Ir para conteúdo

CHUVEIRINHO DE TUCUNARÉ


Posts Recomendados

Quando vi esse tópico deixei o bicho correr solto sem comentar nada..hehee....sabia q iria gerar polêmica. ::tudo::

Acho q todo embate sadio é muito bom para todos.

Se apenas um viesse e "vomitasse" o ponto de vista dele, outros não postariam nada. Seria um tópico morto. caveira::

Não se chateiem pelo q vou escrever aqui pra baixo...Estarei falando "aos 4 ventos".....pois nenhum de vcs merecem ter a "orelha puxada". Todos vcs já fazem muito pelo esporte...mas tentarei desabafar um pouco e chamar a atenção de todos para algo muito maior q esse tipo de discussão, blz?!?!? love::

Abram suas mentes. ::tudo::

A respeito do tema, ARREMESSAR sobre um CHUVEIRINHO, eu, Fabrício pescador, arremesso e vou continuar arremessando. blink::

Não serei hipócrita de falar q não farei mais isso. Posso fazer muito mais pelo meio ambiente a preocupar com a dona peixa, recém parida. rindo3::

Ao ler o q vcs iam escrevendo eu começei a ver o q aconteceu em outros fóruns de pesca da net...q é a FALTA DE TOLERÂNCIA....Acredito q o sucesso do nosso fórum seja justamente essa flexibilidade em tentar entender o ser humano. Tento entender tudo o q postam, tento aprender com cada palavra escrita...mas muito cuidado para não exagerar. seila::

O Marquinhos finalizou tudo com muita propriedade...onde é q isso vai parar??? Daqui a pouco estaremos pescando com anzóis de borracha??? Fala sério?!?! oloko::

Antes de alguém falar sobre matança generalizada de filhotes de tucunaré, e alguém tentar me culpar por isso....gostaria de saber aqui quem de vcs tem essa preocupação COM O SEU PRÓXIMO???

- Quem aqui se preocupa com o garoto pobre q trabalha nos semáforos fazendo malabares para ter o q jantar??? Vc se preocupa com isso???

- Quem aqui não joga pares de sapatos super novos no lixo, roupas em bom estado, e muita comida vencida, mesmo sabendo q alguém bem próximo a vc está descalço, com frio e com fome??? Quem não faz isso por pura preguiça de levar essas sobras em uma quadra bem próxima???

- Quem aqui deixou de gastar uma boa grana com suas milhares de iscas, enquanto deixou de dar 50 centavos para o lascado q vigiava o seu carro com a cara no sol, enquanto vc comprava "orgulho e vaidade"??? Quem aqui não fez isso???

Bem....passaria o dia inteiro aqui citando exemplos de como nós podemos ser melhores como seres humanos...mas sabe o q eu vejo muito, tb??? Pessoas mais preocupadas com a "esportividade" da pesca..hehee...

Tb não quero dizer q isso está errado....Tb sou um q luto pela preservação do meio ambiente...mas preciso melhorar muito mais como pessoa, antes de melhorar como "clínico geral" de peixes.

Quanto aos comentários do Vitorino...foi o q o Marquinhos disse...como poderia ele condenar alguém (ele não fez isso, deixo claro. Estou apenas usando como exemplo)...se ele matou toneladas de peixe???? Tá certo q ele precisava tirar o sustento dele dalí....mas quantos não matam toneladas de peixe para o sustento da sua família??? E aí, o q muda em relação ao nosso amigo Vitorino??? O arrependimento eficaz??? hehee....Quem sabe se daqui 2 ou 3 anos esse pescador profissional tb não se arrependa???

Tá parecendo aquela história dos norte americanos q acabaram com as florestas deles e agora querem tomar conta da nossa???

Muitos usuários nem chegarão a ler esse tópico q estou escrevendo...hehee....mas já q estou falando igual uma Put@ ruim....kkkk....vou continuar....

Enquanto eu estiver vendo pescadores profissionais detonando tudo, sem q o próprio Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Institutos, Secretarias e outros órgão do meio ambiente estejam, continuarei pescando com minhas garatéias amoladas a laser. Acredito q o q eu faça já seja muittttoooooo mais q eles fazem...Qualquer usuário q paga sua licença de pesca, que pesca fora do defeso, que usa petrechos permitidos e, que transpota a sua conta, já está fazendo muitttooo pelo esporte. Vc, amigo pescador, q faz tudo isso, e ainda solta o peixe, é, digamos, "O CARA".

Agora...no dia q a preocupação for geral, em se manter os estoques pesqueiros, em se fiscalizar efetivamente, em dar apoio aos q preservam, ou q apenas comem um peixeinho no barranco, ou suas iscas num filhoteiro.....passo a retirar as garatéias da boca dos peixes com Xilocaína.

Foi o q o Kruel disse, preocupado, agora, com a Portaria 04/09 do IBAMA, podemos ser chamados de PESCADORES ESPORTIVOS....e quem daqui, salvador dos filhoteiros, se deu ao menos o trabalho de ler a tal portaria???

Quem foi lá no tópico do Kruel comentar sobre o Ministério da Pesca, quem???

Sabe o q eu vejo???? Muita gente falando muito e pouco fazendo...hehehee....E o pior de tudo...q eu tb me incluo nesse meio...hehee...

Então...antes q alguém se chateie com tudo o q foi escrito por mim, ou por qualquer outro usuário, vamos refletir um pouco, vamos ver se tb não podemos fazer realmente algo EFETIVO para o nosso esporte.

Eu, aos poucos, estou tentando melhorar, tentando me fazer presente em reuniões realmente importantes, tentando fazer minha parte.

Enquanto escrevia bolei uma frase interessante para esses assuntos polêmicos e setorizados.

