Ir para conteúdo

Posts Recomendados

O correto é seguir o manual.    Se ouve muitos de guias de pousadas que motor que mais anda é os amaciados no "pau" mas não sei na prática se isso é verdade ou não.   Eu particularmente não dou conta de amaciar motor conforme manual.   O que sempre fiz foi usar os dois primeiros tanques com mistura dobrada, mas sempre acelerando 100% desde o começo lógico nao mantendo por muito tempo, segredo é variar o RPM.  No Caso do Seapro vi que o motor não tava tolerando muito oleo 2T dobrado, no segundo tanque já tava andando com mistura normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Guto Pinto disse:

O correto é seguir o manual.    Se ouve muitos de guias de pousadas que motor que mais anda é os amaciados no "pau" mas não sei na prática se isso é verdade ou não.   Eu particularmente não dou conta de amaciar motor conforme manual.   O que sempre fiz foi usar os dois primeiros tanques com mistura dobrada, mas sempre acelerando 100% desde o começo lógico nao mantendo por muito tempo, segredo é variar o RPM.  No Caso do Seapro vi que o motor não tava tolerando muito oleo 2T dobrado, no segundo tanque já tava andando com mistura normal. 

Obr Guto,tambem vi falar que amaciar no pau anda mais

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejamos...

1- as fabricas antigamente tinham um padrao de desvio ou tolerancia como quiser maior que atualmente. traduzindo, hoje a usinagem é beeeemmm melhor, mais complexa e mais precisa que antigamente. Isso por si só, já meio que descarta a necessidade de amaciamento. Porem como falamos de peças distintas, sempre há uma tolerancia, entao o ideal é você amaciar o motor. isso para qualquer motor, seja de carro, moto, aviao etc.

2- No período de amaciamento, o motor irá igualar as variacoes para o mais próximo possível do ideal entre cada peça e ainda irá aquecer as peças no intuito de verificar vedacoes, compressoes, etc., ao limite da temperatura do motor, ou seja, ele meio que cria um filme imaginário pela tempera do motor (que não é o termo correto, pq para temperar e destemperar o metal utiliza-se temperaturas miuto maiores , mas para explicar ta de bom tamanho).

3- Logo, se vc pensa num motor deve ter uma vida útil grande, é interessante que esse assentamento das peças seja bem feito e de forma gradual.

4- Se você acredita na matemática, engenharia e todo mais, sabe que um motor sobe e desce os pistoes e tudo mais sempre nos seus pontos maximos e minimos, ou seja, vc acelerando nada ou muito, vai continuar tendo o mesmo rendimento. Ou seja, usar ou não mais ou menos rpm da no mesmo.

4.1- Acontece que as forças com mais ar e gasolina tendem a serem maiores, logo, vc vai conseguir ter mais folga ou chegar no assentamento ideal mais rapidamente acelerando mais e descendo o kct no motor .

4.2 Traduzindo: se vc descer o kct no motor, ele pode ate render melhor um pouco pois suas peças sofreram um assentamento mais rapido que um motor amaciado devagar, porem a tendencia (nao quer dizer que va acontecer) é o motor tb se desgastar mais rapido. Qto mais rapido? Impossivel medir, pode ser nada , pode ser um pouco, pode ser muito. Em media um motor roda tranquilamente umas 100 mil horas se bem utilizado, entao se vc perder 15% de vida util, ainda estara absolutamente longe de ve-lo morrer definitivamente, ate pq um motor de pousada em 2anos, tem em media entre 2 e 3 mil horas mal utilizadas. Na mao de um usuario privado, raramente um motor ve 300 horas em 10 anos...

5- Em motores antigos, o amaciamento dava muito mais diferença que hoje. 

Dito isso, considere algumas coisas.

a) Seguir ou nao as recomendacoes do fabricante.

b) Seguir ou nao as recomendacoes dos usuarios.

c) tempo de garantia.

Particularmente, eu se tivesse a oportunidade, iria fazer o seguinte:

Primeiros 15 a 20 minutos deixar em marcha lenta, sem relar no manete, deixa o motor aquecer, soltar bastante agua, esquentar inteiro, se sentir vivo, saia para uma passeio de boa, utilizando varias rpm , coisa de 1 hora ou pouco mais, utilizar o resto do tanque com parcimonia e respeito ao bem novo.

