entupida pode não jogar agua.

 

 Abraço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá LUIZ VALE

 

Antes de  abrir o motor, verifique se o orifício por onde entra a água não está entupido. Se a água não puder entrar, obviamente não vai sair.

Se o motor ficou parado muito tempo, é possível que formigas tenham feito ninho ou mesmo aquela vespinha que faz uma casinha de barro. Não custa verificar. Retire a grade plástica e dê uma olhada na de entrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal eu adiquiri um yamaha 15 hp ano passado 94 e o cara q me vendeu me jurro q tinha trocado o rotor !

 funcionei o motor mais nao mijava saia uma agua tao fraca q me decho na duvida sera q foi trocado mesmo ? levei a um mecanico ele so coloco o ar na saida aonde sai agua e com motor funcionando ele mando ar para dentro heheeh pronto ele começo a mija bem forte . o mecanico me falo q o pessoal troca e nao passa ar e sempre tem detritos do rotor antigo na galeria ai fico show so nao fico com tanta preçao pois nao tinha a valvula termostatica no motor !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal eu adiquiri um yamaha 15 hp ano passado 94 e o cara q me vendeu me jurro q tinha trocado o rotor !

 funcionei o motor mais nao mijava saia uma agua tao fraca q me decho na duvida sera q foi trocado mesmo ? levei a um mecanico ele so coloco o ar na saida aonde sai agua e com motor funcionando ele mando ar para dentro heheeh pronto ele começo a mija bem forte . o mecanico me falo q o pessoal troca e nao passa ar e sempre tem detritos do rotor antigo na galeria ai fico show so nao fico com tanta preçao pois nao tinha a valvula termostatica no motor !

É bom colocar essa valvula termostatica de volta para o motor trabalhar na temperatura correta .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é anderson eu fiquei com o motor apenas 6 meses pois tinha pego em negocio ai quando achei a valvula para comprar logo vendi ele e como havia pedido pela net chego so depois q o motor tinha sido vendido ai fico aqui hehehe 

o mecanico aqui chego a fica meio bravo comigo pq eu alegava pra ele q o motor friu pegava q dava gosto e era vc anda com ele 15 minutos e ele ao invez de esquentar ele ficava agua bem fria pelo mijador kkkk ele pegava ratiando nao dava uma partida legal pq ele esfriava pq tava sem a valvula e ele alegava q tirava te todos motores mais velhos pq se travace ia da dor de cabeça !

eu ja tinha ate medido a comprençao dele pelo fato dele ratia pra pegar depois de anda um tempo pq ate aonde eu sei motor fraco de comprencao da esse tipo de defeito tambem ! 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é anderson eu fiquei com o motor apenas 6 meses pois tinha pego em negocio ai quando achei a valvula para comprar logo vendi ele e como havia pedido pela net chego so depois q o motor tinha sido vendido ai fico aqui hehehe 

o mecanico aqui chego a fica meio bravo comigo pq eu alegava pra ele q o motor friu pegava q dava gosto e era vc anda com ele 15 minutos e ele ao invez de esquentar ele ficava agua bem fria pelo mijador kkkk ele pegava ratiando nao dava uma partida legal pq ele esfriava pq tava sem a valvula e ele alegava q tirava te todos motores mais velhos pq se travace ia da dor de cabeça !

 

 

Então  tem que parar de investir em estudo de engenharia por parte das grandes fabricantes de motores de popa , dispensar os engenheiros progetistas e contratar esse  ``mecanico´´ que entende tudo de motor  kkk ...

É cada uma viu doeu::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×