"Enquanto vc se preocupa/trabalha com questões micro da pesca esportiva, uma única passada de rede ou arrasto poderá jogar por água abaixo o seu trabalho de uma vida inteira."

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, como não posso de sacanear um pouco...vou dizer a mesma coisa que o Bigão falou hoje.... "vai chegar uma época que vai ser proibido pescar com garatéia e anzol, pois, o mesmo machuca a boca o peixinho...kkkk"

No ano passado quando voltava de Barcelos, no aeroporto de Manaus encontrei um americano, também pescador que me perguntou se eu pescava de fly. Respondi que o meu negocio era arremesso de artificiais. Então ele me disse com um olhar e tom de censura que as garateias provocavam grandes ferimentos nos peixes. Não me contive e respondi imediatamente que minhas garateias não tinham farpas.

Bem..., respondi com uma mentira, mas foi a forma que me ocorreu para despachar o mané.

Quanto ao chuveirinho, já arremessei. Todavia, não pretendo voltar a faze-lo. Estou convencido que é sacagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi esse tópico deixei o bicho correr solto sem comentar nada..hehee....sabia q iria gerar polêmica. ::tudo::

Acho q todo embate sadio é muito bom para todos.

Se apenas um viesse e "vomitasse" o ponto de vista dele, outros não postariam nada. Seria um tópico morto. caveira::

A respeito do tema, ARREMESSAR sobre um CHUVEIRINHO, eu, Fabrício pescador, arremesso e vou continuar arremessando. blink::

Não serei hipócrita de falar q não farei mais isso. Posso fazer muito mais pelo meio ambiente a preocupar com a dona peixa, recém parida. rindo3::

Ao ler o q vcs iam escrevendo eu começei a ver o q aconteceu em outros fóruns de pesca da net...q é a FALTA DE TOLERÂNCIA....Acredito q o sucesso do nosso fórum seja justamente essa flexibilidade em tentar entender o ser humano. Tento entender tudo o q postam, tento aprender com cada palavra escrita...mas muito cuidado para não exagerar. seila::

O Marquinhos finalizou tudo com muita propriedade...onde é q isso vai parar??? Daqui a pouco estaremos pescando com anzóis de borracha??? Fala sério?!?! oloko::

Antes de alguém falar sobre matança generalizada de filhotes de tucunaré, e alguém tentar me culpar por isso....gostaria de saber aqui quem de vcs tem essa preocupação COM O SEU PRÓXIMO???

- Quem aqui se preocupa com o garoto pobre q trabalha nos semáforos fazendo malabares para ter o q jantar??? Vc se preocupa com isso???

- Quem aqui não joga pares de sapatos super novos no lixo, roupas em bom estado, e muita comida vencida, mesmo sabendo q alguém bem próximo a vc está descalço, com frio e com fome??? Quem não faz isso por pura preguiça de levar essas sobras em uma quadra bem próxima???

- Quem aqui deixou de gastar uma boa grana com suas milhares de iscas, enquanto deixou de dar 50 centavos para o lascado q vigiava o seu carro com a cara no sol, enquanto vc comprava "orgulho e vaidade"??? Quem aqui não fez isso???

Bem....passaria o dia inteiro aqui citando exemplos de como nós podemos ser melhores como seres humanos...mas sabe o q eu vejo muito, tb??? Pessoas mais preocupadas com a "esportividade" da pesca..hehee...

Tb não quero dizer q isso está errado....Tb sou um q luto pela preservação do meio ambiente...mas preciso melhorar muito mais como pessoa, antes de melhorar como "clínico geral" de peixes.

Quanto aos comentários do Vitorino...foi o q o Marquinhos disse...como poderia ele condenar alguém (ele não fez isso, deixo claro. Estou apenas usando como exemplo)...se ele matou toneladas de peixe???? Tá certo q ele precisava tirar o sustento dele dalí....mas quantos não matam toneladas de peixe para o sustento da sua família??? E aí, o q muda em relação ao nosso amigo Vitorino??? O arrependimento eficaz??? hehee....Quem sabe se daqui 2 ou 3 anos esse pescador profissional tb não se arrependa???

Tá parecendo aquela história dos norte americanos q acabaram com as florestas deles e agora querem tomar conta da nossa???

Muitos usuários nem chegarão a ler esse tópico q estou escrevendo...hehee....mas já q estou falando igual uma Put@ ruim....kkkk....vou continuar....

Enquanto eu estiver vendo pescadores profissionais detonando tudo, sem q o próprio Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Institutos, Secretarias e outros órgão do meio ambiente estejam, continuarei pescando com minhas garatéias amoladas a laser. Acredito q o q eu faça já seja muittttoooooo mais q eles fazem...Qualquer usuário q paga sua licença de pesca, que pesca fora do defeso, que usa petrechos permitidos e, que transpota a sua conta, já está fazendo muitttooo pelo esporte. Vc, amigo pescador, q faz tudo isso, e ainda solta o peixe, é, digamos, "O CARA".

Agora...no dia q a preocupação for geral, em se manter os estoques pesqueiros, em se fiscalizar efetivamente, em dar apoio aos q preservam, ou q apenas comem um peixeinho no barranco, ou suas iscas num filhoteiro.....passo a retirar as garatéias da boca dos peixes com Xilocaína.

Foi o q o Kruel disse, preocupado, agora, com a Portaria 04/09 do IBAMA, podemos ser chamados de PESCADORES ESPORTIVOS....e quem daqui, salvador dos filhoteiros, se deu ao menos o trabalho de ler a tal portaria???

Quem foi lá no tópico do Kruel comentar sobre o Ministério da Pesca, quem???

Sabe o q eu vejo???? Muita gente falando muito e pouco fazendo...hehehee....E o pior de tudo...q eu tb me incluo nesse meio...hehee...

