Ir para conteúdo

O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

Kid M

Moderador
  • Total de itens

    10.817
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    42

Histórico de Reputação

  1. Like
    Kid M recebeu reputação de Vagner em [Banido] Mais um usuário banido. Q coisa!!!   
    Vagner,
    Essas indicações são atreladas ao programa da plataforma que usamos ! 
    Não nos parece (até o momento) algo que justifique o investimento de um programador para ser alterado !
    A intensidade (quantidade) de participações no FTB é que irá "graduando" seu estágio no nosso Fórum !
    O significado desses "apelidos" é pequeno junto das participações e contribuições feitas pelos usuários. 
  2. Like
    Kid M recebeu reputação de Rodrigo de Souza Gonçalves em O que vc faria caso pegasse um recorde mundial???   
    Tiago,
    Acredito que devamos ter opinião sobre os fatos que nos rodeiam, e até mesmo algumas "implicâncias"... ( independentemente de serem "certas ou erradas" ). O que não acho legal, contudo, é gerar algum tipo de posicionamento segregacionista num fórum, onde o objetivo maior é a diversão e a busca de entendimento !
    Também já me posicionei contra a estória do recorde, mas nem por isso "ataquei" ou "depreciei" quem quer que seja... Entendo que haja espaço para todo mundo, desde que com um mínimo de boa vontade !
    Antecipo-lhe eventuais desculpas, mas um dos meus papeis como "moderador", é exatamente fazer com que os objetivos básicos deste fórum permaneçam como prioritários ! Ofender ( quem quer que seja ) não faz parte dessa política de entretenimento !
    Desejo-lhe boas pescarias, independente de "balanças", bitolas de linhas e/ou interferências de quem quer que seja, pois os "troféus" verdadeiros são aqueles que nos geram maior prazer...
  3. Upvote
    Kid M recebeu reputação de Marcos Ide em BTS - Em busca de emoção...   
    Essa é um programa muito legal ! Não há necessidade de chegar muito cedo (algo tipo 05:30 h) e o lugar de embarque é bem mais próximo dos bairros de moradia de Salvador (Marina), pois é próximo ao Farol da Barra, local que estabelece o início da Baía de Todos os Santos (BTS). Nessa região, além do Yatch Club de Salvador, situa-se também outros locais de atracação, principalmente os privativos dos grandes prédios que circundam a península onde se situa a cidade de Salvador.
    Certamente que existem outros operadores partindo deste ou de outros pontos, mas temos uma estreita parceria com a lancha Tubara (28 pés e dois Evinrude de 115 hp's cada) e seu comandante Bruno, que nos propicia alternativas de pesca sempre produtivas e animadas. Ele é um profissional do ramo e conhece como poucos a região da BTS, dos pontos da costeira (azul - alto mar), as localizações dos "baixios ou parcéis" (azul - alto mar), as "pargueiras" (120/200 m de profundidade) e até mesmo a busca dos peixes de bico no mar azul... Gente da melhor espécie e recomendadíssimo a todos os usuários daqui (complicado é arranjar uma "vaguinha", mas por aqui tudo se dá um jeito, desde que feito com antecedência), que merece um pequeno "merchandise" (abaixo).
       
    Mas vamos aos registros que interessam nessa "pequena crônica". O preparo das tralhas é sempre feito de véspera, até para não atrasar na saída do barco. Distante 20' da maioria das residências, a infraestrutura da Marina permite o estacionamento dos veículos, tem ótimos banheiros (para o retorno) e acesso tranquilo nas embarcações. No caso da Tubara, o barco já fica preparado e abastecido de véspera, com saco de gelo à bordo. Os "acepipes" e bebidas ficam por conta dos pescadores. É embarcar e sair para o destino estabelecido ! Mesmo com a preferência da maior parte dos clientes pelo "azul" (alto mar) a "opção BTS" não pode ou deve ser esquecida. São alternativas diferentes e ambas capazes de fornecer grandes emoções, independentemente dos tipos de peixes capturados.
    A opção Tubara BTS funciona basicamente através da pesca com jigs ! E nesse universo de opções de marcas, tamanhos, pesos, e detalhes, a diversão é garantida.
     
