Ir para conteúdo

Discussão sobre Linhas Multifilamento!


Bigão

Posts Recomendados

Para mim é questão de costume, eu mesmo só pescava de linhas 0,20mm 20 Lb, agora que vou atrás dos Açus coloquei pela primeira vez uma Tuff Line 50 LB na minha zillion e fiz várias cabeleiras no início, não estava adaptado, peguei minha alphas com linha 0,20 para terminar a pescaria aqui na Bahia!rsrsrssrs Vou ter que treinar um pouquinho com linha grossa! lingua::

Tenta uma isca mais pesada!

Se aumenta a bitola da linha, ou tem de usar mais freio para compensar a maior rotação do carretel, ou tem de usar uma isca mais pesada...

É uma questão de equilíbrio!

O equilíbrio em uma carreta é delicado (inclusive o casting da vara deve ser observado), e deve ser mantido a todo custo; sob pena de se formarem cabeleiras ou se perder em desempenho!

Faz o teste e depois conta para nós o resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim é questão de costume, eu mesmo só pescava de linhas 0,20mm 20 Lb, agora que vou atrás dos Açus coloquei pela primeira vez uma Tuff Line 50 LB na minha zillion e fiz várias cabeleiras no início, não estava adaptado, peguei minha alphas com linha 0,20 para terminar a pescaria aqui na Bahia!rsrsrssrs Vou ter que treinar um pouquinho com linha grossa! lingua::

Tenta uma isca mais pesada!

Se aumenta a bitola da linha, ou tem de usar mais freio para compensar a maior rotação do carretel, ou tem de usar uma isca mais pesada...

É uma questão de equilíbrio!

O equilíbrio em uma carreta é delicado (inclusive o casting da vara deve ser observado), e deve ser mantido a todo custo; sob pena de se formarem cabeleiras ou se perder em desempenho!

Faz o teste e depois conta para nós o resultado!

Já estava desconfiando disso amigo Moacyr, eu estava usando iscas de no máximo 14g com a linha e as mais pesadinhas era tranquilo,pena que estou em trabalho escravo senão testava logo com as mais pesadas!rsrsrsr

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demorei, mas me ajudaram a perceber que provoco o tranco peculiar das multi sempre que descuido e arremesso com força.

Aprendi que devo estar atento e executar o procedimento padrão, até quando é preciso arremessar na onda feita pelo grande bocudo no meio do lago.

Obrigado Marquinhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

bom dia amigos, gostaria de tirar uma duvida, nunca usei linha de multifilamento em meu molinete, gosto de pescar em costoes e praias, sou novo de pescaria, mas aprendo rapido, tenho um molinete okuma inspira is50 e uso uma vara high lander de carbono de 3 mt. gostaria de colocar uma linha mas resistente, o que os amigos indicam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia amigos, gostaria de tirar uma duvida, nunca usei linha de multifilamento em meu molinete, gosto de pescar em costoes e praias, sou novo de pescaria, mas aprendo rapido, tenho um molinete okuma inspira is50 e uso uma vara high lander de carbono de 3 mt. gostaria de colocar uma linha mas resistente, o que os amigos indicam?

Não conheço esse molinete, mas conheço a marca e adianto que o grafite da Okuma é muito flexível e que não recomendo usar mais que 1,5 Kg de força de fricção. Se este molinete for mesmo de grafite, eu recomendo o cuidado de não passar esta força de fricção e não usar linha de multi superior a 30 lb ou algo em torno de 0,25 mm (10 X a fricção de 1,5 kg).

Outra observação é que linha de multi causa um grande atrito, de forma que não é recomendável usar com molinete que não possua o guia de linha com rolamento (referido pelos fabricantes como sistema anti-torção de linha); ou a linha irá durar muito pouco.

Cuidado também com a água salgada, veja bem se este molinete resiste à água salgada (provavelmente não resista), e capriche na manutenção.

Use óleo de motor de carro porque ele é mais facilmente trocado; e precisa mesmo trocar periodicamente porque o sal acaba por contaminar o óleo...

