Ir para conteúdo

Olá amigo que está de passagem pelo Fórum Turma do Biguá (FTB).

É um enorme prazer tê-lo em nossa casa. O fórum é aberto a todos. Pra nós, tê-lo participando é sempre um prazer. Para utilizar nossa plataforma em sua totalidade, basta clicar em CADASTRE-SE e siga os passos seguintes. É fácil e em poucos segundos você estará interagindo com todos.

Para aqueles que já se cadastraram mas não se recordam dos seus nomes de usuário, SOLICITAMOS QUE NÃO EFETUE UM NOVO CADASTRO. Basta enviar um email para fbigua@gmail.com nos informando os dados que vc se recorda, que em pouco tempo resetaremos seu perfil e enviaremos os dados para você.

Qualquer dúvida basta ser enviada para o mesmo email acima mencionado.

Att. Equipe de Moderação do FTB

Fabrício Biguá Fabrício Biguá

Bem vindo ao Fórum Turma do Biguá

Sinta-se em casa. O Fórum Turma do Biguá há mais de 10 anos é a casa do pescador esportivo. Você encontrará milhares de informações sobre a pesca esportiva, náutica, camping, e tudo o que envolve o esporte mais praticado no Brasil. Contamos com a sua participação para deixar o nosso blog fórum ainda mais interessante. Seja muito bem vindo!!!

Confira os mais de 4.000 relatos postados pelos nossos amigos

Clique aqui e vá direto para a sala dos Relatos de Pescaria. São milhares de belíssimos relatos repleto de fotos, paixão e muito peixe grande. Aproveite para eternizar sua pescaria, publicando detalhes sobre a sua aventura.
Acesse agora

Apaixonados pelo Tucunaré Açu

Adoramos a pesca esportiva em todas as suas modalidades, independente do peixe escolhido, mas temos uma paixão especial pelo tucunaré de olhos vermelhos. Navegue em nossas páginas e saiba tudo sobre eles.

Mas esportividade é a nossa razão de ser

Pequenos, grandes, bagróides, redondos?!?! Não importa.

BASSBOAT BRASIL

Mais uma marca registrada do FTB. O Bassboat Brasil é o único fórum do Brasil que traz tudo sobre os barcos de pesca esportiva de alta performance.
Acesse agora
  • +27 °C
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
fernando melo

Matando filhotes de Tucuna no DF

Posts Recomendados

Como vi que tem muitos pescadores de Brasília aqui no fórum, quero comentar um fato que presenciei semana passada e achei absurdo. Sou sócio de um Clube que fica às margens do Lago Paranoá ( acho que é melhor não falar o nome ) e semana passada estava lá com meus filhos, como eu estava de férias fui algumas vezes pela manhã levar a gurizada para tomar sol e nadar um bocado.

No horário do almoço eu estava na piscina e ouvi uma algazarra de gente conversando alto, rindo, fazendo farra... como o clube estava vazio achei estranho, olhei de longe e vi vários funcionários do clube à beira do lago jogando linhadas.

Fui até lá e vi um absurdo, os funcionários do clube estavam jogando linhadas no lago e puxando Tucunarés, de cerca de 10cm e jogando na calçada. Com o sol infernal que estava fazendo os peixes morriam na hora, claro. Já tinham pego uns 15 e eram cerca de uns 7, 8 funcionários pescando.

Como eu estava com meus 3 filhos ( e a mais nova ainda é de braço ) não quis ir reclamar com a Direção do clube, me resumi a perguntar para o pessoal pra quê aquilo ali ( ao que me responderam que fariam uma ?fritada? ) e depois falei com um conhecido lá da Portaria que isso não deveria ser feito ali, ele fez cara de ?pois é, que merda...?.

Como pescador fiquei triste e também fulo da vida pois quantas vezes já bati ali naquele lago procurando Tucunas e nunca consegui fisgar um sequer, daí vem o pessoal e mata 15 filhotes... Brasília deveria ter alguma atenção para o Lago Paranoá, eu nunca vejo nada de Educação Ambiental ali relacionado à práticas de pesca.

