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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

Fabrício Biguá

Pq as carretinhas quebram constantemente? Saiba a razão.

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Amigos....na turma que tem bassboats - ou barcos mais pesados -, temos um ditado q diz o seguinte: "bassboat estraga mais é no transporte"!!!!

Sou até de apostar com vcs que os maiores e constantes problemas ocorridos com a turma q arrasta seu bassboat estão nos deslocamentos de suas casas até a beira da água.

Primeiro pq nossas estradas são umas porcarias.
Segundo pq as caminhonetes que puxam o conjunto, o fazem com muita facilidade (altas velocidades com total conforto e "segurança")...ou seja quem se lasca e sofre primeiro é a carreta...rsrs

A turma lá de casa é ressabiada...rsrs....sempre preferimos superdimensionar nossas carretas. Já passamos apertos na estrada e tratamos este assunto com muita responsabilidade (pq somos cagões mesmo...kkkk)...:gorfei:

Tínhamos uma carreta Odne que era animal demais. Na suspensão eixos para 1t (era trucada), molas helicoidais (maciez surpreendente), e as chapas eram brutas. Não sei a espessura das chapas, mas puxar somente a carreta com as mãos era complicadíssimo...rsrs...Mas sabe quando vc olha pra carreta e vê q ela não tá "espanando" com o peso do barco?!?! Pois é...era essa a nossa carreta.

Gostamos tanto q mandamos fazer outra na Odne. Mesma chapa, agora um pouquinho mais larga, projetada com inteligência (uso de programas de computador específicos pra isso), e o melhor de tudo, além dos dois eixos pra 1t cada, colocamos freio a disco nas 4 rodas...rsrs . Coisa bruta mesmo.

A única coisa q ainda sou resistente, é no fato da nova carreta ter feixe de molas. Mesmo ele sendo projetado para peso do conjunto, achou-o muito duro. A carreta antiga "copiava" o terreno melhor q a minha caminhonete....Agora se eu acelerar um pouco mais, é certo q o barco vai sofrer....Em contra partida, no asfalto, posso puxar conjunto a 150Km/h (não façam isso)...mas a carreta sequer balança. 
Falar que " é a melhor do mundo" seria ridículo..rsrs...:blum3:   ....mas hj, mesmo se tivesse dinheiro, não trocaria minha carreta por nenhuma outra.

Voltando ao assunto principal do tópico...

Hj, por curiosidade, eu e o meu irmão resolvemos pesar todo o conjunto.
Segundo informações dos fabricantes do barco (a Quest), fabricante da carreta (Odne), da Mercury (motor tem 290kg), e depois de algumas contas feitas, imaginamos que o conjunto deveria pesar algo em torno dos 1.000kg. 

Pois bem...aqui está a foto que irá surpreender vcs (assim como nos surpreendeu). 

IMG_0727.JPG

 

Detalhe...o barco estava com apenas 30 litros de combustível no tanque.

Ah...e só a carreta pesou 560kg. :choquei: 

Então meus amigos, não adianta fugir....Se vc está puxando um barco pesado, VALORIZE A SUA VIDA...Não dê chance para o azar. 
Compre carretas que sejam realmente legais. Fuja de carretas feitas em fundo de quintal.

Jamais use pneus comuns (recapados então, é pedir pra morrer...rsrs).
Esse negócio de usar pneu comum, com eixo/cubo/rolamento de Gol e eixinho q só no olho dá pra ver ele envergando, saiba que vc está colocando todo o seu conjunto de pesca em risco. E não é somente barco + motor + carreta não...vc está arriscando o seu carro e a vida de todos q estão dentro, e quem vem do outro lado.

Acredito q que quase todos os conjuntos (bassboats e lanchas com grandes motores) hoje no mercado pesem por volta de 1.000kg...ou seja, carretas com 1 eixo e cubo simples estão trafegando no limite máximo de peso. Como disse, além dos buracos em excesso e os carros serem cada vez mais potentes, não há carreta que aguente.

Vamos fazer as contas aí direitinho pra não corrermos risco.
Pensava q minha carreta estava carregando o barco com uma super margem de peso, mas como dito acima, estou muito próximo do limite. Sou de apostar q 80% dos amigos estão no limite de peso.

Façam as contas aí e postem aqui para vermos.

Abraços e se cuidem...joia:::

 

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Muito legal vc compartilhar isso conosco Fabricio, vejo que as fabricantes de carretas informam sempre o mesmo peso bruto e livre, o que obvio nao é a realidade.Talvez por uma questao legal (cada carreta precisa de um laudo e aprovacao do governo pra poder emitir NF e ser emplacada, entao imagina o custo disso , se fosse realizar a mesma coisa para cada tipo de carreta (jet, barco, bau, carros, etc, etc, etc, etc), ficaria inviavel, tambem é o caso de que esse documento é complicadíssimo de conseguir, tem empresas que estão há anos tentando e nao conseguem, outras conseguem em dias... já viu como funciona né?)