Segundo tanque: desce o kct ate o cabo do motor criar elasticidade ehuaheuahea pq??? Simples, se der problema, é melhor dar problema enquanto ainda tem a garantia dos 90 dias da propria loja, assim ela se vira com o fabricante, por que depois disso, se der problema, a dor de cabeça com o fabricante é grande, entao deixa outros brigarem por vc e fique assistindo. 

Se nao der problema em 2 ou 3 tanques, na boa, não vai dar mais de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tbm ouvi dizer que : "se esta na garantia, torce o bigode" ! ! !, se tiver que dar problema ainda tem a garantia,,, óbvio que carinho, cuidado e uso normal é motor pra vida toda, mas eu nunca amaciei um motor zerado .... boa sorte com a maquina nova ! palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amaciando de qualquer jeito motor não vai dar problema na garantia, ao não ser se tiver um defeito de fábrica. Eu tenho um Mariner 15 ano 93 que tiramos zero foi amaciado no pau com mistura normal e oleo 2T de moto, tá até hj comigo funcionando redondinho e andando  muito bem ainda, motor fácil com mais de 1mil horas, ao contrário de um Evinrude 15 do meu tio que tirou zero em 96 e amaciei pra ele , como era enjoado  andamos 4 tanques com mistura dobrada e só no terceiro tanque abri a aceleração, não sei sei foi por causa disso ou por diferença de motor, mas ele não anda com o Mariner de jeito nenhum.     Motores de pousada e guias  os caras tiram da caixa e já metem o kct e nem por isso dão pau.  Diminuição de vida útil muito difícil estimar ainda mais pra motor de pescador esporádico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Marcelo Cisterna disse:

Comprei um o novo Yamaha mod 2016

Gostaria de dicas para amaciar

para que não fique um motor amarado .

Eu tenho um yamaha 25 ano 2005, aconselho não dar muito pau no início, em virtude das peças estarem em fase de posicionamento (anéis, vedações, mancais) eles chegam da fábrica para serem usados, mas se alguma coisinha ficou um pouco fora, nas primeiras horas irá se alocar no local correto. Mas dificilmente vai dar algum problema sério, depois do 4° tanque eu comecei a abrir o punho do meu.

Claro que um motor que anda sempre com a borboleta aberto irá andar mais, aquela pessoa que anda uma vez por mês e não acelera, o motor não irá criar folgas(muito pequenas), então ele anda mais justo que aquele que anda no pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Dudu Kist disse:

Eu tenho um yamaha 25 ano 2005, aconselho não dar muito pau no início, em virtude das peças estarem em fase de posicionamento (anéis, vedações, mancais) eles chegam da fábrica para serem usados, mas se alguma coisinha ficou um pouco fora, nas primeiras horas irá se alocar no local correto. Mas dificilmente vai dar algum problema sério, depois do 4° tanque eu comecei a abrir o punho do meu.

Claro que um motor que anda sempre com a borboleta aberto irá andar mais, aquela pessoa que anda uma vez por mês e não acelera, o motor não irá criar folgas(muito pequenas), então ele anda mais justo que aquele que anda no pau.

Obrigado Dudu Kist 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Astra-Taranis disse:

vejamos...

1- as fabricas antigamente tinham um padrao de desvio ou tolerancia como quiser maior que atualmente. traduzindo, hoje a usinagem é beeeemmm melhor, mais complexa e mais precisa que antigamente. Isso por si só, já meio que descarta a necessidade de amaciamento. Porem como falamos de peças distintas, sempre há uma tolerancia, entao o ideal é você amaciar o motor. isso para qualquer motor, seja de carro, moto, aviao etc.

2- No período de amaciamento, o motor irá igualar as variacoes para o mais próximo possível do ideal entre cada peça e ainda irá aquecer as peças no intuito de verificar vedacoes, compressoes, etc., ao limite da temperatura do motor, ou seja, ele meio que cria um filme imaginário pela tempera do motor (que não é o termo correto, pq para temperar e destemperar o metal utiliza-se temperaturas miuto maiores , mas para explicar ta de bom tamanho).

3- Logo, se vc pensa num motor deve ter uma vida útil grande, é interessante que esse assentamento das peças seja bem feito e de forma gradual.

4- Se você acredita na matemática, engenharia e todo mais, sabe que um motor sobe e desce os pistoes e tudo mais sempre nos seus pontos maximos e minimos, ou seja, vc acelerando nada ou muito, vai continuar tendo o mesmo rendimento. Ou seja, usar ou não mais ou menos rpm da no mesmo.

