Ir para conteúdo

CHUVEIRINHO DE TUCUNARÉ


Posts Recomendados

:bompost: :bompost:

Excelente e definitiva, na minha modesta opinião, a opinião do Tiago! Assino em baixo!

A propósito, eu arremesso nos chuveirinhos! E solto o peixe que eu pegar depois, independente do tamanho!

Acho que vale mais soltar os peixes que não for comer no dia, ou seja, praticar o pesque-e-solte 100%, que se preocupar em arremessar ou não no chuveirinho.

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respeito a opinião a maioria aqui, porém... entre uma suposição e outra, acho que oque vale mesmo é o bom senso.

Em pescarias fartas, poderíamos até pensar em preservar a tranquilidade do chuveirinho... mas acho um pouco demais!

Já tive experências próprias de ver um tucunaré capturado arrebanhar seus filhotes e sair nadando tranqüilamente!

Espero que não seja visto como um assassino de filhotes.

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô galera....

Como disseram, é melhor parar de pescar. E quando o bicho tá namorando, vai lá e ferra a fêmea ou macho, será que depois ele vai dá conta de reproduzir por causa do stress?

E quando tá com o ninho lá? Será que ele volta para o ninho ou vai esconder por um tempo?

E o coitado tá com fome, fraco, e desperdiça energia para pegar uma isca artificial e o bicho achando que é comida, sacanagem isso!

Sempre é bom preservar, cada um age de acordo com sua consciência, como disse o Biguão, também respeito, mas tem que tomar cuidado com o preciosismo. Pois se for para ser precioso, a pesca esportiva por si só já é sadismo, maltramos um bicho para sentir prazer. Um pescador que pega e mata para comer é muito mais nobre se for olhar por esse escopo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza de resposta, Binho! Nós pescadores esportivos descemos a lenha nos pescadores comerciais e nos predadores, mas não somos santos! Nós nos divertimos às custas do sofrimento de seres vivos... ::evil:: Isso se formos olhar o lado purista da coisa... anjo::

Concordo também que o que cada um puder fazer pra contribuir, ótimo! Melhor que faça mesmo! Mas não acredito em radicalismos!!! ::nada:: Só lembrando que se formos pensar em agressão ZERO à natureza, não podemos mais pescar! negativo:: O óleo e o combustível dos motores contamina as águas, os caroços de azeitona, o miolo da maçã e as casquinhas do pistache que eu jogo na água, apesar de decomposição rápida, são totalmente estranhos àquele ambiente e podem causar um grave desequilíbrio no ecossitema local, e aí vai...

Bom senso, galera, é tudo! E, a propósito, se eu avistar um chuveirinho, mando a Rip Roller em cima!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Leandro e Marquinhos,

Precisamos SEMPRE ter uma possibilidade de discordar de um POSICIONAMENTO !

Isso não significa que a forma de fazer isso seja do modo como aparentemente aconteceu ! Toda estória tem dois lados, e mais que lados, tem propósitos de acerto !

Esse Fórum tem por princípio, encorajar as pessoas, independente de quem sejam, a desenvolver suas formas de diversão e respeito com relação à pesca esportiva ! Mais que tudo, também elas precisam entender que nem tudo é da forma desejada, e que as ações das pessoas diferem uma das outras, não apenas por serem indivíduos diferentes, mas - principalmente - por estarem em diversos estágios de vida ( vivência ) !

Toda e qualquer contribuição é útil, ainda que mau interpretada ! Não quero dizer que exista uma "verdade absoluta", ou que tem "certo e errado", mas apenas que precisamos, cada vez mais, entender que o RESPEITO AOS INDIVÍDUOS está no mesmo nível com que defendemos a nossa liberdade e filosofias de pesca esportiva !

