Ir para conteúdo

Qual futuro dos Motores 2 tempos. Será que vão ser Proibidos no Brasil??


Posts Recomendados

grande reginaldo     =    motor de popa 2t acabar no brasil  = AINDA É MITO / 

vai demorar muito ainda p/  os 2t  sair =  do mercado ; de paises = subdesenvolvidos  = como no brasil  = isso é fato /

nem vestigio ;  de boatos  que 2t  está proibido  aqui  /  

falam em alguns lugares  =  pura MAFIA  = KKKKKKKKKKKK;;;;;  

aqui no brasil = tá longe  ainda  = do fim dos 2 tempos c/ certeza  ok / 

abraço /  

 

  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reginaldo...boa dica...mas permita-me discordar um pouco, com base no q temos atualmente no mercado. Deixa eu tentar provar aqui pra turma entender meu posicionamento, evitando q falem q estou puxando sardinha pra um lado ou pra outro...rsrs

Eu acompanho essa briga de 2T vs 4T há um bom tempo. Cheguei a mexer com motos de motocross e lá pelos anos de 2004, ventilou-se a hipótese de proibir a comercialização mundial de motores 2T (por conta de poluição e essas coisas q já sabemos).

Ocorre q isso não aconteceu em 2005 (q era a data limite para ocorrer a proibição). No mundo das motos, puts, as 2T quase q foram extintas. As motos 4T ainda dominam até hj as pistas de competição.

Pois bem, voltando pra náutica...O mesmo não aconteceu e os motores de popa 4T, q eram caríssimos (cerca de 50% mais caros q os 2T), começaram a ser aperfeiçoados para ter condições de competir com os 2T....e foi isso o q vimos acontecendo nos últimos 10 anos. Hj temos motores 4T com performance de 2T, ocupando quase que o mesmo espaço físico destes.

Falar atualmente que um motor 2T polui muito, ou q sofre restrições de acesso em certos lugares para não jogar óleo na água, É PURA BALELA (desculpe a palavra, e não estou atacando ninguém, blz?!?). Inclusive na Europa/EUA o nosso velho ProXS de guerra e os antigos E-TEC tem certificações que a Yamaha não tem.

E outra, hoje um Yamaha SHO 4T chega a poluir muito mais que um Mercury ProXS que já está com seu projeto, digamos, ultrapassado. Abaixo as imagens para a turma entender.


Captura de Tela 2016-08-02 às 18.10.46.png

 

arrow:: Repare no gráfico acima que existe um limite proposto pela CDC (que é o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA). Mas repare que o Optimax XS está um pouco acima do limite tolerado, mas o Yamaha 4T SHO polui 15x mais q o Mercury 2T e 42x mais q o G2. :black_eye:

 

Captura de Tela 2016-08-02 às 18.10.55.png

 

E aqui um vídeo pra turma entender melhor o q estou falando.

arrow:: POLUIÇÃO

 

Então, sobre a questão da poluição...atualmente os 2T batem feio nos 4T.

Passemos então para a economia de combustível...

Como a turma sabe, em meados de 2004 eu tinha um motor Honda 4T 15hp. Adquiri esse motor na mesma época q comento acima sobre as motos...Mas foi em 2005 q eu naveguei por 2.000Km (em 20 dias) em um Mercury Sea Pro 25hp/30hp e fiquei impressionado com a performance (velocidade e baixo consumo). Fique tão maravilhado q vendi o motor 4T usado e, com o dinheiro da venda (por ele ser muito valorizado e bem cuidado), comprei um SeaPro 30hp voltando apenas R$ 500,00...rsrsr...Foi a melhor troca q fiz na vida. Ô motor bom do caramba.

Voltando...Pra acabar com as comparações de motores diferentes em barcos diferentes, confiram o vídeo abaixo.

arrow:: PERFORMANCE

 

arrow:: CONSUMO

 

 

Acredito q com esses vídeos acima exibidos, não resta dúvidas de quem está ou não com o futuro incerto...rsrsr.

Nem diria isso. Hoje a Evinrude está beeemmm a frente dos demais motores, seja 2T, seja 4T.