 

O fato é que há muita variação até num mesmo modelo, a minha mesmo é um modelo simples mas ultra reforçada, para motores 40hp pra cima , ja vi carretas do mesmo fabricante mais simples transportando motores de 40hp pra cima tb, isso provavelmente se deve ao revendedor que quer vender e não está nem aí para o resultado final.

Quando fui comprar minha carreta, foram feitas algumas perguntas para adequar o produto ao meu uso e necessidade, e isso acredito, que seja um motivo para tantos problemas com carretas: nunca vi sequer uma pergunta por parte dos revendedores, o que eu vejo é tem modelo X que é barato e Y que é mais caro. E se resumem nisso mesmo.

 

Dito isso, acredito que muitos problemas nem começariam por aí, outros, são inevitáveis (andar ha 150kmh com um barco e motor la atras e passar em buracos, pode estar com uma  RANDON nas costas que vai quebrar...)

 

Mas se me permite me prolongar no assunto, realmente, poucos param (ate pq quase ninguem sabe disso) para analisar se o pneu esta dentro do limite de peso que foi projetado (há uma tabela padrao mundial para isso e todo pneu tem), alem da velocidade máxima do mesmo (muitas vezeses variáveis inversamente proporcionais!).

 

Sobre a questão de molas, me permita mais um pouco ir adiante.

 

Molas por feixe são uma tecnologia atrasada ou se preferir minha opiniao sincera, uma tremenda porcaria , vc nao tem linearidade, controle de ação, nem tao pouco maciez, mas claro, facil de arrumar e MUITO barata.

Molas helicoidais (na minha visao as melhores opcoes do mercado), sao mais responsivas e lineares, nao tem custo alto , mas precisa ter coerencia e testes pra achar a ideal o que nem todos fazem.

Molas do tipo ALKO (eixo alemao), sao fantasticas, muito macias, alto controle, etc, etc, etc, mas sao quase impossiveis de arrumar e nao te dar aviso nenhum, tem gente que colocou ha anos e esta perfeita, tem gente que no primeiro uso descobre seu maior problema: qdo quebra ela chicoteia pra cima com muita forca, nao raro fura o barco, mas no minimo fica um belo amassado. Alem de um custo alto. (aqui vale uma ressalva, alguns fabricantes, como a ODNE nao colocam amortecedores no eixo alemao, isso é um equivoco na minha visão, fica muito melhor e gera maior estabilidade quando colocam amortecedores juntos). Ademais, o eixo alemao (de torcao basico), se da melhor com pesos maiores, em barcos de aluminio, com o baixo peso , quase nao funcionam, ficando perto de um feixe de molas em termos de maciez, mas com uma lancha ou algo mais pesado muda completamente.

 

Falar que usar todo tipo de tecnologia é ruim ou desnecessario é leviandade, parabens a ODNE por isso, tenho certeza que o resultado final supera o custo dessa tecnologia, tanto pro consumidor quanto pro produtor. Mas ainda assim, de nada valeria se não houvesse um processo de fabricacao esmerado e um gabarito totalmente perfeito (coisa que nao vejo em 99% dos casos).

 

Pode projetar junto com Gordon Murray ou Adrian Newey, se nao houver isso que relatei acima, de nada adiantaria. E isso vi pouuuuuuuquíssimas fabricantes terem com qualidade.

Qto melhor o gabarito, melhor a soldagem, qualidade de material, alinhamento geral, mais a carreta vai ser estável. Por exemplo, eu andei por 300 kmh acima do limite de velocidade com a carreta do meu barco sem nada em cima, e ela estava absolutamente estavel e sem quicar. Em alguns momento cheguei a insanos 180kmh, muito na mao. Isso é qualidade!

Eqto isso, em qqr viagem que faco, canso de ver carretinhas andando a 80kmh sambando mais que passista em carnaval. Inclusive de marcas consagradas.

De resto, concordo com vc, esquecam eixos simples, cubinhos vagabundos, pneus recapados ou de segunda linha, engate desconhecido, eletrica caixa de pandora, etc, etc, etc, vc coloca a sua vida e de outros em perigo constante. Nao ha necessidade de superdimensionar carretinhas para barcos de aluminio ate 40hp, mas passou disso, precisa haver muito critério na hora da escolha, seja da marca, dos tubos, vigas, etc. Todo fabricante personaliza o que vende, entao cabe ao consumidor, parar de ver apenas um cheque indo embora e pensar que deve interagir com o que esta comprando. Nunca deixe apenas nas maos dos outros a escolha do que é melhor pra vc!

grande abraco

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marcos eu falo apenas por mim ok? cubo simples pra mim sao os cubos normais de carretinhas, normalmente encontrados em traseiras de carros, finos.

nao precisa ser neurótico, faz uma conta simples:

carretinha 350 kg

Barco 110kg

motor, 60 kg

poita, 10 kg

etc etc etc/.. soma td, sei la, deram 500 kg ao todo ??? (coloque os pesos que sempre entra na brincadeira). Divide em 2 pneus (ou mais dependendo da carreta). Vc vai ter o peso por roda. esse peso nao pode extrapolar o peso indicado pelofabricante, digo mais, tem que pensar ai em pelo menos uns 50 a 70% a mais de garantia no peso, afinal terao lombadas, buracos, curvas, frenagens etc... 