Aquele abraço, e espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AI GALERA DEIXA EU ENTRA NA DISCURSAO AI TAMBEM.. EU JA PESCO COM CARRETILHA TEM 16 ANOS..E PESCA NO MINIMO UM VEZ POR SEMANA. GERALMENTE A LINHA DE MULTIFILAMENTO MUITO FINA DA MAIS CABILHEIRA SIM..PORQ ELA NAO PREENCHE OS ESPAÇO DO CARITEL DIREITO ELA ENTRA NO MEIO. AI NO PROXIMO AREMEÇO SEMPRE DA CABILHEIRA.. AI ENTRA A PARTE Q E AQUELA PESINHA Q FICA ATRAZ DO CABO DA VARA TEM Q ENTRA EM AÇAO. SABER REGULAR BEM A CARRETILHA.. MAIS A MINHA RECOMENDAÇAO PRINCIPALMENTE PARA QEM VEM PESCAR AQI NO ESTADO DO TOCANTINS. E USAR LINHA UMA 033 ATE 037 PORQ OS LAGOS TEM MUITAS ISTRUTURAS E NAO SABEMOS UQ VAI ENTRA NA ISCA . ENTAO E MELHOR ANDAR PREPARADO.. VALEU. GALERA..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Linhas muiltifilamento possuem várias opiniões e teorias sobre o seu uso. Uma delas a de que a linha de multi muito fina fica com folga no carretel da Carretilha durante o trabalho de iscas de superfície e consequentemente a linha encavala e acaba formando a famosa cabeleira durante o arremesso.

Na minha opinião de usuário de carretilha, isso não acontece. Uso linhas de 20 a 30 Lbs e arremesso iscas de 28 gramas, e outras até mais pesadas, com elas e não tenho problemas constantes com cabeleira. Ocorre uma aqui, outra ali, mas nada que comprometa minha pescaria!

A cabeleira acontece, na maioria dos casos, quando o pescador executa um arremesso muito forte, fazendo com que o carretel gire mais rápido que a velocidade que a linha está saindo. Isso é falha na regulagem da carretilha e na medição da força no momento do arremesso.

Quero saber a opinião de vocês.

Concordo toalmente com vc Bigão.

Eu uso linhas Whiplas 0.10 mm 8 lbs e tmb não tenho problemas com encavalamento e no caso da cabeleira, nada muito além do normal. 1 vez ou outra.

É 'grosseria' do pescador mesmo. ::evil:: ::evil:: ::evil::

Xara, Vc usa essa linha pra pescar tucuna? Desde quando comecei usar mult. sempre usei 0.29 ontem comprei um 0.19 mas ainda não pesquei.. to com medo..kkkk Acho muito fina.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 6 meses depois...

É João,

Fui de daiwa samurai 30lbs e pretendo ir de Varivas Avani Casting 50lbs (so por precaução), espero acertar em pelo menos nessa, caso negativa, também volto para mono, uma pena que teria que usar mono 0.40mm para obter uma lbs "segura".

Mesmo tomando cuidados ao enrolar o carretel, mantendo pressão, alguns trancos no pincho podem ter "fragilizados" a multi.

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já radicalizei e há tempos só uso a Power Pro !

Testei a Whiplash sem maiores problemas !

O detalhe ( que pode fazer a diferença ) é que continuo usando "Molinete" !

Nem por isso deixo de pegar meus "brutinhos"... rindo3::

Acredito que isso seja mesmo uma questão de hábito, pois a mudança da mono para a multi traz algum "desconforto" no início ( inclusive pelo receio da espessura da multi ), mas uma vez adaptado, é tranquilo ! joia:::

Recomedo um lider ( 1,5 m ) - que não precisa ser de fluorcarbono, já que o mono trançado resolve com folga a situação - por conta dos problemas de abrasão... paia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tenho me divertido muito com tucunares pequenos do Lago Paranoa.

Quando estamos atras de peixes com menos de um kilo, não adianta ficar jogando isca grande.

Comprei umas iscas japonesas, são pequenas, imitam perfeitamente os lambaris que tem no local. Iscas de.3-5 cm e 3g.

Para arremessar essas iscas a linha tem que ser fina.

Com multifilamento de 30 lbs, a isca não vai.

Tenho utilizado linha de 20 lbs, da YGK modelo G-soul 8x. O resultado é fantástico!