    Com os dois motores de 115 HPs acionados, a Tubara se move com agilidade e rapidez na direção dos inúmeros pontos assinalados no GPS do barco que também tem um sonar poderoso para melhor posicionamento da embarcação e permitir a pesca de até seis pescadores (inclusive com pontos de energia para as carretilhas elétricas de clientes que as desejam usar...) por saída. O tempo de navegação é curto e próximo às 06:00 h já é comum estarmos com os jigs na água ! Qual o melhor ? Assim como em qualquer pescaria tem "os preferidos", embora os pesos se situem sempre em até 140 g, dependendo da correnteza e maré crescente ou vazante ! Os indicadores de profundidade dificilmente superam os 60 m, de modo que quase sempre estamos exercitando as tralhas manuais (molinetes e carretilhas). O objetivo permanente é encontrar um cardume de xaréus, peixe de enorme valentia e força que anda quase sempre em cardumes e quando se fazem presentes geram batidas em todas as iscas que estiverem dentro d'água ! Os embarques triplos (ou até mais que isso não são incomuns) são sempre trabalhosos, pois os xaréus (independente de tamanho) são muito brigadores e tendem a cruzar com as linhas submersas ! Quase sempre geram embolamento... mas compensa !
      
    Também encontramos outras espécies, como a "salteira" (foto acima) que dá um show de esportividade (pulam quase sempre) e sempre é devolvida ! O "galo" aparece sempre por ocasião da virada da maré, quando as águas ficam sem correnteza ! Atacam com vigor e tem no sabor de sua carne uma motivação para serem levados para casa ! Não raramente aparecem também as "sororocas" que geram prejuízos ao cortarem os metros de fluorcarbono que são utilizados antes das argolas e dos distorcedores ! Mesmo pescando com multifilamento trata-se de um complemento fundamental.
       
    Sem qualquer dúvida, o troféu da BTS é mesmo o xaréu ! Embarcá-lo (independente do tamanho) não é uma tarefa fácil ! Na batida já é fácil reconhecê-lo pois a disparada não deixa qualquer dúvida ! Complicado até de confirmar a fisgada tal a violência com que tira a linha do carretel ! Não adianta nesse primeiro momento querer pará-lo na força, pois dificilmente irá ter sucesso nesses primeiros minutos ! Preparem-se para um "cabo de guerra" bastante aguerrido ! Pescando no mar, as linhas são menos grossos e contem maior quantidade de metros, exatamente para lhe dar a segurança de poder competir de forma esportiva. Forçar a captura acaba resultando em linha partida e mau humor pelo desfecho do embate. Deixar passar alguns momentos após a arrancada e vir trabalhando o peixe utilizando a pressão da vara é a melhor recomendação ! Nada de freio muito apertado, pois é preciso que o peixe "se canse" e possa ser embarcado. A depender do tamanho (chegam até os 8 quilos dentro da baía - já foram bem maiores...), a paciência precisa ser exercitada. Quase sempre a ajuda dos companheiros se inicia com a retirada das demais linhas da água, evitando que as mesmas se embaracem naquela onde o peixe está ferrado (que é frequente e nada bom). Muitas vezes a exaustão acontece de ambos os lados com muita adrenalina saindo pelos poros do pescador cuja taquicardia se faz presente nesses momentos. O conhecimento para embarque é função dos mais experientes, quase sempre recorrendo ao Comandante que com presteza e agilidade coloca o troféu à bordo ! Momento de muita alegria e compartilhamento da euforia ! Peixe capturado dessa forma não é de alguém específico e sim de todos que estão embarcados ! Essa é uma das magias da pesca.
    O retorno à Marina se dá ao entardecer ! Os sanduíches (às vezes rola um churrasquinho feito na hora), bebidas, e outros itens de alimentação há muito já terminaram, o sol já acelera sua descida e a sensação da maioria dos pescadores (sempre tem os fominhas que insistem em "ficar mais um pouco"...) é de retornar para um bom banho na finalização do dia. O caminho de volta é curto, mas o ritual de reabastecimento da lancha para o dia seguinte é seguido à risca. Um jato de água doce nos conjuntos usados para minorar os efeitos do sal é uma realidade ! Entrega dos peixes para limpeza (terceirizado) e posterior divisão é algo comum, mesmo com diversas solturas de peixes com menor expressão e/ou sabor ! Hora do banho e mudança de roupa após um dia de muitas ações e diversão. Muito difícil as pessoas (pescadores) não estarem completamente relaxados nessa conclusão de dia. Hora de voltar para casa mesmo com a expectativa da próxima saída.     
     
