Ir para conteúdo

Revisão Motor Mercury 15hp


Posts Recomendados

  • Respostas 428
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Sim... sim... entendido... a questão da junta tinha lido aqui no fórum... tirando a junta e mais alguma coisa que porventura não faça parte da transformação do 15 para o 18, devo entender que o resto se aplica também ao 25 (30), a questão da came (que acho que foi o que o Leonardo se referiu de preencher com solda) e também a do bracinho circundado de amarelo !!!

 

É isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu tohatsu aonde esta a pecinha com circulo amarelo q vai a vareta q empura para abrir a borboleta ta no maximo ela nao sobra aquela ponta da vareta nao ! axo q se decer mais ela vai abrir mais ainda a borboleta vo tirar uma foto pra vcs comparar com este q o amigo posto .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, no 25 a transformação é mais simples, troca-se a junta que vem junto com o manual ou a própria revenda já faz a troca. E tem a regulagem do avanço que alguns amigos aqui do forum falaram. Quando tive o sea pro já veio tudo ok do chicão!!

 

 No 15 super, tem o detalhe do avanço, também Came de aceleração para abrir 100% da borboleta. Mas só de mudar o avanço o motor já acelera mais, da pra perceber no manche que o curso do acelerador aumenta.

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim... sim... entendido... a questão da junta tinha lido aqui no fórum... tirando a junta e mais alguma coisa que porventura não faça parte da transformação do 15 para o 18, devo entender que o resto se aplica também ao 25 (30), a questão da came (que acho que foi o que o Leonardo se referiu de preencher com solda) e também a do bracinho circundado de amarelo !!!

 

É isso ?

 

 

No 25 eu só sei sobre a junta... mas deve ter mais coisas a se fazer...

 

a Solda que o Leonardo se referiu é no came mesmo.. pra aumentar ele pra ficar mais próximo do tamanho do came do tohatsu, fazendo o braço circundado de amarelo se movimente totalmente!

 

Ps.:  Eu não sou mecânico e apenas venho estudando sobre o 15 desde março deste ano.. pra quando chegasse a hora eu tivesse argumentos para que não fizesse essa transformação de forma errada, apenas aumentando giclêur... talvez tenha algum outro segredo em que não se precise mexer no came.. mas aí o mecânico vai ter que me explicar o porque!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fui pesca fds passado com um amigo e ele possui um sea pro ele e leigo em motores ai perguntei pra ele se ele tinha passado para 30 hp ele respondeu q sim q veio uma junta ele tinha trocado ! ai abri o capoo ele nao tava abrindo toda a borboleta ai mechi no curso do acelerador fazendo abri totalmente a borboleta kkkk vamos testar este fsd pode ser q nao seja notavel navegando mais eu creio q melhore pois se vai mais ar consequentemente mais combustivel e mais velocidade kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um detalhe, que ainda não comparei entre o Super e o 18 hp, é o difusor, se alguém quiser fazer uma comparação, eu desmonto o difusor e posto fotos de quanto furos e as posições dos furos, posso estar enganado, mas acho que no caso do 18, deve ser mais furos que no 15 super....

 

Tenho um Nissan 30 hp, e pra quem tem o Sea pro e quizer comparar também os gicles para vermos se tem diferença, vão la as medidas dos gicles do 30 hp:

 

Gicle de alta: 155

Gicle de baixa: 85

 

20141209_112446.jpg?sbsr=30ea04512e07105

 

20141209_112401.jpg?sbsr=ea8abec2d1ec01a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiquei meio encucado com meu tohatsu 18 sobre a calibrage dos gicles e sobre o venturi do carburado ele era de especificaçoes diferente ao do amigo leonardo !

 

 gicle baixa 80 

gicle alta 110 

 

venturi nao sei pq nao veio especificando qual seria!

 

fiquei encucado antes de testar o motor na agua axei q o antigo dono teria trocado pelo o carburador do super pq os gicles do meu 18 esta a mesma q vem no super , mais depois q testei na agua resolvi nem tenta mecher motor ta andando redondindo pegando facio e com desempendo q me surpreende para um motor 18 hp kkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprei meu motor super 15, acompanhei a transformação para 18, lembro que a fura do gliche de lenta foi aumentado, mecânico da concessionária passou uma broca aumentando a fura, depois mexeu no cursor do aceleredor

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.

