Ir para conteúdo

Polêmica – GUIAS QUE PESCAM COM CLIENTES


Posts Recomendados

31 minutos atrás, Jorel disse:

Meu caro @Eder Nascimento vou citar algumas passagens que aconteceram comigo primeiro em Sud Mennucci, acertei o pacote com o dono da pousada e já falei que não gostaria que o quia pescasse, ele falou nãooo tem problema!!! é só vc falar com ele e tudo bem, falei eu não quero falar com ele, vc que vai arrumar o guia vc já avisa que o cliente não quer que pesque, ele falou sem problemas, no primeiro dia a primeira coisa que o guia colocou no barco foi a varinha dele, não falei nada a pior coisa que tem é vc criar clima, primeiro dia ele posicionava o barco pra nós, segundo dia ele posicionava o barco pra nós e pra ele, terceiro dia ele posicionava o barco só pra ele rsss, nunca mais esse guia nem pousada. segunda passagem Rancho do kojak  fechei o pacote e quando comecei tocar no assunto guia ele me interrompeu e falou guia nossos não pesca e realmente não pescou, achamos um cardume falei pega essa vara ai e arremessa!!!!, ele falou não!! falei ou tu arremessa ou jogo vc dentro d'agua!!!!!! ai ele arremessou kkkkkkkkk, mesma coisa na cerveja na hora do churrasco falei pra ele  pega uma latinha ele falou latinha só a noite rs e assim foi, excelente o serviço fui duas vezes e to indo de novo, a terceira passagem envolve o "Sinhô" "seu" @Eder Nascimento, temos um guia na sua região que vc diz que ele é top.. excelente... o guia dos guias da região e realmente ele é muito bom, mas quando fomos pescar com ele foi flórida aguentar o meu parceiro a noite no hotel resmungando o tempo todo dizendo, a gente paga pro cara pescar?!?!?! quando ele diz arremessa ali a isquinha dele já ta voando na frente!!!!! e o que vc falou é verdade o cara ta dentro d'água todo dia sabe a cor, a isca a ser usada, como trabalhar a isca sabe tudo ou seja ele está em total vantagem pois estamos no local uma vez por ano, e o parceiro não tava exagerando era exatamente o que acontecia, quem pegou mais peixe grande???!!!! o guia rs, eu ainda tive sorte e peguei uns grandes na faixa dos 50cm mas o meu parceiro ficou só na tricaiada rs, então "seu" Eder o cara realmente é bom mas ta longe de ser profissional, e tu diz que ele é top dos tops:gorfei::gorfei: rssss.

O melhor guia que já pesquei se chama @Marcelo Moreno de Epitácio ele sabe muito é um fenômeno como o cara a acha peixe, as iscas dele no lugar das garatéias tem correntinhas pra isca não perder o balanço, muitas vezes ele dribla o goleiro e passa a bola pra vc fazer o gol, esse é top de vdd Eder ele quer que vc pegue o peixe.  

Na minha opinião guia só deve pescar depois que o cliente falar "Você pode pescar" se ele pescar antes disso já ta avançando o sinal vermelho.

Meu amigo Jorel concordo plenamente com você, mas não disse aqui que meu guia é o top dos top. Pelo menos aqui neste post não kkkk.

Pelo contrário comentei que comigo não pesca mais porque deixo claro que não quero, mas afirmei também que todo guia é fominha e se der mole mesmo dizendo que você não quer que ele pesque ele vai pescar, basta dar um molezinho.

Isso que você disse é pura realidade e já foi um dos motivos de "arranca rabos" entre a gente. 

Um dos motivos que abri este fórum é também para servir de alerta para todos os guias que tem esta prática. Para os guias tenha ciência que só joga isca na água quando o cliente assim achar que deve. Afinal quem esta ali para pescar somos nós e não eles.

Um dia acredito que alguns reflitam e cheguem a este nível de profissionalismo, mas esta longe ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Kid M disse:

Prezado Pepe,

Sem querer criar qualquer polêmica, retorno ao que disse apenas com o intuito de esclarecimento do que mencionei, independentemente de qualquer posicionamento sobre o tema.