Este Fórum tem crescido bastante, e com rapidez, o que torna a tarefa dos Moderadores mais difícil, salvo pelo comportamento daqueles que já entenderam que nosso objetivo é apenas o de congraçamento com algumas pitadas de "pontos de vista" ! Não somos, ou pretendemos ser nada além disso ! Aliás, esse é o propósito desse espaço, e é dentro disso que gostaria que se balizassem para tomar a posição que mais lhe aprouver ! O importante ( para nós da Adm / Moderação ) é que vocês estejam convictos de que foi A MELHOR OPÇÃO para cada um !

No caso do Leandro, espero revê-lo proximamente, e com mais ações legais como algumas que terminou nos sendo reveladas ! Essas ações, embora pequenas, acabam gerando as verdadeiras diferenças ! As brincadeiras aqui no Fórum são constantes e precisamos nos lembrar disso também, até porque isso é um espaço público e virtual, de modo que a manutenção das pessoas só se dá através da empatia e propósito comum ! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros :amigo:

Cada ponto de vista trouxe sua contribuição joia::: .

Quando tiver a oportunidade de avistar um "chuveirinho" vou lembrar dessas recomendações em prol da preservação ::tudo:: , mas creio que a decisão de arremesar ::evil:: , ou não anjo:: , vai depender das ações e capturas anteriores vergonha:: .

Alejandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a provocação do Jurupoca... :bompost:

Melhor ainda a reação dos participantes do FTB... aplauso::

Até então encontrei:

arrow:: argumentos muito bons para não arremessar ::tudo::

arrow:: argumentos muito fracos para não arremessar ::nada::

arrow:: argumentos muito bons para arremessar ::tudo::

arrow:: argumentos muito fracos para arremessar ::nada::

Mas que toda argumentação seja compreendida como livre manifestação da opinião pessoal. Sem qualquer patrulha joia:::

Viva o convivio da diversidade de argumentação no FTB :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com vc Betão. Em gênero, número e grau. :bompost:

Longe de mim querer "desprezar" essas mínimas ações...mas é q estou vendo q esse tipo de preocupação está tomando lugar ao q podemos fazer efetivamente.

Quer um exemplo???

Leia o tópico da matança dos Dourados em 3 Marias....Veja lá q a grande maioria dos nossos amigos pescadores se preocuparam apenas em postar, FDP, ASSASSINOS, BABACAS, e etc...Daí o Popper foi lá e mandou um e-mail para um órgão responsável e pediu providências...ou seja, ele foi o único q realmente fez algo em prol da pesca esportiva.

E sabe o q é pior???!?! E q ao ver o caminho q ele tomou, bastava q cada um de nós fizéssemos a mesma coisa...não é mesmo?!?! Juntos não conseguiríamos chamar a atenção desse órgão!??!?!

Pq não postamos um tópico em cada fórum q participamos com o endereço desse órgão, e outros q conhecemos, solicitando providências???!?!? Isso sim, seria uma atitude louvável.

Pois é....mas não foi isso q aconteceu...hehee....logo abaixo da mensagem dele, outras mensagens com agressões retornaram, ou seja, continuamos falando muito e fazendo pouco. Nem se deram o trabalho de ler o q o Popper escreveu. chorei::

O q busco aqui no fórum é mudar essa mentalidade...Está na hora de parar com agressões q não levam a nada, e fazermos alguma coisa.

Um dia o Kruel se cansa. E aí, o q será de nós!??!?

Devemos cuidar da boca do peixe, dos filhotes recêm paridos???? Sim, devemos...mas aqui de casa, do trabalho, no nosso grupo de pesca, aqui do nosso computador, podemos sim, fazer muito mais do q atirar pedras pra lua.

A minha preocupação está em não termos mais um fórum dono da razão, q ameaça os q não se enquandram nas "nossas" regras, e fazem uma questão tão "pequena" se tornar uma briga entre amigos...hehee....só isso... joia:::

Entendo perfeitamente o q vc disse...Peço desculpas por repassar uma idéia equivocada das nossas intenções...Saiba q estamos lutando pela mesma causa...mas quero levar mais e mais amigos conosco... :amigo:

Você sabe muito bem por que quase ninguém vai denunciar Fabrício.....porque não aianta naaaaaddddaaa...ninguém...nenhuma autoridade vai lá tomar alguma atitude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro,

Nao podemos ter esse pensamento, fica muito cômodo para nós.