  4. Thanks
    Kid M recebeu reputação de Custom by Marco em KId. olha elas ai sua e do genro ! FLUMINENSE & GREMIO   
    Tudo muito legal ! 
    Gratificante ter mais uma dessas da CBM ! 
  5. Like
    Kid M recebeu reputação de Custom by Marco em KId. olha elas ai sua e do genro ! FLUMINENSE & GREMIO   
    Para com isso ! Taquicardia pura !
    Absolutamente fantásticas !
    Não tinha a menor dúvida que seriam sensacionais !
    Esperando chegarem, mas nem precisa isso...
    Muito obrigado pelo carinho demonstrado !
    A MARBELE não chegou onde está por acaso !
    PARABÉNS
     
  6. Upvote
    Kid M deu reputação a FelipeAmorim em Pousada Ilha de Caras Lodge- Balbina AM   
    Pescaria realizada no lago de Balbina na Amazônia, pousada Ilha de caras Lodge a duras horas de manaus! Operação durou 3 dias, saíram varios exemplares, Pescaria muito divertida, com peixes acima de 55cm! 











  7. Haha
    Kid M recebeu reputação de Custom by Marco em 375,00 reais. somente um passador Nr 30   
    Aí fica complicado... 
  8. Like
    Kid M recebeu reputação de Guilherme Liotti em Semelhança com as taxas em SIRN e Barcelos ???   
    Giovani,
    Assim como você, acredito que a grande maioria dos pescadores "estranha" essas taxas cobradas em Barcelos e/ou SIRN. É para estranhar mesmo, pois não vemos qualquer benefício desses pagamentos. Não me refiro a valores e sim a do que fazem com esses recursos ! Cobrar por cobrar (mesmo após a criação municipal de uma lei que autoriza isso) é o que nos parece existir ! O coerente (não estou entrando no mérito de ser ou não justo) é reconhecermos algum tipo de consequência dessa cobrança e isso me parece ser algo quase que unânime. Beneficiam o que mesmo ? Quando se faz um "pedágio" (e essas cobranças não deixam de ser um pouco isso) há uma contrapartida estabelecida previamente e acompanhada pelas agências reguladoras, mas nesse caso qual o acompanhamento ou transparência de uso dessa arrecadação ? Posso até estar completamente errado nessa minha visão, mas depois de tanta corrupção e má gestão da classe política nesse nosso país, é difícil pensar diferente disso ! Como é possível haver uma taxa de licença de pesca federal, e outras estaduais e municipais ? Não vejo a lógica nisso... Acho mais fácil "não implementarem" do que "abrirem mão" dessas cobranças... 
  9. Like
    Kid M recebeu reputação de Edson C. Martins (CAPITÃO) em #tbt de Barcelos à espera da próxima temporada   
    Marcelo,
    Esse talvez seja um dos pontos mais importantes de quem está disposto a se aventurar nas águas do rio Negro (ou qualquer outro rio Amazônico).
    Quando se encontra "o procurado" é muito difícil de querer variação do serviço prestado ! 
    Para efeito do operador (ou barco hotel) esse é um indicador "sem preço", e se justifica plenamente.
    Claro que a expectativa dos grupos varia de acordo com suas características, mas todos desejam bons serviços !
    Parabéns pelo ocorrido em 2018 ! Que 2019 seja ainda melhor para vocês...
  10. Thanks
    Kid M recebeu reputação de Marcelo Senninha em #tbt de Barcelos à espera da próxima temporada   
    Marcelo,
    Esse talvez seja um dos pontos mais importantes de quem está disposto a se aventurar nas águas do rio Negro (ou qualquer outro rio Amazônico).
    Quando se encontra "o procurado" é muito difícil de querer variação do serviço prestado ! 
    Para efeito do operador (ou barco hotel) esse é um indicador "sem preço", e se justifica plenamente.
    Claro que a expectativa dos grupos varia de acordo com suas características, mas todos desejam bons serviços !
    Parabéns pelo ocorrido em 2018 ! Que 2019 seja ainda melhor para vocês...
  11. Thanks
    Kid M recebeu reputação de Leandro Gofert em Algumas fotos do mar   