Então...antes q alguém se chateie com tudo o q foi escrito por mim, ou por qualquer outro usuário, vamos refletir um pouco, vamos ver se tb não podemos fazer realmente algo EFETIVO para o nosso esporte.

Eu, aos poucos, estou tentando melhorar, tentando me fazer presente em reuniões realmente importantes, tentando fazer minha parte.

Enquanto escrevia bolei uma frase interessante para esses assuntos polêmicos e setorizados.

"Enquanto vc se preocupa/trabalha com questões micro da pesca esportiva, uma única passada de rede ou arrasto poderá jogar por água abaixo o seu trabalho de uma vida inteira."

joia:::

Biguá

Longe de querer criar polêmica......

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!

O site é de pesca esportiva. Se fosse da Cruz Vermelha ou da Unicef os posts seriam de relatos de ações comunitárias, idéias para tirar os famintos da miséria, receitas de alimentos nutritivos com sobras de verduras etc....É lógico que tem muita gente dando mais importância ao peixe do que a seu semelhante, mas isso não é um privilégio dos pescadores esportivos.....os seres humanos, em geral, dão mais valor a seus animais de estimação, aos seus automáveis, às suas ruopas, aos seus aparelhos de som e tv, aos seus computadores......do que a seus semelhantes. Quem nos dera fosse diferente disso, o mundo seria bem melhor.

Quanto às atitudes.......graças a Deus existem os Kruel da vida que pensam num panorama muito mais amplo que o mísero momento de fisgar e soltar ou abater o peixe. Nossas ações individuais não representam um centésimo do milésimo de 1% da solução dos problemas. Tenho absoluta certeza que um chuveirinho a mais ou a menos num lago vai fazer diferença nenhuma no contexto geral e no equilibrio daquele ecossistema.

Mas esse site é justamente para que as pessoas, mesmo aquelas que nunca participaram de nada mais grandioso do que o simples pesque e solte, deêm suas idéias e sugestões para que,nós, pescadores comuns, causemos o menor impacto o possivel no meio ambiente. E se essas atitudes que representam um centésimo do milésimo de 1% da solução dos problemas forem executadas, já será um passinho, nem que pequinininho para melhorar o mundo que vivemos.

Acho essa orientação de não pescar no chuveirinho tão válida quanto a orientação de não deixar o lixo para trás, usar o motor bem regulado para não poluir, manipular e soltar o peixe com cuidado, não matar os maiores exemplares etc.... São todas micro ações, mas tão dignas quanto as macro.

Até hoje só tive uma experiência com chuveirinhos, que foi na nossa pescaria na amazônia. Arremesei em cima e, se fosse hoje, naquelas mesmas condições de pescaria super dificil como estava, arremessaria novamente. Como também já cometi outros pecados como matar um belo dourado de 8kg para levar para um anigo, já joguei óleo de cozinha na pia de casa, já queimei muito lixo na beira dágua e outras coisas mais.

Mas o tópico e a sugestão são super válidas......se for arremessar em cima do chuveirinho faça-o com a conciência que provavelmente estará dizimando aquela prole e decida alí na hora se compensa ou não tomar esta atitude. Se puder fazer mais do que isso pela pesca esportiva, faça. Se puder fazer mais do que isso para o meio ambiente, faça. Se puder fazer mais do que vem fazendo pelo seu semelhante, faça. Mas não menospreze nem minimize a menor das boas ações.

Abração

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com vc Betão. Em gênero, número e grau. :bompost:

Longe de mim querer "desprezar" essas mínimas ações...mas é q estou vendo q esse tipo de preocupação está tomando lugar ao q podemos fazer efetivamente.

Quer um exemplo???

Leia o tópico da matança dos Dourados em 3 Marias....Veja lá q a grande maioria dos nossos amigos pescadores se preocuparam apenas em postar, FDP, ASSASSINOS, BABACAS, e etc...Daí o Popper foi lá e mandou um e-mail para um órgão responsável e pediu providências...ou seja, ele foi o único q realmente fez algo em prol da pesca esportiva.

E sabe o q é pior???!?! E q ao ver o caminho q ele tomou, bastava q cada um de nós fizéssemos a mesma coisa...não é mesmo?!?! Juntos não conseguiríamos chamar a atenção desse órgão!??!?!

Pq não postamos um tópico em cada fórum q participamos com o endereço desse órgão, e outros q conhecemos, solicitando providências???!?!? Isso sim, seria uma atitude louvável.

Pois é....mas não foi isso q aconteceu...hehee....logo abaixo da mensagem dele, outras mensagens com agressões retornaram, ou seja, continuamos falando muito e fazendo pouco. Nem se deram o trabalho de ler o q o Popper escreveu. chorei::

O q busco aqui no fórum é mudar essa mentalidade...Está na hora de parar com agressões q não levam a nada, e fazermos alguma coisa.

Um dia o Kruel se cansa. E aí, o q será de nós!??!?

Devemos cuidar da boca do peixe, dos filhotes recêm paridos???? Sim, devemos...mas aqui de casa, do trabalho, no nosso grupo de pesca, aqui do nosso computador, podemos sim, fazer muito mais do q atirar pedras pra lua.

A minha preocupação está em não termos mais um fórum dono da razão, q ameaça os q não se enquandram nas "nossas" regras, e fazem uma questão tão "pequena" se tornar uma briga entre amigos...hehee....só isso... joia:::

Entendo perfeitamente o q vc disse...Peço desculpas por repassar uma idéia equivocada das nossas intenções...Saiba q estamos lutando pela mesma causa...mas quero levar mais e mais amigos conosco... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com vc Betão. Em gênero, número e grau. :bompost:

Longe de mim querer "desprezar" essas mínimas ações...mas é q estou vendo q esse tipo de preocupação está tomando lugar ao q podemos fazer efetivamente.