Como a maioria aqui, poucas vezes realizei denuncias, que eu me lembre, apenas duas. Fui pessoalmente ao IBAMA efiz duas denuncias.

Uma nao sei se foi verificada, mas a outra realmente me surpreendeu. Denunciei que um local às margem do Rio Meia Ponte (àrea de preservação permanente) estava sendo utilizada como depósito de lixo por um clube de goiânia. Só realizei a denuncia depois de entrar em contato com a direção do clube e expor meu ponto de vista, que obviamente nao foi compreendido, pois justificaram que o lixo era puramente lixo vegetal. Só nao sei em qual tipo de árvore nasce copo descartável e embalagem de picolé. Aproximadamente dois meses se passaram e eu nem mais me lembrava desse fato. Um dia enquanto pescava num lago adjacente á essa área, vi um caminhao da prefeituta passando em direção ao tal lixao, seguido por uma pá mecanica e um carro de orgão ambiental. O ibama por ser orgao federal geralmente se atem à questoes mais amplas, mesmo assim eles entraram em contato com o orgao municipal que foi lá e tomou as medidas cabiveis.

Entao meu amigo, temos que ter um pouco de esperança, paciencia e persistencia, porque o que está em jogo não é nada banal, além de ser o nosso esporte, hobby, passa-tempo etc, é um direito que nós temos como cidadão, que é um meio ambiente saudavel e equlibrado para nossa melhor qualidade de vida.

Vamos denunciar sem dó e ficar em cima cobrando ate sermos atendidos.

bração a todos

Concordo plenamente com vc Betão. Em gênero, número e grau. :bompost:

Longe de mim querer "desprezar" essas mínimas ações...mas é q estou vendo q esse tipo de preocupação está tomando lugar ao q podemos fazer efetivamente.

Quer um exemplo???

Leia o tópico da matança dos Dourados em 3 Marias....Veja lá q a grande maioria dos nossos amigos pescadores se preocuparam apenas em postar, FDP, ASSASSINOS, BABACAS, e etc...Daí o Popper foi lá e mandou um e-mail para um órgão responsável e pediu providências...ou seja, ele foi o único q realmente fez algo em prol da pesca esportiva.

E sabe o q é pior???!?! E q ao ver o caminho q ele tomou, bastava q cada um de nós fizéssemos a mesma coisa...não é mesmo?!?! Juntos não conseguiríamos chamar a atenção desse órgão!??!?!

Pq não postamos um tópico em cada fórum q participamos com o endereço desse órgão, e outros q conhecemos, solicitando providências???!?!? Isso sim, seria uma atitude louvável.

Pois é....mas não foi isso q aconteceu...hehee....logo abaixo da mensagem dele, outras mensagens com agressões retornaram, ou seja, continuamos falando muito e fazendo pouco. Nem se deram o trabalho de ler o q o Popper escreveu. chorei::

O q busco aqui no fórum é mudar essa mentalidade...Está na hora de parar com agressões q não levam a nada, e fazermos alguma coisa.

Um dia o Kruel se cansa. E aí, o q será de nós!??!?

Devemos cuidar da boca do peixe, dos filhotes recêm paridos???? Sim, devemos...mas aqui de casa, do trabalho, no nosso grupo de pesca, aqui do nosso computador, podemos sim, fazer muito mais do q atirar pedras pra lua.

A minha preocupação está em não termos mais um fórum dono da razão, q ameaça os q não se enquandram nas "nossas" regras, e fazem uma questão tão "pequena" se tornar uma briga entre amigos...hehee....só isso... joia:::

Entendo perfeitamente o q vc disse...Peço desculpas por repassar uma idéia equivocada das nossas intenções...Saiba q estamos lutando pela mesma causa...mas quero levar mais e mais amigos conosco... :amigo:

Você sabe muito bem por que quase ninguém vai denunciar Fabrício.....porque não aianta naaaaaddddaaa...ninguém...nenhuma autoridade vai lá tomar alguma atitude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro,

Nao podemos ter esse pensamento, fica muito cômodo para nós.

