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GustavoLilge

AJUDA - Carretel Enrolando mais de um lado

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fala pessoal, possuo uma carrretilha falcon importada e ela ta enrolando mais linhda de um lado do carretel, mais precisamente no lado da manivela. alguem ja teve esse problema e pode dar uma dica doq fazer?

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6 minutos atrás, GustavoLilge disse:

fala pessoal, possuo uma carrretilha falcon importada e ela ta enrolando mais linhda de um lado do carretel, mais precisamente no lado da manivela. alguem ja teve esse problema e pode dar uma dica doq fazer?

A causa mais comum disso é ter abastecido a linha, com a sintonia fina (aquele botão que vc aperta ou folga para ajustar a carretilha para o peso da isca) da carretilha folgada.  Solução: Desenrole a linha toda, aperte bem o botão e volte a enrolar a linha. Isso tira a folga do carretel e a carretilha enrola preciso.

 

A segunda causa seria o parafuso do guia fio do devanador folgado. Solução: Apertar o parafuso e o guia fio volta a alinhar a linha.

 

Veja aí se resolve chefia!

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5 minutos atrás, Beto Caranha disse:

A causa mais comum disso é ter abastecido a linha, com a sintonia fina (aquele botão que vc aperta ou folga para ajustar a carretilha para o peso da isca) da carretilha folgada.  Solução: Desenrole a linha toda, aperte bem o botão e volte a enrolar a linha. Isso tira a folga do carretel e a carretilha enrola preciso.

 

A segunda causa seria o parafuso do guia fio do devanador folgado. Solução: Apertar o parafuso e o guia fio volta a alinhar a linha.

 

Veja aí se resolve chefia!

opa, obriga pela resposta, ja tirei a linha umas 4 vezes apertei o ajuste e o drag, se recolher bem apertado a linha ela enrola bem, mas durante a pescaria que a linha fica mais solta, ela volta a enrolar mais do lado da manivela

 

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Esse é um problema recorrente e q até os mais experientes não sabem a razão dele acontecer.

 

Vamos lá, vamos imaginar como funciona o destravar e o travar do carretel durante a pescaria.

 

Suponhamos que a linha e o devaneador estão totalmente no lado direito do carretel...daí você destrava o carretel e arremessa a isca. Lembre-se q ao destravar, o guia/devaneador fica PARADO NA DIREITA...enquanto q a linha vai se desenrolando do carretel...Quando você trava o carretel novamente, pode ocorrer da linha estar saindo totalmente na esquerda, cruzando todo o carretel e saindo no guia q está lá na direita.

 

Ou seja, toda vez q você está destravando o carretel para fazer o arremesso, a linha está totalmente a esquerda ou a direita do carretel...E como nós fazemos este destravamento sempre no mesmo lugar, a linha vai se amontoando nos cantos.

 

Como corrigir isso?!?!

Corte um pedaço da linha de forma que na hora q você destravar o carretel (distância entre a isca e a ponta da vara q normalmente você arremessa sempre), a saída da linha e o devaneador estejam no centro do carretel.

Pronto...a linha agora só vai acumular no centro do carretel...rsrsr

 

Moleza...😉

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Tire a tampa lateral do carretel e tire o rolamento. Embaixo do rolamento coloque um pequeno disco de metal qualquer (corte de uma chapinha de aço preferível) bem fininha.

Depois de montado teste o enrolamento c folga zero no carretel, só não aperte demais apenas encoste o botão no eixo.

Se continuar coloque um disco mais grosso e teste.

Se o carretel ficar descentralizado com as beiradas da carretilha então o problema está no devanador (eixosemfim) que pode ser corrigido colocando uma arruela num dos lados (no teu caso é o mesmo lado).

Eu tive que lixar (diminuir) a bucha do outro lado que encosta no rolamento do eixo.

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Em 26/12/2020 em 21:06, GustavoLilge disse:

opa, obriga pela resposta, ja tirei a linha umas 4 vezes apertei o ajuste e o drag, se recolher bem apertado a linha ela enrola bem, mas durante a pescaria que a linha fica mais solta, ela volta a enrolar mais do lado da manivela

 

testa em outra vara ....

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12 horas atrás, GustavoLilge disse:

qual a teoria por tras?

Na verdade irá acontece o q disse acima.

Como irá cortar a linha e irá amarrar a isca na outra vara, toda vez q você destravar o carretel para arremessar, a linha deve começar a sair no centro do carretel. 

