Ir para conteúdo

Ilha do Bananal (Rio Caracol) - 11/05 à 14/05


Posts Recomendados

Amigos pescadores, estando de férias surgiu um convite em cima da hora para conhecer a famosa ilha do Bananal e experimentar a famosa captura ao pirarucu em seu lugar de procriação !!Parti de Brasília a convite do Márcio Boechat e encontramos um grupo de Palmas em São Miguel do Araguaia, onde saímos rumo a pousada sob responsabilidade do índio Carajás "Zezinho", Afff!! Sem ir com muitas expectativas conhecendo já experiências de alguns pescadores que foram no local, arrisquei!! Pousada simples, ar condicionado, ótima comida, lugar bonito e preservado!! Porém deixo minhas ressalvas no que tange  a atitude predadora do homem!! Bem, presenciei em alguns pontos pescados carcaças de pirarucus, uma triste imagem que não saí da minha mente e que me faz ter nojo da raça de animal da qual pertenço! Egoísmo? Ganância? Ignorância? Na minha opinião não, nada mais que isso é o homem em sua essência!!!  Oh, mesmo assim pretendo voltar ao local, porém como pescador e amante da natureza demonstrarei sempre minha indignação na "cultura" da matança predatória indiscriminada como as desta espécie de peixe, colocando o pirarucu no mesmo patamar de política de preservação como as já existentes em alguns estados como o Dourado no MT, assim como a guerra de preservação do Tucunaré-açú da Amazônia(Cota zero) e porque não do Pirarucu neste importante berço de procriação??? Desculpem!! Sem mais, seguem as fotos!!

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,parabéns pela pescaria,belas fotos!

Em 2009 pesquei com um piloteiro chamado Zezinho,um índio carajá que na época era bem novinho,eu fiquei na pousada dos pescadores na saída do Cristalino/Araguaia. Nesta pescaria peguei minha primeira piraíba e ele ,o Zezinho, confessou que foi a 1ª dele também,por acaso vc tem alguma foto dele para eu saber se é o mesmo?

Já vi vários relatos no local e muita gente fala de um piloteiro chamado Zezinho,será que são todos Zezinhos?? kkk

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Msofs Marcelo disse:

Marcelo,parabéns pela pescaria,belas fotos!

Em 2009 pesquei com um piloteiro chamado Zezinho,um índio carajá que na época era bem novinho,eu fiquei na pousada dos pescadores na saída do Cristalino/Araguaia. Nesta pescaria peguei minha primeira piraíba e ele ,o Zezinho, confessou que foi a 1ª dele também,por acaso vc tem alguma foto dele para eu saber se é o mesmo?

Já vi vários relatos no local e muita gente fala de um piloteiro chamado Zezinho,será que são todos Zezinhos?? kkk

 

Abraço!

Marcelo, acredito que é o mesmo!! O Zezinho é um carajá filho de uma das caciques da comunidade!! Essa pousada fica no caminho atravessando o rio Javaé uns 30 km depois!! Tenho foto não!!!  Abc!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na ilha a alguns anos atrás, eu fazia pescaria memoráveis, pegava mais de 150 tucunas por dia, ate que um dia cheguei la, e o INDIO ZEZINHO, autorizo uma turma a matar muitos tucunas grandes, em troca de um gerador e matérias para construir chalés na beira do rio CARACOL,  infelizmente essa turma, matou grandes matrizes de tucuna, eu contei para mais de 40 tucunas acima de 4kg...

depois disso prometi que nunca mais voltaria ali, o que os caras fizeram, a natureza nunca mais vai ser a mesma naquelas aguas, uma pena, o índio não pensa no futuro, ele não imagina que sem bons peixes, o pessoal deixa de ir para la pescar... O PEIXE TEM MUITO MAIS VALOR VIVO DO QUE MORTO...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, FabianoTucunare disse:

na ilha a alguns anos atrás, eu fazia pescaria memoráveis, pegava mais de 150 tucunas por dia, ate que um dia cheguei la, e o INDIO ZEZINHO, autorizo uma turma a matar muitos tucunas grandes, em troca de um gerador e matérias para construir chalés na beira do rio CARACOL,  infelizmente essa turma, matou grandes matrizes de tucuna, eu contei para mais de 40 tucunas acima de 4kg...

depois disso prometi que nunca mais voltaria ali, o que os caras fizeram, a natureza nunca mais vai ser a mesma naquelas aguas, uma pena, o índio não pensa no futuro, ele não imagina que sem bons peixes, o pessoal deixa de ir para la pescar... O PEIXE TEM MUITO MAIS VALOR VIVO DO QUE MORTO...

 

 

Pois eh meu brother!! Fui sabendo do que iria encontrar!! Sem muitas expectativas, alertado por você e pelo Marcio Boechat!! Porém, fiquei mais triste com a cena que presenciei de carcaças de pirarucu recém destroçadas em alguns pontos!! Lamentavel a cena!! Sou admirador da natureza, vi muito bicho também, andamos em lugares majestosos, realmente é um lugar paradisíaco! Mas assim como você pretendo ter cautela ao retornar na ilha do Bananal, pois o "homem", também está destruindo esse belo lugar!!! Triste irmão! Triste!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo relato, Marcelo. palmas::

Estive no Caracol uns 3 ou 4 anos atrás...Ainda pegamos bons peixes...mas a notícia era a de q os índios permitiram a destruição do lugar.

Uma pena...O nosso Araguaia tinha tudo para ser o mais piscoso rio do Brasil. 

A esperança é a última q morre...:suicide:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Obrigado pelo relato, Marcelo. palmas::

Estive no Caracol uns 3 ou 4 anos atrás...Ainda pegamos bons peixes...mas a notícia era a de q os índios permitiram a destruição do lugar.

Uma pena...O nosso Araguaia tinha tudo para ser o mais piscoso rio do Brasil. 

A esperança é a última q morre...:suicide:

Valeu Fabricio!!

Pena mesmo!!

Tenhamos esperança sempre...!!!

"Brasil acima de tudo!! Avante! Selvaaaa...!!!

Abc!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2016 at 20:26, Marcelo Macale disse:

Marcelo, acredito que é o mesmo!! O Zezinho é um carajá filho de uma das caciques da comunidade!! Essa pousada fica no caminho atravessando o rio Javaé uns 30 km depois!! Tenho foto não!!!  Abc!!

Valeu,obrigado! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha um primo que morava dentro da ilha próximo ao rio jaburu, e eu também vi várias carcaças de pirarucu e meu primo me disse que são os índios que matam pra vender, inclusive matam também jacarés pra vender a carne como pirarucu!

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, TiWillian disse:

Tinha um primo que morava dentro da ilha próximo ao rio jaburu, e eu também vi várias carcaças de pirarucu e meu primo me disse que são os índios que matam pra vender, inclusive matam também jacarés pra vender a carne como pirarucu!

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Pois é irmão!! O homem em sua essência!! Triste realidade!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...