Como a maioria aqui, poucas vezes realizei denuncias, que eu me lembre, apenas duas. Fui pessoalmente ao IBAMA efiz duas denuncias.

Uma nao sei se foi verificada, mas a outra realmente me surpreendeu. Denunciei que um local às margem do Rio Meia Ponte (àrea de preservação permanente) estava sendo utilizada como depósito de lixo por um clube de goiânia. Só realizei a denuncia depois de entrar em contato com a direção do clube e expor meu ponto de vista, que obviamente nao foi compreendido, pois justificaram que o lixo era puramente lixo vegetal. Só nao sei em qual tipo de árvore nasce copo descartável e embalagem de picolé. Aproximadamente dois meses se passaram e eu nem mais me lembrava desse fato. Um dia enquanto pescava num lago adjacente á essa área, vi um caminhao da prefeituta passando em direção ao tal lixao, seguido por uma pá mecanica e um carro de orgão ambiental. O ibama por ser orgao federal geralmente se atem à questoes mais amplas, mesmo assim eles entraram em contato com o orgao municipal que foi lá e tomou as medidas cabiveis.

Entao meu amigo, temos que ter um pouco de esperança, paciencia e persistencia, porque o que está em jogo não é nada banal, além de ser o nosso esporte, hobby, passa-tempo etc, é um direito que nós temos como cidadão, que é um meio ambiente saudavel e equlibrado para nossa melhor qualidade de vida.

Vamos denunciar sem dó e ficar em cima cobrando ate sermos atendidos.

bração a todos

Concordo plenamente com vc Betão. Em gênero, número e grau. :bompost:

Longe de mim querer "desprezar" essas mínimas ações...mas é q estou vendo q esse tipo de preocupação está tomando lugar ao q podemos fazer efetivamente.

Quer um exemplo???

Leia o tópico da matança dos Dourados em 3 Marias....Veja lá q a grande maioria dos nossos amigos pescadores se preocuparam apenas em postar, FDP, ASSASSINOS, BABACAS, e etc...Daí o Popper foi lá e mandou um e-mail para um órgão responsável e pediu providências...ou seja, ele foi o único q realmente fez algo em prol da pesca esportiva.

E sabe o q é pior???!?! E q ao ver o caminho q ele tomou, bastava q cada um de nós fizéssemos a mesma coisa...não é mesmo?!?! Juntos não conseguiríamos chamar a atenção desse órgão!??!?!

Pq não postamos um tópico em cada fórum q participamos com o endereço desse órgão, e outros q conhecemos, solicitando providências???!?!? Isso sim, seria uma atitude louvável.

Pois é....mas não foi isso q aconteceu...hehee....logo abaixo da mensagem dele, outras mensagens com agressões retornaram, ou seja, continuamos falando muito e fazendo pouco. Nem se deram o trabalho de ler o q o Popper escreveu. chorei::

O q busco aqui no fórum é mudar essa mentalidade...Está na hora de parar com agressões q não levam a nada, e fazermos alguma coisa.

Um dia o Kruel se cansa. E aí, o q será de nós!??!?

Devemos cuidar da boca do peixe, dos filhotes recêm paridos???? Sim, devemos...mas aqui de casa, do trabalho, no nosso grupo de pesca, aqui do nosso computador, podemos sim, fazer muito mais do q atirar pedras pra lua.

A minha preocupação está em não termos mais um fórum dono da razão, q ameaça os q não se enquandram nas "nossas" regras, e fazem uma questão tão "pequena" se tornar uma briga entre amigos...hehee....só isso... joia:::

Entendo perfeitamente o q vc disse...Peço desculpas por repassar uma idéia equivocada das nossas intenções...Saiba q estamos lutando pela mesma causa...mas quero levar mais e mais amigos conosco... :amigo:

Você sabe muito bem por que quase ninguém vai denunciar Fabrício.....porque não aianta naaaaaddddaaa...ninguém...nenhuma autoridade vai lá tomar alguma atitude.

