Ir para conteúdo

Mercury 25hp Sea Pro.


Visitante walter ferreira júnior

Posts Recomendados

  • Respostas 168
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Artur, na verdade esse post é bem antigo, é de 2007, eu já comprei o motor e o recebi em janeiro de 2008 (25 seapro) e realmente ví que é ótimo mesmo.

E com relação à velocidade eu nunca passei de 41Km/h com 3 pessoas no barco que no meu caso é um pitbull 600 da uberfort. Também quero saber qual a hélice pra melhorar a performance. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Artur,

Vou amaciar e seguir suas dicas...ainda não achei a hélice no passo indicado mas ainda estou procurando, já já eu encontro...

Outra dúvida de leigo...

Desemontei a carenagem do motor hoje e descobri que o ano de fabricação é 2008.

Acabei de comprar o motor "zero bala" e me ficou uma dúvida...

Motor de popa é igual carro que quando compramos zero devemos comprar ano/modelo por exemplo 09/09.Quando comprei, perguntei se era 2009 e o vendedor confirmou que sim...hoje tirei ele da caixa e reparei que os adesivos estavam um pouco desalinhados e com marcas de cola nas bordas( Não sei se isto é normal nos mercury), resolvi dar uma olhada por dentro e vi que é 2008... e a carenagem do lado interno tem manchas amarelos e um cheiro forte de gasolina.Será que fui enganado e devo acionar a loja?

Valeu mais uma vez pela ajuda,

Um abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artur,

Vou amaciar e seguir suas dicas...ainda não achei a hélice no passo indicado mas ainda estou procurando, já já eu encontro...

Outra dúvida de leigo...

Desemontei a carenagem do motor hoje e descobri que o ano de fabricação é 2008.

Acabei de comprar o motor "zero bala" e me ficou uma dúvida...

Motor de popa é igual carro que quando compramos zero devemos comprar ano/modelo por exemplo 09/09.Quando comprei, perguntei se era 2009 e o vendedor confirmou que sim...hoje tirei ele da caixa e reparei que os adesivos estavam um pouco desalinhados e com marcas de cola nas bordas( Não sei se isto é normal nos mercury), resolvi dar uma olhada por dentro e vi que é 2008... e a carenagem do lado interno tem manchas amarelos e um cheiro forte de gasolina.Será que fui enganado e devo acionar a loja?

Valeu mais uma vez pela ajuda,

Um abração

Puts Schimi...q chato, hein!?!?!? Se ele informaram q era 2009 e o motor era 2008 já mostra má intenção. Então, eu ligaria pra lá amanhã cedo e colocaria o vendedor contra a parede.

Quanto aos adesivos desalinhados vc viu se há mudança nas cores deles por conta da mudança de ano????

Quanto ao amarelado eu acho q é assim mesmo....e sobre o cheiro de gasolina tem q saber se é por conta da ativação dele, ou se alguém jogou gasolina no interior do capacete....

....muito estranho isso.... oloko::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo comprou um desses ano passado, mas não falou nada se veio essas coisas, acho que deram o balão nessas peças dele.

Jhonas, algumas revendas, como a Pescaça aqui da nossa região, o Sea Pro já sai com a junta de 30hp legal:: .

Lamana, foi lá mesmo que ele comprou, em Catanduva, nem sabia dessa de passar o motor pra 30hp, eu quem falou pra ele. Depois disso ele entrou em contato com a loja e informaram que seria passado na primeira revisão, é isso mesmo ou eles ja mudam com o motor zerado?

Valeu, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Arthur. Complementando suas indagações acrescento o seguinte:

- Normalmente o motor vem em uma caixa de isopor, lacrada e vem com um kit de ferramentas. A junta de 30 hp acompanha.

- A troca pode ser feita em casa, pois não apresenta grande dificuldade.

- O motor tem que ser amaciado (10 hrs de uso, em velocidade moderada, conforme Ma-

nual) É uma questão de garantia.