    Leandro,
    Belas fotos ! 
    Já estamos providenciando um local para elas serem postadas... (não demora) !
  12. Haha
    Kid M recebeu reputação de FabianoRenner em Varas Quebradas   
    Superar o trauma pela perda e se livrar "do corpo" o mais rápido possível para não dar arrependimento.
  13. Thanks
    Kid M recebeu reputação de Guilherme Liotti em Sugestão para pesca em 2020   
    Araguaia é local onde se encontra as duas modalidades, e indicações de Operadores é o que não falta no Fórum !
  14. Upvote
    Kid M recebeu reputação de Guto Pinto em Varas Quebradas   
    Superar o trauma pela perda e se livrar "do corpo" o mais rápido possível para não dar arrependimento.
  15. Like
    Kid M recebeu reputação de Marcos Ide em 2019 - Histórico do nível do Rio Negro em Barcelos   
    Diante de tantas variáveis, acredito que esse perfil possa ser útil àqueles que "mapeiam" uma época de menor risco !
    Valeu Marcos ! Era essa mesma a minha pretensão. SHOW 
  16. Thanks
    Kid M recebeu reputação de Marcos Ide em 2019 - Histórico do nível do Rio Negro em Barcelos   
    Beleza Marco,
    Sugiro (se é que posso) que junto ao gráfico existente poste um segundo apenas com a linha representando a média verificada. 
    Mesmo que não seja algo que possa oferecer uma "certeza" indicará a "tendência" registrada nesses últimos anos...
    Para os que não são muito detalhistas, o perfil da curva já sinalizará a forma de comportamento da bacia do rio Negro.
  17. Like
    Kid M recebeu reputação de ArthurCaillard em Alteração Tamanho Vara   
    Sérgio,
    Acho o mais "aconselhável" nessa situação, vender (ou guardar para outro momento - inclusive "dar de presente") e substituir por algo que lhe atenda melhor.
    Varas são projetadas para realizar um tipo de trabalho e modificações no blank geralmente trazem menos vantagens e quase sempre se tornam "tralha encostada".
    Não quero desmerecer o presente, mas isso seria o que faria ! Hoje em dia não justifica mais ficar procurando "ajustar" esse tipo de tralha. Acha coisa em conta (R$)... 
  18. Upvote
    Kid M recebeu reputação de Cristiano Rochinha em RIOS ARAGUAIA E CRISTALINO 2019   
    Cristiano,
    Que belo relato ! O rio Araguaia é absolutamente fantástico, seja em peixes, seja em beleza de suas estruturas !
    Águas cor de mel, areias brancas e muito peixe para se ter alegrias... Achei pequenas as reclamações contra os botos...
    E as piranhas, não atrapalharam ? Normalmente elas importunam a pesca dos couros...
    Para começo de junho as águas já estavam bem baixas... mas não prejudicou a diversão.
    Parabéns e grato por ter compartilhado conosco essas belas imagens !  
  19. Upvote
    Kid M recebeu reputação de Guto Pinto em RIOS ARAGUAIA E CRISTALINO 2019   
    Cristiano,
    Que belo relato ! O rio Araguaia é absolutamente fantástico, seja em peixes, seja em beleza de suas estruturas !
    Águas cor de mel, areias brancas e muito peixe para se ter alegrias... Achei pequenas as reclamações contra os botos...
    E as piranhas, não atrapalharam ? Normalmente elas importunam a pesca dos couros...
    Para começo de junho as águas já estavam bem baixas... mas não prejudicou a diversão.
    Parabéns e grato por ter compartilhado conosco essas belas imagens !  
  20. Like
    Kid M recebeu reputação de Fabricio.Passos em Reminiscências de um tempo...   
    Perdoem-me aqueles que se permitem ler esses tópicos que venho postando como "considerações", alguns dos quais relativamente extensos... (acabam sendo). Uma das formas que me parece interessante de buscar participações nesse nosso Fórum, vez que este já começa dar mostras de diminuição dos usuários "realmente ativos". Nada que não seja interpretado como uma "fase" onde os interesses (ou disponibilidade de tempo) estejam mais "ariscos" de uma participação efetiva. Já vimos isso acontecer antes e quase sempre retomam mais adiante...