Meses atrás eu quase troquei meu Mercury SportXS 300hp 2T por um Yamaha SHO 250hp 4T quando troquei de casco (por não usar óleo 2T e ter mais torque)....mas hj estou muito mais tendencioso a usar um G2. Fróids é q esse óleo 2T ainda me lasca.

Pra não dizer q o G2 é 100%, ainda acho a rabeta dele (questão de hidrodinâmica) bem inferior a rabeta do Mercury e da Yamaha...Mas isso é só um achismo mesmo. Mas sobre manutenção, puts, ninguém merece essas BRP do Brasil. Tudo é mais caro e chato de fazer....Mas o óleo XD (da Evinrude) é mais barato q o 2T pro Optimax.

Quanto ao barulho, ainda acho q o SHO é mais silencioso (mas tem q ser mesmo..rsrs)...mas olha q o G2 tá bem perto. Já o Optimax apanha feio nesse quesito (apesar de eu gostar do motor zunindo atrás de mim...rsr).

Mas sempre falo com nossos usuários pra ficarem de olho nesse blá-blá-blá do mercado (seja pra qual marca for). Hj todos os nossos motores são muito bons, mas devemos ficar espertos pra não cairmos em especulações mercadológicas...joia:::

Abs...e desculpa se pareci ofensivo. A ideia é fomentar conhecimento. Vamos mostrando abaixo vídeos q podem nos ajudar ainda mais na hora da escolha. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duralex Sedlex . . . 

Aqui na minha cidade, a probabilidade da proibição do uso de motores 2 tempos é bem real ! ! e tem mais eu ate apoio !, sendo que é um reservatório de água que abastece 2 municípios e o lago simplesmente não suporta a grande quantidade de Jet Ski, lanchas de Wake board e outros mais como o meu (de pesca...)

Infelizmente pode se tornar uma realidade sim e infelizmente o preço de adquirir um motor 4 tempos vai aumentar quando a necessidade começar a bater à porta !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem dizer c/ a invasão dos motores  2t  chineses  =  chega  como lixo no brasil de container  todos os dias ???? milhares  de motores de tdos tipos e cores ,  que usas mix / 

qro ver estinguir os 2t  aqui  =  ñ só nautico ou moto = em geral  sobre os 2t   = todos os dois tempos extintos é porq ñ tem peça ou ñ compença fazer / 

qto a norma de poluiçao  aqui = kkkkkkkkk  NORMA  AQUI  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK   :diablo:  kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

como comandante disse   =  motores la fora  ja é eletrico  sem barulho  ; sem fumaça ; c/ estrelas  de selo ecologico / 

repetindo  =  motores fabricados e destinados p/ navegaçao em pais subdeselvolvidos  = incluindo brasil 

proibido em outros paises / 

mesma coisa é c/ a queimada de cana ; c/ corte de madeira  na amazonia  ;  c/ nosso combustivel e por ai vaiiiiiiiiiiii,,,,,,,,,,,,,,,,,,   NORMA  ; LEI  :diablo: KKKKKKKKKKKKKKKKK;;;;;;;;;;;

qro ver o dia  que os 2t  vai p/ de roncar  =  vou estar morto kkkkkkkkk,,,,,,,,, 

abraço turma /  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Ricardo Arrais disse:

Duralex Sedlex . . . 

Aqui na minha cidade, a probabilidade da proibição do uso de motores 2 tempos é bem real ! ! e tem mais eu ate apoio !, sendo que é um reservatório de água que abastece 2 municípios e o lago simplesmente não suporta a grande quantidade de Jet Ski, lanchas de Wake board e outros mais como o meu (de pesca...)

Infelizmente pode se tornar uma realidade sim e infelizmente o preço de adquirir um motor 4 tempos vai aumentar quando a necessidade começar a bater à porta !

 

Você leu o tópico acima?!?! doeu::

Pelo visto não...rsrsrsr...Não conheço nada de motores de JetSky...mas acredito que atualmente 90% deles sejam 4T. Se eles se assemelharem ao exemplo que dei acima, usando os 4T outboards, vc terá uma impressão equivocada q o seu reservatório não está sendo poluído, quando no fundo, ele está. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fabrício Biguá disse:

 

Você leu o tópico acima?!?! doeu::

Pelo visto não...rsrsrsr...Não conheço nada de motores de JetSky...mas acredito que atualmente 90% deles sejam 4T. Se eles se assemelharem ao exemplo que dei acima, usando os 4T outboards, vc terá uma impressão equivocada q o seu reservatório não está sendo poluído, quando no fundo, ele está. 