- O hélice de reserva você pode adquirir na SORABO. O original Mercury custa 700,00.

Posso acrescentar que a aquisição de um Mercury Sea Pro 25 hp foi uma excelente

negócio. Faça bom proveito.

Abraços, João Biguá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo comprou um desses ano passado, mas não falou nada se veio essas coisas, acho que deram o balão nessas peças dele.

Jhonas, algumas revendas, como a Pescaça aqui da nossa região, o Sea Pro já sai com a junta de 30hp legal:: .

Lamana, foi lá mesmo que ele comprou, em Catanduva, nem sabia dessa de passar o motor pra 30hp, eu quem falou pra ele. Depois disso ele entrou em contato com a loja e informaram que seria passado na primeira revisão, é isso mesmo ou eles ja mudam com o motor zerado?

Valeu, abraço

Jhonas, me disseram que entragariam o motor já com a junta do 30.

Agora o seu amigo tem que ver de fato como o dele está legal:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo comprou um desses ano passado, mas não falou nada se veio essas coisas, acho que deram o balão nessas peças dele.

Jhonas, algumas revendas, como a Pescaça aqui da nossa região, o Sea Pro já sai com a junta de 30hp legal:: .

Lamana, foi lá mesmo que ele comprou, em Catanduva, nem sabia dessa de passar o motor pra 30hp, eu quem falou pra ele. Depois disso ele entrou em contato com a loja e informaram que seria passado na primeira revisão, é isso mesmo ou eles ja mudam com o motor zerado?

Valeu, abraço

O meu eu comprei lá na Pescaça. Depois liguei lá para saber sobre isso e ele me garantiu que o motor já sai da loja convertido para 30HP, acho que veio mesmo pois não tinha junta nenhuma no saquinho de chaves. Pelo que me consta o pessoal da Pescaça é responsável e honesto e o atendimento é 10, principalmente o Sr. Valdir.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É...Fabrício,

Fiz isto logo cedo....liguei na loja e formalizei por e-mail meu descontentamento com o ano motor entregue...O vendedor me disse exatamente o que o Artur está dizendo abaixo, porém até aquele momento ainda não tinha visto a resposta do Artur...Coitado do vendedor...Ouviu um monte, chorei:: chorei:: chorei::

E pediu para que eu envie fotos do Capacete para ele ver os adesivos...

Artur...

Rapaz...você trabalha com motores?se sabe tudo mestre::

Sua colocação foi idêntica ao discurso do vendedor no telefone e sendo assim fico mais tranquilo com minha aquisição e aparentemente não fui enganado como pensava.

Os parafusos pintados estão ok e o número de série da nota fiscal empata com os números que costam na etiqueta interna próximo ao motor de partida e na etiqueta do lado esquerdo do bloco.

Estou acompanhando o tópico da manutenção de motores em casa sim.. não entendi esta colocação.

Ví a informação que passou da medida correta da hélice e vou ver na Sorabo, valeu!

Quanto ao foguete na água ainda vai levar uns 20 dias pois estou tirando a habilitação de arrais amador (haja ansiedade) e no litoral de Bertioga onde eu costumo pescar a fiscalização da Marinha de vez em quando pega pesado e tenho receio de problemas...será que estou sendo ingênuo demais neste ponto? medo:: medo:: medo::

Falando nisso...Amigos, quais documentos devo carregar comigo em caso de fiscalização além da licença de pesca embarcada do Ibama?

Ah...O meu motor veio na caixa de papelão e com a junta no saquinho de ferramentas;

Obrigado a todos mais uma vez pela força,

Abração

Thomas

Puts Schimi...q chato, hein!?!?!? Se ele informaram q era 2009 e o motor era 2008 já mostra má intenção. Então, eu ligaria pra lá amanhã cedo e colocaria o vendedor contra a parede.

Quanto aos adesivos desalinhados vc viu se há mudança nas cores deles por conta da mudança de ano????