    O tema de hoje é "saudosista" e poderá trazer à lembrança alguns fatos que estão guardados nas memórias mais antigas de alguns de nós! Pescar com varinha de bambu, nylon, boia e anzol "mosquitinho" é algo que quase sempre nos remete à idade em que tínhamos a liberdade (e prazer) de procurar pelas minhocas a serem usadas nas pequenas barragens, ou riachos de locais "de roça" onde eventualmente frequentávamos ! Por vezes alguns parentes de idade mais velha eram intitulados como responsáveis pela ida do "grupo" (mínimo, na maior parte das vezes), ou com a presença de alguém mais velho (pai, tio ou avô). Os lambaris (piabas no nordeste) eram velozes nos ataques à iscas oferecidas e não fosse a quantidade dos cardumes, podia se correr o risco de perder a grande maioria das "investidas". Mas era só o jeito de dar o tranco na ponta do bambu e orgulhosamente exibir mais uma captura (me lembro que eram todos praticamente de um mesmo tamanho, parecendo terem sido "clonados"). O tempo se tornava nosso inimigo pela pressa com que esgotava aqueles momentos de folguedo e genuína alegria ! Levar uma "fieira" de lambaris para casa era motivo de enorme orgulho (muitas vezes maior do avô do que do neto...). Já nesse tempo, antes de qualquer "evocação de ecologia", já era um hábito existente a libertação de grande parte dos peixes apanhados, pois não haveria sequer como utilizá-los nas frituras com farinha de trigo. O grau de consciência das pessoas nesse sentido era algo bastante natural e talvez por conta disso parte dessas noções de "equilíbrio" tenham ficado impregnadas no subconsciente, embora adormecidas na fase do "trazer para casa" na época das aventuras e excursões...
    Impressiona-me nos dias de hoje a dificuldade existente em encontrar um material mais simples como os de outrora ! Tenho "receio" de me deparar com uma simples varinha de bambu "made in China" quando for renovar as minhas antigas para uso dos meus netos (já usam as minhas "relíquias" sob supervisão). As linhas de monofilamento (esse é o atual nome para "nylon") permanecem como antes, embora os fabricantes de hoje já não sejam os que ficaram na memória (pelo menos na minha). O chumbinho do peso permanece inalterado, mas a pequena boia mereceu um "banho de loja", não apenas no formato, mas na forma e atuar com a batida do peixe (fica até uma "covardia" com os peixes). Já os anzóis "mosquitinhos" se tornaram mais escassos, sendo constantemente substituídos por uns "moscas" pelo seu tamanho de maior envergadura. Parte dessa "evolução" é devida pela infestação das prolíferas tilápias nos nossos principais cursos de água, e como crescem bem mais que os lambaris, os anzóis foram ajustados para essa demanda.
    Hoje em dia buscamos nossa diversão em torno de peixes mais brigadores, como o dourado, tucunaré, matrinxã, e tantos outros que costumamos encontrar nas nossas pescarias. Momentos de enorme prazer no embarque desses quase campeões de "MMA" (ou UFC) dos rios. Estamos melhor equipados, com material de tecnologia moderna e competitiva, onde a esportividade nos permite ter ondas de adrenalina ao longo desses "cabos de guerra" travados entre o peixe e o pescador. Muita farra e alegria nessas conquistas fazem parte das nossas aventuras da atualidade e como nos fazem bem, mesmo sendo de poucos dias no ano... Todavia aqueles que tiveram a oportunidade de participar das "pescas de lambari" na infância, na companhia de "alguém", saberão que o sentimento de alegria já é seu conhecido, embora o de criança venha sempre ser muito mais apreciado...  
           
