-
Postagens
84 -
Registro em
-
Última visita
-
Dias Ganhos
1
Histórico de Reputação
-
Guilherme Liotti deu reputação a LucaoCR em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25
@Marcos Ide tudo bem? Pra temporada 25/26 tem acompanhado o nível do Negro?
-
Guilherme Liotti deu reputação a Kid M em Aproxima-se a temporada de pesca e o nível do Negro...
Depois de dois anos de seca prolongada na região amazônica, aproxima-se a época de começo das operações na bacia do rio Negro, e as expectativas são de muita água na caixa do rio.
Temos um agravante complementar que é um volume de chuva ainda maior que o tradicional para essa época do ano.
Claro que ainda temos muito algum tempo pela frente, porém na bacia do rio Madeira, que esvazia antes da do Negro, as inundações ainda são as principais manchetes divulgadas dentro de um cenário de muita destruição do sustento dos ribeirinhos.
Certamente que a partir de outubro, se não houver algum contratempo, já haverá um cenário mais interessante para os operadores e pescadores que estejam nos afluentes do rio Negro.
Como já tive a experiência de ir pescar nos dois cenários (cheia e seca), acredito que sempre é possível ajustar algo "menos ruim" por conta do deslocamento dos barco hoteis, na busca de melhores volumes de água para a pescaria desejada.
É sempre difícil, chegar na "janela em que os peixes estão vorazes", pois com a antecedência requerida para as reservas realizadas com um ano de antecedência, é sempre uma grande ansiedade a ser superada até a data da viagem chegar.
Espero que os diversos participantes do FTB que se programam para as viagens amazônicas atrás dos grandes troféus, encontrem a satisfação desejadas, que se não for na fartura e/ou qualidade das espécimes encontradas, que seja no convívio dessa região mística de muito encantamento e beleza.
-
Guilherme Liotti deu reputação a Alexandre Gomes de Almeida em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...
Boassss,
No caso deste tópico acho que estamos diante de dois pontos de vista distintos: VALOR E PREÇO!
Não dá para discutir que em relação ao PREÇO, estamos diante de uma montante considerável de dinheiro, acima do que muitos de nós estaríamos dispostos a pagar para uma pescaria.
Mas se olharmos pelo lado do VALOR, necessariamente teremos que concordar da necessidade de se embutir no PREÇO, toda a estrutura oferecida pela operação, seus investimentos, acordos lícitos realizados, conforto proporcionado, exclusividade, etc... Talvez por este olhar e para alguns pescadores, o VALOR x PREÇO cobrado faça todo o sentido!!! Temos que atentar também que os donos das operações são empresários, tomam riscos para colocar em prática o negócio, e buscam como em qualquer empresa, auferir lucro.
Nesta mesma linha de entendimento podemos dar como exemplo os Resorts do nosso nordeste..... Temos bons resorts, com cerveja gelada e comida maravilhosa que custam metade de outros hotéis que possuem também a mesma cerveja gelada e comida maravilhosa, porém com alguns diferenciais que impactam ou podem impactar e muito em nossas escolhas.
Particularmente sou um pescador mais focado em Barcelos ( custo x beneficio) , região esta que vou a 10 anos seguidos. Escolho a operação pelo VALOR/PREÇO X CUSTO BENEFICIO, mas não abro mão de alguns atributos que pelo menos para mim, nada tem a ver com luxo, principalmente com relação a estrutura que a operação oferece, tais como: piloteiros, alimentação, conforto , segurança e local de pesca ...... Tudo isso tem que ser compatível com o investimento realizado e logicamente com o que estou disposto a gastar! Amazonia é um lugar inóspito e procuro sempre dirimir os risco que consigo controlar e os que não consigo também kkkkk
Além de tudo isso, tem também as circunstancias e momento que nos levam a fechar um determinado pacote de pesca... Se eu for com meu pai de 85 anos (forte e saudável graças a Deus), o intuído continuará sendo necessariamente a pescaria, porém com um nível de conforto e segurança ainda um pouco mais afinado para realidade dele!! O pouco mais de luxo talvez seja uma necessidade para que ele possa usufruir com plenitude da pescaria !! Lembrando que o critério LUXO é relativo !!
Quantos as Bass, venho pescando com este tipo de embarcação nos meus últimos 6 anos na região de Barcelos ( uma vez em SIRN que acabei não entrando do Rio Preto devido ao repiquete). Sempre optei por pescar de Bass tracker mesmo tendo a opção de voadeira convencional. O plus a mais no PREÇO, compensava em função do VALOR que proporcionava, ou seja, muito, mais muito mais conforto em comparação com uma voadeira convencional !! Mesmo com relação a uma eventual dificuldade de entrar em lagos centrais (o que não ocorreu), a operação ainda disponibilizava as voadeiras para uma eventualidade ( VALOR )!! Podem até achar que é um luxo, mas quem já pescou com este tipo de embarcação sabe que principalmente em 6 dias inteiros de pesca a danada faz uma put@ diferença quanto ao conforto, inclusive termico, além dos deslocamentos no final de uma semana.
OBS: Tirando esta única semana por ano em Barcelos (alvará concedido pela esposa), minhas outras pescarias são totalmente raiz, com um bote de alumínio, um motor de 15 hp Evinrude com 20 anos, único dono e com pouquíssimas horas de uso, acompanhado por uma churrasqueirinha que eu mesmo fiz e um cooler com cerveja gelada !!!
Enfim, não existe certo ou errado ou ainda barato e caro!! Tudo irá depender do perfil de cada um, mesmo porque no pega da pescaria seja no luxo ou raiz, o que vale é a isca na agua e muito suor para conseguir pegar os Tucunas!!!! De qualquer forma, tem gente que ira escolher pescar uma vez a cada dois ou três anos para ir em uma estrutura como esta do tópico e outras irão preferir pescar duas semanas na temporada pelo preço de uma de R$ 25.000,00 !! Eu prefiro 2 semanas com o preço de uma !!! E VC ?
