Ir para conteúdo

Qual a Regulagem Carburador Mercury 30 hp 2t?


Posts Recomendados

Bom dia galera,sei que tem muita coisa a respeito no fórum,mas já procurei igual doido e não descobri o que queria.

Sei que não existe regulagem "padrão" para carburador,mas alguém tem como me dar umas dicas na regulagem da entrada de ar no Mercury 30 hp 2t?o motor é o mesmo que o sea pro 25,vejo pessoas dizendo que este motor usa regulagem de entrada de ar entre 1 volta e ½ até incrível 2 voltas e ½... coisa de doido uma margem de erro tão elástica.Nao quero saber regulagem de fabrica, pois ja vi inúmeros motores deste com regulagem errada de fabrica,quero saber como regular o carburador desse motor por quem já fez.Algum macete? Alguma dica?

Estou falando isso pois eu regulo carburador de motosserra, roçadeira,moto,mas motor de popa nunca foi preciso,e um detalhe, sofri com uma roçadeira uma vida inteira levando em revisão e nunca resolveram o problema dela não ligar quando quente.Solucao: entrada de ar fechada demais,uma volta abrindo e nunca mais deu problema...

Existe alguma forma prática de realizar a regulagem do carburador do sea pro? Se ficar fechada demais,eu sei que o motor dica demorando acelerar e desacelerar; mas se a regulagem ficar com a entrada de ar muito aberta,qual o sintoma?

Agradeço aos mecânicos de plantão...kkkkk

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Astra-Taranis disse:

A regulagem depende do local (altitude) q se esta entre outros fatores. 

Aberta demais vai esfumacear muito e pipocar ou acelerado

Eu achava que quanto mais fechado a entrada de ar,mais fumaceava e quanto mais aberto,menos lubrifica o motor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Guto Pinto disse:

O meu estava com 2 voltas e 1/4.  Depois regular a lenta conforme mexe,  Com menos de 1 volta e meia ela falhava e acima de 2 e 1/4 não notei diferença desempenho 

Vou olhar o meu pra ver como está,pela minha experiência em carburador,eu acho que a entrada de ar está um pouco fechada.Quando acelero,estou notando que ele demora pra desaceleraraa valeu,vou esperar pra ver se mais alguém posta como está a regulagem do ar.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/11/2018 em 18:12, Guto Pinto disse:

O meu estava com 2 voltas e 1/4.  Depois regular a lenta conforme mexe,  Com menos de 1 volta e meia ela falhava e acima de 2 e 1/4 não notei diferença desempenho 

O meu estava com 1 volta e ½, coloquei em 2 voltas e vou usar pra ver se melhora algo ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Taylor Oliveira disse:

O meu estava com 1 volta e ½, coloquei em 2 voltas e vou usar pra ver se melhora algo ..

Lembre de regular a lenta pois ela vai desregular .   Se não me engano o protocolo da mercury qdo se transformava o Seapro pro de 25hp pra 30hp era troca dá junta , aumento do ponto em 5 graus e parafuso da mistura pra 2 volts e meia.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Lembre de regular a lenta pois ela vai desregular .   Se não me engano o protocolo da mercury qdo se transformava o Seapro pro de 25hp pra 30hp era troca dá junta , aumento do ponto em 5 graus e parafuso da mistura pra 2 volts e meia.  

Guto,tem certeza que mandava colocar o parafuso de entrada no ar em 2 voltas e meia? Então meu motor tá muito enforcado.....veio com 1 volta e meia,mas eu sempre achei que ele tava rendendo pouco,mesmo com velocidades expressiva,eu acho que poderia melhorar mais....eu acho meu motor muito econômico...faz 9 litros por hora em máximo...ele rende bem,mas ele tem um probleminha que fica oscilando a aceleração se usar só meia acelerador.. pra mim isso é sintoma de entrada de ar muito fechada...

E outra com 2 voltas e meia a mola do parafuso de entrada de ar vai ficar muito mole não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Guto,tem certeza que mandava colocar o parafuso de entrada no ar em 2 voltas e meia? Então meu motor tá muito enforcado.....veio com 1 volta e meia,mas eu sempre achei que ele tava rendendo pouco,mesmo com velocidades expressiva,eu acho que poderia melhorar mais....eu acho meu motor muito econômico...faz 9 litros por hora em máximo...ele rende bem,mas ele tem um probleminha que fica oscilando a aceleração se usar só meia acelerador.. pra mim isso é sintoma de entrada de ar muito fechada...

E outra com 2 voltas e meia a mola do parafuso de entrada de ar vai ficar muito mole não?