Eu li,,, mas no caso do reservatório de minha residência, foi me dito, que a Sabesp fez uma medição, assegurando que a poluição esta á ALTÍSSIMOS NÍVEIS ! (Óleo)...

Simplesmente acredito que, na grande maioria dos " motorezinhos" por aqui usados, poluiriam menos se fossem 4 tempos ! ! !

De qlqr forma, qdo eu postei, vç tinha acabo de postar, portanto eu só li, após minha postagem :tease: kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Reginaldo...boa dica...mas permita-me discordar um pouco, com base no q temos atualmente no mercado. Deixa eu tentar provar aqui pra turma entender meu posicionamento, evitando q falem q estou puxando sardinha pra um lado ou pra outro...rsrs

Eu acompanho essa briga de 2T vs 4T há um bom tempo. Cheguei a mexer com motos de motocross e lá pelos anos de 2004, ventilou-se a hipótese de proibir a comercialização mundial de motores 2T (por conta de poluição e essas coisas q já sabemos).

Ocorre q isso não aconteceu em 2005 (q era a data limite para ocorrer a proibição). No mundo das motos, puts, as 2T quase q foram extintas. As motos 4T ainda dominam até hj as pistas de competição.

Pois bem, voltando pra náutica...O mesmo não aconteceu e os motores de popa 4T, q eram caríssimos (cerca de 50% mais caros q os 2T), começaram a ser aperfeiçoados para ter condições de competir com os 2T....e foi isso o q vimos acontecendo nos últimos 10 anos. Hj temos motores 4T com performance de 2T, ocupando quase que o mesmo espaço físico destes.

Falar atualmente que um motor 2T polui muito, ou q sofre restrições de acesso em certos lugares para não jogar óleo na água, É PURA BALELA (desculpe a palavra, e não estou atacando ninguém, blz?!?). Inclusive na Europa/EUA o nosso velho ProXS de guerra e os antigos E-TEC tem certificações que a Yamaha não tem.

E outra, hoje um Yamaha SHO 4T chega a poluir muito mais que um Mercury ProXS que já está com seu projeto, digamos, ultrapassado. Abaixo as imagens para a turma entender.


Captura de Tela 2016-08-02 às 18.10.46.png

 

arrow:: Repare no gráfico acima que existe um limite proposto pela CDC (que é o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA). Mas repare que o Optimax XS está um pouco acima do limite tolerado, mas o Yamaha 4T SHO polui 15x mais q o Mercury 2T e 42x mais q o G2. :black_eye:

 

Captura de Tela 2016-08-02 às 18.10.55.png

 

E aqui um vídeo pra turma entender melhor o q estou falando.

arrow:: POLUIÇÃO

 

Então, sobre a questão da poluição...atualmente os 2T batem feio nos 4T.

Passemos então para a economia de combustível...

Como a turma sabe, em meados de 2004 eu tinha um motor Honda 4T 15hp. Adquiri esse motor na mesma época q comento acima sobre as motos...Mas foi em 2005 q eu naveguei por 2.000Km (em 20 dias) em um Mercury Sea Pro 25hp/30hp e fiquei impressionado com a performance (velocidade e baixo consumo). Fique tão maravilhado q vendi o motor 4T usado e, com o dinheiro da venda (por ele ser muito valorizado e bem cuidado), comprei um SeaPro 30hp voltando apenas R$ 500,00...rsrsr...Foi a melhor troca q fiz na vida. Ô motor bom do caramba.

Voltando...Pra acabar com as comparações de motores diferentes em barcos diferentes, confiram o vídeo abaixo.

arrow:: PERFORMANCE

 

arrow:: CONSUMO

 

 

Acredito q com esses vídeos acima exibidos, não resta dúvidas de quem está ou não com o futuro incerto...rsrsr.

Nem diria isso. Hoje a Evinrude está beeemmm a frente dos demais motores, seja 2T, seja 4T.

