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Instalação do sensor do sonar dentro do barco de alumínio


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Prezados,

 

Estou compartilhando a forma como instalei meu sonar (Garmin Echo 100) em meu barco de Alumínio. A instalação do sensor da sonda foi feita dentro do porão do barco, próximo ao espelho da popa. Essa é a forma como as empresas náuticas aqui em Belém-PA fazem nos barcos de alumínio, evitando uma série de problemas (principalmente a quebra do suporte do transducer).

 

Vou mostrar passo a passo:

 

1) Inicialmente, escolhi um lugar no console em que não caísse água diretamente no ecrã, o que facilita a navegação em dias de chuva. Nessa ocasião, usei uma furadeira para parafusar a base do monitor, de forma que a mesma ficasse fixa:

 

 

Foto0439_zpsacc019ce.jpg

 

 

Tive o cuidado de furar o console de uma forma que o cabo de alimentação e o da sonda pudessem ser facilmente conectados no monitor do sonar:

 

Foto0440_zps4783eb89.jpg

 

 

Os cabos de alimentação e da sonda foram passados por dentro da estrutura metálica que conduz os cabos de direção do motor (aqui o pessoal chama de "caixonado"):

 

Foto0441_zps8c7bf446.jpg

 

Para prender os cabos, utilizei braçadeiras (podem ser compradas em qualquer loja de material elétrico, em diferentes tamanhos).

 

Geralmente, os cabos de alimentação dos sonares são pequenos. No meu caso, fiz uma solda com outro cabo elétrico para que ele pudesse chegar até a bateria. Nas extremidades, soldei dois adaptadores para serem presos aos "borns" da bateria. Nessa ocasião, o ideal é que os fios sejam devidamente isolados e guardados, de maneira que fiquem expostos o mínimo possível.

 

Aí vem a parte boa. Fiz a instalação do suporte do sensor do transducer próximo ao espelho de popa, na mesma direção que o mesmo ficaria caso fosse instalado fora do barco. Esse suporte tem de ser fixado num local do barco em que sempre fique um pouco de água (o sensor nunca deve ficar ligado sem água). No meu caso, instalei perto da bomba de porão e do automático, assim sempre terá água perto dele. Se não tiver água, o mesmo poderá superaquecer e não fará a leitura correta.

 

Antes de pescar, sempre coloco um pouco de água dentro da bomba do porão até ela atingir um nível que alcance o sensor. Esse procedimento é imprescindível para que o mesmo não fique aquecido e corra o risco de queimar. É mais ou menos igual ao que se faz nos barcos de fibra.

 

Foto0446_zps84e0ae54.jpg

 

 

Para fixar o suporte, é importante limpar bem a superfície em que o mesmo será fixado. Aqui em Belém o pessoal tem usado uma massa para fixar. Ao fazê-lo, deve-se tomar cuidado para que não fique nenhum espaço entre o suporte e o chão do barco (quando a massa secar). Se a massa ficar porosa, o ar poderá causar problemas na leitura da sonda.

 

Eis o resultado final:

 

Foto0438_zps18a761b2.jpg

 

Dessa forma não há o risco de o suporte do sensor quebrar (ao bater em algum objeto) e nem de a turbulência do motor interferir na leitura das informações pela sonda.

 

De fato, esse tipo de instalação não está previsto no manual, razão pela qual aconselho os senhores a buscarem informações junto às oficinas especializadas.

 

Fiz a minha instalação confiando no serviço, pois a empresa que instalou o console no meu barco sempre faz dessa maneira.

 

Por fim, informo que nos dias 22 e 23.03.2014 fiz o primeiro teste em água salgada e ele leu corretamente. Ainda estou aprendendo a mexer nele, mas não tive nenhum problema com a leitura das informações em movimento.

 

Fica aqui a dica. Abraços.

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Show demais, Dirk...essa daí é totalmente nova pra mim...hehehe...O sinal do transducer atravessar a chapa de alumínio?!?! Puts...novidade total.

E esse tipo de instalação é comum no Pará, é?!?! O sinal atravessa a chapa de todos os barcos daí?!?!

 

Sei q existe um transducer q fica num trull hull...ou seja, é preciso furar o casco para instalar esse transducer....mas fazer isso num transducer normal/comum, é a primeira vez q ouço falar...