Está tudo certo para todo mundo !!!!
abraço a todos
-
Guilherme Liotti deu reputação a Kid M em O " sonhado" 80 UP está cada vez mais difícil?
Caro Edmar,
Muito oportunas suas observações.
Há muito venho tentando passar aos grupos de pesca com quem me relaciono que ir pescar não é pegar o peixe, e sim uma consequência natural da programação. Antes de me lançarem "pedras" ou me considerarem um "velho broco", torna-se importante um esclarecimento dessa questão.
Claro que os níveis de adrenalina e expectativa sempre estarão presentes nessas pescarias amazônicas, tamanha é a vontade das "coisas" acontecerem...
Não há porque "renunciar" o conceito de viajar para buscar os troféus, mas não se pode "abrir mão" do que está no entorno e quase sempre não percebido.
Conviver com outras pessoas ansiosas e cheias de energia é sempre uma forma de ir "deduzindo" aquela parcela de pagamento mensal que foi feita antecipadamente. Bebidas adequadas e geladas são sempre assertivas, mas por que não buscar novos sabores originados nas redondezas ?
Com relação à alimentação é ainda maior essa oportunidade, trazendo sempre um pouco do regional misturado com o tradicional...
Já finalizando, avaliar as pessoas da operação que estão na preocupação para que tudo esteja dentro das expectativas dos clientes (esqueçam a parte da gorjeta)
E o mais importante (às vezes até do embarcar o peixe) são as condições da natureza que nos envolve, sejam de fauna e/ou flora, mas de uma energia sinistra que ajuda sempre a restabelecer o equilíbrio interior dos que encontram essa sensação de paz serena que é o cenário, os odores e as alegrias (pode ser peixe )
-
Guilherme Liotti deu reputação a Kid M em Expresso Manaus - Barcelos, vice e versa em 6hrs?
ATENÇÃO - Já circulando na Web...
Este é o novo avião produzido pela Cessna, direcionado para o público que hoje usa o Caravan !
Na verdade parece ser um Caravan bi-motor adaptado num projeto para atender essa demanda de espaço e peso transplantado.
O avião já voa com a empresa de logística Fedex, e a demanda de encomendas está surpreendendo essa indústria.
Carrega até 19 passageiros, com carga superior a 2 toneladas, o que amplia o interesse. Precisa de menos pista (pouso e decolagens) que o Caravan
A NOTÍCIA informa que já nesta temporada de 2025 / 2026, os Sky Courier já estarão pousando em Barcelos e SIRN (claro que em outras cidades também...)
Não duvido que os principais operadores vão agregar essa novidade nos seus pacotes de pesca para a próxima temporada - convém checar com o seu...
-
Guilherme Liotti deu reputação a Cristiano Rochinha em [Relato] Rio Teles Pires - Dez2024
Fala galera,tudo bem??!!
Vou deixar aqui um breve relatinho de uma pescaria realizada em dezembro de 2024,no rio Teles Pires,Sul do Pará!
Fomos em 6 amigos conhecer essa região inédita para todos nós.Escolhemos pescar apenas 3 dias,sabendo que seria pouco tempo pra explorar a região que é muito farta em peixes,porém foi o que conseguimos...E deu pra ser divertir muito.
Eu me encarreguei de toda a organização dessa viagem (como sempre né rs), e procurando voos de SP a Alta Floresta já me deparei com o primeiro problema: o valor absurdo das passagens,3,5k no mínimo.Pra mim e meus amigos meros mortais,totalmente fora de cogitação.Então me lembrei do aeroporto de Sinop,que sempre tem voos baratos partindo de SP.
Foi o que fizemos.Passagens ida e volta compradas por apenas R$780,00.
Partindo de Sinop,alugamos 2 carros e fomos para Alta Floresta,algo em torno de 315km.
Viagem tranquila,estradas boas.Pernoitamos em Alta Floresta, e no dia seguinte,seguimos viagem de carro até o porto do rio São Benedito,já no estado do Pará,após uma rápida travessia de balsa entre a divisa de MT/PA sobre o rio Teles Pires.
Em Alta Floresta
A pousada que ficamos foi a Arara Azul Lodge,que fica na região da reserva indígena Kayabi.
Do porto do rio São Benedito,seguimos de barco até a pousada ,chegando nela já no início da noite.Sempre aquela aventura!!
WhatsApp Video 2024-12-23 at 13.00.42.mp4
Pousada sem luxo e sem frescuras,exatamente do jeito que gostamos.
Dormitórios e refeitório em estilo de ocas indígenas.
Como fomos no mês de dezembro,pegamos o início da subida das águas.Época muito especial pra pescaria de grandes bagres.E esse foi nosso foco durante a maior parte da pescaria.
Começamos pescando num grande poço bem em frente à aldeia, e os resultados logo começaram a aparecer.Ainda pequenos,mas uma boa quantidade de jaús.
A iscas utilizadas foram as mais variadas,entre pedaços de peixe ou peixes inteiros (jacundás,cabeça de tucunaré,piranha,cachorra,corvina),iscados em anzóis 12/0.
Devido a pescaria ser realizada em grandes poços e locais de águas rápidas,tivemos que usar chumbadas de 400g.
Terminamos o período da manhã com alguns "filhotes de gigantes" embarcados e algumas linhas quebradas.
Partimos pro período da tarde.Mesma técnica,novos poços.E o primeiro gigante apareceu pro parceiro Alvaro,vulgo "Osvardão",já que o caboclo tem cara de Osvardão mesmo.
E detalhe: jauzão fisgado pelo rabo.Muita caguira mesmo!!!
WhatsApp Video 2024-12-10 at 20.38.12.mp4
Como no nosso barco não saiu nenhum gigante,nos restou apreciar o fim de tarde e as belezas do lugar!
Foz do rio Cururu no Teles Pires!