Meses atrás eu quase troquei meu Mercury SportXS 300hp 2T por um Yamaha SHO 250hp 4T quando troquei de casco (por não usar óleo 2T e ter mais torque)....mas hj estou muito mais tendencioso a usar um G2. Fróids é q esse óleo 2T ainda me lasca.

Pra não dizer q o G2 é 100%, ainda acho a rabeta dele (questão de hidrodinâmica) bem inferior a rabeta do Mercury e da Yamaha...Mas isso é só um achismo mesmo. Mas sobre manutenção, puts, ninguém merece essas BRP do Brasil. Tudo é mais caro e chato de fazer....Mas o óleo XD (da Evinrude) é mais barato q o 2T pro Optimax.

Quanto ao barulho, ainda acho q o SHO é mais silencioso (mas tem q ser mesmo..rsrs)...mas olha q o G2 tá bem perto. Já o Optimax apanha feio nesse quesito (apesar de eu gostar do motor zunindo atrás de mim...rsr).

Mas sempre falo com nossos usuários pra ficarem de olho nesse blá-blá-blá do mercado (seja pra qual marca for). Hj todos os nossos motores são muito bons, mas devemos ficar espertos pra não cairmos em especulações mercadológicas...joia:::

Abs...e desculpa se pareci ofensivo. A ideia é fomentar conhecimento. Vamos mostrando abaixo vídeos q podem nos ajudar ainda mais na hora da escolha. :good:

Oi Fabrício Blz,

Então,  eu sei que essa é uma questão muito discutida e que muitos tem dúvidas. Direto sou perguntado até quando vai os dois tempos, se compensa comprar, etc.

Como disse no vídeo, exceto alguns locais que tem leis municipais proibindo uso dos dois tempos, na grande e maior parte do país, segundo me informei, não há no momento nenhuma lei em curso para proibir o uso dos motores 2 tempos, que era meu objetivo principal a ser informado. 

Quando disse que há uma tendência no mercado (brasileiro) de os 4 tempos predominarem, confesso que tive algumas informações privilegiadas que não posso revelar e também pelo o que eu observo no mercado.

O jets estão partindo todos para 4 tempos, um ou outro modelo ainda 2 T. A suzuki lançou um 20hp 4T, 4  kg mais leve que o Yamaha, o que é quase 10% de peso a menos que a tecnologia tirou. No caso dos motores médios (60 a 115hp), o domínio dos 4 tempos é evidente em números que ja vi o market share no Brasil. Nos grandes, os números vendidos no Brasil de Motores em unidades ainda são muito pequenos em relação a portáteis e médios. E, tirando o mercado das bass boats, quando você tem uma embarcação de passeio semi nova pra vender com motor 2T o mercado é horrível. A primeira pergunta do comprador normalmente é se o motor é 2 ou 4T. Se for 2, quase sempre não quer nem ver o barco.

A Evinrude, que investe no 2T, tem uma participação pequena no mercado brasileiro, com poucas concessionárias e manutenção cara, apesar do motor ser muito bom.

E, você investir acima de R$50.000,00 num motor, que já é o preço de um carro zero bom, e depois ter que ficar comprando óleo 2T, acho, por mais que tenha tecnologia e não polua, um retrocesso. 

Então, juntado tudo isso, essa é minha opinião, que aqui no Brasil, cada vez mais os 4T vão predominar, independente de poluição. 

E claro que você não foi ofensivo, respeito e muito sua opinião. Como eu disse meu objetivo era informar sobre a proibição ou não dos 2T, o restante é meu ponto de vista.

Forte Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos!

Estou adquirindo um barco de 5,5 x 1,70 (objetivo 99% pesca) e depois de muito estudar e ouvir depoimentos de usuários e mecânicos, decidi pelo 2T. Estou levando em consideração a qualidade de nossos combustíveis, assistência técnica e claro manutenção (2 tempos ainda se consegue dar um tapa se o problema durante a pescaria não for muito serio). Não estou preocupado com nossa legislação no que diz respeito ao 2T continuar ou não a serem comercializados no Brasil. Estou levando em consideração as opções abaixo:

  • Yamaha 40 HP 2T - AMHS - Manche e Partida Elétrica Tornado;

b0JDgah.png

  • Evinrude 50 HP E-TEC - Com Kit de Manche;

6L8OKTn.png

  • Yamaha 60 HP 2T - FETOL - Com Kit de Manche.

vxdCo5G.png

Só não fechei o Yamaha pois ainda não o encontrei com o Kit de Manche (terei que importar).

Abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom demais esse tipo de debate...hehee...me amarro...palmas::...Nessas horas q aprendemos.

E blz pura @Ricardo Arrais, mas não se iluda...Os 4T poluem sim. Observe pelos selos de qualidade dos motores. Se eles andam lá fora (onde as regras são muito mais rígidas), é pq podem rodar aqui tb.

E entendi perfeitamente @Reginaldo Ti Náutica...E é isso aí...na verdade a indústria pouco se importa se é 2T ou 4T, eles vão pra onde as vendas apontam. E não resta dúvidas q a vontade de ter um motor 4T é muito maior. Como disse, quase troquei o meu, mesmo sendo um motor Racing, por um SHO só para testar um motor 4T de alta cilindrada.

E esse negócio de misturar óleo 2T no tanque dos motores é um saco. Quando essa mistura é automática ainda vá lá, mas quando isso é feito manualmente, puts...é de lasca. Se errar na medida é quase certo do motor ir pro pau...E nisso os 4T são campeões. Basta colocar gasolina e acelerar.

Mas hj temos fantásticos motores no mercado nacional. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigao  herrera  =  concordo c/ vç = p/ quem vai fazer estok de motor dois tempos  =  fica a incerteza no investimento ok ; ainda mais no momento que se encontra  o brasil  ok / 

qto  ao motor suzuki 20hp 4t    que citou  =  oq sei  é que  aliviaram peso  mudando muita coisa p/ plastico  p/ aliviar  peso ; e mudou  a igniçao tambem se ñ me engano ok / gostava do motor  ;depois das mudanças  p/ mim ñ gosto mais / 

sobre leis  aqui  minha opiniao = LEI NO BRASIL = P/ MIM COMEDIAAAA  KKKKKKKKKKKKKK   =   OQ É PROIBIDO NO BRASIL É PROIBIR  KKKKKKKKK  ;;;;  

qto as leis  aqui;  é ultima coisa p/ se pençar  kkkkkkk.....  

mesmo que os 2t saiam fora  = muitos tem o motor/   e vai ser usado  ; c/ proibiçao ou ñ  ;  tenho certeza  = pelo menos aqui funciona assim  / imagine todos que tem motor dois tempos  ????

aqui tem muitas motos ; jets e popa  tudo 2t   tem ate gordine e decav   rodando  ate hj=  e nem tok no assunto de 4t   = inviavellllllllll  ;  perto do 2 t    = fora peso  ; preço ;  e mao de obra / 

a turma esqueçe que vive no brasil  né ????  kkkkkkk  ......  ñ temos recursos  nem investimento na area =  nautica  é fato = estamos atrasados  = e vai ser assim ainda ; infezlimente / 

qto a evinrude  é top das top  =  segue a risca =  anti poluiçao ; e investe forte nos projetos ; dos novos motores sem duvida ;  mais  ñ no brasil ok / 

qto ao 4t dominar aqui no brasil  =  ainda vai demorar p/ aconteçer  pode crer / 

agora  aqui  comandande fabricio  =  toda razao  =  pouco importa p/ fabricantes  de 2t ou 4t  =  só querem vender e vender  ok /

agora sobre ficar misturando; e calculando ; o oleo ; e fuel  é fodaa  msmo  = sem dizer ; no combustivel que temos  = é que sempre;  temos que fazer os procedimentos  corretos = antes;  durante e depois do uso do motor  / 

muito bom topico e tema  = parabens  mais uma vez herrera  e capitao / 

abraço turma / 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um assunto bem polêmico, e muito bom de se discutir... rsrs

 

Na minha opinião, os motores 4t e 2t jamais acabarão no Brasil, como nem nos EUA acabaram (os mercury ProXS, Evinrude Etec, etc). As marcas irão continuar fabricando o que vender mais, não irão se importar com algo que não seja isso. 