Quanto ao amarelado eu acho q é assim mesmo....e sobre o cheiro de gasolina tem q saber se é por conta da ativação dele, ou se alguém jogou gasolina no interior do capacete....

....muito estranho isso.... oloko::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando nisso...Amigos, quais documentos devo carregar comigo em caso de fiscalização além da licença de pesca embarcada do Ibama?

Schmi, vc pecisa levar a sua identidade, arraiz amador, e os documentos de registro na marinha do seu barco e motor. Além dos salva vidas é claro. Com número igual ou maior que o de tripulantes.

Os tripulantes pescadores tb precisam da licença de pesca.

Vlw! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca, obrigado pelas informações, valeu! joia:::

Falando nisso...Amigos, quais documentos devo carregar comigo em caso de fiscalização além da licença de pesca embarcada do Ibama?

Schmi, vc pecisa levar a sua identidade, arraiz amador, e os documentos de registro na marinha do seu barco e motor. Além dos salva vidas é claro. Com número igual ou maior que o de tripulantes.

Os tripulantes pescadores tb precisam da licença de pesca.

Vlw! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pergunta pra quem trocou o hélice: mediram os RPM pra ver se está tudo certo?

No meu foi trocado a junta para 30hp mas não troquei o hélice.

Tenho muito medo de passar do RPM máximo.

Teoricamente a escolha do hélice não varia conforme o casco e carga usada? Usar essa que todo mundo tem usado seria a melhor opção para todos?

Um conta-giros confiável é caro pra caramba e achar alguma loja que permita testar o hélice antes aqui em Joinville vai ser difícil... :-(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Amigos,

Só agora instalei o tacometro e tá batendo no 8500 rpm...com o hélice original do Sea Pro de 25 e aprox.600 kgs de peso.Relendo o tópico e as dicas do Fabricio no outro tópico, eu teria que colocar um hélice bem maior...alguém saberia me dizer qual seria o passe deste hélice?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Lôco!!!! doeu::

Vç tem certeza que esse tacômetro está marcando certo????

8.500 RPM e esse motor ainda não foi pro vinagre???

Dá uma conferida nesse conta-giro, tem uns que vem com regulagem para 1, 2 ou 3 cilindros e pode ser aío erro. Esse motor tem que virar no máximo em 5.600/6.000 RPM.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Walther..

Era o valor que o tacometro marcava e este não tem regulagem, é um modelo compacto com horímetro da Sendec.

Possivelmente é para 4 cilindros.O pior é que joguei a embalagem fora e agora não sei,kkk.

Abração

Ô Lôco!!!! doeu::

Vç tem certeza que esse tacômetro está marcando certo????

8.500 RPM e esse motor ainda não foi pro vinagre???

Dá uma conferida nesse conta-giro, tem uns que vem com regulagem para 1, 2 ou 3 cilindros e pode ser aío erro. Esse motor tem que virar no máximo em 5.600/6.000 RPM.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Eduardo!!! joia:::

Esta informação me tranquiliza, mesmo com um tacográfo que deve ser para os quatro tempos, pelo menos meu motor está a salvo.

Vou pesquisar e ver se descubro

Abração

Schmi

Outra coisa importante, fui perguntar a quem realmente entende e a resposta foi curta e grossa.......joga fora o tacometro, não existe possibilidade técnica muito menos mecânica para esse motor alcançar esse rpm, mesmo com um helice de passo 11, imagina com uma de 13.

Outra coisa. esse motor tem uma proteção interna de alto giro, quando, por algum motivo ele chegar perto, nem falo ultrapassar o giro, ele começa a falhar um dos pistões, assim, vc não consegue estourar o motor, ele falha e começa a cortar...então o erro na leitura com certeza..

Olha, eu vivo a mesma dificuldade e sem ter como aferir o rpm, quando da mudança para 30hp, abaixo trascrevo a resposta do representante da Mercury, em resumo, todos ficam no muro.