Da pousada que estávamos até a foz do rio Cururu eram cerca de 15 minutos de barco apenas,então,logicamente fomos conhecer esse famoso rio encravado na floresta amazônica.
Na manhã do 2° dia,subimos o Cururu até uma cachoeira intransponível (à menos que se arraste barco e caminhe pela mata).
E aí sim pudemos ver o que é um rio realmente preservado...Meus amigos,o local cheira pureza.Não há nenhum vestígio de civilização humana.As águas,apesar de escuras,são translucidas,de uma beleza inigualável.Valeu só de ter ido conhecer...
Nele,fomos atrás dos tucunas pinchando em remansos com pedras e nas margens de mata ciliar intocadas.Alguns pescadores de outro grupo também fizeram a pescaria de varejão de bambu,usando coquinho araçá como isca,e conseguiram pegar algumas matrinxãs e pacus borracha.
Segue imagens do local..
Tucunas mirianae extremamente briguentos!!
No período da tarde,voltamos ao Teles Pires atrás dos couros,e na espera dos grandes,sempre ficávamos com uma tralha de 25lb atrás de peixes menores.
E uma boa variedade foi fisgada,entre elas grandes corvinas,cachorras,cacharas nos raseiros de ponta de praias,inúmeras arraias e em destaque para um belo jundiá fisgado pelo meu parceiro Scarelli e uma cachorra gigante fisgado por parceiros do outro barco.
E mais uma vez,no finalzinho da tarde,outro jauzão fisgado,agora pelo parceiro Juliano.
Terceiro e último dia,repetimos a estratégia atrás dos grandões,afinal ainda faltava o meu...
E lá pelas 10h da manhã,desencantei rsrsrs...Ainda não era super gigante,mas um peixe com muita saúde e vigor...Brigou demais!!!!
E o parceiro Alemão,em outro barco,conseguiu também uma "rainha das águas"...Uma piraíba!!
No período da última tarde,seguimos para um ponto onde as pirararas são bem frequentes.
Mas na minha isca,quem resolveu morder foi um baita jaú....Peixe realmente grande!!!put@ felicidade!!!!
Devido a euforia no barco e o cansaço da briga,nem conseguimos tirar uma foto top que realmente representasse o tamanho do peixe.Mas os momentos foram eternizados!!
Após a soltura do peixão,voltamos ao local onde eu havia pego o outro de manhã,e nesse ponto ainda conseguimos fazer uma excelente pescaria de peixes médios...Muito top!!!
Os parceiros Juliano e Alemão foram atrás dos tucunas na entrada de um lago do Teles Pires,e se depararam com um grande cardume,onde pegaram cerca de 40 deles...Infelizmente na euforia,também não conseguiram nenhuma foto boa rsrsrs...
É isso galera.Acho que falar que pescaria em locais preservados é outro nível, é chover no molhado!
Sem preservação não há peixe.
E esse trecho do rio Teles Pires realmente continua bem preservado.Um local que realmente vale a pena.Eu voltarei!
Caso alguém queira mais detalhes sobre a operação de pesca ou encarar ir lá,podem me chamar no privado.
Abraços e fiquem com Deus!!
-
Guilherme Liotti deu reputação a Willian Furlanetto em [Relato] Serena Rio Preto Lodge - Rio Preto da Eva
Fala turma, venho relatar mais uma pescaria na Amazônia.
Nesse ano de 2024, escolhemos uma operação próxima a Manaus, a Serena Rio Preto Lodge, que se localiza no Rio Preto da Eva.
A pescaria foi realizada entre os dias 17/11/2024 a 23/11/2024
E mais um ano seguido a seca extrema atingiu a Amazônia, batendo todos os recordes já registrado de níveis de rios secos, em algumas regiões como Juma, Mutuca e Pantaleão, várias operações foram obrigadas a cancelar suas semanas de pesca.
Chegando em Manaus como sempre avistamos o gigante Rio Negro, que nesse ano estava bem seco !
Nesse momento já sabíamos que não seria uma pescaria fácil.
Vista: Rio Negro - AM
A logística até a pousada é bem simples, saímos de Manaus por volta das 10:00 horas, aproximadamente as 13:30 paramos no município de Rio Preto da Eva para almoçar. Após o almoço embarcamos novamente no ônibus, pegamos uma estrada de chão até o ramal onde os barcos estavam nos esperando. Do ramal até a pousada levamos aproximadamente 20min, chegando na pousada por volta das 16:30
Esse ano nossa turma estava bem grande, com 19 homens e 03 mulheres totalizando 22 pescadores.
A pousada Serena é muito boa, com quartos confortáveis, uma ótima alimentação e barcos excelentes, todos plataformados e com motores 30hp, que fazem a diferença na hora de ir de um ponto ao outro.
Infelizmente pegamos um rio bem torrado, em vários pontos conseguíamos ver todas as estruturas para fora do rio, mesmo com esse cenário conseguimos fazer uma pescaria relativamente boa.
Existem muitos pontos bons próximo a pousada, inclusive no deck da pousada um pescador capturou um peixe de 65cm. E bem em frente à pousada outro pescador embarcou um peixe de 78cm bem na hora do almoço, pensa a festa.
A pescaria foi muito ralada, mas diante desse senário de rio extremamente seco, volto a dizer que fizemos uma pescaria relativamente boa,. Como de costume, todo ano fazemos nosso torneio de pesca, esse ano só eram validados os peixes acima de 50 cm.
No total foram embarcados, medidos e filmados 89 peixes 50up.
80up – 01 Peixe
70up – 10 Peixes
60up – 26 Peixes
50up – 52 Peixes
Com certeza voltaria ao Serena, é um rio com grande potencial e muito próximo a Manaus, diferente do Mutuca e Juma, o Rio Preto da Eva ainda não tem tanta pressão de pesca.
Infelizmente pegamos a pior seca da história da Amazônia, não foi uma temporada de pesca fácil.