Quem pesca por uma semana (ou em torno disso), já sabe que terá que gratificar os piloteiros, pois parte de suas rendas advêm disso (já cansei de apurar o funcionamento desses piloteiros).

O que fazemos (e acho que todos que pescam num mesmo grupo) é deixar previsto e programado um montante que será rateado (por igual) à todos com quem tivemos contato (não apenas piloteiros, mas também o apoio administrativo, cozinha, etc...). Tem também a questão da meritocracia escolhida por voto aberto entre todos os pescadores do grupo para eleger aqueles que tiveram um destaque especial e por conta disso merecerem um "bônus financeiro". Independente disso, e por pescarmos em sistema de rodízio (pescadores e piloteiros), criamos uma forma complementar de reconhecimento - que é a de pagar especificamente um "bônus" por grandes exemplares capturados, sendo o de maior valor exatamente aquele que se tornar o troféu da pescaria.

Como esses critérios são previamente anunciados à todos - já que o rodízio evita qualquer forma de favorecimento - isso tem dado muito certo.

Acredito que pescarias em que se vai especificamente para utilizar um guia renomado, isso certamente não acontece, pois seu trabalho se traduz nisso e já está pré pago. 

Por fim amigo Pepe, causa-me (ainda hoje) um certo espanto a forma de contratação das tripulações pelas pousadas e barco hotéis (principalmente estes...), pois as diárias são bem baixas e não necessariamente honradas na sua íntegra ! Se isso tivesse um cunho financeiro pré estabelecido e coerente, toda a tese da "gratificação" tem sua razão de ser, e praticada pontualmente.   

Entendo, e por viver uma realidade bem diferente com nossas equipes atuais levo muito em consideração a sua colocação como um todo - onde uma pratica extorsiva é mais comum. Detalhe não me expressei a gratificação comum - por um bom serviço prestado e sim a aquela que premia o detentor da maior captura na semana - essa, em minha opinião é a motivadora de discórdia em qualquer equipe na região. Abração

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tudo é questao de coversa. Também não gosto que o Guia pesque, afinal, viajamos e gastamos muito para estar ali por 5 ou 6 dias atrás daquele troféu, o guia tem o ano todo pra pescar. é uma questão que já deixo claro no fechamento do pacote e reforço antes da ida. Pesquei no lago do peixe com Myler Marques e Higor Radar, os caras nem varam levam... as vezes quando fica naquele horário de peixe eles perguntar se quer ajuda para levantar o peixe, mas nunca com o intuito de "roubar" teu peixe. Vale a pena procurar indicações antes, perguntar, reforçar, enfim...

Também tem o outro tipo de cliente, aquele que não tem experiência em pesca com Tucunaré, nesses casos, o guia terá que ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pepe Melega disse:

Detalhe não me expressei a gratificação comum - por um bom serviço prestado e sim a aquela que premia o detentor da maior captura na semana - essa, em minha opinião é a motivadora de discórdia em qualquer equipe na região. Abração

 

tambem concordo...esse negocio de gratificar a maior captura é uma grande besteira..nao tem nada a ver...pode acontecer de o melhor guia fazer pegar 20 peixes de 10 kg e vir o pior guia e capturar,durante toda a semana, apenas 1 peixe,e esse peixe dar 10,1kg...passou longe dele ter o merito...quem realmente deveria receber a bolada?entao,isso nao tem sentido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, VitorMorais disse:

Acho que tudo é questao de coversa. Também não gosto que o Guia pesque, afinal, viajamos e gastamos muito para estar ali por 5 ou 6 dias atrás daquele troféu, o guia tem o ano todo pra pescar. é uma questão que já deixo claro no fechamento do pacote e reforço antes da ida. Pesquei no lago do peixe com Myler Marques e Higor Radar, os caras nem varam levam... as vezes quando fica naquele horário de peixe eles perguntar se quer ajuda para levantar o peixe, mas nunca com o intuito de "roubar" teu peixe. Vale a pena procurar indicações antes, perguntar, reforçar, enfim...