Dai vc tira por base o seguinte: ahhh meu cubo + roda (roda tb tem peso maximo!!!!) + pneus sao de gol.... se o gol tem peso (chutando) de 1500 kg + 500 de passageiros, entao eu tenho 2000 kg / 4 rodas = 500 kilos por roda. 

Logo vc ta dentro do limite com certa seguranca (lembre-se carros 4 rodas carretas tem 2, entao o esforco por roda é maior, por exemplo em buracos, primeiro cai um eixo depois o outro, entao o esforco é distribuido).

Agora se vc tem uma lancha, um barco com console, motorzao 90hp atras etc...certamente, vc esta no limite ou ultrapassou o limite, mais um motivo pra readequar, colocar rodas de picapes, pneus reforcados, eixo reforcado, cubo especifico etc...

 

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E o que dizer dos Engates vagabundos? UM conjunto com 1700 kg de peso tem que ser revisado a cada viagem. Apesar de toda a tecnologia, porcas, parafusos, arruelas (parafusos de engate), tudo tem que ser revisado. Perca um pouco de tempo, mas chegue aonde quer chegar e volte para onde tem que voltar. alguém está esperando o seu retorno.

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Ótimo tópico...e muito bem lembrado.

A questão é: Onde estamos falhando?

Quando comprei minha carreta, eu somei o peso de cada um dos itens acreditando fielmente nas informações dos fabricantes.

Em resumo, eu acredito que meu conjunto tenha 474Kgs (bem leve e esse era o objetivo inicial) então comprei carreta para 750Kgs (ainda acreditando que estes jamais colocariam para rodar uma carreta que não permita uma margem de segurança interna).

Eu não tinha mínima ideia de como fazer este calculo, então fui segundo informações que tirava da internet... então a chance de ter feito M é grande.

Vou rever todos os calculos... isso é importante.

 

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Em 19/11/2016 at 12:23, João Biguá disse:

E o que dizer dos Engates vagabundos? UM conjunto com 1700 kg de peso tem que ser revisado a cada viagem. Apesar de toda a tecnologia, porcas, parafusos, arruelas (parafusos de engate), tudo tem que ser revisado. Perca um pouco de tempo, mas chegue aonde quer chegar e volte para onde tem que voltar. alguém está esperando o seu retorno.

bom ter tocado no assunto, 99% do que tem no mercado é tao ruim, tao ruim, que nao deveria sequer ser vendido como item estetico! Chapas finas de fixação, pontos de apoios que as vezes sao PASMEM 2 parafusos! e só... 

E nao sao apenas as fabricas de engates que fazem porcaria, as montadoras atualmente deixam um local pra esses engates universais, mas sao tao ruins e mal feitos que qm fabrica coisa boa se recusa a usar esses pontos, é o caso da strada por exemplo.

um bom engate, tem ao menos uns 6 pontos de fixacao, e o instalador faz um sanduiche de placas para aumentar a area de pressao com o carro. Porcas e contraporcas é o mínimo esperado.

Toda chaparia dos engates devem ser hiper reforçadas e preferencialmente com poucas ou nenhuma area com cortes ou emendas.

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16 minutos atrás, Rogério Araujo Pinheiro disse:

Ótimo tópico...e muito bem lembrado.

A questão é: Onde estamos falhando?

Quando comprei minha carreta, eu somei o peso de cada um dos itens acreditando fielmente nas informações dos fabricantes.

Em resumo, eu acredito que meu conjunto tenha 474Kgs (bem leve e esse era o objetivo inicial) então comprei carreta para 750Kgs (ainda acreditando que estes jamais colocariam para rodar uma carreta que não permita uma margem de segurança interna).

Eu não tinha mínima ideia de como fazer este calculo, então fui segundo informações que tirava da internet... então a chance de ter feito M é grande.

Vou rever todos os calculos... isso é importante.

 

peso do motor normalmente bate ou chega muito proximo, pois é tudo padronizado, mas barcos e carretas variam imensamente entre um e outro, especialmente barcos de fibra, onde a sobreposicao de camadas é manual, depende do dia, do material, do fornecedor, do lote etc... pode variar realmente MUITO.

Pessoal tb costuma esquecer de itens adcionais, pneus, rodas, poitas, som, guarda sol, capota, etc, etc, etc, etc e mais etcetera.... um banco desses de barco de aluminio simples mais vagabundo, pesa acima de 10 kilos ! ai fica facil errar por muito.

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