 

Eu mesmo sempre usei 4 tempos em várias potências como por exemplo 60, 75, 90, 115 e agora tenho um Mercury 150 4 tempos desses mais novos, e tinha um certo preconceito com motores de 2 tempos por sempre dizerem que motores de 2 tempos maiores são muitos gastadores, barulhentos e poluentes. 

O assunto em que o Fabricio colocou em pauta sobre os níveis de emissões de motores 2 tempos também pesquisei, e verifiquei que esses motores chegam até a ter menores níveis de poluição que os 4 tempos, em específico os sempre aparecem nas comparações Mercury ProXS X YamahaVmax X Evinrude Etec. Outro fator foi a economia, já que os motores 2 tempos dessa categoria estão com muita tecnologia e chegam a até ser econômicos ou mais que os 4 tempos.

 

Ja em "ser"' silencioso os 4 tempos dominam, mas o Evinrude Etec G2 já chegou perto dos 4 tempos e está bem silencioso, na minha opinião como dizem acima, e o top dos tops, com mais tecnologia, muitas inovacacoes é muito torque (😈) com economia de combustível. 

 

Nao e atoa que comprei um Evinrude Etec G2 300 e estou surpreso com o motor, como é silencioso mesmo  por ser um 2T, o torque monstruoso, a beleza do motor nem se fala né? hehehe 

Comprei com o parceiro Miguel da Quest por R$85.000,00 e gostei do custo beneficio por já vir com acelerador de pedal, direção hídraulica  (Seastar Pro) e ser um "put@" motor. 

Fiz um comparativo de consumo com um motor 40 X o 300 Etec G2.

Um 40 HP's com 3 pessoas em um barco leve vai fazer até 50km/H com um consumo de até 20 litros por hora.

 

Ja o Evinrude Etec G2 300 após o planeio do casco navegando a mesma velocidade de 50km/H mostrou o consumo de 23 litros por hora. Putzz, achei muito econômico pelo motor que é, pela sua potência. Se for andar com a família, com essa velocidade já basta e vai economizar demais, achei muito bom, e olha que o motor ainda está com 8 horas, dizem que depois das 20 horas o consumo de gasolina e óleo vai diminuir um pouco.

 

Poder personalizar as carenagens do motor é fantástico, deixa o conjunto lindo, perfeito e estou muito feliz com o motor, por que um 300tão é bom demais! kkkk... E ainda é econômico e silencioso, mas se acelerar o barulho é bonito.

Em questão de óleo, é colocado direto no motor, e ele utiliza o XD-100,  é um óleo que rende muito, colocando um galão da pra rodar muito, muito...

Agora o Evinrude mudou meu conceito com os 2 tempos, eu pensava serem inferiores aos 4 tempos, mas não são de forma alguma e ainda tem vantagens, julgo como a única desvantagem comprar óleo, mas mesmo assim é simples, so colocar óleo no motor e pronto. Não estou desmerecendo os 4 tempos, de forma alguma, inclusive tenho um 150 4 tempos, que espero trocar em um Yamaha VMAX 175 se realmente for lançado esse motor, por que os 4 tempos também são um sonho de motor, é só colocar gasolina e ir embora, com muito silêncio. 

 

Em questão dos assuntos técnicos, os valores de motores 2 tempos e 4 tempos são muito próximos hoje, diferente de antigamente quando havia diferenças de até 50%. Como mencionaram esses motores se desenvolveram muito, tendo arrancada de 2 tempos com silêncio e economia de 4 tempos como a Yamaha divulga, e creio que nenhum motor seja 2 ou 4 tempos, nunca acabarão no Brasil, todos são motores ótimos. Já os menores 15, 25, 40 que geralmente são carburados (salve engano tem o Evinrude 30 com injeção, etc), esses sim já são mais poluidores, pois parece que mecanicamente são os mesmos motores desde antes dos anos 2000, mas o custo beneficio deles e imbatível para barcos pequenos, são econômicos e muito andadores.