Também tem o outro tipo de cliente, aquele que não tem experiência em pesca com Tucunaré, nesses casos, o guia terá que ajudar...

Ótimo posicionamento Vitor Morais, também acredito no que você disse, conversar antes deixa tudo mais as claras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai muito do tipo de pescaria.  Pescaria com isca artificial não deixo que pesquem, no máximo um arremesso ou outro  quando tomo uma gelada,  pescaria apoitado de espera não vejo problema desde que não esteja atrapalhando. 

Quanto a caixinha, sou totalmente contra caixinha prévio acordado com a turma, todas vezes que fomos de turma, cada dupla que acerte com o seu guia, tem que fazer por merecer, já tive guia que dei carretilha zero e teve guia que não dei um anzol .  Caixinha prévio só pro pessoal da cozinha, etc. 

Mas não existe regra, e nem deve existir vai de cada um.  Mas acho interessante gratificar guias esforçados que  buscam o melhor pro cliente. Muitos desses guias hoje tem seus conjuntos de barco motores tralhas e cada vez mais tem a visão que o pesque solte é muito mais rentável que a pesca predatória, ou seja conseguiram isso graças ao empenho e cordialidade com os clientes, acho que devemos incentivar mais esse pessoal 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar meu pitaco:

GUIA QUE PESCA: De uma forma geral acho errado e extremamente irritante  o guia pescar com os turistas. A função dele é nos colocar na cara do gol assim com nos auxiliar quanto as características  de pesca da região ou daquele semana ! Mas, ao contrario senso, muitas vezes é extremamente importante o guia fazer alguns arremessos ( a pedido do turista kk). Em 2014 lá em Barcelos, um grupo de pescadores que estavam voltando da sua semana de pesca, nos passou um feedback de que a pescaria estava extremamente difícil e que era para colocar o guia para bater hélice e irmos cobrindo os arremesso com a Perversa..... Nos primeiros 2 dias de pesca ( que foram difíceis) não aventamos esta possibilidade para o piloteiro até para não se criar o pretesto para ele pescar junto. Porém do terceiro ao sexto dia, começamos a pedir para ele bater hélice em alguns momentos ou pontos com a finalidade de cobrirmos os arremessos dele ..... Foi a melhor coisa que fizemos.... Meu maior tucuna, 9,300 kg, foi pego graças a este esquema que fizemos.  Mas também deixo claro que  meu piloteiro era extremamente consciente!!! Ele arremessava a hélice e no menor sinal de um peixe por perto, imediatamente ele parava o movimento.... Em suma, ele sabia o que estava fazendo e que a ideia principal era de que nós é que tínhamos que pegar o peixe !!

GRATIFICAÇÃO: Como todos nós sabemos, a gratificação pelos serviços prestados, sendo certo ou errado, já faz parte do custo das nossas aventuras de pesca!! Nosso grupo gratifica toda a tripulação, do do piloteiro a cozinheira!! Quanto a premiação do maior peixe, minha experiência não foi das melhores. Pelo menos no nosso grupo, temos a ideia de pegar peixe, pouco importando o tamanho... queremos ter ação !! Logicamente que uma hora ou outra um grande ira entrar, então meu negócio é ter peixe na linha kkk! Em uma das minhas aventuras em Barcelos com premiação do Maior tucunaré, peguei um piloteiro que só visava a primiação do maior tucunare. Chegou ao ponto de pegarmos um cardume de paca de pequeno porte e ele querer sair  pois lá não iria pegar peixe grande!!! Depois disso, mudamos o esquema de premiação.... Atualmente premiamos o maior peixe de couro (ainda não peguei um guia que gostasse de fazer este tipo de pescaria), a maior quantidade de tucunaré ( independente do tamanho) e o maior tucunaré. Desta forma, se no primeiro dia sair um monstro de tucunaré, não irá desmotivar o guia, pois ele poderá ser premiado com a maior quantidade ou maior peixe de couro.......

acho que é isso

abraça a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto que piloteiro pesque, mas existem exceções.

