Ir para conteúdo

[COMBUSTIVEL] - Restrição em Postos


Posts Recomendados

Pessoal blz??

Nesse final de semana fui informado no posto que o abastecimento de combustível “a granel “ será feito apenas em galão homologados pelo IMMETRO.

Nem o tanque original eles queriam abastecer. Um amigo também teve o mesmo problema .

Vocês estão tendo esse problema também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem parceiro, trabalho com revenda de combustível minha vida inteira rsrs, negócio de família.

Essa é umas das normas burocráticas que não serve para nada, onde o governo quer decidir tudo, que acha que o cidadão não tem capacidade de decidir o que é perigoso ou não, coisas de governo paternalista suici:: suici::

Bem a norma não é muito clara não especifica em qual recipiente pode abastecer, apenas em recipientes com capacidade maior que 50lts precisa ser de metal e certificado pelo INMETRO, recipientes com capacidade menor que 50 litros a norma fala que deve ser certificado (mas não especifica), e fabricado para esse fim, no meu entendimento, tanques de motores de popa foram fabricadas para esse fim então poderia sim abastecer, eu nunca negaria de abastecer no meu posto um tanque de combustível para motor de popa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu argumentei sobre isso, que o tanque do motor foi fabricado para esse fim, e depois de alguma insistência consegui abastecer.

Ramon, onde e quanto você pagou nos galoes?

Bem parceiro, trabalho com revenda de combustível minha vida inteira rsrs, negócio de família.

Essa é umas das normas burocráticas que não serve para nada, onde o governo quer decidir tudo, que acha que o cidadão não tem capacidade de decidir o que é perigoso ou não, coisas de governo paternalista suici:: suici::

Bem a norma não é muito clara não especifica em qual recipiente pode abastecer, apenas em recipientes com capacidade maior que 50lts precisa ser de metal e certificado pelo INMETRO, recipientes com capacidade menor que 50 litros a norma fala que deve ser certificado (mas não especifica), e fabricado para esse fim, no meu entendimento, tanques de motores de popa foram fabricadas para esse fim então poderia sim abastecer, eu nunca negaria de abastecer no meu posto um tanque de combustível para motor de popa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Edson, tudo bem?

Também trabalho com revenda, e há pouco tempo fomos informados sobre isso. Que os galões apropriados seriam de no mínimo 5 LT e certificado pelo INMETRO.

Trata-se de uma resolução. Assim que recordar eu coloco o número pra vocês. Se não me engano de 2010.

Mas parece que só mais recentemente, devido algum incidente que nem sei qual é, isso veio a tona.

Aqui em Tocantins a ANP começou a passar a poucos dias verificando isso.

Vendíamos em galões de emergência de 2 LT e até quando viam com garrafas PET. Mas paramos, por conta da fiscalização.

Os clientes saem indignados e nós mais ainda, mas as multas da ANP são altíssimas e não aconselho arriscar. Aqui a ANP faz frequentes fiscalizações.

Questionei um fiscal do INMETRO a pouco tempo e ele me falou que nem sabia dessa história. Nem sabia que galão era esse.

Procurei pelo galão pra comprar. Encontrei em dois sites e o mais barato 15 reais a unidade. O que é um absurdo sem tamanho. A pessoa que deixou o carro morrer sem combustível, a 1km do posto, jamais vai desembolsar essa grana pra por menos combustível do que custou, inclusive.

Eu sempre levo combustível pras minhas pescarias em tambores de 20LT.

Vou procurar a legislação que fala disso e depois compartilho aqui.

Abraços

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu argumentei sobre isso, que o tanque do motor foi fabricado para esse fim, e depois de alguma insistência consegui abastecer.

Ramon, onde e quanto você pagou nos galoes?

Bem parceiro, trabalho com revenda de combustível minha vida inteira rsrs, negócio de família.

Essa é umas das normas burocráticas que não serve para nada, onde o governo quer decidir tudo, que acha que o cidadão não tem capacidade de decidir o que é perigoso ou não, coisas de governo paternalista suici:: suici::

Bem a norma não é muito clara não especifica em qual recipiente pode abastecer, apenas em recipientes com capacidade maior que 50lts precisa ser de metal e certificado pelo INMETRO, recipientes com capacidade menor que 50 litros a norma fala que deve ser certificado (mas não especifica), e fabricado para esse fim, no meu entendimento, tanques de motores de popa foram fabricadas para esse fim então poderia sim abastecer, eu nunca negaria de abastecer no meu posto um tanque de combustível para motor de popa!!