TEM RAZÃO AMIGO....NÃO QUIS DIZER QUE NÃO DEVEMOS DENUNCIAR...SÓ QUIS FALAR QUE, INFELIZMENTE NÃO TEREMOS, NA MAIORIA DAS VEZES, ALGUM TIPO DE AÇÃO DAS AUTORIDADES QUANDO DENUNCIAMOS. É MAIS FÁCIL PRÁ ELES IMPLICAREM COM O PESCADOR ESPORTISTA QUE SAIR PROCURANDO COISAS ERRADAS.

FIZ ALGUMAS DENÚNCIAS POR AQUI E SOMENTE UMA VEZ OBTIVE AÇÃO...MESMO ASSIM, DEPOIS DE TELEFONAR E FAZER CONTATO COM ELES DURANTE MAIS DE UMA SEMANA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Leandro e Marquinhos,

Precisamos SEMPRE ter uma possibilidade de discordar de um POSICIONAMENTO !

Isso não significa que a forma de fazer isso seja do modo como aparentemente aconteceu ! Toda estória tem dois lados, e mais que lados, tem propósitos de acerto !

Esse Fórum tem por princípio, encorajar as pessoas, independente de quem sejam, a desenvolver suas formas de diversão e respeito com relação à pesca esportiva ! Mais que tudo, também elas precisam entender que nem tudo é da forma desejada, e que as ações das pessoas diferem uma das outras, não apenas por serem indivíduos diferentes, mas - principalmente - por estarem em diversos estágios de vida ( vivência ) !

Toda e qualquer contribuição é útil, ainda que mau interpretada ! Não quero dizer que exista uma "verdade absoluta", ou que tem "certo e errado", mas apenas que precisamos, cada vez mais, entender que o RESPEITO AOS INDIVÍDUOS está no mesmo nível com que defendemos a nossa liberdade e filosofias de pesca esportiva !

Este Fórum tem crescido bastante, e com rapidez, o que torna a tarefa dos Moderadores mais difícil, salvo pelo comportamento daqueles que já entenderam que nosso objetivo é apenas o de congraçamento com algumas pitadas de "pontos de vista" ! Não somos, ou pretendemos ser nada além disso ! Aliás, esse é o propósito desse espaço, e é dentro disso que gostaria que se balizassem para tomar a posição que mais lhe aprouver ! O importante ( para nós da Adm / Moderação ) é que vocês estejam convictos de que foi A MELHOR OPÇÃO para cada um !

No caso do Leandro, espero revê-lo proximamente, e com mais ações legais como algumas que terminou nos sendo reveladas ! Essas ações, embora pequenas, acabam gerando as verdadeiras diferenças ! As brincadeiras aqui no Fórum são constantes e precisamos nos lembrar disso também, até porque isso é um espaço público e virtual, de modo que a manutenção das pessoas só se dá através da empatia e propósito comum ! ::tudo::

Grande Kid,

Quero parabenizar a todos os administradores e participantes desse site. Sempre entro aqui e encontro tópicos muito interessantes, estou sempre aprendendo com todos vcs. Este em especial gerou bastante polêmica, com vários pontos de vista e argumentos bem elaborados. Independente da opinião de cada um, todos devem ser respeitados.

Só queria dizer que me senti magoado por tocar no meu passado, que infelizmente não tenho como mudar. Eu matava peixes para me sustentar e não por vaidade, por isso não tenho um arrependimento bem definido. Gosto de receber conselhos e criticas sobre coisas que posso mudar.

Nunca fiz apologia à caça-sub, nunca divulguei sequer uma uma foto ou comentário em sites do meio, mesmo após receber vários convites em sites para divulgar meus relatos e técnicas utilizadas. Apenas o meu amigo Hélvio da escola Mergulho e Cia de Goiânia divulgou uma foto minha. Ele me fez um pedido que eu não pude negar, pela nossa amizade, fora isso, mais nada!