 

Parabéns pela iniciativa de postar o tutorial aqui pra nós. Vou inserir o seu tópico NOS MELHORES TÓPICOS DO FTB....blz?!?!

 

Abs... ::tudo::

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Obrigado, Fabrício.

 

Essa instalação é feita por dentro mesmo (com o cuidado de instalar o sensor num local em que fique um pouco de água). Quando eu ouvi falar dessa instalação, procurei saber onde era feita e de que forma. Depois de instalar, confesso que ainda fiquei um pouco preocupado, pois já tinha lido o relato dos colegas aqui do fórum.

 

Essa preocupação deixou de existir quando fiz o teste e a sonda leu normalmente. Tive o cuidado de ir para um local raso (0,60m) e comparar a informação do ecrã com a medição física (medi com um remo, para ter mais certeza). De fato, a leitura estava correta.

 

Fiz o primeiro teste nos dias 22 e 23 de março de 2014. Nas duas ocasiões (dia e noite) ele leu normalmente. Fiz os testes em água salgada e turva. Seja parado ou desenvolvendo diferentes velocidades no motor, ele continuou lendo normalmente. Aliás, todas as funções do aparelho (alarmes, fish id, etc) funcionaram normalmente. No caso, a única informação que poderá ser comprometida é a da temperatura da água (pois a água ficará dentro do porão).

 

Abraços.

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Dirk,,,,vc salvou nossas vidas,,,esta merece ir pra galeria das melhores,,,por favor, ajuda um ignorante, tenho big fish e pretendo tirar meu sonar que instalei no motor eletrico, devido limitações do instalador( EU),,,,,por favor, não entendi como colocou o sensor , colocou? por favor se tiver uma foto mais nitidida, me envia,,,, dai vc me cobra um boné da John  Deere,.....HE HE,,,abraço

 

Top Parabéns!!!

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Romário, eu usei uma massa para fixar o suporte do sensor no chão do barco. Ele ficou fixo lá. A gente só precisa colocar um pouco de água quando for pescar. Nesse local em que o sensor foi fixado sempre ficará um pouco de água (isso é muito importante). Infelizmente essa foi a foto mais nítida, pois o porão é escuro mesmo. Vou tentar tirar outras fotos mais nítidas, aí posto aqui.

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Eu fiz o meu com uma cola plástica com as mesmas propriedades da massa plástica. Como se trata de um produto com as mesmas características (com a diferença de ser mais maleável), o resultado da fixação ficou muito bom. Para uma melhor aderência, foi necessário limpar bem a superfície do barco onde foi fixado o sensor.

 

Em conversa com o mecânico, ele afirmou que a massa utilizada é uma massa adesiva colante com essas mesmas propriedades, que serve para fixar objetos que sofrem, geralmente, alta pressão de água (felizmente, não vai ser o caso). Infelizmente ele não soube informar, de cabeça, o nome da tal massa, entretanto, disse que na segunda feira irá obter essa informação lá na empresa. Na segunda feira eu ligo pra lá de novo e tento saber a marca dessa massa (para postar aqui).

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  • 2 semanas depois...

Turma instalei meu sonar hj no BF,,,é um lowrence que trouxe dos EUA,,,,vamos ver se terei sucesso ....o instalador colocou com fita dupla face e silicone,,,,quando cheguei ele ja tinha feito,,,,vamos ver no que da,,,,to indo pro passo do lontra no MS,,,,,vou rodar 1100 km tomara que funcione,,,,vou avisar os amigos...abraço

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Alessandro, a água deve atingir o sensor como se estivesse na posição localizada fora do barco. No meu caso, como instalei perto do automático da bomba de porão, o nível de água ficará constante o tempo todo (se aumentar, o automático será acionado e a bomba vai retirar o excedente, sempre deixando o resto necessário). Quando coloco o barco na água, abro o bueiro para entrar mais ou menos uns 2 litros de água e verifico se o sensor do transducer está mergulhado na água lá no porão. É importante verificar se o sensor ficará sempre mergulhado na água mesmo com o barco em movimento. Quando você estiver navegando, verifique se o nível de água do porão continua suficiente para que isso ocorra. Não deixe o seu sonar funcionando sem água no porão, pois o sensor pode aquecer e queimar. Veja nessa foto onde foi colado o sensor. Nessa posição a água fica pela metade dele.

 

 

 

Foto0446_zps84e0ae54.jpg

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