Comprei aqui no posto Ipiranga da minha cidade joia:::

Ah foi 40,00 mais o bicho é duro e não vaza gasolina gostei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Edson, tudo bem? Também trabalho com revenda, e há pouco tempo fomos informados sobre isso. Que os galões apropriados seriam de no mínimo 5 LT e certificado pelo INMETRO. Trata-se de uma resolução. Assim que recordar eu coloco o número pra vocês. Se não me engano de 2010. Mas parece que só mais recentemente, devido algum incidente que nem sei qual é, isso veio a tona. Aqui em Tocantins a ANP começou a passar a poucos dias verificando isso. Vendíamos em galões de emergência de 2 LT e até quando viam com garrafas PET. Mas paramos, por conta da fiscalização. Os clientes saem indignados e nós mais ainda, mas as multas da ANP são altíssimas e não aconselho arriscar. Aqui a ANP faz frequentes fiscalizações. Questionei um fiscal do INMETRO a pouco tempo e ele me falou que nem sabia dessa história. Nem sabia que galão era esse. Procurei pelo galão pra comprar. Encontrei em dois sites e o mais barato 15 reais a unidade. O que é um absurdo sem tamanho. A pessoa que deixou o carro morrer sem combustível, a 1km do posto, jamais vai desembolsar essa grana pra por menos combustível do que custou, inclusive. Eu sempre levo combustível pras minhas pescarias em tambores de 20LT. Vou procurar a legislação que fala disso e depois compartilho aqui. Abraços Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Sim parceiro tb to sabendo que a ANP ta pegando pesado nessa questão, estão querendo acabar com os inocentes sacos de emergência e outros vasilhames que tiram os descuidados do apuro, claro que essa legislação foi feita para beneficiar o inmetro para colocar seu selo em recipientes "certificados" e recolher taxas para isso (tem alguma dúvida??).

 

Agora deixar de abastecer tanques originais de motores de popa que foram feitos para isso, nunca recusaria isso a um cliente!!!

 

Volto a falar legislação idiota que utiliza raríssimos casos de pequenos acidentes como desculpa, mas na verdade o que eles querem é mais e mais arrecadação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigo....eu não tenho barco mas no domingo pela manhã parei num posto para abastecer minha moto antes de ir trabalhar. Enquanto abastecia, chegou um cliente com duas garrafas pet para colocar gasolina e levar embora para colocar no carro que ficou sem gasolina. O frentista do posto só virou pra ele e disse que em garrafas pet eles não podem mais vender gasolina. Tinha que ter um recipiente específico o qual no posto não tinha para venda. O cliente, óbvio, levou ferro! Ficou a pé! rsrs

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Concordo que alguma normatização deve haver, tanto p/ minimizar riscos de acidentes, ou mesmo de uso indevido ( por mais que , pra isso, uma mente mal ocupada ou mal intencionada sempre dá jeito). Mas caso se confirme algum "comércio de selos de certificação" , com ou sem tendenciar compra de certos fabricantes certificados.. ( será? No Brasil ? :choquei: ) seria muito feio... ::ops  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os meus são identicos aos da fotos acima, 2 de 20 litros e um de 50 litros, porém não quiseram abastecer hoje, segundo os frentistas, alegaram que a gasolina em goiânia está 3.15, e a 2.99 só podia abastecer o carro, e o galão com selo do imetro, deveria ter data de validade de 1 ano. e que só iriam abastecer em galão que tivesse um ano de validade mais selo do imetro. Procuramos no meus galões e não achamos data de validade, devido ao preço "barato" do combustivel(R$2.99) na nossa capital goiana,não consegui abastecer. estou indo para o Angical na quinta feira, porém 150 litros de petróleo a 3.15 fica salgado.

mais é isso aí, espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interpretação "equivocada" da  NBR 15594-1 , Pag 4 ; 5.3   (??) 

 

"...5.3 Abastecimento de recipientes de combustíveis

Os recipientes de combustíveis devem ser rígidos, metálicos ou não metálicos, devidamente certificados e fabricados para este fim, permitindo o escoamento de eletricidade estática gerada durante o abastecimento para os recipientes metálicos. Os recipientes não metálicos devem ter capacidade máxima de 50 L e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federações aplicáveis...

 

...O abastecimento de volumes superiores a 50 L deve ser feito em recipientes metálicos certificados pelo INMETRO... "

 

FONTE: http://www.sindiposto.com.br/wp-content/uploads/2013/08/ABNTNBR15594-1.pdf

( grifos meus)

 

Especificada  a certificação INMETRO para volumes acima de 50 L, vemos como equivocada ( senão tendenciosa e criminosa) a divulgação de interpretação com extensão de tal exigência aos galões de volumes inferiores, fabricados para tal fim.

 

Acatar em Inocente Boa fé, Reforça o Ilícito:

 

Na boa fé, evitando dissabores,  é natural que o cidadão corra em busca dos galões INMETRO , independente do volume utilizado. Mas esta inocência, apenas reforça a interpretação equivocada ou ilícita em foco;  e a formação de "grupos de criação" de outras medidas de interpretações dúbias, ameaçando com multas indevidas aos estabelecimentos ; além de forçar  consumo desnecessário e monopolizado por fabricante/s amigo/s dos reis.

 

abç 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os meus são identicos aos da fotos acima, 2 de 20 litros e um de 50 litros, porém não quiseram abastecer hoje, segundo os frentistas, alegaram que a gasolina em goiânia está 3.15, e a 2.99 só podia abastecer o carro, e o galão com selo do imetro, deveria ter data de validade de 1 ano. e que só iriam abastecer em galão que tivesse um ano de validade mais selo do imetro. Procuramos no meus galões e não achamos data de validade, devido ao preço "barato" do combustivel(R$2.99) na nossa capital goiana,não consegui abastecer. estou indo para o Angical na quinta feira, porém 150 litros de petróleo a 3.15 fica salgado.

mais é isso aí, espero ter ajudado.

