Ir para conteúdo

Usar Lider ou não?????????


FabianoRenner

Posts Recomendados

Sempre usei lider, mas depois de ler as respostas vou parar de usar...rs

Pontos positivos do lider: A isca não agarra na linha;

Transparência;

Resistente a abrasão;

Pontos negativos: Nó batucando passadores (mesmo sendo SF)

Memória..

Perda de tempo na confecção ( imagina no meio de um torneio )

Observações: Na pescaria de tucunaré tanto faz se a linha é transparente ou não.. pode ser azul, verde, vermelha... pode ser um arco íris,, se o bicho estiver afim ele morde. Mas como foi dito, em lugares com muita estrutura o conveniente é que se use.

Sem o lider o pincho sai muiiiito mais redondo!! danca::

Conclusão: Não uso mais... joia:::

Rapaz... vamos ser objetivos então...

pela sua resposta, os pontos positivos superam em muito os negativos...

(nó batucando nos passadores) - dependendo do nó esse atrito é tão pequeno que vc nem percebe...

(memória) - O líder não enrola no carretel, ele fica do distribuidor da carretilha para frente... não existe memória neste caso.

(Perda de tempo na confecção) - com treino, vc faz um nó com tanta velocidade que perderia o mesmo tempo de escolher uma nova isca na caixa, trocar... já que esta falando em competição, um líder te traria uma segurança a mais na hora do embarque...

Esses são meus pontos de vista. legal:: legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 88
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Bruca, de fato Vc tem razão..

Sempre usei lider, mas depois de ler as respostas vou parar de usar...rs

Pontos positivos do lider: A isca não agarra na linha;

Transparência;

Resistente a abrasão;

Pontos negativos: Nó batucando passadores (mesmo sendo SF)

Memória..

Perda de tempo na confecção ( imagina no meio de um torneio )

Observações: Na pescaria de tucunaré tanto faz se a linha é transparente ou não.. pode ser azul, verde, vermelha... pode ser um arco íris,, se o bicho estiver afim ele morde. Mas como foi dito, em lugares com muita estrutura o conveniente é que se use.

Sem o lider o pincho sai muiiiito mais redondo!! danca::

Conclusão: Não uso mais... joia:::

Rapaz... vamos ser objetivos então...

pela sua resposta, os pontos positivos superam em muito os negativos...

(nó batucando nos passadores) - dependendo do nó esse atrito é tão pequeno que vc nem percebe...

(memória) - O líder não enrola no carretel, ele fica do distribuidor da carretilha para frente... não existe memória neste caso.

(Perda de tempo na confecção) - com treino, vc faz um nó com tanta velocidade que perderia o mesmo tempo de escolher uma nova isca na caixa, trocar... já que esta falando em competição, um líder te traria uma segurança a mais na hora do embarque...

Esses são meus pontos de vista. legal:: legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse para pescar na Amazônia, eu não usaria líder. Seria amarrado direto.

Agora, as pescarias por aqui, eu acho que vale muita a pena sim. Pois não tem aquele problema de garatéia na linha. Fora que ser for nos enroscos, vai aguentar e tal. Isso tanto se um peixe for, ou se arremessar e garrar. Fora se dá uma treinada em casa.

Assim, nestas situações citadas, eu só vejo vantagem em usar.

Na Amazônia seria diferente, pois na medida que for puíndo, vai cortando. Mas aqui é uma exceção, você não tá nem aí em gastar multifilamento, afinal, tá alí para gastar mesmo.

Agora, pescarias corriqueiras eu acho que não vale a pena ficar cortando não. Fora o trabalho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso, pelo simples motivo de não enroscar a garateia na linha, faço um nó SF com um leader de mono 0,45 do tamanho que o nó não entre na carretilha, e vou usando esse leader até chgar nuns 15cm, ai eu troco, então o leader para mim dura muito tempo, e não me atrapalha nos arremessos.

Mas se fosse pescar na amazônia, onde o equipamento vai ao limite, nã usaria leader nem snap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

eu uso leader, pois como pesco em lagos (dificilmente foi a um lugar que so tem tucunaré por exemplo) tem traira, dourado, etc...se nao usar leader a chance de perder se torna grande.

Se um dia eu for pra amazonia (espero q seja logo) quero testar com e sem leader pra ver....