     
  21. Like
    Kid M recebeu reputação de Fabricio.Passos em O que deseja com a sua "tralha de pesca" ?   
    Fabrício,
    Uma questão a ser considerada é a eventual possibilidade de entrar uma pirarara ou filhote, já que os locais de pesca são similares... 
    Quanto o ponto de pesca é "raso", a esportividade deverá sempre ser priorizada ! 
  22. Like
    Kid M recebeu reputação de Sucuri Pesca em Sucuri Pesca & Aventura está no Manauara Shoppping & Shopping Ponta Negra em Manaus   
    Lojinha onde se encontra praticamente "de tudo" e que funciona no aguardo da ida para os pontos de pesca !
    Complicado mesmo é "agregar" mais tralhas (todas ótimas) ao já sobrecarregado peso das bagagens !
    Os caras são do ramo e apresentam material de primeira linha... Uma perdição ! 
  23. Upvote
    Kid M recebeu reputação de Jean.Posser em VARA FUEGO   
    Glener,
    O importante (e você já deve saber disso) será ter seu conjunto equilibrado para as iscas e peixes que for pescar (independentemente de onde).
    Pesco (molinete) com vara 10-20lb sem maiores problemas ! Para iscas menores trabalho com uma Fenwick HMG 8-20lb que é excelente para zaras e "twich bait" ! 
    O que o Marco citou acima é algo importante de se ter em mente ! Dentro do que está sendo investido numa pescaria na Amazônia, a qualidade da vara não pode "destoar" e ser o "elo frágil" do conjunto, independentemente de ser (ou não) um material customizado ! Lembre-se que serão centenas de arremessos a cada dia de pesca, o que exige (recomenda ao menos) o uso de material menos pesado, com flexibilidade e qualidade para enfrentar um eventual ataque de um troféu ! Não pesque pensando apenas "nos troféus", pois estará desfocando 90% dos peixes que irão entrar...
    E não tem jeito, "vida de novato na Amazônia" é aprendizado contínuo ! O Octávio é que está certo ! Vá, observe, veja ao que melhor se adapta e tire suas conclusões !
    A "primeira vez" é para contemplação e pegar experiência ! Isso é assim com todo mundo, o que não lhe impede de pegar seus peixes !
    Divirta-se pois isso é o que vai contar no final das contas ! 
  24. Like
    Kid M recebeu reputação de Cristiano Rochinha em Reminiscências de um tempo...   
    Perdoem-me aqueles que se permitem ler esses tópicos que venho postando como "considerações", alguns dos quais relativamente extensos... (acabam sendo). Uma das formas que me parece interessante de buscar participações nesse nosso Fórum, vez que este já começa dar mostras de diminuição dos usuários "realmente ativos". Nada que não seja interpretado como uma "fase" onde os interesses (ou disponibilidade de tempo) estejam mais "ariscos" de uma participação efetiva. Já vimos isso acontecer antes e quase sempre retomam mais adiante...
    O tema de hoje é "saudosista" e poderá trazer à lembrança alguns fatos que estão guardados nas memórias mais antigas de alguns de nós! Pescar com varinha de bambu, nylon, boia e anzol "mosquitinho" é algo que quase sempre nos remete à idade em que tínhamos a liberdade (e prazer) de procurar pelas minhocas a serem usadas nas pequenas barragens, ou riachos de locais "de roça" onde eventualmente frequentávamos ! Por vezes alguns parentes de idade mais velha eram intitulados como responsáveis pela ida do "grupo" (mínimo, na maior parte das vezes), ou com a presença de alguém mais velho (pai, tio ou