Se nao tiver recipiente na hora, nem pra compra, enche o tanque do carro e depois transfere do carro pro tanque do barco...vai dar um trabalhinho mas é o jeito rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só pra manterem vocês atualizados. Saiu uma instrução normativa da ANP, que deu um prazo para que os postos se adequassem a essa regra (a necessidade de se por uma data, é porque o regulamento menção nenhuma fazia sobre a adaptação).

Estou sem a IN agora, mas devo-lhes adiantar, que é até o começo de junho.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só pra manterem vocês atualizados. Saiu uma instrução normativa da ANP, que deu um prazo para que os postos se adequassem a essa regra (a necessidade de se por uma data, é porque o regulamento menção nenhuma fazia sobre a adaptação). Estou sem a IN agora, mas devo-lhes adiantar, que é até o começo de junho. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 É isso ai parceiro, além de td agora temos que adequar a NR20 muita burocrácia para pouco lucro surtei:: surtei:: 

Agora o freentista tem que receber treinamento de capacitação e posterior reciclagem o freentista tb têm que ser certificado agora quem eles querem privilegiar???  Mais um custo totalmente desnecessário, lembrando que em país de 1º mundo nem freentista têm é o próprio cliente que abastece em recipiente que quiser. Só aqui no Brasil mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, só pra manterem vocês atualizados. Saiu uma instrução normativa da ANP, que deu um prazo para que os postos se adequassem a essa regra (a necessidade de se por uma data, é porque o regulamento menção nenhuma fazia sobre a adaptação). Estou sem a IN agora, mas devo-lhes adiantar, que é até o começo de junho. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Aqui na região, desde o mês passado, nenhum posto tem abastecido sem o selo. Estão levando a risca o negócio.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Interpretação "equivocada" da  NBR 15594-1 , Pag 4 ; 5.3   (??) 

 

"...5.3 Abastecimento de recipientes de combustíveis

Os recipientes de combustíveis devem ser rígidos, metálicos ou não metálicos, devidamente certificados e fabricados para este fim, permitindo o escoamento de eletricidade estática gerada durante o abastecimento para os recipientes metálicos. Os recipientes não metálicos devem ter capacidade máxima de 50 L e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federações aplicáveis...

 

...O abastecimento de volumes superiores a 50 L deve ser feito em recipientes metálicos certificados pelo INMETRO... "

 

FONTE: http://www.sindiposto.com.br/wp-content/uploads/2013/08/ABNTNBR15594-1.pdf

( grifos meus)

 

Especificada  a certificação INMETRO para volumes acima de 50 L, vemos como equivocada ( senão tendenciosa e criminosa) a divulgação de interpretação com extensão de tal exigência aos galões de volumes inferiores, fabricados para tal fim.

 

Acatar em Inocente Boa fé, Reforça o Ilícito:

 

Na boa fé, evitando dissabores,  é natural que o cidadão corra em busca dos galões INMETRO , independente do volume utilizado. Mas esta inocência, apenas reforça a interpretação equivocada ou ilícita em foco;  e a formação de "grupos de criação" de outras medidas de interpretações dúbias, ameaçando com multas indevidas aos estabelecimentos ; além de forçar  consumo desnecessário e monopolizado por fabricante/s amigo/s dos reis.

 

abç 

 

 

Obrigado já imprimi a pagina  da ABNT e vou guardar junto com os documentos do barco que já não são poucos kkk e se alguém quiser me barrar no abastecimento mostro o artigo kkkk sobre a má interpretação da lei.E ai vamos pescar felizes da vida.!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado já imprimi a pagina  da ABNT e vou guardar junto com os documentos do barco que já não são poucos kkk e se alguém quiser me barrar no abastecimento mostro o artigo kkkk sobre a má interpretação da lei.E ai vamos pescar felizes da vida.!!!!!

 

João Marcos,

Tua concordância com a conclusão lógica a que cheguei, ao examinar a ppia Norma que, na época, embasava o tema, é grande reforço à ousadia desta mera cidadã. Todavia, além de avaliares as demais normatizações trazidas pelos colegas, sugiro examinar quais se sobrepõem a quais; e se houve novas portarias ou alterações desta.

 

Mesmo se ainda atualizada e que prevaleça  a norma citada;  exigir que acatada em benefício do cidadão, poderá demandar diligências a que o cidadão brasileiro, em geral, não está acostumado... "porque dá trabalho, burocracia... e no fds ele quer é pescar e relaxar". Se todos se informassem e exigissem não ser tapeados, estas  interpretações tendenciosas ( em favor de grupos inidôneos) sequer existiriam. 

 

PS: Tb levo, numa carteira, cópia de 02 artigos de lei sobre possíveis questões ligadas à pesca, embasando-me frente "Gerentes" e "Otoridades".   

 

Boa Sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...