Mas pra mim o que ACHO, é que eh uma chatisse qdo a multi enrola na garatéia (me stressa d+ qdo acontece) e sei la..parece q o nó direto no snap da multi nao aguenta muito...mas sei la..so achismo mesmo.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o lider de fluorcarbono, usei na amazonia nos tucunas e nunca arrebentou o nó, funcionou à perfeição, eu uso o nó SF. Tentei pescar dourados só com o cabo de aço, sem fluor, e o multifilamente cortou ou arrebentou mais de uma vez, roçando em pedras e nos dentes do peixe, durante os saltos que ele dá pra se livrar da isca. Passei a usar o líder de fluorcarbono e a partir daí não perdi mais nenhum peixe por estouro de linha.

Não vejo desvantagem no uso do líder, o atrito no nó SF, se bem feito, é mínimo, além de que o fluorcarbono enrosca menos nas garatéias. Também achei que o nó do fluor no snap fica bem mais resistente que o nó da multi no snap.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande polêmica. Acho que o nó está no Nó surtei:: Experimentem o "Double Grinner" que acho que será questão resolvida. Irão esquecer o Albrigth ou o SF. Entrem no YouTube.com/watch?... Double Grinner Knot Join Braid Fishing Line to Mono 170509

Acho quedá um pouquinho mais de trabalho para executá-lo, mas quando se fica acostumado vai valer a pena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

RETIRO O QUE EU DISSE LOGO A ACIMA!!!!

PERDI UM BOCUDO LINDO QUE DEVIA TER UNS 4KG....

COMO ESTAVA PESCANDO EM UMA LAGOA PARTICULAR SEM NENHUMA ESTRUTURA, NÃO OPTEI PELO LIDER E ACREDITO QUE A MULTI 50LBS ARREBENTO POR ATRITO NA BOCA DO TUCUNA, APOS UNS 5MIN DE BRIGA!!!(ISSO É POSSÍVEL??)

POIS NA HORA DO SALTO NÃO VI A ISCA ENTÃO DEVE TER CHARUTADO A ZIGZARINHA...

BOM, NAO PESCO MAIS SEM LIDER!!!!HAHAHA

ABRACO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Em toda a parte a discussão é sempre igual :gorfei:

Eu uso leader de Fluorcarbono (Seaguar ou Vanish 0,33 a 0.41 em multi 20 ou 30lb) com 60 a 80 cm (nunca o nó entra na ponteira! ) ...a pescar ao spinning em zonas de rocha ou fundo misto. Na minha opinião melhora a resistência ao nó no clip e a resistência ao desgaste a roçar nas pedras.

Sem leader só com power-pró e onde tem pouca pedra ( o power-pró é um multi bastante resistente ao desgaste...claro que com multi mais macio se ganham metros ;) )

Nós? o Albrigth melhorado quando tenho que fazer no pesqueiro...o griner quando monto o leader em casa.

Cumps salgados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Vai de cada pessoa....

Eu particularmente não gosto de usar...Uso apenas o snap..

O negocio é testar e ver se vai gostar ou não...

As vezes na primeira vez que usar vai dar um probleminha e vc nunca mais vai querer usar..

Mais talvez na primeira vez em que vc usar vc pega um enorme peixe ai vc vai por na cabeça que se não fosse o leader não teria segurado o baita..ai sempre vai usar o leader..

Então vai do costume de cada pessoa e das experiência que passar usando ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lider é essencial para quem pesca com multifilamento, primeiro pq o multifilamento não resiste muito a abrazão em pedras e galhadas; segundo tem o problema da garatéia entrar pelo meio dos fios; terceiro o fluorcarbono camufla melhor na água.

Uso lider no tamanho da vara, de forma que o nó não entre na carretilha quando recolhida, e nó SF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso SEMPRE líder pq uso muito iscas stick e sem líder acontece de enrolar a linha nas garateias, de eu usasse linha mono eu não usaria líder.

Nunca tive problema de soltar no no. Tb nos lugares que pesco não precisaria usar líder por caso de pedras ou pauleira, se usasse só isca meia água tb não usaria líder. Do uso mesmo pq acho melhor para não enrolar a linha nas garateias no trabalho stick e talz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...