Outro dia peguei um Tucunare de cerca de 3kg nessa linha segurou a onda. Levou muita linha, mas no lago não tem enrrosco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu prefiro usar linhas multi numero 29 acho que é 40lbs o problema é que as x ela enrosca nas garatéias e as x desfiam, mais achei a multi mais facil de arremessar depois que se pega pratica dificilmente acontece alguma cabeleira, lembre-se que o arremessó é feito com o pulso e ação da vara e nao com o braço quando se arremessa com o braço normalmente se faz cabeleiras, e se for usar linhas monofilamentos, de uma olhada que existem linhas para molinetes e linhas para carretilhas, as de carretilhas costumam ser mais elastica tipo a F1 da sanyo que evita memoria se usar linhas mais secas elas fica toda em forma de mola, e se usar linhas mais elastica! eu gosto só de carretilha por nao provocar torção na linha como nos molinetes!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opiniao e a seguinte...

arrow:: Peixes Pequenos (Tucunares,mandubés,cachorras,bicudas...)

Multifilamento e bem bacana joia::: Nunca tive problemas, sem problema de entrar pra dentro da carretilha ( com a tomada de linha ) , ja comecei pescando de Multi entao nao tive que me adaptar, nota 10! Só pesco com Multi e nao consigo mudar.

arrow:: Peixes Grandes (Piraibas,Pirararas e Jaús)

Em hipotese ALGUMA use multifilamento, uma série de fatores... A linha entra para dentro do carretel ( pode ser resolvido ao colocar a linha no carretel de forma firme sem que a linha fique frouxa ) ... Com a linha mordendo , EU JA VI, o peixe tentando tomar linha e nao conseguindo ( e por a linha nao rebentar nem ceder ) o distribuidor da carretilha ( era uma tekota 800 ) foi arrancado, a ponta da vara quebrou e o cara perdeu o peixe caveira::

Vou até fazer um tópico sobre o assunto Peixes Grandes x Multifilamento

Abracao ai cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

BOM PESSOAL,O ''X'' DA QUESTÃO, ALGUNS FALARAM EM ARREMESSOS COM ISCAS PESADAS SÓ QUE; PARA UM CARA BOM, Q NÃO SEJA ''OREIÚDO'' EM CARRETILHAS,HE,HE,HE O ARREMESSOxPESO DA ISCA, COMPACTA A LINHA NO CARRETEL ASSIM NÃO ENCAVALA .AGORA O PROBLEMA; QUEM JÁ FEZ ARREMESSOS COM UMA ISCA ESTREMAMENTE LEVE CONTRA O VENTO,COM LINHA MUITO FINA, E EM SEGUIDA FISGOU UM PEIXE COM PORTE ALÉM DO ESPERADO?POIS, É, UMA HORA OU OUTRA O CAMARADA VAI TER QUE SOLTAR A LINHA E REBOBINAR NOVAMENTE FAZENDO A COMPACTAÇÃO,SENÃÃÃO,HÃ?! doutor:: doutor:: BOM PESSOAL É ISSO AÍ, AS VEZES NOS DEPARAMOS COM ALGUMAS VARIÁVEIS EM UMA PESCARIA QUE NOS DEIXAM ENCUCADOS .......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Amigos uso linhas Power pro 20lbs 0,23mm , e nunca encavalou ! Uso iscas de 6gr a 12gr .....Cabeleira é outra coisa, todo mundo faz uma hora que se empolga ou dá um tranquinho etc, isso é normal. Eu acho que se montar um equipamento equilibrado dificilmente isso ocorre, muita gente usa varas de ação muito rápida, isso atrapalha também e força a linha no arremesso, é sempre bom olhar o peso da isca que a vara arremessa, pois se vc passar muito o peso, vai encavalar também ! Ou seja, equipamento desiquilibrado = arremessos problemáticos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou concordar e endossar o que o Marcelo Mapimports escreveu ! joia:::

arrow:: Nada como o equilíbrio do conjunto e a que ele se destina !

arrow:: Competitividade e esportividade são conjugados juntos sem qualquer problema ! doutor::

Com os diâmetros inferiores das linhas de multifilamento, é possível (cada vez mais) buscar conjuntos menores e mais leves, ampliando a emoção e esforço nas pescarias. ::fishing

arrow:: Esse é o caminho... (não duvidem disso !) mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia ,LINHA DE MULTIFILAENTO É UMA LINHA: Feita para a pesca, trançada com fibras de polietileno que proporciona uma altíssima resistência com espessura menor, forte e de grande maciez.