Esse mesmo cara ai da Mercury, me falou de uma helice de passo 14, mas não se encontra para comprar e nem encomendar

"Entendo a sua busca mas seria impossível lhe passar um posição confiável, a influência e variação do tipo de embarcação/utilização no consumo e velocidade final é enorme. Se tirarmos uma média dos relatos de campo, o consumo por hora no 25hp é de aproximadamente 10 litros e na versão modificada para 30hp é aproximadamente 11 litros/hora, vale ressaltar que essa informação pode ser totalmente divergente da sua aplicação.

Como dito anteriormente seria interessante envolver uma Oficina Autorizada Mercury nesse processo, já que medir o RPM e verificar a rotação que o motor está alcançando em aceleração máxima é fundamental para a busca do passo do hélice ideal na sua aplicação."

Atenciosamente,

Eduardo Coelho

ec@mercurymarine.com.br

Amigos,

Só agora instalei o tacometro e tá batendo no 8500 rpm...com o hélice original do Sea Pro de 25 e aprox.600 kgs de peso.Relendo o tópico e as dicas do Fabricio no outro tópico, eu teria que colocar um hélice bem maior...alguém saberia me dizer qual seria o passe deste hélice?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, Fabrício...

Não imaginava que o Sendec tinhas estas coisas.

Comprei na Cabela´s no único modelo que tinha e não lembro de ter visto nada sobre a quantidade de cilindros...e ainda joguei a embalagem fora,kkkk.Me ferrei!

Se cortar pela metade, ou seja, está com 4250 rpm, da para saber o tamanho aproximado do hélice que preciso para atingir os 6.000 rpm sem por o bicho na água?

Valeu!

Abração

Existem motores 2T e motores 4T....além de mono ou multi cilindros, com certeza o seu tacômetro não está certo para o seu motor.

Pegue o resultado e divida por 2.

joia:::

Ou pesquise aí e veja a diferença entre eles....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa importante, fui perguntar a quem realmente entende e a resposta foi curta e grossa.......joga fora o tacometro, não existe possibilidade técnica muito menos mecânica para esse motor alcançar esse rpm, mesmo com um helice de passo 11, imagina com uma de 13.

Outra coisa. esse motor tem uma proteção interna de alto giro, quando, por algum motivo ele chegar perto, nem falo ultrapassar o giro, ele começa a falhar um dos pistões, assim, vc não consegue estourar o motor, ele falha e começa a cortar...então o erro na leitura com certeza..

Eduardo, de onde você tirou esta informação?

Não sabia disso, mas isso bate com algumas coisas que aconteceram comigo: peguei marola de outra embarcação, o motor cavitou e o giro foi lá pra cima e o motor apagou sozinho.

Se cortar pela metade, ou seja, está com 4250 rpm, da para saber o tamanho aproximado do hélice que preciso para atingir os 6.000 rpm sem por o bicho na água?

Schimidt, teoricamente existem vários cálculos que daria pra dizer qual hélice usar, mas na prática vai variar muito conforme o modelo do casco e carga.

Em conversa com um amigo que trabalha com motores, ele diz que pra motores pequenos, abaixo de 50 hp, não compensa trocar o hélice. O custo do hélice não justificaria o aumento da performance que seria muito pouco, nem a economia de combustível.

Outros amigos experimentaram vários hélices (umas 6) em um Yamaha 25 hp, mediram velocidade e RPM, resultado: a melhor foi a original. Se gastassem 600 reais, a velocidade aumentaria em 2 km/hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Fabricio disse, da uma olhada em qual configuração esta o tacometro.

Veja no manual o a faixa de giro do motor, sendo que se passar cai o grafico de potencia.

Estando na casa da recomendação o giro blza, sua helice esta correta. O ideal é testar sozinho no barco atingindo o giro maximo ou proximo dele. Carregado ele vai cair e não seria o ideal diminuir disso. Se esta baixa o giro, diminua a helice, se ele esta alto aumente o passo.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...