Quer um exemplo???

Leia o tópico da matança dos Dourados em 3 Marias....Veja lá q a grande maioria dos nossos amigos pescadores se preocuparam apenas em postar, FDP, ASSASSINOS, BABACAS, e etc...Daí o Popper foi lá e mandou um e-mail para um órgão responsável e pediu providências...ou seja, ele foi o único q realmente fez algo em prol da pesca esportiva.

E sabe o q é pior???!?! E q ao ver o caminho q ele tomou, bastava q cada um de nós fizéssemos a mesma coisa...não é mesmo?!?! Juntos não conseguiríamos chamar a atenção desse órgão!??!?!

Pq não postamos um tópico em cada fórum q participamos com o endereço desse órgão, e outros q conhecemos, solicitando providências???!?!? Isso sim, seria uma atitude louvável.

Pois é....mas não foi isso q aconteceu...hehee....logo abaixo da mensagem dele, outras mensagens com agressões retornaram, ou seja, continuamos falando muito e fazendo pouco. Nem se deram o trabalho de ler o q o Popper escreveu. chorei::

O q busco aqui no fórum é mudar essa mentalidade...Está na hora de parar com agressões q não levam a nada, e fazermos alguma coisa.

Um dia o Kruel se cansa. E aí, o q será de nós!??!?

Devemos cuidar da boca do peixe, dos filhotes recêm paridos???? Sim, devemos...mas aqui de casa, do trabalho, no nosso grupo de pesca, aqui do nosso computador, podemos sim, fazer muito mais do q atirar pedras pra lua.

A minha preocupação está em não termos mais um fórum dono da razão, q ameaça os q não se enquandram nas "nossas" regras, e fazem uma questão tão "pequena" se tornar uma briga entre amigos...hehee....só isso... joia:::

Entendo perfeitamente o q vc disse...Peço desculpas por repassar uma idéia equivocada das nossas intenções...Saiba q estamos lutando pela mesma causa...mas quero levar mais e mais amigos conosco... :amigo:

Parabens Fabricio pelas palavras, nao queria me pronunciar antes de ler todo o topico e seus pontos de vista. Gostaria de resaltar a respeito dos chuveirinhos e tb outros assuntos é que no Brasil temos excelentes Universidades e Faculdades, alem de Otimos Tecnicos e Pesquisadores que trabalham com a aquicultura (Cultivo de organismos aquaticos) e com a pesca. Nao gosto dos achimos ( eu acho isso ou aquilo ,) ou fundamentos embasados em observaçoes ou conversas com outros pescadores pq nem sempre isso é a verdade absoluta, a natureza e o meio ambiente sao coisa muitos complexas para se resumir em poucas palavras ou conversas de beira de rio, oq eu quero dizer com isso é que antes de postarmos nossa opniao sobre determinados assuntos poderiamos consultar algumas das bases de dados confiaveis, e é claro citar as fontes para q sejamos bem entendidos e claros o suficiente para que quem leia tome sua propria decisao. Um exemplo é: vc acha q o tucunaré azul tem o mesmo comportamento de acasalamento que o amarelo, e se mudar de lugar , localidade , temperatura , pH da agua ... sempre vai ser o mesmo comportamento ???? todo tucunare q é pego no chuveirinho nao volta para a prole ? 50 % volta ? entao ...

Temos muitas pesquisas em andamento com varios peixes do Brasil, nao sei se por sorte ou azar temos uma infinidade de especies que estao em nossos quintais e ainda nem estao detalhadas.

Fica aqui a minha palavra q vou procurar alguns artigos cientificos sobre a familia Cichla sp que tenha algo a respeito de seu comportamento e tento repassar aqui para todos.

Atenciosamente

Marcus Vinicius Barros

Engenheiro de Aquicultura - UFSC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lembro de uma frase q li na extinta revista aruanã sobre a pesca na piracema, q acho que pode ser usada pra esse caso de pescar no chuveirinho. Dizia o seguinte:

"Pescar na piracema é como empurrar uma grávida escada abaixo e esperar que, ao chegar lá em baixo, esteja tudo bem com ela e com o bebê!"

Já arremessei em chuveirinho sim, várias vezes... mas numa pescaria lá no Xingu, qdo fui soltar o macho no lugar q ele bateu na isca, vi os lambaris terminando de dizimar os alevinos.

Desde que isso aconteceu, passei a cortar volta de casais e de chuveirinhos. Não faço mais, sob hipótese alguma. Na minha maneira de pensar - e gostaria de frisar que esse raciocínio serve PRA MIM - voltar a faze-lo seria deixar que minhas conveniências prevalecessem sobre minha consciência.

Cada um é juiz dos seus atos. Pode ser uma gotinha no oceano, mas é a minha gotinha no oceano... tá lá! legal::

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, fazia tempo que eu não lia um tópico inteiro, com longos posts dos amigos. Ainda mais depois de assistir aula de Direito Administrativo, e estudar Controle externo do Tribunal de Contas. E dando um relax na cabeça para começar a Estudar Raciocínio lógico para depos ir dormir. NOSSA DO FICANDO DOIDO doeu:: doeu:: surtei:: surtei:: oloko:: oloko::

Bem sobre o tópico em questão, primeiro quero dizer que acho muito bonita a atitude do Wilson Jurupoca de não arremessar mais em chuveirinho por querer proteger a geração futura de Tucunarés. Respeito muito essa opinião dele. ::tudo:: ::tudo::

E é muito legal de ver que muitos aqui apoiam a decisão dele e também falam que vão aderir. joia::: joia::: Eu também apoio a decisão dele, e se ele está feliz e se sente realizado com as ações dele. SHOWWW Tem que ser assim mesmo, ser feliz e estar bem consigo mesmo.