Mas acredito que são essas as situações que fazem a pescaria na Amazônia serem totalmente desafiadoras e gratificantes ao mesmo tempo.
-
Guilherme Liotti deu reputação a Kid M em E lá se vai mais uma ano...
Como o tempo tem passado rápido (cada vez mais), já é hora de antecipar os votos natalinos.
Nosso ano de pescaria foi (nitidamente) aquém do que esperávamos e não apenas em termos de peixes...
Uma nova seca (maior que a anterior) aconteceu e enlouqueceu todos os planejamentos realizados.
Claro que foi bom, principalmente para os que não foram à Amazônia apenas em busca de troféus.
Da mesma forma que a "busca" pelos pesque & pagues parece ter se expandido (em alguns lugares).
O importante mesmo, é renovar nossos votos e expectativas para o "novo ano" que se aproxima.
Pelas Leis da Natureza, a perda de alguns amigos é sempre sentida, principalmente no nosso meio.
Em nome do Grupo da Moderação do FTB, o desejo maior é que todos nossos usuários sejam felizes.
Algumas coisas - de fato - não são simples, mas outras dependem exclusivamente de nossas atitudes.
Que Papai Noel possa assegurar aquelas "coisas" que lhe irão trazer a alegria que a vida ainda permite.
Muita saúde e alegrias para todos nós, sejamos avôs, pais, filhos ou netos, pois é a felicidade que conta.
-
Guilherme Liotti deu reputação a Marcos Ide em Rio Caurés - 19/10 a 01/11
Rio Caurés – Marreco Floating Lodge
Semanas – 19/10-25/10 – 26/10-01/11
Manaus – Baia dos caurés - Barco expresso fretado
Local – Primeiros 70km do Rio Caurés.
Nivel do Rio Negro em Barcelos em 19/10 – 2,70 em 01/11 – 2,10
Se na temporada 23/24 batemos o recorde de quantidade nesta foi a vez da qualidade. Seguem algumas fotos:
Flutuante
-
Guilherme Liotti deu reputação a Kid M em Lembranças de antigamente...
Estive buscando algumas reminiscências desse passado de pescarias que tanto evoluiu no diversos anos (décadas).
É difícil estabelecer "o quando", pois desde cedo, a atração pela pescaria se fazia presente !
Ainda criança, a busca de "piabas" (lambaris) sempre foi uma constante, e os córregos da fazenda eram "mágicos"...
Vez por outro aparecia uma traíra e até mesmo os jundiás, que geravam uma "felicidade" momentânea - como éramos felizes...
De criança para a adolescência as oportunidades de pesca se reduziram bastante, mas sempre que possível, dava um jeito.
No convívio de um colega de escola (vivo até hoje), passei a frequentar o bairro da Urca (RJ), e pescar sororocas nas pedras...
O material dessa época era - de fato - rudimentar e o "velho Paoli" cumpria sua missão em conjunto com uma vara de bambu
Pescaria de espera, com iscas de camarão, sardinhas, peixe cortado, etc... mas sempre fantástica para a alma (sempre saía algo)
Ainda na época de finalização de estudos para encarar o vestibular dois fatos marcantes. O primeiro deles foi um molinete Mitchel 300 que me foi trazido da França por meus pais numa viagem que fizeram - tive a sensação de ser o mais equipado pescador do Rio
O segundo deles foi ter ido para os EUA onde, como estudante de intercâmbio, desfrutei de moradia com uma família americana com direitos e obrigações semelhantes aos "meus irmãos americanos". Foram 12 meses inesquecíveis no estado do Kansas (no centro do país), na cidade de Wichita que tinha - à época - uns 150 mil habitantes. Tive acesso a tudo, até licenças de caça&pesca!
Foi sem qualquer dúvida uma época de imenso aprendizado e visão de um modo de vida bastante diferente do brasileiro.
Pescarias com devolução de praticamente todos peixes que não seriam imediatamente utilizados, bem como as poucas unidades de caça previamente estabelecidas na licença (mas não tinha "malandragem", pois parávamos de caçar ao atingir o limite)
Acredito que essa vertente de conscientização por parte dos americanos foi algo que simplificou o aprendizado dos filhos.
Atirávamos muito, no tiro ao prato e na caça aos coelhos silvestres (considerados como "praga" - o estado era agrícola)
Na pescaria, a chegada das iscas artificiais foi algo interessante e que me permitiu aceitar essa forma de pesca, muito produtiva.
Voltei ao BR para dar continuidade a minha formação escolar (vestibular à vista) mas com "outra cabeça" no tocante à preservação.
Possivelmente pelo "estado de vida", passei a pescar menos (namoradas, festas, futebol, etc...), mas sem sepultar essa atividade.
Se passei a pescar menos em água doce, as oportunidades no mar eram mais frequentes, de barco e no corrico com colheres...
O interesse pelo tema voltou forte, e as revistas de pesca eram "devoradas" a cada lançamento nas bancas de revistas...
Quem, dessa época, não conheceu a Troféu Pesca, Aruanã, Pesca & Cia, Pesca Esportiva, Mundo da Pesca, entre outras.
Assistindo pela TV semanalmente o Pesca & Cia nas manhãs de domingo (acho que antes das 10 h), o então jovem Rubens de Almeida Prado fazia "a sua parte" com belas filmagens e o conceito do Pesque & Solte - derivado do Catch & Release americano
A perseverança do "Rubinho" em insistir nesse processo de preservação foi fundamental para incutir esses conceitos nos jovens.
Bem verdade que não foi mérito exclusivo do Rubinho, embora ele tenha sido esse ícone que é acompanhado até hoje... mas também outros não menos famosos pescadores (Lester, Otávio, Gugu, Genésio, Nakamura, Eduardo, Hoffman e muitos outros)
Hoje já existe uma preocupação ambiental na categoria, seja ela de pescadores, seja nos profissionais que viabilizam as pescarias
O "refrão" de que "peixe vivo vale mais do que morto" é algo que se observa principalmente nas conversas com os guias de pesca.