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15 horas atrás, GustavoLilge disse:

qual a teoria por tras?

Passadores tortos. Mas você pode checar isso visualmente. Recomendo que faça mesmo. 
 

De fato, concordo com a hipótese do Fabrício, eu faço a mesma análise quando acontece comigo, porém já tentei essa coisa de parar o guia-fio no centro na montagem da vara e não resolveu. Nem precisa cortar linha, basta travar o carretel com o dedo e rodar a manivela que o guia-fio anda e você para onde quiser. 
 

O que me dá mais resultado nessas situações é, simplesmente, tirar a linha e colocar de novo. Isso resolve comigo na maioria das vezes. 
 

Um último complemento é que linha torcida provoca bastante esse fenômeno do acúmulo lateral e, quanto mais grossa a linha, maior a tendência de isso acontecer. Se passar do limite máximo de linha do carretel, também colabora para que isso aconteça. 

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Em 27/12/2020 em 00:16, Fabrício Biguá disse:

Esse é um problema recorrente e q até os mais experientes não sabem a razão dele acontecer. Vamos imaginar como funciona o destrava e travar do carretel durante a pescaria.

 

Suponhamos que a linha e o devaneador estão totalmente no lado direito do carretel...daí você destrava o carretel e arremessa a isca, que cai na água e o carretel pára de girar...Pois bem, pode ocorrer de a linha estar agora saindo do lado esquerdo do carretel, Ok!??!!? Durante o arremesso a linha vai desenrolando por todo o carretel, mas o devaneador fica parado. Aqui q está o problema.

Lembre-se q o devaneador ficou parado lá no lado direito, não é mesmo?!?!

Quando você trava o carretel e dá a primeira volta na manivela, a linha q agora está do lado esquerdo cruza de uma vez lá para o lado direito do devaneador e vai se amontoando por lá.

 

Ou seja, toda vez q você está destravando o carretel para fazer o arremesso, a linha está totalmente a esquerda ou a direita do carretel...E como nós fazemos este destravamento sempre no mesmo lugar, a linha vai se amontoando nos cantos.

 

Como corrigir isso?!?!

Corte um pedaço da linha de forma que na hora q você destravar o carretel (distância entre a isca e a ponta da vara q normalmente você arremessa sempre), a linha e o devaneador estejam no centro do carretel.

Pronto...a linha agora só vai acumular no centro do carretel...rsrsr

 

Moleza...😉

para mim seu "problema" é esse citado pelo Fabrício. Isso é uma coisa normal, qualquer carretilha que o devaneador não acompanha a saída de linha no momento do arremesso é propícia a isso. O que eu faço no final das pescarias, é retirar toda a linha do carretel que saiu nos arremessos, e depois recolho tudo de novo. Assim ela fica certinha.

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20 horas atrás, GustavoLilge disse:

qual a teoria por tras?

se o primeiro passador não estiver centralizado corretamente , pode ocasionar isso ... uma checada visual já resolveria ...

 

quanto ao citado pelo Fabricio ( cortar a linha ) ... isso é desnecessário ... basta puxar a linha com a fricção fechada ( ou manivelar com o carretel travado ) ...

 

e , enrolar com a vara "de lado" tbm ocasiona isso ...

 

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Em 28/12/2020 em 20:13, Armando Ito disse:

se o primeiro passador não estiver centralizado corretamente , pode ocasionar isso ... uma checada visual já resolveria ...

 

quanto ao citado pelo Fabricio ( cortar a linha ) ... isso é desnecessário ... basta puxar a linha com a fricção fechada ( ou manivelar com o carretel travado ) ...

 

e , enrolar com a vara "de lado" tbm ocasiona isso ...

 

obrigado, vou pescar esse find e testar isso

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Muito interessante a informação passada pelo Fabrício, também acontece muito comigo.

 

Entendo que são dois casos diferentes:

 

1 - Problema acontecendo ao abastecer a carretilha com a linha: Nesse caso, acredito que enrolar a linha com os freios apertados (sintonia fina e friccção), e sempre manter a vara reta e tensionada. Assim a linha vai entrar sempre de forma equilibrada. Caso mesmo assim aconteça, aí acredito que pode ser algum problema mecânico na carretilha.

 

2 - Problema acontecendo durante a pescaria, conforme vai arremessando e recolhendo: Comigo acontece poucas vezes, e nunca descobri o motivo... se acontecer, vou testar a teoria do Fabrício.

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