Agora as pessoas que resolvem arremessar suas iscas em filhoteiros também recebem de mim o mesmo respeito que todos citados acima. ::tudo:: ::tudo:: Sem nenhuma diferença, pois eu mesmo, como pescador vou continuar arremessando minhas iscas onde eu achar, ou tiver certeza, que tem peixe, seja na água, chuveirinho, árvore alagada, pedra submersa, no meio do rio ou no aquario lá de casa. E estou feliz com isso, e não tenho nenhum remorso.

Eu não vou ficar aqui falando que vou fazer a mesma coisa para aparecer que faço algo que não é verdade só para receber a aprovação e elogio dos amigos. Porque escrever algo é muito fácil, agir é muito mais difícil.

Existem diversos pérfis de pescadores:

arrow:: Os que não matam um peixe nem para comer, soltam tudo sem exceção. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que não pescam na piracema nem esportivamente. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que matam só um peixe para comer na beira do rio. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que não arremessam em chuveirinho para proteger a prole. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que se preocupam em soltar os peixes em locais protegidos para não serem vítimas de outros predadores. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que pescam sem farpa no anzol para não machucar o peixe. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que não pescam quando avistam um casal. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: etc.

Agora eu vou me preocupar em ser igual a todos só para agradá-los, P O R R A nenhuma, pois sou outra pessoa, tenho minha próprias vontades. Que podem ser ou não parecidas com a dos demais. Mas não vou ficar pegando no pé do colego só porque ele faz outra coisa.

A natureza e meio ambiente merece sim o meu respeito, e os meus cuidados para ser preservada. Mas não posso esquecer que ela também me proporciona com minha subsistencia, lazer e etc.

E outra coisa, eu estou indo pescar para pegar me divertir, pegar um peixo ou outro, curtir o momento com os amigos, relaxar, se Deus me permitir comer um peixinho assado. Se me presentear com a fartura e permitir eu levar um peixe para comer em casa. ISTO É, para curtir. alegre:: alegre:: alegre:: alegre::

O Forum é de pesca esportiva, Sim. Mas no meu ver, antes de mais nada é de pescador que respeita o próximo e a natureza de forma mutua. Portanto encontra-se aqui todo tipo de pescador e todos, na minha opinião são bem vindos. SEM EXCEÇÃO.

Até aqueles caras do post da matança em 3 marias são bem vindos, porque se eles me falarem onde pegaram aqueles peixes todos, vou lá, pescar, pegar o que sobrou, soltar e falar. UHUUUU que pescaria show. Assim mostrar para eles saio realizado em soltar os peixes.

Portanto. :bompost: :bompost: para todos, e vamos continuar a discussão saudável.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com vc Betão. Em gênero, número e grau. :bompost:

Longe de mim querer "desprezar" essas mínimas ações...mas é q estou vendo q esse tipo de preocupação está tomando lugar ao q podemos fazer efetivamente.

Quer um exemplo???

Leia o tópico da matança dos Dourados em 3 Marias....Veja lá q a grande maioria dos nossos amigos pescadores se preocuparam apenas em postar, FDP, ASSASSINOS, BABACAS, e etc...Daí o Popper foi lá e mandou um e-mail para um órgão responsável e pediu providências...ou seja, ele foi o único q realmente fez algo em prol da pesca esportiva.

E sabe o q é pior???!?! E q ao ver o caminho q ele tomou, bastava q cada um de nós fizéssemos a mesma coisa...não é mesmo?!?! Juntos não conseguiríamos chamar a atenção desse órgão!??!?!

Pq não postamos um tópico em cada fórum q participamos com o endereço desse órgão, e outros q conhecemos, solicitando providências???!?!? Isso sim, seria uma atitude louvável.

Pois é....mas não foi isso q aconteceu...hehee....logo abaixo da mensagem dele, outras mensagens com agressões retornaram, ou seja, continuamos falando muito e fazendo pouco. Nem se deram o trabalho de ler o q o Popper escreveu. chorei::

O q busco aqui no fórum é mudar essa mentalidade...Está na hora de parar com agressões q não levam a nada, e fazermos alguma coisa.

Um dia o Kruel se cansa. E aí, o q será de nós!??!?

Devemos cuidar da boca do peixe, dos filhotes recêm paridos???? Sim, devemos...mas aqui de casa, do trabalho, no nosso grupo de pesca, aqui do nosso computador, podemos sim, fazer muito mais do q atirar pedras pra lua.

A minha preocupação está em não termos mais um fórum dono da razão, q ameaça os q não se enquandram nas "nossas" regras, e fazem uma questão tão "pequena" se tornar uma briga entre amigos...hehee....só isso... joia:::

Entendo perfeitamente o q vc disse...Peço desculpas por repassar uma idéia equivocada das nossas intenções...Saiba q estamos lutando pela mesma causa...mas quero levar mais e mais amigos conosco... :amigo:

Beleza Biguá, estamos falando a mesma língua.

Você já pescou comigo e sabe que estou longe de ser Xiita ecochato.........só queria que ficasse bem claro essa questão: Qualquer atitude, por menor que seja, para ajudar o meio ambiente deve ser vista com bons olhos e, pelo menos, ser analisada ao tomar as decisões.

Concordo plenamente que poderíamos fazer muito mais, que outras atitudes, como mandar um e-mail para o IEF-MG, poderiam ser até mais efetivas e mais simples de serem executadas, e nos apegamos a "coisas menores", mas continuo isistindo em parabenizar mesmo as atitudes mais simples.