Tenho total consciência do estrago que fiz a natureza, não sei se algum dia conseguirei recompor tudo isso. Isso me deixou uma cicatriz que ficou marcada para sempre, mas não quero ser lembrado como um ex-caçador sub, matador de dourados e surubins, mas sim como um pescador que conseguiu mudar seu destino e realizar feitos importantes para a pesca esportiva.

Quando eu matava não fazia com o mínimo de prazer, muito pelo contrário, mas tudo que faço em prol da pesca esportiva me faz muito feliz e realizado, principalmente por saber que alguns pescadores admiram o meu trabalho. Isso me estimula e me dá inspiração para fazer muito mais.

Enquanto aos debates no site, vejo que aqui é um meio de enriquecermos como pessoas e como pescadores. Hoje, o respeito que tenho pelo ser humano é semelhante ao que tenho por um peixe, por isso busco conviver em harmonia com meu semelhante, tentando entende-lo, aprender com ele e ,se me permitir, até ensinar um pouco do que sei. O meu passado me ensinou bastante!

O Kid como um dos nossos representantes mais experientes também sabe o quanto é bom nossas experiencias servirem como orientações aos que pescam. Eu, assim como quase todos os pescadores esportivos desse site, também já fui um matador. Hoje minha única arma é minha câmera.

Já mergulhei com enormes tucunarés com sua prole e cardumes de azulões, cheguei a ficar mais de uma hora ao lado destes, observando seu comportamento hierarquico e como eles se relacionam entre si. No começo dos encontros via que eles se encontravam curiosos e com receio de minha presença, me encarando de frente ou nadando em circulos em uma distancia segura, mas com o tempo se mostravam super tranquilos tentando até mesmo se interagir comigo. Quando manipulava alguma planta com a mão ou desenterrava alguma coisa, se mostravam super concentrados no que eu estava fazendo. Eu os acompanhava em suas andanças por horas e quando ficava para traz, o macho alfa voltava e ficava me observando e, num sinal de confiança, ele ficava próximo de mim, de costas e com as nadadeiras abaixadas e nadava lentamente ao encontro do cardume como se tivesse me convidando a acompanha-los. Me senti bastante realizado por saber o quanto a natureza é misericordiosa em aceitar aquele que já fora, um dia, um verdadeiro exterminador daquela espécie. Pode até parecer um achismo para alguns, mas mesmo que tudo isso seja apenas uma impressão minha, por favor não me acordem desse sonho!

Para mim a natureza é a mais pura poesia que já pude apreciar e o meu aprendizado com os peixes são refletitos em minha forma de expressão. Só não espero que ela seja mau interpretada.

Mas como ser humano e pescador esportivo que sou, continuarei dando minhas fisgadas e, as vezes, matando meu peixe pra comer.

Grande abraço a todos.