 

Só uma palavra resume o desempenho do motor transformado para 18: DE-CEP-CIO-NAN-TE  ::nada::

 

Botei o motor e barco na água, celular na mão. Na hora da partida já notei diferença no barulho do motor, um ronco mais tímido.

 

Nessa hora eu estava sozinho. Comecei de leve, motor estava frio. Então resolvi acelerar tudo, resultado: novamente, sinto que o RPM só vai até 75% da aceleração no manche (manete). E quando eu bato os olhos no gps do aplicativo Waze a velocidade de 36 km/h. Antes da revisão e em semelhantes condições (água calma e sem vento influenciável) eu estaria marcando 41 km/h.

 

Ainda com esperanças: "Ah Diego, o motor está frio...". Eis que fui navegar com meus amigos, 4 pessoas no barco ao total. Peso muito abaixo dos 5 que naveguei da última vez. A velocidade foi ainda mais decepcionante, não passou de 29 km/h. Com os 5 ocupantes, batia 29, as vezes 30 km/h e com duas pessoas na proa.

 

Bom, amigos. Eu não sei o que aconteceu. Mistura de óleo normal, gasolina da Petrobras, água do lago parada...

 

Levarei o manual do motor na Nauss para carimbar e falarei sobre o desempenho pífio do motor.

 

Decepcionante, amigos ::nada::  

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tohatsus e com seus carburadores e regulagens problemáticas.  ::nada:: .  Veja quantas voltas está na regulagem Ar-combustível.  Com 5 pessoas acho que tá bom demais 30km, mais sozinho era pra atingir mais

 

5 pessoas - 30km/h é uma baita velocidade.

 

O que me deixou encucado foi a velocidade ter reduzido drasticamente comigo sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alem do q o guto disse, eu debito isso ao gicle... eu fiquei quieto ali qdo falaram que enfiaram uma broca no gicle... isso nao da certo, em motores grandes como do fusca por exemplo, antigamente, isso ate dava certo mas a qtidade ar admitida e a bomba resolviam... num motor de popa q eh pqno isso nao pode ser feito. mesmo que o meca faca issoha 40 anos esta errado.

 

o gicle trabalha com medidas milimétricas, tudo tem que ser bem dimensionado senao da excesso ou falta , ou ate mesmo pode começar a mijar gasolina o que pode furar teu pistao (a gasolina tem que ser VAPORIZADA e nao um jato contínuo, quando vc tem uma bomba como dos carros isso é menos sensível, quando tem uma bomba por vacuo como nos motores menores, ela perde pressão).

 

Mas leva lá, quem sabe com uma regulagem ele melhora novamente. Se nao melhorar, pede pra trocar o gigle pelo original. Pode ser estrangulado mas ao menos esta correto. A menos que o cara tenha uma especificacao do fabricante pra broca e a broca usada seja de precisa e presa na bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa,eu acho q seu motor ja saiu transformado pra 18 e te falaram q abriram o gicle com broca só pra te contentar,pois ate em dragster tem que ser milimetrico o ajuste,isso em motor com mais de 1000 hps,imagine em um com 15hp.

Vai por nós,exija o gicle original com a especificação desse antes de arrombarem,se é que fizeram,para voltar a configuração antiga,pois nessa velocidade de 41km relatada por vc,não tem o q melhorar,pois acredite já está acima do normal.

Quando se tem maior vazão de combustível tem que se aumentar a vazão de comburente e o ponto de ignição tbm,mais de nada adianta vc fazer isso se a camara de combustão não suporta tanto ar/combustível,pois com um pistão menor e camara menor não se consegue explodir todo esse combustível.

Vai por nós,o sea pro transformado pra 30,em alguns casos anda o mesmo que seu 15,os cinco amigos q tem andam de 41 a 44kmh com o sea pro em marujo e karib.....