Claro que os caminhos da pesca tem diversos influenciadores (palavra da moda), através de formas e métodos a serem usados, mas é inegável que se faz necessário reconhecer e agradecer aos "ícones do passado" (ainda atuais) por esse novo patamar.
-
-
Guilherme Liotti recebeu reputação de Willian Furlanetto em ARACU CAMP / VILA NOVA AMAZON - SETEMBRO 2023
Que relato top ! Parabéns pela pescaria
-
Guilherme Liotti recebeu reputação de Edmar Alves em Relato pescaria Rio Cuiuni - 09 a 15 Setembro 2023 - Expedição Branco Açu
Pescar é bom demais !!
Parabéns pelos peixes e pela pescaria !!
-
Guilherme Liotti deu reputação a Kid M em Proibida a venda de tucunaré em manaus
Nada é simples nesse processo !
Mais importante que estabelecer a proibição de comércio com peixes silvestres, é definir uma política de incentivo à criação em cativeiro das espécies !
Vou mais longe, afirmando que uma das possibilidades de aumento de proteínas na alimentação escolar, pode vir do peixe no cativeiro.
A rapidez de crescimento e procriação de algumas espécies (dentre elas a tilápia) permite um fluxo de comercialização contínuo.
Algumas pessoas irão insistir que o "sabor" do criado em cativeiro é diferente do silvestre, e estarão certas nessa afirmação!
Mas hoje em dia qual a repercussão da criação e consumo de frangos na nossa alimentação ? Seria possível sem genética aprimorada ?
Ficando apenas na amostragem comparativa do frango x tilápias, já é tema para muita ponderação...
Aos que não estão "ativos", lembro que a enorme quantidade de salmão consumido no País tem origem chilena, de criação em fazendas...
Quanto maior a demanda de qualidade (não apenas para o peixe), maior será o empenho dos criadores em buscar seu nicho.
Nada contra assar seu peixinho na barranca do rio (um mínimo dentro da cadeia de alimentação ecológica), mas apenas como celebração !
Precisamos SIM, buscar alternativas de criação que permitam nossas matrizes silvestres coexistirem para funções mais nobres - pesca esportiva
Temos sempre um que de hábito cultural, é verdade, mas somos nós próprios que precisamos mudar por conta própria...
Finalizando, vocês se lembram nos primórdios da pesca esportiva, quando Rubinho (Rubens Almeida Prado) soltava os peixes ? Pois é...
-
Guilherme Liotti deu reputação a Guto Pinto em Teles Pires Maio 2023
Pescamos na usina Teles Pires, a última do Rio. Nesse trecho tem a antiga Pousada Jerusálem não sei se esse tem nome hoje ainda, ela fica perto da ponte, porém não vi elétricos no barco deles, eu sugiro a Pimenta Fishing pois vc tem chance de pesca tanto em cima como na parte baixo onde tem os brutos, além de do preço ser um pouco mais em conta perto das outras, e os guias sabem pescar lá em cima. Na parte de baixo Além da Pimenta existem muitas pousadas como Portal da Amazônia, Amazon Fishing Lodge, Monteiro e Dona Esther, todas próximas e a Teles Pires Lodge que fica cerca de 1h e 30min de Rio pra baixo .
-
Guilherme Liotti deu reputação a Vagner em Teles Pires Pousada Pimenta Fishing
Fala Pessoal , passando aqui para um relato rapidão de uma pescaria realizada no Teles pires na Pousada Pimenta Fishing no meio de dezembro 2022, foi top demais comida e receptivo muito bom , estrutura ótima guias que pescou comigo dessa vez foi Itamar , conhece de tudo , muito peixe na linha sem falar no sonho do meu Pai de pegar um tambaqui selvagem, gente outro detalhe foi a entrada de peixes grandes (Jau pirarara e piraiba nos conjuntos considerados mais leves linha 0,60 vara venza Bg, carretilha perfil redondo)
Chegamos a pegar 3 Piraibas no mesmo dia
Saíram muitos peixes de grande porte embora estávamos focado da variedade de peixes
Foram 5 Piraibas, 3 Piraras, 2 Jaus e 2 tambaqui, algumas linhas 0,90 estouradas devido a pedras,, em uma tarde encontramos o o casal Proprietario da pousada tirando um lindo Jau da Agua. Faltou muita foto pra não ficar muito repetitivo não batemos fotos de peixes menores e não postarei pra de mesma espécie pra não ficar cansativo
-
Guilherme Liotti deu reputação a Cristiano Rochinha em TRAIRÕES GIGANTES ,DOURADOS E JAÚS!!!
É isso Guilherme,o rio Cuiabá apesar de toda agressão,ainda tem muita vida.E o Reinaldo além de ser um cara do bem,é mesmo um grande guia.
Abraços!
-
Guilherme Liotti deu reputação a Mauricio.Florindo em Garatéias
rapaziada, tenho usado essas garateias da china, e agora em dez. tive a sorte de engatar um azulão de 50.5 cm. com 2.100 kg. um verdadeiro monstro pra minha região, e capturei ele nessa garateia chinesa short shank #6 e ja tenho usado elas a um bom tempo, o que pude perceber delas é que elas se assemelham muito na minha visão às garateias owner ST 56, que inclusive são minhas garateias favoritas, tenho abolido o uso das VMC por serem garateias que embora sejam muito fortes, não tem afiação e gap necessário para as capturas dos tucunas, na minha vivência, perdi mais peixes pràs VMC que por garateias que abriram, mas isso é uma preferência pessoal, sei que muitos não abrem mão da resistência incomparável das VMC.
Mas afinal, onde quero chegar com isso?
eis a foto do que o azul fez com a SS (lembrando que são um dos menores tamanhos das short shank)
o peixe abriu uma das perninhas, mas mesmo assim foi embarcado, pra mim, as garateias estão mais do que aprovadas, e configuram entre as melhores, se não a melhor custo benefício da atualidade para iscas menores, mesmo sendo baixa (semelhante as decoy YW-77, Que tenho algumas unidades para uso também) tem um gap muito bom e a afiação muito superior às VMCs, e se aproximando bastante das Owner.