Abraços

Beto

PS- Mudando um pouco de assunto.....

Em relação à mudanças feitas no forum.......Não tenho o costume de passar em todas as salas do forum, aliás, normalmente fico nos relatos e pesca em geral. Quando os Posts do Kruel estavam nos assuntos gerais eu sempre os lia mas agora não tenho feito mais isso.

Minha sugestão é que, mesmo existindo um "cantinho do Kruel", que todas as mensagens relacionadas a esse tema , não só as do Kruel, mas toda que tiver uma importância "maior", fossem postadas pelo menos, também nos relatos de pescaria e assuntos gerais, que, creio eu, são as salas mais visitadas, simultaneamente, e o post teria assim maior visibilidade.

Fica a sugestão

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa demais essa conversa, hein??!??

Apesar de todas as diferenças a galera se respeita da mesma forma...PRA ISSO Q SERVE ESSE FÓRUM...hehee... ::tudo::

Ainda a respeito do chuveirinho...queria dizer o seguinte:

- Temos q fazer a nossa parte. Se é pouco, ou se é muito, já é alguma coisa. Se vc se sente bem, se vc está preocupado com o futuro da pesca esportiva, parabéns.

- Por outro lado, a melhor forma de não fazer o peixe sofrer, de não machucar a boca dele, de não cometer um "peixecídio", é NÃO PESCAR.

Como não queremos isso... Naonao:: O segredo está nesse meio termo aí. aplauso::

Vamos tentar manter os nossos recursos pesqueiros, vamos denunciar os infratores, vamos apoiar e contribuir para q novas leis e etc, sejam criados, todos em prol dos nossos peixes....assim, mesmo arremessando em cima de filhoteiros, pescando com garatéias com super farpas, comendo o meu peixinho, e tals, vamos continuar com fartura de peixes, com fartura de ações, com fartura de pescarias. ::tudo::

E quanto aos tópicos sobre o meio ambiente...entendo o seu pedido, mas da forma q sugere, em pouco tempo esses importantes tópicos se perderão em meio a tantos outros.

Uma sala específica para essas discussões serão, com certeza, menos visitadas, mas com a sua ajuda, e de nossos amigos preocupados realmente com o meio ambiente, podemos mudar isso. ::tudo::

Logo abaixo do botão NOVO TÓPICO, tem a opção ACOMPANHAR TÓPICO...clicando lá vc será notificado via e-mail sobre todo e qualquer assunto postando dentro da sala...

joia:::

E estamos na área.... tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse tópico!

Pessoas com opniões diferentes debatendo sem agressões, cada um absorvendo um pouco do ponto de vista do outro.

Como já disseram acima, eu também sou contra ACHISMOS. Porém nese assunto provavelmente tudo que pode ser dito é achismo. Eu nao conheço e provavelmente nao existe nenhum estudo sobre a sobrevivência dos filhotes após a captura dos pais, ou se estes voltam a proteger a ninhada ou a desova apóes serem capturados.

Já arremessei sim em cima de filhoteiras. Principalmente no lago em que iniciei minhas pescarias, o Jaó. Antigamente eram comum observar filhoteiras de tucunarés de apaiaris nesse lago, hoje em dia nem tanto. Na natureza eu vi poucas filhoteiras. Que eu me lembre vi uma no Lago das Brisas (Tupaciguara) e outra na Amazonia (essa eu nem vi na verdade, apenas arremessei onde o guia mandou e só depois ele explicou que tinha visto os filhotes). Hoje em dia se eu ver, nao arremesso mais.

O fato é que provavelmente muitas vezes nossas iscas passam em cima de ninhos ou filhoteiras e capturamos os pais sem mesmo sabermos o que esta acontecendo ali embaixo dágua.

Mas ocorre o seguinte....imagine um lugar onde só se pratica a pesca esportiva. Nao há pressao de pesca profissional (hipotéticamente, pois isso é raro). Nos temos uma população X, em que nasce um certo numero de indivíduos, é a taxa de natalidade. Existe uma taxa de mortalidade (morte natural, predação). Existem tb taxas de migração e emigração (peixes que saem daquela população X e vao para outras e peixes que vem de outras populações para ingressar na população X), mas vamos descartar isso senao vai virar um exemplo muito louco doeu:: doeu::

Imaginem então um casal de tucunarés. Se em toda estação reprodutiva esse casal deixar 10 filhotes que atingirão a idade adulta e se reproduzirão nessa mesma taxa o crescimento da população vai ser tao absurdo que em pouco tempo vamos estar andando em cima de tucunarés!!! Ou seja, para uma população se manter estável, sadia, vigorosa cada casal deixará apenas apenas 02 descendentes que chegarão à idade adulta MAIS um numero de peixes que irão repor os que morrem naturalmente ou sao predados (incluindo os que nos comemos na bêra do rio).

Quer dizer se nao arremessarmos em uma filhoteira nao adianta pensar que no ano seguinte teremos 2.000 peixes a mais para nossa diversão. Assim como em todas espécies animais que geram grandes proles 99% daqueles lindos tucunarezinhos, com suas listrinhas perfeitas, olhões esbugalhados, barriguinhas gordinhas VAI VIRAR COMIDA DE OUTROS BICHOS INCLUSIVE DE SUA PRÓPRIA ESPÉCIE. È muuuuito mais prejudicial matar um belo casal no auge de seu vigor reprodutivo, com a desculpa que já eta na medida, do que pegar e soltar 10 casais embaixo da filhoteira.

Entao, depois disso o que eu tenho a dizer é apenas o seguinte: nao arremesso em cima de filhoteiras nao por estar pensando que vou estar ajudando a preservar essa espécie (que é extremanete abundante por sinal), mas sim como um gesto "politico". Ao meu ver, nao arremessar em cima de uma filohoteira é um gesto equivalente à soltar um peixão na frente de pessoas que nao soltam nada, faz elas pensarem, refletirem.