- Sempre gratifico piloteiro e toda a tripulação.

- Caixinha da tripulação estipulamos um valor para cada pescador e todos pescadores participam, nunca tivemos quem quis ficar de fora. 

- Já a caixinha do piloto é individual, cada pescador faz da maneira que acha mais certo.

 

Sobre gratificar o piloteiro para maior peixe, já fizemos algumas vezes isso, mas reparamos o seguinte:

Em uma semana difícil de pesca, sai um peixe um pouco acima da média, o piloteiro já tira o pé, pois acha que por ser uma semana difícil não vai sair nada melhor.. Acreditem, aconteceu isso no segundo dia de pesca em Barcelos... aquele mesmo piloteiro que era o primeiro a sair pra ir pescar, depois dessa captura, era o ultimo a sair... kkk mas se lascou, pois saiu um bem maior.. kkkkkk 

Para essa temporada vamos fazer diferente, somasse os 3 maiores peixes do dia por bote, no final da semana faz o somatório geral e chegaremos no 1º, 2º e 3º lugar... 

A percepção da nossa turma é que sempre motivou, conversando com nosso guia e guia dos amigos da turma...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, gostaria de deixar a minha opinião, apesar de ser leigo no assunto e nunca ter pescado tucunaré.
Fiz apenas uma pescaria (um dia) com guia aqui na região e o atendimento foi excelente, o guia pescou junto mostrando técnicas que vem dando certo em sua pescaria, tanto em trabalho de iscas, cores, pesos, profundidades e etc o que na minha opinião, mesmo que não tivesse pego peixe na pescaria, só o aprendizado já teria valido a pena, quando o peixe começou a bater ele parou de pescar e ficou embarcando o peixe e tirando as iscas da boca.

Eu sinceramente acho um absurdo você pagar o pacote de pesca e se deparar com o guia posicionando o barco em seu benefício e se apropriando da melhor posição de pesca, inadmissível essa situação.

Outro absurdo na minha opinião é ser "forçado" a pagar um valor a mais do que o pacote de pesca,  que não é barato, se não o guia fica fazendo corpo mole na pescaria.
Forçado esta entre " áspas " afinal de contas ninguém coloca uma arma da sua cabeça o forçando a pagar uma "caixinha", mas se não pagar o que acontece? pelos comentários dos amigos acima o guia não trabalha da mesma forma como trabalharia se a tal "caixinha" estivesse presente.

Na minha opinião se você cobra por um serviço, você deve realizar este serviço da melhor forma possível, se o valor repassado ao guia não é o suficiente, por que o guia trabalha por este valor? 
Se a resposta for falta de oportunidade na região, sinceramente este não é um problema dos clientes, afinal de contas sabemos que existem inúmeras operações de pesca, cabe ao guia se esforçar e procurar uma com maior rentabilidade, pois é assim que a vida funciona para todos nós.

Gostaria de deixar bem claro que não culpo quem faz a tal "caixinha", pois acredito que é uma forma eficiente de resolver este problema e também espero que ninguém fique ofendido com minhas palavras, afinal de contas este é um fórum aberto e apenas gostaria de expressar a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Eder,

Não poderia deixar de comentar seu post.

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela postagem e pela coragem de publicar.... Parabéns também a galera que comentou. Não é sempre que acontece algo assim, ainda mais em um esporte cuja visão critica é praticamente inexistente.

Fato que essa pratica de pescar com o cliente irrita consideravelmente boa parte dos pescadores (embora nem todos demonstrem) principalmente pelo fato de conhecerem o local com a palma da mão (nem vou falar do ponto propriamente dito), ou seja, suas chances são muito maiores.

Pessoalmente acredito que temos que dividir o bolo em 2:

Os piloteiros e os guias de pesca.

Piloteiros: Raramente se incomodam com um eventual pedido do cliente para não pescar, encaram como profissão e cumprem ordens a risca.