4.1- Acontece que as forças com mais ar e gasolina tendem a serem maiores, logo, vc vai conseguir ter mais folga ou chegar no assentamento ideal mais rapidamente acelerando mais e descendo o kct no motor .

4.2 Traduzindo: se vc descer o kct no motor, ele pode ate render melhor um pouco pois suas peças sofreram um assentamento mais rapido que um motor amaciado devagar, porem a tendencia (nao quer dizer que va acontecer) é o motor tb se desgastar mais rapido. Qto mais rapido? Impossivel medir, pode ser nada , pode ser um pouco, pode ser muito. Em media um motor roda tranquilamente umas 100 mil horas se bem utilizado, entao se vc perder 15% de vida util, ainda estara absolutamente longe de ve-lo morrer definitivamente, ate pq um motor de pousada em 2anos, tem em media entre 2 e 3 mil horas mal utilizadas. Na mao de um usuario privado, raramente um motor ve 300 horas em 10 anos...

5- Em motores antigos, o amaciamento dava muito mais diferença que hoje. 

Dito isso, considere algumas coisas.

a) Seguir ou nao as recomendacoes do fabricante.

b) Seguir ou nao as recomendacoes dos usuarios.

c) tempo de garantia.

Particularmente, eu se tivesse a oportunidade, iria fazer o seguinte:

Primeiros 15 a 20 minutos deixar em marcha lenta, sem relar no manete, deixa o motor aquecer, soltar bastante agua, esquentar inteiro, se sentir vivo, saia para uma passeio de boa, utilizando varias rpm , coisa de 1 hora ou pouco mais, utilizar o resto do tanque com parcimonia e respeito ao bem novo.

Segundo tanque: desce o kct ate o cabo do motor criar elasticidade ehuaheuahea pq??? Simples, se der problema, é melhor dar problema enquanto ainda tem a garantia dos 90 dias da propria loja, assim ela se vira com o fabricante, por que depois disso, se der problema, a dor de cabeça com o fabricante é grande, entao deixa outros brigarem por vc e fique assistindo. 

Se nao der problema em 2 ou 3 tanques, na boa, não vai dar mais de jeito nenhum.

Obrigadão :good::good::good::good::good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opiniao  e dica  ; amigao   marcelo  =

  SIGA  A FABRICANTE  DO SEU MOTOR   joia:::

faça  os procedimentos  antes ; durante ; e depois  como todos ja sabem  ok  joia:::

assim ; seu motor terá  uma vida longa  =  COMBUSTIVEL ;  E OLEO  DE PRIMEIRA  X  AMACIAR    = ::bassboat::

  IMPORTANTE  =    Ñ SE ESQUEÇA  O ;  TACOMEMETRO ;   E  HORIMETRO   OK  joia:::

boa sort  / abraço  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Saudações; tive a oportunidade de amaciar dois motores . O primeiro um yamaha 25 hp e o segundo um mercury 40 eo. posso lhe garantir que no Yamaha nas primeiras horas de uso verifiquei que o motor tem uma temperatura maior porque as peças estão se ajustando gerando um maior atrito. no yamaha o rotor da bomba d'agua danificou primeiro e é o item que deve ser observado sempre.tenho certeza tambem que deve-se aquecer em lenta e a seguir variar a aceleração de zero ate meia aceleração na primeira hora . verifique se o motor tem um crescente de resposta,esta mais suave ao variar de meia para lenta rapidamente. se esta aceitando sem apagar dá para aumentar a velocidade sempre variando ,acelera no máximo permanece alguns minutos e desacelera permanecendo alguns minutos . também tenho certeza que o procedimento só é necessário no primeiro tanque com o dobro do óleo. Importante também é não sobrecarregar o motor ;isso é o motor deve impulsionar no máximo 25 kg por hp . exemplo.: 15 hp = 15 x 25 kg =375kg.

 = barco + motor +gasolina +  pescadores + carga de agua,bebidas, e tudo mais. Não deveria exceder a 375 kg. após o  uso sempre drene o combustivel que restar no carburador porque nossa gasolina gera estragos no carburador e tendo o cuidado de drenar não tera aborrecimentos de ter que limpar carburador em véspera ou em pescaria. um grande abraço e muitas alegrias com este motor.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...