Se algum parceiro de pesca lançar a isca em cima de uma filhoteira, logicamente vou pensar "pô, podia ter deixado passar", mas nao vou dizer nada porque sei, ou pelo menos penso que estou certo em pensar, que aquilo nao prejudicar em nada o estado geral daquela população.

chega....deu cãimbra nos dedos...

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thiaguinho, e se no rio tiver uma cheia muito grande e algus dos individuos forem arrastados rio abaixo.?????? (desculpa, não resisti) :gorfei: :gorfei:

agora sério. bacana o tópico e mais ainda o nível da discussão ainda que existentes vários pontos de vista... Fabrício, quanto ao tópico de tres marias, por sinal postado por mim, a atitude do Popper realmente foi a unica que efetivamente poderia produzir um resultado. desta forma cuidei de prontamente mandar as fotos para o endereço de email que ele mandou. assim, pegando carona nas palavras do Betão, pode ser que uma atitude micro, algum dia, tenha um resultado macro....

o que definitvamente me anima em tópicos desta natureza é a conclusão de que, mesmo em parcela mínima, os pescadores esportivos, pelo menos no nosso círculo, vem ganhando uma certa maturidade e também discernimento acerca de questões ambientais...acredit que seja o primeiro passo de uma longa caminhada.....

abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai.....ai nóis desce atras deles batendo isca.... bang:: bang:: praia::

thiaguinho, e se no rio tiver uma cheia muito grande e algus dos individuos forem arrastados rio abaixo.?????? (desculpa, não resisti) :gorfei: :gorfei:

isso aí é com certeza......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros companheiros,

Quando postei esse tópico JAMAIS poderia imaginar quanto “pano para a manga isso daria”. doeu::

Achei interessantíssimos os vários pontos de vista e acabei aprendendo também com quem sabe muito mais. mestre::

Creio que eu tenha deixado claro que não sou um estudioso do tema e que também já mandei a isca em cima de vários chuveirnhos.

Não sou um pescador ecopentelho, pesco com garateias com farpas (e vou continuar assim), mato alguns peixes para comer na viagem (não abro mão de um sashimi fresco) e por aí a fora.

Meu objetivo aqui foi expor publicamente um ponto de vista, que dentre vários outros, se faz sentido para alguém ótimo, se não, ótimo também.

Escrevi o que eu não faço mais, mas jamais vou criticar alguém que o faça. Cada qual, amante da pesca esportiva, faça sua parte. No final das contas, juntando tudo isso, todo e qualquer esforço, acabamos colaborando de alguma forma na perpetuação do nosso esporte. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Tópico Bão demais da conta sô!!!!!!!!!!!!!!!!! :bompost: :bompost: :bompost:

As idéias estão todas lançadas e cabe a cada um aproveitar oq acha bom para si.

Isto sim que é um crescimento pessoal. Fazer com que seu pensamento faça quem vc é!

Entre achar que é certo defender os filhotinhos e não usar nem comer animais; ou praticar a extração de peixes com dinamites, ou amarrar uma bombinha no rabo de um gato, há uma vasta gama de pensamentos que se pode querer pra um estilo de vida.

Cada um que escolha a sua. E que escolha após uma análise. Por favor!

Poderia colocar a minha linha de pensamento, mas, com tudo oq já foi citado, creio ser de mais valia colocar esta indagação para o pessoal... Indagação de: O quê cada um quer par si?

Não vamos viver como papagaios somente repetindo as palavras de outros, e sim criar as nossas palavras e as tornarem nossas atitudes. Para isso é essencial essas discuções.

Parabéns a cada um que colaborou, e a cada um que irá colaborar.

Pensemos oq desejamos para nossas vidas e vamos agir um pouco mais?

Obs.: A parte que está negritada, não está assim só para ficar bonitinho. PENSE NELA.

Obs. 2: Fabrício, depois lhe envio meu endereçom, e qnd for jogar os sapatos novos, manda pra mim tá??? huahauhauhauahuhauhau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilsao,

lendo opinioes tao diferentes fico me perguntando como seriam as respostas p este topico se ele fosse postado daqui a 20 anos?! joia:::

Abraco.

Caros companheiros,

Quando postei esse tópico JAMAIS poderia imaginar quanto “pano para a manga isso daria”. doeu::

Achei interessantíssimos os vários pontos de vista e acabei aprendendo também com quem sabe muito mais. mestre::

Creio que eu tenha deixado claro que não sou um estudioso do tema e que também já mandei a isca em cima de vários chuveirnhos.

Não sou um pescador ecopentelho, pesco com garateias com farpas (e vou continuar assim), mato alguns peixes para comer na viagem (não abro mão de um sashimi fresco) e por aí a fora.

Meu objetivo aqui foi expor publicamente um ponto de vista, que dentre vários outros, se faz sentido para alguém ótimo, se não, ótimo também.

Escrevi o que eu não faço mais, mas jamais vou criticar alguém que o faça. Cada qual, amante da pesca esportiva, faça sua parte. No final das contas, juntando tudo isso, todo e qualquer esforço, acabamos colaborando de alguma forma na perpetuação do nosso esporte. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada, minha humilde opinião é a seguinte...Se todos respeitarem as normas para pesca, e também soltar os peixes grandes (não é norma ainda, mas será em breve) já está ótimo. Praticamente todos aqui do fórum já fazem isso, mas o lado triste é que somos a minoria dos pescadores amadores no Brasil. Eu estimo que menos de 20% dos que tiram sua licença de pesca anualmente (40mil em um universo de 200mil) compartilham essa prática.