Sou publicitário e trabalho com bastante material editorial, nunca vi material editorial ou publicitário focando o Lago Paranoá. Minha esposa é Engenheira Florestal e Analista da Caesb ( Companhia de água e saneamento aqui de Brasília ) e também nunca viu projetos neste sentido. Assim fica difícil, com uma população sem educação e nenhum conhecimento sobre preservação ambiental é daqui pra pior...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Você está coberto de razão !

É difícil ter que engolir cenas assim...

Mas até "descobrirem" ( eles lá, aliás, daí... ) que a EDUCAÇÃO é a base de tudo... chorei:: chorei::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando, infelizmente isso não ocorre somente em sua região, no estado do Rio de Janeiro onde pesco a matança é indiscriminada, lá os pescadores tidos proficionais com carteirinha matam peixes sem se preocuparem com as medidas. São usados redes e tarrafas de malha bem fina, onde todos os peixes que se prendem na malha vão pra geladeira para serem vendidos. O que se faz pra combater isso, simplesmente nada. É isso ai mano ta duro de se ver. joia::: joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tem uma explicação: "falta de purrete" como diz meu velho pai. Mas esperar o quê? num pais comandado por um arruaceiro de "porta de fabrica" e seus auxiliares "anarquistas" que r...bang:: nosso pais, invertem os valores, desviam nossas economias e não fazem cumprir a lei como tem que ser. Os caras do clube só seguem o exemplo dos nossos governantes... e dizem ainda que estamos a caminho do primeiro mundo...

Desculpa o desbafo galera... mas tá f...

Lamentavel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô Fernando isso é rotina aqui em Brasília. Já vi inúmeras vezes isso. Frequento clubes desde os 8 anos de idade, ou seja, desde que comecei a pescar. Sempre pesquei no lago paranoá e conheço muito ele, pois antes de eu conhecer os P&P e as represas da região ele era a minha fonte de diversão.

Atualmente frequento um clube ali do lado dos fuzileiros navais (iate) e já peguei tanto tucunaré ali na frente que certa época, os funcioários passavam e não acreditavam que ali tinha tucunaré. Resultado: a partir daí simplesmente durante toda hora do almoço os funcionários do clube passaram a pescar também, com peixinho, colher, linhada... e estavam matando TUDO.

Fiquei indignado e falei com a Comodoria do clube, que prontamente lançou uma norma interna proibindo os funcionários pescarem lá, mesmo fora do horário de serviço. Problema resolvido.

Agora estou com outro problema rsrsrsr

Alguns sócios e seus filhos passaram também a usar artificiais por lá e o que aconteceu?

Um fela da mãe desses fisgou outro sócio que estava fazendo a sua caminhada matinal e deu o maior rebuliço, o cara foi no comodoro e pediu que proibissem a pescaria em todo clube, PUTS! Foi aceito, hoje ninguém mais pode pescar no clube. ::evil::

Estou tentando reverter isso a um tempo mais ainda não consegui. doeu::

Outro coisa, os caras dos fuzileiros navais, viram agente pescando lá e começaram a pescar também, ai foi SODA, já vi rede lá, já vi nego com uma fieira com uns 30 tucunarés de 500 grs, e pescando todo FDS...

A partir disso caiu de um jeito a produtividade lá hoje em dia é difícil ir lá para pescar novamente...

É o nosso Brasil... uns pagam pelos atos e erros dos outros. bang:: bang::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Bruca, eu nunca peguei Tucuna no lago (tentei umas 3 vezes mas foi tão "paradão" que nunca mais tentei) e fico impressionado em saber que já tivemos tantos peixes ali, hoje não vejo nada. Já fui pescar na Ponte das Garças e perto da Embrapa (Ponte do Bragueto), eu não peguei nada e o pessoal todo que estava por perto só puxava uns Corrozinhos blink::

No clube que frequento é permitido pescar sim, tem um senhor que leva umas 4 telescópicas e fica pescando Carpas com chuveirinho... porém ele não devolve os peixes. Quero tentar fazer amizade com ele pra ver se ele começa a devolver as carpinhas que pega lá, é cada peixe de 200gr... não sei o que uma pessoa faz com meia-dúzia de piaba wink

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×