Pra quem não abre mão de resistência eu adquiri outra garateia chinesa com padrão excepcional, trata-se da Janker Treble JS-47 (4x) e a JS-37 (3X) sendo essa última uma substituta à altura das Marine Sports MSH e celta GA-44 5x, Ambas copiam as owner ST-66 e ST-56 respectivamente, e trazem um acabamento externo até superior às owner em revestimento, deixo aqui essa recomendação extra, pra quem busca resistência, recomendo fortemente a JS-47 (pra mim infinitamente superior às VMCs) e pra quem busca peso baixo, a JS 37 está muito bem servido. Lembrando que ambas não foram testadas com os amazônicos, quem sabe alguèm na próxima temporada se arrisque com as JS-47 substituindo as owner ST-66,
pra mim atualmente essa é o melhor custo-benefício em réplicas das onwer na china, vale salientar que pra quem tiver interesse, eu adquiri ambas na shopee pela bagatela de 23 reais (no aliexpress ela é bem mais cara), e ainda saliento que não sou patrocinado, nem recebi nada para falar bem dessa marca, só estou dando um relato como consumidor muito satisfeito com o produto que recebi comprado e pesquisado por mim.
-
Guilherme Liotti deu reputação a Carlos Dini em Carlos Dini-Pescaria dos 2 mil Açus- Rio Branco-jan22
Amigos, bom dia, acabei de retornar de mais uma aventura Amazônica (para minha esposa, falei que é a ultima desta temporada....rsrs.) Meu Instagram: @drcarlosdini
Desta vez voltamos ao Tucunarés Açus do Rio Branco-RR, noticias eram boas, já faziam 15 dias que o rio vinha secando e secando forte. O grupo anterior ao nosso, haviam pego quase 2mil tucunarés.
Como estrutura, utilizamos o confortável Barco TUPANA X do amigo Rogerio Bacchi.
É só eu pisar em Manaus que a agua desaba.
Sábado, aquela tradicional ida no almoço do Restaurante Choupana.
Recomendo o Pastel de pato.
Pato no Tucupi
A noite a resenha não para, cervejada e joelho de porco na Cachaçaria do Dede
Domingo cedo, bora partir do Aeroclube em Flores
Time de feras: Rodoval, Alfio, Dutra, Akira Sam, Tiago, Salvador, Roberto, Arimatea.
É sempre bom sobrevoar a Ponta Negra
Aproximando de nosso destino final, Santa Maria do Boiaçu-RR.
Já dá para começar ver as praias do Rio Branco
Noticias eram realmente de muito peixe, rio seco, mas estava subindo um pouco devido fortes chuvas na semana anterior.
Durante nossa semana, praticamente não choveu e o rio estabilizou. Rio na caixa e bem seco. Muitos cardumes. Pegamos 1800 tucunarés em uma semana.
A pescaria no rio Branco, devido sua cor de agua, ocorre principalmente em seus lagos centrais. Pescamos no lago Quarena, Mexedeu, Mau e Uga.
Por ser um rio de agua branca, ele fica menos agressivo, e iscas de hélice normalmente não são muito eficazes, pesquei principalmente de zara. Como eles chocam em arvores submersas, a maioria das ações acontecia perto do barranco.
Vamos as Fotos:
Primeira tarde de pescaria, só eu e meu tio, em 4 horas quase 90 peixes...
Primeiro arremesso
O primeiro jaca
Muita praia
Encantos de Roraima
Amanhecer com este visual
Café da manha; pupunha cozida
Segundo dia, pescamos no lago do Mexedeu
Varando o lago
Os moradores do Rio Branco
Segunda feira foi o único dia que choveu, e mesmo assim por 2 horas
O majestoso Rio Branco
Fim do dia, a hora do vermeião
Presunto a noite era finesse
Terceiro dia, foi o mais fraco, pescamos no lago do Uga, muito peixe pequeno, mas nada de tamanho
Preparando para sair
Fim do dia, fomos atrás do peixes de couro, fazia tempo que não tinha tanta ação, toda parada batia algo
e estouramos 4 linhas em pirararas montras
Nossa casa Tupana X
A noite, para espantar o frio
Quarto dia, fomos ao lago do Mau
Antigo hotel na frente do lago
Esse foi disparado meu melhor dia, 7 peixes acima de 70cm, e de perder a conta dos 60ups.
Vida Dura
E de quebra, no fim do dia, voltamos ao peixes de couro, desta vez 3x0 pra mim. 3 belas pirararas
Intruso
Primeira
Segunda
A terceira, foi a melhor 1,2m
Fim deste maravilhoso dia
Quinto dia, voltamos ao Lago do Mau, desta vez foi menos produtivo em tamanho, mas mantemos pegando muitos cardumes
Só que pesca sabe
É duro ser mimado assim
Sexto dia, voltamos ao Lago do Mexedeu
Tive o prazer de enterrar o anzol do jig até o talo, na foto já tinha varado ele
Terminar o dia com esse espetáculo
e tb com esse companheiro
Setimo e ultimo dia, voltamos ao lago do Quarena, não foi o dia dos maiores, mas foi o dia que estavam mais agressivos.
Guia e mergulhador...
Hibrido???
Algumas fotos dos parceiros
Assim encerra mais uma jornada...
Aeroporto Internacional de Santa Maria do Boiaçu
Pena que tudo que é bom dura poucos. Dias que vão deixar saudades.
Amazônia Ate a próxima.