Acho que muito mais efetivo do que deixar de arremessar em chuveirinho é convencer um pescador amador "tradicional" a praticar o pesque e solte.

Ou então deixar de frequentar as pousadas que são coniventes com a desobência às normas para pesca. Mas isso já mexe no bolso, aí "dói" mais, é outra história...

E também denunciar sempre, como fez o Poper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada, minha humilde opinião é a seguinte...

Cascaio, vim aqui correndo pra ver o que ia falar o cabra formado em TUCUNAREIS... achando que ia ter uma resposta do tipo:

Arremessar no chuveiro é um ato assasino é irresponsável.

ou

Podem mandar vê que os filhotes se viram nos 30!

Esse tópcio ainda vai dá muito pano pra manga! diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, fazia tempo que eu não lia um tópico inteiro, com longos posts dos amigos. Ainda mais depois de assistir aula de Direito Administrativo, e estudar Controle externo do Tribunal de Contas. E dando um relax na cabeça para começar a Estudar Raciocínio lógico para depos ir dormir. NOSSA DO FICANDO DOIDO doeu:: doeu:: surtei:: surtei:: oloko:: oloko::

Bem sobre o tópico em questão, primeiro quero dizer que acho muito bonita a atitude do Wilson Jurupoca de não arremessar mais em chuveirinho por querer proteger a geração futura de Tucunarés. Respeito muito essa opinião dele. ::tudo:: ::tudo::

E é muito legal de ver que muitos aqui apoiam a decisão dele e também falam que vão aderir. joia::: joia::: Eu também apoio a decisão dele, e se ele está feliz e se sente realizado com as ações dele. SHOWWW Tem que ser assim mesmo, ser feliz e estar bem consigo mesmo.

Agora as pessoas que resolvem arremessar suas iscas em filhoteiros também recebem de mim o mesmo respeito que todos citados acima. ::tudo:: ::tudo:: Sem nenhuma diferença, pois eu mesmo, como pescador vou continuar arremessando minhas iscas onde eu achar, ou tiver certeza, que tem peixe, seja na água, chuveirinho, árvore alagada, pedra submersa, no meio do rio ou no aquario lá de casa. E estou feliz com isso, e não tenho nenhum remorso.

Eu não vou ficar aqui falando que vou fazer a mesma coisa para aparecer que faço algo que não é verdade só para receber a aprovação e elogio dos amigos. Porque escrever algo é muito fácil, agir é muito mais difícil.

Existem diversos pérfis de pescadores:

arrow:: Os que não matam um peixe nem para comer, soltam tudo sem exceção. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que não pescam na piracema nem esportivamente. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que matam só um peixe para comer na beira do rio. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que não arremessam em chuveirinho para proteger a prole. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que se preocupam em soltar os peixes em locais protegidos para não serem vítimas de outros predadores. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que pescam sem farpa no anzol para não machucar o peixe. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: Os que não pescam quando avistam um casal. Legal - palmas:: joia::: Parabens.

arrow:: etc.

Agora eu vou me preocupar em ser igual a todos só para agradá-los, P O R R A nenhuma, pois sou outra pessoa, tenho minha próprias vontades. Que podem ser ou não parecidas com a dos demais. Mas não vou ficar pegando no pé do colego só porque ele faz outra coisa.

A natureza e meio ambiente merece sim o meu respeito, e os meus cuidados para ser preservada. Mas não posso esquecer que ela também me proporciona com minha subsistencia, lazer e etc.

E outra coisa, eu estou indo pescar para pegar me divertir, pegar um peixo ou outro, curtir o momento com os amigos, relaxar, se Deus me permitir comer um peixinho assado. Se me presentear com a fartura e permitir eu levar um peixe para comer em casa. ISTO É, para curtir. alegre:: alegre:: alegre:: alegre::

O Forum é de pesca esportiva, Sim. Mas no meu ver, antes de mais nada é de pescador que respeita o próximo e a natureza de forma mutua. Portanto encontra-se aqui todo tipo de pescador e todos, na minha opinião são bem vindos. SEM EXCEÇÃO.

Até aqueles caras do post da matança em 3 marias são bem vindos, porque se eles me falarem onde pegaram aqueles peixes todos, vou lá, pescar, pegar o que sobrou, soltar e falar. UHUUUU que pescaria show. Assim mostrar para eles saio realizado em soltar os peixes.

Portanto. :bompost: :bompost: para todos, e vamos continuar a discussão saudável.

Abraços

O Bigão falou muito bem e traduziu aquilo que eu penso também, eu sempre arremessei e vou continuar arremessando nos chuveirinhos. Como o Michel falou nós já cumprimos nossa parte respeitando a Legislação e tentamos mostrar aos outros pescadores o respeito ao meio ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala sério Flavio...Mas na boa, concordo com tudo com que o Thiago disse. Não há nada a complementar. E só para esclarecer: eu jogo minhas iscas no chuveirinho sim.

Valeu!

Hehehehe relax grande Michel... estava so colocano pimenta no tópico,

ate porque queria escutar de quem estudou os Tucunarés.

Mas mesmo sendo sua opnião que leva em conta a preservação do pesque e solte, passei a pensar sobre o assunto quando um amigo descreveu o seguinte:

Imagine uma galinha com seus 12 pitinhos, tipo aquele que vc. ganhava depois das feiras agropecuárias. A galinha fica la tentando proteger seus 12 filhotes de uns 3 Carcarás que estão ali voando so esperando um descuido. Do nada a galinha ja velha tem um ataque fuminante do coração que em breve vai ser assado. Imagine o sufoco dos pintinhos....

É triste... muito triste Frio::

heheheh... esse tópico ainda vai dar muito o que falar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...