Guias de pesca: Pelo menos menos uma parte deles sequer conseguiu ter uma visão periférica da coisa. A impressão é que sequer decidiram o que de fato os envolvem na pesca e estão ali para projetar a sua imagem ou simplesmente pescar. Decidiram que o peixe é seu MKT pessoal e levam a risca. Tem guia que até participa de torneio competindo com o próprio cliente... como o cliente vê isso?

A grande questão que fica é... o mercado vai aceitar? por enquanto esta aceitando... teremos que esperar para ver a evolução ou não desse consumidor.

Agora o mais preocupante: essa falta de visão pode se alastrar? Afetar outros valores?

Vemos diariamente a decadência de estruturas... Guias entrando e saindo do mercado, enfim....

Tanto de bom para se oferecer por essas pessoas mais tudo acaba se resumindo a churrasco e velocidade.

Falta criatividade.

Agora minha opinião pessoal que era apenas o que precisava (sem esse lance de analisar a coisa como um todo)

Comigo se pescar eu não ligo... mais também não volto.

Grande abraço,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca pesquei na Amazônia, mas pesco peixes de couro no Araguaia. Creio que para a pesca do tucunaré por exemplo, onde a posição do barco influencia muito, ainda mais quando se pesca em duplas ou trios, o guia pescar junto, e ainda querer pegar mais peixes como foi citado é uma falta de respeito. Ele pode eventualmente arremessar para corrigir algum erro, ou quando solicitamos.

No Araguaia, as vezes que fomos o guia pescava as iscas para peixes de couro, a fim de demorar menos tempo. Na pesca do peixe de couro, ele levava o equipamento dele, e quando o peixe pegava ele passava para alguém do barco para brigar com o peixe. Sempre fomos muito bem atendidos pelos piloteiros da pousada Canoeiros.

Como gaúchos e admiradores de um bom churrasco, tivemos que insistir pra ele deixar a gente preparar na barranca do rio, além de insistir para ele pegar nossa bebida, nunca cerveja, apenas refri, e pedir para que ele almoçasse junto a nós.... sem contar que no primeiro dia ele disse q colocaria as iscas... tiraria os peixes.. pois clientes queriam isso... ai tive que rir com ele... alguém vem pescar... não poe as mãos nas iscas e nem nos peixes??? e ele disse q tinha...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2018 em 16:29, Rafael Cunha disse:

Bom pessoal, gostaria de deixar a minha opinião, apesar de ser leigo no assunto e nunca ter pescado tucunaré.
Fiz apenas uma pescaria (um dia) com guia aqui na região e o atendimento foi excelente, o guia pescou junto mostrando técnicas que vem dando certo em sua pescaria, tanto em trabalho de iscas, cores, pesos, profundidades e etc o que na minha opinião, mesmo que não tivesse pego peixe na pescaria, só o aprendizado já teria valido a pena, quando o peixe começou a bater ele parou de pescar e ficou embarcando o peixe e tirando as iscas da boca.

Eu sinceramente acho um absurdo você pagar o pacote de pesca e se deparar com o guia posicionando o barco em seu benefício e se apropriando da melhor posição de pesca, inadmissível essa situação.

Outro absurdo na minha opinião é ser "forçado" a pagar um valor a mais do que o pacote de pesca,  que não é barato, se não o guia fica fazendo corpo mole na pescaria.
Forçado esta entre " áspas " afinal de contas ninguém coloca uma arma da sua cabeça o forçando a pagar uma "caixinha", mas se não pagar o que acontece? pelos comentários dos amigos acima o guia não trabalha da mesma forma como trabalharia se a tal "caixinha" estivesse presente.

Na minha opinião se você cobra por um serviço, você deve realizar este serviço da melhor forma possível, se o valor repassado ao guia não é o suficiente, por que o guia trabalha por este valor? 
Se a resposta for falta de oportunidade na região, sinceramente este não é um problema dos clientes, afinal de contas sabemos que existem inúmeras operações de pesca, cabe ao guia se esforçar e procurar uma com maior rentabilidade, pois é assim que a vida funciona para todos nós.