Espero um dia conhecer a todos, inclusive voce Marquinhos, que sei que é uma pessoa do bem. Pessoas ruins não tem o respeito e a admiração que seus amigos demonstram por aqui.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos la...... eu sempre arremessei em cima dos chuverinhos pois os piloteiros sempre falavam..... "pode arremessar tranquillo que è o casal que acompanha os filhotes e se um attacar o artificial o outro fica cuidando dos filhotte" ou "pode arremessar que voce depois solta e ele volta logo pra cuidar dos filhote".....ate que em março acconteceu que arremessei em cima nao deu tempo de fisgar o peixe que deu pra ver uma bicuda que entrou no chuverinho pra fazer a festa ::evil:: ::evil:: desde aqueli dia nunca mais arremessei e nem vou arremessar em cima de chuverinho negativo:: negativo:: . Agora eu fico pensando o seguinte.....pego como exemplo uma pescaria no Rio Negro... se cada barco em uma semana encontra em media 6 chuverinhos e mesmo que so no 50% dos casos a filhotada vai perdida sera que sommando todos os barcos da temporada nao vai ser mesmo que pequeno um dano na prolificacao da especie???? è verdade que tem problemas bem maiores....concordo.... mas isso nao significa que porque tem problemas maiores eu deva causar danos mesmo muito pequeno..... mas isso vale por mim porque è isso que a minha consiencia me diz(so uma pequena precisacao eu tambem adoro commer um peixinho na beira do rio rindo3:: :amigo: ). As vezes quando falamos em preservacao nos pescadores esportivo fazemos comparaçao com os pescadores professionais.... claro que quando eles agem fora da lei e nossa tarefa denunciar.... mas em outros casos vamos parar de fazer comparacoes com eles porque nois somos uma coisa e ele totalmente outra. A realidade da pesca que eu era accostumado a viver no exterior (Italia) è totalmente differente..... agora o 90% dos pescdores sportivos viraram "ecologicamente chatos" smile:: so porque nao tem mais peixe, por causa de um passado feito de poucas leis a favor da preservacao ambiental, pouco controlle territorial e de muitos descuidados dos pescadores de todas as classe. Vendo algumas resposta nesse thread fico muito feliz porque quere dizer que no Brasil ainda tem muito muito peixe.... agora e so torcer e fazer o melhor que podemos porque no futuro continuem do mesmo jeito!! Uma coisa que realmente faz falta è um estudio bem feito sobre o comportamento do tucunare, tomara por ter algumas coisa em futuro seila:: seila:: . Agora mais feliz ainda fico lendo esse forum.... com grande prazer que confermo que a turma do bigua continua o melhor forum de pesca esportiva a nivel nacional viola:: viola:: viola:: ::tudo:: , voces estao todos de parabens joia::: ..... è difficil de ver em forum tratar assunto "complicados" e "chatos" como esse com o respeito como acconteceu aqui, mesmo tendo pessoas com opiniones differentes.... sao confrontos como esse que vao fortelecer ainda mais o nosso mundo!!! :bompost: :bompost:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Acho que estamos começando a entrar num esquema de "ciclo vicioso", quando o propósito do Fórum é mesmo o de "trocar idéias e experiências".

A posição que defendo ( e defenderei sempre ) é de que "ser consciente" não necessariamente obriga a quem quer que seja, se tornar um "radical" ! Cada um de nós tem seu senso crítico como pessoa, e precisa assumir isso de forma plena, não apenas em discursos ! Saber "como pescar", não é apenas fisgar o peixe, mas tudo aquilo que se encontra ao seu redor, principalmente a forma pela qual o pescador está inserido naquele meio !

Não me parece coerente defendermos ( ou atacarmos ) lançar iscas no "chuveirinho", quando há tantas outras coisas que se relacionam a isso e que sequer são levadas em consideração dentro de uma pescaria...

arrow:: Comer um peixe na beira do rio é quase que uma obrigação para qualquer pescador, tal o prazer que se extrai de uma sensação como essa, e isso não há de desequilibrar o número de "indivíduos" daquele cardume...

Pescaria em condições esportivas são sempre relacionadas ao prazer, e como tal, devem ser sempre priorizadas, até por conta do benefício x custo dessas empreitadas...

Qual a melhor maneira de exercitarmos essa "coerência" necessária a manter nossa consciência tranquila quanto ao processo conservacionista, é algo pessoal e que muda de "tamanho" de pessoa para pessoa !

Precisamos SIM, respeitar esses posicionamentos, mesmo que nem sempre eles coincidam com os nossos ! A palavra de ordem nesses casos, sempre será o "grau de consciência" e o "bom senso" das pessoas...

E para o Jurupoca, até porque é meu dileto amigo, saiba que tem momentos em que os "chuveirinhos" serão perseguidos pelas iscas artificiais, até porque a "fominhagem" sempre estará presente no nosso Grupo ! Comigo não terá jeito de ser impedido... ( e você sabe disso... ) !

Bons tucunas para vocês do G22 esse ano ! Com ou sem chuveirinho... paia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...