 

Sobre meu Evinrude Etec G2, ele está sendo utilizado em um novo casco da Calaça Náutica que já está aprovado e deve ser lançado em breve, que é uma versão mais versátil de Bass boat, com grandes plataformas de proa e popa, e ao mesmo tempo, tem espaço conforto e homologação para até 8 pessoas sentadas com total segurança, é o "ápice" em desenvolvimento e tecnologia em uma embarcação de alumínio no Brasil, segue algumas fotos:

 

Será posicionado como o top da linha Pesca&Lazer para motores de 150 a 300 nesta versão.

image.jpegimage.jpegimage.jpegimage.jpegimage.jpeg

 

Já o outro é um modelo PLUS (De série para motores de 90 a 150 HPS) que foi utilizado em testes durante o ano de 2015 para o lançando da PLUS 2016 que aconteceu em janeiro, inclusive quando foi lançada, teve algumas melhorias em relação à unidade de testes que é essa: 

Foto dentro do lago da calaça 

 

image.jpeg

 

Essas são as 2 juntas: 

Mercury 150 4 tempos e Evinrude Etec G2 300 em cascos Calaça. 

image.jpeg

O casco vermelho na foto ainda está sem tapetes e alguns acabamentos. 

Nessa outra estão no torneio de São Simão, onde foi a primeira aparição do novo casco e surpreendeu positivamente:

image.jpegimage.jpeg

 

image.jpeg

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Ricardo Arrais disse:

KKKKKK, @Fabrício Biguá, td bem, esquece ou "pula" o IDHL do CO ,,,,, só me responde então sobre a mistura de óleo 2T despejada na água, faz diferença ???

Ricardo...eu acredito q esses valores são referentes a poluição como um todo...mas tb não entendo como um motor 2T consome 1 litro de óleo 2T em 40 litros de gasolina e não joga metade disso na água...rsrs...mas é q todos os motores, seja 4T ou 2T, tem o escapamento dentro da água. Imagina tb um 4T com os anéis lascados vazando óleo direto na água?!?! Claro q isso dever ser uma exceção.

Mas encontrei uma imagem aqui bem legal. Vejam se gostam.

motorespoluentes.jpg

 

Reparem em como os motores pequenos poluem muito mais que os grandes..

doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exelente tabela  explicativa  =  capitao  /

por essa tabela =  temos uma base real   = sobre queima e emissao de gases  ok / 

qual motor;   polui mais ou menos  /  

grato por postar  a tabela  comandante ;  assim todos;  podem ver;  e ter uma  noçao  = dos niveis de gases  poluentes  /

bacana / abraço /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

herrera  amigao =  sei como é dificil ; ainda mais hj  em dia  ;  tambem trabalho c/ motores 2t importados de pequeno porte  / 

dia de hj  =  pagando peças =   ao preço de dolar =  sabe como é né ???  tudo de fora ,,,,

antes eu fazia;   investia forte;  em estok peças  :good:     ;  enfim =  hj tenho bastante coisa ainda  = por ter comprado; muito antes ; alem de ter usado muito tambem / 

mas hj  = dias atuais   :diablo:      =  se quer faço estok de 1 parafuso =  trabalho  c/ oq tenho ;   e do mais = caso cliente aprove o serviço =    seja garantido  = pego as peças em meus contatos ; imediatamente  ; concluindo   o  serviço =   ao cliente  joia::: c/  peças ;  e mao de obra diferenciada  ok /

p/ mim ñ tem condiçoes=  de estocar  ,,,,,,   tá fodaaaaaaaa  =  simples  veja o preço de um vira brequim importado   ???doeu::

sempre foi peças  caras ;  eu sei  =  mas  estamos no brasil   = ñ dá p/ acompanhar=  o ritmo da dança né ????  pelo menos p/ mim que;   sou pequeno  no mercado né ?? 

 sabe de uma coisa  herrera  e capitao =  se eu fosse mais novo  =  ñ estaria aqui no brasil  c/ toda certeza / 

depois  = serviço de restauraçoes  ; e artesanais e  outros como=   nauticos ;  e aeronauticos  ; e racing  ; competiçoes  no brasil  e´fodaaa,,,,   =  ñ temos valor  aqui  ???  infezlimente  é assim  = :diablo:

mas estamos na luta =   :wild: kkkkkkkk,,,,,,  

  AVANTE   NAVEGANDO  AO  FAVOR DO VENTO   OK   TURMA    ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,  palmas::

abraçao  / turma 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...