Gostaria de deixar bem claro que não culpo quem faz a tal "caixinha", pois acredito que é uma forma eficiente de resolver este problema e também espero que ninguém fique ofendido com minhas palavras, afinal de contas este é um fórum aberto e apenas gostaria de expressar a minha opinião.

Muito bem falado, grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Rogério Araujo Pinheiro disse:

Ola Eder,

Não poderia deixar de comentar seu post.

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela postagem e pela coragem de publicar.... Parabéns também a galera que comentou. Não é sempre que acontece algo assim, ainda mais em um esporte cuja visão critica é praticamente inexistente.

Fato que essa pratica de pescar com o cliente irrita consideravelmente boa parte dos pescadores (embora nem todos demonstrem) principalmente pelo fato de conhecerem o local com a palma da mão (nem vou falar do ponto propriamente dito), ou seja, suas chances são muito maiores.

Pessoalmente acredito que temos que dividir o bolo em 2:

Os piloteiros e os guias de pesca.

Piloteiros: Raramente se incomodam com um eventual pedido do cliente para não pescar, encaram como profissão e cumprem ordens a risca.

Guias de pesca: Pelo menos menos uma parte deles sequer conseguiu ter uma visão periférica da coisa. A impressão é que sequer decidiram o que de fato os envolvem na pesca e estão ali para projetar a sua imagem ou simplesmente pescar. Decidiram que o peixe é seu MKT pessoal e levam a risca. Tem guia que até participa de torneio competindo com o próprio cliente... como o cliente vê isso?

A grande questão que fica é... o mercado vai aceitar? por enquanto esta aceitando... teremos que esperar para ver a evolução ou não desse consumidor.

Agora o mais preocupante: essa falta de visão pode se alastrar? Afetar outros valores?

Vemos diariamente a decadência de estruturas... Guias entrando e saindo do mercado, enfim....

Tanto de bom para se oferecer por essas pessoas mais tudo acaba se resumindo a churrasco e velocidade.

Falta criatividade.

Agora minha opinião pessoal que era apenas o que precisava (sem esse lance de analisar a coisa como um todo)

Comigo se pescar eu não ligo... mais também não volto.

Grande abraço,

 

Obrigado por se posicionar e te agradeço pelo comentário.

Esse é um assunto que me incomoda e acredito que sirva de alerta para os guias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa situação de o guia ou piloteiro pescar contigo, só presenciei no litoral paulista e pauliceia/panorama, e muito irritante e não adianta reclamar, dizem que não saim com clientes aonde eles não tenham essa liberdade.

Agora na região de Manaus/barcelos, sempre contei com piloteiros profissionais, aonde não havia essa hipótese, tomar uma cerveja sua? Só insistindo muitoooooooo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2018 em 10:42, MAURICIO ROSSETIM disse:

Penso que essa questão de Guia pescar deveria ser simples: Para pesque e solte o guia não pesca, ponto final.

Acho também que o GUIA que pesca deveria em primeiro lugar dizer "Eu só acompanho o turista se eu também pescar, você (turista) aceita esta condição? Se sim, o turista aceita, está resolvido. 

Se ele(guia) é patrocinado por alguém e precisa mostrar ao patrocinador suas habilidades, deveria faze-lo em um dia pesca SOZINHO!

Eu entendo que quando eu contrato um guia para EU  pescar, eu sou o patrocinador do guia neste momento! Eu preciso que ele mostre suas habilidade de pilotagem e de tirar o peixe da pauleira etc...

Enfim é uma relação de "negócio" como qualquer outra combina, antes e fim de papo!

Agora, você vai pescar no barco hotel, por exemplo, e os piloteiros sem mais aviso começa a jogar a isca na água... já era!

 

 

 

30 anos de guia de pesca por esse Brasil inteiro e la fora. Piloteiro que eu contratava não pescava e ponto final!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...