2 - ELA PODE SER CHAMADA DE "Braided Fishing Line" QUE QUER DIZER?.: Linha de multifilamento ou trançada.

3 - O PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DA LINHA DE MULTIFILAMENTO É A: Dyneema, a fibra mais resistente do mundo o mesmo que fibra de polietileno, fibra ultra-resistente confeccionada a partir de um processo chamado de tecelagem patenteado, ou seja "Patented Gel Spinning Process". Esta é uma fibra muito especial e chega a ser até 15 vezes mais forte que o próprio aço, possuindo altíssima absorção de energia e uma elasticidade mínima. A Dyneema é uma fibra especial, leve e altamente resistente que flutua na água.

Resiste à: raios UV, abrasão, humidade, água saldada e vários produtos químicos. Suas caracteristicas à

tornam um produto de alta resistência, segurança e aceitação. Ela possui um peo mínimo que não hà deixa

inchar, dilatar ou absorver água doce ou salgada o que a torna uma linha imbatível diante de tantas.

4 - VEJA TODAS AS VANTAGENS DA LINHA MULTIFILAMENTO DIANTE DA MONOFILAMENTO E OUTRAS.

Proporciona um lançamento suave e distante

O arremesso da isca muito mais preciso (ela só libera a linha que precisa-se evitando enganche)

Não resseca jamais

Elasticidade mínima de 4% contra 30% da monofilamento

Sensibilidade total em contato com os peixes

Mais fina e resistente, ela possibilita o uso de chumbadas mais leves liberando assim uma maior quantidade

de linha dos molinetes e carretilhas

Uma vida útil muito maior em relação com as demais por não ressecar

Sua resistência chega a ser até 5 vezes maior em relação ao mesmo diâmentro da monofilmento

Superfície de ataque menor na água devido ao menor diâmetro; a correnteza d’água exerce menos pressão na linha.

Comportamento da isca artificial é muito melhor devido aos menores diâmetro e rigidez

Não se perde mais o peixe devido ao rompimento da linha e nem pelo efeito “tampão” (= soma dos tempos entre o momento de ferrar o peixe, esticar a linha espalhada pelo efeito memória mais a própria elasticidade da mesma).

Não abrasivo a: o passadores de dióxido de alumínio, porcelana, aço e outros o distribuidor de carretilha.

5 - O QUE É MEMÓRIA?.

As linhas monofilamento tendem a assumir forma espiralada em razão de seu acomodamento ao carretel ou ao molinete. Isto é a capacidade de memória da linha. Este fato tem como conseqüência que a mesma, após pouco tempo na carretilha ou molinete (ou carretilha do fabricante guardada na loja ou na tralha), deve ser trocada.As linhas multifilamento não possuem memória nenhuma, mesmo após alguns anos no carretel, uma vez que são fabricadas a partir de fibras Dyneema.

6 - ONDE E EM QUAIS PESCARIAS USAR AS LINHAS MULTIFILAMENTO?.

Pescas em rios, lagoas e mar

Pescas com iscas vivas e artificiais

Pescas de fundo, de meia água e superfície

Embarcado e desembarcado.

7 - PRECISO TROCAR O MEU EQUIPAMENTO?.

Não há necessidade de trocar nem as varas e ou seus passadiços e ponteiras

Não há necessidade de trocar molinetes e ou carretilhas, nem quaisquer acessórios e ou componentes dos mesmos.

8 - TABELA DAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA FIBRA Dyneema

Matéria prima Polietileno UHMWPE

Nome comercial: "Dyneema"

Método de tecelagem: Gel-Spinning

Tipo de filamento: Polyfil trançado

Resistência à tração (seco sem nó) até 190 kg/mm2

Resistência à tração (molhado sem nó) até 190 kg/mm2

Resistência à tração fibra individual = 350 kg/mm2

Aplicação todos os tipos de pesca e onde uma resistência alta é necessária

Elasticidade até ruptura 4%

Índice de refração 1,54 (fibra individual)

Peso específico 0,97 g/cm3

Absorção de água 0,002%

Ponto de fusão 160° C

Resistência a frio -20° C

Valor e custo benefício: O preço é um pouco elevado em relação a outras linhas devido a sua qualidade e resistência.