Material utilizado:
Varas -blanks F3 e saint Croix IV e II- 20 e 25lbs-By waka e Venato 25lbs
Carretilhas Metanium MG, Scorpion 1501 e nova Bantam
Linha Multi Power Pro 50lbs 4 fios Moss Green
Leader Seagua 50lbs
Snap Capella
Iscas mais utilizadas. T20 osso, Reallis 110, jig single tail
Contatos da operação
-Barco TupanaX- Rogerio Bacchi
-19-989145070/ Instagram @r_bacchi
Restaurante Choupana - @choupanacozinharegional
Loja Sucuri Pesca @sucuripescaeaventura / 92 84303676
Agradeço a todos. Meu Instagram: @drcarlosdini
-
Guilherme Liotti recebeu reputação de Renato Barreto em Garatéias
Aproveitando o tópico vou compartilhar um video que vi no Youtube que achei bem interessante e mostra mais algumas opções. Ainda vou fazer os testes.
Talvez sirva para alguém.
Boas pescarias
-
Guilherme Liotti recebeu reputação de Arcer em Garatéias
Aproveitando o tópico vou compartilhar um video que vi no Youtube que achei bem interessante e mostra mais algumas opções. Ainda vou fazer os testes.
Talvez sirva para alguém.
Boas pescarias
-
Guilherme Liotti deu reputação a Kid M em Diferença linhas mercado japones, americano e compras aliexpress
Guilherme, apenas meu ponto de vista...
As formas de apresentação das linhas vai "de acordo" com o mercado para o qual serão destinadas.
Melhor dizendo, será muito difícil encontrar indicações de "mm" e "quilos" nas especificações de produtos direcionados aos EUA
Por outro lado, e da mesma forma, os mercados que usam outro sistema (que não o de "libras e jardas") tendem para essa escolha.
Também não esquecer a enorme influência dos equipamentos terem uma "avassaladora escola" através do mercado americano.
Lá atrás (já estou me sentindo "jurássico") só se comercializa produtos americanos, daí - talvez - a resposta para esse direcionamento.
Ter coisas "do Japão" (pouco conhecido e distante) era "privilégio" de poucos, bem como europeus (Mitchel da França e Rapala da Finlândia)
É óbvio contudo, que com a fama e demanda, torna-se uma oportunidade de implementar produtos pirateados, ou simplesmente copiados com pequenas diferenças.
Nem sempre são produtos de qualidade (sendo prudente...), mas cada vez mais presentes nesse mercado global !
Não digo que as compras no AliExpress, Mercado Livre, ou outras similares, sejam feitas com produtos falsificados, mas as diferenças no preço induzem algumas tendências e riscos a serem assumidos.
-
Guilherme Liotti deu reputação a Marcelo Terra em Diferença linhas mercado japones, americano e compras aliexpress
Tudo blz Guilherme?
Quando procuro comprar um produto que esteja digamos no topo de sua categoria/marca, procuro comprar em lojas conceituadas, mesmo pagando valor maior, oq não garante ser um produto original, más tenho a possibilidade da devolução ou até mesmo uma desqualificação nas mídias...
Falando de linha de pesca, já fiz uso de marcas top, más sempre ficava no médio custo... por exemplo, uma das que mais me agradava era a Daiwa Samurai. Com a "extinção" da mesma, procurei fazer uso da JBraid que até então seria sua "substituta". não me agradou e por ter que procurar outra, acabei aceitando a indicação de amigos por linhas de baixo custo. porém de fácil acesso aqui nas lojas físicas.
Lembrando que não estou fazendo indicação e sim apenas relatando o que tenho utilizado e os resultados
Só para concluir, duas linhas de baixo custo porém de resultados surpreendentes foram:
- Fiber Flex 8x Crown
- Max Force 4x Maruri
-
Guilherme Liotti recebeu reputação de Tammer Mendes em Pescaria fantástica no Rio Uatumã outubro de 2021
Show de pescaria !!! Parabéns pelo relato
-
Guilherme Liotti deu reputação a Tammer Mendes em Pescaria fantástica no Rio Uatumã outubro de 2021
Boa tarde amigos pescadores, espero que estejam todos bem. Retornamos essa semana ao Rio Uatumã, afluente do Rio Amazonas, onde pescamos por 6 dias dentro da Reserva Biológica do Uatumã, para entrar nesta reserva pagamos R$ 50,00 por pessoa, para pescar todo o período. Dentro da reserva é permitido abate apenas de peixes pequenos para consumo no local, não é permitido transporte de pescado e as próprias comunidades ribeirinhas fazem a fiscalização. Além de um Flutuante, que fiscaliza todos que entram e saem da reserva. Região com dezenas, talvez centenas de lagos, igarapés e remansos. Onde se navega muito pouco, para começar a pescar. Esta foi nossa quarta vez ao Rio Uatumã, lugar que conhecemos em 2018 e 2019 em uma operação do Amigo Juliano Lasca, o qual já relatei por aqui. Juliano Lasca agora opera no Rio Apúau, com seu barco hotel fantástico, o qual ainda quero conhecer.
Mais vamos ao que interessa... rsrs A pescaria em si foi toda organizada por mim e pelo amigo e companheiro de pesca Mario de Uberaba, eu viajei a partir de Campinas, e o Mario de Uberlândia, após uma parada em Campinas, nos encontramos no voo com destino a Manaus. Ai já temos o primeiro susto... após o desembarque... o maior temor de todo pescador que viaja de avião acontece... cadê meu tubo de pesca??? Após mais de 30 minutos brigando com o pessoal da Azul... vejo um funcionário do aeroporto passando com meu tubo nos braços, do lado de fora de onde pegamos a bagagem, ta eu atravessando todo o saguão gritando, que nem um doido, “ esse tubo é meu, esse tubo é meu” kkkkkkk ninguém entendendo nada... e eu desesperado atrás das minhas varas de pesca kkkkk em fim... varas recuperadas kkkkkk (e olha que o tubo nem é chamativo né) rsrs
Alugamos um carro, e partimos... aproximadamente 4 horas de estrada, sendo 3 horas de asfalto muito bom e 1 hora de estrada de terra bem ruim (cascalhada, mais com muitos buracos). Chegamos ao porto da Morena, onde encontramos com nosso amigo e Guia Josué, e já partimos rumo a pousada.... mais como a vontade de pescar fala mais alto, já amarramos um snap em 1 vara cada um e descemos pescando, com mala e tudo dentro do Barco, e já vimos que a semana prometia, o Amigo Mario já engatou um bonito Paca de 63 cm. Além de vários outros pequenos tucunarés.