Eu acho que pelo seus relatos de velocidade seu motor tá andando demais, eu sou da teoria do que tá bom não se mexe. Tenta pra ver qualquer coisa volte ao normal. Lembro que perguntei na época pro Leonardo Renno aqui do fórum como tava a regulagem do nissan 30hp  dele  e se não me engano era 1 volta e 3/4. Eu tinha um  xerox que mostrava a transformação do super como seapro.  O meu já veio tunado da revenda.  Eu não manjo tanto de carburador vou regulando na tentativa erro, pois pra mim é fácil pois moro do lado do rio, td semana tava lá a tarde pra fuçar,  e nada melhor ue na água pra fazer isso,  lembro que meu Seapro o ideal ficou com 2 voltas , essa oscilação de rpm é comum , no 18 tem e Seapro as vezes em alta e média fazia tb, nos 40 que andei tb, já nos Yamaha não sinto isso.  Seapro principalmente qdo usava hélice 13 e com peso,  em rpm máximo o motor oscilava 50 a 80 rpm depois de um tempo aberto , com a 12 isso diminuiu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que não entendi é como vc sabe que  se seu motor está rendendo pouco? Vc comparou com outros motores semelhantes no mesmo lugar?  Cuidado que conheço muita gente que fuçou e fuçou e estragou motor , não  se baseie por velocidade relatadas no fórum ou outras fontes, tem inúmeras variaveis em náutica, ao não ser  por um desempenho muito discrepante.   Único jeito de comparar dois motores ou mais é no mesmo rio com mesmo barco usando mesma carga.    Velocidade não pega peixe,  sou do turma que se quer mais velocidade ou compre um motor maior ou diminua o barco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Eu acho que pelo seus relatos de velocidade seu motor tá andando demais, eu sou da teoria do que tá bom não se mexe. Tenta pra ver qualquer coisa volte ao normal. Lembro que perguntei na época pro Leonardo Renno aqui do fórum como tava a regulagem do nissan 30hp  dele  e se não me engano era 1 volta e 3/4. Eu tinha um  xerox que mostrava a transformação do super como seapro.  O meu já veio tunado da revenda.  Eu não manjo tanto de carburador vou regulando na tentativa erro, pois pra mim é fácil pois moro do lado do rio, td semana tava lá a tarde pra fuçar,  e nada melhor ue na água pra fazer isso,  lembro que meu Seapro o ideal ficou com 2 voltas , essa oscilação de rpm é comum , no 18 tem e Seapro as vezes em alta e média fazia tb, nos 40 que andei tb, já nos Yamaha não sinto isso.  Seapro principalmente qdo usava hélice 13 e com peso,  em rpm máximo o motor oscilava 50 a 80 rpm depois de um tempo aberto , com a 12 isso diminuiu

Meu motor estava funcionando bem...mas meu motor veio pra mim novo, lacrado,nem sei se foi testado na revenda,pois comprei pelo telefone e chegou na minha casa....e nunca fez revisão, acho que eles devem entregar a entrada de ar bem fechada pra lubrificar mais no amaciamento...

Eu coloquei em 2 voltas e vou testar,dei também uma aumentada na lenta,pois acho que mais entrada de ar,o motor fica mais lento, então aumentei  a lenta e vou testar pra ver....

O rendimento tava bom,mas se eu puder tirar o máximo possível..

Só noto a oscilação de rpm em 3000 rpm, acima disso a aceleração é normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Guto Pinto disse:

O que não entendi é como vc sabe que sabe se seu motor está rendendo pouco? Vc comparou com outros motores semelhantes no mesmo lugar?  Cuidado que conheço muita gente que fuçou e fuçou e estragou motor , não  se baseie por velocidade relatadas no fórum ou outras fontes, tem inúmeras variaveis em náutica, ao não ser  por um desempenho muito discrepante.   Único jeito de comparar dois motores ou mais é no mesmo rio com mesmo barco usando mesma carga.    Velocidade não pega peixe,  sou do turma que se quer mais velocidade ou compre um motor maior ou diminua o barco. 

Eu conheço um pouco de carburação,e tenho todas as regulagens de fabrica anotadas...

Vou testar e ver,se não ficar bom eu volto pra regulagem que veio de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Em 19/09/2022 em 23:57, Helton Jacomo disse:

Uma volta e meia então vc fala,eu tenho um Mercury seapró fui ver estava com quase 3 voltas,deixei com 2,esse final de semana vou por o barco na água e vou ver se melhora, qualquer coisa eu testo com uma volta e meia pra ver também

 

3 voltas completas?😱

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...