avô). Os lambaris (piabas no nordeste) eram velozes nos ataques à iscas oferecidas e não fosse a quantidade dos cardumes, podia se correr o risco de perder a grande maioria das "investidas". Mas era só o jeito de dar o tranco na ponta do bambu e orgulhosamente exibir mais uma captura (me lembro que eram todos praticamente de um mesmo tamanho, parecendo terem sido "clonados"). O tempo se tornava nosso inimigo pela pressa com que esgotava aqueles momentos de folguedo e genuína alegria ! Levar uma "fieira" de lambaris para casa era motivo de enorme orgulho (muitas vezes maior do avô do que do neto...). Já nesse tempo, antes de qualquer "evocação de ecologia", já era um hábito existente a libertação de grande parte dos peixes apanhados, pois não haveria sequer como utilizá-los nas frituras com farinha de trigo. O grau de consciência das pessoas nesse sentido era algo bastante natural e talvez por conta disso parte dessas noções de "equilíbrio" tenham ficado impregnadas no subconsciente, embora adormecidas na fase do "trazer para casa" na época das aventuras e excursões...
    Impressiona-me nos dias de hoje a dificuldade existente em encontrar um material mais simples como os de outrora ! Tenho "receio" de me deparar com uma simples varinha de bambu "made in China" quando for renovar as minhas antigas para uso dos meus netos (já usam as minhas "relíquias" sob supervisão). As linhas de monofilamento (esse é o atual nome para "nylon") permanecem como antes, embora os fabricantes de hoje já não sejam os que ficaram na memória (pelo menos na minha). O chumbinho do peso permanece inalterado, mas a pequena boia mereceu um "banho de loja", não apenas no formato, mas na forma e atuar com a batida do peixe (fica até uma "covardia" com os peixes). Já os anzóis "mosquitinhos" se tornaram mais escassos, sendo constantemente substituídos por uns "moscas" pelo seu tamanho de maior envergadura. Parte dessa "evolução" é devida pela infestação das prolíferas tilápias nos nossos principais cursos de água, e como crescem bem mais que os lambaris, os anzóis foram ajustados para essa demanda.
    Hoje em dia buscamos nossa diversão em torno de peixes mais brigadores, como o dourado, tucunaré, matrinxã, e tantos outros que costumamos encontrar nas nossas pescarias. Momentos de enorme prazer no embarque desses quase campeões de "MMA" (ou UFC) dos rios. Estamos melhor equipados, com material de tecnologia moderna e competitiva, onde a esportividade nos permite ter ondas de adrenalina ao longo desses "cabos de guerra" travados entre o peixe e o pescador. Muita farra e alegria nessas conquistas fazem parte das nossas aventuras da atualidade e como nos fazem bem, mesmo sendo de poucos dias no ano... Todavia aqueles que tiveram a oportunidade de participar das "pescas de lambari" na infância, na companhia de "alguém", saberão que o sentimento de alegria já é seu conhecido, embora o de criança venha sempre ser muito mais apreciado...  
           
     
  25. Like
    Kid M recebeu reputação de Custom by Marco em St Croix com COURO de cobra & Chevron ( Salin)   
    Um espetáculo Salim !
    Muitas alegrias pela frente !
    Um material mais que refinado !
    Se fosse a minha seria para molinete e com o cabo integral (prefiro aos partidos).
    Mas com blank médium e ação fast, 6' e passadores desse mesmo tipo !
    Tetéia  
×
×
  • Criar Novo...