Obs.: Na hora de comprar uma linha de qualidade e resistência, não esqueça da linha multifilamento. Vale também salientar que no mercado existem também várias linhas e marcas de nylon (monofilamento) de grande qualidade embora não se comparem com a de multi filamento....

Na minha singela opnião um bom equilibrio no equipemanto baneria muitos dos problemas que venham ocorrer por conta na cabeleira ou espessura usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

A grande VERDADE, eh que, todos vocês estão certos de uma certa forma, as experiências variam mas seria só somar todas as opiniões, ChaCoAlHaR bastante e por na água ! ! ! Qdo comecei a pescar, la nos USA, sempre usei "preço" para adquirir "qualidade", mas me lembro que comprei uma CURADO, e de cada 10 jogadas eu conseguia dar 11 cabeleiras (Bird's Nest) :choquei: suici:: , devolvi a carretilha e comprei uma Daiwa TD-X, e fui muito mais feliz com ela... certeza pela causa do freio magnético surtei:: , pro iniciante eh essencial ::excl::

só usava "Spider Wire Braided Line";;; Aprendi bem cedo que a colocação da linha pela primeira vez, deve ser feita de maneira com pressão forte e uniforme, e de forma que a linha não venha a torcer ! anjo::

Agora, ha muito tempo usei e aprovei este lubrif. que por acaso achei aqui no nosso Brasilzão ! "Óleo Lubrificante Real Magic para Linhas e equipamentos", gostaria que vcs tentassem usa-lo, ajuda e muuuuuuuuuuito; so uma dica joia::: achei la no Pesca Tropical ! ( PS : acho que funciona muito melhor com linhas MONO, mas com certeza eh coisa boa...)

http://www.pescatropical.com.br/pescatr ... _id=470008

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As linhas multifilamentos vieram para o mercado para se ter linhas fortes com espessura reduzida, ou seja usar uma linha multifilamento grossa é perder oque ela tem de mais especial que é arremessar uma linha ultra fina . Se for para usar linha grossa, melhor então o nylon em algumas pescarias. Quanto a cabeleira, isso é coisa da peça que está atrás da vara e é claro que linhas multifilamento , assim como as monofilamento tem sua qualidade, e sempre temos no mercado algumas que como eu digo não servem para usar para pesca ! ... A regulagem correta, com o equilíbrio do equipamento é fundamental para se ter um bom arremesso. As especificações que estão na vara, são fundamentais para se montar um equipamento com equilíbrio, mesmo não sendo a resistência da vara, usar a linha no padrão que está descrito no blanck , te dará maior performance na hora do arremesso ... Deste a espessura da linha, até o peso mínimo e máximo das iscas , que está descrito no blank . Quando se arremessa uma vara equilibrada com a linha e o peso da isca, não é necessário fazer força, o blank que faz o arremesso ... Vc carrega a ação da vara e ela descarrega a ação levando a isca ao local desejado , isso é arremesso . Por isso digo, e muitos vão aqui falar que não, mas a espessura da linha está diretamente ligado a especificação contida no blank da vara , sendo ela nylon ou multifilamento. Vou dar um exemplo aqui .. uma vara de 8lbs a 17lbs , que arremessa iscas de 8gr a 24gr , ideal se usar linhas entre 0,17mm a 0,30mm idenpendente se for multifilamento ou nylon ... Vc terá maior performance usando uma linha 0,17mm com iscas de 8grs e pior performance usando a isca de 8gr com a linha 0,30mm e assim por diante... Uso neste caso uma linha multifilamento 0,23mm até máximo 0,32mm ( se for usar iscas mais pesadas ) . Acima deste padrão vc terá esforço para arremessar . Arremesso bom é aquele que te dá conforto e precisão . Varas curtas como 5'3 de ação extra rápida, também prejudicam o arremesso . Usar uma vara mais longa mínimo 5'6 a 6'6 é ideal para se arremessar sem qualquer esforço. Nos EUA e Japão, se pesca com varas longas e linhas finas , aqui no Brasil o pessoal quer reduzir a vara e engrossar a linha ... ! Fica ai minha opnião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...