Como dito, pescamos 6 dias completos, sendo os dois primeiros dias com muitos peixes de 40, 50 cm... e alguns de 60cm e o Mario acertou um bonito de 74,5 cm na Bora 12, trabalhando na chamadinha... peixe lindo, coloração fantástica, que fez o Guia Josué mergulhar para soltar dos paus. No terceiro e quarto dia, sofremos um pouco a variação de agua da usina de Balbina, o rio subiu um pouco e o peixe ficou bem mais tímido, tivemos que batalhar para encontrar bons exemplares, continuamos pegando pequenos tucunarés nas bocas de lagoas, e apelar para iscas de meia agua e fundo, trabalhando shad, jig (não tenho paciência), Inna, Rei do Rio, Brava, e foi na Brava 110 com as garatéias trocadas que entrou o troféu da Pescaria. Num lago chamado Catitu, eu já estava desanimado, sentado no barco, tomando uma cerveja gelada, e o guia fala, “Tammer, vamos fazer só mais aquela curva e vamos embora, arremessa sua Brava ao lado das arvores, que já saiu peixe grande ali”... ouvi o guia, e fui.... sol das 11:30 da Amazônia, derretendo.... rsrs e bora arremessar.... quando já estávamos finalizando a tal curva, engato o bruto... e briga pra la.. briga pra cá... deu dois saltos que não vai sair da memória tão cedo.... o guia já falou... “enxarutou”, libera a fricção que ele vai sair.... peixe embarcado... era apenas o 3º peixe do dia... e o maior da pescaria... 76 cm... um baita açu.... paramos para as famosas fotos na agua... pois esse merecia né... rsrs e vamos almoçar.... após estes dois dias difíceis, de poucos peixes... e muita cerveja... rsrs o 5º e 6º dia... foram para fazer as lombrigas do pescador já querer marcar a próxima... kkkk rio baixando, e muito tucunaré na linha.... peixes de 50 a 60 cm perdemos as contas.... açus, Pacas.... pancada na superfície, peixe na hélice, na zara, no stick, na meia agua... de todo jeito.... o 6º dia intaum... nem da pra descrever... dia fantástico.... rsrs daqueles que não da vontade de ir embora.... peixes voando fora d’água para atacar as nossas iscas... foi demais!!! Encerramos a pescaria com mais de 20 peixes acima de 50cm, mais de 10 peixes acima de 60cm, e 3 peixes acima de 70, sendo o maior de 76cm, seguido de 74,5 e 73,5cm. Peixes com coloração Phodis!!! 4 varas quebradas, sendo 3 com peixes, e uma após um escorregão no barco, 3 linhas 63lb arrebentadas, garatéia 6x abertas... e muita “mentira” para contar... já que pra variar... os maiores sempre escapam... rsrsrs e não poderia deixar de comentar que encontramos na pousada com o Amigo Fabricio Passos, que também faz parte aqui do fórum, o qual nos conhecemos no fórum, nos tornamos amigos virtuais, e fizemos uma excelente semana de pesca juntos no Uatumã... Obrigado Fabricio, Cristiano e Renato seus amigos que também estavam presentes... para encerrar gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de estar novamente na Amazônia... a minha esposa Neide que sempre libera os Alvarás e fica em casa cuidando do nosso pequeno João Ivo... que em breve vai comigo nessas empreitadas....ao amigo Mario sempre junto e ao Guia e amigo Josué... que não mediu esforços para pegarmos os bitelos.
Abaixo, fiz uma lista de acordo com os maiores peixes (que lembramos) e suas respectivas iscas.
76 cm Brava 110 (Prata com dorso preto)
74,5 cm Bora 12 (Cor Yashiro)
73,5 cm Shad Strike Shad 17 (Cor Pearl Silver)
65 cm Rei do Rio 12 cm (Cor N8)
63 cm Bora 12 (cor Osso)
63 cm inna 140 (Cor 38G)
62 cm T20 (Cor osso)
62 cm Realis Pencil 110 ( Cor AHA0088 Prism Ivory)
61 cm Shad Strike Shad 17 (Cor Pearl Silver)
61 cm Rapala X rap 12 (Cor SXR-12 / WHU)
Segue abaixo o contato da Cristiane, que é filha do Dica dono da Pousada, o qual podem ter mais informações da pousada e valores... e fico também a disposição para qualquer informação.
92 99393 5235 Cristiane
Estou acrescentando o contato do Guia de Pesca Josué... que tambem pode organizar a pescaria de quem tiver interesse
92 99179-1263
“Pescar sempre, pegar o peixe talvez e desistir jamais.”
tubo encontrado
paca de 63 cm... na descida para a pousada
almoço top da pousada
picanha diferente rsrs
pensa num almoço baum na beira do rio
Jericoaquara perde de longe rsrs
paulada na stickina
flutuante da pousada
fim de tarde no Uatumã
Onça por perto
chalés com banheiro e duas camas
Bicho bruto
76 cm de pura força
foto de revista kkkk
Guia Josué esse conhece! Inúmeras as vezes que ele falava.. "arremessa lá" e o peixe tava la...
gigante
Cabeça maior que a cabeça do Japonez
Peixe cru na beira d'água
Peixinho do filho sempre me acompanhando para dar sorte!! Montagem do Baca... com anzol chinu só no queixinho!!
Mau intencionado as 6 da manha kkk
Novos amigos da direita para a esquerda Mario, Renato , Fabrício e o Cristiano me zoando agachado! valeu turma.