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astras, primeiramente, parabéns pela aquisição do FlashBass, está muito lindo com aquela cobertura.

 

Segundo, o motor mudou da água para o vinho. E esse vinho é muito ruim. Com certeza levarei o motor novamente para regulagem.

 

A novela vai começar...

diego q bom que gostou do flash hehehe copiei o teu ehehhe

 

tente ir com calma nessas regulagens, mesmoq ue volte o gicle antigo, as vezes pequenos toquinhos na hora de regular fazem grande diferenca, lembro de um motor 90cc pra mobilete italiano que era o bicho mas se nao fosse com muita calma ele ficava pior que o original. qdo vc atinge o ponto doce td mudava.. mas isso de mudar gicle na broca realmente nao me agrada.

 

pelo que tenho coletado de informacoes, a questao da agulha e a regulagem dos carburadores desse motor sao bem delicadas, pouca coisa muda muito, entao tem q ir com calma.

 

se nada der certo, troco meu branquinho no teu mercury eheheheh ai eu fico com a dor de cabeca de regular hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi muita coisa errada feita em carburação. 

Nunca concordei com abrir giclê com broca, mesmo que presa na bancada e o furo feito a mão!!

No meu Nissan 18, o gicle de baixa é 60, contra o 80 que vem no super. Meu motor embola para arrancar de baixa para media, poderia resolver isso talvez colocando outro giclê 70 ou 80. Mas o meu motor está tão econômico e redondo no funcionamento que prefiro não mexer. 

Tive um Super, que mexi em tudo, giclê, avanço, came de aceleração... ficou até com barulho mais grosso, andou mais sim, mas ficou bem beberão.

 Mas na pratica, andava 4 km/h a mais e passou a beber quase o dobro...não compensou.

Mas fique tranquilo Diego, qualquer coisa arrume um giclê na medida original, e volte ao que era antes. Mas veja o que foi feito na carburação para reverter certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena em Diego... a gente fica numa expectativa e depois vem esse balde de água fria... estou passando por isso há um certo tempo já e chateia mesmo.

 

Eu faria o que o pessoal disse mesmo, tentaria ver esse negócio do giclê ai e voltaria com o original pois seu Super a 41 Km/h sozinho tá andando mais que meu Sea Pro em 2.

 

Acho que o desempenho do seu conjunto (Flash bass que ajuda em função da hidrodinâmica + Super) tá muito satisfatório do jeito que estava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, hoje eu terei que voltar na concessionária para pegar o manual carimbado, vou aproveitar e conversar com o mecânico.

 

Leonardo, concordo com você, aumentar a potência e beber mais não faz sentido. Qualquer coisa eu voltarei à configuração inicial mesmo.

 

Pois é, Thiago, eu também fiquei bastante decepcionado, pois estava com uma expectativa positiva. Se não der certo, eu volto para a configuração inicial mesmo.

 

Ainda hoje eu postarei a conversa que tive com o mecânico.

 

Obrigado a todos pelas dicas, sempre muito válidas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... o tópico ainda vai dar muito papo....

 

Infelizmente só vou levar o meu motor no final do mês pra transformar...

Sinceramente, acho que só o aumento do Gicleur e o avanço do acelerador não acho que vá aumentar potência, é nítido que o came do acelerador é diferente...

 

Vou acompanhar, esperar e ver o que o Diego resolve com o dele, e quando chegar o meu dia... pode ter certeza que voltarei aqui com tudo o que realmente deve ser feito... vou agendar com o mecânico, para que eu acompanhe o andamento dessa transformação e tirar qualquer dúvida que possa surgir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha pode ser q estou enganado mais o gicle de baixa num tem como aumentar ele com broca pra fica bacana na pois e muito pequeno o orificio aonde passa gasolina ! leonardo o meu anda redondinho com o 80 na baixa e 110 alta mais num ta gastao nao maisss tipo assim aonde eu ia com 4 litros com os 15 yamaha e com 3.800 litro com sea pro ele gasta 4 e meio entao ja axei ele mais gastao q outros motores q tive ! vamos esperar oq o mecanico vai falar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...